2º ANO/1ª SEMANA

Atenção: as atividades a seguir correspondem somente ao 2º ano do Ensino Médio vespertino.
Atente-se à orientação do professor para as formas que serão corrigidas as atividades. Em caso de dúvidas sobre o conteúdo, faça um comentário abaixo para o professor, informe seu nome e turma.
1ª SEMANA

Revisão de conteúdo para todos os estudantes
 dos 2º anos de Filosofia



                Agora mais do que nunca, em época de COVID-19, duas questões filosóficas saltam aos nossos olhos devido sua grande importância e atualidade, são elas: “O que devemos fazer?” e “Porque devemos fazer o que fazemos?”. Muitas são as advertências, dentre elas, algumas com bases na ciência, e outras simplesmente reproduzidas pela opinião comum. Sobre a primeira questão é importante destacar que ela se configura numa discussão “MORAL”, pois envolve a nossa ação concreta aqui e agora. Sobre a segunda questão destacamos que envolve uma discussão “ÉTICA”, pois quando perguntamos sobre “o porquê” estamos procurando fundamentar e buscar bases para agir como agimos. Um exemplo pode nos ajudar nessa reflexão prática e tão importante na história do pensamento humano ocidental. Em tempos tão difíceis de propagação do vírus COVID-19, a OMS (Organização Mundial da Saúde) aconselha fortemente o isolamento social de todos, já que pouco se sabe sobre o vírus, assim como, um modo de eliminação completa dele no corpo humano uma vez infectado. Para pensar os exemplos que iremos trabalhar é preciso reforçar também que, a OMS é composta por profissionais da saúde, isto é, representantes das ciências em todo globo terrestre que trabalham noite e dia em estudos para combater o chamado Coronavírus.
                Pois bem, imagine que você em meio a essas e outras informações que a grande mídia repassa ainda se pergunte “O que devo fazer?” e “Porque devo fazer?”, o que é bastante natural que aconteça, já que somos a todo tempo bombardeados de informações, muitas vezes, sem fundamentação científica (as famosas Fake News ou opiniões do senso comum), e dentre elas, informações que tem como base a pesquisa e demonstrações científicas. Então, vamos aos dois casos para analisarmos:
  1. João acredita na opinião comum de que a pandemia não é real, se tratando apenas de uma “gripezinha” e que todos devem voltar suas atividades, pois não ver ao seu redor a disseminação da doença. Portanto, quando perguntado “Como deve agir?”, ele simplesmente responde com a prática (imoral): “Fazendo tudo que costuma fazer em dias normais”. Quando perguntado, “Porque agir de tal maneira?”, ele simplesmente fundamenta sua ação moral com opiniões duvidosas, achismos, crenças religiosas e políticas, como: “Porque fulano que é bastante inteligente me disse... Porque um blogueiro bastante conhecido informou... Porque Deus usou fulano para continuarmos agindo assim...” e etc.
  2. Maria acredita que o isolamento social é importante para evitar o contágio massivo da doença, por isso, quando sai de casa por alguma obrigação toma todas as precauções como: Usa máscara, anda sempre com um frasco de álcool em gel, evita contato com multidões, evita repassar informações duvidosas e de não especialistas no assunto, e etc. Maria quando perguntada sobre o porquê dessas ações morais, a mesma responde com as seguintes informações que refletem seus princípios éticos: “Porque, lembrando meu professor de Biologia, os vírus são seres muito pequenos que facilmente se proliferam em contanto com humanos e animais... Porque o coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias... Porque li um artigo de um cientista da universidade “x” que diz que a melhor prevenção no momento é a limpeza das mãos e dos utensílios domésticos  para evitar a propagação...
Quando analisamos os dois exemplos, podemos perceber algumas informações importantes sobre nosso riquíssimo assunto de Ética e Moral. São eles: A nossa ação concreta que reflete nossos costumes sociais. E, a segunda parte de cada exemplo, nossa capacidade de refletir sobre o que fundamenta nossas ações, ou seja, a ética que adotamos em nossa vida.
Notem que a ética que adotamos não se trata de uma simples e confortável escolha, pois é preciso raciocinar bastante, ter um bom senso e se desviar de raciocínios, muitas vezes, comuns que a maiorias das pessoas simplesmente reproduzem, sem pensar o que está além.
Sobre o melhor exemplo, e como nada é óbvio”, como irracionalmente reproduz o personagem do filme atual da Netflix “O poço”, percebemos que o segundo exemplo é o melhor caso a se seguir, tanto moralmente como eticamente.
Enfim, para concluir gostaria de agradecer a atenção de vocês e que aproveitem a quarentena para estudar, buscar se informar com sabedoria, e não se esquecer de fazer exercícios físicos. Como dizia Platão: “Mente sã, corpo são.”
Nailton Fernades da Silva
Professor de Filosofia e Sociologia da EEAPM
Abraços!!!



Atenção estudantes!!!
O seguinte banco de questões divididos por laboratórios deve ser respondido a partir da leitura da "Folha Informativa COVID – 19" publicada pela OMS (Organização Mundial de Saúde).


Laboratório de aprendizagem de Língua Portuguesa
1. Os gêneros textuais se referem as diferentes formas de linguagem empregadas nos textos.Há outros formatos como os textos literários,conversas de whatsapp, etc. Diferente do gênero literário, o gênero textual se refere às diferentes  formas de linguagem empregadas nos textos.Estas formas podem ser mais formais ou informais, e até se mesclarem em um mesmo texto, porém este será nomeado com o gênero que prevalecer. Dessa forma, um folder tem como finalidade: informar, convidar, persuadir,convencer o leitor de algo.
Observe o Folder abaixo que se encontra no texto de apoio e classifique-o  quanto a sua tipologia, trata-se de um texto:

a)      Narrativo
b)      Dissertativo
c)      Descritivo
d)     Expositivo
e)      Injuntivo
Laboratório de Atividades Lúdicas
2. Para evitar a transmissão dos vírus COVID-19, é recomendável evitar cumprimento com beijos, abraços e apertos de mãos. O aluno crie novas formas de se saudar que permita sinalizar a animação  por encontrar um amigo sem ter que toca-lo. Crie um história em quadrinho desenvolvendo como enfrentar o COVID-19.

Laboratório de aprendizagem de Comunicação
3. Tendo em vista os conteúdos relativos as noções de Ética e Moral responda a partir da folha informativa da OMS as seguintes questões:
a) Destaque as ações morais que o texto destaca para a não proliferação da COVID-19.
b) Destaque os princípios éticos que fundamentam nossa ação moral de se previnir contra a COVID-19.

4. Analisando o contexto das relações sociais e econômica de seu bairro e bairros circunvizinhos é perceptivel que o isolamento social, muitas vezes, não pode ser seguido por falta de condições econômicas básicas que garantam a sobrevivência da população nessa época de isolamento. Tendo em vista esse fato social, explique críticamente o papel do Estado no contexto de pandemia do COVID-19, assim como, o papel do mesmo em épocas de não pandemia.

5. As medidas de isolamento e distanciamento social decorrentes da Pandemia do novo coronavírus, ampliou um desequilíbrio e queda da atividade econômica em Alagoas.  A internet é uma grande aliada na contribuição econômica para microempreendedores lançarem-se numa economia criativa. 
Descreva criticamente conforme o local que você está inserido sobre:
a)  Como a população obtém sua renda?
b) Quais perspectivas de futuro para o sustento da população no seu redor?
c) Como você analisa as "ajudas, auxílios provindos do Governo?

6. Já aconteceu algum surto de coronavirus em outros países? Quais são eles?

Laboratório de aprendizagem de Matemática

7. Construa um gráfico de colunas verticais, verificando o crescimento de casos por região brasileira do coronavírus.


8. Na atual situação da Pandemia do novo coronavírus, a grande preocupação dos órgão de saúde e da sociedade civil é que o número de infectados que precisam de internação ultrapasse a quantidade de pacientes que o sistema de saúde pode suportar. Uma ferramenta muito útil para esse tipo de situação são os gráficos. Com eles, é possível estimar quando esse problema pode acontecer se medidas de contenção não forem tomadas, como o isolamento social. Segundo os especialistas, é fundamental entender a questão da curva exponencial, a partir dos dados de secretarias e ministérios, para sabermos se a quantidade de leitos está compatível por exemplo, e fazer outras análises importantes. Quando estudamos as funções exponenciais aprendemos que o crescimento exponencial é aquele que por um período sofre a multiplicação por uma constante, que inicia de forma gradual, mas que se acentua rapidamente. Por exemplo, digamos que você tem um crescimento no número de infectados em uma região em que, a cada três dias, a quantidade de pessoas doentes triplique, isto é, no primeiro dia, descobre-se um infectado, que logo serão três, e depois nove, 27, 81... O crescimento exponencial, com o passar do tempo, é gigantesco. Graficamente esse crescimento é representado de tal forma que o quanto mais paralela ao eixo y do gráfico for a curva, ou seja, quanto mais vertical ela for, maior será a taxa de crescimento.
Com base nos gráficos oficiais da OMS, liste os 5 países com a maior curva de crescimento ao longo do tempo. (link para os gráficos: https://br.tradingview.com/covid19/ )

Laboratório de aprendizagem de Iniciativas Sociais ou Comunitárias
9. Desafio de bioquímica - Baseado no texto motivador e em suas pesquisas, quais os motivos químicos e biológicos para a utilização do álcool etílico 70% e do sabão na prevenção de uma possível contaminação pelo COVID – 19? Relacione as características quanto a polaridade das substâncias citadas acima e a estrutura do vírus. 



Bom trabalho!
Abraços e se cuidem!


Laboratório de atividades lúdicas 


EXERCÍCIO E COVID-19: O QUE EU POSSO E O QUE EU NÃO POSSO FAZER


Fala turma, tudo bem? Bom, nesse momento onde a gente parece ter nossa saúde colocada em prova em razão do surto com COVID-19, é importante que os profissionais que possam contribuir com informações de credibilidade o façam, em diferentes áreas, e na Educação Física não poderia ser diferente.
Gostaria então de dividir com vocês um pouquinho sobre o impacto que a atividade física pode ter sobre a sua saúde e a possibilidade de reduzir os efeitos dessa epidemia.
É possível evitar o contágio?

Olha, possível é, mas também muito improvável. A capacidade do vírus de passar de uma pessoa para a outra é muito alta, bastaria estar presente em um mesmo ambiente que o vírus poderia se instalar em você.
As recomendações de maiores cuidados com a higiene, atenção aos sintomas que poderiam indicar infecção e a redução de aglomerações de pessoas, tem a intenção de reduzir a velocidade do contágio. Isso da tempo para que o sistema de saúde possa cuidar de alguns pacientes antes de que novos apareçam.
O desenho abaixo ajuda a explicar bem a situação:


A linha pontilhada identifica o limite do sistema de saúde em atender pacientes. A curva azul, a transmissão fora de controle, caso medidas de contenção não sejam tomadas. Percebam a quantidade de pessoas que ficariam sem assistência, e como isso se provocaria um enorme número de mortes. Foi o que aconteceu na China e, posteriormente, na Itália.
Em vermelho, a curva caso cuidados sejam tomados. Percebam que a quantidade de pessoas infectadas não muda, mas o número de casos vai aumentando de forma mais lenta. Isso permite que o sistema tenha mais condição de atender a todos.

E o exercício pode ajudar?

Sim. Pessoas que fazem atividades físicas de forma regular podem ser beneficiadas, já que ao longo do tempo seu sistema imunológico ficará mais fortalecido. Entretanto, da mesma forma que o exercício pode ajudar no desenvolvimento desse sistema, dependendo da intensidade e duração do esforço, o sistema imune pode ser suprimido.
Exercício de grande intensidade, grande volume ou atividades as quais você não está acostumado a realizar, acabam gerando um estresse muito grande, o que desloca muito da capacidade de nosso sistema de defesa para recuperar o sistema muscular e cardiovascular.
Estudos com modelos animais demostraram que o nível de mortalidade de ratos infectados com o vírus influenza foi o mesmo nos sedentários e naqueles que se exercitavam muito (~2,5h/dia), enquanto os ratos moderadamente ativos, tiveram um aumento significativo na sobrevida.


Em idosos, os efeitos colaterais da vacina contra a gripe e o número de infectados naturalmente pelo vírus, nos meses de maior acometimento da doença, foram significativamente menores naqueles que se exercitavam, mas com moderação.
Nesse momento, onde estamos muito expostos a um agente externo bastante perigoso, não é prudente sobrecarregar o sistema imunológico com tarefas que poderiam ser evitadas, por isso, mantenha-se ativo, mas escolha bem as atividades.

Que tipos de exercícios eu posso fazer?

Qualquer tipo. E parece não haver problema direto com uma modalidade específica, e sim com a forma com que ela é realizada.
Se você é da corrida, pode correr. Se você é da musculação, pode treinar força. Se você é do Yoga, do CrossFit, da ginástica, pode treinar sem nenhum problema. Mas não exagere nas cargas.
Existe uma escala muito simples que pode ajudar a todos nesse momento, se chama escala de Percepção de Esforço Subjetivo, ou apenas PSE. Normalmente, ela vai de 1 a 10, onde 1 representa um esforço mínimo e 10 o maior esforço que você conseguiria realizar em um determinado exercício.

Ninguém passa do 7, ok? Nesse momento, os exercícios precisam se manter na zona laranja, um nível de esforço considerado moderado, e que de forma alguma vai sobrecarregar seu sistema de defesa.

Como eu posso organizar minhas sessões?

Como a maioria das pessoas vai ficar em casa, e por um bom tempo, é importante organizarmos nossas rotinas de exercício de uma forma um pouco diferente.
Normalmente nós separamos um período único, um pouco antes ou depois de nossos horários de trabalho, pra conseguirmos executar toda nossa atividade física diária.
Isso é legal, poupa tempo e nos mantem ativos.
Entretanto, nesse momento temos uma maior ociosidade e confinamento, que aumenta a ansiedade e o estresse, e ajustar o treino a isso é fundamental.
Uma forma bacana é trabalhar com “split-routines” ou treinos divididos. Ao invés de você concentrar toda a sua atividade em um período único de 50-60min, dividida ela ao longo do dia.
Faça uma caminhada de 10-15min pela manhã, alguns alongamentos por 15min a tarde, e uma flexões e abdominais a noite. Isso ocupa melhor seu tempo, sua cabeça, e você se mantém saudável e disposto para enfrentar essa barra.

Se eu estiver com algum sintoma de doença?

Eu acredito que você já deva ter ficado com um leve resfriado alguma vez, e isso não te impediu de treinar, correto? Provavelmente você deu uma aliviada nos treinos, pegou menos pesado, e em poucos dias já estava novo outra vez.

A recomendação continua a mesma.


Se você tiver sintomas leves de algo parecido com um resfriado, provavelmente seja isso. E você pode (e deve) se manter ativo, mas com algo mais leve. Não é hora de bater um recorde. E hora de manter o organismo funcionando.
Agora, se os sintomas forem mais intensos, com dor de cabeça, febre, dores pelo corpo ou dificuldade de respirar, é o momento de interromper tudo e procurar assistência médica. Também nada diferente do que você já faria em outras situações.

Agora que você ja leu o texto acima, responda: Qual a relação atividade física x prevenção de doenças?

Matemática
Prof. Jean Clemente
Em período de crise uns choram e outros vendem o lenço. E aí, qual dos dois é o seu perfil?


Como o delivery online cresceu 100% no interior em 2019
Cumprindo previsões, mercado de  delivery online segue crescendo no Brasil e no mundo. Números apontam um crescimento ainda mais agressivo em 2020. Saiba por que:


Você tem um negócio que ano a ano dobra de tamanho, e indo ao encontro do seu objetivo, a sociedade busca cada vez mais por experiências atendidas pela sua solução.
A descrição acima é o resumo do negócio dos sonhos de qualquer empresário. A famosa bala de prata. Contudo, por mais que soe como um conto de fadas, essa é a realidade do delivery online no interior do Brasil há dois anos.
Uma série de fatores remontam à narrativa de sucesso, entre eles: a existência de uma demanda reprimida de um mercado que representa 30% do PIB nacional e 95% dos municípios brasileiros, mas que não encontra as mesmas soluções digitais dos grandes centros (os outros 5%).
E ao observarmos estudos (“10 Principais Tendências Globais de Consumo”), análises de especialistas (Groceryshop – EUA) e para o cenário mundial, 2020 mostra-se ainda mais promissor.
Vamos entender de onde vem este otimismo!
IFB – Instituto FoodService Brasil -, para cenário Brasil e da Delivery Much para o cenário interior. 
1. 2019: a retomada do food service e a consolidação do delivery online
Em dezembro de 2019, para cada 100 refeições feitas no Brasil, apenas 51 eram consumidas no local. 
Das 49 restantes, 40 eram consumidas em trânsito, 8 entregues via delivery e uma retirada em drive thru.
Os dados, de acordo o IFB, representam um crescimento de 23% em relação a 2018, o que para Ingrid Devisate, diretora executiva do instituto, é uma mostra da recuperação do food service como um todo.
No interior, os números são ainda mais robustos, dados da Delivery Much mostram um crescimento de 100% em pedidos entregues e de 120% no número de novos usuários no aplicativo.
É importante, e essencial, perceber que os números não representam apenas o crescimento do setor, mas uma sensível e contínua transformação no comportamento do consumidor.
Segundo Ingrid, essa mudança comportamental irá nos próximos anos atingir com mais força setores não convencionais do delivery, como lojas de roupas, por exemplo. 
Um ponto de atenção segundo a diretora é: no Brasil, o comércio online não reduziu o tráfego nas lojas físicas.
“Pelo contrário”, afirma Ingrid: “a web não apenas abriu espaço para novos restaurantes, como também colocou os apps como protagonistas.”, explica ela.
E neste cenário, mesmo com um avanço agressivo do delivery online, ainda há …
2 → A guerra contra o telefone
Nos últimos 5 anos o mercado digital ganhou protagonismo em vários setores. Porém, no food service, o telefone ainda é o inimigo a ser superado. 
Em 2018, para cada 10 pedidos feitos, apenas 3,2 eram realizados pela internet ou por aplicativos de delivery. No interior, esse número era ainda menor: 9 para 1.
Já em 2019, a proporção fechou em 5,5 para 4,5. Um crescimento de 40% em apenas um ano. Para Ingrid, os dados provam que o delivery é o maior impulsionador de crescimento do food service, por atender de maneira prática as necessidades do consumidor.
Como podemos perceber no gráfico há, no cenário nacional, uma fatia de 56% da população que prefere fazer seus pedidos ligando para o estabelecimento. No interior estima-se que esta fatia esteja em 80%. 
Preferência correlacionada a experiência oferecida pelo estabelecimento aos clientes, como a pessoalização do atendimento, por exemplo; fator que ainda suscita no mercado offline a lealdade dos clientes
No digital, os desafios de engajamento e retenção dos clientes, reuniram no Groceryshop (EUA), no início de 2020, mais de 2 mil profissionais do varejo para discutir o futuro do setor. 
Entre as percepções, a que mais chama atenção é:  
3 → “Quer lealdade do seu cliente, entregue conveniência”
Análises de mercado e estudos, que remontam o início dos anos 60, sempre apontam: 
“conquistar um novo cliente custa até 7 vezes mais caro que manter os atuais”.
Contudo, desde que Philip Kotler aplicou a ideia, empresas e especialistas de marketing buscam formas de fidelizar seus clientes. 
Sendo, a grande questão do mercado digital: como fazer o cliente acessar o app fazer o pedido e não abandonar o carinho?
Dados de 2018, apenas no delivery de alimentos, mostram que a cada 10 pedidos iniciados 2 eram abandonados.

Utilize as informações do texto para responder as perguntas abaixo:
1. Você já pensou em criar alguma fonte de renda utilizando os produtos online? Se sim, qual seria esse produto?
2. Para você o que é empreender?
3. Olhando o gráfico estatístico acima você consegue identificar três características matemáticas que contribuem para o entendimento do gráfico em relação o texto? Quais são elas?
4. Qual é o tema principal do texto?
5. Em 2019 qual foi o maior percentual de pedidos no delivery brasileiro?
6. Qual a variação percentual entre os anos de 2016 e 2019 de pedidos via APPS?



116 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Samya valeria Pereira de Almeida

    2°B ( que desgraça😭)

    ResponderExcluir
  3. Mayra Vitória Alves Monteiro

    2°B

    ResponderExcluir
  4. Laysa Carine Oliveira dos Santos
    2°C

    ResponderExcluir
  5. Pedro Joaquim Do Nascimento Cerqueira 2°B

    ResponderExcluir
  6. Janiely de Oliveira Rodrigues 2° A

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Gabriella Beatriz Ferreira Torres
    2°B

    ResponderExcluir
  9. Júlia Beatriz Marques da Silva
    2° B

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Jhúlia Emilly da Silva Oliveira
    2° B

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Ranielly Monik Gomes de Araújo

    2°B

    ResponderExcluir
  14. Lucas Gabriel dos Santos Silva

    2°B

    ResponderExcluir
  15. Renata Christine Barros dos Santos 2°B

    ResponderExcluir
  16. Ana Beatriz da Silva Gabriel

    2°D

    ResponderExcluir
  17. John Weverton Melo dos Santos

    2°B 👺

    ResponderExcluir
  18. Paula Patricia Mateus Da Silva

    2° D

    ResponderExcluir
  19. Laryssa Andressa Vieira da Rocha 2°A

    ResponderExcluir
  20. Scarlat Vitória Monteiro Dias 2°B

    ResponderExcluir
  21. Pessoal, acessem a partir de terça à noite. As atividades estão sendo elaboradas e ficarão aqui disponíveis por toda a semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A atividade de matemática do professor Jean o 2°B não tem aula dele! Temos que fazer?

      Excluir
  22. Vitória Rayssa Batista de Albuquerque
    1 "D"

    ResponderExcluir
  23. Vitória Rayssa Batista de Albuquerque
    2 "D"

    ResponderExcluir
  24. Yago Oliveira de Albuquerque
    2°"C"

    ResponderExcluir
  25. Edilayne Quezia Da Silva Santos
    2 A

    ResponderExcluir
  26. Sérgio Luiz da Silva Junior

    2° ANO D

    ResponderExcluir
  27. Maria Eduarda Gonçalves de Albuquerque

    2° D

    ResponderExcluir
  28. Marley Douglas Ferreira dos Santos

    2ano "b"

    ResponderExcluir
  29. Jaquelaine Francisca dos Santos 2°C

    ResponderExcluir
  30. Leiam também a página "orientações" neste blog, há algumas informações importantes lá.

    ResponderExcluir
  31. Agenor Alejandro Pessoa Da Silva
    2° A

    ResponderExcluir
  32. professor nailton, sobre a atividade, todas as perguntas do texto são para ser respondidas?

    ResponderExcluir
  33. OK, eu preciso que algum professor tire uma dúvida.
    Os assuntos do ano, serão focados em Covid-19?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yago, nessa primeira semana, as atividades estarão voltadas para esse tema, porém na próxima semana teremos outra temática. Utilize respostas em seu caderno colocando as devidas referências de que disciplina você está respondendo. Os professores auxiliarão através dos comentários.

      Excluir
  34. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA o cachorro tá comendo meu celular 😭

    ResponderExcluir
  35. *SÓ QUERIA QUE TIRASSEM MINHAS DÚVIDAS 😭😭*

    ResponderExcluir
  36. eu tenho uma dúvia vou responder onde? No pc?

    ResponderExcluir
  37. EU QUERO IR PRA ESCOLA VEY, EU SEI QUE NÃO SAIO DE CASA, MAS FICAR EM CASA PQ ALGUÉM TA MANDANDO EU FAZER ISSO, É CHATO MEU

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Nessa quaretena a liberdade vai cantar!!!!!

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Carlos kauã
    2 A
    Eu não estou entendendo nada desse atividade, essa atividade é sobre o que?
    Do nada tem o texto falando sobre o retomada do food service e a consolidação do delivery online?

    ResponderExcluir
  44. Thiewany Roberta Maragy Dos Santos (2°A)

    ResponderExcluir
  45. Thiewany Roberta Maragy Dos Santos (2°A)

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. Kleverton Fabrício dos Santos Silva
    2°B

    ResponderExcluir
  49. Jhúlia Emilly da Silva Oliveira
    2° B

    ResponderExcluir
  50. Luiz Felipe da Silva Fernandes
    2°D.

    ResponderExcluir
  51. Mikael Vanderson da silva lima

    2° A

    ResponderExcluir
  52. Infernoooo! Que po... De atividade ludica e essa mds

    ResponderExcluir
  53. ANDRESSA DE OLIVEIRA 2A

    ResponderExcluir