ROTEIRO DE ESTUDO – 06/07/2020 a 20/07/2020
REGIME ESPECIAL DE
ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componentes curriculares: Ciências, Geografia, História e
Educação Física.
Tema Norteador: Saúde nutricional no Brasil.
Laboratório: Iniciativas Sociais ou Comunitárias
Carga Horária: 3h
Atividade inicial:
Leia o texto:
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Uma alimentação saudável é
aquela que fornece todos os nutrientes necessários ao nosso corpo em uma
quantidade adequada.
O aumento do consumo de fast
food e alimentos industrializados é um dos grandes vilões da atualidade. Além
disso, a correria do dia a dia e as mudanças do estilo de vida da população
estão contribuindo diretamente para a baixa qualidade da alimentação. Problemas
como obesidade e doenças cardíacas são cada vez mais frequentes e possuem
relação direta com a falta de uma alimentação saudável.
Uma alimentação saudável
frequentemente é confundida com comer muito. Entretanto, uma alimentação
saudável está muito mais relacionada com a variedade e qualidade do que está
sendo ingerido do que com a quantidade. As nossas refeições devem obedecer às
necessidades do nosso organismo, contendo, portanto, todos os nutrientes
necessários, tais como vitaminas, proteínas, lipídios e carboidratos.
Outro ponto importante para ter
uma alimentação saudável é a regularidade das refeições. O ideal é comer de
três em três horas, sendo assim, devemos realizar as seguintes refeições
diárias: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.
1)
De acordo com o texto o que é uma alimentação
saudável?
2)
Descreva as principais doenças relacionadas à má
alimentação citadas no texto.
Atividade
Principal:
1 1) Faça
uma pesquisa e relacione os principais nutrientes para que uma alimentação seja
dita saudável.
2) Como
você descreve a sua alimentação e de sua família?
Atividade
Complementar:
Durante um dia da semana,
registre sua alimentação. Nesse registro, considere outras informações além da
lista de alimentos consumidos em cada refeição (lanches). Anote os horários e
os locais das refeições, considere a quantidade de água ingerida. Organize os
dados coletados e, em seguida, explique se sua alimentação pode ser considerada
saudável e quais alterações podem ser feitas para melhorar sua alimentação.
Bons estudos!
________________________________________________________________
ROTEIRO DE ESTUDO – 22/06 a 06/07/2020
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componentes curriculares: Ciências, Geografia, História e
Educação Física.
Tema Norteador: O MAPA
DA VIOLÊNCIA NO BRASIL
Laboratório: Iniciativas Sociais ou Comunitárias
Carga Horária: 3h
Atividade inicial:
Leia o texto:
Violência Urbana
A violência urbana é
caracterizada pela desobediência à lei, vandalismo aos bens públicos e atentado
à vida no âmbito das cidades.
Esse tipo de violência origina-se na infraestrutura precária, exclusão
socioeconômica, desemprego ou oferta de emprego de baixa qualidade.
Cada zona urbana tem sua especificidade histórica e geográfica.
No entanto, podemos destacar alguns pontos comuns que favorecem o
aumento da violência como a desigualdade social, a invisibilidade, o tráfico de
drogas e as diferenças entre a periferia e o centro.
Há uma confusão ideológica que destaca a pobreza como a causa principal
da violência urbana. Se isso fosse correto, cidades como São Paulo e Rio de
Janeiro, teriam índices menores de violência que Maceió (AL) ou Natal (RN).
O que gera a violência urbana é a desigualdade
social a que estão submetidos os cidadãos das urbes em
países em subdesenvolvimento.
Combinados com a infraestrutura deficitária do equipamento público, os
elevados índices de violência refletem o descumprimento da garantia de
direitos.
Acessado em 20/06/20020
1) De acordo com o texto, explique qual a principal causa do
aumento da violência urbana no Brasil.
2) Como você descreve a situação de violência do bairro em que
mora?
Atividade Principal:
1) Faça
uma pesquisa e relacione os bairros mais violentos de Maceió.
2) Você
acha que houve um aumento da violência no período de quarentena? Explique a
relação que responde sua resposta.
Atividade
Complementar:
Agora Vamos Produzir! Utilize os termos citados na charge
acima para produzir um texto que retrate a situação de violência no estado de alagoas e no Brasil.(Texto 10
Linhas)
Bons Estudos!
__________________________________________________________________________________
ROTEIRO DE ESTUDO – 08/06/2020 a 22/06/2020
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componentes
curriculares: Ciências,
Geografia, História e Educação Física.
Tema
Norteador: A PERSISTÊNCIA
DO RACISMO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Laboratório:
Iniciativas Sociais ou
Comunitárias
Carga
Horária: 3h
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componentes
curriculares: Ciências,
Geografia, História e Educação Física.
Tema
Norteador: A PERSISTÊNCIA
DO RACISMO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Laboratório:
Iniciativas Sociais ou
Comunitárias
Carga
Horária: 3h
Atividade
inicial:
Leia
a reportagem do jornal O globo e reflita sobre algumas questões racistas no
Brasil.
a)
O que é racismo?
Atividade
principal:
A última semana de maio de 2020 foi marcada por protestos nas ruas dos Estados Unidos. Na imprensa e nas redes sociais, as imagens de lugares vazios, uma constante em período de distanciamento social, deram lugar a fotos de aglomerações. Manifestantes foram às rua pedir justiça pela morte de George Floyd, um segurança de 46 anos, negro, morto na última segunda-feira (25) por um policial na cidade de Minneapolis, no estado do Minnesota.
Responda as questões a
seguir:
a)
A
reportagem da atividade inicial fala sobre a morte de um Negro nos Estados
unidos. Você concorda com as manifestações que estão ocorrendo devido a morte
de Georg Floyd? Por quê?
b)
Escreva
um pequeno resumo, com suas palavras, o que a constituição Federal brasileira
fala sobre a discriminação racial.
Atividade
complementar:
A partir desse vídeo você consegue compreender o quanto racismo está
enraizado em nossa sociedade, mesmo sendo um país miscigenado.
Depois
de ver o vídeo crie uma reportagem sobre racismo que tenha vivenciado ou presenciado
e deixe registrado em seu diário de bordo.
Bons
estudos!
_________________________________________________________________________________
ROTEIRO DE ESTUDO
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
25/05/2020 A 08/06/2020
Etapa: Ensino Fundamental
Componentes curriculares: Ciências, Geografia, História e Educação Física.
Tema Norteador: Convivendo com as diferenças.
Laboratório: Iniciativas Sociais e Comunitárias
Carga Horária: 3h
Atividade inicial:
Leia ao poema de cordel “E agora, João?” de Bráulio Bessa e, reflita sobre a realidade do povo brasileiro:
Atividade principal:
Existe muito preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar e, este é um grande problema de todos nós. Discriminação é ato ou efeito de discriminar. Tratamento preconceituoso dado a certas categorias sociais, raciais etc. Já o preconceito é uma opinião que formamos das pessoas antes de conhecê-las. Diante disso, responda:
- Para Você somos todos iguais?
- Quais as diferenças que você encontra em sua sala?
- Apesar de ocorrer discriminação social, racial, de gênero entre outras, existem características que a ciência explica a semelhança entre todos os seres vivos. Dessa forma, pesquise quais as características que identificam um ser vivo.
- Leia o poema de cordel de Bráulio Bessa e explique qual(s) o(s) tipo(s) de discriminação ou preconceito ele cita em seu texto.
Atividade complementar:
Agora use a criatividade, produza um texto, poema, música, desenho, registre em seu caderno (diário de bordo), que mostre a diversidade racial, social e de gênero da sua escola.
Bons estudos!
____________________________________________________________
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
11/05/2020 A 25/05/2020
Componentes curriculares: Ciências, Geografia, História e
Educação Física.
Tema Norteador: Desenvolvimento Econômico e Social
Laboratório: Iniciativas Sociais e Comunitárias
Carga Horária: 3h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais,
durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com
responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las
com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu
caderno e diário de bordo.
Atividade
inicial:
Assista ao vídeo do fank “Rap da
felicidade” e reflita sobre as questões socioeconômicas da comunidade em que
você vive.
Atividade
principal:
Diante da situação atual do país têm se
pensado nas questões relacionadas ao desenvolvimento econômico e social no
Brasil, sabendo que, o governo tem papel primordial no desenvolvimento econômico
e social do país em qualquer circunstância. Analise sobre o assunto e responda
as questões abaixo:
a) Quais as diferenças econômicas e sociais
ocorridas no bairro em que você mora antes e depois da pandemia?
b) Faça uma comparação, em forma de texto
(mínimo 5 linhas), entre os trechos da música “rap da felicidade” e a situação
do bairro em que você mora.
Atividade
complementar:
Agora, você vai construir o
seu Rap baseando-se na música trabalhada nessa atividade, que retrate a
realidade social e econômica (saúde, trabalho, educação...) do seu bairro.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
Roteiro de Estudo
Etapa: Ensino Fundamental Período:
27/04 a 08/05/2020
Componentes curriculares: Ciências, Geografia,História e Educação Física.
Tema Norteador: Democracia
Laboratório: Iniciativas Sociais
e Comunitárias
Carga Horária: 3h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
TEXTO
QUERO VOLTAR A CONFIAR!
Fui criado com princípios morais comuns: Quando eu era pequeno, mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos eram autoridades dignas de respeito e consideração. Quanto mais próximos ou mais velhos, mais afeto. Inimaginável responder de forma mal educada aos mais velhos, professores ou autoridades… Confiávamos nos adultos porque todos eram pais, mães ou familiares das crianças da nossa rua, do bairro, ou da cidade… Tínhamos medo apenas do escuro, dos sapos, dos filmes de terror… Hoje me deu uma tristeza infinita por tudo aquilo que perdemos. Por tudo o que meus netos um dia enfrentarão. Pelo medo no olhar das crianças, dos jovens, dos velhos e dos adultos. Direitos humanos para criminosos, deveres ilimitados para cidadãos honestos. Não levar vantagem em tudo significa ser idiota. Trabalhador digno e cumpridor dos deveres virou otário. Pagar dívidas em dia é ser tonto… Anistia para corruptos e sonegadores… O que aconteceu conosco? Professores maltratados nas salas de aula,comerciantes ameaçados por traficantes, grades em nossas janelas e portas. Que valores são esses? Automóveis que valem mais que abraços, Filhas querendo uma cirurgia estética como presente por passar de ano. Celulares nas mochilas de crianças. Filhos esquecendo o respeito, no trato com os pais e avós. No lugar de senhor, senhora, ficou oi cara, como está coroa. O que vais querer em troca de um abraço? A diversão vale mais que um diploma. Uma tela gigante vale mais que uma boa conversa. Mais vale uma maquiagem que um sorvete. Mais vale parecer do que ser… Quando foi que tudo desapareceu ou se tornou ridículo? Quero arrancar as grades da minha janela para poder tocar as flores! Quero me sentar na varanda e dormir com a porta aberta nas noites de verão! Quero a honestidade como motivo de orgulho. Quero a retidão de caráter, a cara limpa e o olhar olho-no-olho. Quero sair de casa sabendo a hora que estarei de volta, sem medo de assaltos ou balas perdidas. Quero a vergonha na cara e a solidariedade. Onde uma palavra valia mais que qualquer documento assinado Quero a esperança, a alegria, a confiança de volta! Quero calar a boca de quem diz: “ temos que estar ao nível de…”, ao falar de uma pessoa. Abaixo o “TER”, viva o “SER” E viva o retorno da verdadeira vida, simples como a chuva, limpa como o céu de primavera, leve como a brisa da manhã! Quero ter de volta o meu mundo simples e comum. Vamos voltar a ser “gente”. Onde existam amor, solidariedade e fraternidade como bases. A indignação diante da falta de ética, de moral, de respeito... Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas. Utopia? Quem sabe?... Precisamos tentar… Quem sabe teremos de volta nossa dignidade, nosso respeito, nossos direitos, nossas vidas. Pense, decida, só depende, de você!
Atividade
Leia os textos acima
para realização das atividades abaixo.
1) As
charges utilizam os recursos do desenho e do humor para tecer algum tipo de
crítica a diversas situações do cotidiano. Observando a charge acima, reflita
sobre a comunidade que você mora e elabore uma charge com título criticando ou
elogiando a democracia do nosso país.
2) Além
da pandemia que estamos vivenciando há um grande número de outras doenças
relacionadas á outros microrganismos (bactéria, vírus, protozoários) na região
em que você mora e isso este relacionado á nossos direitos como cidadãos e a
democracia, regime político a qual vivemos. Os direitos relacionados á saúde
são alcançados pelos cidadãos na região em que você mora? Faça um texto de no
mínimo 5 linhas , explicando sua resposta.
3) Após a leitura do texto acima de
Arnaldo Jabor, intitulado” Quero voltar a confiar”, responda: Você confia na
política do seu estado? Do seu País? Descreva sua resposta.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA partir dessa quinta 23/04. Pois mudou a dinâmica das aulas . Um vez por quizena. Os professores estão elaborando
ResponderExcluiraloizio paes 8a
ExcluirAntonio Pedro M.T. de Lima 8A
ExcluirGordo
Excluir8b
ResponderExcluirÉ muito complicado saber qual é a matéria de cada atividade .-.
ResponderExcluirÉ Verdade
ExcluirA sua série possui 7 laboratórios, você deverá acessar 7 páginas para responder as atividades da sua série. Laboratórios trabalham disciplinas juntas, interdisciplinar. Escreva respostas de cada laboratório no caderno. Para organizar o que você está estudando, a sugestão é o diário de bordo, nele você mostrará como estudou na quarentena.
ResponderExcluirAcessem os vídeos explicativos na página inicial. As atividades serão quinzenais.
ResponderExcluirBoa tarde queridos! Aqui é professora Karla de ciências , estou por aqui hoje para trabalhar junto com vocês no Laboratório de iniciativas sociais , tirar dúvidas e ajudar a vocês nas atividades.Estou por aqui!
ResponderExcluirOlá queridos alunos!
ResponderExcluirAqui é a professora Nadja, passando para disponibilizar-me a esclarecer qualquer dúvida que venham ter sobre as atividades neste laboratório.
Meu horário com vocês é toda quarta-feira, das 09 às 11 horas. Abraços a todos!
bom dia a todos!!! Apesar desse momento crítico da pandemia, com diversas restrições de locomoção, a EDUCAÇÃO não para, nós estamos juntos com vocês nessa luta. Vamos lá guerreiros!!! JUNTOS SOMOS MAIS FORTES... (Professor Diego)
ResponderExcluirAna Luiza 8°B
ResponderExcluirBom dia gente! Aqui é professora karla, estarei aqui todas as terças até as 11hrs para interagirmos , tirar dúvidas sobre as atividades.Espero que estejam todos bem!!
ResponderExcluirDara Jammily Hipolito Viana (8°)
ResponderExcluirBoa noite!! pessoal se alguém tiver alguma dúvida podem tirar aqui nos comentários.. (professor Diego)
ResponderExcluirboa tarde pessoal!!! mais uma semana de estudos, sejam fortes, acreditem em vocês mesmos, todos somos capazes, vocês não estão sozinhos, educação é construídas em comunidade. Estarei sempre aqui para tirar dúvidas (prof Diego)
ResponderExcluirbom dia a todos!!!Mais uma semana de atividades, vamos a cada dia nos esforçar mais e mais, estamos aqui pra ajudar vocês sempre, quem tiver alguma dúvida pode tirar comigo. obg (prof Diego)
ResponderExcluirBoa tarde queridos!
ResponderExcluirEstarei aqui até 17 hrs para tirar as dúvidas de vocês, Respondam as questões em seu diário de bordo para ao retorno das aulas fazer os registros.
Quézia costa 8b
ResponderExcluirBoa tarde queridos ! Estou a disposição para tirar dúvidas sobre as atividades.
ResponderExcluirboa tarde a todos!!!Mais uma semana de estudos, sejam fortes continuem a lutar pelo futuro de vocês, pois nós professores estamos fazendo nossa parte, todos os dias, buscando o melhor pra vocês. Vamos lá! Falta pouco isso vai passar...(prof Diego)
ResponderExcluirWeslley Rosalvo 8°D
ResponderExcluirMaria Gabriela de Andrade Santos 8A
ResponderExcluirprofessora karla sou o vinicius do oitavo A MAIS ESTOU COM DUVIDAS PARA ENCONTRAR O ASSUNTOS DE CIENCIAS A SENHORA MI DIS QUAIS SAO OS ASSUNTOS PARA ESTUDAR
ResponderExcluirPROFESSORA NADJA EU O VINICIUS DO OITAVO A ESTOU COM DUVIDAS DE ACHA OS ASSUNTOS DE GEOGRAFIA A SENHORA PODE MI DIZER OS ASSUNTOS PARA EU ESTUDAR
Excluirprofessor diego eu o vinicius do oitavo A estou com duvidas de achar os assuntos de historia o senhor mi diz quais sao os assuntos de historia para eu estudar
ResponderExcluirprofessor diego eu o vinicius do oitavo A estou com duvida de achar os assuntos de historia o senhor mi diz os assuntos para eu estuda
ResponderExcluirprofessora karla sou vinicius do oitavo A mais eu nao sei como e pra estudar para os assuntos de ciencia a senhora mi diz os assuntos de ciencias para eu escrever no meu cardeno
ResponderExcluirprofessora najda sou o vinicius do oitavo A eu nao sei como e pra estudar para os assuntos de geografia a senhora mi diz quais sao os assuntos de geografia para eu escrever no meu cardeno
ResponderExcluirprofessor diego sou o vinicius do oitavo A eu nao sei como e pra estudar para os assuntos de historia o senhor mi diz quias sao os assuntos de historia para eu escrever no meu cardeno
ResponderExcluirjose whitne 8a
ResponderExcluir