8º ANO/LAB. COMUNICAÇÃO

6º ROTEIRO DE ESTUDO – 06/07/2020 a 20/07/2020

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS - REAENP

Componente curricular: Religião, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Língua Inglesa


Professores: ROSEANE, NAILTON, SANDRA, FLÁVIA, ADRIANA, IB, JORDANA.
Tema NorteadorTODOS OS NOSSOS VALORES: ÉTICOS E MORAIS
Laboratório: Comunicação
Carga horária total: 3 horas




Atividade inicial:  

CONHECENDO OS VALORES 
Escolhi o maior de todos: O AMOR



Os Beatles fizeram uma música que nos faz refletir sobre a vida:



 1.Após ouvir a música, responda a pergunta: Qual é o valor da vida?


Atividade principal:  



Valores relativos ao AMOR:



Amizade, Simpatia, Alegria, Compaixão, Perdão, Serviço, Doação e Dedicação, Bondade e  Devoção.

2. Pesquise cada um deles e crie frases que possam expressá-los.


Atividade complementar:


  “Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada”
Sigmund Freud
    
.Procure mensagens, imagens, fotos, poesias e músicas que falem de AMOR.
Após sua pesquisa escolha cinco pessoas para enviar mensagens, imagens, fotos , poesias ou músicas que expresse o AMOR.


____________________________________


5º ROTEIRO DE ESTUDO – 22/06/2020 a 06/07/2020

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS - REAENP

Componente curricular: Religião, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Língua Inglesa
Professores: ROSEANE, NAILTON, SANDRA, FLÁVIA, ADRIANA, IB, JORDANA.
Tema Norteador: FESTA EM CASA: CURTINDO O ARRAIÁ
Laboratório: Comunicação
Carga horária total: 3 horas

Atividade inicial:

ANARRIÊ, ALAVANTÚ!

1. Pesquise palavras usadas nas Quadrilhas Juninas e crie frases com elas ou faça suas próprias plaquinhas divertidas.

Atividade principal:

Assista os vídeos para saberem a origem das Festas Juninas e respondam as perguntas:









a. As palavras Alavantú, Anarriê e Balancê são originárias de que país?
---------------------------------------------------------------------------------b. Explique o surgimento das fogueiras nas festas juninas.
_______________________________________________
c. Quais são os santos que são reverenciados nas festas juninas?
---------------------------------------------------------------------------------
d.Fale sobre as danças, as músicas e as comidas presentes nas festas juninas.
---------------------------------------------------------------------------------



Atividade complementar:





Vamos nos divertir um pouco?  





Encontre os 7 erros presentes na figura abaixo:






___________________________



4º ROTEIRO DE ESTUDO – 08/06/2020 a 22/06/2020

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS - REAENP

Componente curricular: Religião, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Língua Inglesa
Professores: ROSEANE, NAILTON, SANDRA, FLÁVIA, ADRIANA, IB, JORDANA.
Tema Norteador: É HORA DE GRITAR: SOMOS TODOS HUMANOS
Laboratório: Comunicação
Carga horária total: 3 horas



Atividade inicial:                               
Vamos pensar um pouco sobre racismo.

      O preconceito sempre esteve presente na história da humanidade. Sua base consituí-se pelo medo ou receio das diferentes situações do seu dia-a-dia, além disso, o preconceito resulta da desinformação.
      Desse pensamento surge a discriminação, que é o preconceituoso de agredir um indivíduo.
      A importância da divulgação desse assunto deve-se a fato de muitos praticarem involuntariamente ações preconceituosas e discriminativas.
      O preconceito na escola é mais corriqueiro e próximo da nossa realidade, por ser praticado por jovens que não tem a noção das consequências.
      
Agora, acessem o link abaixo e assistam ao vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=7m-yuzFljpc

Agora responda:
a)      O que é preconceito?
b)      Quais são os tipos de preconceitos que existem?
c)      Qual é a origem do preconceito racial?
d)      A prática do preconceito racial é ilegal? Porquê?
e)      O que podemos fazer para mudar esse tipo de comportamento?

Atividade principal:

Na tabela abaixo você verá grupos sociais, para cada grupo, dê sua nota de 0 à 10 para o comportamento das pessoas que moram perto de você em relação ao nível de preconceito que elas tem.
OBS: Fazer com todos os grupos e colocando a nota em todos os comportamentos.

GRUPOS
ODIO
ANTIPATIA
INDIFERENÇA
SATISFAÇÃO
ALEGRIA
MENDIGO DE RUA
6
5
3
1
1
NEGROS





BRANCOS





RELIGIOSO





TRAVESTIS





USUÁRIOS DE DROGAS







Atividade complementar:

  
Relacionando aos sentimentos da ATIVIDADE PRINCIPAL, escreva um pequeno texto explicando quais são as mensagens que estas imagens passam para o leitor. 

Carga horária: 3h
Atividade de avaliação: Atividades escritas no DIÁRIO DE BORDO




__________________________________


3º ROTEIRO DE ESTUDO – 25/05/2020 A 08/06/2020



REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS - REAENP



Componente curricular: Religião, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Língua Inglesa

Professores: ROSEANE, NAILTON, SANDRA, FLÁVIA, ADRIANA, IB, JORDANA.

Tema Norteador: SER RESILIENTE: NÃO MEDIMOS DISTÂNCIA

Laboratório: Comunicação

Carga horária: 3 horas



Atividade inicial:



A imagem abaixo mostra o que é resiliência, agora faça uma pesquisa através de diversas fontes ( internet, documentários, filmes, revistas, jornais, relatos de pessoas, etc)  atuais ou passadas que possamos constatar que a RESILIÊNCIA EXISTE E É PRATICADA, no MURAL VIRTUAL poste imagens que lembre a RESILIÊNCIA e comente fazendo uma relação da imagem que você escolheu.


Poste no mural acessando o link:



Atividade principal:


Assista ao vídeo que trata do nosso tema de forma bem didática, de maneira bem simples e fácil. Após ter assistido, explique com suas palavras se ele se aplica ao momento que estamos passando. Em caso afirmativo explique sua resposta. Em caso negativo, explique sua resposta.




Fazendo um paralelo com o que aprendemos nas aulas de Ensino Religioso, responda:
1.    Quais dessas atitudes estão sempre presentes no seu dia-a-dia?
2.    Quais são as atitudes que você acha essenciais para formar uma pessoa resiliente? Justifique sua resposta:
3.    Quais dessas atitudes você não pratica, mas gostaria muito? Qual sua maior dificuldade para que você possa praticá-la?



Atividade complementar:



Vamos usar a criatividade? Procure imagens que fale de adaptação e crie sua própria mensagem para ajudar as pessoas a saírem de momentos difíceis.






Deixo aqui uma música para vocês refletirem e ajudar nas escolhas das imagens.





Carga horária: 3h
Atividade de avaliação: Atividades escritas no DIÁRIO DE BORDO




______________________________________________





2º ROTEIRO DE ESTUDO – 11/05/2020 A 22/05/2020



REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS - REAENP



Componente curricular: Religião, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Língua Inglesa

Professores: ROSEANE, NAILTON, SANDRA, FLÁVIA, ADRIANA, IB, JORDANA.

Tema Norteador: FAZENDO MINHA PARTE: O LUGAR DE SI E DO OUTRO.

Laboratório: Comunicação

Carga horária: 3 horas



Atividade inicial:



A empatia é um sentimento muito necessário nos últimos dias. Você irá pesquisar o que é empatia, vai entender e POSTAR NO MURAL VIRTUAL EXEMPLOS DE EMPATIA.
Faça a sua postagem seguindo o guia da página que tem o título “POSTE”.

Atividade principal:



Analise ao vídeo e marque a alternativa que você acha mais correta:



a (  ) Diante da situação que o mundo está passando não existe solidariedade.

b (  ) Quanto mais sofrimento mais o homem se torna egoísta.

c (  ) As pessoas estão sentindo a dor do outro como se fosse a sua e assim tornando o mundo melhor.

d (  ) No momento as atitudes são de virar as costas para os que mais precisam .



Crie PANFLETO, desenhando em seu caderno, em que nele você expõe O QUE É EMPATIA E COMO AGIR PARA PROMOVÊ-LA, usando as palavras a seguir relacionando com EMPATIA:

1. Elogiar

2. Obrigado” e “por favor”

4. Ajuda

5. Ouvir
6. Espalhar sorrisos

Observe a imagem:


- Agora responda:
a) Como você pode observar as frases são de motivação em relação ao próximo. Agora traduza-as em seu diário de bordo:
__________________________________________________________________________
b) Pesquise ou construa outras frases motivadoras em inglês.
___________________________________________________________________________

Atividade complementar:

Para aprimorar os conhecimentos que tal um JOGO ONLINE?!
 No seu celular ou no computador digite no Google ou CLIQUE NO LINK:

VOCÊ PODE JOGAR QUANTAS VEZES QUISER, SE DIVIRTA E APRENDA!

Carga horária: 3h
Atividade de avaliação: Atividades escritas no DIÁRIO DE BORDO


______________________________________________________________________________________________


 1º ROTEIRO DE ESTUDO - 27/04/2020 A 08/05/2020

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS - REAENP

Componente curricular: Religião, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Língua Inglesa
Tema Norteador: A IMPORTÂNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DURANTE A PANDEMIA
Laboratório: Comunicação

Atividade inicial:


 Vamos realizar um MURAL VIRTUAL INTEGRADO. Para isso acesse o link: https://padlet.com/jordanaprofedeingles/oquemudou

Lá você verá exemplos de postagens dos professores, faça a sua 
seguindo o guia da página que tem o título INSTRUÇÕES.


Atividade principal:


Analise as imagens abaixo:
Você deve observar cenas do cotidiano com maior atenção, depois 
registre um momento que você achou interessante e descreva-o aqui. Registre a cena no celular, ou faça um desenho.
·  Escreva um pequeno parágrafo em português descrevendo a cena que você captou. (será que alguém captou uma cena inusitada?)


Relacione as descrições para cada pintura. Escrevendo a frase correta ao lado de cada imagem, no caso, no seu caderno você escreverá as frases na ordem das figuras:




a) The woman is sitting on a chair and spinning wool.

b) The girl is sitting on the floor and drawing a picture.

c) the woman is standing and pouring milk into a bowl.

Make your day planner. (o que você faz no primeiro momento, 
segundo, durante o seu dia…)
Help my mother
Take a shower
Do my homework      
Have dinner

Watch Tv


MY DAILY ROUTINE
I get up in the morning at 8 a.m.
continue usando as ações citada acima


Atividade complementar:

Pense um pouco antes de responder:
Este símbolo:
,está muito conhecido em qual meio de comunicação?

Em sua opinião, o que as pessoas querem comunicar usando esse símbolo?

Faça um post usando esse símbolo e marque algum professor do laboratório de comunicação. Pode ser profa. Sandra, prof Flávia, Prof. IB, Prof. Jordana jordana.gb_ 



Carga horária: 3h
Atividade de avaliação: Atividades escritas no DIÁRIO DE BORDO

51 comentários:

  1. Bom dia a todos, estamos aguardando com carinho a realização das atividades. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá galera. Sou a Teacher Jordana, da tarde, e estou passando para dizer que estarei tirando as dúvidas de vcs.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!!!
    Espero que você e toda sua família estejam bem. Estou à disposição para tirar suas dúvidas até as 11h de hoje, a realização de todas as atividades é muito importante.
    Estou ansiosa aguardando por vocês!!(I’m waiting for you).

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, meus queridos alunos! Eu, Roseane Cláudia, professora de Ensino Religioso estou aqui hoje até às 11 h de hoje
    para conversar com vocês e tirar suas dúvidas.Estou com saudade de todos!Estou à disposição de vocês, sejam, ben vindos!

    ResponderExcluir
  5. OLÁ PESSOAL, TEM ATIVIDADE NOVA NO LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!!
    Que saudades! Como vocês estão? Espero que bem! Estou aqui mais uma terça, até as 11h para tirar suas dúvidas. Estão gostando das atividades? É muito importante responder todas as questões. Vamos lá! Espero por vocês!!!

    ResponderExcluir
  7. Professora Adriana feitosa13 de maio de 2020 às 11:34

    Olá queridos alunos, estou aqui a disposição de todos vocês, qualquer dúvida pode perguntar. Um grande abraço e fiquem em casa!!!

    ResponderExcluir
  8. Alunos queridos, se tiverem alguma dúvida é só perguntar,eu Roseane, terei imenso prazer em tirar.Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Bom diaaaa!!!
    Mais uma terça com vocês! Estão bem? Estão se cuidando? Espero que sim. Vou ficar esperando por vocês, para tirar suas dúvidas até 11h.(I'm waiting for you).

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, alunos!
    Eu, Roseane Cláudia, professora de Ensino Religioso,estou aqui para mais um dia com vocês.Estarei aqui até às 11 horas.
    Sejam bem vindos!

    ResponderExcluir
  11. Oi pessoal, estou passando para dizer que estarei online aqui tirando as dúvidas de vocês na terça à tarde. Postem aqui seus questionamentos.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia meus anjinhos, saudades!! Gostaríamos de saber como andam as realizações das atividades? Não esqueçam de registrar tudo no caderno viu, bjs.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia queridos alunos! Hoje mais uma vez,eu, Roseane Cláudia, professora de Ensino Religioso, estarei aqui com vocês para tirar suas dúvidas até às 11h.

    ResponderExcluir
  14. Good Morning!!!
    Estão todos bem? Se cuidem tá? Vou ficar esperando por vocês, para tirar suas dúvidas até 11h desta terça.
    I'm Waiting for you

    ResponderExcluir
  15. Bom dia alunos queridos! Eu Roseane Cláudia, professora de Ensino Religioso, estou aqui em mais um plantão para tirar as dúvidas com vocês.Me atrasei hoje porque estava sem internet, voltou agora. Estarei com vocês até às 11:31 por causa do atraso.

    ResponderExcluir
  16. Good Morning!
    How are you? I hope you are well!!! Como vocês estão? Espero que bem. Temos novas atividades que foram feitas com muito carinho para vocês. Vou ficar aqui para tirar suas dúvidas até 11h. I'm waiting for you!

    ResponderExcluir
  17. Good morning!
    Como passaram Santo Antônio? Todos se cuidando em casa? Espero que estejam todos bem. Estou aqui mais uma terça até 11h para tirar suas dúvidas. I'm waiting for you!

    ResponderExcluir
  18. Bom dia alunos queridos! Sou a Professora Roseane Cláudia, de Ensino Religioso e estarei com vocês hoje até às 12:51h.

    ResponderExcluir
  19. Me atrasei porque minha internet estava com problema.

    ResponderExcluir
  20. Good Morning!
    VIVA SÃO JOÃO!!!
    VIVA SÃO PEDRO!!!
    VIVA SÃO PAULO!!!
    Vamos festejar em casa, se cuidando tá? Mocinhos vou ficar esperando por vocês até 11h para tirar suas dúvidas, é muito importante que as atividades sejam feitas. I'm waiting for you.

    ResponderExcluir
  21. Good Morning!
    Estão se cuidando? Espero que sim. Estou aqui mais uma terça até 11h para tirar suas dúvida. I'm waiting for you!

    ResponderExcluir
  22. Olá meus queridos,sou a professora Roseane Cláudia, de Ensino Religioso e estou aqui de novo para interagir com vocês! Tirem suas dúvidas...

    ResponderExcluir
  23. Nosso horário acabou, até a próxima! Se cuidem!

    ResponderExcluir
  24. Good Morning!
    Estão todos bem? Se cuidem tá? Vou ficar esperando por vocês, para tirar suas dúvidas até 11h desta terça. I'm waiting for you!

    ResponderExcluir
  25. professora flavia sou o vinicius do oitavo A nao estou achando os assuntos de ingles a senhora mi diz quais para eu estudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Vinícius!!!
      Os assuntos são os temas abordados, assuntos que vimos em sala,tudo nas atividades.
      Muito bom saber que está fazendo as atividades. Beijos

      Excluir
  26. professora roseane eu o vinicius do oitavo A NAO ACHO OS ASSUNTOS DE ensino religioso a senhora mi diz os assuntos qui eu estudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinícius, Os assuntos são os temas que estão postados no Blog.Qualquer dúvida me pergunte de novo

      Excluir
  27. Olá meus queridos alunos, eu Roseane Cláudia, professora de Ensino Religioso, estou aqui para interagir com vocês até às 11 h.

    ResponderExcluir
  28. Meus queridos nosso tempo aqui está acabando por hoje.Até a próxima!Um abraço em todos!

    ResponderExcluir
  29. professora roseane e o vinicius do oitavo A mais qui blog e esse a senhora mi diz todos os assuntos para eu escrever e estudar qui eu nao encontro os assuntos

    ResponderExcluir
  30. professora flavia eo vinicius do oitavo A EU NAO ENTENDE O ASSUNTOS DE INGLES A SENHORA MI DIZ OS ASSUNTOS PARA EU ESCREVER NO MEU CADERNO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Vinícius!!!
      Os assuntos são os temas abordados, assuntos que vimos em sala, tudo nas atividades.
      Muito bom saber que está fazendo as atividades. Beijos

      Excluir
  31. professora roseane eo vinicius do oitavo A eu nao sei como fazer os assuntos de ensino religioso e a senhora mi diz quais sao os assuntos de ensino religioso para eu escrever no meu cardeno

    ResponderExcluir
  32. Good Morning!!!
    Estão todos bem? Espero que sim!! Mais uma terça com vocês até 11h, para tirar suas dúvidas. I'm waiting for you!!

    ResponderExcluir
  33. professora flavia eu o vinicius do oitavo A nao entendo como e pra eu estudar para os assuntos de ingles a senhora mi diz todos os assuntos pra eu escrever no meu cardeno

    ResponderExcluir
  34. professora flavia eo vinicius do oitavo A A SENHORA ME EXPLICAR OS ASSUNTOS DE INGLES PARA EU ESCREVER NO MEU CARDENO

    ResponderExcluir
  35. PROFESSORA ROSEANE EO VINICIUS DO OIOTAVO A A SENHORA MI EXPLICAR OS ASSUNTOS DE ENSINO RELIGIOSO PARA EU ESCREVER NO MEU CARDENO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinícius, os assuntos são os que estão no Blog, na sua série.

      Excluir
  36. Bom dia amadinhos, sou a professora Roseane Cláudia de Ensino Religioso e estarei aqui com vocês até às 11:00 h para tirar dúvidas.

    ResponderExcluir
  37. Meus queridos até a próxima.Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  38. Professora Roseane eu o Vinicius do oitavo A eu náo sei qui blog e esse a senhora mi diz qui blog e esse para eu escrever no meu cardeno

    ResponderExcluir