ROTEIRO DE ESTUDO
Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: CONSUMISMO
1. Nessa etapa vamos estudar um pouco sobre porcentagem e o consumismo.
3. Quais são as ações que podemos tomar, para evitar a queda na armadilha do consumismo?.
4. Nessa etapa, vamos trabalhar com matemática financeira. Descontos será o nosso foco.
6. Realize uma pesquisa e indique as taxas que são cobradas nos cartões de credito.
BONS ESTUDOS!!
____________________________________________X____________________________________________
ROTEIRO DE ESTUDO
Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: USANDO A REALIDADE NA MATEMÁTICA
Tema Norteador: CONSUMISMO
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
A atividade é referente: 22/06 à 06/07/2020
A atividade é referente: 22/06 à 06/07/2020
Caro estudante,
Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.1. Nessa etapa vamos estudar um pouco sobre porcentagem e o consumismo.
Assista
o vídeo a seguir
VÍDEO 1
2. Após refletir sobre o tema, vamos a atividade proposta.
Lembrando que é importante que você, ALUNO, deve fazer pesquisas adicionais que
ajudem a facilitar seu desempenho nas atividades.
1-
O
que você entendeu sobre o que é o consumismo?
2-
Como
a matemática estar relacionada com o consumismo?
3. Quais são as ações que podemos tomar, para evitar a queda na armadilha do consumismo?.
OBS: É
importante que você realize e registre seus cálculos.
4. Nessa etapa, vamos trabalhar com matemática financeira. Descontos será o nosso foco.
O video a
seguir irá te ajudar nas atividades em sequência.
5. Você está indo fazer
uma compra no centro de Maceió. Este produto custa, rotineiramente, R$250.
No dia que você está indo comprar, as lojas estão dando 30%
de desconto no preço dos seus produtos em todas as modalidades de pagamento. E,
caso você realize o pagamento à vista, a loja concede mais 5% de desconto.
Quanto você irá pagar na compra desse produto se você usar o
pagamento à vista?
PS: Registre tudo em seu diário de bordo.
6. Realize uma pesquisa e indique as taxas que são cobradas nos cartões de credito.
Nada de
copiar da Internet.
TMJ
BONS ESTUDOS!!
____________________________________________X____________________________________________
ROTEIRO DE ESTUDO
Tema Norteador: USANDO A REALIDADE NA MATEMÁTICA
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
A atividade é referente: 08/06 à 22/06/2020
A atividade é referente: 08/06 à 22/06/2020
Caro estudante,
Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
1.Nessa etapa, vamos trabalhar um pouco com equações e suas aplicações
Leia o Texto
TEXTo
Aprenda
as regras, estude sobre o tema e registre suas atividades.
2. Após praticar e aprender as regras, vamos a atividade proposta. Lembrando que é importante que você, ALUNO, deve fazer pesquisas adicionais que ajudem a facilitar seu desempenho nas atividades.
1-
Qual
a Importância do Discriminante na Solução da equação do 2º grau ?
2-
Pesquise
aplicações deste tipo de equação.
3. Tente resolver a equação 2x2 – 4 = 0 sem usar fórmulas.
IMPORTANTE: Não
esqueça de registrar todas as suas atividades e pesquisas, assim como as
dificuldades que está encontrando.
Registre
suas dúvidas (nunca deixe de anotar) e procure o seu orientador o mais rápido
possível. Você não está sozinho, estamos aqui para te ajudar.
Esses
registros serão importantes para seu desenvolvimento.
Anote
tudo o que você fez, o que ainda falta a fazer, seus objetivos e o que é
preciso para alcançá-lo.
4. Você já ouviu falar sobre GPS e coordenadas?
Se não, é
disso que vamos falar nesta semana.
Nosso tema
será Plano Cartesiano, ou Plano Coordenado.
Vai aqui uma
ajuda para você entender tudo.
Agora que
você já se localizou no Globo, vamos praticar.
5. Acesse o link a seguir (https://br.ixl.com/math/6-ano/represente-pontos-em-um-plano-de-coordenadas-todos-os-quatro-quadrantes) e marque os pontos que ele pede nos
planos cartesianos (Mínimo 15 corretos)
Registre tudo em seu diário de bordo.
6. Agora que você já está fera na construção de
plano cartesiano, vamos pesquisar e entender como ele está relacionado com o
GPS.
Escreva
um pequeno texto e descreva como as coordenadas cartesianas estão inseridas na
tecnologia do GPS.
Nada de
copiar da Internet.
TMJ
BONS ESTUDOS!!
____________________________________________________X_____________________________________________
ROTEIRO DE ESTUDO
Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: Desafios para Educação a Distância no Brasil
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
A atividade é referente: 25/05 à 08/06/2020
A atividade é referente: 25/05 à 08/06/2020
Caro estudante,
Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADE INICIAL:
- Leitura para entendimento dos conceitos obtidos no tema.
1. PESQUISE E REGISTRE EM SEU CADERNO O QUE É A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Após pesquisar, responda com suas palavras:
a) O que é o Ensino a distância?
b) Como está sendo para você aprender a distância?
c) O que você está achando de aprender a distância ?
d) Dê sua opinião no que pode ou não ser melhorado para você aprender melhor!
2. - Você tem ajuda de alguém durante as atividades?
- Você tira dúvidas no blog?
OBS: aquele espaço abaixo das atividades servem para você tirar dúvidas, caso tenha alguma.
3. Observe a Imagem a seguir:
4. Responda
A) Quais Estados optaram pelo Ensino a distância?
B) Quais Estados não adotaram o Ensino a distância?
5. faça a leitura de:
diga:
- Qual sua opinião em relação ao aprender a distância ?
___________________x_____________________
ROTEIRO DE ESTUDO
Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: O uso da Lógica para o Ensino de Matemática
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
Referente: 11/05 à 25/05/2020
Caro estudante,
Caro estudante,
Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADE
INICIAL (aquecimento):
Nessa
etapa, vamos trabalhar um pouco com equações e lógica usando um jogo super
famoso e desafiador.
O Torre de Hanoi.
Jogo e Regras
Aprenda
as regras, estude sobre o tema e registre suas atividades.
Após praticar e aprender as regras, vamos a atividade
proposta. Lembrando que é importante que você, ALUNO, deve fazer pesquisas
adicionais que ajudem a facilitar seu desempenho nas atividades.
1-
Quais
são as regras do Jogo?
2-
Dessas
regras, a da menor quantidade de movimentos é a principal. Como podemos
determinar a menor quantidade de movimento para qualquer quantidade de peças??
Se um aluno quer jogar com 10 placas o torre
de Hanoi. Com quantos movimentos mínimos ele poderá terminar seu jogo?
OBS: É
importante que você realize e registre seus cálculos.
Não
esqueça de registrar todas as suas atividades e pesquisas, assim como as
dificuldades que está encontrando.
Registre
suas dúvidas (nunca deixe de anotar) e procure o seu orientador o mais rápido
possível. Você não está sozinho, estamos aqui para te ajudar.
Esses
registros serão importantes para seu desenvolvimento.
Anote
tudo o que você fez, o que ainda falta a fazer, seus objetivos e o que é
preciso para alcançá-lo.
2. Você já
ouviu falar sobre GPS e coordenadas?
Se não, é
disso que vamos falar nesta semana.
Nosso tema
será Plano Cartesiano, ou Plano Coordenado.
Vai aqui uma
ajuda para você entender tudo.
Agora que
você já se localizou no Globo, vamos praticar.
Acesse o link a seguir (https://br.ixl.com/math/6-ano/represente-pontos-em-um-plano-de-coordenadas-todos-os-quatro-quadrantes) e marque os pontos que ele pede nos
planos cartesianos (Mínimo 15 corretos)
Registre tudo em seu diário de bordo.
Agora que você já está fera na construção de
plano cartesiano, vamos pesquisar e entender como ele está relacionado com o
GPS.
Escreva
um pequeno texto e descreva como as coordenadas cartesianas estão inseridas na
tecnologia do GPS.
Nada de
copiar da Internet.
TMJ
Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: O uso da estatística na COVID-19
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
Caro estudante,
Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
1.
- Após a pesquisa realizada na atividade da primeira semana, vamos entender um pouco sobre estatística e porcentagem.
- Para
isso, leia os textos abaixo e responda aos questionamentos em seguida
TEXTO 1
GRAFICOS DA COVID-19 (MUNDIAL E
BRASIL)
PORCENTAGEM
https://brasilescola.uol.com.br/matematica/porcentagem.htm
2. Após a leitura do texto e de abrir os gráficos vamos a
atividade proposta. Lembrando que é importante que você, ALUNO, deve fazer
pesquisas adicionais que ajudem a facilitar seu desempenho nas atividades.
a-
O
que você entendeu do texto 1?
b-
Qual
a relação do texto 1 com os gráficos da covid-19?
c-
Após
1 semana, foi constatado que 30% de uma população de 1250 habitantes, foi
contaminada pela Covid-19. Quanto habitantes ainda não foram contaminados?
3. Faça pesquisas sobre a COVID-19 e observe
como a ideia de porcentagem é presente neste tema. Pode usar as pesquisas que
você realizou na primeira atividade. Crie um texto curto explicando isso,
exemplificando com imagens e gráficos de setor circular (Pesquise que tipo de
gráfico é esse).
OBS: É
importante que use as suas palavras no seu texto para dizer o que você entendeu
e não copie da internet.
4. Chegou a
hora de usar a sua pesquisa realizada na 1ª atividade. (obs.: Se ainda não fez,
corre lá e faz, que ainda dá tempo).
Vamos lá:
Você terá
que construir um gráfico de setor circular usando umas das perguntas que você
fez durante a primeira atividade, e usando o que você estudou sobre porcentagem
na atividade anterior.
Segue uma
ajuda.
Use seu
caderno para desenhar o gráfico, anote todos os cálculos que fez.
5. Após criar o seu gráfico, chegou a hora de interpretar
outros.
Observe esse gráfico:
Escreva um texto retirando todas as informações que conseguir
desse gráfico.
6. Veja
este vídeo
e responda:
- Em sua opinião, a doença está crescendo rápido?
- Na sua opinião, por que a matemática está tendo um
papel tão importante no combate ao coronavírus.
- Olhando para gráfico diga qual a importância da
estatística? A estatística facilita o entendimento da doença?
Caríssimos estudantes, bom dia! Aqui quem escreve é o Professor Jeam. Estou aqui para tirar as possíveis dúvidas de vocês pela manhã até às 12h e pela tarde de 13h às 17h.
ResponderExcluirGabrielly do 9ano
ResponderExcluirEu ñ entendi muito como fazer
Bom dia, Pedro! Aqui é a Professora Paula, do turno vespertino. Vc precisa seguir os passos que as questões estão indicando, interpretar o gráfico e abrir os links que foram colocados,pois neles estão inseridos informações que vc necessita.
ExcluirBom dia, Pedro! Aqui é a Professora Paula, do turno vespertino. Vc precisa seguir os passos que as questões estão indicando, interpretar o gráfico e abrir os links que foram colocados,pois neles estão inseridos informações que vc necessita.
ExcluirBOA TARDE! OI PESSOAL, AQUI É A PROFESSORA PAULA. ESTAREI DISPONÍVEL DE 13H ATÉ 15H PARA POSSÍVEIS DÚVIDAS E FAZER ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DAS ATIVIDADES.
ResponderExcluirBoa Tarde Pessoal. Estarei Disponível durante essa tarde para tirar suas duvidas. Bons Estudos.
ResponderExcluirBom dia caríssimos estudantes! Aqui quem escreve e o professor Jeam de matemática. Estarei mais uma vez com vocês hoje para tirar as suas dúvidas pela manhã até as 12h30 e a tarde das 13h às 18h.
ResponderExcluirBom dia. Estarei disponível para tirar dúvidas até às 11 horas. Aguardo vocês!
ResponderExcluirCaríssimos estudantes, bom dia! Aqui quem escreve é o Professor Jeam. Estou aqui para tirar as possíveis dúvidas de vocês pela manhã até às 12h e pela tarde de 13h às 17h.
ResponderExcluirCaríssimos estudantes, bom dia! Aqui quem escreve é o Professor Jeam. Estou aqui para tirar as possíveis dúvidas de vocês pela manhã até às 12h e pela tarde de 13h às 17h. Desculpem a demora.
ResponderExcluirIvan da Silva Vasconcelos
ResponderExcluirIvan da Silva Vasconcelos 9ºA
ResponderExcluir