7º ANO/LAB. LÚDICO

Roteiro de Estudo (7 ANO)
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.  
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Arte do Cinema
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h




1º ATIVIDADE INICIAL


2º ATIVIDADE PRINCIPAL


Veja as imagens e crie um pequeno roteiro (história) de filme a partir dos desenhos.






3. ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Assisti o filme: Os trapalhões – Os vagabundos trapalhões no youtubee faça um pequeno resumo do que entendeu.
Link para o filme: https://youtu.be/0DNusO80lb0














Roteiro de Estudo

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP


Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.  
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Covid-19
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h

Caro estudante,


Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


1) ATIVIDADE DE AQUECIMENTO: O novo Coronavírus mudou a rotina da população e também inseriu novas palavras em nosso vocabulário.
Procure os significados das palavras:
Imunológico:
 Pandemia:
 Quarentena:



2) ATIVIDADE PRINCIPAL: Encontre no caça palavras as palavras mais usadas nas reportagens e noticiários atuais sobre a pandemia do Covid-19.



3) ATIVIDADE COMPLEMENTAR: O que tudo isso quer dizer e qual a importância desses termos na prevenção e contenção da onda do novo Coronavírus?




Roteiro de Estudo

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP


Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.  
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: A importância da solidariedade em tempos de pandemia na comunidade escolar
Laboratório: Atividades Lúdicas

Carga horária: 5h
Caro estudante,


Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.



1 Atividade de aquecimento – Leia e compreenda o texto


Para o convívio em sociedade, é imprescindível adotar algumas condutas, dentre elas: a solidariedade. E, ao contrário do que muitos acreditam, essa atitude não diz respeito apenas a ajudar os mais necessitados financeiramente.

A solidariedade é um dos atos mais nobres e humanos no mundo em que vivemos.

A palavra solidariedade tem origem francesa e significa responsabilidade recíproca. A explicação ainda pode ser um tanto vaga, por isso, vamos esmiuçar um pouco mais esse conceito.

Solidariedade é a ação de ser bondoso com o próximo, assumindo uma função de colaborador. Portanto, ser solidário consiste em ajudar o outro, com boas intenções e generosidade. Dessa forma, a solidariedade é legítima, sem qualquer tipo de discriminação.  Ou seja, deve haver compaixão e compreensão concreta dos sentimentos alheios e propósito genuíno em contribuir, sem esperar algo em troca.

Doar sangue é um gesto de solidariedade, um exemplo a ser seguido.



2 Atividade principal - Palavras cruzadas

Preencha os quadrados em branco com as palavras em negrito no texto, pondo cada uma em seu devido lugar. Obs: Escreva no seu caderno, como resposta, a forma em que as palavras estão organizadas nos quadrinhos.

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-


N




-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-

-
-
-
-
-

-
-
-
-
-
-
-
-
-

-
-
-
-
-

-
-

-
-
-
-
-
-

-
-
-
-
-

-
-

-
-
-
-

-

-
-
-
-
-

-
-

-
-
-
-

-

-
-
-
-
-

-
-

-
-
-
-

-

-
-
-
S
O
L
I
D
A
R
I
E
D
A
D
E
-
-
-
-
-

-
-

-
-
-
-

-
-

-
-
-
-
-
-
-

-
-
-


B



-
-


U



-
-
-

-
-

-
-
-

-
-
-

-
-
-
-
-
-
-

-
-
-

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-

-
-

T





-
-




I


-

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-

-
-
-

-
-


L








-

3 Atividade Complementar – Dê exemplos de solidariedade que você conheça




Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.  
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema:Impactos psicológicos em tempo de quarentena
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h

Caro estudante,


Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


1 - Atividade de Aquecimento – leitura e compreensão do texto.

O anúncio dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de que estávamos diante de uma pandemia do novo coronavírus gerou diversas mudanças no funcionamento da sociedade: pessoas na quarentena, cidadãos preocupados por não poderem ficar em casa, funcionários trabalhando em home office, escolas, universidades e comércios fechados.

Diante de tal cenário, para além da saúde física, é necessário dar-se uma atenção especial também para a saúde mental, que pode sofrer com crises de ansiedade e picos de estresse, o que, consequentemente, pode afetar também o sistema imunológico.



2 - atividade principal: Exercício para a mente. As frases estão embaralhadas tentem descobrir quais são frases e escreve-las corretamente como no exemplo a seguir. Lembrando que as frases não estão no texto da atividade 1... Você deve descobri-las! Ação!


Exemplo:
otnemalosI laicos edop ret sotiefe an edúas latnem.
Isolamento social pode ter efeitos na saúde mental.


A) É etnatropmi rednetne que es-ritnes osufnoc, odatirri uo osoisna é lamron.

B) etneT oa omixám retnam amu anitor adarbiliuqe e, es levíssop, eirc savon.

C) etneT riulcni sotnemom ed otnemaxaler alen, odnaroprocni sasioc euq êcov atsog, omoc rel mu orvil, ritsissa seirés e cte.


D) A oãxenoc moc sogima e serailimaf é latnemadnuf, rop ossi, erit sotnemom od ues aid arap rasrevnoc moc sele, ezilitu a aigoloncet a ues rovaf, êcov edop retnam a edadimixorp latigid. 



3 - atividade complementar – criação

Crie um cartaz sobre a prevenção de doenças psicológicas mais fáceis de surgirem durante o isolamento social. Tire uma foto para ser postada no blog, mas disso, deixe um comentário confirmando a atividade pronta para que possamos entrar em contato com você e pegar a foto.



Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.  
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: ARTE E ED. FÍSICA DURANTE A PANDEMIA
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h

Caro estudante,


Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


1º ATIVIDADE INICIAL



Este vídeo ao qual você irá assistir é uma obra de arte, pertence ao grupo das artes do Audiovisual. Assista atentamente.
Nome do vídeo: A importância da atividade física


Arte e atividade física em tempos de quarentena: o que seria de nós sem elas


2º ATIVIDADE PRINCIPAL

Encontre a palavra adequada para que a frase tenha o sentido correto.

Apesar das crianças e dos adolescentes estarem em suas casas, não se trata de um período de _____1_____ , por isso, é importante _____2_____ uma rotina disciplinada de _____3_____,
Além da prática de exercícios, que _____4_____ muitos benefícios para o organismo como a _____5_____ do cérebro, a diminuição do estresse, a melhora do _____6_____, o fortalecimento do _____7_____ imunológico e a manutenção da massa corporal.

( 1 ) exclusão, brincadeiras, férias, solução.
( 2 ) relatar, conhecer, questionar, manter.
( 3 ) estudos, sabedoria, questionamentos, resolução.
( 4 ) elimina, reduz, reconhece, traz.
( 5 ) terapia, oxigenação, redução, adrenalina.
( 6 ) ideal, conhecimento, humor, limite.
( 7 ) raciocínio, prazer, saber, sistema.

Neste distanciamento, é possível fazer um _____1_____ muito claro de como a arte e a _____2_____ cultural está presente fortemente no cotidiano da _____3_____. e, agora, em larga escala, cumprindo um papel fundamental de _____4_____ conteúdo, entretenimento e conhecimento para a _____5_____, quando parte desta está em suas casas.

( 1 ) embrulho, caos, recorte, abismo.
( 2 ) produção , periferia, armação, comoção.
( 3 ) antiguidade, atmosfera, paisagem, sociedade.
( 4 ) negociar, gerar, reestruturar, negar.
( 5 ) equipe, transformação, população, promoção.


3º ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Faça um painel com fotos representando a arte e atividade física (dança, música, pintura, corrida, caminhada).


Roteiro de Estudo

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.  
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Festejos Juninos: cultura nordestina
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h

Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
1º ATIVIDADE INICIAL
Assista ao vídeo:


2º ATIVIDADE PRINCIPAL


  Com a popularização das festas juninas no Brasil, a difusão dos elementos ligados à festa tornou-se cada vez mais comum. As comidas típicas da Festa Junina são um exemplo disso. Em todas as regiões, o produto utilizado para preparar as guloseimas da festa é basicamente o mesmo: o milho. Pipoca, canjica, pamonha, bolo de milho e curau são algumas das iguarias servidas. Há também outras comidas com nomes bem peculiares, como mané pelado, pé de moleque, maçã do amor e cachorro-quente. Nesse universo, destaca-se também o quentão, uma espécie de chá feito com gengibre, canela e pinga.

Pesquise e responda:

A) Como é feito o Mané do Pelado?

B)De qual região é a bebida "Quentão"?

C)Escreva outra receita de uma comida típica junina.


3º ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Confeccione bandeirinhas de São João (use o material colorido que você tenha em casa) com nomes de comidas típicas juninas. Faça em seu caderno.

32 comentários:

  1. Apartir dessa quinta 23/04. Pois modou a dinâmica das aulas . Um vez por quizena. Os professores estão elaborando

    ResponderExcluir
  2. Esse componente curricular,eu vou escrever em qual matéria?

    ResponderExcluir
  3. Posso botar em qualquer matéria que aparece ai

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Questão 2 tem que copiar o caça palavras???

    ResponderExcluir
  6. Maria Montenegro.
    Bom dia!
    É a professora Maria Montenegro.As quartas-feiras, no horário das 9h às 11h, estarei tirando dúvidas de vocês a respeito do Laboratório de Atividades Lúdicas.

    ResponderExcluir
  7. Professora Maria.
    Karine, copie o caça palavras.

    ResponderExcluir
  8. Professora Maria Montenegro.
    Vocês escolhem um dos componentes curriculares acima para responder.

    ResponderExcluir
  9. Professora Elane de Educação Física, estará todas as segundas no horário de 13:00 às 15:00 para auxiliar em alguma dúvida das atividades do Laboratório Lúdico.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!
    É a professora Maria de geografia. Vocês têm alguma dúvida sobre as atividades propostas desta semana?

    ResponderExcluir
  11. olá pessoal! que estão achando das atividades? Sou a professora Elane de Educação Física, estou aqui para ajudar em alguma dúvida.

    ResponderExcluir
  12. Alunos, bom dia!
    Sou a professora Maria de geografia. Vocês estão conseguindo fazer as atividades do Laboratório Lúdico?

    ResponderExcluir
  13. Bom dia!
    É a professora Maria. Estarei aqui até as 11h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  14. É a professora Maria. Estarei aqui até as 17h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  15. É a professora Maria. Vocês responderam as atividades do Laboratório Lúdico?

    ResponderExcluir
  16. pessoal, boa tarde!
    É a professora Maria. Estarei disponível até as 17h para tirar dúvidas de vocês sobre o Laboratório Lúdico.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia!
    É a professora Maria. Estarei disponível até as 11h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia professora como eu faço o painel e no caderno ou na cartolina em

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde!
    Alice, você pode fazer o painel na cartolina.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia!
    É a professora Maria. Vocês conseguiram responder as atividades do Laboratório Lúdico?

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde!
    É a professora Maria. Estarei disponível até as 17h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  22. Olá pessoal! Estou por aqui, qualquer dúvida é só perguntar. ( Elane / Educação Física )

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde!
    É a professora Maria. Estarei disponível até as 17h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde!
    É a professora Maria. Estarei aqui até as 17h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde!
    É a professora Maria. Qualquer dúvida sobre o Laboratório Lúdico é só perguntar.

    ResponderExcluir
  26. Boa Tarde!
    É a professora Maria. Qualquer dúvida é só perguntar.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia!
    É professora Maria. Vocês conseguiram responder as atividades do Laboratório Lúdico?

    ResponderExcluir