7º ANO/LAB. COMUNICAÇÃO

6º ROTEIRO DE ESTUDO – 06/07/2020 a 20/07/2020

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS - REAENP

Componente curricular: Religião, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Língua Inglesa


Professores: ROSEANE, NAILTON, SANDRA, FLÁVIA, ADRIANA, IB, JORDANA.
Tema NorteadorTODOS OS NOSSOS VALORES: ÉTICOS E MORAIS
Laboratório: Comunicação
Carga horária total: 3 horas




Atividade inicial:  


Registrem no seu caderno ou diário de bordo todas as palavras, frases, sentimentos, objetos ou imagens que vierem à mente ao ouvirem a palavra: AMIZADE.


Atividade principal:  



Sinta-se CONVIDADO para assistir esse vídeo “AMIZADE É ...”: 
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zFtRSy9D5-w



Após assistir o vídeo, escolha uma definição de AMIZADE apresentada pelo mesmo e que tenha haver com a sua vida. Usando a sua BRILHANTE imaginação elabore sua própria definição de AMIZADE e crie um GIBI contando a sua vivência com os seus amigos. Você pode utilizar: fotos, desenhos ou algum objeto que relembre seu amigo.

Registre no seu diário de bordo.

Atividade complementar:  




  COMPARTILHE COM OS SEUS COLEGAS EM ALGUMA REDE SOCIAL E DESCUBRA QUAIS FORAM AS MELHORES IDEIAS CONTADAS POR ELES NOS GIBIS.


___________________________


5º ROTEIRO DE ESTUDO – 22/06/2020 a 06/07/2020

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS - REAENP

Componente curricular: Religião, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Língua Inglesa
Professores: ROSEANE, NAILTON, SANDRA, FLÁVIA, ADRIANA, IB, JORDANA.
Tema Norteador: FESTA EM CASA: CURTINDO O ARRAIÁ
Laboratório: Comunicação
Carga horária total: 3 horas

Atividade inicial:

Clique neste link https://youtu.be/pZEzvp0k_cA e assista o vídeo registrando as danças juninas que acontecem em cada região.

Escreva no caderno as danças e as regiões.
Exemplo: Nordeste: pau de cebo, ...
                 Norte: ...
                 Sul:...
                 Sudeste:...

                 Centro-Oeste: ....


Atividade principal:


O nosso objetivo é comemorar a Festa Junina 2020 de uma forma segura com a sua família.
Quando? 24/06/2020.
Onde? Cada um na sua casa.
Como? Acessando o link ou pelo QR code exclusivo com uma playlist junina, dicas de decoração, receitas típicas, VÍDEOS e brincadeiras de São João para curtir um arraiá divertido em casa.



No Brasil, país de tradição católica, as festas juninas são realizadas em homenagem a Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24), e se estendem ao longo do mês, especialmente nos fins de semana, tornando esta uma época de celebrações e com direito a muitas comidas típicas deliciosas, DANÇAS (as animadas quadrilhas), além de brincadeiras.
Em cada uma dessas regiões a Festa Junina é um pouco diferente: muda um pouco a comida, a roupa, as músicas, as DANÇAS, etc. Em seguida realize uma pesquisa, através de vídeos, procurando identificar as danças juninas presentes na região Nordeste. 
DANÇAS DA REGIÃO NORDESTE: ______________________
DANÇAS DA REGIÃO NORTE: __________________________
DANÇAS DA REGIÃO SUL: _____________________________
DANÇAS DA REGIÃO SUDESTE: ________________________

DANÇAS DA REGIÃO CENTRO-OESTE: __________________
Atividade complementar:
       

Não esqueça de fazer uma selfie com a sua festa e postar nas suas redes sociais e marcar um professor do Laboratório de Comunicação!

Então, preparem seus trajes típicos, pois o São João APM será bom demais!

_____________________________



4º ROTEIRO DE ESTUDO – 08/06/2020 a 22/06/2020

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS - REAENP

Componente curricular: Religião, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Língua Inglesa
Professores: ROSEANE, NAILTON, SANDRA, FLÁVIA, ADRIANA, IB, JORDANA.
Tema Norteador: É HORA DE GRITAR: SOMOS TODOS HUMANOS
Laboratório: Comunicação
Carga horária total: 3 horas



Atividade inicial:                               
Vamos pensar um pouco sobre racismo:
Analise o vídeo ‘’Dúdú e o Lápis Cor da Pele’’.


Este vídeo mostra a preocupação de Dúdú com sua ‘’simples’’ tarefa escolar.
Agora responda.
·         A atitude da professora foi “bobagem’’? Justifique sua resposta.

·         O que você mudaria no vídeo?

Atividade principal:
Leia um trecho da música de Marvin Gaye do ano de 1970, What’s Going On, onde ele faz reflexões sobre a pobreza, corrupção policial e a Guerra do Vietnã.

What’s Going On – Marvin Gaye

Picket lines and picket signs
Don't punish me with brutality
Talk to me, so you can see
Oh, what's going on
What's going on
Ya, what's going on

Ah, what's going on

Agora responda.
·         Relacione o vídeo do DÚDÚ com a letra da música de GAYE.
·         Faça uma comparação da música de Gaye com o momento atual.
·         O que a intolerância tem a ver com essa música?

Atividade complementar:

  
·         Baseado no que você aprendeu na atividade INICIAL e PRINCIPAL responda:
·         De acordo com a imagem, o que as pessoas têm em comum? E o que temos de diferente?
·         Como a imagem se relaciona com o que está escrito?



Carga horária: 3h
Atividade de avaliação: Atividades escritas no DIÁRIO DE BORDO




______________________________



3º ROTEIRO DE ESTUDO – 25/05/2020 A 08/06/2020

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS - REAENP

Componente curricular: Religião, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Língua Inglesa

Professores: ROSEANE, NAILTON, SANDRA, FLÁVIA, ADRIANA, IB, JORDANA.

Tema Norteador: SER RESILIENTE: NÃO MEDIMOS DISTÂNCIA.
Laboratório: Comunicação



Atividade inicial:



Pesquise sobre homens ou mulheres incríveis, veja o que fizeram de bom para a humanidade e poste a imagem de um deles no MURAL VIRTUAL e comente O SEU GRANDE BENEFÍCIO PARA A HUMANIDADE.
Poste no mural acessando o link:

Atividade principal:


Assita ao vídeo de Hedy Lamarr:
Esse vídeo mostra a resiliência da atriz e inventora Hedy Lamarr, ou seja, sua capacidade de superar seus problemas e se adaptar.
Agora responda:
1.     Hendy Lamarr nos deixa um legado no sistema de comunicação atual, em todo o mundo, usado para criar a telefonia celular. O que você acha do legado dela?
2.     Quando você encontra um obstáculo, o que você normalmente faz?

3.     Em sua opinião, o que faz uma pessoa superar seus obstáculos, ser resiliente?






Atividade complementar:



  Leia um trecho do poema de Maya Angelou.

Don't show me frogs and snakes

And listen for my scream,

If I'm afraid at all

It's only in my dreams.


I've got a magic charm

That I keep up my sleeve

I can walk the ocean floor

And never have to breathe.


 RESPONDA
1.    Qual a sua interpretação para o poema?

2.    É importante ser resiliente?




Carga horária: 3h
Atividade de avaliação: Atividades escritas no DIÁRIO DE BORDO




___________________________________________




2º ROTEIRO DE ESTUDO – 11/05/2020 A 22/05/2020



REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS - REAENP



Componente curricular: Religião, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Língua Inglesa

Professores: ROSEANE, NAILTON, SANDRA, FLÁVIA, ADRIANA, IB, JORDANA.

Tema Norteador: FAZENDO MINHA PARTE: O LUGAR DE SI E DO OUTRO.

Laboratório: Comunicação



Atividade inicial:



Pesquise em seu celular ou computador filmes que abordam temas importantes como intolerância, discriminação, racismo, homofobia e outros.
Acesse o MURAL VIRTUAL clicando no link:https://padlet.com/jordanateacherdeingles/dicasdefilme
Faça a sua postagem DEIXANDO UMA DICA DE FILME QUE ABORDE OS TEMAS ACIMA, siga o guia da página que tem o título “POSTE” para realizar sua postagem.

Atividade principal:





Analise o vídeo


PODE TAMBÉM CLICAR NO LINK PARA ACESSÁ-LO:https://www.youtube.com/watch?v=sWpFOAq1Jq0&feature=youtu.be

RESPONDA:
O vídeo mostra personagens que tem reações de intolerância e perdem o controle.
·         Qual seria a sua atitude se você fosse o coelho? O coelho tomou a atitude correta?
·         Como combater a intolerância na sociedade?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Vamos exercitar a empatia! Pense em um trabalho que seja útil para o seu bairro ou para a sua cidade em que mora. RESPONDA:


·        What problems there are in your community?______________________________________________________
·        What can people do to help?___________________________________________________________________
·        What makes a good volunteer?_________________________________________________________________

Atividade complementar:

Para aprimorar os conhecimentos que tal um JOGO ONLINE?!
 No seu celular ou no computador digite no Google ou CLIQUE NO LINK:
 VOCÊ PODE JOGAR QUANTAS VEZES QUISER, SE DIVIRTA E APRENDA!

Carga horária: 3h
Atividade de avaliação: Atividades escritas no DIÁRIO DE BORDO


_______________________________________________________________________________________________________________


1º - ROTEIRO DE ESTUDO - 27/04/2020 A 08/05/2020

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS - REAENP

Componente curricular: Religião, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Língua Inglesa
Tema Norteador: A IMPORTÂNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DURANTE A PANDEMIA
Laboratório: Comunicação

Atividade inicial:

Vamos realizar um MURAL VIRTUAL INTEGRADO. Para isso acesse o link: https://padlet.com/jordanaprofessoradeingles/previnir

Lá você verá exemplos de postagens dos professores, faça a sua 
seguindo o guia da página que tem o título INSTRUÇÕES.

Atividade principal:



No dia 13 de março de 2020, a equipe responsável pelas redes sociais da Turma da Mônica publicou em seus perfis do Twitter e Instagram uma ilustração mostrando os personagens Luca, Jeremias, Cebolinha e Mônica em torno do Cascão em frente a uma pia.

Na legenda, um alerta: “Já lavaram as mãos? Esta é a principal forma de se prevenir contra o novo coronavírus. E como a transmissão acontece também por contato físico, quando as gotículas alcançam mucosas do olho, nariz e boca, o melhor é evitar beijos e abraços. Não é desprezo, é apenas proteção”.  



RESPONDAS AS QUESTÕES:

· Em sua opinião, qual o motivo de Maurício de Souza ter escolhido o personagem Cascão para lavar as mãos:

· Por que só agora em março de 2020 Cascão resolveu lavar as mãos?

·Segundo o texto quais as redes sociais que foram divulgadas a foto de Cascão na pia?



Atividade complementar:
Agora é com você:
Realize um gibi em que você faça um guia ilustrado de higiene para esse momento de pandemia que estamos vivendo.
Para facilitar pesquise:
Possíveis formas de prevenção da Covid 19 por meio da higiene;
Organize um roteiro para sua história;

Depois é só fazer o GIBI.




Carga horária: 3h
Atividade de avaliação: Atividades escritas no DIÁRIO DE BORDO

60 comentários:

  1. Apartir dessa quinta 23/04. Pois modou a dinâmica das aulas . Um vez por quizena. Os professores estão elaborando

    ResponderExcluir
  2. Esse componente curricular é pra fazer em qual matéria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meu anjinho, essa atividade é pra ser respondida no Laboratório de Comunicação.

      Excluir
    2. Essas atividades você pode fazer qualquer matéria, porém recomendo separar uma matéria específica para essas atividades, ou até um caderninho que você não esteja usando!

      Excluir
    3. Professora e agora eu fiz as atividades na mesma materia

      Excluir
  3. Á medida que vocês realizam as atividades, nós professores seguimos nas correções. Estamos juntos nessa viu!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá galera. Sou a Teacher Jordana, da tarde, e estou passando para dizer que estarei tirando as dúvidas de vcs.

    ResponderExcluir
  5. Sobre o local para responder a atividade pode ser no caderno de inglês, ou ensino religioso.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!!!
    Espero que você e toda sua família estejam bem. Estou à disposição para tirar suas dúvidas até as 11h de hoje, a realização de todas as atividades é muito importante.
    Estou ansiosa aguardando por vocês!!(I’m waiting for you).

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, meus queridos alunos! Eu, Roseane Cláudia, professora de Ensino Religioso estou aqui hoje até às 11 h de hoje
    para conversar com vocês e tirar suas dúvidas.Estou com saudade de todos!Estou à disposição de vocês, sejam, ben vindos!

    ResponderExcluir
  9. Senhores professores vocês estão aqui Aparti de que horas , obrigada Joseph 7 ano D

    ResponderExcluir
  10. Fiz quase todas já preciso colocar aqui as respostas?

    ResponderExcluir
  11. OLÁ PESSOAL, TEM ATIVIDADES NOVAS NO LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO

    ResponderExcluir
  12. Bom dia meus anjinhos, sou a professora Sandra de Educação Física, o que acharam das atividades? Se tiverem dúvidas podem fazer, estaremos à disposição. OK

    ResponderExcluir
  13. Ytala Eduarda Guimarães santana 7ano E

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!!
    Que saudades! Como vocês estão? Espero que bem! Estou aqui mais uma terça, até as 11h para tirar suas dúvidas. Estão gostando das atividades? É muito importante responder todas as questões. Vamos lá! Espero por vocês!!!

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, sou Joseph do 7ano D gostaria de saber qual o melhor horário para falar com vocês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Joseph!
      Na página inicial do blog, você pode encontrar o horário dos professores.

      Excluir
  16. Diário abordo é pra responder aqui é??? Fiz toadas as atividades no caderno textos e repostas como vai ser para corrigir ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joseph, o diário de bordo é uma organização dos seus estudos. Você deve responder, também em seu caderno, não se preocupe que logo vamos corrigir. Está se cuidando? Espero que sim.

      Excluir
  17. Olá queridos, qualquer dúvida é só deixar aqui e eu, Roseane, tentarei tirar.Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  18. Bom diaaaa!!!
    Mais uma terça com vocês! Estão bem? Estão se cuidando? Espero que sim. Vou ficar esperando por vocês, para tirar suas dúvidas até 11h.(I'm waiting for you).

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, alunos!
    Eu, Roseane Cláudia, professora de Ensino Religioso,estou aqui para mais um dia com vocês.Estarei aqui até às 11 horas.
    Sejam bem vindos!

    ResponderExcluir
  20. Oi pessoal, estou passando para dizer que estarei online aqui tirando as dúvidas de vocês na terça à tarde. Postem aqui seus questionamentos.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia meus anjinhos, saudades!! Gostaríamos de saber como andam as realizações das atividades? Não esqueçam de registrar tudo no caderno viu, bjs.

    ResponderExcluir
  22. Good Morning!!!
    Bom dia mocinhos! Estão bem? Estão se cuidando? Espero que sim. Temos tarefas novas, é muito importante que todas sejam realizadas. Vou ficar aqui até as 11h desta terça para tirar suas dúvidas.(I'm waiting for you).

    ResponderExcluir
  23. Bom dia queridos alunos! Hoje mais uma vez,eu, Roseane Cláudia, professora de Ensino Religioso, estarei aqui com vocês para tirar suas dúvidas até às 11h.

    ResponderExcluir
  24. Olá pessoal. Estou passando para lembrá-los que em caso de dúvidas é só postar aqui que nós professores estamos sempre olhando e podemos te ajudar.

    ResponderExcluir
  25. Good Morning!!!
    Estão todos bem? Se cuidem tá? Vou ficar esperando por vocês, para tirar suas dúvidas até 11h desta terça.
    I'm Waiting for you

    ResponderExcluir
  26. Bom dia alunos queridos! Eu Roseane Cláudia, professora de Ensino Religioso, estou aqui em mais um plantão para tirar as dúvidas com vocês.Me atrasei hoje porque estava sem internet, voltou agora. Estarei com vocês até às 11:31 por causa do atraso.

    ResponderExcluir
  27. Good Morning!
    How are you? I hope you are well!!! Como vocês estão? Espero que bem. Temos novas atividades que foram feitas com muito carinho para vocês. Vou ficar aqui para tirar suas dúvidas até 11h. I'm waiting for you!

    ResponderExcluir
  28. Bom dia alunos queridos! Sou a Professora Roseane Cláudia, de Ensino Religioso e estarei com vocês hoje até às 12:51h.

    ResponderExcluir
  29. Minha internet estava com problema...

    ResponderExcluir
  30. Good Morning!
    VIVA SÃO JOÃO!!!
    VIVA SÃO PEDRO!!!
    VIVA SÃO PAULO!!!
    Vamos festejar em casa, se cuidando tá? Mocinhos vou ficar esperando por vocês até 11h para tirar suas dúvidas, é muito importante que as atividades sejam feitas. I'm waiting for you.

    ResponderExcluir
  31. Good Morning!
    Estão se cuidando? Espero que sim. Estou aqui mais uma terça até 11h para tirar suas dúvida. I'm waiting for you!

    ResponderExcluir
  32. Olá meus queridos,sou a professora Roseane Cláudia, de Ensino Religioso e estou aqui de novo para interagir com vocês! Tirem suas dúvidas...

    ResponderExcluir
  33. Nosso horário acabou, até a próxima! Se cuidem!

    ResponderExcluir
  34. Good Morning!
    Estão todos bem? Se cuidem tá? Vou ficar esperando por vocês, para tirar suas dúvidas até 11h desta terça. I'm waiting for you!

    ResponderExcluir
  35. Olá meus queridos alunos, eu Roseane Cláudia, professora de Ensino Religioso, estou aqui para interagir com vocês até às 11 h.

    ResponderExcluir
  36. Meus queridos, nosso tempo aqui está acabando por hoje.Até a próxima!Um abraço em todos!

    ResponderExcluir
  37. Good Morning!!!
    Estão todos bem? Espero que sim!! Mais uma terça com vocês até 11h, para tirar suas dúvidas. I'm waiting for you!!

    ResponderExcluir
  38. Bom dia amadinhos, sou a professora Roseane Cláudia de Ensino Religioso e estarei aqui com vocês até às 11:00 h para tirar dúvidas.

    ResponderExcluir
  39. Meus queridos até a próxima.Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir