Roteiro de Estudo – 1º série Médio
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS –
REAENP
ESCOLA ESTADUAL PROFª.
AURELINA PALMEIRA DE MELO
Componente curricular:
Língua Portuguesa
Professores Orientadores:
Edilene, Raquel, Sandro, Nelson e Moisés
Tema norteador: Cinema e
Literatura
Laboratório: Clube do
Livro
Carga horária: 4h
Período: 06/07 a 20/07
Caríssimo(a) aluno(a),
Este roteiro tem como objetivo orientar os
seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais.
Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas,
anotando suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados.
Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Nestas semanas
trabalharemos o tema norteador: Cinema e
Literatura com o filme “ Vidas Secas”.
Vidas Secas (1938) é o
quarto romance do autor, a obra é inspirada nas muitas histórias que Graciliano Ramos acompanhou durante a
infância.
O filme Vidas Secas de 1963 dirigido por Nelson Pereira dos Santos se
tornou um dos mais conhecidas obras do movimento chamado de Cinema Novo, gênero que procurava abordar os problemas
sociais do Brasil. A obra ganhou diversos prêmios e é, por exemplo, o
único filme brasileiro a ser indicado pelo British Film Institute como
uma das 360 obras fundamentais em qualquer cinemateca. Em 2015 o filme
entrou na lista feita pela Associação Brasileira de
Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores
filmes brasileiros de todos os tempos.
1.
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Assista ao vídeo do link
descrito abaixo que exibe um resumo do filme da obra deste grande escritor
chamado Graciliano Ramos. Depois destaquem algumas curiosidades citadas nesse
vídeo e registrem no seu caderno (diário de bordo).
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Revejam
o vídeo do LINK acima e responda às questões propostas:
a)Quais os personagens principais desse
filme?
b)Que temas são retratados nessa obra?
c)Que personagens tiveram mais destaque na
obra? Por quê?
dQual é o sonho de Sinhá Vitória?
e)Identifique o foco narrativo dessa
história.
f)O autor atribui características humanas a
cachorra Baleia e as pessoas chegam à condição de animal. Observe que há um
contraste nessa situação. Faça um breve comentário sobre esse caso, apontando o
seu ponto de vista. (mínimo 04 linhas)
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
Assistam ao filme completo, acessando o LINK abaixo e deleitem-se com esta obra
fantástica de GRACILIANO RAMOS, autor alagoano. Foi filmado em Minador do
Negrão em Palmeira dos Índios, sertão alagoano. Depois façam uma pesquisa sobre
a biografia desse célebre autor alagoano e registre no seu diário de
bordo(caderno).
4.ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO
/ REGISTRO: Espera-se
que o aluno responda as atividades, interaja no blog e faça o registro das
atividades em seu caderno, uma vez que será solicitado a apresentação desse
registro como forma de acompanhamento da proposta.
BONS ESTUDOS!! BOAS
PRODUÇÕES!!
Roteiro de Estudo – 1º série Médio
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO
PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Professores Orientadores: Bruna, Edilene,
Moisés, Nelson, Raquel e Sandro
Tema norteador: Música e Literatura.
Laboratório: CLUBE DO LIVRO
Carga horária: 4h
Período: 22/06 a 06/07
Caríssimo(a) aluno(a),
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus
estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais.
Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas,
anotando suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados.
Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Nestas semanas
trabalharemos o tema norteador: Música e Literatura com a música: Gota
D’água de Chico Buarque e Paulo Pontes.
.
A atriz Bibi Ferreira interpretou a protagonista desta peça no teatro.
1. ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Acesse
o LINK abaixo para conhecer um pouco sobre a peça Gota D’água de Paulo Pontes e
Chico Buarque de Holanda e responda aos seguintes questionamentos:
https://www.youtube.com/watch?v=75nM1urPfN8
a)Em que história foi baseada essa peça?
b)Por que é considerada uma tragédia?
c)Onde se passa essa história da peça?
d)Cite os nomes de alguns personagens citados
no vídeo.
e)Qual foi o presente oferecido pela
protagonista a noiva e ao pai dela no dia do casamento?
f)Qual foi o desfecho dessa história?
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Leia o texto da
música Gota D'água e responda o que se pede. (OBS: segue o LINK com a música de
Chico Buarque e Paulo Pontes para que você possa contemplá-la)
https://www.youtube.com/watch?v=nvITMyfZ72w
(Chico Buarque)
Já lhe dei meu corpo, minha alegria
Já estanquei meu sangue quando fervia
Olha a voz que me resta
Olha a veia que salta
Olha a gota que falta
Pro desfecho da festa
Por favor
Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água
Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água
Já lhe dei meu corpo, minha alegria
Já estanquei meu sangue quando fervia
Olha a voz que me resta
Olha a veia que salta
Olha a gota que falta
Pro desfecho da festa
Por favor
Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água
Pode ser a gota d'água
Pode ser a gota d'água
I)“Gota d’Água” é uma letra de música que faz
parte da peça de teatro homônima escrita por Chico Buarque e Paulo Pontes. Ela
conta a história de Joana que é traída por Jasão que resolve ficar com a filha
de Creonte, o dono da Vila do Meio-Dia. Essa letra retrata o sentimento de
Joana que sintetiza: (responda marcando apenas uma alternativa)
A) a consciência de Joana que sua relação
terminou.
B) a revolta de Joana por ter perdido Jasão
para outra mulher.
C) a incerteza do seu futuro depois da
separação de Jasão.
D) a raiva por ter dado seu corpo e sua
alegria para Jasão.
E) o estado limite da paciência de Joana com
toda a situação.
II) Ao relacionar a história da peça com a
música Gota D'água, observa-se que ela faz referência a qual personagem?
III) Na música, o autor na segunda, terceira e
a quinta estrofes enfatiza o termo “Pode ser a gota d'água”. Sendo assim, o que
foi essa gota d’água?
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Comente a atitude
de Jasão em relação a Joana e a atitude dela em relação ao ele, estabelecendo o
seu ponto de vista aos fatos apresentados na história.:
4.ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: Espera-se
que o aluno acesse aos vídeos, responda as atividades, interaja no blog e faça
o registro das atividades em seu caderno, uma vez que será solicitado a
apresentação desse registro como forma de acompanhamento da proposta.
BONS ESTUDOS!! BOAS PRODUÇÃO
Roteiro de Estudo – 1ª série Médio
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS –
REAENP
ESCOLA ESTADUAL PROFª. AURELINA PALMEIRA DE MELO
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Escritores Negros da Literatura Brasileira
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h
Período: 08/06 a 22/06
Caríssimo(a) aluno(a),
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais,
durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com
responsabilidade e empenho as atividades propostas, anotando suas
dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça
todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Nestas semanas
trabalharemos o tema norteador: Obras de escritores Negros, no caso o
autor SOLANO TRINDADE.
Francisco Solano Trindade (poeta, ativista político e artista múltiplo).
1.
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Assista ao vídeo do link descrito
abaixo que retrata um pouco da história deste grande escritor chamado
Solano
Trindade. Depois destaquem algumas curiosidades citadas nesse vídeo e registrem no seu caderno (diário de bordo).
https://www.youtube.com/watch?v=qFjopvQ71is
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Leia o poema “Sou negro”, faça uma reflexão sobre o tema e responda às questões propostas abaixo.
Sou
negro
A Dione Silva
Sou Negro
meus avós
foram queimados
pelo sol da
África
minh’alma recebeu o batismo dos tambores
atabaques, gonguês e
agogôs
Contaram-me que meus avós
Vieram de Loanda.
como mercadoria de
baixo preço
plantaram cana pro senhor do engenho novo
e fundaram o
primeiro Maracatu.
Depois meu avô brigou como um danado
nas terras de
Zumbi
Era valente como quê
Na capoeira ou na faca
escreveu não leu
o pau
comeu
Não foi um pai João
humilde e manso
Minha vovó
não foi de
brincadeira
Na guerra dos Malés2
ela se destacou
Na minh’alma ficou
o
samba
o batuque
o bamboleio
e o desejo de libertação...(SOLANO TRINDADE)
- Solano Trindade, em "Cantares ao meu povo". São Paulo: Fulgor, 1961,
p. 42.
I) Releia este poema de Solano Trindade e
faça uma reflexão sobre quais os elementos utilizados pelo autor que
remetem a situação do negro.
II) O poema resgata a
memória de fatos históricos que fazem parte do patrimônio cultural do
povo brasileiro e faz referência a diversos elementos, entre os quais,
incluem-se: (responda marcando a alternativa correta)
a)A coragem e a valentia dos africanos e as suas brincadeiras.
b)O legado dos africanos no Brasil e a cerimônia do batismo católico.
c)O espírito guerreiro, os sons e os ritmos africanos.
d)As batalhas vividas no carnaval.
III) No poema de Solano Trindade, o eu lírico resgata alguns aspectos da resistência escrava no Brasil. Explique.
IV) O eu lírico destaca também uma contribuição cultural do escravo africano. Qual?
3.ATIVIDADES
COMPLEMENTARES: Observe a imagem abaixo e faça um pequeno comentário
sobre ela. Atente, principalmente para o que a frase citada representa.
4.ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO /
REGISTRO: Espera-se que o aluno responda as atividades, interaja no blog
e faça o registro das atividades em seu caderno, uma vez que será
solicitado a apresentação desse registro como forma de acompanhamento da
proposta.
BONS ESTUDOS!! BOAS PRODUÇÕES!!
“A
minha poesia continuará com o estilo do nosso populário, buscando no
negro o ritmo, no povo em geral as reivindicações sociais e políticas e
nas mulheres, em particular, o amor. Deixem-me amar a tudo e a todos” –
Solano Trindade
Roteiro de Estudo – 1º série Médio
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Romances da Literatura Brasileira
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h
Período: 25/05 a 01/06
Caríssimo(a) aluno(a),
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais,
durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com
responsabilidade e empenho as atividades propostas, anotando suas
dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça
todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Nestas semanas
trabalharemos o tema norteador: Romances da Literatura Brasileira, com o
romance urbano SENHORA do autor: José de Alencar
Biografia de José de Alencar
José
de Alencar (1829-1877) foi um romancista, dramaturgo, jornalista,
advogado e político brasileiro. Foi um dos maiores representantes da
corrente literária indianista. O principal romancista brasileiro da fase
romântica.
Destacou-se na carreira literária com a publicação do
romance "O Guarani", em forma de folhetim, no Diário do Rio de Janeiro,
que alcançou enorme sucesso e serviu de inspiração ao músico Carlos
Gomes que compôs a ópera O Guarani. Foi escolhido por Machado de Assis
para patrono da Cadeira nº. 23 da Academia Brasileira de Letras. José de
Alencar morreu aos 48 anos no Rio de Janeiro vítima da tuberculose no
Rio de Janeiro, no dia 12 de dezembro de 1877.
1. ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Situar o aluno quanto a relevância
do autor José de Alencar e sua obra para a Literatura Brasileira,
através da exposição de uma síntese biográfica e a visualização de um
vídeo clip que revela o roteiro desse romance. Para isso, acesse o LINK
abaixo para conhecer um pouco mais o mundo de Aurélia Camargo e Fernando
Seixas.
https://www.youtube.com/watch?v=x-CBlpQy42I
2.ATIVIDADE
PRINCIPAL: Após assistir ao vídeo clip sobre a obra “Senhora”, leia o
trecho desse romance e responda as cinco questões propostas para essa
tarefa.
Fernando aproveitou a ocasião para resolver a crise.
– Meu voto mais ardente, Aurélia, sonho dourado de minha
vida, era conquistar uma posição brilhante para depô-la aos pés da única
mulher que amei nesse mundo. Mas a fatalidade que pesa sobre mim
aniquilou todas as minhas esperanças; e eu seria um egoísta, se
prevalecendo-me
de sua afeição, a associasse a uma existência obscura e atribulada. A
santidade de meu amor deu-me a força para resistir a seus próprios
impulsos. Disse uma vez à sua mãe, pressentindo essa cruel situação: Sou
menos infeliz renunciando à sua mão, do que seria aceitando-a para
fazê-la desgraçada, e condená-la às humilhações da pobreza.
– Essas eu já as conheço, respondeu Aurélia com tênue ironia, e
não me aterram; nasci com elas, e têm sido as companheiras de minha
vida.
– Não me compreendeu, Aurélia; referia-me a um partido vantajoso que de certo aparecerá, logo que esteja livre.
– Pensa então que basta uma palavra sua para restituir-me a liberdade? Perguntou a moça com um sorriso.
– Sei que a fatalidade que nos separa não pode romper o
elo que prende nossas almas, e que há de reuni-las em mundo melhor. Mas
Deus nos deu uma missão neste mundo, e temos de cumpri-la.
– A minha é amá-lo. A promessa que o aflige, o senhor pode
retirá-la tão espontaneamente como a fez. Nunca lhe pedi, nem mesmo
simples indulgência, para esta afeição; não lhe pedirei neste momento em
que ela o importuna.
– Atenda, Aurélia! Lembre-se de su
a
reputação. Que não diriam se recebesse a corte de um homem, sem
esperança de ligar-se a ele pelo casamento?
– Diriam talvez que eu sacrificava a um amor desdenhado um partido brilhante, o que é uma…
A moça cortou a ironia, retraindo-se:
– Mas não; faltariam à verdade. Não sacrifiquei nenhum
partido; o sacrifício é a renúncia de um bem; o que fiz foi defender a
minha afeição. Sejamos francos: o senhor já não me ama; não o culpo, e
nem me queixo.
Seixas balbuciou uma desculpa e
despediu-se. Aurélia, demorou-se um instante na rótula, como costumava,
para acompanhar ao amante com a vista até o fim da rua. Se Fernando não
estivesse tão entregue à satisfação de haver adquirido sua liberdade,
teria ouvido no dobrar da esquina o eco de um soluço.
1º).A fala inicial de Fernando no texto é sincera? Justifique:
2º).Destaque a passagem do texto que confirma a reação cínica de Aurélia à fala de Fernando, terminando o namoro.
3º).A
decisão de Aurélia de não se casar com outro que não seja Fernando
condiz com o comportamento da heroína romântica? Justifique.
4º).Considerando a sociedade da época, explique a preocupação de Fernando em desejar que Aurélia se case com outro?
5º).Comente
o que mudou em nossa sociedade para que o papel de submissão da mulher
ao casamento se tornasse menos rigoroso a partir do século XX:
3.ATIVIDADES
COMPLEMENTARES: Proposta de uma atividade de análise, lendo a obra
completa desse romance que se divide em quatro partes: O preço, a
quitação, a posse e o resgate. Boa leitura!!
4.ATIVIDADE
DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: Espera-se que o aluno responda as atividades,
interaja no blog e faça o registro das atividades em seu caderno, uma
vez que será solicitado a apresentação desse registro ccaderno, uma vez que será solicitado a apresentação desse registro como forma de acompanhamento da proposta.
BONS ESTUDOS!! BOAS PRODUÇÕES!!
Roteiro de Estudo – 1º série Médio
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular:
Língua Portuguesa
Tema norteador: Literatura
de Cordel
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h
Caríssimo(a) aluno(a),
Este roteiro tem como objetivo orientar os
seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais.
Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas,
anotando suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados.
Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Nestas semanas
trabalharemos o tema norteador: LITERATURA
DE CORDEL.
1. ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Situar o aluno quanto a
relevância do autor contemporâneo Cristovão Augusto e sua obra para a
Literatura Alagoana, através da exposição de uma síntese biográfica e de um de
seus textos: o cordel “Escritores da Liberdade”. Esse cordel doi baseado em um
filme que narra a história de uma professora
chamada Erin Gruwell, que começa dar aulas para uma turma de alunos
considerados problemáticos, mas não parece no começo muito disposta a acreditar
e nem mesmo em investir nesses alunos. Assistam o trailler desse filme para que
possam entender um pouco mais dessa
história fantástica. Segue o link:
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Abordagem
do Cordel por meio de uma leitura atenciosa, a interpretação e a produção
textual com base na temática proposta no
próprio texto.
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Proposta
de uma atividade de análise, explorando os textos motivadores, em que se espera
que o aluno confirme a absorção do conhecimento sobre o tema e reflita sobre a
exclusão social, sobre a forma desumana que alguns são tratados em nosso país e
também perceba que a Literatura tem esse papel de provocar o debate sobre os
problemas universais, com isso despertar a sua consciência crítica e motivá-lo
a conhecer melhor a literatura de cordel.
4.ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO /
REGISTRO: Espera-se que
o aluno responda as atividades, interaja no blog e faça o registro das
atividades em seu caderno, uma vez que será solicitado a apresentação desse
registro como forma de acompanhamento da proposta.
LITERATURA
DE CORDEL
A Literatura de Cordel é uma manifestação
literária tradicional da cultura popular brasileira, mais precisamente do
interior nordestino, que
é impressa e divulgada em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura.
Esta literatura chegou ao Brasil no
século XVIII, através dos portugueses e, aos poucos, foi se tornando cada vez
mais popular. Vendidos em pequenas lojas de mercados populares, o cordel
ganhou esse nome, pois eram expostos ao povo amarrados em cordões. Os locais
onde ele tem grande destaque são os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba,
Pará, Rio Grande do Norte e Ceará. No Brasil, a
literatura de Cordel adquiriu força no século XIX, sobretudo, entre 1930 e
1960. Muitos escritores foram influenciados por este estilo, dos quais se
destacam: João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, Guimarães Rosa, dentre
outros. .Os
cordéis ou folhetos fazem grande sucesso em Estados como Pernambuco, Ceará,
Alagoas, Paraíba e Bahia. Este sucesso ocorre em função, além, do preço
baixo, do tom humorístico de muitos deles e também por retratarem fatos da
vida cotidiana da cidade ou da região. Temos como exemplo: festas, política,
secas, disputas, brigas, milagres, vida dos cangaceiros, mortes de
personalidades. Os folhetos eram facilmente
vendidos, pois custavam pouco e, como eram escritos, na maioria das vezes,
por pessoas de pouca instrução traziam uma linguagem popular, acessível. Seus
versos eram recitados e, em algumas vezes, acompanhados pelo violão.
Cristovão Augusto
Nasceu
em 28 março de 1988, na cidade de Santana do Ipanema – AL, onde passou sua
infância e juventude. Reside há vários anos no município de Pão de Açúcar,
lugar pelo qual declara ser adotado. Escreve contos, crônicas, fábulas,
mas dedica atenção especial ao cordel, onde iniciou sua trajetória aos 14
anos de idade, produzindo suas primeiras obras, posteriormente
publicadas. É formado em Letras pelo Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL. Possui títulos que versam sobre os mais
variados temas, como política, romance, comédia, natureza, obras literárias
consagradas, filmes, dentre outros. Além disso, faz do cordel um instrumento
que dialoga com inúmeras áreas do conhecimento, popular e erudito,
apresentando uma aproximação dessa literatura com a sala de aula e a cultura
popular. É vice-presidente da Academia Alagoana de Literatura de Cordel –
AALC, membro da Confraria Nós, Poetas e presidente da União Sertaneja de
Escritores – USESC.
|
ESCRITORES
DA LIBERDADE (cordel)
Trato
aqui de um tema
A
quem possa interessar
Violência,
injustiça
Desprezo
familiar
Tudo
isso acontecendo
Em
um contexto escolar.
Uma
obra que aborda
Com
perfeição esse tema
Na
escola americana
Gerou-se
todo problema
Expandiu-se
para o mundo
Cada
fala, texto e cena.
Escritores
da liberdade
Filme
de repercussão
Retratando
violência
Luta
e discriminação
Tiroteio
e rebeldia
Merecem
nossa atenção.
Em
uma guerra de raças
Preto,
branco japonês
Confrontam-se
a todo instante
Cada
um só quer ter vez
Todos
em meio à pobreza
Vida
dura e descortês.
Numa
escola problemática
Que
em injustiça implica
Não
dando acesso aos livros
E
o aluno, como fica?
Tem
que se virar sozinho
Aí
tudo se complica.
Refletindo
esse meio
Em
que está inserido
Conflitos
familiares
Com
polícia e com bandido
O
aluno na escola
Demonstra
estar perdido.
Surge
uma professora
Com
sua determinação
Disposta
a modificar
Aquela
situação
Introduz
um novo jeito
De
fazer educação.
Valorizando
o sujeito
Na
forma de educar
Conhecendo
sua vida
Pra
na sala trabalhar
Gera-se
uma reforma
Dentro
e fora do lugar.
Incentivando
a leitura
Até
livro ela comprou
Na
loja de lingerie
E
no hotel trabalhou
E
o hábito de ler
O
alunado adotou.
Dando
esperança a classe
Que
já vive em harmonia
Trabalha
o ser humano
Nessa
metodologia
Não
apenas matemática
Português,
geografia.
O
currículo é diferente
É
uma nova visão
Algo
fora do normal
Uma
modernização
Aplicado
àquela classe
Para
sua progressão.
A
docente acredita
Em
ver a turma crescer
Investe
no ser humano
E
deixa transparecer
Eles
abraçam a causa
E
mostram que podem ser.
Aprendemos
com o filme
Que
o descaso abomina
Os
alunos se transformam
Conforme
a mestre ensina
Faltava
ter mais empenho
Respeito
e disciplina.
Escritores
da liberdade
Passa-nos uma lição
Nossos queridos docentes
Que mostram dedicação
Lutem pelos seus alunos
O futuro da nação. (Cristovão Augusto)
01. Observe que o Cordel acima fala de um tema bastante polêmico. O que você
acha que o autor quis transmitir para os leitores? (Elabore sua resposta,
expondo seu ponto de vista).
02. O
Cordel acima retrata vários problemas
vivenciados numa escola. Cite pelo menos três. Depois escolha um deles e faça
um breve comentário, abordando o seu ponto de vista.(mínimo 03 linhas)
03. Observe
que as rimas são recursos sonoros utilizados para dar ritmo e sonoridade ao
texto. Localize a combinação das rimas nos versos da 1ª, 2ª e 3ª estrofes.
04. Na
décima segunda estrofe, o autor fala sobre uma nova forma de ensino proposta
pela professora. Que relação poderemos fazer dessa nova metodologia com o
contexto em que estamos vivenciando no período da pandemia, causada pelo Novo
Coronavírus? (mínimo 04 linhas) Boa produção!!
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Literatura Alagoana
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
Leia o poema a seguir e responda às questões 1 e 2.
Maria Diamba
Para não apanhar mais
falou que sabia fazer bolos:
virou cozinha.
Foi outras coisas para que tinha jeito.
Não falou mais.
Viram que sabia fazer tudo,
até molecas para a Casa-Grande.
Depois falou só,
só diante da ventania
que vinha do Sudão;
falou que queria fugir
dos senhores e das judiarias deste mundo
para o sumidouro.
(Jorge de Lima, Poemas Negros)
1. Descreva a personagem a que se refere o poema. Cite algumas passagens do poema que justifiquem sua resposta.
2. a) O poema narra a história desta personagem. Que palavra(s) marca(m) no poema a evolução desta história?
b) Os versos 8 e 10 apresentam duas novas atitudes da personagem diante de si e da história. Identifique-as.
Muito bom
ResponderExcluirBOM DIA, meninos e meninas, ainda estamos aqui para auxiliá-los em suas dúvidas, é fundamental que vocês organizem os cadernos conforme foi orientado, dividindo por laboratórios, respondam as atividades, colocando as datas de cada uma e acompanhando as orientações para não acumular essas atividades. A partir desta semana vocês terão o suporte de professores todos os dias da semana, é só procurar acompanhar e fazer uso deste recurso. Pode mandar as dúvidas que faremos questão de atendê-los. Na próxima semana, já serão postadas novas atividades, por isso, é legal não deixar nada pendente.
ResponderExcluirNayara da Silva 1°A
ResponderExcluirNayara
ResponderExcluirBoa tarde, caríssimos alunos!! Sou Professor Moisés Guimarães da disciplina Língua Portuguesa. Leiam o texto e respondam aos questionamentos propostos. Registrem suas respostas no caderno. Não esqueçam de especificar o nome do Laboratório Clube do Livro. Participem!! Estou à disposição de vocês. Grande abraço
ResponderExcluirBoa tarde, alunos!! Vamos lá, participem!! Lembrem-se de que essas atividades contarão como parte da pontuação e frequência de vocês. Conto com a participação de todos. Abraço. Prof. Moisés Guimarães
ResponderExcluirCadê atividade de hoje
ResponderExcluirBoa tarde!!Na próxima semana teremos outras atividades.Aguarde. Não esqueça de fazer também as atividades dos outros laboratórios. Abraço. Prof. Moisés Guimarães
ResponderExcluirPrezados alunos!! Lembrem-se que as nossas atividades são quinzenais. Estou à disposição de vocês, para possíveis dúvidas, às quartas e sextas-feiras. Prof. Moisés Guimarães
ResponderExcluirPedro Lucas Da Silva 1°A
ResponderExcluirNayara da Silva 1°A
ResponderExcluirBoa tarde, caros alunos!! Observem que temos novas atividades para serem realizadas até a próxima semana. Participem!! Não esqueçam de registrar as respostas no seu caderno (diário de bordo) para que possamos avaliar, posteriormente. Qualquer dúvida, estou por aqui. Bons estudos e boas produções!! Prof. Moisés Guimarães
ResponderExcluirVejam que estamos trabalhando com o Cordel Alagoano. Nesse caso, trabalhando um cordel do autor Cristovão Augusto. Leiam com bastante atenção as solicitações de cada atividade proposta neste espaço. Participem!! Estou à disposição de vocês. Prof. Moisés Guimarães
ResponderExcluirAlunos(as)!! Espero que consigam fazer as atividades propostas aqui. Registrem suas dúvidas ou necessidades em relação a nossa atividade. Na sexta-feira (15/05), retornarei para verificar as possíveis dúvidas. Bons estudos!! Abraço. Prof. Moisés Guimarães
ResponderExcluirBoa tarde, caríssimos alunos!! Estamos iniciando mais uma semana de atividades no BLOG. Contamos com a participação de todos. Bons estudos!! Lembrem-se de que estarei por aqui nas quartas-feiras e sextas-feiras no período de: 13:00h às 15:00h. Até lá!!
ResponderExcluirBoa tarde!! Estamos trabalhando nesta quinzena com a fabulosa obra de José de Alencar: SENHORA. Façam as atividades propostas e postem por aqui suas dúvidas. Grande abraço. Prof. Moisés Guimarães
ResponderExcluirVamos lá!! não percam esta oportunidade de atualizar suas atividades. Lembrem-se de que elas serão necessárias para a organização de suas frequências e futuras pontuações. PARTICIPEM !!
ResponderExcluirNathalia Maria Duarte santos de melo 1C
ResponderExcluirAtividade Complementar do dia 08/06.
ResponderExcluirPede para observar uma imagem, porém, a imagem não foi posta. Permanecendo-se por ora, sem reposta. Ajeitem, por favor.
Ronald Alessandro 1°B
ResponderExcluirCaríssimos!! Infelizmente a IMAGEM da atividade complementar não foi postada na hora do envio, por isso DESCONSIDEREM APENAS ESSA QUESTÃO. Foi uma falha no momento do envio. Desculpem-me!!
ResponderExcluirLeiam atenciosamente o poema de Solano Trindade e respondam aos questionamentos propostos. PARTICIPEM!! BONS ESTUDOS!!
ResponderExcluirRegistrem APENAS as RESPOSTAS no seu caderno, porém não esqueçam de colocar a data da atividade. BOAS PRODUÇÕES!!
ResponderExcluirNão esqueçam que todas as quartas e sextas-feiras estaremos aqui para tirar as possíveis dúvidas. Vamos lá, PARTICIPEM!!
ResponderExcluirBoa tarde, caros alunos!! Espero que vocês consigam fazer a atividade proposta para esta quinzena. Qualquer dúvida, estou à disposição de vocês. BONS ESTUDOS!!
ResponderExcluirContinuem lendo todo o material postado, façam as questões propostas, escrevendo suas respostas no seu caderno, colocando sempre a data da atividade. Participem!!
ResponderExcluirNa próxima semana estaremos por aqui para os possíveis esclarecimentos. Bom final de semana!!
ResponderExcluirNathalia Maria Duarte santos de melo 1C
ResponderExcluir