COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
|
PERÍODO : 15 DIAS ( DE 06/07 ATÉ 19/07/2020)
|
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): EDLENE, MOISÉS, NELSON, RAQUEL E
SANDRO
|
TURMA: 8 º ANO
|
TEMA NORTEADOR : VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
/ CARGA HORÁRIA: 5 h
|
LABORATÓRIO : DE LÍNGUA PORTUGUESA
|
ROTEIRO DE ESTUDO
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS-
REAENP
CARO ESTUDANTE,
Este roteiro tem como
objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de
atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as
atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos
momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno ( diário de
bordo).
|
ATIVIDADE INICIAL
Você assistirá a uma explicação do
conceito, exemplo e classificação das variações linguísticas, para que você
possa entender que elas existem em diferentes situações e precisamos
conhece-las para não sejamos preconceituosos e também não corramos o risco de
usar a língua de forma inadequada.
|
ATIVIDADE PRINCIPAL
Aqui , na atividade principal, existe
uma construção do entendimento da função das variações linguísticas, com
exemplos e explicações sobre o assunto. Essas variações têm a função de mostrar
as diferenças existentes que uma mesma língua apresenta quando é utilizada,
conforme as condições sociais, culturais, regionais e históricas.
Na tira acima, as variações
linguísticas apresentadas levam em consideração a questão regional
principalmente, ou seja, a mudança na fala dos personagens acontece porque se
passam em determinado local do interior do país.
https://www.google.com/search?source=univ&tbm=isch&q=charge+sobre+varia%C3%A7%C3%B5es+linguisticas&sa=X&ved=2ahUKEwiNq5TPjLfqAhW-D7kGHZGyAE4QsAR6BAgKEAE&biw=1215&bih=506&dpr=1.13#imgrc=ehzH2rgZ_Xb5qM&imgdii=9dbTTQUA_VjfwM>
acesso em 05 de julho de 2020.
ATIVIDADE
COMPLEMENTAR
Nessa
parte de nossa atividade, proporemos algumas questões para reforçar o estudo, e
para oferecer a você a oportunidade de demonstrar o entendimento das nossas
discussões. Esperamos que você aproveite e amplie ainda mais o conhecimento
sobre o tema. As questões de 1 à 4 devem ser respondidas, encontrando a única
correta, copiar a alternativa certa e justificar a sua escolha, na questão 5, a
resposta é subjetiva, ou seja, você deve respondê-la com suas palavras,
conforme o que você compreendeu sobre o tema.
bons
estudos!!!
QUESTÕES
TEXTO 1
1. na tira de Chico Bento, existe uma intenção do autor de
evidenciar as variações linguísticas do personagem, que podem ser justificadas
A. pela falta de cultura do personagem principal.
B. pela origem interiorana do personagem Chico Bento.
C. pela falta de educação do menino com a professora.
D. pelo argumento apresentado por ele na tira.
E. pela diferença de idade entre o garoto e a professora.
TEXTO 2
2. o problema familiar apresentado
no texto acima está relacionado à variação linguística, resultado
A. da falta de comunicação entre os
familiares.
B. da diferença de idade entre os
personagens.
C da divergência de opinião entre
pai e mãe.
D. da falta de educação do garoto
com os pais.
E. da influência das redes sociais
na fala do garoto.
3. Analise as afirmações sobre as variações linguísticas e
encontre a única alternativa correta.
I- A fala do homem do campo de ser considerada errada, pois
não atende ao padrão da língua portuguesa.
II- É possível reconhecer o nível cultural-social de uma
pessoa pela linguagem que usa.
III- A variação linguística determina que temos que usar um
tipo de linguagem para cada situação, ou seja, não falamos da mesma forma numa
conversa com amigos, menos formal, e numa situação no trabalho.
IV- O estudo das variações linguísticas tem como objetivo
aumentar o preconceito.
A. Apenas a I e II estão corretas.
B. Somente II e III estão corretas.
C. I e IV estão corretas.
D. Apenas II e IV estão corretas.
E. somente III e IV estão corretas.
4.
No cartum acima, o autor destaca um grupo de jovens conversando, diante da
incompreensão de uma senhora, ao fundo. O texto é um exemplo de variação
linguística
a.
geográfica, pois é um tipo de linguagem de certa região do país.
b.
histórica , uma vez que a forma de falar está ligada a um fato passado.
c.
contextual, porque houve uma adaptação da linguagem para o propósito.
d.
social-cultural, já que é usada por um grupo específico com linguagem própria.
e.
geográfica-contextual, por ser uma opção de um grupo de uma região específica.
5.
De acordo com o que você estudou sobre a variação linguística, é correto dizer
que existe uma única forma de se falar corretamente? Justifique a sua resposta.
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
|
PERÍODO : 15 DIAS ( DE 22/06 ATÉ 03/07/2020)
|
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): EDLENE, MOISÉS, NELSON, RAQUEL E
SANDRO
|
TURMA: 8 º ANO
|
TEMA NORTEADOR : MÚSICA E LITERATURA NO CONTEXTO JUNINO
/ CARGA HORÁRIA: 5 h
|
LABORATÓRIO : DE LÍNGUA PORTUGUESA
|
ROTEIRO DE ESTUDO
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS-
REAENP
CARO ESTUDANTE,
Este roteiro tem como
objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de
atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as
atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos
momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno ( diário de
bordo).
|
ATIVIDADE
INICIAL
A proposta de hoje é fazer você enxergar a
proximidade entre a Literatura e a música, uma vez que não apenas pela melodia
e a capacidade de sensibilizar as pessoas, elas têm em comum a elaboração das
letras, a intenção de mergulhar nesse vasto mundo da subjetividade e nos trazer
sensações indescritíveis. Faremos isso num contexto particular que é o mundo da
música nordestina dentro da magia da festa popular mais incrível do nosso país:
a festa junina. Para isso, usaremos a música “A natureza das coisas” de Accyoli
Neto que, além de tratar das questões humanas e nos remeter a uma reflexão, é
um gênero típico do nordeste e própria desse período maravilhoso que é o
momento junino.
Nesta parte inicial, leiam a letra, ouvindo e
assistindo ao vídeo da música em questão, para poder começar a entender a nossa
proposta.
ATIVIDADE
PRINCIPAL
Agora
faça uma análise mais profunda ouvindo e assistindo ao vídeo quantas vezes
necessárias para compreender a proposta e , só depois de fazer toda essa
preparação inicial, parta para responder às questões sobre o tema.
A
NATUREZA DAS COISAS
ACCYOLI NETO
Ô chá, lá, lá, lá, lá
Ô chá, lá, lá, lá, lá
Se avexe não...
Amanhã pode acontecer tudo
Inclusive nada.
Amanhã pode acontecer tudo
Inclusive nada.
Se avexe não...
A lagarta rasteja
Até o dia em que cria asas.
Se avexe não...
Que a burrinha da felicidade
Nunca se atrasa.
Se avexe não...
Amanhã ela pára
Na porta da tua casa
Se avexe não...
Toda caminhada começa
No primeiro passo
A natureza não tem pressa
Segue seu compasso
Inexoravelmente chega lá...
A lagarta rasteja
Até o dia em que cria asas.
Se avexe não...
Que a burrinha da felicidade
Nunca se atrasa.
Se avexe não...
Amanhã ela pára
Na porta da tua casa
Se avexe não...
Toda caminhada começa
No primeiro passo
A natureza não tem pressa
Segue seu compasso
Inexoravelmente chega lá...
Se avexe não...
Observe quem vai
Subindo a ladeira
Seja princesa, seja lavadeira...
Pra ir mais alto
Vai ter que suar.
Observe quem vai
Subindo a ladeira
Seja princesa, seja lavadeira...
Pra ir mais alto
Vai ter que suar.
Ô coisa boa é namorar,
Ô coisa boa é namorar.
Ô coisa boa é namorar.
https://www.google.com/search?q=a+natureza+das+coisas&oq=A+NATUR&aqs=chrome.1.0l2j69i57j0j46j69i60j69i61j69i60.4863j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8>
acesso em 20 de junho de 2020.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Responda às questões com atenção, copiando no caderno as respostas, no
caso das questões de 1 à 5, basta copiar
a alternativa correta e fazer uma observação que justifique a sua resposta, e,
na questão 6, você responderá de forma pessoal, usando o seu conhecimento, de
forma individual e com base na letra da música estudada.
Agora é com você , bons
estudos e continuem se cuidando, pois isso é fundamental para todos nós! Até a
próxima!!!
QUESTÕES
1.
Aproveitando o clima gostoso da melhor festa da cultura brasileira, a festa
junina, que representa muito o gosto nordestino, a letra da música “A natureza
das coisas”, de Accyoli Neto, pode ser considerada um poema por
A.
trazer rimas em sua letra.
B.
falar sobre as coisas da vida.
C.
organizar palavras e ideias de maneira diferenciada.
D.
ensinar como se deve fazer para encontrar a felicidade.
E.
trabalhar, na letra, as coisas relacionadas ao coração.
2. A
expressão “SE AVEXE NÃO”, presente na letra da música, é uma forma própria do
nordeste, também conhecida com variação linguística, ou seja, um jeito próprio
de falar do nosso povo. Essa expressão significa
A.
não fique triste.
B.
não vá embora.
C.
não se iluda.
D.
não ame.
E.
não se apresse.
3. O
título “A natureza das coisas” tem uma ligação com o texto, pois está
relacionado
A. à
ideia de que tudo tem início, meio e fim.
B.
ao fato de que o homem não preserva a natureza.
C. à
incapacidade de amar do eu-poético.
D.
ao pensamento de que tudo acontece no tempo certo.
E. à
falta de amor ao próximo, muito comum no mundo atual.
4.
Analise as afirmativas sobre a letra da música e encontre a alternativa correta
entre as opções apresentadas.
I –
O eu-poético fala que devemos confiar na natureza, pois tudo acontece no tempo
certo.
II
- Segundo a letra, não devemos ser
pacientes, pois a vida exige movimento.
III
– Não adianta se apressar, pois a natureza segue um ritmo próprio.
IV –
É fundamental se apressar, pois quem não se organiza, nunca será feliz.
A.
apenas I e III estão corretas.
B.
somente I e IV estão corretas.
C.
apenas II e III estão corretas.
D.
somente II e IV estão corretas.
E.
apenas III e IV estão corretas.
5.
No trecho “Se avexe não, observe quem vai subindo a ladeira, seja a princesa,
seja a lavadeira... pra ir mais alto, vai ter que suar.” A ideia central é
dizer que
A. a
natureza escolhe as pessoas que devem ser felizes.
B. a
felicidade chega para todo mundo.
C. a
princesa tem a preferência da natureza.
D.
os obstáculos da vida existem para todos.
E.
que é muito complicado subir ladeiras.
6.
Qual é a grande lição deixada pela letra da música “A natureza das coisas”?
Você concorda com o pensamento do eu-poético? Explique.
Aproveite e aprenda um pouquinho mais, assistindo ao
vídeo sobre a origem e a importância da festa junina. Bons estudos e continue
se cuidando para que possamos voltar em breve , com toda a segurança
possível!!!
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
|
PERÍODO : 15 DIAS ( DE 08/06 ATÉ 22/06/2020)
|
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): EDLENE, MOISÉS, NELSON, RAQUEL E
SANDRO
|
TURMA: 8 º ANO
|
TEMA NORTEADOR : MÚSICA E LITERATURA NO CONTEXTO JUNINO
/ CARGA HORÁRIA: 5 h
|
LABORATÓRIO : DE LÍNGUA PORTUGUESA
|
ROTEIRO DE ESTUDO
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS-
REAENP
CARO ESTUDANTE,
Este roteiro tem como
objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de
atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as
atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos
momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno ( diário de
bordo).
|
As atividades da tira a seguir vão trabalhar questões sobre o aposto estudado a seguir:
Aposto é a palavra ou frase que se refere a um ou a vários termos da oração, para explicá-los, ampliá-los, resumi-los ou identificá-los.
O aposto pode ser colocado antes ou depois do termo explicado.
Há quatro tipos de aposto.
Enumerativo: Enumera, amplia um nome.
Explicativo: explica, identifica um nome.
Especificativo: especifica, individualiza um nome.
Recapitulativo: resume os nomes anteriores.
O aposto é equivalente ao termo a que se relaciona; portanto, além de enumerar, explicar, recapitular e especificar um termo, ele pode substituí-lo.
O termo que especifica, individualiza ou desenvolve um outro termo da oração é chamado de aposto.
Hagar, o Horrível, de Chris Browne.
a) Ao apresentar os príncipes, Eddie acrescenta dados sobre essas pessoas. Quais são esses dados?
b) Essas informações são significativas para caracterizar esses príncipes?
c) Por que Eddie sortudo apresenta os nobres dessa maneira?
2- Identifique os apostos em cada uma das falas e classifique-os.
3- Crie outro aposto explicativo que caracterize o príncipe Harold.
4- No texto a seguir, identifique o aposto e explique qual é a sua relação com a palavra a que se
refere.
Ele nos contava que havia três espécies
de mar: O mar mesmo, a maré, que é menor do que o mar, e a marola, que é menor do que a maré.
|
Rubem braga. O conde e o passarinho.
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
|
|||
PERÍODO : 15 DIAS ( DE 25/05 ATÉ 05/06/2020)
|
|||
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): EDLENE, MOISÉS, NELSON, RAQUEL E
SANDRO
|
|||
TURMA: 8 º ANO
|
|||
TEMA NORTEADOR : GÊNEROS TEXTUAIS ( CARTUM) / CARGA HORÁRIA: 5 h
|
|||
LABORATÓRIO : DE LÍNGUA PORTUGUESA
|
|||
ROTEIRO DE ESTUDO
REGIME ESPECIAL DE
ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS- REAENP
Caro
estudante,
Este roteiro tem como
objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de
atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as
atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos
momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno ( diário de
bordo).
|
|||
ROTEIRO DE ESTUDO: ATIVIDADE INICIAL
É FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DE NOSSO ESTUDO, QUE VOCÊ
ENTENDA O QUE É UM GÊNERO TEXTUAL E, EM PARTICULAR, O QUE É UM CARTUM. QUAIS
SÃO AS SUAS CARACTERÍSTICAS, PARTICULARIDADES, E FUNÇÃO. PARA ISSO, VOCÊ FARÁ
A LEITURA DOS CONCEITOS E ANALISARÁ O EXEMPLO DO GÊNERO NESSA PRIMEIRA ETAPA.
|
|||
1.TEMA
NORTEADOR: GÊNEROS TEXTUAIS (CARTUM)
|
|||
CARTUM
|
|||
EXEMPLO DE
CARTUM
NESTE CARTUM, O AUTOR CAULOS,
CARTUNISTA MINEIRO COM RECONHECIMENTO INTERNACIONAL, PÕE A DISTRAÇÃO COMO
CARACTERÍSTICA DO HOMEM MODERNO, QUE VIVE COM PRESSA, PARA FAZER UMA CRÍTICA
À ESSA ANSIEDADE. PARA TANTO, USA UMA FIGURA
SEM TRAÇOS DEFINIDOS E UM TEMA DO DIA A DIA. NA CENA, O HOMEM CORRE DA
CHUVA, CARREGANDO UM GUARDA-CHUVA, O QUE DEMONSTRA A GRANDE DISTRAÇÃO DO
PERSONAGEM.
|
|||
https://ofolhademinas.com.br/materia/32368/coluna/so-doi-quando-eu-respiro > acesso em 23 de maio
de 2020.
|
|||
ROTEIRO DE ESTUDO:
ATIVIDADE PRINCIPAL
FAÇA A ANÁLISE DE OUTRO CARTUM DE CAULOS, SOBRE A
INFLUÊNCIA DA MÍDIA EM NOSSAS VIDAS . FIQUE ATENTO PARA OS DETALHES DO
DESENHO, POIS A LINGUAGEM NÃO-VERBAL, OU SEJA, O DESENHO, É RESPONSÁVEL POR
TODA A COMUNICAÇÃO. TENTE COMPREENDER QUAL É A INTENÇÃO DO AUTOR COM SUA
CRIAÇÃO, O QUE ELE ESTÁ CRITICANDO?
ASSISTA TAMBÉM O VÍDEO QUE ESTABELECE A DIFERENÇA ENTRE
CARTUM, CHARGE E TIRINHA, PARA QUE VOCÊ ENTENDA MELHOR AS CARACTERÍSTICAS DO
CARTUM.
|
|||
VÍDEO SOBRE A DIFERENÇA ENTRE
CARTUM, CHARGE E TIRINHA
CARTUM DE CAULOS SOBRE A INFLUÊNCIA DA MÍDIA
(Caulos – Só
dói quando eu respiro. Porto Alegre: L&PM, 2001). https://www.tecconcursos.com.br/questoes/763023 > acesso em 23 de maio
de 2020.
|
|||
ROTEIRO DE ESTUDO:
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
|||
AGORA VOCÊ IRÁ APLICAR O CONHECIMENTO SOBRE O TEMA
ESTUDADO, PROCURANDO APLICAR O CONHECIMENTO NAS ATIVIDADES PROPOSTAS SOBRE O
CARTUM. RESPONDA ÀS QUESTÕES COM ATENÇÃO, COPIANDO NO CADERNO AS RESPOSTAS,
NO CASO DAS QUESTÕES 1,2,4 E 5, BASTA COPIAR A ALTERNATIVA CORRETA E FAZER
UMA OBSERVAÇÃO QUE JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA, NA QUESTÃO 3, DEVE-SE COLOCAR F
OU V PARA FALSO OU VERDADEIRO PARA AS INFORMAÇÕES SOBRE O CARTUM, E,
FINALMENTE, NA QUESTÃO 6, VOCÊ CRIARÁ UM CARTUM, SEGUINDO O TEMA PROPOSTO.
|
|||
ATIVIDADES
1. CONSIDERANDO A FUNÇÃO DOS GÊNEROS
TEXTUAIS, O SEU PRINCIPAL OBJETIVO É
A. PRODUZIR HUMOR.
B. EMOCIONAR
AS PESSOAS.
C. ESTABELECER
A COMUNICAÇÃO.
D. LEVAR
INFORMAÇÕES .
E. TRANSMITIR
DIVERSÃO.
2. O TEXTO DISTRAÍDO, DO AUTOR CAULOS, ANALISADO ACIMA, DEVE SER
CONSIDERADO UM CARTUM POR
A. TRATAR
DE UM ASSUNTO LIGADO À POLÍTICA.
B. NÃO
TER USADO A LINGUAGEM VERBAL.
C. SER
CRÍTICO E TRATAR DE UM ASSUNTO COTIDIANO.
D. FALAR
SOBRE A CHUVA NAS GRANDES CIDADES.
E. USAR
APENAS A LINGUAGEM NÃO-VERBAL.
3. USE (F) PARA FALSO E (V) PARA VERDADEIRO NAS AFIRMAÇÕES ABAIXO
SOBRE O CARTUM
(
) ESTÁ LIGADO A UM CONTEXTO HISTÓRICO.
(
) TEM O OBJETIVO DE FAZER UMA CRÍTICA.
(
) É UM TEXTO NARRATIVO, COM COMEÇO, MEIO E FIM.
(
) USA UM ACONTECIMENTO DO DIA A DIA.
(
) OS SEUS PERSONAGENS NÃO SÃO CONHECIDOS.
(
) NORMALMENTE USA A LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL.
4. SOBRE
O CARTUM DE CAULOS ABAIXO, A PRINCIPAL CRÍTICA ESTÁ DIRECIONADA
A. À FALTA DE AÇÃO DOS HOMENS NOS ÚLTIMOS TEMPOS.
B. À INFLUÊNCIA NEGATIVA QUE OS MEIOS DE
COMUNICAÇÃO PROVOCAM.
C. AO VÍCIO PELOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS NO MUNDO
MODERNO.
D. AO DESPREPARO DAS GERAÇÕES ANTIGAS COM APARELHOS
MODERNOS.
E. À VELOCIDADE DAS MUDANÇAS NO MUNDO DIGITAL.
5. ENTRE OS EXEMPLOS DE GÊNEROS TEXTUAIS ABAIXO, O
ÚNICO QUE PODE SER DEFINIDO COMO UM CARTUM É
A.
B.
C.
D.
E.
6. AGORA É HORA DE VOCÊ CRIAR O
SEU PRÓPRIO CARTUM, MAS NÃO SE ESQUEÇA DE USAR AS CARACTERÍSTICAS DESSE GÊNERO:
*FALAR SOBRE ALGO LIGADO AO DIA
A DIA;
*USAR PERSONAGEM DESCONHECIDO,
COM TRAÇOS COMUNS;
*FAZER UMA CRÍTICA A UM PROBLEMA
DA SOCIEDADE;
*NÃO
TER LIGAÇÃO A NENHUM ACONTECIMENTO ATUAL.
O
TEMA DE SEU CARTUM É O ISOLAMENTO SOCIAL!
|
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
|
PERÍODO : 15 DIAS ( DE 11/05 ATÉ 22/05/2020)
|
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): BRUNA, EDLENE, MOISÉS, NELSON, RAQUEL E SANDRO
|
TEMA NORTEADOR : POESIA VISUAL / CARGA HORÁRIA: 5 h
|
LABORATÓRIO : DE LÍNGUA PORTUGUESA
|
ROTEIRO DE ESTUDO
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS- REAENP
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
|
1.TEMA NORTEADOR: POESIA VISUAL
|
A POESIA VISUAL É UMA FORMA DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA QUE SE CARACTERIZA QUASE SEMPRE PELA COMBINAÇÃO DE PALAVRA E IMAGEM. É UM GÊNERO ARTÍSTICO DE PEQUENO FORMATO QUE, EMPREGANDO ALGUNS POUCOS ELEMENTOS – COMO A DISPOSIÇÃO GRÁFICA DE PALAVRAS E/OU LETRAS, BEM COMO DE IMAGENS –, TEM A CAPACIDADE DE PRODUZIR GRANDE IMPACTO. A MENSAGEM DO POEMA É CAPTADA PELA VISUALIZAÇÃO DA FORMA, QUE MUITAS VEZES EXPLORA ASPECTOS LÚDICOS, SONOROS E VISUAIS.
|
ROTEIRO DE ESTUDO:
ATIVIDADE INICIAL |
O NOSSO PRIMEIRO OBJETIVO É FAZÊ-LO ENTENDER O QUE É UMA POESIA VISUAL, ATRAVÉS DOS CONCEITOS E EXEMPLOS DESTE TIPO DE TEXTO. AMPLIANDO A SUA VISÃO SOBRE OS TIPOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL, CONHECENDO ESTA FORMA DIFERENTE DE EXPRESSÃO. VOCÊ PODE BUSCAR OUTRAS INFORMAÇÕES NAS PESQUISAS PARA APROFUNDAR O SEU CONHECIMENTO.
|
EXEMPLO DE POESIA VISUAL
|
ROTEIRO DE ESTUDO:
ATIVIDADE PRINCIPAL |
FAÇA A ANÁLISE DO TEXTO “LIXO”, DE HEYTOR COSTA NECO, ATENTANDO ÀS SUAS CARACTERÍSTICAS. OBSERVE, ALÉM DO QUE ESTÁ ESCRITO, A FORMA DO TEXTO. VEJA SE VOCÊ JÁ HAVIA VISTO ALGO PARECIDO ANTES, SE A IDEIA É BOA, SE ESSE TIPO TEXTUAL PROVOCA UMA SENSAÇÃO DIFERENTE. TENTE COMPREENDER QUAL É A INTENÇÃO DO AUTOR COM SUA CRIAÇÃO.
|
ROTEIRO DE ESTUDO:
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
1.AGORA VOCÊ VERÁ UM VÍDEO COM UMA PRODUÇÃO DE UMA POESIA VISUAL, ATRAVÉS DO LINK ESPOSTO ABAIXO;
2. RESPONDERÁ A ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O TEMA;
3. VERÁ UM NOVO EXEMPLO DE POESIA VISUAL PRODUZIDA POR UM ALUNO, ASSIM COMO VOCÊ E FINALMENTE CRIARÁ UMA POESIA VISUAL, FAZENDO USO DO CONHECIMENTO QUE VOCÊ OBTEVE COM NOSSO ESTUDO.
MÃOS A OBRA! ATÉ A PRÓXIMA!!!
|
ATIVIDADES
|
1.MARQUE UM X NAS CARACTERÍSTICAS QUE PERTENCEM A POESIA VISUAL.
a.( ) É UM TIPO DE TEXTO FÁCIL DE ENTENDER.
b.( ) COMBINA A ESCRITA COM AS FORMAS .
c. ( ) EXIGE UMA ATENÇÃO MAIOR DO LEITOR.
d. ( ) TEM A INTENÇÃO DE BRINCAR COM AS PALAVRAS.
e. ( ) É EXCLUSIVAMENTE INFORMATIVO.
f.( ) NÃO MEXE COM A IMAGINAÇÃO DO LEITOR.
|
2. IDENTIFIQUE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE NÃO É UMA POESIA VISUAL E EXPLIQUE POR QUE.
A.
B.
C.
D.
E.
|
3. O DESENHO ABAIXO É UMA POESIA VISUAL PRODUZIDA POR UM ALUNO. ANALISE A PRODUÇÃO E DESCREVA QUAL É O SEU SIGNIFICADO.
|
OBSERVE COMO SE FAZ UMA POESIA VISUAL E TENTE ELABORAR A SUA . CAPRICHE NO DESENHO E NAS IDEIAS.
|
5. VOCÊ ACHA QUE AS POESIAS QUE NÓS ESTUDAMOS, SOBRE O LIXO E A ARMA, TRATAM DE TEMAS QUE FAZEM PARTE DE SUA REALIDADE? EXPLIQUE. |
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Contos da Literatura Brasileira
Laboratório: Aprendizagem de Língua Portuguesa
Carga horária: 5h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
CONTOS DA LITERATURA BRASILEIRA
Clarice
Lispector (1920-1977) foi uma escritora e jornalista brasileira, de origem
judia, foi reconhecida como uma das mais importantes escritoras do século XX.
Fez
parte do Terceiro Tempo Modernista, que com seu romance inovador e com sua
linguagem altamente poética, põe em cheque os modelos narrativos tradicionais.
"A Hora da Estrela" foi seu último romance, publicado em vida.Nasceu em Tchetchelnik, na Ucrânia, no dia 10 de dezembro
de 1920.
TEXTO: ISSO
É MUITA SABEDORIA
Quando fazemos tudo para que nos amem
e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso,
digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos
solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que
nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não,
espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil
esforçar-se demais, nada se consegue; outras vezes, nada damos e o amor se
rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma
caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a
quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando
tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só
caminho... o de mais nada fazer.
Veja o vídeo abaixo:
01. Analisando o texto
acima: Isso é muita sabedoria, a autora faz menção a alguns sentimentos,
portanto,relate em poucas palavras como tais sentimentos estão presentes no seu
dia a dia:
02. A autora define o amor como um sentimento natural, que
surge de forma espontânea, gratuita sem precisar ser imposto. E para você, qual
a definição do Amor?
03.Na sociedade em que
vivemos, muitas vezes deixamos de expressar nossos sentimentos, por falta de tempo , medo ou ignorância. Dê
exemplos de como podemos nos relacionar melhor com as pessoas?
04. Por que algumas pessoas
valorizam apenas aquelas que não lhe tratam bem, e as que lhe dão o devido
valor são desprezadas?
05. Use a sua criatividade para produzir uma história em quadrinhos
utilizando a linguagem verbal e não verbal , para retratar as boas ações e demonstrações
de carinho.
Wesly Cauan de Freitas Lins 8°c
ResponderExcluirArthur Gustavo da Silva anjos
Excluir8b
Dara Jammily Hipolito Viana (8ºD)
ExcluirApartir dessa quinta 23/04. Pois modou a dinâmica das aulas . Um vez por quizena. Os professores estão elaborando
ResponderExcluirAloizio paes de lima neto 8A
ExcluirAntonio Pedro M.T de Lima 8A
ExcluirGrazielle Victoria 8°A
ResponderExcluirGrazielly Victoria 8°A
ResponderExcluirGrazielly Victoria 8°A
ResponderExcluirGrazielly Victoria 8°A
ResponderExcluirIae jimim ksksksksk
ExcluirIae kkkkkk
ExcluirIae kkkkkk
ExcluirIae kkkkkk
ExcluirDara Jammily Hipolito Viana
Excluir(8ºD)
aloiziopaes de lima neto 8a
ExcluirEduardo José 8B
ResponderExcluirEnaura 8c
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir8d
ResponderExcluir8b
ResponderExcluirEmilly vitoria.8ano.B
ResponderExcluirBOM DIA! A partir de hoje, teremos encontros regulares que seguirão um horário, esse momento é para aproveitarmos para colocar dúvidas, se houve dificuldades em relação as questões propostas e trocarmos ideias. Espero que vocês aproveitem bem! Estarei aqui à disposição.
ResponderExcluirManda wtas
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBOM DIA, meninos e meninas, ainda estamos aqui para auxiliá-los em suas dúvidas, é fundamental que vocês organizem os cadernos conforme foi orientado, dividindo por laboratórios, respondam as atividades, colocando as datas de cada uma e acompanhando as orientações para não acumular essas atividades. A partir desta semana vocês terão o suporte de professores todos os dias da semana, é só procurar acompanhar e fazer uso deste recurso. Pode mandar as dúvidas que faremos questão de atendê-los. Na próxima semana, já serão postadas novas atividades, por isso, é legal não deixar nada pendente.
ResponderExcluirMonaliza Conceição Oliveira da Silva
ResponderExcluir8:A
Ana Luiza 8°B
ResponderExcluirJúlia Estheffany Pereira Silva dos Santos 8°a
ResponderExcluirAna Luiza 8°B
ResponderExcluirBom dia! Estamos aqui para tirar suas dúvidas, qualquer coisa deixe um comentário que te respondemos.
ResponderExcluirProfessora: Raquel Lima
Dara jammily Hipolito Viana (8°D)
ResponderExcluirMeninos, bom dia! Continuamos preocupados com a falta de retorno de vocês sobre as atividades! É fundamental que apontem, sinalizem o que está acontecendo. Se estão conseguindo, se têm dificuldade, sem essa noção tudo fica mais difícil. Estaremos, mais uma vez, com vocês à disposição para qualquer esclarecimento sobre as atividades.
ResponderExcluirWeclitonmiguelgomesdeoliveira 8°c
ResponderExcluirWeni 8d
ResponderExcluirWeclitonmiguelgomesdeoliveira 8°c
ResponderExcluirArivaldo Oliveira da silva filho 8A
ResponderExcluirEmilly vitoria.8ano.B
ResponderExcluirBom dia, as atividades da quinzena foram lançadas e novamente estaremos à disposição de vocês para tirar qualquer eventual dúvida. Desejamos que tudo esteja bem, dentro das limitações impostas, e que continuem se cuidando para que possamos em breve retomarmos as nossas atividades de forma presencial.
ResponderExcluirprofessora edlene eu o vinicius do oitavo A estou co duvida na questao a natureza das coisa accyolineto nao sei como responder
ResponderExcluirprofessora estou com duvidas na questao 6 qual e a grande liçao deixada pela letra damusicaa natureza das coisas voce concorda com o pensamento do eupoetico explique
professora edlene estou com duvida nas questoes chamdas apostos
ResponderExcluirprofessora edlene eu estou com duvidas nos cartum e o vinicius do oitavo A
ResponderExcluirThayna dos Santos MALTA 8c
ResponderExcluirWeslley Rosalvo 8°D
ResponderExcluirWeslley Rosalvo 8°D
ResponderExcluirprofessora edlene nao sei como responder os cartums e o vinicius do oitavo a
ResponderExcluirSabrina barreto teles da silva 8°c
ResponderExcluirjose whiteney rocha galdino junior 8a
ResponderExcluirLuiz Guilherme Marques Vieira da Silva 8a
ResponderExcluirOnde estão as atividades desta semana?
ResponderExcluirTodas as tarefas realizadas
ResponderExcluirRichard patrício 8°b
ResponderExcluir