6º ANO/1ª SEMANA

Atenção: as atividades a seguir correspondem somente ao 6º ano do Ensino Fundamental matutino.
Atente-se à orientação do professor para as formas que serão corrigidas as atividades. Em caso de dúvidas sobre o conteúdo, faça um comentário abaixo para o professor, informe seu nome e turma.
1ª SEMANA 

Assista ao vídeo a seguir e responda em seu caderno às questões em seguida:

Exercício para todos os 6º anos
LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTOS DE INICIATIVAS SOCIAIS
1 - O vídeo ilustra geograficamente como o Coronavírus surgiu. Com base nas informações sobre a origem do vírus e em pesquisas responda: 
a) Qual o nome do lugar de origem do Covid-19 e em que região da China essa cidade está localizada?  
b) Em que continente está localizado o país de origem do vírus?
c) É possível que você, estudante, oriente algumas pessoas ao seu redor com essas informações sobre os cuidados com a doença? É possível que, de maneira segura, você converse com alguns vizinhos, moradores da rua onde você mora? 
d) O que mudou na comunidade onde você mora com a chegada do Coronavírus? Quais os cuidados que você e sua família estão tomando para evitar o contágio?

LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO
2 - A pandemia de Coronavírus é a mais recente de várias epidemias na história da humanidade. Pesquise e cite o nome de duas outras epidemias que afetaram o mundo no passado? Ao pesquisar você também pode analisar criticamente as notícias, observe se são de sites confiáveis. Se puder, fale um pouco sobre isso.

LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
3 - Selecione informações do vídeo acima sobre o Covid-19 e organize-as em forma de parágrafos, de forma a produzir um texto de opinião. Apresente também seus argumentos a respeito do assunto e dê um título ao texto. Sua redação pode ser escrita conforme a orientação a seguir:
1º parágrafo - definições e conceitos sobre a doença;
2º parágrafo - causas e consequências do contágio;
3º parágrafo - formas de prevenção.

LABORATÓRIO DE INCENTIVO À LEITURA
4 - Além do vídeo, leia outros artigos e reportagens sobre o Coronavírus. Produza pequenos cartazes com dicas de como enfrentar o Covid-19. Em seguida, coloque-os em lugares estratégicos do seu ambiente familiar, próximos a pias, banheiros etc. com lembretes criativos sobre a importância de lavar as mãos.

LABORATÓRIO DE ATIVIDADES LÚDICAS
5 - Paródia é uma imitação engraçada ou irônica de uma música etc. Crie uma paródia com o tema Coronavírus a partir de algumas músicas que você gosta.

6 - Diante da pandemia que está ocorrendo no mundo por causa do Coronavírus e ao assistir o vídeo sobre a Covid-19, responda coerentemente de acordo com seu entendimento as seguintes questões:
a) Por que o Coronavírus, conhecido por transmitir a doença Covid-19, tem uma aparência de uma coroa em sua estrutura?
b) Como é possível diagnosticar se uma pessoa está ou não infectada pela Covid-19?
c) Quais os sintomas decorrentes da Covid-19?
d) Quais os meios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que o novo Coronavírus não se espalhe infectando milhares de pessoas?
e) Em que momento dos sintomas da Covid-19 devemos procurar uma unidade de saúde para que seja feito o teste da doença?
f) Como é feito esse teste e como é chamado o mesmo?
g) É possível o paciente infectado por Covid-19 apresentar outros sintomas fora os apresentados pelo vídeo?

LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE INICIATIVAS COMUNITÁRIAS
7 - É importante manter os hábitos saudáveis, mesmo estando em casa. A preocupação é bem maior com pessoas com as pessoas acima dos 60 anos de idade porque estão no chamado "grupo de risco", tanto para a pandemia do Coronavírus quanto para outros tipos de doenças: cardíacas, circulatórias etc. Como manter uma rotina equilibrada com exercícios físicos em quarentena e sem equipamentos adequados? Converse com as pessoas que você tem contato, aproveite para orientá-las a procurar como se exercitar nesse período. 

Escreva as respostas no caderno utilizando as referências de que questão está sendo respondida: número da quesito ou laboratório que a questão está abrangendo. Copiar os enunciados das questões torna-se opcional, não obrigatório. O importante é o entendimento e a participação nas atividades.

Bons estudos!


83 comentários:

  1. Jefferson Rafael silva de oliveira amorim 6°D

    ResponderExcluir
  2. Maria Clara Gomes Dos Santos 6°B

    ResponderExcluir
  3. BARBARAH VICTORIA DA SILVA FORTUNATO 6C

    ResponderExcluir
  4. Fabricio willian Barros da Silva 6°A

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, acessem a partir de terça à noite. As atividades estão sendo elaboradas e ficarão aqui disponíveis por toda a semana.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Fabrícia Yasmim Quintela dos Santos 6A

    ResponderExcluir
  8. Leiam também a página "orientações" neste blog, há algumas informações importantes lá.

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Essas questões envolvem várias disciplinas, são atividades interdisciplinares. Nas próximas semanas, as questões abordarão outro tema, mas terão esse mesmo perfil intersisciplinar.

      Excluir
  10. Rebeca Mayara Rodriguesde Lima
    6ºC

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Responda em seu caderno. Se tiver dúvida sobre alguma questão, informe qual o quesito e em que consiste a dúvida. O professor entrará em contato através desses comentários. Leia também as outras informações na página "orientações".

      Excluir
  12. Que matéria é ainda não fiz porque não sei a matéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas atividade envolvem todas as disciplinas, por exemplo: uma questão pode ser de Geografia e de História ao mesmo tempo, por isso está sendo chamada de laboratório. Isso também pode ser dado o nome de interdisciplinar. Utilize algum espaço no seu caderno e informe que são exercícios do blog da escola, assim você poderá estudar e futuramente mostrar ao professor. Utilize qualquer espaço que você achar necessário no seu caderno.

      Excluir
  13. Alunos, Se não entenderem a pergunta, questionem aos professores através dos comentários. coloquem nome completo e turma e perguntem. Usem um caderno para colocar a data da atividade, quais atividades feitas. Rubian Silva

    ResponderExcluir
  14. Maria Clara Lima 6b
    Qual a matéria?

    ResponderExcluir
  15. Jasmym Mylena Barbosa de Lima 6°A quero saber a matéria?

    ResponderExcluir
  16. Mirian Vitória dos Santos Albuquerque 6°B

    ResponderExcluir
  17. Kauan Junio da Silva souza tá bom

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. É possível que se coloque apenas as respostas nos cadernos, porém utilize as referências de que questão você está respondendo: número da questão ou que laboratório a questão sinaliza abranger. Acessem a página "orientações" para mais dicas.

    ResponderExcluir
  20. Dica de Leitura:

    https://super.abril.com.br/saude/as-grandes-epidemias-ao-longo-da-historia/

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Respostas
    1. Essas atividade envolvem todas as disciplinas, por exemplo: uma questão pode ser de Geografia e de História ao mesmo tempo, por isso está sendo chamada de laboratório. Isso também pode ser dado o nome de interdisciplinar. Utilize algum espaço no seu caderno e informe que são exercícios do blog da escola, assim você poderá estudar e futuramente mostrar ao professor. Utilize qualquer espaço que você achar necessário no seu caderno.

      Excluir
  23. Estou com dúvida na 6° questão letra (A) podem me explicar??

    ResponderExcluir
  24. Maria Eduarda do Carmo Nazário 6°D (estou com dúvida na 6° questão letra (A) por favor podem me explicar??)

    ResponderExcluir
  25. Oi D: sou do 6° ano Guilherme de barros lins só tô aqui pra falar isso mesmo

    ResponderExcluir
  26. Não vai ter mais atividade so e essa mesmo

    ResponderExcluir
  27. Oi guilheeme seja bem vindo

    ResponderExcluir
  28. Atenção alunos: assistam aos vídeos explicativos na página inicial. Temos novidades para as próximas semanas!

    ResponderExcluir
  29. Áquila Maria Silvestre dos Santos 6°c só falei pra marcar presença

    ResponderExcluir
  30. Maria clara de Lima Oliveira
    6 ano b

    ResponderExcluir
  31. Bom dia sou mãe do aluno Murillo Vinicius do nascimento Ferreira 6 A como faço pra ele estudar por aqui e como faço pra ele participar das aulas pra n ter mais faltas e n perde os estudos pós n estava conseguindo assesar pra ele estudar consegui agora.Quem poder mim ajudar eu agradeço muito.Bom dia a todos.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia. Sou Christi Miguel,vou entrar nas aulas on line e tentar responder as questões.

    ResponderExcluir