9º ANO/LAB. MATEMÁTICA



 ROTEIRO DE ESTUDO


Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: CONSUMISMO
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
A atividade é referente: 22/06 à 06/07/2020

Caro estudante,
Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.




1. Nessa etapa vamos estudar um pouco sobre porcentagem e o consumismo.
Assista o vídeo a seguir
                         
VÍDEO 1

2. Após refletir sobre o tema, vamos a atividade proposta. Lembrando que é importante que você, ALUNO, deve fazer pesquisas adicionais que ajudem a facilitar seu desempenho nas atividades.
1-     O que você entendeu sobre o que é o consumismo?
2-     Como a matemática estar relacionada com o consumismo?


3.   Quais são as ações que podemos tomar, para evitar a queda na armadilha do consumismo?.

OBS: É importante que você realize e registre seus cálculos.


4. Nessa etapa, vamos trabalhar com matemática financeira. Descontos será o nosso foco.
O video a seguir irá te ajudar nas atividades em sequência.



5. Você está indo fazer uma compra no centro de Maceió. Este produto custa, rotineiramente, R$250.
No dia que você está indo comprar, as lojas estão dando 30% de desconto no preço dos seus produtos em todas as modalidades de pagamento. E, caso você realize o pagamento à vista, a loja concede mais 5% de desconto.
Quanto você irá pagar na compra desse produto se você usar o pagamento à vista?

PS: Registre tudo em seu diário de bordo.


6. Realize uma pesquisa e indique as taxas que são cobradas nos cartões de credito.
Quais taxas representam descontos e quais representam acréscimo?
Nada de copiar da Internet.
TMJ



                                                                                                   BONS ESTUDOS!!







____________________________________________X____________________________________________



ROTEIRO DE ESTUDO


Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: USANDO A REALIDADE NA MATEMÁTICA
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
A atividade é referente: 08/06 à 22/06/2020

Caro estudante,
Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.



1.Nessa etapa, vamos trabalhar um pouco com equações e suas aplicações
 Leia o Texto
                        
TEXTo
Aprenda as regras, estude sobre o tema e registre suas atividades.


2. Após praticar e aprender as regras, vamos a atividade proposta. Lembrando que é importante que você, ALUNO, deve fazer pesquisas adicionais que ajudem a facilitar seu desempenho nas atividades.
1-     Qual a Importância do Discriminante na Solução da equação do 2º grau ?
2-     Pesquise aplicações deste tipo de equação.

3. Tente resolver a equação 2x2 – 4 = 0 sem usar fórmulas.

OBS: É importante que você realize e registre seus cálculos


IMPORTANTE:  Não esqueça de registrar todas as suas atividades e pesquisas, assim como as dificuldades que está encontrando.
Registre suas dúvidas (nunca deixe de anotar) e procure o seu orientador o mais rápido possível. Você não está sozinho, estamos aqui para te ajudar.
Esses registros serão importantes para seu desenvolvimento.
Anote tudo o que você fez, o que ainda falta a fazer, seus objetivos e o que é preciso para alcançá-lo.

4. Você já ouviu falar sobre GPS e coordenadas?
Se não, é disso que vamos falar nesta semana.
Nosso tema será Plano Cartesiano, ou Plano Coordenado.

Vai aqui uma ajuda para você entender tudo.


Agora que você já se localizou no Globo, vamos praticar.



5. Acesse o link a seguir (https://br.ixl.com/math/6-ano/represente-pontos-em-um-plano-de-coordenadas-todos-os-quatro-quadrantes) e marque os pontos que ele pede nos planos cartesianos (Mínimo 15 corretos)
Registre tudo em seu diário de bordo.


6.  Agora que você já está fera na construção de plano cartesiano, vamos pesquisar e entender como ele está relacionado com o GPS.
Escreva um pequeno texto e descreva como as coordenadas cartesianas estão inseridas na tecnologia do GPS.
Nada de copiar da Internet.
TMJ

                                                                                       BONS ESTUDOS!!

____________________________________________________X_____________________________________________


 ROTEIRO DE ESTUDO


Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: Desafios para Educação a Distância no Brasil
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
A atividade é referente: 25/05 à 08/06/2020

Caro estudante,
Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.




ATIVIDADE INICIAL:                              
- Leitura para entendimento dos conceitos obtidos no tema.
1. PESQUISE E REGISTRE EM SEU CADERNO O QUE É A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA


Após pesquisar, responda com suas palavras:
a) O que é o Ensino a distância?
b) Como está sendo para você aprender a distância?
 c) O que você está achando de aprender a distância ?
d) Dê sua opinião no que pode ou não ser melhorado para você aprender melhor!

2. -  Você tem ajuda de alguém durante as atividades?
 - Você tira dúvidas no blog?

OBS: aquele espaço abaixo das atividades servem para você tirar dúvidas, caso tenha alguma.

3. Observe a Imagem a seguir:

4. Responda

A) Quais Estados optaram pelo Ensino a distância?

B) Quais Estados não adotaram o Ensino a distância?



5. faça a leitura de:
diga:
 - Qual sua opinião em relação ao aprender a distância ?




___________________x_____________________


ROTEIRO DE ESTUDO





Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: O uso da Lógica para o Ensino de Matemática
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
Referente: 11/05 à 25/05/2020

Caro estudante,

Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.



ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):  
Nessa etapa, vamos trabalhar um pouco com equações e lógica usando um jogo super famoso e desafiador.
 O Torre de Hanoi.
                          
Jogo e Regras

Aprenda as regras, estude sobre o tema e registre suas atividades.


Após praticar e aprender as regras, vamos a atividade proposta. Lembrando que é importante que você, ALUNO, deve fazer pesquisas adicionais que ajudem a facilitar seu desempenho nas atividades.
1-     Quais são as regras do Jogo?

2-     Dessas regras, a da menor quantidade de movimentos é a principal. Como podemos determinar a menor quantidade de movimento para qualquer quantidade de peças??
  Se um aluno quer jogar com 10 placas o torre de Hanoi. Com quantos movimentos mínimos ele poderá terminar seu jogo?


OBS: É importante que você realize e registre seus cálculos.
Não esqueça de registrar todas as suas atividades e pesquisas, assim como as dificuldades que está encontrando.
Registre suas dúvidas (nunca deixe de anotar) e procure o seu orientador o mais rápido possível. Você não está sozinho, estamos aqui para te ajudar.
Esses registros serão importantes para seu desenvolvimento.
Anote tudo o que você fez, o que ainda falta a fazer, seus objetivos e o que é preciso para alcançá-lo.

2.                                           Você já ouviu falar sobre GPS e coordenadas?
Se não, é disso que vamos falar nesta semana.
Nosso tema será Plano Cartesiano, ou Plano Coordenado.
                                                
Vai aqui uma ajuda para você entender tudo.


Agora que você já se localizou no Globo, vamos praticar.

Acesse o link a seguir (https://br.ixl.com/math/6-ano/represente-pontos-em-um-plano-de-coordenadas-todos-os-quatro-quadrantes) e marque os pontos que ele pede nos planos cartesianos (Mínimo 15 corretos)
Registre tudo em seu diário de bordo.
 Agora que você já está fera na construção de plano cartesiano, vamos pesquisar e entender como ele está relacionado com o GPS.
Escreva um pequeno texto e descreva como as coordenadas cartesianas estão inseridas na tecnologia do GPS.
Nada de copiar da Internet.
TMJ



ROTEIRO DE ESTUDO





Componente Curricular: Matemática

Tema Norteador: O uso da estatística na COVID-19

Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática

Carga horária: 5H semanais



Caro estudante,

Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


1. 
- Após a pesquisa realizada na atividade da primeira semana, vamos entender um pouco sobre estatística e porcentagem.
- Para isso, leia os textos abaixo e responda aos questionamentos em seguida
TEXTO 1
GRAFICOS DA COVID-19 (MUNDIAL E BRASIL)
PORCENTAGEM
https://brasilescola.uol.com.br/matematica/porcentagem.htm


2. Após a leitura do texto e de abrir os gráficos vamos a atividade proposta. Lembrando que é importante que você, ALUNO, deve fazer pesquisas adicionais que ajudem a facilitar seu desempenho nas atividades.
a-     O que você entendeu do texto 1?
b-     Qual a relação do texto 1 com os gráficos da covid-19?
c-     Após 1 semana, foi constatado que 30% de uma população de 1250 habitantes, foi contaminada pela Covid-19. Quanto habitantes ainda não foram contaminados?

3. Faça pesquisas sobre a COVID-19 e observe como a ideia de porcentagem é presente neste tema. Pode usar as pesquisas que você realizou na primeira atividade. Crie um texto curto explicando isso, exemplificando com imagens e gráficos de setor circular (Pesquise que tipo de gráfico é esse).

OBS: É importante que use as suas palavras no seu texto para dizer o que você entendeu e não copie da internet.

4. Chegou a hora de usar a sua pesquisa realizada na 1ª atividade. (obs.: Se ainda não fez, corre lá e faz, que ainda dá tempo).
Vamos lá:

Você terá que construir um gráfico de setor circular usando umas das perguntas que você fez durante a primeira atividade, e usando o que você estudou sobre porcentagem na atividade anterior.
Segue uma ajuda.


Use seu caderno para desenhar o gráfico, anote todos os cálculos que fez.


5. Após criar o seu gráfico, chegou a hora de interpretar outros.
Observe esse gráfico:
Escreva um texto retirando todas as informações que conseguir desse gráfico.

6. Veja este vídeo
e responda:
- Quando a doença surgiu no Brasil (data)?
- Em sua opinião, a doença está crescendo rápido?
- Na sua opinião, por que a matemática está tendo um papel tão importante no combate ao coronavírus.
- Olhando para gráfico diga qual a importância da estatística? A estatística facilita o entendimento da doença?

12 comentários:

  1. Caríssimos estudantes, bom dia! Aqui quem escreve é o Professor Jeam. Estou aqui para tirar as possíveis dúvidas de vocês pela manhã até às 12h e pela tarde de 13h às 17h.

    ResponderExcluir
  2. Gabrielly do 9ano

    Eu ñ entendi muito como fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Pedro! Aqui é a Professora Paula, do turno vespertino. Vc precisa seguir os passos que as questões estão indicando, interpretar o gráfico e abrir os links que foram colocados,pois neles estão inseridos informações que vc necessita.

      Excluir
    2. Bom dia, Pedro! Aqui é a Professora Paula, do turno vespertino. Vc precisa seguir os passos que as questões estão indicando, interpretar o gráfico e abrir os links que foram colocados,pois neles estão inseridos informações que vc necessita.

      Excluir
  3. BOA TARDE! OI PESSOAL, AQUI É A PROFESSORA PAULA. ESTAREI DISPONÍVEL DE 13H ATÉ 15H PARA POSSÍVEIS DÚVIDAS E FAZER ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DAS ATIVIDADES.

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde Pessoal. Estarei Disponível durante essa tarde para tirar suas duvidas. Bons Estudos.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia caríssimos estudantes! Aqui quem escreve e o professor Jeam de matemática. Estarei mais uma vez com vocês hoje para tirar as suas dúvidas pela manhã até as 12h30 e a tarde das 13h às 18h.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Estarei disponível para tirar dúvidas até às 11 horas. Aguardo vocês!

    ResponderExcluir
  7. Caríssimos estudantes, bom dia! Aqui quem escreve é o Professor Jeam. Estou aqui para tirar as possíveis dúvidas de vocês pela manhã até às 12h e pela tarde de 13h às 17h.

    ResponderExcluir
  8. Caríssimos estudantes, bom dia! Aqui quem escreve é o Professor Jeam. Estou aqui para tirar as possíveis dúvidas de vocês pela manhã até às 12h e pela tarde de 13h às 17h. Desculpem a demora.

    ResponderExcluir
  9. Ivan da Silva Vasconcelos

    ResponderExcluir
  10. Ivan da Silva Vasconcelos 9ºA

    ResponderExcluir