1º ANO/LAB. IDEIAS INOVADORAS

ROTEIRO DE ESTUDOS 


COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:
Física, Química, Biologia, História, Ed. Física.

TEMA NORTEADOR: Economia Criativa
Subtema:Covid-19 
Carga horária: 2h


Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):         
- Leitura dos textos motivadores

 TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 30min.


ATIVIDADE PRINCIPAL:
A partir da leitura dos textos motivadores e de pesquisas adicionais responda em forma de texto os seguintes questionamentos.
1 - O que é Economia Criativa?

2 - “Economia criativa” é um termo relativamente novo no Brasil, apesar da produção já ser muito rica. Como você percebe o movimento de organização desta indústria? Quais as vantagens essa organização traz para as áreas criativas?

3 - Porque o mercado de economia criativa tem ganhado tanto destaque? Como você vê esse crescimento?

4 - De que maneira a Economia Criativa pode ajudar a sua comunidade?


 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 1h



ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Assistir aos vídeos:




TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 20min.


ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO:
Registre todas as fases do desenvolvimento do projeto em seu caderno

TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 10min.



ROTEIRO DE ESTUDOS



ETAPA: Ensino Médio
PERÍODO: de 11 a 22/05
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:
Física, Química, Biologia, História, Geografia e Ed. Física.
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES):
Jonathas, João Pedro, Jeferson, Ives, Sebastião, Flávio, Vânia.
TEMA NORTEADOR: O uso de tecnologia no enfrentamento do covid-19.
LABORATÓRIO: Laboratório de desenvolvimento de ideias inovadoras

Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 3h
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):         
- Leitura dos textos motivadores



 TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: _30min._______
ATIVIDADE PRINCIPAL:
- A partir da leitura dos textos motivadores, faça uma análise da situação do nosso estado de Alagoas quanto às estratégias, tecnológicas ou não, utilizadas pelo governo estadual para conter a proliferação do vírus.

 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __1h_____
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Quais as tecnologias podem ser empregadas nas atividades cotidianas do seu bairro, de modo a evitar a disseminação do vírus?

TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: ___20min.____
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO:
Registre todas as fases do desenvolvimento do projeto em seu caderno

TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __10min._______

ATIVIDADES DA SEGUNDA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 2h
ATIVIDADE INICIAL

- Colocar no caderno todas as ideias que vier a mente sobre como podemos utilizar a tecnologia para enfrentar a pandemia do covid-19.

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: ___10min._____
ATIVIDADE PRINCIPAL:
- Elabore uma plano/modelo/projeto em que aborde como as ferramentas tecnológicas (redes sociais, aplicativos, inteligência artificial, drones, robôs) podem ser úteis no enfrentamento da pandemia do coronavírus.
- Se possível, construa um protótipo que demonstre sua ideia.
- O projeto pode ser realizado em grupos para a discussão das ideias.

 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __1:10_____
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
- Assista aos vídeos:



TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: ___30min.____
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO:
Registre todas as fases do desenvolvimento do projeto em seu caderno.
TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: _10min.________
 



ROTEIRO DE ESTUDOS III

Período de 25/05 a 06/06

ETAPA: 1º - Ensino Médio
PERÍODO: de 25 a 06 de junho
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:
Física, Química, Biologia, História, Ed. Física.
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES):
Jonathas, João Pedro, Jeferson, Ives, Sebastião, Flávio.
TEMA NORTEADOR: Saúde e qualidade de vida
LABORATÓRIO: Laboratório de desenvolvimento de ideias inovadoras
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 2h
ATIVIDADE INICIAL
 Assista ao vídeo clicando no link abaixo:
Ler o texto clicando no link abaixo:
 TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: _20min
ATIVIDADE PRINCIPAL
Após lê o texto e assistir ao vídeo responda:
1-    O que você entende como qualidade de vida?
2-     Sabendo que o lazer faz parte da qualidade de vida, desenvolva meios de entretenimento da sua comunidade em tempos de covid-19?
3-    Quais os problemas relacionados à qualidade de vida que mais frequentemente são observados nos estudantes de ensino médio?
4-    Elabore um projeto voltado para a saúde e qualidade de vida no ambiente escolar.

 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __50min_____
ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Você observou alguma tecnologia ou estratégia ser utilizada no seu bairro ou comunidade no combate ao covid-19? Quais?

TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: ___40min.____
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO
Registre todas as fases do desenvolvimento das atividades em seu caderno.

TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __10min._______
ATIVIDADES DA SEGUNDA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 2h
ATIVIDADE INICIAL

Como você melhoraria sua qualidade de vida e da sua comunidade?
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: ___30min

ATIVIDADE PRINCIPAL
Será que a degradação do meio ambiente influencia na saúde e qualidade de vida da sua família e da comunidade local? Se for sim, justifique? Se for não, justifique?


TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __1h
ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 Lea o texto clicando nos links abaixo:
Veja o vídeo clicando no link abaixo:

TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: ___20min
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO
Registre todas as fases do desenvolvimento do projeto em seu caderno
TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: _10min


ROTEIRO DE ESTUDOS 

Período de: 22/06 a 03/07



ETAPA: Ensino Médio
PERÍODO: 22/06 à 03/07
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:
Física, Química, Biologia, História, Geografia e Ed. Física.
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES):
Jonathas, João Pedro, Jeferson, Ives, Sebastião, Flávio, Vânia.
TEMA NORTEADOR: Ideias inovadoras no enfrentamento do racismo
LABORATÓRIO: Laboratório de desenvolvimento de ideias inovadoras

Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 3h
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):         
- Assita ao vídeo motivador
 TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: _30min._______
ATIVIDADE PRINCIPAL:
1 - O que você entende por preconceito e discriminação racial?
2 - O que e racismo?
3 - O que é preconceito?

 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __1h_____
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Leitura do texto:

TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: ___20min.____
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO:
Registre todas as fases do desenvolvimento do projeto em seu caderno.


TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __10min._______

ATIVIDADES DA SEGUNDA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 2h
ATIVIDADE INICIAL

- Colocar no caderno todas as ideias que vier a mente sobre como podemos enfrentar e combater o preconceito e o racismo em nosso meio social.

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: ___10min._____
ATIVIDADE PRINCIPAL:
- Elabore uma plano/modelo/projeto em que aborde como as ferramentas tecnológicas (redes sociais, aplicativos,) podem ser úteis no enfrentamento do racismo.
-- O projeto pode ser realizado em grupos para a discussão das ideias.

 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __1:10_____
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
- Assista aos vídeos:
 Assista aos vídeos clicando nos links abaixo:


TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: ___30min.____
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO:
Registre todas as fases do desenvolvimento do projeto em seu caderno.
TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: _10min.________



32 comentários:

  1. Até mais, meus caros. À tarde outro professor estará aqui para tirar suas dúvidas.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!! Alunos,aqui quem fala é o prof. Flávio ( Educação Física), estarei a disposição toda quarta-feira no horário de 9 h as 11 h para esclarecer quaisquer duvida relacionada as nossas atividades...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Alunos sou o professor Sebastião vou ficar On-line hoje com vcs das 9:00 Ás 11:00 para tirar duvidas de vocês

    ResponderExcluir
  4. Até a próxima aula On-line presados alunos

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, pessoal!!! Estarei à disposição de vocês até às 17h.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde! turma, estarei a disposição para esclarecer todas duvidas até as 18h
    Professor Flávio Florêncio.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite! turma, esterei aqui para tirar todas duvidas relacionada as nossas atividades na próxima quarta-feira no horário combinado.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, caros alunos, aqui quem fala é o professor Ives. Estarei on-line hoje das 09:00 às 11:00 para tirar as dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia aqui e o professor Sebastião. Estarei com vcs até as 11 horas para tirar suas duvidas

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! Turma, estou a disposição para tirar dúvidas até as 12:30
    professor Flávio (Educação Física).

    ResponderExcluir
  11. Pessoal, ate a próxima quarta-feira.

    ResponderExcluir
  12. Olá, pessoal!!! Estou disponível para tirar suas dúvidas!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, caros alunos, aqui quem fala é o professor Ives. Estarei on-line hoje das 09:00 às 11:00 para tirar as dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  14. bom dia alunos vamos tirar duvidas das atividade nesse laboratório

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde professores. Eu não entendi o que é pra fazer nesse quadro.. fiz os acima dos vídeos.
    (Ana Beatriz Cavalcante 1°E)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz! Esse quadro contém as atividades desta semana. Em cada espaço tem as orientações para cada atividade.

      Excluir
    2. Eu já reli e entendi, já fiz todas. Obrigado, Boa noite 🙏.

      Excluir
  16. Não entendi Sobre a parte que fala sobre atividade de avaliação, queria saber se é preciso assistir o vídeo para poder responde-las?

    Emanuel José 1°C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A atividade de avaliação / registro pede que você anote o passo a passo de tudo que fez em seu caderno. Ex: acessei o blog, assisti o vídeo, respondi as questões, etc.

      Excluir
  17. Bom dia, caros alunos, aqui quem fala é o professor Ives. Estarei on-line hoje das 09:00 às 11:00 para tirar as dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  18. Passando hj para tirar duvidas da atividade dessa semana

    ResponderExcluir
  19. Maria Luiza 1° ano D, eu não estou conseguindo entender o quadro de roteiro de estudos III, no meu celular está aparecendo metade azul. Tá complicado pra entender

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde! Pessoal, aqui é o prof Flávio - Educação Física. Estarei com vocês para tirar duvidas ate as 17h30min.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde! ate a próxima quarta-feira pessoal...

    ResponderExcluir
  22. Bom dia, caros alunos, aqui quem fala é o professor Ives. Estarei on-line hoje das 09:00 às 11:00 para tirar as dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia, estou em dúvida se no caderno é pra colocar perguntas e resposta ou só a resposta?

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde! Turma, aqui é o prof Flávio Florêncio, estarei disponível de 15h as 17h para esclarecer duvidas de vocês...

    ResponderExcluir