9º ANO/LAB. LÍNGUA PORTUGUESA




Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP



Componente curricular: Língua Portuguesa

Tema norteador: Variações Linguísticas

Laboratório: Língua Portuguesa

Carga horária: 5h

Data: De 06 a 20 de julho.


Caro estudante,


Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período 

de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as 

atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos 

programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.

TEMA NORTEADOR: Variações Linguísticas



Leia os seguintes versos de uma canção de Luís Gonzaga e Zé Dantas.



VOZES DA SECA

Seu doutor, os nordestinos têm muita gratidão

Pelo auxílio dos sulistas nesta seca do sertão

Mas doutor, uma esmola a um homem que é são

Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão

É por isso que pedimos proteção a vosmicê

Homem, por nós, escolhido, para as rédias do poder

Pois doutor, dos vinte estados, temos oito sem chover

Veja bem, mais da metade do Brasil tá sem comer

Dê serviço a nosso povo, encha os rios e barragens

Dê comida a preço bom, não esqueça a açudagem

Livre assim, nós da esmola, que no fim desta estiagem

Lhe pagamo inté os juros sem gastar nossa coragem

Se o doutor fizer assim, salva o povo do sertão

Quando um dia a chuva vim, que riqueza pra nação

E nunca mais nós pensa em seca, vai dá tudo neste chão

Como vê, nosso destino, mercer tem na vossa mão







Questões:

1- Percebemos que há dois interlocutores na canção. Identifique com base nos

versos:

a) quem fala;

b) a quem o eu que fala na canção se dirige.


2- Para se referir a seu interlocutor, o eu que fala na canção utiliza, entre outros, os

seguintes tratamentos:


a) Levante hipóteses: A qual expressão de tratamento da norma-padrão equivale a

palavra seu? Em que casos, em geral, essa expressão é utilizada?


b) As expressões vosmicê e mercê estão relacionadas com qual expressão do

português arcaico?


c) Qual expressão de tratamento é utilizada hoje em dia no lugar de vosmicê e

mercê?



3- O eu que fala na canção não se expressa apenas em seu nome, mas em nome

de toda uma população vitimada pela seca. Indique os itens que, conforme o texto,

se referem corretamente a característica das pessoas que compõem essa

população.


( ) Trata-se de pessoas que não trabalham e esperam que as autoridades

públicas resolvam seus problemas por meio de subsídio financeiro.


( ) Trata-se de pessoas que, embora miseráveis, mantêm seu orgulho pessoal e

querem retribuir por meio do trabalho os benefícios que lhes sejam concedidos

pelos governantes.


( )Trata-se de pessoas trabalhadoras, que, em razão das condições adversas em

que se encontram, não conseguem prosperar apenas por meio da disposição que

têm para o trabalho.



( )Trata-se de pessoas que vivem na miséria e não têm disposição para trabalhar

e, assim, beneficiar a si mesmo e ao país.




4- Sabendo que a canção foi criada em 1953, analise as afirmações abaixo, a fim

de verificar se são verdadeiras ou falsas e por quê.


( ) O fato de muitas palavras da canção terem uma grafia não mais utilizada hoje

em dia, isto é, correspondente ao português antigo, indica que ela foi escrita há

muito tempo.


( ) Ainda que tenha sido escrita há mais de sessenta anos, a letra da canção trata

de um tema extremamente atual.


( ) A letra da canção está escrita em uma variedade não padrão do português

antigo, indica que ela foi escrita há muito tempo.



5- Observe estas ocorrências: os nordestinos, os rio, os juru.


a) Elas exemplificam uma regra própria da fala de algumas variedades do

português brasileiro. Qual é essa regra?


b) Levante hipóteses: Em juru, o que explica a troca do o pelo u na segunda sílaba

da palavra?


6- Releia as orações:

os nordestinos têm muita gratidão”

pidimo proteção a vosmicê”

nunca mais nóis pensa em casa”




a) Reescreva as orações segundo as regras da norma-padrão escrita.


b) Você percebe essas falas que não são da norma-padrão escrita nas pessoas?

Dê exemplos.


Bons Estudos!!!









Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP



Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Música e Literatura no contexto junino.
Laboratório: Língua Portuguesa
Carga horária: 4h
Data: De 22 de junho a 06 de agosto de 2020.



Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.




Lamartine de Azeredo Babo (Rio de Janeiro10 de janeiro de 1904 — Rio de Janeiro, 16 de junho de 1963) foi um compositor popular brasileiro. Era um dos doze filhos de Leopoldo Azeredo Babo e Bernarda Preciosa Gonçalves, sendo um dos três que chegaram à idade adulta.


Chegou a Hora da Fogueira — Lamartine Babo


Chegou a Hora da Fogueira foi composta por Lamartine Babo e é um sucesso que conta com várias regravações. 





Chegou a Hora da Fogueira



Chegou a hora da fogueira!


É noite de São João...

O céu fica todo iluminado

Fica o céu todo estrelado

Pintadinho de balão...

Pensando na cabocla a noite inteira

Também fica uma fogueira

Dentro do meu coração...



Quando eu era pequenino


De pé no chão

Eu cortava papel fino

Pra fazer balão...

E o balão ia subindo

Para o azul da imensidão...

Hoje em dia o meu destino


Não vive em paz

O balão de papel fino

Já não sobe mais...

O balão da ilusão...

Levou pedra e foi ao chão...






Questões:


1-
a) De que trata a música?

b) Esta música pode ser considerada um poema? Justifique.


2- O autor usou vários adjetivos no texto: Dê exemplos.


3- Quais os sentimentos demonstrados pelo autor na 

música? Cite-os.



4- Queridos alunos como foram suas festas juninas este ano? Descreva-as.



Bons estudos!!!











COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
PERÍODO : 15 DIAS ( DE 08/06 ATÉ 19/06/2020)
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): EDLENE, MOISÉS, NELSON, RAQUEL E SANDRO
TURMA: 9 º ANO
TEMA NORTEADOR : GÊNEROS TEXTUAIS ( CARTUM)  / CARGA HORÁRIA: 5 h
LABORATÓRIO : DE LÍNGUA PORTUGUESA


ROTEIRO DE ESTUDO
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS- REAENP

CARO ESTUDANTE,

ESTE ROTEIRO TEM COMO OBJETIVO ORIENTAR OS SEUS ESTUDOS INDIVIDUAIS, DURANTE ESTE PERÍODO DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS. PROCURE CUMPRIR COM RESPONSABILIDADE E EMPENHO AS ATIVIDADES PROPOSTAS, ANOTE SUAS DÚVIDAS PARA TIRÁ-LAS COM O PROFESSOR, NOS MOMENTOS PROGRAMADOS. FAÇA TODAS AS ANOTAÇÕES NO SEU CADERNO ( DIÁRIO DE BORDO).


ATIVIDADE INICIAL
É FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DE NOSSO ESTUDO, QUE VOCÊ ENTENDA O QUE É UM GÊNERO TEXTUAL E, EM PARTICULAR, O QUE É UM CARTUM. QUAIS SÃO AS SUAS CARACTERÍSTICAS, PARTICULARIDADES, E FUNÇÃO. PARA ISSO, VOCÊ FARÁ A LEITURA DOS CONCEITOS E ANALISARÁ O EXEMPLO DO GÊNERO NESSA PRIMEIRA ETAPA.


GÊNERO TEXTUAL :CARTUM

O cartum relata um fato universal que não depende de uma época ou cultura, sendo assim atemporal. Temas universais como o náufrago, o amante, o palhaço, a guerra, o bem x mal, são frequentemente explorados em cartuns. É comum vermos a ausência de textos em cartuns. São os chamados cartuns mudos, onde a ideia é representada somente pela expressão dos personagens no desenho sem que seja necessário o emprego de texto como suporte.





https://www.google.com/search?q=o%20que%20%C3%A9%20um%20cartum%3F&tbm=isch&tbs=rimg%3ACQjO6ul9MhrRImD2f_1tykqFC >acesso em 06 de junho de 2020.



EXEMPLO DE CARTUM

NESTE CARTUM, O AUTOR CAULOS, CARTUNISTA MINEIRO COM RECONHECIMENTO INTERNACIONAL, PÕE A DISTRAÇÃO COMO CARACTERÍSTICA DO HOMEM MODERNO, QUE VIVE COM PRESSA, PARA FAZER UMA CRÍTICA À ESSA ANSIEDADE. PARA TANTO, USA UMA FIGURA   SEM TRAÇOS DEFINIDOS E UM TEMA DO DIA A DIA. NA CENA, O HOMEM CORRE DA CHUVA, CARREGANDO UM GUARDA-CHUVA, O QUE DEMONSTRA A GRANDE DISTRAÇÃO DO PERSONAGEM.Luis Carlos Coutinho Caulos

https://ofolhademinas.com.br/materia/32368/coluna/so-doi-quando-eu-respiro > acesso em 23 de maio de 2020.



ATIVIDADE PRINCIPAL

FAÇA A ANÁLISE DE OUTRO CARTUM DE CAULOS, SOBRE A INFLUÊNCIA DA MÍDIA EM NOSSAS VIDAS . FIQUE ATENTO PARA OS DETALHES DO DESENHO, POIS A LINGUAGEM NÃO-VERBAL, OU SEJA, O DESENHO, É RESPONSÁVEL POR TODA A COMUNICAÇÃO. TENTE COMPREENDER QUAL É A INTENÇÃO DO AUTOR COM SUA CRIAÇÃO, O QUE ELE ESTÁ CRITICANDO?
ASSISTA TAMBÉM O VÍDEO QUE ESTABELECE A DIFERENÇA ENTRE CARTUM, CHARGE E TIRINHA, PARA QUE VOCÊ ENTENDA MELHOR AS CARACTERÍSTICAS DO CARTUM.



VÍDEO SOBRE A DIFERENÇA ENTRE CARTUM, CHARGE E TIRINHA


CARTUM DE CAULOS SOBRE A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NAS PESSOAS


https://www.tecconcursos.com.br/questoes/763023 > acesso em 23 de maio de 2020.



ATIVIDADES COMPLEMENTARES

PROPOSTAS SOBRE O CARTUM. RESPONDA ÀS QUESTÕES COM ATENÇÃO, COPIANDO NO CADERNO AS RESPOSTAS, NO CASO DAS QUESTÕES 1,2,4 E 5, BASTA COPIAR A ALTERNATIVA CORRETA E FAZER UMA OBSERVAÇÃO QUE JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA, NA QUESTÃO 3, DEVE-SE COLOCAR F OU V PARA FALSO OU VERDADEIRO PARA AS INFORMAÇÕES SOBRE O CARTUM, E, FINALMENTE, NA QUESTÃO 6, VOCÊ CRIARÁ UM CARTUM, SEGUINDO O TEMA PROPOSTO.
AGORA VOCÊ IRÁ APLICAR O CONHECIMENTO SOBRE O TEMA ESTUDADO, PROCURANDO APLICÁ-LO NA RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES ABAIXO.





QUESTÕES

1. O TEXTO DISTRAÍDO, DO AUTOR CAULOS, ANALISADO ACIMA, DEVE SER CONSIDERADO UM CARTUM POR


Luis Carlos Coutinho Caulos



A. TRATAR DE UM ASSUNTO LIGADO À POLÍTICA.
B. NÃO TER USADO A LINGUAGEM VERBAL.
C. SER CRÍTICO E TRATAR DE UM ASSUNTO COTIDIANO.
D. FALAR SOBRE A CHUVA NAS GRANDES CIDADES.
E. USAR APENAS A LINGUAGEM NÃO-VERBAL.

2. CONSIDERANDO A FUNÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS, O SEU PRINCIPAL OBJETIVO É


A. PRODUZIR HUMOR.
B. EMOCIONAR AS PESSOAS.
C. ESTABELECER A COMUNICAÇÃO.
D. LEVAR INFORMAÇÕES .
E. TRANSMITIR DIVERSÃO.


3. USE (F) PARA FALSO E (V) PARA VERDADEIRO NAS AFIRMAÇÕES ABAIXO SOBRE O CARTUM

(   ) ESTÁ LIGADO A UM CONTEXTO HISTÓRICO.
(   ) TEM O OBJETIVO DE FAZER UMA CRÍTICA.
(   ) É UM TEXTO NARRATIVO, COM COMEÇO, MEIO E FIM.
(   ) USA UM ACONTECIMENTO DO DIA A DIA.
(   ) OS SEUS PERSONAGENS NÃO SÃO CONHECIDOS.
(   ) NORMALMENTE USA A LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL.


4. SOBRE O CARTUM DE CAULOS ABAIXO, A PRINCIPAL CRÍTICA ESTÁ DIRECIONADA

Exercícios sobre linguagem verbal e linguagem não verbal - Brasil ...


A. À SOLIDÃO PRESENTE NA SOCIEDADE NOS DIAS ATUAIS .
B. À INFLUÊNCIA NEGATIVA QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PROVOCAM.
C. À FALTA DE AÇÃO ENTRE AS PESSOAS ATUALMENTE.
D. AO DESRESPEITO COM AS GERAÇÕES MAIS VELHAS.
E. AO NÚMERO MUITO GRANDE DE PESSOAS NAS GRANDES CIDADES.



5. ENTRE OS EXEMPLOS DE GÊNEROS TEXTUAIS ABAIXO, O ÚNICO QUE PODE SER DEFINIDO COMO UM CARTUM É



A.OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARA - Jornal da Economia
B.Charge: Máscaras nas ruas. -
C.Charge: De olho nos aproveitadores... | Jornal Midiamax

D.Questão 110 | Enem 2013 | Educação

E.Governo Federal Luiz Inácio Lula da Silva Presidente Ministério da ...


 6. AGORA É HORA DE VOCÊ CRIAR O SEU PRÓPRIO CARTUM, MAS NÃO SE ESQUEÇA DE USAR AS CARACTERÍSTICAS DESSE GÊNERO:
*FALAR SOBRE ALGO LIGADO AO DIA A DIA;
*USAR PERSONAGEM DESCONHECIDO, COM TRAÇOS COMUNS;
*FAZER UMA CRÍTICA A UM PROBLEMA DA SOCIEDADE;
*NÃO TER LIGAÇÃO A NENHUM ACONTECIMENTO ATUAL.

O TEMA DE SEU CARTUM É O ISOLAMENTO SOCIAL!        












Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP



Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Gêneros Textuais
Laboratório: Língua Portuguesa
Carga horária: 4h
Data: De 25 de Maio á 08 de Junho.

Caro estudante,


Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. TEMA NORTEADOR: GÊNEROS TEXTUAIS.







1-
a) O menino, repetindo uma ação comum entre crianças, captura bichinhos para observá-los.

No entanto, esses são bichinhos peculiares. Por quê? De que forma o humor do texto se vincula a

essa peculiaridade?

b) Releia o período que está no primeiro balão de fala do segundo quadrinho. Ele é composto por
duas orações. Quais são elas?

c) A segunda oração esta na forma reduzida ou desenvolvida? Explique.

d) Como seria o período se essa oração fosse escrita na outra forma?

2-
a) A versão mais informal é a da tira ou a da resposta ao item d da primeira questão?

b) Qual é a relação entre o grau de formalidade da oração subordinada e o fato de ela fazer parte de
uma tira de humor?

c) No caso do período analisado, a versão mais informal corresponde a forma reduzida ou à desenvolvida?







3- Leia os períodos a seguir.

Forma desenvolvida
Forma reduzida
Depois que a reunião terminou, fomos tomar café. Terminada a reunião, fomos tomar café.
Assim que o jogador caiu, o juiz apitou a falta. Caído o jogador, o juiz apitou a falta.

A formalidade se mantém na mesma forma que você apontou na questão anterior?


4- Leia os períodos abaixo.

A professora resolveu que marcaria outra data
A professora resolveu marca outra data.

Encontrei duas crianças que choravam.
Encontrei duas crianças chorando.

a) Nesses exemplos, também é possível observar diferença em relação ao grau de formalidade?

b) Há alguma outra diferença que se possa apontar entre eles?


Anote: A escolha entre a forma desenvolvida e a forma reduzida da oração subordinada pode representar a opção entre mais formalidade e mais informalidade ou entre um estilo mais prolixo e
um estilo mais econômico de escrita.


Bons estudos!!!













Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
11/05/2020 A 25/05/2020

Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Poesia Visual
Laboratório: Aprendizagem de Língua Portuguesa
Carga horária: 5h



Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.



POESIA VISUAL


Aníbal Machado


Os poetas expressam seus sentimentos e ideias sobre o mundo usando figuras de linguagem,
com as quais constroem imagens poéticas. Você vai conhecer outro tipo de poesia que nasceu da necessidade de organizar as palavras de modo que a distribuição delas na folha produzisse a imagem sobre aquilo a que o poema se referia: O elemento visual. É a chamada “Poesia Visual”. Seu autor, Aníbal Machado, formado em Direito, foi escritor, professor e adaptou peças teatrais para o grupo O Tablado. Ele e famoso por ter incorporado, de forma original, em sua obra, algumas características do movimento surrealista francês como referencias a elementos do inconsciente, sonhos, atos falhos e retorno à infância. Antes de ler o poema abaixo, olhe-o atentamente na folha e diga: O que ele parece para você? 
  







Questões:


1- Um poema geralmente é escrito em versos e, por vezes, em estrofes. Reescreva o texto “Desastre no Poema” em versos.


2- Desastre é um acontecimento catastrófico, um acidente. Também pode representar um resultado final ruin, um fracassso. Você considera que o título “ Desastre no poema” é adequado? Justifique sua resposta.


Anote: Os poemas visuais combinam o significado das palavras com a expressividade da imagem. As letras formam um desenho no papel e ampliam os sentidos das palavras.


3- Releia a segunda estrofe do poema.
Leia agora a definição de descarrilhar citada no dicionário Aurélio.


Descarrilhar (descarrilar)/ 1. Fazer sair, ou desviar, dos trilhos […]. 2. Saltar fora dos trilhos sobre os quais ia rodando […]. 3. Sair da linha reta ou do bom caminho; desviar-se da lógica ou do bom senso […]. 4. Comportar-se mal; desregrar-se […].


a) Qual(is) desses sentidos melhor explica(m) o uso dessa palavra no poema? Po quê?


b) Observe como a palavra descarrilhada é mostrada no poema. Ela esta sendo empregada em sentido metafórico ou literal? Explique.


Anote: Uma característica da linguagem poética é apresentar palavras, expressões e construções que, no contesto em que são empregadas, podem ser entendidas de mais de uma maneira. Esse recurso e conhecido como linguagem figurada ou metafórica.


4- Leia em voz alta: “Destroços de uma estrofe catastrófica”.


a) Qual som se repeti nesse trecho?


b) Explique o efeito que essa repetição produz no poema.


Anote: A repetição proposital de sons consonantais idênticos, no inicio, no meio, ou no final das palavras chama-se aliteração, recurso que serve para criar efeito sonoro ligado ou conteúdo ou intensificar o ritmo de um poema.


c) Escolha um tema, pense, reflita e escrava um poema visual.



Bons estudos!!!









Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Contos da Literatura Brasileira
Laboratório: Aprendizagem de Língua Portuguesa
Carga horária: 5h

Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.

Clarice Lispector (1920-1977) nasceu na Ucrânia e veio para o Brasil com dois meses de idade.Escreveu contos e romances e é considerada um dos mais importantes nomes da literatura brasileira do século xx.

Restos de Carnaval
Não, não deste último carnaval. Mas não sei por que este me transportou para a minha infância e para as quartas-feiras de cinzas nas ruas mortas onde esvoaçavam despojos de serpentina e confete.[…]
No entanto, na realidade, eu dele pouco participava. Nunca tinha ido a um baile infantil, nunca me haviam fantasiado. Em compensação deixavam-me ficar até umas 11 horas da noite à porta do pé de escada do sobrado onde morávamos, olhando ávida os outros se divertirem. Duas coisas preciosas eu ganhava então e economizava-as com avareza para durarem os três dias: um lança-perfume e um saco de confete. […]
Não me fantasiavam: no meio das preocupações com minha mãe doente, ninguém em casa tinha cabeça para carnaval de criança. Mas eu pedia a uma de minhas irmãs para enrolar aqueles meus cabelos lisos que me causavam tanto desgosto e tinha então a vaidade de possuir cabelos frisados pelo menos durante três dias por ano. Nesses três dias, ainda, minha irmã acedia ao meu sonho intenso de ser uma moça – eu mal podia esperar pela saída de uma infância vulnerável – e pintava minha boca de batom bem forte, passando também ruge nas minhas faces. Então eu me sentia bonita e feminina, eu escapava da meninice. […]
Mas houve um carnaval diferente dos outros. […] É que a mãe de uma amiga minha resolvera fantasiar a filha e o nome da fantasia era no figurino Rosa. Para isso comprara folhas e folhas de papel crepom cor-de-rosa, com as quais, suponho, pretendia imitar as pétalas de uma flor.[…]
Foi quando aconteceu, por simples acaso, o inesperado: sobrou papel crepom, e muito. E a mãe de minha amiga. […] resolveu fazer para mim também uma fantasia de rosa com o que restara de material.[…]
Mas por que exatamente aquele carnaval, o único de fantasia, teve que ser tão melancólico?[…] minha mãe de súbito piorou muito de saúde, um alvoroço repentino se criou em casa e mandaram-me comprar depressa um remédio na farmácia. Fui correndo vestida de rosa. […]
A alegria dos outros me espantava. Quando horas depois a atmosfera em casa acalmou-se, minha irmã me penteou e pintou-me. Mas alguma coisa tinha morrido em mim. […]
Desci até a rua e ali de pé eu não era uma flor, era um palhaço pensativo de lábios encarnados. […]

Só horas depois é que veio a salvação. E se depressa agarrei-me a ela é porque tanto precisava me salvar. Um menino de uns 12 anos, o que para mim significava um rapaz, esse menino muito bonito parou diante de mim e, numa mistura de carinho, grossura, brincadeira e sensualidade, cobriu meus cabelos já lisos, de confete: por um instante ficamos nos defrontando, sorrindo, sem falar. E eu então, mulherzinha de 8 anos, considerei pelo resto da noite que enfim alguém me havia reconhecido: eu era, sim, uma rosa.
Questões
1. O que faz a narradora se lembrar dos carnavais de seu tempo de menina?
2. De que forma a narradora participava do carnaval durante a infância?
3. Quando criança, a narradora conseguia realizar um “sonho intenso” durante os três dias
que durava o carnaval.
a) Que sonho era esse?
b) Como ele o realizava?
c) E você, já teve um sonho realizado ou deseja realizar algum? Escreva um pouco sobre isso.
4. Releia esta passagem do conto “Restos de Carnaval”.
A alegria dos outros me espantava.
Quando horas depois a atmosfera em casa acalmou-se, minha irmã me penteou e pintou-me. Mas alguma coisa tinha morrido em mim […] Desci até a rua e ali de pé eu não era uma flor, era um palhaço pensativo de lábios encarnados. […]
a) Quantos períodos há no primeiro parágrafo? E no segundo?
b) Nesses parágrafos, os períodos são simples ou compostos? Justifique.

Bons estudos!



27 comentários:

  1. Professor ? As respostas tem que ser publicada aqui né?

    ResponderExcluir
  2. Utilize o seu caderno. Faça um diário pra você. Veja os vídeos na página principal que explica isso. Quando a quinzena de estudos terminar, solicite do professor respostas ou gabarito para você conferir. O principal é você tentar realizar essas atividades. Não fique parado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com uma dúvida,e para escrever essa poesia visual?

      Excluir
  3. então quando as aulas voltarem os professores vão ver as respostas

    ResponderExcluir
  4. Sim, você poderá mostrar como organizou seus estudos(diário de bordo) e apresentará o seu caderno com as respostas das atividades. Além disso, você poderá solicitar auxílio do professor aqui nos comentários.

    ResponderExcluir
  5. 1-R:foi um dia em que a mãe dela ficou muito mal e ela ficou bem triste mas depois ficou muito feliz eu acho
    2-R:se pintava,se fantasiava e brincava muito
    3-
    a)o sonho dessa é que ela queria ser moça
    b)No primeiro parágrafo 1 período, no segundo 4 períodos.
    b)e pintava minha boca de batom bem forte, passando também ruge nas minhas faces. Então eu me sentia bonita e feminina, eu escapava da meninice.
    c)sim,eu queria ajudar todos os animais de rua mas não tenho condições de tal atitude

    4-
    a)No primeiro parágrafo 1 período, no segundo 4 períodos.
    b)No segundo parágrafo o período é composto, pois possui 4 verbos.

    ResponderExcluir
  6. BOM DIA, meninos e meninas, ainda estamos aqui para auxiliá-los em suas dúvidas, é fundamental que vocês organizem os cadernos conforme foi orientado, dividindo por laboratórios, respondam as atividades, colocando as datas de cada uma e acompanhando as orientações para não acumular essas atividades. A partir desta semana vocês terão o suporte de professores todos os dias da semana, é só procurar acompanhar e fazer uso deste recurso. Pode mandar as dúvidas que faremos questão de atendê-los. Na próxima semana, já serão postadas novas atividades, por isso, é legal não deixar nada pendente.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, professora Edilene! Estou disponível para ajuda-los.

    ResponderExcluir
  8. Alunos, boa tarde! Professora Edilene aqui disponível para tira suas dúvidas!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, e que não fizer as atividades irá reprovar?,nóis alunos não temos culpas do que está acontecendo, por que vocês iram querer reprovar nóis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel de Lima Santos15 de maio de 2020 às 06:35

      Bom dia! Vocês devem fazer as atividades e registrar nos cadernos. Não se preocupem com reprovação.

      Excluir
  10. Raquel de Lima Santos15 de maio de 2020 às 06:21

    Bom dia! Estamos aqui para tirar suas dúvidas, qualquer coisa deixe um comentário que te respondemos.

    Professora: Raquel Lima

    ResponderExcluir
  11. Meninos, bom dia! Continuamos preocupados com a falta de retorno de vocês sobre as atividades! É fundamental que apontem, sinalizem o que está acontecendo. Se estão conseguindo, se têm dificuldade, sem essa noção tudo fica mais difícil. Estaremos, mais uma vez, com vocês à disposição para qualquer esclarecimento sobre as atividades.

    ResponderExcluir
  12. Alunos, boa tarde! Professora Edilene aqui disponível para tira dúvidas sobre a atividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi a última parte do desastre no poema

      Excluir
    2. Escombros do nada. Essa é a última estrofre. Qualquer outra dúvida pode perguntar. Professora Edilene.

      Excluir
  13. Queridos alunos boa tarde! Professora Edilene aqui disponível para tira suas dúvidas.

    ResponderExcluir
  14. Alunos, boa tarde ! Alguma dúvida sobre os exercícios? Estamos disponível. Professora Edilene.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora, sobre a primeira atividade do texto de Clarisse Lispector, não entendi a primeira e a quarta questão. Na quarta, o que a pergunta quis dizer com períodos?

      Excluir
  15. Alunos, boa tarde! Professora Edilene disponível para perguntas.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde alunos! Alguma dúvidas sobre os exercícios? Att professora Edilene.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, as atividades da quinzena foram lançadas e novamente estaremos à disposição de vocês para tirar qualquer eventual dúvida. Desejamos que tudo esteja bem, dentro das limitações impostas, e que continuem se cuidando para que possamos em breve retomarmos as nossas atividades de forma presencial.

    ResponderExcluir
  18. Alunos, boa tarde! Alguma dúvidas sobre as atividade? att. Professora Edilene.

    ResponderExcluir
  19. Ivan da Silva vasconcelos

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde alunos! Cadê as dúvidas sobre as atividades? Professora Edilene.

    ResponderExcluir
  21. Sobre a questão 6 e para fazer um quadrinho com os 3 temas?

    ResponderExcluir