6º ANO/LAB. LÚDICO

Dia 02/07/2020 (atividade criada)
Arte do Cinema postada dia 06/07/2020


Roteiro de Estudo (6 ano)
ok
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.  
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Arte do Cinema
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h



1º ATIVIDADE INICIAL


Veja as imagens a seguir, observe os detalhes entre a foto de um filme mais antigo e a foto de filme um mais atual. 


2º ATIVIDADE PRINCIPAL

Veja a imagem e crie um pequeno roteiro (história) de filme a partir dos desenhos


3. ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Assista ao filme de animação, do diretor alagoano Weber Salles e escreva um pouco sobre o que você compreendeu.




(abaixo da foto do filme, clique na palavra ASSISTIR, escrita em tom azul claro)







Roteiro de Estudo

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP


Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.  
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Covid-19
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h

Caro estudante,


Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.

1) ATIVIDADE DE AQUECIMENTO: Termos mais frequentes em jornais, programa de tv e redes sociais para você saber e se informar com qualidade.
2) ATIVIDADE PRINCIPAL: Encontre no caça palavras as palavras mais usadas nas reportagens e noticiários atuais sobre a pandemia do Covid-19.



3) ATIVIDADE COMPLEMENTAR: Faça uma pequena pesquisa e responda: Porque o vírus tem forma de uma coroa?




Roteiro de Estudo

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP


Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.  
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: A importância da solidariedade em tempos de pandemia na comunidade escolar
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h

Caro estudante,


Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.



1 - Atividade de aquecimento – Leia e compreenda o texto.
A solidariedade é a capacidade de ter simpatia e atenção com outra pessoa, o que demonstra a valorização e a importância dada às outras pessoas. Esse sentimento se caracteriza pelo interesse verdadeiro de se unir ao sofrimento ou à necessidade de alguém, ajudando-o no que for possível.
Para que a solidariedade possa ser colocada em prática são precisos sentimentos de desapego e de empatia para olhar a situação de outra pessoa sem julgamentos, apenas com a intenção de demonstrar apoio e preocupação.

Uma das maneiras mais comuns de exercitar a solidariedade é quando uma pessoa ajuda outra sem esperar nenhuma retribuição por seu ato. É possível ser solidário de muitas maneiras, seja ao dar atenção e apoio moral a uma pessoa, seja através de uma ajuda material.

2 - Atividade principal - Palavras cruzadas
Preencha os quadrados em branco com as palavras retiradas do texto, pondo cada uma em seu devido lugar. Obs: Escreva no seu caderno, como resposta, a forma (vertical ou horizontal) em que as palavras estão organizadas nos quadrinhos.
4 letras UNIR
5 letras OLHAR, MORAL, AJUDA, APOIO
7 letras ATENÇÃO, PESSOA
8 letras SIMPATIA, DESAPEGO, INTENÇÃO
9 letras EXERCITAR
11 letras SENTIMENTOS
13 letras SOLIDARIEDADE


-
-

-
-
-

-
-

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-


E




-
-

-
-
-
-

N


-
-
-
-

-
-
-

-
-

-
-
-
-
-
-

-
-
-
-
-

-
-
-

-
-

-
-
-
-
-
-

-
-
-
-
-

-
S
O
L
I
D
A
R
I
E
D
A
D
E
-
-
-
-
-

-

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-

-
-
-
-
-
-
-

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-

-
-
-






G

-
-
-
-
-
-
-
-

-
-
-
-
-
-
-

-
-
-
-
-
-
-
-
-

P



-
-



T





O

-
-
-
-
-
-

-
-
-
-
-

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-

-
-
-
-
-

-
-
-
-
-
-


E




A

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-



3 - Atividade Complementar – Cite exemplos de solidariedade que você conheça.




Roteiro de Estudo

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.  
Tema norteador:Atividades Lúdicas Artísticas 
Subtema: Impactos psicológicos em tempo de quarentena
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h

Caro estudante,



Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.

1 - atividade de aquecimento – leitura e compreensão do texto.
Vivemos em um contexto de alerta diante da pandemia do Coronavírus. As notícias falam sobre isolamento social, e atitudes que não faziam parte da rotina. Nesse cenário, sentimentos de medo e ansiedade são muito comuns.
Com isso, devemos considerar, enquanto sociedade, que a saúde mental das pessoas é um aspecto importante que não pode ser negligenciado, e deve ser discutido e debatido de forma ampla nesses tempos de crises.


2 - atividade principal: Exercício para a mente. As frases estão embaralhadas tentem descobrir quais são frases e escreve-las corretamente como no exemplo a seguir. Lembrando que as frases não estão no texto da atividade 1... Você deve descobri-las! Ação!


Exemplo:
otnemalosI laicos edop ret sotiefe an edúas latnem.

Isolamento social pode ter efeitos na saúde mental.


A) É etnatropmi rednetne que es-ritnes osufnoc, odatirri uo osoisna é lamron.

B) asM odnauq sesse sotnemitnes mamot atnoc od ues aid e macidujerp sues sotnemanoicaler moc serailimaf, sogima uo sageloc ed ohlabart, áj edop res mu lanis ed atrela!

C) euqsuB rop saossep ed açnaifnoc, moc meuq êcov assop rahlitrapmoc o euq átse odnitnes.

D) etsE é mu otnemom levísnes arap sodot. E, meuq ebas, ao rafabased moc mu ogima e

E) rasrevnoc erbos sesse sotnemitnes sodiviv on otnemalosi laicos, êcov mébmat oãn o eduja a ratnerfne atse esaf.


3 - atividade complementar – criação
Crie um cartaz sobre a prevenção de doenças psicológicas mais fáceis de surgirem durante o isolamento social. Tire uma foto para ser postada no blog, mas disso, deixe um comentário confirmando a atividade pronta para que possamos entrar em contato com você e pegar a foto.


Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia. 
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Arte e Ed. Física durante a pandemia 
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h

Caro estudante,




Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


1º ATIVIDADE INICIAL

Este vídeo ao qual você irá assistir é uma obra de arte, pertence ao grupo das artes do Audiovisual. Assista atentamente.

Nome do vídeo: A importância da atividade física


RESPONDA:
Arte e atividade física em tempos de quarentena: o que seria de nós sem elas?


2º ATIVIDADE PRINCIPAL

Encontre a palavra adequada para que a frase tenha o sentido correto.

Para manter o corpo _____1_____ durante a quarentena, os exercícios feitos em casa são boas _____2_____. Por meio de movimentos _____3_____ com o peso do próprio corpo é possível _____4_____ os músculos e conseguir bons resultados treinando, pelo menos três vezes na _____5_____. Existem materiais que podem ajudar a _____6_____ um peso de academia como um pacote de arroz e garrafas de água, por exemplo.

( 1 ) duro, relaxado, ativo, formado.
( 2 ) regras, adversidades, alterações, opções.
( 3 ) diagonais, funcionais, acelerados, lentos.
( 4 ) resgatar, extrair, ativar, reduzir.
( 5 ) semana, vida, quarentena, diagonal.
( 6 ) diferenciar, coordenar, simular, contornar.


Existem muitos _____1_____ mostrando que atividades artísticas podem _____2_____ o estresse e queixas de saúde, promover _____3_____ imunológicas, trazer benefícios físicos e psicológicos e, portanto, aumentar a _____4_____ de vida.



( 1 ) planos, riscos, fundamentos, estudos
( 2 ) aumentar, congelar, adquirir, reduzir
( 3 ) radiações, funções, situações, emoções
( 4 ) produção, situação, vibração, qualidade


3. ATIVIDADE COMPLEMENTAR:
Faça um painel com fotos representando a arte e atividade física (dança, música, pintura, corrida, caminhada).



Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.  
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Festejos Juninos: cultura nordestina
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h

Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


1º ATIVIDADE INICIAL



2º ATIVIDADE PRINCIPAL
Relacione os trechos das músicas com os seus respectivos autores, colocando o nome deles na linha abaixo das letras.

FLÁVIO JOSÉ   /   SANTANA   /   DOMINGUINHOS   /   LUIZ GONZAGA
JORGE DE ALTINO   /   ALCYMAR MONTEIRO

“Hoje me lembro que no tempo de criança
Esquisita era carranca e o apito do trem
Achava lindo quando a ponte levantava
O vapor passava num gostoso vai e vem.”
___________________________________
“Eu não preciso de você
O mundo é grande e o destino me espera
Não é você quem vai me dar na primavera
As flores lindas que eu sonhei no meu verão.”
____________________________________
“Quando a minha euforia coração de alegria
Gritou mais que bandolim
Chegou feito uma princesa coroada de beleza
E nem sequer olhou pra mim.”
___________________________________
“Enquanto o fole tá fungando, tá gemendo
Vou dançando e vou dizendo meu sofrer pra ela só
E ninguém nota que eu estou lhe conversando
E o nosso amor vai aumentando
Pra quer coisa mais melhor ?”
_____________________________________
“Meia comprida
Não quer mais sapato baixo
Vestido bem cuidado
Não quer mais vestir timão.”
______________________________________
“Agora adeus Ana Maria
Deus te guarde para o amor
No céu Santa Maria
Aqui na terra o seu amor.”
____________________________________



3. ATIVIDADE COMPLEMENTAR
 Confeccione bandeirinhas de São João (use o material colorido que você tenha em casa) com nomes de cantores e bandas de forró que você conheça. Faça em seu caderno.



Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.  
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Arte do Cinema
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h



1º ATIVIDADE INICIAL

Veja as imagens a seguir, observe os detalhes entre a foto de um filme mais antigo e a foto de filme um mais atual. 






2º ATIVIDADE PRINCIPAL

Veja a imagem e crie um pequeno roteiro (história) de filme a partir dos desenhos.




3. ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Assista ao filme de animação, do diretor alagoano Weber Salles e escreva um pouco sobre o que você compreendeu.











29 comentários:

  1. Apartir dessa quinta 23/04. Pois modou a dinâmica das aulas . Um vez por quizena. Os professores estão elaborando

    ResponderExcluir
  2. Professora Maria Montenegro.
    Bom dia!
    É a professora Maria. Todas as quartas-feiras, no horário das 9h às 11h, estarei tirando as dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    É a professora Maria de geografia. Vocês têm alguma dúvida sobre as atividades propostas desta semana?

    ResponderExcluir
  4. Oi professor . Estou em dúvidas de como responder a parte dos caça palavras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Aqui é a professora Elane de Educação Física, você vai encontrar o lugar correto das palavras que tiramos do texto, para por na figura do quadradro, nos espaços em branco. Toda palavra tem um único local.

      Excluir
  5. olá pessoal estou aqui para auxiliar quem estiver com dúvidas.

    ResponderExcluir
  6. O que estão achando das atividades?

    ResponderExcluir
  7. olá pessoal! que estão achando das atividades? Sou a professora Elane de Educação Física, estou aqui para ajudar em alguma dúvida.

    ResponderExcluir
  8. Alunos, bom dia1
    Sou a professora Maria de geografia. Vocês estão conseguindo fazer as atividades do Laboratório Lúdico? Qualquer dúvida é só perguntar.

    ResponderExcluir
  9. Professora posso imprimir os caças palavras pra responder*!?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!
    É a professora Maria. Yori Eduardo, você pode imprimir o caça palavras.

    ResponderExcluir
  11. Qualquer dúvida é só perguntar. Estarei aqui para ajudá-los.

    ResponderExcluir
  12. É a professora Maria. Vocês responderam as atividades?

    ResponderExcluir
  13. É a professora Maria. Qualquer dúvida estarei aqui até as 11h para ajudá-los.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde!
    É a professora Maria. Estarei aqui até as 17h para ajudar vocês nas atividades propostas.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia!
    É a professora Maria. Estarei disponível até as 11h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde!
    É a professora Maria. Estarei aqui até as 17h para tirar dúvidas sobre o Laboratório Lúdico.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia!
    É a professora Maria. Vocês conseguiram responder as atividades do Laboratório Lúdico?

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde!
    É a professora Maria. Estarei disponível até as 17h para tirar dúvidas sobre o Laboratório Lúdico.

    ResponderExcluir
  19. Olá pessoal! Estou por aqui, qualquer dúvida é só perguntar. ( Elane / Educação Física )

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde!
    É a professora Maria. Estarei disponível até as 17h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia!
    É a professora Maria. Estarei disponível até as 11h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde!
    É a professora Maria. Estarei aqui até as 17h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde!
    É a professora Maria. Qualquer dúvida sobre o Laboratório Lúdico é só perguntar.

    ResponderExcluir
  24. Boa Tarde!
    É a professora Maria. Qualquer dúvida é só perguntar.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia!
    É a professora Maria. Vocês conseguiram responder as atividades propostas?

    ResponderExcluir