9º ANO/LAB. LÚDICO

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.  
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Arte do Cinema
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h



1º ATIVIDADE INICIAL


2º ATIVIDADE PRINCIPAL

Pesquise e encontre:        
a) 5 atrizes e 5 atores do cinema nacional brasileiro.
b) 5 atrizes e 5 atores do cinema alagoano.
c) O filme brasileiro mais premiado em festivais?
d) O filme alagoano mais premiado em festivais?
Respostas pessoais:

e) Qual a importância do cinema em sua vida durante a quarentena? 
f) Quais são os seus filmes preferidos?

3. ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Assisti ao filme: A casa mostro e fazer um pequeno resumo do que entendeu.











Roteiro de Estudo

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP


Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.  
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Covid-19
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h

Caro estudante,


Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.



1) ATIVIDADE DE AQUECIMENTO: 


Depois de assistir ao vídeo, responda: Qual a mensagem principal do vídeo?




2) ATIVIDADE PRINCIPAL: Encontre no caça palavras os nomes de alguns países  atingidos pela pandemia do Covid-19





3) ATIVIDADE COMPLEMENTAR: Imagine que você é um reporte e precisa fazer um panorama da real situação desses dois países (Brasil e França) para que o povo brasileiro possa estar bem informado. Crie um texto com o máximo de informações importantes que você considera pertinente todos saberem.  


Roteiro de Estudo

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP


Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.  
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: A importância da solidariedade em tempos de pandemia na comunidade escolar
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h

Caro estudante,


Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.



1 Atividade de Aquecimento: Poesia.

EU ACREDITO



Aprendi que fazendo um gesto de solidariedade

À impunidade não tem vencedores

E posso ser a única a trabalhar em um projeto
Mas se eu acreditar, terei apoio de muitos
Se eu fizer a minha parte.
Cada um de uma maneira simples fará a sua.
E se eu desejar mudar a história nunca estarei sozinha
E se eu tiver a humildade de pedir ajuda
Milhares vêm ao meu auxilio
Podemos juntos acreditar em dias melhores, em pessoas melhores.
E juntos construir um mundo melhor
Sou sonhadora?
Não, faço parte desse mundo que vivo.
E desejo ele cada dia melhor
Meus filhos fazem parte dele
E quem sabe contar a história para meus netos que nós mudamos
Porque aprendemos a trabalhar juntos
Para a construção de uma vida melhor
Uma vida mais digna, mais humana e mais solidária.



2 Atividade principal: Desvende as palavras. Esperamos sua resposta. Não sobram e não faltam letras. Acentos podem ser retirados ou trocados de lugar. Vamos movimentar nossos neurônios.

EXEMPLO: ADSODEDARIEIL→ SOLIDARIEDADE

GADIN→

ANHOSOARD→

SEROCVENED→

OTSGE→

ÃOCONÇTRSU→

AHIRTÓSI→

RATEACRID→

DEJRAES→

IADÁSOILR→

EDMIADHUL→

3 Atividade Complementar: Crie uma poesia com o tema: “Solidariedade no meu bairro”




Roteiro de Estudo


REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP


Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.  
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Impactos psicológicos em tempo de quarentena
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h

Caro estudante,


Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


1 - atividade de aquecimento – leitura e compreensão do poema: 

 "Pensando a Saúde Mental"

 Eu venho te falar De um assunto bem legal É muito interessante Saúde Mental

 Hoje eu não to bem To meio “bagunçado” Não me julgue por favor Senta aqui do meu lado.

Dizem, é loucura! Sem o problema conhecer Talvez isso é só estresse Procure entender

Não preciso de remédio Eu só quero conversar Não estou doente! Você pode me escutar?

Minha vida não é fácil Sua vida também não Sempre existe aqueles dias Que bate aquela aflição

Eu não estou louco! Não quero ser internado! Me dê carinho e atenção Que o meu caso ta curado

 Obrigado por me ouvir Minha dor já passou Aquilo não era doença Mas você me curou


 Autor: Leandrino dos Santos USF Lucas Lourenço Leite 2ª Turma –ACS- Canaã dos Carajás- PA Tutora: Socorro Helena



2 - atividade principal: Exercício para a mente. As frases estão embaralhadas tentem descobrir quais são frases e escreve-las corretamente como no exemplo a seguir. Lembrando que as frases não estão no texto da atividade 1... Você deve descobri-las! Ação!

Exemplo: IOLASMTNEO SCAIOL PDEO TER EOEITFS NA SÚDAE MNTEAL.
resposta: ISOLAMENTO SOCIAL PODE TER EFEITOS NA SAÚDE MENTAL

DECIFRE AS FRASES ABAIXO:

A) “NÓS SMOOS EMEAXTTANE ISSO QUE SMOOS: ESSA MTIURSA CEXMPLOA

B) E LCOUA DE FLIADEDCIE, AOMR E DIQURIEBÍLSEO.”

C) “A SUA ITÃIRRÇAO NÃO SCIANULOROÁ PLEOMRBA AUGLM. O SEU MAU HMOUR NÃO MFIOCIDA A VDIA. NÃO EGURTSAE O SEU DIA.”

D) “PFIERRO SER LCOUO, EM UM MDNUO ODNE OS NMAOIRS CTRSONEOM BABMOS.”

E) “QUEUQALR SER HMNUAO TEM DERNTO DE SI, TDUO QUE PCISREA PRA SE RETANINVER E RCOEÇEMAR TDUO ORUTA VEZ.”





3 - atividade complementar
Quais sugestões prioritárias e de fácil ação você daria para os que estão em casa e já se sentem solitários e desmotivados?



Roteiro de Estudo

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP


Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.  
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: ARTE E ED. FÍSICA DURANTE A QUARENTENA
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h

Caro estudante,


Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.



1.    ATIVIDADE INICIAL: ASSISTA AO VÍDEO CLICANDO NO LINK ABAIXO:





2  ATIVIDADE PRINCIPAL:


Leia o texto e reflita sobre ele.
          A região do Nordeste teve muito contato com diferentes povos e acabou por incorporar um pouco de suas culturas. O Nordeste é muito conhecido por ser uma região muito alegre e festiva, é o berço de muitas danças e celebrações populares.

Relacione as danças nordestinas com suas características.

MARACATU ( 1 )     FREVO ( 2 )        XAXADO ( 3 )      BUMBA MEU BOI ( 4 )

CAPOEIRA ( 5 )      SAMBA ( 6 )         FORRÓ ( 7 )

A) É uma dança muito característica e típica do sertão nordestino, era feita somente por homens e considerada uma dança de guerra e entretenimento do grupo. (   )

B) É uma dança de origem africana, sua prática inicial era para o divertimento dos africanos e depois passou a ser usada para se defenderem dos europeus, bem como, para o ataque. (    )

C) É uma das danças mais conhecidas do Nordeste, com suas roupas coloridas e muitas acrobacias (   )

D) É uma dança alegre e feita em duplas, geralmente dançam com o corpo colado um no outro e arrastando o pé. (   )

E) Essa dança veio junto com os africanos escravizados e os instrumentos trazidos por eles para o Brasil. No ritmo podem ser utilizados instrumentos variados como o pandeiro, cavaquinho, tamborim e reco-reco. (   )

F) É uma dança do folclore brasileiro e se tornou popular em todo país, surgindo diferentes representações, com personagens, ritmos, adereços, instrumentos e temas diferentes. (   )

G) Essa dança é baseada nas cerimônias de coroação dos reis do Congo. É um símbolo da resistência negra no Brasil. (    )

3. ATIVIDADE COMPLEMENTAR:
 Faça uma colagem, desenhe ou pinte uma dança típica do seu bairro.




Roteiro de Estudo

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.  
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Festejos Juninos: cultura nordestina
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h

Caro estudante,



Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.

1.    ATIVIDADE INICIAL: Leia o texto


A quadrilha, dança típica das festas juninas brasileiras,  é carregada de referências caipiras e matutas. Mas sua origem vem de muito longe. A “quadrille” surgiu em Paris, no século XVIII, como uma dança de salão composta por quatro casais. Era dançada pela elite europeia e veio para o Brasil durante o período da Regência (por volta de 1830), onde era febre no ambiente aristocrático.
Da Corte carioca, a quadrilha acabou caindo no gosto do povo. Ao longo do século XIX, a dança se popularizou no Brasil e se fundiu com manifestações brasileiras preexistentes. “O brasileiro é um povo muito criativo e criou a forma estilizada de dançar a dança dos nobres”, opina a arte-educadora Lucinaide Pinheiro. A partir daí, diversas evoluções foram sendo incorporadas à quadrilha, entre elas o aumento do número de pares dançantes e o abandono de passos e ritmos franceses. As músicas e o casamento caipira que antecede a dança, também foram novidades incorporadas ao longo dos anos.
2  ATIVIDADE PRINCIPAL:

    A) Cite características do figurino das quadrilhas, das músicas dançadas e aponte alguns passos desta dança que você conheça. 
     
      B) De acordo com o texto acima: 
          - Qual a origem da quadrilha?
          - Era dançada por qual classe social na Europa?
          - Em que ano chegou ao Brasil? 

3. ATIVIDADE COMPLEMENTAR:

      Pesquise qual a dança típica do estado Maranhão. Relate o que há de igual e diferente entre Alagoas e o Maranhão.

18 comentários:

  1. Maria Montenegro.
    Bom dia!
    É a professora Maria Montenegro. Todas as quartas-feiras, no horário das 9h às 11h, estarei tirando as dúvidas de vocês a respeito do Laboratório de Atividades Lúdicas. Eu quero a participação de vocês nas atividades propostas.

    ResponderExcluir
  2. Professora Elane de Educação Física, estará todas as segundas no horário de 13:00 às 15:00 para auxiliar em alguma dúvida das atividades do Laboratório Lúdico.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    É a professora Maria. Vocês têm dúvidas a respeito das atividades propostas desta semana?

    ResponderExcluir
  4. olá pessoal! que estão achando das atividades? Sou a professora Elane de Educação Física, estou aqui para ajudar em alguma dúvida.

    ResponderExcluir
  5. Alunos, bom dia!
    Sou a professora Maria de geografia. Vocês estão conseguindo responder as atividades deste Laboratório?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!
    É a professora Maria. Estarei aqui até as 11h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  7. É a professora Maria. Estarei aqui até as 17h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  8. É a professora Maria. Vocês conseguiram responder as atividades do Laboratório Lúdico?

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde!
    É a professora Maria. Estarei aqui até as 17h para tirar dúvidas sobre o Laboratório Lúdico.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!
    É a professora Maria. Estarei disponível até as 11h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde!
    É a professora Maria. Estarei aqui até as 17h para tirar dúvidas sobre o Laboratório Lúdico.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia!
    É a professora Maria. Vocês conseguiram responder as atividades do Laboratório Lúdico? Qualquer dúvida é só perguntar.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde!
    É a professora Maria. Estarei disponível até as 17h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde!
    É a professora Maria. Estarei disponível até as 17h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde!
    É a professora Maria. Estarei aqui até as 17h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde!
    É a professora Maria. Qualquer dúvida sobre o Laboratório Lúdico é só perguntar.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde!
    É a professora Maria. Qualquer dúvida é só perguntar.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia!
    É a professora Maria. Vocês conseguiram responder as atividades propostas?

    ResponderExcluir