REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS –
REAENP
Componente curricular: Arte, Ciências, Ed
Física, Geografia.
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Arte do Cinema
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h
1º ATIVIDADE INICIAL
2º ATIVIDADE PRINCIPAL
Pesquise e encontre:
a) 5 atrizes e 5 atores do cinema nacional brasileiro.
b) 5 atrizes e 5 atores do cinema alagoano.
c) O filme brasileiro mais premiado em festivais?
d) O filme alagoano mais premiado em festivais?
Respostas pessoais:
e) Qual a importância do cinema em sua vida durante a quarentena?
f) Quais são os seus filmes preferidos?
3. ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Assisti ao filme: A casa mostro e fazer um pequeno resumo do que
entendeu.
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE
ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente
curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.
Tema
norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema:
Covid-19
Laboratório:
Atividades Lúdicas
Carga
horária: 5h
Caro estudante,
Este roteiro tem como
objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de
atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as
atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos
momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
1) ATIVIDADE DE AQUECIMENTO:
Depois
de assistir ao vídeo, responda: Qual a mensagem principal do vídeo?
2) ATIVIDADE PRINCIPAL: Encontre no caça palavras os nomes de alguns países atingidos pela pandemia do Covid-19
3) ATIVIDADE COMPLEMENTAR: Imagine que você é um reporte e precisa fazer
um panorama da real situação desses dois países (Brasil e França) para que o povo brasileiro
possa estar bem informado. Crie um texto com o máximo de informações
importantes que você considera pertinente todos saberem.
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: A importância da solidariedade em tempos de pandemia na
comunidade escolar
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
1 Atividade
de Aquecimento: Poesia.
EU ACREDITO
Aprendi que fazendo um gesto de solidariedade
À impunidade não tem vencedores
E posso ser a única a trabalhar em um projeto
Mas se eu acreditar, terei apoio de muitos
Se eu fizer a minha parte.
Cada um de uma maneira simples fará a sua.
E se eu desejar mudar a história nunca estarei sozinha
E se eu tiver a humildade de pedir ajuda
Milhares vêm ao meu auxilio
Podemos juntos acreditar em dias melhores, em pessoas melhores.
E juntos construir um mundo melhor
Sou sonhadora?
Não, faço parte desse mundo que vivo.
E desejo ele cada dia melhor
Meus filhos fazem parte dele
E quem sabe contar a história para meus netos que nós mudamos
Porque aprendemos a trabalhar juntos
Para a construção de uma vida melhor
Uma vida mais digna, mais humana e mais solidária.
2
Atividade principal: Desvende as palavras. Esperamos sua
resposta. Não sobram e não faltam letras. Acentos podem ser retirados ou
trocados de lugar. Vamos movimentar nossos neurônios.
EXEMPLO:
ADSODEDARIEIL→ SOLIDARIEDADE
GADIN→
ANHOSOARD→
SEROCVENED→
OTSGE→
ÃOCONÇTRSU→
AHIRTÓSI→
RATEACRID→
DEJRAES→
IADÁSOILR→
EDMIADHUL→
3 Atividade
Complementar: Crie uma poesia com o tema: “Solidariedade
no meu bairro”
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Impactos psicológicos em tempo de quarentena
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
1 - atividade de aquecimento –
leitura e compreensão do poema:
"Pensando a Saúde Mental"
Eu venho te falar De um assunto bem legal É
muito interessante Saúde Mental
Hoje eu não to bem To meio “bagunçado” Não me
julgue por favor Senta aqui do meu lado.
Dizem, é loucura! Sem o problema
conhecer Talvez isso é só estresse Procure entender
Não preciso de remédio Eu só
quero conversar Não estou doente! Você pode me escutar?
Minha vida não é fácil Sua
vida também não Sempre existe aqueles dias Que bate aquela aflição
Eu não estou louco! Não
quero ser internado! Me dê carinho e atenção Que o meu caso ta curado
Obrigado por me ouvir Minha dor já passou
Aquilo não era doença Mas você me curou
Autor:
Leandrino dos Santos USF Lucas Lourenço Leite 2ª Turma –ACS- Canaã dos Carajás-
PA Tutora: Socorro Helena
2 - atividade principal: Exercício para a mente. As frases estão
embaralhadas tentem descobrir quais são frases e escreve-las corretamente como
no exemplo a seguir. Lembrando que as frases não estão no texto da atividade 1...
Você deve descobri-las! Ação!
Exemplo: IOLASMTNEO SCAIOL PDEO TER
EOEITFS NA SÚDAE MNTEAL.
resposta: ISOLAMENTO SOCIAL PODE TER EFEITOS NA SAÚDE MENTAL
DECIFRE AS FRASES
ABAIXO:
A) “NÓS SMOOS
EMEAXTTANE ISSO QUE SMOOS: ESSA MTIURSA CEXMPLOA
B)
E LCOUA DE FLIADEDCIE, AOMR E DIQURIEBÍLSEO.”
C)
“A SUA ITÃIRRÇAO NÃO SCIANULOROÁ PLEOMRBA AUGLM. O SEU MAU HMOUR NÃO
MFIOCIDA A VDIA. NÃO EGURTSAE O SEU DIA.”
D) “PFIERRO SER LCOUO,
EM UM MDNUO ODNE OS NMAOIRS CTRSONEOM BABMOS.”
E) “QUEUQALR SER HMNUAO
TEM DERNTO DE SI, TDUO QUE PCISREA PRA SE RETANINVER E RCOEÇEMAR TDUO ORUTA
VEZ.”
3 - atividade complementar
Quais sugestões prioritárias e de fácil ação você daria
para os que estão em casa e já se sentem solitários e desmotivados?
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: ARTE E ED. FÍSICA DURANTE A QUARENTENA
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
1. ATIVIDADE
INICIAL: ASSISTA AO VÍDEO CLICANDO NO LINK ABAIXO:
2 ATIVIDADE PRINCIPAL:
Leia
o texto e reflita sobre ele.
A região do Nordeste teve muito contato com diferentes povos e
acabou por incorporar um pouco de suas culturas. O Nordeste é muito conhecido
por ser uma região muito alegre e festiva, é o berço de muitas danças e
celebrações populares.
Relacione as danças nordestinas com suas características.
MARACATU ( 1 ) FREVO ( 2 ) XAXADO ( 3 ) BUMBA MEU BOI ( 4 )
CAPOEIRA ( 5 ) SAMBA ( 6 ) FORRÓ ( 7 )
A) É uma dança muito
característica e típica do sertão nordestino, era feita somente por homens e
considerada uma dança de guerra e entretenimento do grupo. ( )
B) É uma dança de origem africana, sua prática inicial era
para o divertimento dos africanos e depois passou a ser usada para se defenderem
dos europeus, bem como, para o ataque. ( )
C) É uma das danças mais
conhecidas do Nordeste, com suas roupas coloridas e muitas acrobacias ( )
D) É uma dança alegre e
feita em duplas, geralmente dançam com o corpo colado um no outro e arrastando
o pé. ( )
E) Essa dança veio junto com
os africanos escravizados e os instrumentos trazidos por eles para o Brasil. No
ritmo podem ser utilizados instrumentos variados como o pandeiro, cavaquinho,
tamborim e reco-reco. ( )
F) É uma dança do folclore
brasileiro e se tornou popular em todo país, surgindo diferentes
representações, com personagens, ritmos, adereços, instrumentos e temas
diferentes. ( )
G) Essa dança é baseada nas
cerimônias de coroação dos reis do Congo. É um símbolo da resistência negra no
Brasil. ( )
3.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR:
Faça uma colagem, desenhe ou pinte uma dança
típica do seu bairro.
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Festejos Juninos: cultura nordestina
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
1. ATIVIDADE INICIAL: Leia o texto
A
quadrilha, dança típica das festas juninas brasileiras, é carregada de
referências caipiras e matutas. Mas sua origem vem de muito longe. A
“quadrille” surgiu em Paris, no século XVIII, como uma dança de salão composta
por quatro casais. Era dançada pela elite europeia e veio para o Brasil durante
o período da Regência (por volta de 1830), onde era febre no ambiente
aristocrático.
Da
Corte carioca, a quadrilha acabou caindo no gosto do povo. Ao longo do século
XIX, a dança se popularizou no Brasil e se fundiu com manifestações brasileiras
preexistentes. “O brasileiro é um povo muito criativo e criou a forma
estilizada de dançar a dança dos nobres”, opina a arte-educadora Lucinaide
Pinheiro. A partir daí, diversas evoluções foram sendo incorporadas à
quadrilha, entre elas o aumento do número de pares dançantes e o abandono de
passos e ritmos franceses. As músicas e o casamento caipira que antecede a
dança, também foram novidades incorporadas ao longo dos anos.
2 ATIVIDADE PRINCIPAL:
A) Cite
características do figurino das quadrilhas, das músicas dançadas e aponte alguns
passos desta dança que você conheça.
B) De acordo com o texto acima:
- Qual
a origem da quadrilha?
- Era dançada por qual classe social na Europa?
- Em que ano chegou ao Brasil?
3. ATIVIDADE COMPLEMENTAR:
Pesquise qual a dança típica do estado Maranhão. Relate o que há de igual e diferente entre Alagoas e o Maranhão.
Maria Montenegro.
ResponderExcluirBom dia!
É a professora Maria Montenegro. Todas as quartas-feiras, no horário das 9h às 11h, estarei tirando as dúvidas de vocês a respeito do Laboratório de Atividades Lúdicas. Eu quero a participação de vocês nas atividades propostas.
Professora Elane de Educação Física, estará todas as segundas no horário de 13:00 às 15:00 para auxiliar em alguma dúvida das atividades do Laboratório Lúdico.
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Vocês têm dúvidas a respeito das atividades propostas desta semana?
olá pessoal! que estão achando das atividades? Sou a professora Elane de Educação Física, estou aqui para ajudar em alguma dúvida.
ResponderExcluirAlunos, bom dia!
ResponderExcluirSou a professora Maria de geografia. Vocês estão conseguindo responder as atividades deste Laboratório?
Bom dia!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Estarei aqui até as 11h para tirar dúvidas de vocês.
É a professora Maria. Estarei aqui até as 17h para tirar dúvidas de vocês.
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Vocês conseguiram responder as atividades do Laboratório Lúdico?
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Estarei aqui até as 17h para tirar dúvidas sobre o Laboratório Lúdico.
Bom dia!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Estarei disponível até as 11h para tirar dúvidas de vocês.
Boa tarde!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Estarei aqui até as 17h para tirar dúvidas sobre o Laboratório Lúdico.
Bom dia!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Vocês conseguiram responder as atividades do Laboratório Lúdico? Qualquer dúvida é só perguntar.
Boa tarde!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Estarei disponível até as 17h para tirar dúvidas de vocês.
Boa tarde!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Estarei disponível até as 17h para tirar dúvidas de vocês.
Boa tarde!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Estarei aqui até as 17h para tirar dúvidas de vocês.
Boa tarde!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Qualquer dúvida sobre o Laboratório Lúdico é só perguntar.
Boa tarde!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Qualquer dúvida é só perguntar.
Bom dia!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Vocês conseguiram responder as atividades propostas?