3º ANO/1ª QUINZENA

Atenção: as atividades a seguir correspondem somente ao 3º ano do Ensino Médio vespertino.
Atente-se à orientação do professor para as formas que serão corrigidas as atividades.  Em caso de dúvidas sobre o conteúdo, faça um comentário abaixo para o professor, informe seu nome e turma.
1ª SEMANA
Língua Portuguesa
3º ANOS A, B, C, D / Revisão ENEM
Professores: Moisés Guimarães, Raquel Lima e Sandro Basílio
Assunto: Variações linguísticas

Variação linguística é o movimento comum e natural de uma língua, que varia principalmente por fatores históricos e culturais. É o conjunto das diferenças de realização linguística falada pelos locutores de uma mesma língua.
Alguns tipos de variedades linguísticas:
A variação linguística é uma diversificação comum da língua, na qual seus falantes realizam alterações segundo suas necessidades de comunicação. Ela ocorre porque as línguas são dinâmicas e sensíveis a fatores como a região geográfica, o sexo, a idade, a classe social do falante e o grau de formalidade da situação. Com isso as variações podem ser geográficas ou regional, históricas, social

Assista ao vídeo a seguir para entender como é comum observarmos a variante linguística:
Observe abaixo a diferença entre palavras usadas no Brasil e em Portugal:
Entenda melhor o assunto assistindo ao resumo no vídeo a seguir:
Há variações que talvez o falante esteja acostumado na língua e não perceba o seu uso. Observe a tirinha a seguir quando o uso do verbo HAVER é trocado pelo uso coloquial do verbo TER.
O preconceito linguístico:
Ocorre quando há diferenças linguísticas entre os falantes de um mesmo idioma. Pode ser um fator importante para a exclusão social. No Brasil, ele pode ser observado com muita facilidade, levando em consideração que muitos creem que a sua maneira de falar seja superior a de outros grupos.
Obs.: Lembre-se de que a língua é formada por palavras de cunho formal e informal. A situação em que se encontra o falante é determinante para o tipo de linguagem que ele irá utilizar, portanto a adequação se torna decisiva no trato da língua para as situações de comunicação. Dentre as situações informais temos a gíria, que é o uso relaxado da linguagem. Destaque também para os jargões que são palavras utilizadas por um grupo específico. 
EXERCÍCIOS
Clique no botão a seguir para visualizar a página de exercícios e responder no seu caderno.

Geografia


Ordem bipolar

Série:3°          Turmas: A,B,C,D.

Professora: Maria Montenegro



        Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), apenas Estados Unidos e União Soviética se encontravam em boas condições econômicas, militares e tecnológicas. Esse fato fez com que essas duas nações ficassem conhecidas como superpotências, sobretudo em razão do desenvolvimento de tecnologia para a fabricação de armas nucleares.

        Essas duas superpotências apresentavam ideologias diferentes: Estados Unidos, capitalista; e União Soviética, socialista. Com isso, EUA e URSS passaram a exercer forte influência na política global, estabelecendo, portanto, uma ordem geopolítica mundial bipolar.

             

        A ordem bipolar se manteve durante mais de quatro décadas, no entanto, a União Soviética começou a enfrentar uma grave crise econômica durante a década de 1980. Esse processo foi desencadeado pela própria política adotada pelo país, em que ocorreu uma estagnação do setor industrial, além da queda de produtividade de bens  de consumo e os altos investimentos em armamentos.

    O agravamento da crise do sistema socialista ocasionou um processo de enfraquecimento da União Soviética, que culminou na sua fragmentação em 1991. Com isso, houve a unificação da Alemanha, a independência dos países que integravam a URSS e, consequentemente, o fim da ordem geopolítica mundial bipolar.




                                          A influência geopolítica exercida pelos Estados Unidos e a União Soviética


                                                  Exercícios




1.A Velha Ordem Mundial: (Enem) Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista. Essa divisão europeia ficou conhecida como:


a) Cortina de Ferro.

b) Muro de Berlim.

c) União Europeia.

d) Convenção de Ramsar.

e) Conferência de Estocolmo.



2.(Enem) Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. [...] Dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética.


HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:


a) corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.


b) domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.


c) choque ideológico entre a Alemanha Nazista/União Soviética Stalinista, durante os anos 1930.


d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.


e) constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.


MATEMÁTICA

3º ANOS A, B, C, D / REVISÃO ENEM
Professor Marcelo

     Caros alunos, a partir de um levantamento, segue abaixo os assuntos mais cobrados de Matemática no Enem em anos anteriores!

  • Problemas de 1º e 2º grau (17%)
  • Grandezas proporcionais e médias algébricas (14%)
  • Porcentagem e Matemática Financeira (11%)
  • Funções (6%)
  • Noções básicas de Estatística (6%)
  • Probabilidade (6%)
  • Área de figuras planas e polígonos (5%)
  • Análise combinatória (4%)
  • Circunferências (4%)
  • Função do 2º grau e inequações (4%)
  • Aritmética (2%)
  • Cilindros (2%)
  • Cônicas e gráficos relacionados (2%)
  • Funções trigonométricas (seno e cosseno) (2%)
  • Geometria espacial (2%)
  • Logaritmos (2%)
  • Paralelepípedos (2%)
  • Potenciação e conjuntos numéricos (2%)
  • Retas (2%)
  • Triângulos e polígonos regulares (2%)
  • Troncos (2%)
  • Sequências numéricas (1%)
      Dessa forma, ao longo deste período de quarentena, veremos aqui várias questões de provas anteriores no que tange à  Matemática e Suas Tecnologias.
      Logo abaixo, encontra-se uma lista de questões do Enem 2019. As dúvidas, sugestões ou respostas devem ser deixadas nos comentários. 
CLIQUE AQUI! ⇯

BIOLOGIA
Prof. João Pedro França


Olá, pessoal segue uma lista com algumas questões de Fisiologia Humana. As questões abordam os conteúdos trabalhados em sala (Sistemas respiratório, cardiovascular e digestório). Tentem resolver as questões e anotem as dúvidas.

https://drive.google.com/open?id=1GhvZWVkF2YIMSfXHJ0sY1aRFYG9gUO_F9TWk45el0yA


HISTÓRIA

PROF. SEBASTIÃO


(Pucrj 2018) A Revolução Socialista na Rússia, em 1917, foi um dos acontecimentos mais significativos do século XX, uma vez que derrubou o regime czarista e estabeleceu o socialismo no país. Sobre o contexto sociopolítico anterior à Revolução, analise as afirmativas a seguir:
I. A maior parte da população estava no campo, submetida a condições de trabalho muito precárias devido a um sistema fundiário concentrado.
II. A indústria e o setor financeiro se desenvolveram muito ao longo do século XIX e se tornaram a base de uma forte burguesia nacional.
III. A igreja ortodoxa mantinha forte influência sobre a elite aristocrática e era um dos pilares ideológicos do regime monárquico.
IV. No decorrer do século XIX, o operariado russo tornou-se a principal oposição ao regime monárquico através de uma sólida rede de sindicatos e partidos.

Estão corretas SOMENTE as afirmativas:
a) I e II.
b) II e III.
c) I e III.
d) I e IV.
e) III e IV.

Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países 

europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.

ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.

O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que

a) difundiu as teorias socialistas
b) acirrou as disputas territoriais 
c) superou as crises econômicas
d) multiplicou os conflitos religiosos
e) conteve os sentimentos xenófobos


A Revolução Industrial teve início na Inglaterra em meados do século XVIII. Qual das alternativas abaixo explica o pioneirismo inglês na Revolução Industrial?

Física 

 Professor Antônio

  Entre as questões de física , os temas mais abordados são:

  • Acústica;
  • Energia, trabalho e potência;
  • Resistores;
  • Calorimetria;
  • Impulso, quantidade de movimento e análise dimensional;
  • Introdução à ótica geométrica.

     Ao analisar as provas de física do Enem dos últimos 5 anos percebi que os assuntos relacionados a ondulatório e circuitos elétricos são temas que caem com bastante frequência. Então anote o que é importante revisar sobre esses assuntos:
    • Saber trabalhar com a equação fundamental da ondulatória (v=λ.f);
    • Conhecer os fenômenos ondulatórios;
    • Entender a montagem de circuitos elétricos;
    • Saber calcular potência elétrica;
    • Fazer problemas clássicos de consumo de energia no final do mês;
    • Conseguir entender as propriedades de associação em série e em paralelo.

 Em breve algumas questões do relacionadas ao ENEM.
     

Sociologia
Prof. Nailton Fernandes




“A incerteza é o habitat natural da vida humana – ainda que a esperança de escapar da incerteza seja o motor das atividades humanas. Escapar da incerteza é um ingrediente fundamental, mesmo que apenas inconscientemente presumido, de todas e quaisquer imagens composta de felicidade. É por isso que a felicidade ‘genuína’ adequada e total sempre parece residir em algum lugar à frente: tal como o horizonte, que recua quando se tenta chegar mais perto dele.”

Z. Bauman

Lembrando as lições dadas em sala de aula e o trabalho desenvolvido em fotografias sobre a liquidez nas relações modernas, assistam o vídeo e tentem pensar e dissertar sobre as consequências que o isolamento social pode trazer para nossa vida social, tendo em vista que em tempos como esses aumentam os números de casos de depressão, crises de ansiedade e outras psicopatologias. Façam um pequeno texto argumentativo.



Filosofia
Prof. Nailton Fernandes


Assistam a entrevista acima, na qual é enfatizada as diferenças entre o conhecimento produzido pelo Senso Comum e pelo Conhecimento Científico. Após, destaque as principais diferenças entre os dois. Se precisarem façam uso do livro didático, página  302.




QUÍMICA
PROFESSORA KARLA HONÓRIO

EXERCÍCIOS

CLIQUE ABAIXO PARA VISUALIZAR OS EXERCÍCIOS DE QUÍMICA




ARTE JOELMA

Olá pessoaaaallll! Estarei apresentando 5 questões do Enem por semana. Estou escolhendo perguntas de conteúdos mais amplos para facilitar a compreensão de vocês e consequentemente a chegada às respostas corretas. MAAASSS, é preciso ler com atenção buscando uma boa interpretação das questões. Qualquer dúvida estou à disposição. Beijo virtual, se cuidem!


Fala-se aqui de uma arte criada nas ruas e para as ruas, marcadas antes de tudo pela vida cotidiana, seus conflitos e suas possibilidades, que poderiam envolver técnicas, agentes e temas que não fossem encontrados nas instituições mais tradicionais e formais.
VALVERDE, R. R. H. F. Os limites da inversão: a heterotopia do Beco do Batman. Boletim Goiano de Geografia (Online). Goiânia, v. 37, n. 2, maio/ago. 2017 (adaptado).

 A manifestação artística expressa na imagem e apresentada no texto integra um movimento contemporâneo de:

  A) regulação das relações sociais.                    D) valorização dos formalismos estéticos.
  B) apropriação dos espaços públicos.               E) revitalização dos patrimônios históricos. 
  C) padronização das culturas urbanas.            

"Nossa cultura não cabe nos museus"

“Nossa cultura não cabe nos seus museus”. TOLENTINO, A. B. Patrimônio cultural e discursos museológicos. Midas, n. 6, 2016. Produzida no Chile, no final da década de 1970, a imagem expressa um conflito entre culturas e sua presença em museus decorrente da:

A)valorização do mercado das obras de arte.
B)definição dos critérios de criação de acervos.
C)ampliação da rede de instituições de memória.
 D)burocratização do acesso dos espaços expositivos.
 E)fragmentação dos territórios das comunidades representadas.

aFotografia de Jackson Pollock pintando em seu ateliê, realizada por Hans Namuth em 1951. CHIPP, H. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988.


MUNIZ, V. Action Photo (segundo Hans Namuth em Pictures in Chocolate). Impressão fotográfica, 152,4 cm x 121,92 cm, The Museum of Modern Art, Nova Iorque, 1977. NEVES, A. História da arte 4. Vitória: Ufes – Nead, 2011. Utilizando chocolate derretido como matéria-prima, essa obra de Vick Muniz reproduz a célebre fotografia do processo de criação de Jackson Pollock. A originalidade dessa releitura reside na:

A) apropriação parodística das técnicas e materiais utilizados.
B) reflexão acerca dos sistemas de circulação da arte.
C) simplificação dos traços da composição pictórica.
D) contraposição de linguagens artísticas distintas.
E) crítica ao advento do abstracionismo.


PICASSO, P. Cabeça de touro. Bronze, 33,5 cm x 43,5 cm x 19 cm. Musée Picasso, Paris. França, 1945. JANSON, H. W. Iniciação à história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

 Na obra Cabeça de touro, o material descartado torna-se objeto de arte por meio da:

A) reciclagem da matéria-prima original.
B) complexidade da combinação de formas abstratas.
C) perenidade dos elementos que constituem a escultura.
D) mudança da funcionalidade pela integração dos objetos.
E) fragmentação da imagem no uso de elementos diversificados.



TEXTO I  = desenho 
JU LOYOLA. The promise of happiness. LOYOLA, J. Disponível em: http://ladyscomics.com.br. Acesso em: 8 dez. 2018 (adaptado). 


TEXTO II Quadrinista surda faz sucesso na CCXP com narrativas silenciosas A área de artistas independentes da Comic Con Experience (CCXP) deste ano é a maior da história do evento geek, são mais de 450 quadrinistas e ilustradores no Artistsꞌ Alley.
E a diversidade vai além do estilo das HQ. Em uma das mesas na fila F, senta a quadrinista com deficiência auditiva Ju Loyola, com suas histórias que classifica como “narrativas silenciosas”. São histórias que podem ser compreendidas por crianças e adultos, e pessoas de qualquer nacionalidade, pelo simples motivo de não terem uma única palavra. A artista não escreve roteiros convencionais para suas obras. Sua experiência de ter que entender a comunicação pelo que vê faz com que ela se identifique muito mais com o que observa do que com o que as pessoas dizem. E basta folhear suas obras que fica claro que elas não são histórias em quadrinhos que perderam as palavras, mas sim que ganharam uma nova perspectiva. Disponível em: https://catracalivre.com.br. Acesso em: 8 dez. 2018 (adaptado).

 O Texto I exemplifica a obra de uma artista surda, que promove uma experiência de leitura inovadora, divulgada no Texto II. Independentemente de seus objetivos, ambos os textos:

 A) incentivam a produção de roteiros compostos por imagens.
B) colaboram para a valorização de enredos românticos.
C) revelam o sucesso de um evento de cartunistas.
D) contribuem com o processo de acessibilidade.
E) questionam o padrão tradicional das HQ.


Inglês
Disciplina:  Inglês
Professora: Adriana Feitosa
Turma: 3°ano D
Olá, sejam muito bem-vindos. À seguir vocês irão responder algumas questões que eu selecionei. Boa atividade.
1. Leiam o texto a seguir.( Traduza o texto no caderno)

Mary is a nice woman. She is a nurse and works in a big hospital. She works at night on weekends. Mary has two young children and they are very intelligent. Their names are "Jack" and "Julie". Jack is nine years old and Julie is eleven years old. Jack likes soccer and Julie loves movies. Jack wants to be a soccer player and Julie wants to be a movie star.

Mary likes to be with her children when she isn't working - they play board games together. Mary's family is very happy, especially when Jake, Mary's husband, is at home with them. Jake usually travels a lot and visits different places - he is a truck driver.

·         Board games: jogos de tabuleiro
2. Answer the questions - respondam as perguntas

A. What does Mary do?
_

B. Where does she work?
_

C. Is Mary married or single?
_

D. How many children does she have?
_

3. Traduzam as sentenças a seguir para o português.

A. Mary likes to be with her children when she isn't working.
_

B. They play board games together.
_

C. He is a truck driver.
_

D. Jack wants to be a soccer player and Julie wants to be a movie star.
_

OBS: Responder no caderno.




Educação Física
prof Flávio Florêncio


Bem pessoal, neste período iremos focar basicamente nos assuntos que vem caindo frequentemente nas provas do Enem. 


Desde 2009 a Educação Física marca presença no ENEM na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, junto Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e artes.






QUESTÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENEM 2019

MÍDIAS: ALIADAS OU INIMIGAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?

No caso do esporte, a mediação efetuada pela câmera de TV construiu uma nova modalidade de consumo: o esporte telespetáculo, realidade textual relativamente autônoma dace à prática “real” do esporte, construída pela codificação e mediação dos eventos esportivos efetuados pelo enquadramento, edição das imagens e comentários, interpretando para o espectador o que ele está vendo. Esse fenômeno tende a valorizar a forma em relação ao conteúdo, e para tal faz uso privilegiado da linguagem audiovisual com ênfase na imagem cujas possibilidades são levadas cada vez mais adiante, em decorrência dos avanços tecnológicos. Por outro lado a narração esportivas propõe uma concepção hegemônica do esporte: esporte é esforço máximo, busca da vitória, dinheiro… O preço que se paga por sua espetacularização é a fragmentação do fenômeno esportivo. A experiência global do ser-atleta é modificada: a sociabilização no confronto e a ludicidade não são vivências privilegiadas bo enfoque das mídias, mas as eventuais manifestações de
 violência, em partidas de futebol, por exemplo, são exibidas e reexibidas em todo o mundo.
BETTU, M. Motriz, n. 2, jul.-dez. 2001 (adaptado)

A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada na

a) distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.
b) Interpretação dos espectadores sobre o conteúdo transmitido.
c) Utilização de equipamentos audiovisuais de última geração.
d) Valorização de uma visão ampliada do esporte.

e) Equiparação ente a forma e o conteúdo.

46 comentários:

  1. Bruna Gabriele Da Silva Gabriel
    3° D

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gente, é pra colocar o nome é? Kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Thaís Rejane Melo Gomes 3° D

    Onde podemos verificar se a resposta está correta? Tem alguma plataforma nesse blog onde podemos ver o gabarito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os professores poderão tirar as dúvidas nos comentários, direcione a pergunta ao professor informando a questão e a disciplina. Na semana posterior o professor poderá informar o gabarito ou a resolução da questão, porém é importante que o aluno responder para que o aprendizado seja feito.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Leiam também a página "orientações" neste blog, há algumas informações importantes lá.

    ResponderExcluir
  7. Vocês não acham que está bom não? Kkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Yasmim Letícia leoncio da Silva

    3°ano"c"

    ResponderExcluir
  9. VAMOS LÁ TODOS SE ENVOLVER NESSA NOVA FORMA DE TER ACESSO AOS ESTUDOS. #INTERAGIR

    ResponderExcluir
  10. Jadyeli 3°B

    Seria bom os professores tá botando as turmas que é pra fazer, Pois tem gente fazendo oque não é pra fazer, porque tem sala que são professores diferente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os 3º anos, A, B, C e D devem fazer as atividades independente de professor.

      Excluir
  11. Maynara Tamera Cavalcante da silva 3° ano C

    ResponderExcluir
  12. Atenção alunos dos 3º anos: aqui vocês estão tendo revisão para o ENEM, portanto não há várias páginas de laboratórios para os 3º ano do Ensino Médio. Acessem a página do 3º ano de cada quinzena.

    ResponderExcluir
  13. Gabarito Língua Portuguesa 3º ano / variações linguísticas: 1º B / 2º A / 3º a)histórica, b)regional, c)regional, d)gíria(grupo social)/ 4º B / 5º D

    ResponderExcluir
  14. É só pra fazer as perguntas ? Ou os dois ?
    Adrielly 3D

    ResponderExcluir
  15. Gabarito Educação Física

    Letra A

    ResponderExcluir
  16. ATENÇÃO ALUNOS DOS 3º ANOS VESPERTINO, VCS PARTICIPAM DE GRUPOS DE WHATSAPP DA SUA TURMA DA ESCOLA? PRECISAMOS DO NÚMERO DE TELEFONE DOS ADMINISTRADORES DESSES GRUPOS. INFORMEM AO ARTICULADOR LUCIUS EM PARTICULAR. AMPLIAREMOS AS PLATAFORMAS E ATRAVÉS DO WHATSAPP INFORMAREMOS COMO SERÃO AS PRÓXIMAS AULAS PARA OS 3º ANOS, AS AULAS FUNCIONARÃO AQUI NO BLOG E TAMBÉM POR VIDEOCONFERÊNCIA.

    ResponderExcluir
  17. Caríssimos estudantes, bom dia! Aqui quem escreve é o Professor Jeam. Estou aqui para tirar as possíveis dúvidas de vocês pela manhã até às 12h e pela tarde de 13h às 17h.

    ResponderExcluir