Roteiro de Estudo (8 ANO)
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS –
REAENP
Componente curricular: Arte, Ciências, Ed
Física, Geografia.
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Arte do Cinema
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h
1º ATIVIDADE INICIAL
2º ATIVIDADE PRINCIPAL
Relacione os filmes aos os seus respectivos diretores.
1 Cidade de Deus
a) Fernando Meirelles
2 Central do Brasil
b) José Padilha
3 Tropa de Elite
c) Walter Salles
4 Não se preocupe,
d) Breno Silveira
vai dar certo!
5 Filhos de Francisco
e) Hugo Carvana
3. ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Assisti ao filme: Os trapalhões na ilha do tesouroe fazer um pequeno
resumo do que entendeu.
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE
ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente
curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.
Tema
norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema:
Covid-19
Laboratório:
Atividades Lúdicas
Carga
horária: 5h
Caro estudante,
Este roteiro tem como
objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de
atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as
atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos
momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
1) ATIVIDADE DE AQUECIMENTO. Veja acima imagem, reflita e responda: Estar
isolado é estar sozinho?
2) ATIVIDADE PRINCIPAL: Encontre no caça palavras as palavras mais
usadas nas reportagens e noticiários atuais sobre a pandemia do Covid-19.
3) ATIVIDADE COMPLEMENTAR. Faça uma pesquisa e responda:
A) Aponte as diferenças
entre pandemia e epidemia?
B) Como ocorre a transmissão
comunitária?
C) Qual a importância do
exercício físico durante o isolamento?
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: A importância da solidariedade em tempos de pandemia na comunidade escolar
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
1 Atividade
de aquecimento: Poesia.
"Eu quero o bem.
Eu quero mais amor, mais solidariedade, mais amizades, mais futebol na chuva, mais amigos verdadeiros, mais momentos em família, mais churrascos, mais diversão, mais loucuras, mais fé, mais alegrias, mais músicas.
Eu quero a felicidade verdadeira, eu quero a paz.
Eu quero encontrar na simplicidade a alegria de estar vivo. Eu quero ser feliz pelas coisas simples.
Eu quero mais, muito mais.
Eu quero estar de chinelo contando histórias com meus amigos, eu quero boas lembranças, eu quero calma.
Eu quero explodir a vida em felicidade e amor, fechar os olhos e abrir os braços em eterna dança no ritmo da amizade."
Eu quero mais amor, mais solidariedade, mais amizades, mais futebol na chuva, mais amigos verdadeiros, mais momentos em família, mais churrascos, mais diversão, mais loucuras, mais fé, mais alegrias, mais músicas.
Eu quero a felicidade verdadeira, eu quero a paz.
Eu quero encontrar na simplicidade a alegria de estar vivo. Eu quero ser feliz pelas coisas simples.
Eu quero mais, muito mais.
Eu quero estar de chinelo contando histórias com meus amigos, eu quero boas lembranças, eu quero calma.
Eu quero explodir a vida em felicidade e amor, fechar os olhos e abrir os braços em eterna dança no ritmo da amizade."
2
Atividade principal: Desvende as palavras. Esperamos sua
resposta. Não sobram e não faltam letras. Acentos podem ser retirados ou
trocados de lugar. Vamos movimentar nossos neurônios.
EXEMPLO:
ADSODEDARIEIL → SOLIDARIEDADE
AIFALÍM
→
RÃODIVSE→
TELBFUO→
ROMA→
SDEAMZAI→
ZFEIL→
DAIPLSIMICED→
ISSAMÚC→
DELCFEIDIA→
GIOAM→
3
Atividade Complementar: Crie uma poesia com o tema:
“Solidariedade no meu bairro”
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Impactos psicológicos em tempo de quarentena
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
resposta: ISOLAMENTO SOCIAL PODE TER EFEITOS NA SAÚDE MENTAL.
1 - atividade de aquecimento –
leitura e compreensão do poema:
"Pensando a Saúde Mental"
Eu venho te falar De um assunto bem legal É
muito interessante Saúde Mental
Hoje eu não to bem To meio “bagunçado” Não me
julgue por favor Senta aqui do meu lado.
Dizem, é loucura! Sem o
problema conhecer Talvez isso é só estresse Procure entender
Não preciso de remédio Eu só
quero conversar Não estou doente! Você pode me escutar?
Minha vida não é fácil Sua
vida também não Sempre existe aqueles dias Que bate aquela aflição
Eu não estou louco! Não
quero ser internado! Me dê carinho e atenção Que o meu caso ta curado
Obrigado por me ouvir Minha dor já passou
Aquilo não era doença Mas você me curou
Autor:
Leandrino dos Santos USF Lucas Lourenço Leite 2ª Turma –ACS- Canaã dos Carajás-
PA Tutora: Socorro
2 - atividade principal: Exercício para a mente. As frases estão
embaralhadas tentem descobrir quais são frases e escreve-las corretamente como
no exemplo a seguir. Lembrando que as frases não estão no texto da atividade
1... Você deve descobri-las! Ação!
Exemplo:IOLASMTNEO SCAIOL PDEO TER
EOEITFS NA SÚDAE MNTEAL.
resposta: ISOLAMENTO SOCIAL PODE TER EFEITOS NA SAÚDE MENTAL.
DECIFRE AS FRASES
ABAIXO:
A) “A SUA ITÃIRRÇAO NÃO
SCIANULOROÁ PLEOMRBA AUGLM. O SEU MAU HMOUR NÃO MFIOCIDA A VDIA. NÃO EGURTSAE O
SEU DIA.”
B) “NÃO ESTXIE UM GNDRAE
GIÊNO SEM UMA PTDIAA DE LCUUROA.”
C) “AUELQE QUE COM
SDEORBIAA AENLITMA A AMLA, FAORECTLE-A E EM NDAA O SEU PCOGIISÓCLO SREÁ
ALDABAO.”
D) “QNDUAO AS CISOAS NÃO
ADANM BEM NA SUA CÇBEAA, EALS NÃO AADNM BEM EM LGAUR NUENHM.”
3 - atividade complementar
Quais sugestões prioritárias e de fácil ação você daria
para os que estão em casa e já se sentem solitários e desmotivados?
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: arte e ed. física durante a quarentena
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
1. ATIVIDADE INICIAL: Assista ao vídeo clicando no link:
https://www.youtube.com/watch?v=A9sXAP6PA8s&feature=youtu.be
1. ATIVIDADE INICIAL: Assista ao vídeo clicando no link:
https://www.youtube.com/watch?v=A9sXAP6PA8s&feature=youtu.be
2. ATIVIDADE PRINCIPAL:
Leia
o texto e reflita sobre ele.
A região Nordeste teve muito contato com diferentes povos e acabou
por incorporar um pouco de suas culturas. O Nordeste é muito conhecido por ser
uma região muito alegre e festiva, é o berço de muitas danças e celebrações
populares.
Na atividade abaixo, relacione as danças nordestinas
com suas características.
FORRÓ ( 1 ) SAMBA ( 2
) XAXADO ( 3 ) BUMBA MEU BOI ( 4 )
FREVO ( 5 ) CAPOEIRA ( 6 ) MARACATU ( 7 )
A) Essa dança surgiu no
Pernambuco e encanta por seu ritmo extremamente dançante. ( )
B) Essa dança é dos maiores
símbolos do carnaval do Brasil e existem até competições.( )
C) É uma dança do folclore
brasileiro bem popular, com personagens humanos e animais fantasiosos. ( )
D) Esse nome foi dado devido
ao som do ruído que as sandálias dos cangaceiros faziam ao arrastar no solo
durante as comemorações. ( )
E) O ritmo é marcado pelo
batuque que dá seguimento a dança. ( )
F) É uma dança nordestina e
incorpora vários ritmos, como baião, quadrilha, xaxado e xote. ( )
G) Foi disfarçada como dança
para evitar a repressão dos senhores de escravos. ( )
3.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR:
Faça uma colagem, desenhe ou pinte uma dança
típica do seu bairro.
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Festejos Juninos: cultura nordestina
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
1. ATIVIDADE INICIAL
Você conhece esses cantores alagoanos?
MESTRE ZINHO
ELIEZER SETTON
MANO WALTER
2. ATIVIDADE PRINCIPAL
Relacione os trechos das músicas com os seus
respectivos autores, colocando o nome deles na linha abaixo das letras.
MESTRE
ZINHO / ELIEZER SETTON /
MANO WALTER
“É um tal de chililique, chililique
É o trupe da morena deixa chiar
No redemoinho da poeira um nós
É dança de cabra macho isso é que é forró.”
____________________________________
“Vá pro inferno meu amor
Deixar de ser peão, de ouvir modão, meu violão
Não deixo, não
Não deixo, não.”
___________________________________
“M” de mar
“A” de amor
“C” de carinho, sol e mar de Maceió
“E” de eterno
“I” de ilusão
“Ó” Maceió, você roubou meu coração!”
____________________________________
“Eu tenho um abraço pra te dar
Cê quer que eu leve aí ou você vem aqui buscar?
Te prometo, não te prometer nada
Não tem sentido de dar casa, comida e roupa lavada
Se faltar amor, se faltar amor.”
___________________________________
“ Primeiro de março é Moreira Lima
Parque Rodolfo Lins é praça do Pirulito
Eu tenho dito a muita gente boa
Que a rua do Sol também se chama João Pessoa.”
___________________________________
“Vamos acender o candeeiro, clarear esse terreiro
E alegrar o coração
Compadre vá chamar o sanfoneiro que casa de
forrozeiro
Tem que ter animação.”
___________________________________
3. ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Realize uma pesquisa sobre os cantores de forró de alagoas. Apontando quais os mais famosos a nível nacional e quais fazem sucesso no nosso estado, adicione também, os nomes dos quais você conhece.
8b
ResponderExcluir8 D
ResponderExcluirProfessora Maria Montenegro.
ResponderExcluirBom dia!
É a professora Maria.Todas as quartas-feiras, no horário das 9h às 11h, estarei tirando as dúvidas de vocês sobre o Laboratório de Atividades Lúdicas.
aloizio paes 8a
ResponderExcluirAntonio Pedro M.T de Lima 8A
ExcluirAna Luiza 8°B
ResponderExcluirAlunos, bom dia!
ResponderExcluirÉ a professora Maria de geografia. Vocês têm alguma dúvida sobre as atividades desta semana?
Dara Jammily Hipolito Viana (8°)
ResponderExcluirolá pessoal! que estão achando das atividades? Sou a professora Elane de Educação Física, estou aqui para ajudar em alguma dúvida.
ResponderExcluirAlunos, bom dia!
ResponderExcluirÉ a professora Maria de geografia. Vocês conseguiram fazer as atividades deste Laboratório? Qualquer dúvida é só perguntar.
Bom dia!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Estarei aqui até as 11h para tirar dúvidas de vocês.
É a professora Maria. Estarei aqui até as 17h para tirar dúvidas de vocês.
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Vocês responderam as atividades do Laboratório Lúdico?
ResponderExcluirQuézia Costa 8b
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Estarei disponível até as 11h para tirar dúvidas de vocês.
Boa tarde!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Estarei aqui até as 17h para tirar dúvidas de vocês.
Bom dia!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Vocês conseguiram responder as atividades do Laboratório Lúdico?
Olá pessoal! Estou por aqui, qualquer dúvida é só perguntar. ( Elane / Educação Física )
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Estarei disponível até as 17h para tirar dúvidas de vocês.
Weslley Rosalvo 8°D
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Estarei disponível até as 11h para tirar dúvidas de vocês.
Boa tarde!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Estarei aqui até as 17h para tirar dúvidas de vocês.
PROFESSORA DE ARTES EU O VINICIUS DO OITAVO A ESTOU COM DUVIDAS DE ACHAR OS ASSUNTOS DE ARTES A SENHORA MI DIZ QUAIS SAO OS ASSUNTOS PARA EU ESTUDAR
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Alguma dúvida sobre o Laboratório Lúdico?
É a professora Maria. Qualquer dúvida é só perguntar.
ResponderExcluirMARIA GABRIELA DE ANDRADE SANTOS 8A
ResponderExcluirjose whitheny 8a
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Vocês conseguiram responder as atividades propostas?