1º ANO/LAB. LÚDICO

Roteiro de Estudo (1 ANO)
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.  
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Arte do Cinema
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h



1º ATIVIDADE INICIAL


2º ATIVIDADE PRINCIPAL

Faça uma pesquisa e encontre:
a) Qual o filme brasileiro mais premiado em festivais?
b) Qual o filme alagoano mais premiado em festivais?
c) Cite alguns livros brasileiros que vivaram filme.

Resposta pessoal:
d) Aponte 3 filmes que você assistiu durante a pandemia e indicaria para um amigo.
e) Como o cinema está lhe ajudando a minimizar os impactos psicológicos provocados neste momento de pandemia?

3. ATIVIDADE COMPLEMENTAR


Assisti ao filme: O menino que descobriu o vento (NETFLIX) e fazer um pequeno resumo do que entendeu.














Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia. 
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Covid-19
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h

Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


1) ATIVIDADE DE AQUECIMENTO:



Depois de assistir ao vídeo, responda: Qual a mensagem principal do vídeo?



2) ATIVIDADE PRINCIPAL: Encontre no caça palavras os nomes de alguns países  atingidos pela pandemia do Covid-19



3) ATIVIDADE COMPLEMENTAR: Imagine que você é um reporte e precisa fazer um panorama da real situação desses dois países (Itália e Espanha) para que o povo brasileiro possa estar bem informado. Crie um texto com o máximo de informações importantes que você considera pertinente todos saberem. 




Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia. 
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: A importância da solidariedade em tempos de pandemia na comunidade escolar
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h

Caro estudante,



Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.

1 Atividade de Aquecimento – Assista ao vídeo "Solidariedade" do projeto MandaVer realizado no bairro do Vergel.


Nome do vídeo no Youtube: Comunidade Vergel do Lago.



2 Atividade principal – Fazer um pequeno ato de solidariedade em casa, gravar essa ação e enviar o PEQUENO vídeo para ser postado no blog da escola. Encaminhar o vídeo para professora Joelma. Quando seu vídeo estiver pronto faça um comentário pedindo o número da professora que ela deixará no comentário.


3 Atividade Complementar : Responda.

A) Cite quais ações solidárias já aconteceram no seu bairro ou ainda acontecem?.


    B) Você já participou de um ato solidário em seu bairro? Se sim, fale um pouco como foi a ação e quais sentimentos foram despertados em você a partir dessa benfeitoria .

C) Em sua opinião, é importante a existência de iniciativas sociais nos bairros? Justifique sua resposta.


Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia. 
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Impactos psicológicos em tempo de pandemia
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h

Caro estudante,



Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


1 - atividade de aquecimento -  Ouça a música de  Raul seixas e buscando compreender sua letra.





Qual a mensagem da música? Qual a sua interpretação sobre o que ela diz?




2 - atividade principal: Crie uma parodia da música que você ouviu do Raul Seixas usando o tema da atividade geral “saúde mental”




3 - atividade complementar - Pense bem e responda:

 Neste isolamento social, pense sobre o que você vem sentindo e tente reconhecer as emoções que você está experimentando nessa época. Você observa diferença em seus sentimentos antes da pandemia e agora durante a pandemia?




Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia. 
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Arte e Ed. Física durante a pandemia 
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h

Caro estudante,


Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


1. ATIVIDADE INICIAL:

Leia a frase e reflita sobre ela. 

Não é curioso que das duas disciplinas curriculares menos valorizadas e com menos horas letivas – a Arte e a Educação Física – sejam agora a melhor forma de manter certo equilíbrio e melhor saúde física e mental nesses dias tão difíceis de quarentena.

2. ATIVIDADE PRINCIPAL: 

Desafio artístico da quarentena: Veja a reportagem através deste link para compreender a atividade. Depois escolha uma obra de arte, fale um pouco sobre ela e faça uma releitura da arte escolhida. Mãos a obra! Outras pessoas de casa também podem participar.





3 ATIVIDADE COMPLEMENTAR:



Na sua opinião:

A) Qual a importância da Arte e da Educação Física para as nossas vidas?

 B) Quais os benefícios que proporcionam?

C) Cite o que você está fazendo ou observando as pessoas fazerem que estejam relacionados à Arte e a Atividade Física durante a quarentena.


Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.  
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Festejos Juninos: cultura nordestina
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h

Caro estudante,


Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


1. ATIVIDADE INICIAL: clique no link e assista ao vídeo



2. ATIVIDADE PRINCIPAL:
Responda:
A) Você gosta da época junina? Sim, Não, Por que? 
B) Como a festa junina acontece no seu bairro? Cite o que há, quais as atrações? o que é típico dessa época?

c) Faça uma pesquisa de comparação das festas juninas em Alagoas entre as década de 1990 e os dias de hoje?


3 ATIVIDADE COMPLEMENTAR:


Não posso respirar, não posso mais nadar
A terra está morrendo, não dá mais pra plantar
E se plantar não nasce, se nascer não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar

Não posso respirar, não posso mais nadar
A terra está morrendo, não dá mais pra plantar
E se plantar não nasce, se nascer não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar

Cadê a flor que estava aqui?
Poluição comeu
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu
E o verde onde é que está?
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes sobreviveu

     a)    Analisar a música – entender

     b)    Pesquisar quem foi Chico Mendes

25 comentários:

  1. Ana Beatriz Cavalcante 1°E

    A parte do caça palavras é pra imprimir? Não entendi como é para ser feito!

    ResponderExcluir
  2. Maria Montenegro
    Boa tarde!
    É a professora Maria. Todas as sextas-feiras, das 15h às 17h,estarei tirando as dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  3. Maria Montenegro.
    Ana Beatriz,você pode imprimir o caça palavras.

    ResponderExcluir
  4. Professora Elane de Educação Física, estará todas as segundas no horário de 13:00 às 15:00 para auxiliar em alguma dúvida das atividades do Laboratório Lúdico.

    ResponderExcluir
  5. Alunos, bom dia!
    É a professora Maria de geografia. Vocês estão conseguindo fazer as atividades do Laboratório Lúdico desta semana?

    ResponderExcluir
  6. olá pessoal! que estão achando das atividades? Sou a professora Elane de Educação Física, estou aqui para ajudar em alguma dúvida.

    ResponderExcluir
  7. Alunos, bom dia!
    É a professora Maria de geografia. Conseguiram responder as atividades do Laboratório Lúdico? Qualquer dúvida é só perguntar.

    ResponderExcluir
  8. Ana Beatriz, na segunda questão, você irá gravar um vídeo praticando um ato de solidariedade em sua casa, como, por exemplo, ajudando a sua mãe nas tarefas de casa. Em seguida, você pedirá o número da professora Joelma aqui.

    ResponderExcluir
  9. É a professora Maria. Estarei aqui até as 17h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  10. É a professora Maria. Vocês conseguiram responder as atividades do Laboratório Lúdico?

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde!
    É a professora Maria. Estarei disponível até as 17h para tirar dúvidas sobre o Laboratório Lúdico.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia!
    È a professora Maria. Estarei disponível até as 11h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde!
    É a professora Maria. Estarei aqui até as 17h para tirar dúvidas sobre o Laboratório Lúdico.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!
    É a professora Maria. Vocês conseguiram responder as atividades do Laboratório Lúdico?

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde!
    É a professora Maria. Estarei disponível até as 17h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  16. Olá pessoal! Estou por aqui, qualquer dúvida é só perguntar. ( Elane / Educação Física )

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde!
    É a professora Maria. Estarei disponível até as 17h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia!
    É a professora Maria. Estarei disponível até as 11h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  19. Bom tarde1
    É a professora Maria. Qualquer dúvida sobre o Laboratório Lúdico é só perguntar.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde!
    É a professora Maria. Qualquer dúvida é só perguntar.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia!
    É a professora Maria. Vocês conseguiram responder as atividades do Laboratório Lúdico?

    ResponderExcluir
  22. Nathalia Maria Duarte santos de melo 1°C

    ResponderExcluir