Roteiro de Estudo (7 ANO)
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS –
REAENP
Componente curricular: Arte, Ciências, Ed
Física, Geografia.
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Arte do Cinema
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h
1º ATIVIDADE INICIAL
2º ATIVIDADE PRINCIPAL
Veja as imagens e crie um pequeno roteiro
(história) de filme a partir dos desenhos.
3. ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Assisti o filme: Os trapalhões – Os vagabundos trapalhões no
youtubee faça um pequeno resumo do que entendeu.
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE
ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente
curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.
Tema
norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema:
Covid-19
Laboratório:
Atividades Lúdicas
Carga
horária: 5h
Caro estudante,
Este roteiro tem como
objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de
atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as
atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos
momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
1) ATIVIDADE
DE AQUECIMENTO: O novo Coronavírus mudou a rotina da população e também inseriu
novas palavras em nosso vocabulário.
Procure os significados das palavras:
Imunológico:
Pandemia:
Quarentena:
2) ATIVIDADE PRINCIPAL: Encontre no caça palavras as palavras mais usadas
nas reportagens e noticiários atuais sobre a pandemia do Covid-19.
3) ATIVIDADE
COMPLEMENTAR: O que tudo isso quer dizer e qual a importância desses termos na
prevenção e contenção da onda do novo Coronavírus?
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: A importância da solidariedade em tempos de pandemia na
comunidade escolar
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
1 Atividade
de aquecimento – Leia e compreenda o texto
Para
o convívio em sociedade, é
imprescindível adotar algumas
condutas, dentre elas: a solidariedade. E, ao contrário do que muitos
acreditam, essa atitude não diz respeito apenas a ajudar os mais necessitados financeiramente.
A
solidariedade é um dos atos mais nobres
e humanos no mundo em que vivemos.
A palavra
solidariedade tem origem francesa e significa responsabilidade recíproca. A
explicação ainda pode ser um tanto vaga, por isso, vamos esmiuçar um pouco mais
esse conceito.
Solidariedade
é a ação de ser bondoso com o próximo, assumindo uma função de colaborador. Portanto, ser
solidário consiste em ajudar o outro, com boas intenções e generosidade. Dessa
forma, a solidariedade é legítima, sem qualquer tipo de discriminação. Ou
seja, deve haver compaixão e compreensão concreta
dos sentimentos alheios e propósito genuíno em contribuir, sem esperar algo em
troca.
Doar sangue é um gesto de solidariedade, um exemplo a ser seguido.
2 Atividade
principal - Palavras cruzadas
Preencha os quadrados em
branco com as palavras em negrito no
texto, pondo cada uma em seu devido lugar. Obs: Escreva no seu caderno, como resposta, a forma em que as palavras estão
organizadas nos quadrinhos.
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
N
|
-
|
||||||
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
||
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
|||
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
||||
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
||||
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
||||
S
|
O
|
L
|
I
|
D
|
A
|
R
|
I
|
E
|
D
|
A
|
D
|
E
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
||||
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
B
|
-
|
||||||
-
|
U
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
|||||||
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
|||
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
||
T
|
-
|
-
|
I
|
||||||||||||
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
||
-
|
-
|
-
|
L
|
-
|
3 Atividade Complementar – Dê exemplos de solidariedade que você conheça
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema:Impactos psicológicos em tempo de quarentena
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
1 - Atividade
de Aquecimento – leitura
e compreensão do texto.
O anúncio dado pela Organização Mundial
da Saúde (OMS) de que estávamos diante de uma pandemia do novo coronavírus
gerou diversas mudanças no funcionamento da sociedade: pessoas na quarentena,
cidadãos preocupados por não poderem ficar em casa, funcionários trabalhando em
home office, escolas, universidades e comércios fechados.
Diante de tal cenário, para além da
saúde física, é necessário dar-se uma atenção especial também para a saúde
mental, que pode sofrer com crises de ansiedade e picos de estresse, o que,
consequentemente, pode afetar também o sistema imunológico.
2 - atividade principal: Exercício para a mente. As frases estão
embaralhadas tentem descobrir quais são frases e escreve-las corretamente como
no exemplo a seguir. Lembrando que as frases não estão no texto da atividade
1... Você deve descobri-las! Ação!
Exemplo:
otnemalosI laicos edop ret sotiefe an
edúas latnem.
Isolamento social pode ter efeitos na
saúde mental.
A) É etnatropmi rednetne que es-ritnes osufnoc,
odatirri uo osoisna é lamron.
B) etneT oa omixám retnam amu anitor adarbiliuqe e,
es levíssop, eirc savon.
C) etneT riulcni sotnemom ed otnemaxaler alen,
odnaroprocni sasioc euq êcov atsog, omoc rel mu orvil, ritsissa seirés e cte.
D) A oãxenoc moc sogima e serailimaf é latnemadnuf,
rop ossi, erit sotnemom od ues aid arap rasrevnoc moc sele, ezilitu a
aigoloncet a ues rovaf, êcov edop retnam a edadimixorp latigid.
3 - atividade complementar – criação
Crie um cartaz sobre a prevenção de
doenças psicológicas mais fáceis de surgirem durante o isolamento social. Tire
uma foto para ser postada no blog, mas disso, deixe um comentário confirmando a
atividade pronta para que possamos entrar em contato com você e pegar a foto.
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: ARTE E ED. FÍSICA DURANTE A PANDEMIA
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
1º
ATIVIDADE INICIAL
Este
vídeo ao qual você irá assistir é uma obra de arte, pertence ao grupo das artes
do Audiovisual. Assista atentamente.
Nome
do vídeo: A importância da atividade física
Arte
e atividade física em tempos de quarentena: o que seria de nós sem elas
2º ATIVIDADE PRINCIPAL
Encontre a palavra adequada para que a frase tenha o sentido
correto.
Apesar das crianças e dos adolescentes estarem em suas casas, não
se trata de um período de _____1_____ , por isso, é importante _____2_____ uma
rotina disciplinada de _____3_____,
Além da prática de exercícios, que _____4_____ muitos benefícios
para o organismo como a _____5_____ do cérebro, a diminuição do estresse, a
melhora do _____6_____, o fortalecimento do _____7_____ imunológico e a
manutenção da massa corporal.
( 1 ) exclusão, brincadeiras, férias, solução.
( 2 ) relatar, conhecer, questionar, manter.
( 3 ) estudos, sabedoria, questionamentos, resolução.
( 4 ) elimina, reduz, reconhece, traz.
( 5 ) terapia, oxigenação, redução, adrenalina.
( 6 ) ideal, conhecimento, humor, limite.
( 7 ) raciocínio, prazer, saber, sistema.
Neste distanciamento, é possível fazer um _____1_____ muito claro
de como a arte e a _____2_____ cultural está presente fortemente no cotidiano
da _____3_____. e, agora, em larga escala, cumprindo um papel fundamental de
_____4_____ conteúdo, entretenimento e conhecimento para a _____5_____, quando
parte desta está em suas casas.
( 1 ) embrulho, caos, recorte, abismo.
( 2 ) produção , periferia, armação, comoção.
( 3 ) antiguidade, atmosfera, paisagem, sociedade.
( 4 ) negociar, gerar, reestruturar, negar.
( 5 ) equipe, transformação, população, promoção.
3º
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Faça
um painel com fotos representando a arte e atividade física (dança, música,
pintura, corrida, caminhada).
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Festejos Juninos:
cultura nordestina
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais,
durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com
responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para
tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no
seu caderno e diário de bordo.
1º ATIVIDADE INICIAL
Assista ao vídeo:
2º ATIVIDADE PRINCIPAL
Com a
popularização das festas juninas no Brasil, a difusão dos elementos ligados à
festa tornou-se cada vez mais comum. As comidas típicas da Festa Junina são um exemplo disso. Em todas as
regiões, o produto utilizado para preparar as guloseimas da festa é basicamente
o mesmo: o milho. Pipoca, canjica, pamonha, bolo de milho e curau são algumas
das iguarias servidas. Há também outras comidas com nomes bem peculiares, como
mané pelado, pé de moleque, maçã do amor e cachorro-quente. Nesse universo,
destaca-se também o quentão, uma espécie de chá feito com gengibre, canela e
pinga.
Pesquise e responda:
A) Como
é feito o Mané do Pelado?
B)De qual região é a bebida "Quentão"?
C)Escreva
outra receita de uma comida típica junina.
3º ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Confeccione bandeirinhas de São João (use o material colorido que você tenha em
casa) com nomes de comidas típicas juninas. Faça em seu
caderno.
Apartir dessa quinta 23/04. Pois modou a dinâmica das aulas . Um vez por quizena. Os professores estão elaborando
ResponderExcluirEsse componente curricular,eu vou escrever em qual matéria?
ResponderExcluirPosso botar em qualquer matéria que aparece ai
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQuestão 2 tem que copiar o caça palavras???
ResponderExcluirMaria Montenegro.
ResponderExcluirBom dia!
É a professora Maria Montenegro.As quartas-feiras, no horário das 9h às 11h, estarei tirando dúvidas de vocês a respeito do Laboratório de Atividades Lúdicas.
Professora Maria.
ResponderExcluirKarine, copie o caça palavras.
Professora Maria Montenegro.
ResponderExcluirVocês escolhem um dos componentes curriculares acima para responder.
Professora Elane de Educação Física, estará todas as segundas no horário de 13:00 às 15:00 para auxiliar em alguma dúvida das atividades do Laboratório Lúdico.
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirÉ a professora Maria de geografia. Vocês têm alguma dúvida sobre as atividades propostas desta semana?
olá pessoal! que estão achando das atividades? Sou a professora Elane de Educação Física, estou aqui para ajudar em alguma dúvida.
ResponderExcluirLeticia stephany Soares Honorato 7°D
ResponderExcluirAlana Vitória 7°c
ResponderExcluirAlunos, bom dia!
ResponderExcluirSou a professora Maria de geografia. Vocês estão conseguindo fazer as atividades do Laboratório Lúdico?
Alicekauane 7d
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Estarei aqui até as 11h para tirar dúvidas de vocês.
É a professora Maria. Estarei aqui até as 17h para tirar dúvidas de vocês.
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Vocês responderam as atividades do Laboratório Lúdico?
ResponderExcluirpessoal, boa tarde!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Estarei disponível até as 17h para tirar dúvidas de vocês sobre o Laboratório Lúdico.
Júlia Vitória 7 C
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Estarei disponível até as 11h para tirar dúvidas de vocês.
Bom dia professora como eu faço o painel e no caderno ou na cartolina em
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirAlice, você pode fazer o painel na cartolina.
Bom dia!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Vocês conseguiram responder as atividades do Laboratório Lúdico?
Boa tarde!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Estarei disponível até as 17h para tirar dúvidas de vocês.
Olá pessoal! Estou por aqui, qualquer dúvida é só perguntar. ( Elane / Educação Física )
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Estarei disponível até as 17h para tirar dúvidas de vocês.
Boa tarde!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Estarei aqui até as 17h para tirar dúvidas de vocês.
jonas guilherme 7A
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Qualquer dúvida sobre o Laboratório Lúdico é só perguntar.
Boa Tarde!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Qualquer dúvida é só perguntar.
Bom dia!
ResponderExcluirÉ professora Maria. Vocês conseguiram responder as atividades do Laboratório Lúdico?