Atenção: as atividades a seguir correspondem somente ao 2º ano do Ensino Médio vespertino.
Atente-se à orientação do professor para as formas que serão corrigidas as atividades. Em caso de dúvidas sobre o conteúdo, faça um comentário abaixo para o professor, informe seu nome e turma.
1ª SEMANA
Revisão de conteúdo para todos os estudantes
dos 2º anos de Filosofia
Folha informativa da OMS sobre o
Coronavírus:
Agora
mais do que nunca, em época de COVID-19, duas questões filosóficas saltam aos
nossos olhos devido sua grande importância e atualidade, são elas: “O que
devemos fazer?” e “Porque devemos fazer o que fazemos?”. Muitas são as
advertências, dentre elas, algumas com bases na ciência, e outras simplesmente
reproduzidas pela opinião comum. Sobre a primeira questão é importante destacar
que ela se configura numa discussão “MORAL”, pois envolve a nossa ação concreta
aqui e agora. Sobre a segunda questão destacamos que envolve uma discussão “ÉTICA”,
pois quando perguntamos sobre “o porquê” estamos procurando fundamentar e
buscar bases para agir como agimos. Um exemplo pode nos ajudar nessa reflexão
prática e tão importante na história do pensamento humano ocidental. Em tempos
tão difíceis de propagação do vírus COVID-19, a OMS (Organização Mundial da
Saúde) aconselha fortemente o isolamento social de todos, já que pouco se sabe
sobre o vírus, assim como, um modo de eliminação completa dele no corpo humano
uma vez infectado. Para pensar os exemplos que iremos trabalhar é preciso
reforçar também que, a OMS é composta por profissionais da saúde, isto é, representantes
das ciências em todo globo terrestre que trabalham noite e dia em estudos para
combater o chamado Coronavírus.
Pois
bem, imagine que você em meio a essas e outras informações que a grande mídia repassa
ainda se pergunte “O que devo fazer?” e “Porque devo fazer?”, o que é bastante
natural que aconteça, já que somos a todo tempo bombardeados de informações,
muitas vezes, sem fundamentação científica (as famosas Fake News ou opiniões do
senso comum), e dentre elas, informações que tem como base a pesquisa e
demonstrações científicas. Então, vamos aos dois casos para analisarmos:
- João acredita na opinião comum de que a pandemia não é real, se tratando apenas de uma “gripezinha” e que todos devem voltar suas atividades, pois não ver ao seu redor a disseminação da doença. Portanto, quando perguntado “Como deve agir?”, ele simplesmente responde com a prática (imoral): “Fazendo tudo que costuma fazer em dias normais”. Quando perguntado, “Porque agir de tal maneira?”, ele simplesmente fundamenta sua ação moral com opiniões duvidosas, achismos, crenças religiosas e políticas, como: “Porque fulano que é bastante inteligente me disse... Porque um blogueiro bastante conhecido informou... Porque Deus usou fulano para continuarmos agindo assim...” e etc.
- Maria acredita que o isolamento social é importante para evitar o contágio massivo da doença, por isso, quando sai de casa por alguma obrigação toma todas as precauções como: Usa máscara, anda sempre com um frasco de álcool em gel, evita contato com multidões, evita repassar informações duvidosas e de não especialistas no assunto, e etc. Maria quando perguntada sobre o porquê dessas ações morais, a mesma responde com as seguintes informações que refletem seus princípios éticos: “Porque, lembrando meu professor de Biologia, os vírus são seres muito pequenos que facilmente se proliferam em contanto com humanos e animais... Porque o coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias... Porque li um artigo de um cientista da universidade “x” que diz que a melhor prevenção no momento é a limpeza das mãos e dos utensílios domésticos para evitar a propagação...
Quando analisamos os dois exemplos, podemos perceber algumas informações
importantes sobre nosso riquíssimo assunto de Ética e Moral. São eles: A
nossa ação concreta que reflete nossos costumes sociais. E, a segunda parte de
cada exemplo, nossa capacidade de refletir sobre o que fundamenta nossas ações,
ou seja, a ética que adotamos em nossa vida.
Notem que a ética que adotamos não se trata de uma simples e
confortável escolha, pois é preciso raciocinar bastante, ter um bom senso e se
desviar de raciocínios, muitas vezes, comuns que a maiorias das pessoas
simplesmente reproduzem, sem pensar o que está além.
Sobre o melhor exemplo, e como nada “é óbvio”, como
irracionalmente reproduz o personagem do filme atual da Netflix “O poço”,
percebemos que o segundo exemplo é o melhor caso a se seguir, tanto moralmente
como eticamente.
Enfim, para concluir gostaria de agradecer a atenção de vocês e que
aproveitem a quarentena para estudar, buscar se informar com sabedoria, e não
se esquecer de fazer exercícios físicos. Como dizia Platão: “Mente sã, corpo são.”
Nailton Fernades da Silva
Professor de Filosofia e Sociologia
da EEAPM
Abraços!!!
Atenção
estudantes!!!
O seguinte banco de questões divididos por laboratórios deve ser respondido a partir da leitura da "Folha Informativa
COVID – 19" publicada pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
Acesse a folha informativa no link: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875
Laboratório
de aprendizagem de Língua Portuguesa
1. Os gêneros textuais se referem as
diferentes formas de linguagem empregadas nos textos.Há outros formatos como os
textos literários,conversas de whatsapp, etc. Diferente do gênero literário, o
gênero textual se refere às diferentes
formas de linguagem empregadas nos textos.Estas formas podem ser mais
formais ou informais, e até se mesclarem em um mesmo texto, porém este será
nomeado com o gênero que prevalecer. Dessa forma, um folder tem como
finalidade: informar, convidar, persuadir,convencer o leitor de algo.
Observe o Folder abaixo que se
encontra no texto de apoio e classifique-o
quanto a sua tipologia, trata-se de um texto:
a)
Narrativo
b)
Dissertativo
c)
Descritivo
d)
Expositivo
e)
Injuntivo
Laboratório
de Atividades Lúdicas
2. Para evitar a transmissão dos vírus COVID-19, é recomendável evitar
cumprimento com beijos, abraços e apertos de mãos. O aluno crie novas formas de
se saudar que permita sinalizar a animação
por encontrar um amigo sem ter que toca-lo. Crie um história em
quadrinho desenvolvendo como enfrentar o COVID-19.
Laboratório de aprendizagem de
Comunicação
3. Tendo em vista os conteúdos relativos as noções de Ética e Moral responda a partir da folha informativa da OMS as
seguintes questões:
a) Destaque as ações morais que o texto destaca para a não proliferação da
COVID-19.
b) Destaque os princípios éticos que fundamentam nossa ação moral de se
previnir contra a COVID-19.
4. Analisando o contexto das relações sociais e econômica de seu bairro e
bairros circunvizinhos é perceptivel que o isolamento social, muitas vezes, não
pode ser seguido por falta de condições econômicas básicas que garantam a
sobrevivência da população nessa época de isolamento. Tendo em vista esse fato
social, explique críticamente o papel do Estado no contexto de pandemia do
COVID-19, assim como, o papel do mesmo em épocas de não pandemia.
5. As
medidas de isolamento e distanciamento social decorrentes da Pandemia do
novo coronavírus, ampliou um desequilíbrio e queda da atividade
econômica em Alagoas. A internet é uma grande aliada na contribuição
econômica para microempreendedores lançarem-se numa economia criativa.
Descreva criticamente conforme o local que
você está inserido sobre:
a) Como a população obtém sua renda?
b) Quais perspectivas de futuro para o sustento da população no seu
redor?
c) Como
você analisa as "ajudas, auxílios provindos do Governo?
6. Já aconteceu algum
surto de coronavirus em outros países? Quais são eles?
Laboratório
de aprendizagem de Matemática
7. Construa um gráfico
de colunas verticais, verificando o crescimento de casos por região
brasileira do coronavírus.
8. Na atual situação da Pandemia do novo coronavírus,
a grande preocupação dos órgão de saúde e da sociedade civil é que o número de
infectados que precisam de internação ultrapasse a quantidade de pacientes que
o sistema de saúde pode suportar. Uma ferramenta muito útil para esse tipo de
situação são os gráficos. Com eles, é possível estimar quando esse problema
pode acontecer se medidas de contenção não forem tomadas, como o isolamento
social. Segundo os especialistas, é fundamental entender a questão da curva
exponencial, a partir dos dados de secretarias e ministérios, para sabermos se
a quantidade de leitos está compatível por exemplo, e fazer outras análises
importantes. Quando estudamos as funções exponenciais aprendemos que o
crescimento exponencial é aquele que por um período sofre a multiplicação por
uma constante, que inicia de forma gradual, mas que se acentua rapidamente. Por
exemplo, digamos que você tem um crescimento no número de infectados em uma
região em que, a cada três dias, a quantidade de pessoas doentes triplique,
isto é, no primeiro dia, descobre-se um infectado, que logo serão três, e
depois nove, 27, 81... O crescimento exponencial, com o passar do tempo, é
gigantesco. Graficamente esse crescimento é representado de tal forma que o
quanto mais paralela ao eixo y do gráfico for a curva, ou seja, quanto mais
vertical ela for, maior será a taxa de crescimento.
Com base nos gráficos
oficiais da OMS, liste os 5 países com a maior curva de crescimento ao longo do
tempo. (link para os gráficos: https://br.tradingview.com/covid19/ )
Laboratório de
aprendizagem de Iniciativas Sociais ou Comunitárias
9. Desafio de bioquímica
- Baseado no texto motivador e em
suas pesquisas, quais os motivos químicos e biológicos para a utilização do
álcool etílico 70% e do sabão na prevenção de uma possível contaminação pelo
COVID – 19? Relacione as características quanto a polaridade das substâncias citadas
acima e a estrutura do vírus.
Bom trabalho!
Abraços e se cuidem!
Laboratório de atividades lúdicas
EXERCÍCIO E COVID-19: O QUE EU POSSO E O QUE EU NÃO POSSO FAZER
Fala turma, tudo bem? Bom, nesse
momento onde a gente parece ter nossa saúde colocada em prova em razão do surto
com COVID-19, é importante que os profissionais que possam contribuir com
informações de credibilidade o façam, em diferentes áreas, e na Educação Física
não poderia ser diferente.
Gostaria então de dividir com vocês
um pouquinho sobre o impacto que a atividade física pode ter sobre a sua saúde
e a possibilidade de reduzir os efeitos dessa epidemia.
É possível evitar o contágio?
Olha, possível é, mas também muito
improvável. A capacidade do vírus de passar de uma pessoa para a outra é muito
alta, bastaria estar presente em um mesmo ambiente que o vírus poderia se
instalar em você.
As recomendações de maiores
cuidados com a higiene, atenção aos sintomas que poderiam indicar infecção e a
redução de aglomerações de pessoas, tem a intenção de reduzir a velocidade do
contágio. Isso da tempo para que o sistema de saúde possa cuidar de alguns
pacientes antes de que novos apareçam.
O desenho abaixo ajuda a explicar
bem a situação:
A linha pontilhada identifica o
limite do sistema de saúde em atender pacientes. A curva azul, a transmissão
fora de controle, caso medidas de contenção não sejam tomadas. Percebam a
quantidade de pessoas que ficariam sem assistência, e como isso se provocaria
um enorme número de mortes. Foi o que aconteceu na China e, posteriormente, na
Itália.
Em vermelho, a curva caso cuidados
sejam tomados. Percebam que a quantidade de pessoas infectadas não muda, mas o
número de casos vai aumentando de forma mais lenta. Isso permite que o sistema
tenha mais condição de atender a todos.
E o exercício pode ajudar?
Sim. Pessoas que fazem atividades
físicas de forma regular podem ser beneficiadas, já que ao longo do tempo seu
sistema imunológico ficará mais fortalecido. Entretanto, da mesma forma que o
exercício pode ajudar no desenvolvimento desse sistema, dependendo da
intensidade e duração do esforço, o sistema imune pode ser suprimido.
Exercício de grande intensidade,
grande volume ou atividades as quais você não está acostumado a realizar, acabam
gerando um estresse muito grande, o que desloca muito da capacidade de nosso
sistema de defesa para recuperar o sistema muscular e cardiovascular.
Estudos com modelos animais
demostraram que o nível de mortalidade de ratos infectados com o vírus influenza
foi o mesmo nos sedentários e naqueles que se exercitavam muito (~2,5h/dia),
enquanto os ratos moderadamente ativos, tiveram um aumento significativo na
sobrevida.
Em idosos, os efeitos colaterais da
vacina contra a gripe e o número de infectados naturalmente pelo vírus, nos
meses de maior acometimento da doença, foram significativamente menores
naqueles que se exercitavam, mas com moderação.
Nesse momento, onde estamos muito
expostos a um agente externo bastante perigoso, não é prudente sobrecarregar o sistema
imunológico com tarefas que poderiam ser evitadas, por isso, mantenha-se ativo,
mas escolha bem as atividades.
Que tipos de exercícios eu posso fazer?
Qualquer tipo. E parece não haver
problema direto com uma modalidade específica, e sim com a forma com que ela é
realizada.
Se você é da corrida, pode correr.
Se você é da musculação, pode treinar força. Se você é do Yoga, do CrossFit, da
ginástica, pode treinar sem nenhum problema. Mas não exagere nas cargas.
Existe uma escala muito simples que
pode ajudar a todos nesse momento, se chama escala de Percepção de Esforço
Subjetivo, ou apenas PSE. Normalmente, ela vai de 1 a 10, onde 1 representa um
esforço mínimo e 10 o maior esforço que você conseguiria realizar em um
determinado exercício.
Ninguém passa do 7, ok? Nesse
momento, os exercícios precisam se manter na zona laranja, um nível de esforço
considerado moderado, e que de forma alguma vai sobrecarregar seu sistema de
defesa.
Como eu posso organizar minhas sessões?
Como a maioria das pessoas vai
ficar em casa, e por um bom tempo, é importante organizarmos nossas rotinas de
exercício de uma forma um pouco diferente.
Normalmente nós separamos um
período único, um pouco antes ou depois de nossos horários de trabalho, pra
conseguirmos executar toda nossa atividade física diária.
Isso é legal, poupa tempo e nos
mantem ativos.
Entretanto, nesse momento temos uma
maior ociosidade e confinamento, que aumenta a ansiedade e o estresse, e
ajustar o treino a isso é fundamental.
Uma forma bacana é trabalhar com
“split-routines” ou treinos divididos. Ao invés de você concentrar toda a sua
atividade em um período único de 50-60min, dividida ela ao longo do dia.
Faça uma caminhada de 10-15min pela
manhã, alguns alongamentos por 15min a tarde, e uma flexões e abdominais a
noite. Isso ocupa melhor seu tempo, sua cabeça, e você se mantém saudável e
disposto para enfrentar essa barra.
Se eu estiver com algum sintoma de doença?
Eu acredito que você já deva ter
ficado com um leve resfriado alguma vez, e isso não te impediu de treinar,
correto? Provavelmente você deu uma aliviada nos treinos, pegou menos pesado, e
em poucos dias já estava novo outra vez.
A recomendação continua a mesma.
Se você tiver sintomas leves de
algo parecido com um resfriado, provavelmente seja isso. E você pode (e deve)
se manter ativo, mas com algo mais leve. Não é hora de bater um recorde. E
hora de manter o organismo funcionando.
Agora, se os sintomas forem mais
intensos, com dor de cabeça, febre, dores pelo corpo ou dificuldade de
respirar, é o momento de interromper tudo e procurar assistência médica. Também
nada diferente do que você já faria em outras situações.
Agora que você ja leu o texto acima, responda: Qual a relação atividade física x prevenção de doenças?
Matemática
Prof. Jean Clemente
Em período de crise uns choram e outros vendem o lenço. E aí, qual dos
dois é o seu perfil?
Como o delivery online cresceu 100% no interior em 2019
Cumprindo previsões, mercado de delivery online segue crescendo no
Brasil e no mundo. Números apontam um crescimento ainda mais agressivo em 2020.
Saiba por que:
Você tem um negócio que ano a ano dobra de tamanho, e indo ao encontro
do seu objetivo, a sociedade busca cada vez mais por experiências atendidas
pela sua solução.
A descrição acima é o resumo do negócio dos sonhos de
qualquer empresário. A famosa bala de prata. Contudo, por mais que soe como um
conto de fadas, essa é a realidade do delivery online no interior do
Brasil há dois anos.
Uma série de fatores remontam à narrativa de sucesso, entre eles: a
existência de uma demanda reprimida de um mercado que
representa 30% do PIB nacional e 95% dos municípios brasileiros, mas que não
encontra as mesmas soluções digitais dos grandes centros (os outros 5%).
E ao observarmos estudos (“10 Principais Tendências Globais de
Consumo”), análises de especialistas (Groceryshop – EUA) e para o cenário mundial, 2020
mostra-se ainda mais promissor.
Vamos entender de onde vem este otimismo!
IFB – Instituto FoodService Brasil -, para cenário Brasil e da Delivery
Much para o cenário interior.
1. 2019: a retomada do food service e a consolidação do delivery online
Em dezembro de 2019, para cada 100 refeições feitas no Brasil, apenas 51
eram consumidas no local.
Das 49 restantes, 40 eram consumidas em trânsito, 8 entregues via
delivery e uma retirada em drive thru.
Os dados, de acordo o IFB, representam um crescimento de 23% em
relação a 2018, o que para Ingrid Devisate, diretora executiva do instituto, é
uma mostra da recuperação do food service como um todo.
No interior, os números são ainda mais robustos, dados da Delivery
Much mostram um crescimento de 100% em pedidos entregues e
de 120% no número de novos usuários no aplicativo.
É importante, e essencial, perceber que os números não representam
apenas o crescimento do setor, mas uma sensível e contínua transformação
no comportamento do consumidor.
Segundo Ingrid, essa mudança comportamental irá nos próximos anos atingir
com mais força setores não convencionais do delivery, como lojas de roupas, por
exemplo.
Um ponto de atenção segundo a diretora é: no Brasil, o comércio online
não reduziu o tráfego nas lojas físicas.
“Pelo contrário”, afirma Ingrid: “a web não apenas abriu espaço para
novos restaurantes, como também colocou os apps como protagonistas.”, explica
ela.
E neste cenário, mesmo com um avanço agressivo do delivery
online, ainda há …
2 → A guerra contra o telefone
Nos últimos 5 anos o mercado digital ganhou protagonismo em vários
setores. Porém, no food service, o telefone ainda é o inimigo a ser
superado.
Em 2018, para cada 10 pedidos feitos, apenas 3,2 eram realizados pela
internet ou por aplicativos de delivery. No interior, esse número era ainda
menor: 9 para 1.
Já em 2019, a proporção fechou em 5,5 para 4,5. Um crescimento de 40% em
apenas um ano. Para Ingrid, os dados provam que o delivery é o maior
impulsionador de crescimento do food service, por atender de maneira prática as
necessidades do consumidor.
Como podemos perceber no gráfico há, no cenário nacional, uma fatia de
56% da população que prefere fazer seus pedidos ligando para o estabelecimento.
No interior estima-se que esta fatia esteja em 80%.
Preferência correlacionada a experiência oferecida pelo
estabelecimento aos clientes, como a pessoalização do atendimento, por
exemplo; fator que ainda suscita no mercado offline a lealdade dos clientes
No digital, os desafios de engajamento e retenção dos clientes, reuniram
no Groceryshop (EUA), no início de 2020, mais de 2 mil profissionais do varejo
para discutir o futuro do setor.
Entre as percepções, a que mais chama atenção é:
3 → “Quer lealdade do seu cliente, entregue conveniência”
Análises de mercado e estudos, que remontam o início dos anos 60, sempre
apontam:
“conquistar um novo cliente custa até 7 vezes mais caro que manter os
atuais”.
Contudo, desde que Philip Kotler aplicou a ideia, empresas e
especialistas de marketing buscam formas de fidelizar seus clientes.
Sendo, a grande questão do mercado digital: como fazer o cliente acessar
o app fazer o pedido e não abandonar o carinho?
Dados de 2018, apenas no delivery de alimentos, mostram que
a cada 10 pedidos iniciados 2 eram abandonados.
Utilize as informações do texto para responder as perguntas abaixo:
1. Você já pensou em criar alguma fonte de renda utilizando os produtos
online? Se sim, qual seria esse produto?
2. Para você o que é empreender?
3. Olhando o gráfico estatístico acima você consegue identificar três
características matemáticas que contribuem para o entendimento do gráfico em
relação o texto? Quais são elas?
4. Qual é o tema principal do texto?
5. Em 2019 qual foi o maior percentual de pedidos no delivery
brasileiro?
6. Qual a variação percentual entre os anos de 2016 e 2019 de pedidos
via APPS?
Yasmin Feijó Dos Santos
ResponderExcluir2°D
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSamya valeria Pereira de Almeida
ResponderExcluir2°B ( que desgraça😭)
Mayra Vitória Alves Monteiro
ResponderExcluir2°B
Marcela Xavier dos Santos
ResponderExcluir2°B
Laysa Carine Oliveira dos Santos
ResponderExcluir2°C
Gabriel de Morais Marcolino
ResponderExcluir2°C
Kkkk kkk
ExcluirCoronavirus
ExcluirPedro Joaquim Do Nascimento Cerqueira 2°B
ResponderExcluirJaniely de Oliveira Rodrigues 2° A
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAlessandra Vitória Marinho Mota
ResponderExcluir2°D
Samara Caroline Moura De Oliveira (2°A)
ResponderExcluirVitoria Walesaka Freitas do nascimento
ResponderExcluir2°C
Carlos Eduardo santo lima
ResponderExcluir2•B
José Alisson da Silva
ResponderExcluir2°D
Domínique Rafaela da Silva
ResponderExcluir2°B
Yaponira Cyntia Santos Da Silva
ResponderExcluir2°D
Danubia Santos da Silva
ResponderExcluir1°B mds
Kauan Richard Santos da Silva
ResponderExcluir2°B
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGabriella Beatriz Ferreira Torres
ResponderExcluir2°B
Júlia Beatriz Marques da Silva
ResponderExcluir2° B
Danubia santos da Silva
ResponderExcluir2° B
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirThaislanne Karen
ResponderExcluir2°B
Francyni Mayara Souza da Rocha
ResponderExcluir2°B
Jhúlia Emilly da Silva Oliveira
ResponderExcluir2° B
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRanielly Monik Gomes de Araújo
ResponderExcluir2°B
Lucas Gabriel dos Santos Silva
ResponderExcluir2°B
Kayo Gabryel Ferreira Gerbase
ResponderExcluir2°D
Júlia Karolyne
ResponderExcluir2°C
Rosana Alexandra
ResponderExcluir2°C
Luis Miguel Firmino
ResponderExcluir2°D
Renata Christine Barros dos Santos 2°B
ResponderExcluirAna Beatriz da Silva Gabriel
ResponderExcluir2°D
John Weverton Melo dos Santos
ResponderExcluir2°B 👺
Salve viado, caímos na mesma sala krlho
ExcluirAndriel vinicius
ResponderExcluir2°c
Nícolas Barbosa de Melo 2° D
ResponderExcluirPaula Patricia Mateus Da Silva
ResponderExcluir2° D
Sara da Silva Santos. 2ºC
ResponderExcluirLaryssa Andressa Vieira da Rocha 2°A
ResponderExcluirScarlat Vitória Monteiro Dias 2°B
ResponderExcluirPessoal, acessem a partir de terça à noite. As atividades estão sendo elaboradas e ficarão aqui disponíveis por toda a semana.
ResponderExcluirA atividade de matemática do professor Jean o 2°B não tem aula dele! Temos que fazer?
ExcluirVitória Rayssa Batista de Albuquerque
ResponderExcluir1 "D"
Vitória Rayssa Batista de Albuquerque
ResponderExcluir2 "D"
Yago Oliveira de Albuquerque
ResponderExcluir2°"C"
2°c
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirThawanny soares bento
ResponderExcluir2°B
Edilayne Quezia Da Silva Santos
ResponderExcluir2 A
Carlos kauã dos Santos Serafim
ResponderExcluir2 A
Arthur Barros 2°D
ResponderExcluirMarcelo mikael MARAGy lins
ResponderExcluir2 A
Sérgio Luiz da Silva Junior
ResponderExcluir2° ANO D
Maria Eduarda Gonçalves de Albuquerque
ResponderExcluir2° D
Marley Douglas Ferreira dos Santos
ResponderExcluir2ano "b"
Jaquelaine Francisca dos Santos 2°C
ResponderExcluirDébora kelly da silva
ResponderExcluir2ano A
Thalyta Rayane Barbosa Santos
ResponderExcluir2°D
Leiam também a página "orientações" neste blog, há algumas informações importantes lá.
ResponderExcluirAgenor Alejandro Pessoa Da Silva
ResponderExcluir2° A
Letícia (2° A).
ResponderExcluirprofessor nailton, sobre a atividade, todas as perguntas do texto são para ser respondidas?
ResponderExcluirjhonny Mauro
ResponderExcluir2°B😩
Mateus Feitosa de Lima
ResponderExcluir2°C
OK, eu preciso que algum professor tire uma dúvida.
ResponderExcluirOs assuntos do ano, serão focados em Covid-19?
Yago, nessa primeira semana, as atividades estarão voltadas para esse tema, porém na próxima semana teremos outra temática. Utilize respostas em seu caderno colocando as devidas referências de que disciplina você está respondendo. Os professores auxiliarão através dos comentários.
ExcluirSchuane Micareli
ResponderExcluir2°C
Vitor Augusto
ResponderExcluir2° D
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA o cachorro tá comendo meu celular 😭
ResponderExcluir*SÓ QUERIA QUE TIRASSEM MINHAS DÚVIDAS 😭😭*
ResponderExcluir2°a alexsandro santos tenorio
ResponderExcluireu tenho uma dúvia vou responder onde? No pc?
ResponderExcluirEU QUERO IR PRA ESCOLA VEY, EU SEI QUE NÃO SAIO DE CASA, MAS FICAR EM CASA PQ ALGUÉM TA MANDANDO EU FAZER ISSO, É CHATO MEU
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNessa quaretena a liberdade vai cantar!!!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirRayanne kerolly da silva teixeira
ResponderExcluir2°B
Wellison rhian 2°C
ResponderExcluirIngrid Shayanne (2°A)
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVale ponto?
ResponderExcluirMaicon Michel (2°D)
ResponderExcluirbom dia
ResponderExcluirDayana Rodrigues Da Silva (2°D)
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDeydi Costa
ResponderExcluir2º A
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLarissa Keyla dos Santos
ResponderExcluir2°D
Erika Roberta 2°B
ResponderExcluirCarlos kauã
ResponderExcluir2 A
Eu não estou entendendo nada desse atividade, essa atividade é sobre o que?
Do nada tem o texto falando sobre o retomada do food service e a consolidação do delivery online?
Agora que eu entendi, desculpa pela a pergunta
ExcluirJOYCE 2°B
ResponderExcluirThiewany Roberta Maragy Dos Santos (2°A)
ResponderExcluirThiewany Roberta Maragy Dos Santos (2°A)
ResponderExcluirRenato Victor de Araujo Silva
ResponderExcluir2° C
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirKleverton Fabrício dos Santos Silva
ResponderExcluir2°B
Jhúlia Emilly da Silva Oliveira
ResponderExcluir2° B
Thalline suelen costa Verissimo
ResponderExcluir2D
Luiz Felipe da Silva Fernandes
ResponderExcluir2°D.
Mikael Vanderson da silva lima
ResponderExcluir2° A
Infernoooo! Que po... De atividade ludica e essa mds
ResponderExcluirLúdica e a cabeça desse professores
ExcluirThalia lorrane
ResponderExcluir2°A
David souto
ResponderExcluir2° D
Scarlat dias
ResponderExcluir2°B
ANDRESSA DE OLIVEIRA 2A
ResponderExcluir