Roteiro
de Estudo
REGIME
ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente
curricular: Língua Portuguesa
Tema
norteador: Variações
Linguísticas
Laboratório:
Língua Portuguesa
Carga
horária: 5h
Data:
De 06 a 20 de julho.
Caro
estudante,
Este
roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais,
durante este período
de atividades não presenciais. Procure cumprir
com responsabilidade e empenho as
atividades propostas, anote suas
dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos
programados.
Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
TEMA
NORTEADOR: Variações Linguísticas
Leia
os seguintes versos de uma canção de Luís Gonzaga e Zé Dantas.
VOZES
DA SECA
Seu
doutor, os nordestinos têm muita gratidão
Pelo auxílio dos
sulistas nesta seca do sertão
Mas doutor, uma esmola a um homem
que é são
Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão
É
por isso que pedimos proteção a vosmicê
Homem, por nós,
escolhido, para as rédias do poder
Pois doutor, dos vinte
estados, temos oito sem chover
Veja bem, mais da metade do
Brasil tá sem comer
Dê
serviço a nosso povo, encha os rios e barragens
Dê comida a
preço bom, não esqueça a açudagem
Livre assim, nós da
esmola, que no fim desta estiagem
Lhe pagamo inté os juros sem
gastar nossa coragem
Se
o doutor fizer assim, salva o povo do sertão
Quando um dia a
chuva vim, que riqueza pra nação
E nunca mais nós pensa em
seca, vai dá tudo neste chão
Como vê, nosso destino, mercer
tem na vossa mão
Questões:
1-
Percebemos que há dois interlocutores na canção. Identifique com
base nos
versos:
a)
quem fala;
b)
a quem o eu que fala na canção se dirige.
2-
Para se referir a seu interlocutor, o eu que fala na canção
utiliza, entre outros, os
seguintes
tratamentos:
a)
Levante hipóteses: A qual expressão de tratamento da norma-padrão
equivale a
palavra
seu? Em que casos, em geral, essa expressão é utilizada?
b)
As expressões vosmicê e mercê estão relacionadas com qual
expressão do
português
arcaico?
c)
Qual expressão de tratamento é utilizada hoje em dia no lugar de
vosmicê e
mercê?
3-
O eu que fala na canção não se expressa apenas em seu nome, mas em
nome
de
toda uma população vitimada pela seca. Indique os itens que,
conforme o texto,
se
referem corretamente a característica das pessoas que compõem essa
população.
(
) Trata-se de pessoas que não trabalham e esperam que as
autoridades
públicas
resolvam seus problemas por meio de subsídio financeiro.
(
) Trata-se de pessoas que, embora miseráveis, mantêm seu orgulho
pessoal e
querem
retribuir por meio do trabalho os benefícios que lhes sejam
concedidos
pelos
governantes.
(
)Trata-se de pessoas trabalhadoras, que, em razão das condições
adversas em
que
se encontram, não conseguem prosperar apenas por meio da disposição
que
têm
para o trabalho.
(
)Trata-se de pessoas que vivem na miséria e não têm disposição
para trabalhar
e,
assim, beneficiar a si mesmo e ao país.
4-
Sabendo que a canção foi criada em 1953, analise as afirmações
abaixo, a fim
de
verificar se são verdadeiras ou falsas e por quê.
(
) O fato de muitas palavras da canção terem uma grafia não mais
utilizada hoje
em
dia, isto é, correspondente ao português antigo, indica que ela foi
escrita há
muito
tempo.
(
) Ainda que tenha sido escrita há mais de sessenta anos, a letra
da canção trata
de
um tema extremamente atual.
(
) A letra da canção está escrita em uma variedade não padrão
do português
antigo,
indica que ela foi escrita há muito tempo.
5-
Observe estas ocorrências: os nordestinos, os rio, os juru.
a)
Elas exemplificam uma regra própria da fala de algumas variedades do
português
brasileiro. Qual é essa regra?
b)
Levante hipóteses: Em juru, o que explica a troca do o pelo u na
segunda sílaba
da
palavra?
6-
Releia as orações:
“os
nordestinos têm muita gratidão”
“pidimo
proteção a vosmicê”
“nunca
mais nóis pensa em casa”
a)
Reescreva as orações segundo as regras da norma-padrão escrita.
b)
Você percebe essas falas que não são da norma-padrão escrita nas
pessoas?
Dê
exemplos.
Bons Estudos!!!
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Música e Literatura no contexto junino.
Laboratório: Língua Portuguesa
Carga horária: 4h
Data: De 22 de junho a 06 de agosto de 2020.
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
Lamartine de Azeredo Babo (Rio de Janeiro, 10 de janeiro de 1904 — Rio de Janeiro, 16 de junho de 1963) foi um compositor popular brasileiro. Era um dos doze filhos de Leopoldo Azeredo Babo e Bernarda Preciosa Gonçalves, sendo um dos três que chegaram à idade adulta.
Chegou a Hora da Fogueira — Lamartine Babo
Chegou a Hora da Fogueira foi composta por Lamartine Babo e é um sucesso que conta com várias regravações.
Chegou a Hora da Fogueira
Chegou
a hora da fogueira!
É noite de São João...
O céu fica
todo iluminado
Fica o céu todo estrelado
Pintadinho de
balão...
Pensando na cabocla a noite inteira
Também fica
uma fogueira
Dentro do meu coração...
Quando
eu era pequenino
De pé no chão
Eu cortava papel fino
Pra
fazer balão...
E o balão ia subindo
Para o azul da
imensidão...
Hoje
em dia o meu destino
Não vive em paz
O balão de papel
fino
Já não sobe mais...
O balão da ilusão...
Levou
pedra e foi ao chão...
Questões:
1-
a) De que trata a música?
b) Esta música pode ser considerada um poema? Justifique.
2- O autor usou vários adjetivos no texto: Dê exemplos.
3- Quais os sentimentos demonstrados pelo autor na
música? Cite-os.
4- Queridos alunos como foram suas festas juninas este ano? Descreva-as.
Bons estudos!!!
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
|
PERÍODO : 15 DIAS ( DE 08/06 ATÉ 19/06/2020)
|
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): EDLENE, MOISÉS, NELSON, RAQUEL E
SANDRO
|
TURMA: 9 º ANO
|
TEMA NORTEADOR : GÊNEROS TEXTUAIS ( CARTUM) / CARGA HORÁRIA: 5 h
|
ROTEIRO DE
ESTUDO
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO
PRESENCIAIS- REAENP
CARO ESTUDANTE,
ESTE ROTEIRO TEM COMO OBJETIVO ORIENTAR OS SEUS
ESTUDOS INDIVIDUAIS, DURANTE ESTE PERÍODO DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS.
PROCURE CUMPRIR COM RESPONSABILIDADE E EMPENHO AS ATIVIDADES PROPOSTAS, ANOTE
SUAS DÚVIDAS PARA TIRÁ-LAS COM O PROFESSOR, NOS MOMENTOS PROGRAMADOS. FAÇA
TODAS AS ANOTAÇÕES NO SEU CADERNO ( DIÁRIO DE BORDO).
|
ATIVIDADE
INICIAL
É FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DE NOSSO ESTUDO, QUE VOCÊ ENTENDA O QUE É
UM GÊNERO TEXTUAL E, EM PARTICULAR, O QUE É UM CARTUM. QUAIS SÃO AS SUAS
CARACTERÍSTICAS, PARTICULARIDADES, E FUNÇÃO. PARA ISSO, VOCÊ FARÁ A LEITURA DOS
CONCEITOS E ANALISARÁ O EXEMPLO DO GÊNERO NESSA PRIMEIRA ETAPA.
GÊNERO TEXTUAL :CARTUM
O cartum relata um fato universal que não depende de uma época ou cultura,
sendo assim atemporal. Temas universais como o
náufrago, o amante, o palhaço, a guerra, o
bem x mal, são frequentemente explorados em cartuns. É comum vermos a
ausência de textos em cartuns. São os
chamados cartuns mudos, onde a ideia é representada somente pela expressão dos personagens
no desenho sem que seja necessário o emprego de texto como suporte.
https://www.google.com/search?q=o%20que%20%C3%A9%20um%20cartum%3F&tbm=isch&tbs=rimg%3ACQjO6ul9MhrRImD2f_1tykqFC >acesso em 06 de junho de 2020.
EXEMPLO
DE CARTUM
NESTE CARTUM, O AUTOR
CAULOS, CARTUNISTA MINEIRO COM RECONHECIMENTO INTERNACIONAL, PÕE A DISTRAÇÃO
COMO CARACTERÍSTICA DO HOMEM MODERNO, QUE VIVE COM PRESSA, PARA FAZER UMA
CRÍTICA À ESSA ANSIEDADE. PARA TANTO, USA UMA FIGURA SEM TRAÇOS DEFINIDOS E UM TEMA DO DIA A DIA.
NA CENA, O HOMEM CORRE DA CHUVA, CARREGANDO UM GUARDA-CHUVA, O QUE DEMONSTRA A
GRANDE DISTRAÇÃO DO PERSONAGEM.
https://ofolhademinas.com.br/materia/32368/coluna/so-doi-quando-eu-respiro > acesso em 23 de maio de 2020.
ATIVIDADE PRINCIPAL
FAÇA A ANÁLISE DE OUTRO CARTUM DE CAULOS, SOBRE A
INFLUÊNCIA DA MÍDIA EM NOSSAS VIDAS . FIQUE ATENTO PARA OS DETALHES DO DESENHO,
POIS A LINGUAGEM NÃO-VERBAL, OU SEJA, O DESENHO, É RESPONSÁVEL POR TODA A
COMUNICAÇÃO. TENTE COMPREENDER QUAL É A INTENÇÃO DO AUTOR COM SUA CRIAÇÃO, O
QUE ELE ESTÁ CRITICANDO?
ASSISTA TAMBÉM O VÍDEO QUE ESTABELECE A DIFERENÇA ENTRE
CARTUM, CHARGE E TIRINHA, PARA QUE VOCÊ ENTENDA MELHOR AS CARACTERÍSTICAS DO
CARTUM.
|
VÍDEO
SOBRE A DIFERENÇA ENTRE CARTUM, CHARGE E TIRINHA
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/763023 >
acesso em 23 de maio de 2020.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
PROPOSTAS SOBRE O CARTUM. RESPONDA ÀS QUESTÕES COM
ATENÇÃO, COPIANDO NO CADERNO AS RESPOSTAS, NO CASO DAS QUESTÕES 1,2,4 E 5,
BASTA COPIAR A ALTERNATIVA CORRETA E FAZER UMA OBSERVAÇÃO QUE JUSTIFIQUE A
SUA RESPOSTA, NA QUESTÃO 3, DEVE-SE COLOCAR F OU V PARA FALSO OU VERDADEIRO
PARA AS INFORMAÇÕES SOBRE O CARTUM, E, FINALMENTE, NA QUESTÃO 6, VOCÊ CRIARÁ
UM CARTUM, SEGUINDO O TEMA PROPOSTO.
AGORA VOCÊ IRÁ APLICAR O CONHECIMENTO SOBRE O TEMA ESTUDADO,
PROCURANDO APLICÁ-LO NA RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES ABAIXO.
|
QUESTÕES
1. O TEXTO DISTRAÍDO, DO AUTOR CAULOS, ANALISADO ACIMA, DEVE SER
CONSIDERADO UM CARTUM POR
A. TRATAR DE UM ASSUNTO LIGADO À POLÍTICA.
B. NÃO TER USADO A LINGUAGEM VERBAL.
C. SER CRÍTICO E TRATAR DE UM ASSUNTO COTIDIANO.
D. FALAR SOBRE A CHUVA NAS GRANDES CIDADES.
E. USAR APENAS A LINGUAGEM NÃO-VERBAL.
2. CONSIDERANDO A FUNÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS, O SEU PRINCIPAL
OBJETIVO É
A. PRODUZIR HUMOR.
B. EMOCIONAR AS PESSOAS.
C. ESTABELECER A COMUNICAÇÃO.
D. LEVAR INFORMAÇÕES .
E. TRANSMITIR DIVERSÃO.
3. USE (F) PARA FALSO E (V) PARA VERDADEIRO NAS AFIRMAÇÕES ABAIXO
SOBRE O CARTUM
( ) ESTÁ LIGADO A UM
CONTEXTO HISTÓRICO.
( ) TEM O OBJETIVO DE FAZER
UMA CRÍTICA.
( ) É UM TEXTO NARRATIVO,
COM COMEÇO, MEIO E FIM.
( ) USA UM ACONTECIMENTO DO
DIA A DIA.
( ) OS SEUS PERSONAGENS NÃO
SÃO CONHECIDOS.
( ) NORMALMENTE USA A
LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL.
4. SOBRE O CARTUM DE CAULOS ABAIXO, A PRINCIPAL CRÍTICA ESTÁ DIRECIONADA
A. À SOLIDÃO PRESENTE NA SOCIEDADE NOS DIAS ATUAIS .
B. À INFLUÊNCIA NEGATIVA QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PROVOCAM.
C. À FALTA DE AÇÃO ENTRE AS PESSOAS ATUALMENTE.
D. AO DESRESPEITO COM AS GERAÇÕES MAIS VELHAS.
5. ENTRE OS EXEMPLOS DE GÊNEROS TEXTUAIS ABAIXO, O ÚNICO QUE PODE
SER DEFINIDO COMO UM CARTUM É
6. AGORA É HORA DE
VOCÊ CRIAR O SEU PRÓPRIO CARTUM, MAS NÃO SE ESQUEÇA DE USAR AS CARACTERÍSTICAS
DESSE GÊNERO:
*FALAR SOBRE ALGO
LIGADO AO DIA A DIA;
*USAR PERSONAGEM
DESCONHECIDO, COM TRAÇOS COMUNS;
*FAZER UMA CRÍTICA A
UM PROBLEMA DA SOCIEDADE;
*NÃO TER LIGAÇÃO A
NENHUM ACONTECIMENTO ATUAL.
|
Roteiro de Estudo
REGIME
ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente
curricular: Língua Portuguesa
Tema
norteador: Gêneros Textuais
Laboratório:
Língua Portuguesa
Carga
horária: 4h
Data:
De 25 de Maio á 08 de Junho.
Caro
estudante,
Este
roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais,
durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir
com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas
dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados.
Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. TEMA
NORTEADOR: GÊNEROS TEXTUAIS.
1-
a) O menino,
repetindo uma ação comum entre crianças, captura bichinhos para
observá-los.
No entanto, esses
são bichinhos peculiares. Por quê? De que forma o humor do texto se
vincula a
essa peculiaridade?
b) Releia o período
que está no primeiro balão de fala do segundo quadrinho. Ele é
composto por
duas orações.
Quais são elas?
c) A segunda oração
esta na forma reduzida ou desenvolvida? Explique.
d) Como seria o
período se essa oração fosse escrita na outra forma?
2-
a) A versão mais
informal é a da tira ou a da resposta ao item d da
primeira questão?
b)
Qual é a relação entre o grau de formalidade da oração
subordinada e o fato de ela fazer parte de
uma
tira de humor?
c)
No caso do período analisado, a versão mais informal corresponde a
forma reduzida ou à desenvolvida?
3-
Leia os períodos a seguir.
Forma
desenvolvida
|
Forma
reduzida
|
Depois que a reunião terminou, fomos tomar café. | Terminada a reunião, fomos tomar café. |
Assim que o jogador caiu, o juiz apitou a falta. | Caído o jogador, o juiz apitou a falta. |
A
formalidade se mantém na mesma forma que você apontou na questão
anterior?
4-
Leia os períodos abaixo.
A professora resolveu que marcaria outra data A professora resolveu marca outra data. |
Encontrei duas crianças que choravam. Encontrei duas crianças chorando. |
a)
Nesses exemplos, também é possível observar diferença em relação
ao grau de formalidade?
b)
Há alguma outra diferença que se possa apontar entre eles?
Anote:
A escolha entre a forma desenvolvida
e a forma reduzida da
oração subordinada pode representar a opção entre mais
formalidade e mais informalidade ou entre um estilo mais prolixo e
um
estilo mais econômico
de escrita.
Bons estudos!!!
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
11/05/2020 A 25/05/2020
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Poesia Visual
Laboratório: Aprendizagem de Língua Portuguesa
Carga horária: 5h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
POESIA VISUAL
Os
poetas expressam seus sentimentos e ideias sobre o mundo usando
figuras de linguagem,
com
as quais constroem imagens poéticas. Você vai conhecer outro tipo
de poesia que nasceu da necessidade de organizar as palavras de modo
que a distribuição delas na folha produzisse a imagem sobre aquilo
a que o poema se referia: O elemento visual. É a chamada “Poesia
Visual”. Seu autor, Aníbal Machado, formado em Direito, foi
escritor, professor e adaptou peças teatrais para o grupo O Tablado.
Ele e famoso por ter incorporado, de forma original, em sua obra,
algumas características do movimento surrealista francês como
referencias a elementos do inconsciente, sonhos, atos falhos e
retorno à infância. Antes de ler o poema abaixo, olhe-o atentamente
na folha e diga: O que ele parece para você?
Questões:
1-
Um poema geralmente é escrito em versos e, por vezes, em estrofes.
Reescreva o texto “Desastre no Poema” em versos.
2-
Desastre é um acontecimento catastrófico, um acidente. Também pode
representar um resultado final
ruin, um fracassso. Você considera que o título “ Desastre no
poema” é adequado? Justifique
sua resposta.
Anote:
Os poemas visuais combinam o significado das palavras com a
expressividade da imagem. As
letras formam um desenho no papel e ampliam os sentidos das palavras.
3-
Releia a segunda estrofe do poema.
Leia
agora a definição de descarrilhar citada no dicionário
Aurélio.
Descarrilhar
(descarrilar)/ 1. Fazer sair, ou desviar, dos trilhos […]. 2.
Saltar fora dos trilhos sobre os quais ia rodando […]. 3. Sair da
linha reta ou do bom caminho; desviar-se da lógica ou do bom senso
[…]. 4. Comportar-se mal; desregrar-se […].
a)
Qual(is) desses sentidos melhor explica(m) o uso dessa palavra no
poema? Po quê?
b)
Observe como a palavra descarrilhada é mostrada no poema. Ela
esta sendo empregada em sentido metafórico ou literal? Explique.
Anote:
Uma característica da linguagem poética é
apresentar palavras, expressões e construções que, no contesto em
que são empregadas, podem ser entendidas de mais de uma maneira.
Esse recurso
e conhecido como linguagem figurada
ou metafórica.
4-
Leia em voz alta: “Destroços de uma estrofe catastrófica”.
a)
Qual som se repeti nesse trecho?
b)
Explique o efeito que essa repetição produz no poema.
Anote:
A repetição proposital de sons consonantais idênticos, no inicio,
no meio, ou no final das palavras chama-se aliteração,
recurso que serve para criar efeito sonoro ligado ou conteúdo ou
intensificar o ritmo de um poema.
c)
Escolha um tema, pense, reflita e escrava um poema visual.
Bons
estudos!!!
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Contos da Literatura Brasileira
Laboratório: Aprendizagem de Língua Portuguesa
Carga horária: 5h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
Clarice
Lispector (1920-1977) nasceu na Ucrânia e veio para o Brasil com
dois meses de idade.Escreveu
contos e romances e é considerada um dos mais importantes nomes da
literatura brasileira do século xx.
Restos
de Carnaval
Não,
não deste último carnaval. Mas não sei por que este me transportou
para a minha infância e para as quartas-feiras de cinzas nas ruas
mortas onde esvoaçavam despojos de serpentina e confete.[…]
No
entanto, na realidade, eu dele pouco participava. Nunca tinha ido a
um baile infantil, nunca me haviam fantasiado. Em compensação
deixavam-me ficar até umas 11 horas da noite à porta do pé de
escada do sobrado onde morávamos, olhando ávida os outros se
divertirem. Duas coisas preciosas eu ganhava então e economizava-as
com avareza para durarem os três dias: um lança-perfume e um saco
de confete. […]
Não
me fantasiavam: no meio das preocupações com minha mãe doente,
ninguém em casa tinha cabeça para carnaval de criança. Mas eu
pedia a uma de minhas irmãs para enrolar aqueles meus cabelos lisos
que me causavam tanto desgosto e tinha então a vaidade de possuir
cabelos frisados pelo menos durante três dias por ano. Nesses três
dias, ainda, minha irmã acedia ao meu sonho intenso de ser uma moça
– eu mal podia esperar pela saída de uma infância vulnerável –
e pintava minha boca de batom bem forte, passando também ruge nas
minhas faces. Então eu me sentia bonita e feminina, eu escapava da
meninice. […]
Mas
houve um carnaval diferente dos outros. […]
É
que a mãe de uma amiga minha resolvera fantasiar a filha e o nome da
fantasia era no figurino Rosa. Para isso comprara folhas e folhas de
papel crepom cor-de-rosa, com as quais, suponho, pretendia imitar as
pétalas de uma flor.[…]
Foi
quando aconteceu, por simples acaso, o inesperado: sobrou papel
crepom, e muito. E a mãe de minha amiga. […] resolveu fazer para
mim também uma fantasia de rosa com o que restara de material.[…]
Mas
por que exatamente aquele carnaval, o único de fantasia, teve que
ser tão melancólico?[…]
minha mãe de súbito piorou muito de saúde, um alvoroço repentino
se criou em casa e mandaram-me comprar depressa um remédio na
farmácia. Fui correndo vestida de rosa. […]
A
alegria dos outros me espantava. Quando horas depois a atmosfera em
casa acalmou-se, minha irmã me penteou e pintou-me. Mas alguma coisa
tinha morrido em mim. […]
Desci
até a rua e ali de pé eu não era uma flor, era um palhaço
pensativo de lábios encarnados. […]
Só
horas depois é que veio a salvação. E se depressa agarrei-me a ela
é porque tanto precisava me salvar. Um menino de uns 12 anos, o que
para mim significava um rapaz, esse menino muito bonito parou diante
de mim e, numa mistura de carinho, grossura, brincadeira e
sensualidade, cobriu meus cabelos já lisos, de confete: por um
instante ficamos nos defrontando, sorrindo, sem falar. E eu então,
mulherzinha de 8 anos, considerei pelo resto da noite que enfim
alguém me havia reconhecido: eu era, sim, uma rosa.
Questões
1.
O que faz a narradora se lembrar dos carnavais de seu tempo de
menina?
2.
De que forma a narradora participava do carnaval durante a infância?
3.
Quando criança, a narradora conseguia realizar um “sonho intenso”
durante os três dias
que
durava o carnaval.
a)
Que sonho era esse?
b)
Como ele o realizava?
c)
E você, já teve um sonho realizado ou deseja realizar algum?
Escreva um pouco sobre isso.
4.
Releia esta passagem do conto “Restos de Carnaval”.
A
alegria dos outros me espantava.
Quando
horas depois a atmosfera em casa acalmou-se, minha irmã me penteou e
pintou-me. Mas alguma coisa tinha morrido em mim […] Desci até a
rua e ali de pé eu não era uma flor, era um palhaço pensativo de
lábios encarnados. […]
a)
Quantos períodos há no primeiro parágrafo? E no segundo?
b)
Nesses parágrafos, os períodos são simples ou compostos?
Justifique.
Bons
estudos!
☺️♥️
ResponderExcluirProfessor ? As respostas tem que ser publicada aqui né?
ResponderExcluirUtilize o seu caderno. Faça um diário pra você. Veja os vídeos na página principal que explica isso. Quando a quinzena de estudos terminar, solicite do professor respostas ou gabarito para você conferir. O principal é você tentar realizar essas atividades. Não fique parado!
ResponderExcluirEstou com uma dúvida,e para escrever essa poesia visual?
Excluirentão quando as aulas voltarem os professores vão ver as respostas
ResponderExcluirSim, você poderá mostrar como organizou seus estudos(diário de bordo) e apresentará o seu caderno com as respostas das atividades. Além disso, você poderá solicitar auxílio do professor aqui nos comentários.
ResponderExcluir1-R:foi um dia em que a mãe dela ficou muito mal e ela ficou bem triste mas depois ficou muito feliz eu acho
ResponderExcluir2-R:se pintava,se fantasiava e brincava muito
3-
a)o sonho dessa é que ela queria ser moça
b)No primeiro parágrafo 1 período, no segundo 4 períodos.
b)e pintava minha boca de batom bem forte, passando também ruge nas minhas faces. Então eu me sentia bonita e feminina, eu escapava da meninice.
c)sim,eu queria ajudar todos os animais de rua mas não tenho condições de tal atitude
4-
a)No primeiro parágrafo 1 período, no segundo 4 períodos.
b)No segundo parágrafo o período é composto, pois possui 4 verbos.
BOM DIA, meninos e meninas, ainda estamos aqui para auxiliá-los em suas dúvidas, é fundamental que vocês organizem os cadernos conforme foi orientado, dividindo por laboratórios, respondam as atividades, colocando as datas de cada uma e acompanhando as orientações para não acumular essas atividades. A partir desta semana vocês terão o suporte de professores todos os dias da semana, é só procurar acompanhar e fazer uso deste recurso. Pode mandar as dúvidas que faremos questão de atendê-los. Na próxima semana, já serão postadas novas atividades, por isso, é legal não deixar nada pendente.
ResponderExcluirBoa tarde, professora Edilene! Estou disponível para ajuda-los.
ResponderExcluirAlunos, boa tarde! Professora Edilene aqui disponível para tira suas dúvidas!
ResponderExcluirBoa tarde, e que não fizer as atividades irá reprovar?,nóis alunos não temos culpas do que está acontecendo, por que vocês iram querer reprovar nóis?
ResponderExcluirBom dia! Vocês devem fazer as atividades e registrar nos cadernos. Não se preocupem com reprovação.
ExcluirBom dia! Estamos aqui para tirar suas dúvidas, qualquer coisa deixe um comentário que te respondemos.
ResponderExcluirProfessora: Raquel Lima
Meninos, bom dia! Continuamos preocupados com a falta de retorno de vocês sobre as atividades! É fundamental que apontem, sinalizem o que está acontecendo. Se estão conseguindo, se têm dificuldade, sem essa noção tudo fica mais difícil. Estaremos, mais uma vez, com vocês à disposição para qualquer esclarecimento sobre as atividades.
ResponderExcluirAlunos, boa tarde! Professora Edilene aqui disponível para tira dúvidas sobre a atividade.
ResponderExcluirNão entendi a última parte do desastre no poema
ExcluirEscombros do nada. Essa é a última estrofre. Qualquer outra dúvida pode perguntar. Professora Edilene.
ExcluirQueridos alunos boa tarde! Professora Edilene aqui disponível para tira suas dúvidas.
ResponderExcluirAlunos, boa tarde ! Alguma dúvida sobre os exercícios? Estamos disponível. Professora Edilene.
ResponderExcluirProfessora, sobre a primeira atividade do texto de Clarisse Lispector, não entendi a primeira e a quarta questão. Na quarta, o que a pergunta quis dizer com períodos?
ExcluirAlunos, boa tarde! Professora Edilene disponível para perguntas.
ResponderExcluirBoa tarde alunos! Alguma dúvidas sobre os exercícios? Att professora Edilene.
ResponderExcluirBom dia, as atividades da quinzena foram lançadas e novamente estaremos à disposição de vocês para tirar qualquer eventual dúvida. Desejamos que tudo esteja bem, dentro das limitações impostas, e que continuem se cuidando para que possamos em breve retomarmos as nossas atividades de forma presencial.
ResponderExcluirAlunos, boa tarde! Alguma dúvidas sobre as atividade? att. Professora Edilene.
ResponderExcluirIvan da Silva vasconcelos
ResponderExcluirBoa tarde alunos! Cadê as dúvidas sobre as atividades? Professora Edilene.
ResponderExcluirSobre a questão 6 e para fazer um quadrinho com os 3 temas?
ResponderExcluir