1º ANO/CLUBE DO LIVRO



Roteiro de Estudo – 1º série Médio
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS –
REAENP
ESCOLA ESTADUAL PROFª.  AURELINA PALMEIRA DE MELO
Componente curricular: Língua Portuguesa
Professores Orientadores: Edilene, Raquel, Sandro, Nelson e Moisés
Tema norteador: Cinema e Literatura
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h
Período: 06/07 a 20/07

Caríssimo(a) aluno(a),

 Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anotando suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Nestas semanas trabalharemos o tema norteador: Cinema e Literatura com o filme “ Vidas Secas”.







Vidas Secas (1938) é o quarto romance do autor, a obra é inspirada nas muitas histórias que Graciliano Ramos acompanhou durante a infância.
O filme Vidas Secas de 1963 dirigido por Nelson Pereira dos Santos se tornou um dos mais conhecidas obras do movimento chamado de Cinema Novo, gênero que procurava abordar os problemas sociais do Brasil. A obra ganhou diversos prêmios e é, por exemplo, o único filme brasileiro a ser indicado pelo British Film Institute como uma das 360 obras fundamentais em qualquer cinemateca. Em 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

1.    ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Assista ao vídeo do link descrito abaixo que exibe um resumo do filme da obra deste grande escritor chamado Graciliano Ramos. Depois destaquem algumas curiosidades citadas nesse vídeo e registrem no seu caderno (diário de bordo).






2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Revejam o vídeo do LINK acima e responda às questões propostas:

a)Quais os personagens principais desse filme?


b)Que temas são retratados nessa obra?


c)Que personagens tiveram mais destaque na obra? Por quê?


dQual é o sonho de Sinhá Vitória?


e)Identifique o foco narrativo dessa história.



f)O autor atribui características humanas a cachorra Baleia e as pessoas chegam à condição de animal. Observe que há um contraste nessa situação. Faça um breve comentário sobre esse caso, apontando o seu ponto de vista. (mínimo 04 linhas)







      



             
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Assistam ao filme completo, acessando o LINK abaixo e deleitem-se com esta obra fantástica de GRACILIANO RAMOS, autor alagoano. Foi filmado em Minador do Negrão em Palmeira dos Índios, sertão alagoano. Depois façam uma pesquisa sobre a biografia desse célebre autor alagoano e registre no seu diário de bordo(caderno).


4.ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: Espera-se que o aluno responda as atividades, interaja no blog e faça o registro das atividades em seu caderno, uma vez que será solicitado a apresentação desse registro como forma de acompanhamento da proposta.
BONS ESTUDOS!! BOAS PRODUÇÕES!!





Roteiro de Estudo – 1º série Médio
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Professores Orientadores: Bruna, Edilene, Moisés, Nelson, Raquel e Sandro
Tema norteador: Música e Literatura.
Laboratório: CLUBE DO LIVRO
Carga horária: 4h
Período: 22/06 a 06/07
 
Caríssimo(a) aluno(a),

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anotando suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Nestas semanas trabalharemos o tema norteador: Música e Literatura com a música: Gota D’água de Chico Buarque e Paulo Pontes. 

                     

            A atriz Bibi Ferreira interpretou a protagonista desta peça no teatro.

1. ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Acesse o LINK abaixo para conhecer um pouco sobre a peça Gota D’água de Paulo Pontes e Chico Buarque de Holanda e responda aos seguintes questionamentos:


https://www.youtube.com/watch?v=75nM1urPfN8 

a)Em que história foi baseada essa peça? 


b)Por que é considerada uma tragédia? 


c)Onde se passa essa história da peça? 


d)Cite os nomes de alguns personagens citados no vídeo. 


e)Qual foi o presente oferecido pela protagonista a noiva e ao pai dela no dia do casamento? 

 
f)Qual foi o desfecho dessa história? 


2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Leia o texto da música Gota D'água e responda o que se pede. (OBS: segue o LINK com a música de Chico Buarque e Paulo Pontes para que você possa contemplá-la) 


https://www.youtube.com/watch?v=nvITMyfZ72w 


Gota D'água
(Chico Buarque) 

Já lhe dei meu corpo, minha alegria
Já estanquei meu sangue quando fervia
Olha a voz que me resta
Olha a veia que salta
Olha a gota que falta
Pro desfecho da festa
Por favor
Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água
Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água
Já lhe dei meu corpo, minha alegria
Já estanquei meu sangue quando fervia
Olha a voz que me resta
Olha a veia que salta
Olha a gota que falta
Pro desfecho da festa
Por favor
Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água
Pode ser a gota d'água
Pode ser a gota d'água


I)“Gota d’Água” é uma letra de música que faz parte da peça de teatro homônima escrita por Chico Buarque e Paulo Pontes. Ela conta a história de Joana que é traída por Jasão que resolve ficar com a filha de Creonte, o dono da Vila do Meio-Dia. Essa letra retrata o sentimento de Joana que sintetiza: (responda marcando apenas uma alternativa) 

A) a consciência de Joana que sua relação terminou. 


B) a revolta de Joana por ter perdido Jasão para outra mulher. 


C) a incerteza do seu futuro depois da separação de Jasão. 


D) a raiva por ter dado seu corpo e sua alegria para Jasão.


E) o estado limite da paciência de Joana com toda a situação. 



II) Ao relacionar a história da peça com a música Gota D'água, observa-se que ela faz referência a qual personagem? 


III) Na música, o autor na segunda, terceira e a quinta estrofes enfatiza o termo “Pode ser a gota d'água”. Sendo assim, o que foi essa gota d’água?


3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Comente a atitude de Jasão em relação a Joana e a atitude dela em relação ao ele, estabelecendo o seu ponto de vista aos fatos apresentados na história.: 


4.ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: Espera-se que o aluno acesse aos vídeos, responda as atividades, interaja no blog e faça o registro das atividades em seu caderno, uma vez que será solicitado a apresentação desse registro como forma de acompanhamento da proposta. 


BONS ESTUDOS!! BOAS PRODUÇÃO


Roteiro de Estudo – 1ª série Médio
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS –
REAENP
ESCOLA ESTADUAL PROFª. AURELINA PALMEIRA DE MELO
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Escritores Negros da Literatura Brasileira
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h 
Período: 08/06 a 22/06 

Caríssimo(a) aluno(a), 

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anotando suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Nestas semanas trabalharemos o tema norteador: Obras de escritores Negros, no caso o autor SOLANO TRINDADE.


Francisco Solano Trindade (poeta, ativista político e artista múltiplo). 


1. ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Assista ao vídeo do link descrito abaixo que retrata um pouco da história deste grande escritor chamado Solano
Trindade. Depois destaquem algumas curiosidades citadas nesse vídeo e registrem no seu caderno (diário de bordo). 


https://www.youtube.com/watch?v=qFjopvQ71is 


2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Leia o poema “Sou negro”, faça uma reflexão sobre o tema e responda às questões propostas abaixo. 

Sou negro 
A Dione Silva

 Sou Negro
 meus avós
 foram queimados 
pelo sol da África
 minh’alma recebeu o batismo dos tambores
 atabaques, gonguês e agogôs 

 Contaram-me que meus avós
 Vieram de Loanda.
 como mercadoria de baixo preço
 plantaram cana pro senhor do engenho novo
 e fundaram o primeiro Maracatu. 

 Depois meu avô brigou como um danado
 nas terras de Zumbi
 Era valente como quê 
Na capoeira ou na faca
 escreveu não leu 
o pau comeu 
Não foi um pai João
 humilde e manso

 Minha vovó 
não foi de brincadeira 
Na guerra dos Malés2 
ela se destacou 

Na minh’alma ficou
 o samba
 o batuque 
o bamboleio
 e o desejo de libertação...(SOLANO TRINDADE)

 - Solano Trindade, em "Cantares ao meu povo". São Paulo: Fulgor, 1961, p. 42. 

I) Releia este poema de Solano Trindade e faça uma reflexão sobre quais os elementos utilizados pelo autor que remetem a situação do negro. 


II) O poema resgata a memória de fatos históricos que fazem parte do patrimônio cultural do povo brasileiro e faz referência a diversos elementos, entre os quais, incluem-se: (responda marcando a alternativa correta) 


a)A coragem e a valentia dos africanos e as suas brincadeiras.
b)O legado dos africanos no Brasil e a cerimônia do batismo católico.
c)O espírito guerreiro, os sons e os ritmos africanos.
d)As batalhas vividas no carnaval. 

III) No poema de Solano Trindade, o eu lírico resgata alguns aspectos da resistência escrava no Brasil. Explique. 


IV) O eu lírico destaca também uma contribuição cultural do escravo africano. Qual? 


3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Observe a imagem abaixo e faça um pequeno comentário sobre ela. Atente, principalmente para o que a frase citada representa. 


4.ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: Espera-se que o aluno responda as atividades, interaja no blog e faça o registro das atividades em seu caderno, uma vez que será solicitado a apresentação desse registro como forma de acompanhamento da proposta. 


BONS ESTUDOS!! BOAS PRODUÇÕES!! 


“A minha poesia continuará com o estilo do nosso populário, buscando no negro o ritmo, no povo em geral as reivindicações sociais e políticas e nas mulheres, em particular, o amor. Deixem-me amar a tudo e a todos” – Solano Trindade



Roteiro de Estudo – 1º série Médio 

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Romances da Literatura Brasileira
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h
Período: 25/05 a 01/06
Caríssimo(a) aluno(a), 

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anotando suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Nestas semanas trabalharemos o tema norteador: Romances da Literatura Brasileira, com o romance urbano SENHORA do autor: José de Alencar 


Biografia de José de Alencar
José de Alencar (1829-1877) foi um romancista, dramaturgo, jornalista, advogado e político brasileiro. Foi um dos maiores representantes da corrente literária indianista. O principal romancista brasileiro da fase romântica.
Destacou-se na carreira literária com a publicação do romance "O Guarani", em forma de folhetim, no Diário do Rio de Janeiro, que alcançou enorme sucesso e serviu de inspiração ao músico Carlos Gomes que compôs a ópera O Guarani. Foi escolhido por Machado de Assis para patrono da Cadeira nº. 23 da Academia Brasileira de Letras. José de Alencar morreu aos 48 anos no Rio de Janeiro vítima da tuberculose no Rio de Janeiro, no dia 12 de dezembro de 1877. 


1. ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Situar o aluno quanto a relevância do autor José de Alencar e sua obra para a Literatura Brasileira, através da exposição de uma síntese biográfica e a visualização de um vídeo clip que revela o roteiro desse romance. Para isso, acesse o LINK abaixo para conhecer um pouco mais o mundo de Aurélia Camargo e Fernando Seixas.

https://www.youtube.com/watch?v=x-CBlpQy42I 


2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Após assistir ao vídeo clip sobre a obra “Senhora”, leia o trecho desse romance e responda as cinco questões propostas para essa tarefa.
Fernando aproveitou a ocasião para resolver a crise.
– Meu voto mais ardente, Aurélia, sonho dourado de minha vida, era conquistar uma posição brilhante para depô-la aos pés da única mulher que amei nesse mundo. Mas a fatalidade que pesa sobre mim aniquilou todas as minhas esperanças; e eu seria um egoísta, se 

prevalecendo-me de sua afeição, a associasse a uma existência obscura e atribulada. A santidade de meu amor deu-me a força para resistir a seus próprios impulsos. Disse uma vez à sua mãe, pressentindo essa cruel situação: Sou menos infeliz renunciando à sua mão, do que seria aceitando-a para fazê-la desgraçada, e condená-la às humilhações da pobreza. 

– Essas eu já as conheço, respondeu Aurélia com tênue ironia, e não me aterram; nasci com elas, e têm sido as companheiras de minha vida. 

– Não me compreendeu, Aurélia; referia-me a um partido vantajoso que de certo aparecerá, logo que esteja livre. 

– Pensa então que basta uma palavra sua para restituir-me a liberdade? Perguntou a moça com um sorriso. 

– Sei que a fatalidade que nos separa não pode romper o elo que prende nossas almas, e que há de reuni-las em mundo melhor. Mas Deus nos deu uma missão neste mundo, e temos de cumpri-la. 

– A minha é amá-lo. A promessa que o aflige, o senhor pode retirá-la tão espontaneamente como a fez. Nunca lhe pedi, nem mesmo simples indulgência, para esta afeição; não lhe pedirei neste momento em que ela o importuna. 

– Atenda, Aurélia! Lembre-se de su
a reputação. Que não diriam se recebesse a corte de um homem, sem esperança de ligar-se a ele pelo casamento? 

– Diriam talvez que eu sacrificava a um amor desdenhado um partido brilhante, o que é uma…
A moça cortou a ironia, retraindo-se: 

– Mas não; faltariam à verdade. Não sacrifiquei nenhum partido; o sacrifício é a renúncia de um bem; o que fiz foi defender a minha afeição. Sejamos francos: o senhor já não me ama; não o culpo, e nem me queixo. 

Seixas balbuciou uma desculpa e despediu-se. Aurélia, demorou-se um instante na rótula, como costumava, para acompanhar ao amante com a vista até o fim da rua. Se Fernando não estivesse tão entregue à satisfação de haver adquirido sua liberdade, teria ouvido no dobrar da esquina o eco de um soluço. 

1º).A fala inicial de Fernando no texto é sincera? Justifique: 


2º).Destaque a passagem do texto que confirma a reação cínica de Aurélia à fala de Fernando, terminando o namoro. 


3º).A decisão de Aurélia de não se casar com outro que não seja Fernando condiz com o comportamento da heroína romântica? Justifique. 


4º).Considerando a sociedade da época, explique a preocupação de Fernando em desejar que Aurélia se case com outro? 


5º).Comente o que mudou em nossa sociedade para que o papel de submissão da mulher ao casamento se tornasse menos rigoroso a partir do século XX: 


3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Proposta de uma atividade de análise, lendo a obra completa desse romance que se divide em quatro partes: O preço, a quitação, a posse e o resgate. Boa leitura!! 




4.ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: Espera-se que o aluno responda as atividades, interaja no blog e faça o registro das atividades em seu caderno, uma vez que será solicitado a apresentação desse registro ccaderno, uma vez que será solicitado a apresentação desse registro como forma de acompanhamento da proposta.



BONS ESTUDOS!! BOAS PRODUÇÕES!!


Roteiro de Estudo – 1º série Médio
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Literatura de Cordel
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h

Caríssimo(a) aluno(a),

 Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anotando suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Nestas semanas trabalharemos o tema norteador: LITERATURA DE CORDEL.




 1. ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Situar o aluno quanto a relevância do autor contemporâneo Cristovão Augusto e sua obra para a Literatura Alagoana, através da exposição de uma síntese biográfica e de um de seus textos: o cordel “Escritores da Liberdade”. Esse cordel doi baseado em um filme que narra a história de uma professora  chamada Erin Gruwell, que começa dar aulas para uma turma de alunos considerados problemáticos, mas não parece no começo muito disposta a acreditar e nem mesmo em investir nesses alunos. Assistam o trailler desse filme para que possam  entender um pouco mais dessa história fantástica. Segue o link:






2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Abordagem do Cordel por meio de uma leitura atenciosa, a interpretação e a produção textual com base na  temática proposta no próprio  texto.






3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Proposta de uma atividade de análise, explorando os textos motivadores, em que se espera que o aluno confirme a absorção do conhecimento sobre o tema e reflita sobre a exclusão social, sobre a forma desumana que alguns são tratados em nosso país e também perceba que a Literatura tem esse papel de provocar o debate sobre os problemas universais, com isso despertar a sua consciência crítica e motivá-lo a conhecer melhor a literatura de cordel.







4.ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: Espera-se que o aluno responda as atividades, interaja no blog e faça o registro das atividades em seu caderno, uma vez que será solicitado a apresentação desse registro como forma de acompanhamento da proposta.









 LITERATURA DE CORDEL

Literatura de Cordel é uma manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira, mais precisamente do interior nordestino, que é impressa e divulgada em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura. Esta literatura  chegou ao Brasil no século XVIII, através dos portugueses e, aos poucos, foi se tornando cada vez mais popular. Vendidos em pequenas lojas de mercados populares, o cordel ganhou esse nome, pois eram expostos ao povo amarrados em cordões. Os locais onde ele tem grande destaque são os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Pará, Rio Grande do Norte e Ceará. No Brasil, a literatura de Cordel adquiriu força no século XIX, sobretudo, entre 1930 e 1960. Muitos escritores foram influenciados por este estilo, dos quais se destacam: João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, Guimarães Rosa, dentre outros. .Os cordéis ou folhetos fazem grande sucesso em Estados como Pernambuco, Ceará, Alagoas, Paraíba e Bahia. Este sucesso ocorre em função, além, do preço baixo, do tom humorístico de muitos deles e também por retratarem fatos da vida cotidiana da cidade ou da região. Temos como exemplo: festas, política, secas, disputas, brigas, milagres, vida dos cangaceiros, mortes de personalidades. Os folhetos eram facilmente vendidos, pois custavam pouco e, como eram escritos, na maioria das vezes, por pessoas de pouca instrução traziam uma linguagem popular, acessível. Seus versos eram recitados e, em algumas vezes, acompanhados pelo violão.






Cristovão Augusto
Nasceu em 28 março de 1988, na cidade de Santana do Ipanema – AL, onde passou sua infância e juventude. Reside há vários anos no município de Pão de Açúcar, lugar pelo qual declara ser adotado. Escreve contos, crônicas, fábulas, mas dedica atenção especial ao cordel, onde iniciou sua trajetória aos 14 anos de idade, produzindo suas primeiras obras, posteriormente publicadas.  É formado em Letras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL. Possui títulos que versam sobre os mais variados temas, como política, romance, comédia, natureza, obras literárias consagradas, filmes, dentre outros. Além disso, faz do cordel um instrumento que dialoga com inúmeras áreas do conhecimento, popular e erudito, apresentando uma aproximação dessa literatura com a sala de aula e a cultura popular. É vice-presidente da Academia Alagoana de Literatura de Cordel – AALC, membro da Confraria Nós, Poetas e presidente da União Sertaneja de Escritores – USESC.







                                                     ESCRITORES DA LIBERDADE (cordel)

Trato aqui de um tema
A quem possa interessar
Violência, injustiça
Desprezo familiar
Tudo isso acontecendo
Em um contexto escolar.

Uma obra que aborda
Com perfeição esse tema
Na escola americana
Gerou-se todo problema
Expandiu-se para o mundo
Cada fala, texto e cena.
           
Escritores da liberdade
Filme de repercussão
Retratando violência
Luta e discriminação
Tiroteio e rebeldia
Merecem nossa atenção.

Em uma guerra de raças
Preto, branco japonês
Confrontam-se a todo instante
Cada um só quer ter vez
Todos em meio à pobreza
Vida dura e descortês.
            
Numa escola problemática
Que em injustiça implica
Não dando acesso aos livros
E o aluno, como fica?
Tem que se virar sozinho
Aí tudo se complica.

Refletindo esse meio
Em que está inserido
Conflitos familiares
Com polícia e com bandido
O aluno na escola
Demonstra estar perdido.
                 
Surge uma professora
Com sua determinação
Disposta a modificar
Aquela situação
Introduz um novo jeito
De fazer educação.
         
Valorizando o sujeito
Na forma de educar
Conhecendo sua vida
Pra na sala trabalhar
Gera-se uma reforma
Dentro e fora do lugar.

Incentivando a leitura
Até livro ela comprou
Na loja de lingerie
E no hotel trabalhou
E o hábito de ler
O alunado adotou.
         
Dando esperança a classe
Que já vive em harmonia
Trabalha o ser humano
Nessa metodologia
Não apenas matemática
Português, geografia.

O currículo é diferente
É uma nova visão
Algo fora do normal
Uma modernização
Aplicado àquela classe
Para sua progressão.
           
A docente acredita
Em ver a turma crescer
Investe no ser humano
E deixa transparecer
Eles abraçam a causa
E mostram que podem ser.

Aprendemos com o filme
Que o descaso abomina
Os alunos se transformam
Conforme a mestre ensina
Faltava ter mais empenho
Respeito e disciplina.
              
Escritores da liberdade
Passa-nos uma lição
Nossos queridos docentes
Que mostram dedicação
Lutem pelos seus alunos
                            O futuro da nação.  (Cristovão Augusto)



01. Observe que  o Cordel acima  fala de um tema bastante polêmico. O que você acha que o autor quis transmitir para os leitores? (Elabore sua resposta, expondo seu ponto de vista).

02. O Cordel acima retrata  vários problemas vivenciados numa escola. Cite pelo menos três. Depois escolha um deles e faça um breve comentário, abordando o seu ponto de vista.(mínimo 03 linhas)  

03. Observe que as rimas são recursos sonoros utilizados para dar ritmo e sonoridade ao texto. Localize a combinação das rimas nos versos da 1ª, 2ª e 3ª estrofes.

04. Na décima segunda estrofe, o autor fala sobre uma nova forma de ensino proposta pela professora. Que relação poderemos fazer dessa nova metodologia com o contexto em que estamos vivenciando no período da pandemia, causada pelo Novo Coronavírus? (mínimo 04 linhas) Boa produção!!











































Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Literatura Alagoana
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h

Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.

Leia o poema a seguir e responda às questões 1 e 2.

 Maria Diamba 


Para não apanhar mais
 falou que sabia fazer bolos:
 virou cozinha.
 Foi outras coisas para que tinha jeito. 
Não falou mais.
 Viram que sabia fazer tudo,
 até molecas para a Casa-Grande.
 Depois falou só, 
só diante da ventania
 que vinha do Sudão;
 falou que queria fugir
 dos senhores e das judiarias deste mundo
 para o sumidouro. 
(Jorge de Lima, Poemas Negros)


 1. Descreva a personagem a que se refere o poema. Cite algumas passagens do poema que justifiquem sua resposta.


 2.  a) O poema narra a história desta personagem. Que palavra(s) marca(m) no poema a evolução desta história?


 b) Os versos 8 e 10 apresentam duas novas atitudes da personagem diante de si e da história. Identifique-as.

28 comentários:

  1. BOM DIA, meninos e meninas, ainda estamos aqui para auxiliá-los em suas dúvidas, é fundamental que vocês organizem os cadernos conforme foi orientado, dividindo por laboratórios, respondam as atividades, colocando as datas de cada uma e acompanhando as orientações para não acumular essas atividades. A partir desta semana vocês terão o suporte de professores todos os dias da semana, é só procurar acompanhar e fazer uso deste recurso. Pode mandar as dúvidas que faremos questão de atendê-los. Na próxima semana, já serão postadas novas atividades, por isso, é legal não deixar nada pendente.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, caríssimos alunos!! Sou Professor Moisés Guimarães da disciplina Língua Portuguesa. Leiam o texto e respondam aos questionamentos propostos. Registrem suas respostas no caderno. Não esqueçam de especificar o nome do Laboratório Clube do Livro. Participem!! Estou à disposição de vocês. Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, alunos!! Vamos lá, participem!! Lembrem-se de que essas atividades contarão como parte da pontuação e frequência de vocês. Conto com a participação de todos. Abraço. Prof. Moisés Guimarães

    ResponderExcluir
  4. Cadê atividade de hoje

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!!Na próxima semana teremos outras atividades.Aguarde. Não esqueça de fazer também as atividades dos outros laboratórios. Abraço. Prof. Moisés Guimarães

    ResponderExcluir
  6. Prezados alunos!! Lembrem-se que as nossas atividades são quinzenais. Estou à disposição de vocês, para possíveis dúvidas, às quartas e sextas-feiras. Prof. Moisés Guimarães

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, caros alunos!! Observem que temos novas atividades para serem realizadas até a próxima semana. Participem!! Não esqueçam de registrar as respostas no seu caderno (diário de bordo) para que possamos avaliar, posteriormente. Qualquer dúvida, estou por aqui. Bons estudos e boas produções!! Prof. Moisés Guimarães

    ResponderExcluir
  8. Vejam que estamos trabalhando com o Cordel Alagoano. Nesse caso, trabalhando um cordel do autor Cristovão Augusto. Leiam com bastante atenção as solicitações de cada atividade proposta neste espaço. Participem!! Estou à disposição de vocês. Prof. Moisés Guimarães

    ResponderExcluir
  9. Alunos(as)!! Espero que consigam fazer as atividades propostas aqui. Registrem suas dúvidas ou necessidades em relação a nossa atividade. Na sexta-feira (15/05), retornarei para verificar as possíveis dúvidas. Bons estudos!! Abraço. Prof. Moisés Guimarães

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, caríssimos alunos!! Estamos iniciando mais uma semana de atividades no BLOG. Contamos com a participação de todos. Bons estudos!! Lembrem-se de que estarei por aqui nas quartas-feiras e sextas-feiras no período de: 13:00h às 15:00h. Até lá!!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde!! Estamos trabalhando nesta quinzena com a fabulosa obra de José de Alencar: SENHORA. Façam as atividades propostas e postem por aqui suas dúvidas. Grande abraço. Prof. Moisés Guimarães

    ResponderExcluir
  12. Vamos lá!! não percam esta oportunidade de atualizar suas atividades. Lembrem-se de que elas serão necessárias para a organização de suas frequências e futuras pontuações. PARTICIPEM !!

    ResponderExcluir
  13. Nathalia Maria Duarte santos de melo 1C

    ResponderExcluir
  14. Atividade Complementar do dia 08/06.
    Pede para observar uma imagem, porém, a imagem não foi posta. Permanecendo-se por ora, sem reposta. Ajeitem, por favor.

    ResponderExcluir
  15. Caríssimos!! Infelizmente a IMAGEM da atividade complementar não foi postada na hora do envio, por isso DESCONSIDEREM APENAS ESSA QUESTÃO. Foi uma falha no momento do envio. Desculpem-me!!

    ResponderExcluir
  16. Leiam atenciosamente o poema de Solano Trindade e respondam aos questionamentos propostos. PARTICIPEM!! BONS ESTUDOS!!

    ResponderExcluir
  17. Registrem APENAS as RESPOSTAS no seu caderno, porém não esqueçam de colocar a data da atividade. BOAS PRODUÇÕES!!

    ResponderExcluir
  18. Não esqueçam que todas as quartas e sextas-feiras estaremos aqui para tirar as possíveis dúvidas. Vamos lá, PARTICIPEM!!

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, caros alunos!! Espero que vocês consigam fazer a atividade proposta para esta quinzena. Qualquer dúvida, estou à disposição de vocês. BONS ESTUDOS!!

    ResponderExcluir
  20. Continuem lendo todo o material postado, façam as questões propostas, escrevendo suas respostas no seu caderno, colocando sempre a data da atividade. Participem!!

    ResponderExcluir
  21. Na próxima semana estaremos por aqui para os possíveis esclarecimentos. Bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  22. Nathalia Maria Duarte santos de melo 1C

    ResponderExcluir