ROTEIRO DE ESTUDO –
06 a 17/07/2020
REGIME ESPECIAL DE
ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componentes curriculares: Geografia, Ciências, História e Educação Física.
Tema Norteador: SAÚDE
NUTRICIONAL NO BRASIL
Laboratório: Iniciativas Sociais ou Comunitárias
Carga Horária: 3h
Atividade inicial:
1) Assista o vídeo abaixo “O
que os brasileiros comem” :
De acordo com o vídeo, responda as questões abaixo:
a) Quais os tipos de alimentos que você consome diariamente e o que eles representam para sua saúde?
b) De acordo com os tipos de processamentos que os alimentos passam durante sua produção, como eles são classificados?
c) Diferencie:
Alimentos in natura e alimentos minimamente processados?
Alimentos processados e alimentos ultra processados?
d) De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde para uma alimentação ideal, onde os brasileiros excedem?
e) Qual a “regra de ouro” indicada pelo Ministério da Saúde para os brasileiros terem uma alimentação saudável?
Atividade Principal:
2) Observe as imagens abaixo, nas quais apresentam aspectos da situação nutricional brasileira:
Atividade Complementar:
3) Após leitura e análise crítica das imagens acima, você irá listar e montar durante um dia, o seu cardápio alimentar. Descrevendo os períodos (manhã, tarde e noite), os lanches e as refeições realizadas.
Não esqueça de colocar um comentário sobre a sua alimentação que você descreveu, conforme nossos estudos. Registre tudo em seu Diário de Bordo.
__________________________________________
ROTEIRO DE ESTUDO –
22/06 a 06/07/2020
REGIME ESPECIAL DE
ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componentes curriculares: Geografia, Ciências, História e Educação Física.
Tema Norteador: O MAPA
DA VIOLÊNCIA NO BRASIL
Laboratório: Iniciativas Sociais ou Comunitárias
Carga Horária: 3h
Atividade inicial:
1) Leia o texto abaixo sobre o Mapa
da Violência em Alagoas e no Brasil, conteúdo a ser estudado a seguir:
Os números de violência em Alagoas aumentaram. De acordo com o Monitor
da Violência, atualizado pelo G1 em parceria
com as Secretarias de Segurança Pública dos estados, o número de homicídios
aumentou em Alagoas nos dois primeiros meses de 2020 em comparação com o mesmo
período do ano passado.
O aumento foi registrado em todo o
país. A diferença é de 8% no número de assassinatos nos dois primeiros meses
deste ano em comparação com o mesmo período
do ano passado.
Em 2019, foram registrados 99 homicídios
em janeiro e 98 em fevereiro. No mesmo período, em 2020 foram registrados 99
homicídios em janeiro e 143 em fevereiro, 45 a mais que no mesmo mês no ano
passado. Uma média de 429 assassinato para cada 100 mil habitantes de Alagoas. Essa
é a primeira parcial divulgada no ano.
Em razão da pandemia do novo Coronavírus,
houve atraso na entrega dos dados e dificuldade para obter os números de todos
os estados.
A alta no primeiro bimestre deste ano
foi maior no Nordeste, região que teve um aumento de 22,7% no período em
comparação com o ano passado. Foram 3.428 assassinatos em janeiro e fevereiro
de 2020, contra 2.793 de 2019. No total, foram pelo menos 635 mortes a mais.
A) O que você pode opinar para descrever, o
que está acontecendo em Alagoas e no Brasil para ocorrer o aumento nos índices
de violência e assassinatos, no primeiro bimestre deste ano?
B) Em Maceió e no bairro onde você reside, como
está a violência? Estão ocorrendo muitos casos? Caso sim, descreva alguns motivos e/ou situações:
C) As pessoas violentadas são socorridas e
amparadas? Como resolvem-se estes casos que você descreveu acima?
Atividade Principal:
Após ler o texto e responder as
perguntas acima, analise o mapa abaixo:
A) Qual o índice de violência no Brasil, nos
primeiros meses de 2020?
B) Qual o estado e a região que apresentam os MAIORES
índices de violência no Brasil, nos primeiros meses de 2020?
C) Qual o estado e a região que apresentam os MENORES
índices de violência no Brasil, nos primeiros meses de 2020?
D) Qual a situação do nosso estado conforme está
retratada no mapa acima?
Atividade Complementar:
Agora é com vocês... Mãos à obra!!!
Pesquisem em sites, reportagens que retratam o “Mapa da violência
no Brasil” e, até mesmo, em nosso estado.
Descreva o título e deixe o link em seu Diário de
Bordo.
_____________________________________________________
ROTEIRO DE ESTUDO –
08/06/2020 a 22/06/2020
REGIME ESPECIAL DE
ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componentes curriculares: Geografia, Ciências , História e Educação Física.
Tema Norteador: A
PERSISTÊNCIA DO RACISMO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Laboratório: Iniciativas Sociais ou Comunitárias
Carga Horária: 3h
Atividade inicial:
1 - Leia o texto abaixo sobre o Racismo
no Brasil, no qual faz uma abordagem histórica e atual, sobre o
conteúdo a ser estudado a seguir:
O racismo
no Brasil é um legado da colonização portuguesa. Os índios brasileiros
não se viam como um povo uno e as tribos nutriam animosidades entre si, gerando
guerras constantes. Contudo, o preconceito baseado na aparência física, na
cultura ou na religião foi trazido junto com os colonizadores portugueses. À
época do descobrimento do Brasil, Portugal era uma das sociedades mais
intolerantes da Europa.
Com a chegada dos escravos africanos, a
sociedade brasileira dividiu-se em duas porções desiguais, semelhante a um
sistema de castas,
formada por uma parte branca e livre e outra parte negra e escrava. Mesmo os
negros livres não eram considerados cidadãos. O racismo no Brasil colonial
não era apenas consuetudinário, vez que tinha base legal também.
Segundo pesquisa do Datafolha, publicada em 2019, uma ampla maioria dos
brasileiros entrevistados (78%) relatou nunca ter sido vítima de preconceito
racial, e 22% afirmaram já terem sido discriminados.
Nos últimos anos, foram aprovadas diversas
leis no Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos
afrodescendentes e de valorizar a contribuição do negro à sociedade brasileira.
Dentre as quais, a Lei n.º 10.639 de 2003, que tornou obrigatório o ensino
da História da África e a sua contribuição para a cultura
brasileira, a Lei n.º 12.288 de 2010, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial, a Lei n.º 12.519 de 2011, que
instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da
Consciência Negra, e
as leis n.º 12.711 de 2012, que tornou obrigatória a reserva de cotas
raciais no
Ensino Superior, e n.º 12.990 de 2014, que tornou obrigatória a reserva de
cotas para negros nos concursos públicos do executivo federal.
A) Você já sofreu preconceito por causa da sua
cor ou raça? Como ocorreu este triste acontecimento?
B) Você sabe o que é Racismo?
Atividade Principal:
Após ler o texto e responder as perguntas sobre o
texto acima, assista o vídeo abaixo, intitulado “Desigualdade Racial no Brasil – 2 minutos para entender!”:
Conforme o vídeo sugerido, deixe suas
respostas no seu caderno (Diário de Bordo). Não esqueça de comentar suas
respostas!!
A) Você é branco ou negro?
B) O Brasil é um país racista?
C) Historicamente o Brasil é ultrapassado em
representatividade racial. Porque?
Atividade Complementar:
A tirinha
é uma sequência de
quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos valores sociais. Pode-se dizer
que são como as histórias
em quadrinhos, porém bem mais curtas. Observe as tirinhas abaixo que abordam o Racismo no Brasil:
3 - Agora, você vai desenvolver
uma TIRINHA em que conte apresente uma situação de conscientização contra o
racismo no Brasil e no mundo.
Colocar título para
sua historinha (Tirinha), deixando-a registrada no seu caderno (Diário de
Bordo).
Bons
estudos!!
______________________________________________
ROTEIRO DE ESTUDO – 25/05/2020 a 08/06/2020
REGIME ESPECIAL DE
ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componentes curriculares: Geografia, Ciências , História e Educação Física.
Tema Norteador: CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS
Laboratório: Iniciativas Sociais ou Comunitárias
Carga Horária: 3h
Atividade inicial:
1 – Leia o
texto abaixo sobre a “Convivência com as diferenças” que enfrentamos todos os
momentos de nossa vida. Logo após, responda as perguntas abaixo:
Além de
ser fonte de constante aprendizado e evolução, é a partir das
diferenças que histórias são construídas. Cada qual com sua
beleza pois, justamente, possuem peculiaridades que as tornam únicas.
Afinal, somos todos diferentes.
Etnias,
tamanhos, interesses, cores, formas, atitudes, origens, crenças. Nos
distinguimos do outro por inúmeras razões e constatações, e enxergar essa
amplitude é lindo, porém desafiador. Ainda mais na infância.
Por
isso, é fundamental adaptar, desde cedo, os olhinhos
infantis a visualizarem o tanto de diversidade que o mundo pode
oferecer. Como educar os mais novos para que entendam e aceitem o
diferente?
A)
Conforme o texto acima, como construímos nossa história neste mundo?
B)
Você concorda com a afirmação do texto que afirma: “Somos todos diferentes.”? Dê sua opinião e exemplos:
C)
Relacione as principais diferenças citadas no texto:
D)
Como educar os mais novos para que entendam e aceitem o diferente?
Atividade Principal:
Após estudar e responder as perguntas sobre o texto
acima, assista o vídeo musical abaixo, intitulado “Respeito ‘as diferenças”:
Vamos responder e refletir sobre os seguintes
questionamentos:
A)
Aponte cerca de cinco diferenças
apresentadas no vídeo musical, no que se refere a diferença racial, econômica,
religiosa, de gostos, física ou outras:
B)
Destaque e reescreva no mínimo três frases de incentivo à convivência
com as diferenças, que aparecem no vídeo musical acima:
C)
Relate uma ou mais situações que você viveu ou presenciou sobre o
desrespeito às diferenças que acabamos de estudar, usando no mínimo sete
linhas.
Atividade Complementar:
Mãos à obra!!!
Assista novamente o vídeo musical “Respeito às
Diferenças” e elabore um Painel utilizando gravuras recortadas ou desenhos, em
seu caderno (Diário de Bordo) onde retrata o convívio e respeito às diferenças
que devemos ter uns com os outros em nosso convívio social, familiar e escolar.
Bons estudos!!
________________________________
ROTEIRO DE ESTUDO – 11/05/2020 a 25/05/2020
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO
PRESENCIAIS – REAENP
Componentes curriculares: Geografia, Ciências , História e Educação Física.
Tema Norteador: Impactos Econômicos e Sociais trazidos pela Pandemia no território que o aluno vive.
Laboratório: Iniciativas Sociais ou Comunitárias
Carga Horária: 3h
Atividade inicial:
1 – Assista e reflita sobre a reportagem do AL TV 2ª edição, de
15/04/2020, com o título “SEFAZ/AL
divulga impactos econômicos causados em Alagoas pela pandemia do Coronavírus”,
clicando no link abaixo:
Atividade Principal:
Após assistir a reportagem acima, sobre os Impactos
na economia municipal e estadual ocasionados pelas medidas de isolamento
social, decorrentes da pandemia do novo Coronavírus, responda aos seguintes
questionamentos:
1 – O que são Impactos Econômicos e Sociais?
2 – De que maneira sua família e vizinhos estão
sendo atingidos pelos impactos econômicos trazidos pela pandemia?
3 – Relacione alguns bairros e estabelecimentos
comerciais mostrados na reportagem, descrevendo os impactos (econômicos e
sociais) sofridos pelos mesmos:
Atividade Complementar:
1 – Faça uma pesquisa sobre as medidas
administrativas que o Governo (municipal, estadual e federal) está tomando para
amenizar os impactos econômicos trazidos pela pandemia, na sociedade que você
mora. Elabore um pequeno texto e registre-o em seu Diário de Bordo:
Bons estudos!!
_________________________________________________________________________
Roteiro de Estudo - 27/04 a 08/05/2020
Etapa: Ensino Fundamental
Componentes curriculares: Geografia, Ciências , História e Educação Física.
Tema Norteador: Democracia
Laboratório: Iniciativas Sociais
e Comunitárias
Carga Horária: 3h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADE
Ouça
o Clip da música “LINDA” de Edson Gomes sobre o tema “Democracia” e em seguida
responda em seu caderno as questões:
Vamos refletir: Qual
definição você daria para Democracia?
“É
verdade que nas democracias o povo parece fazer o que quer; mas a liberdade
política não consiste nisso. Deve-se ter sempre presente em mente o que é
independência e o que é liberdade.”
MONTESQUIEU.
Do Espírito das Leis. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1997.
1)
O que o autor da canção quer dizer
com “nunca saíste do papel”?
2)
Inspirado com a música, descreva um
acontecimento vivido por você ou por seus familiares onde retrata o exercício
da independência e da liberdade no território que convive.
3)
Pesquise um fato histórico retratando
o desenvolvimento da Democracia em nosso estado e no nosso país.
Apartir dessa quinta 23/04. Pois modou a dinâmica das aulas . Um vez por quizena. Os professores estão elaborando
ResponderExcluirEsse componente curricular,eu vou escrever em qual matéria?
ResponderExcluirEssa atividade proposta é interdisciplinar, envolve as disciplinas acima citadas.
ExcluirSuas respostas deverão estar contidas no Diário de Bordo no qual, será solicitado no retorno às atividades escolares.
Qualquer duvidas, pode deixar aqui que em breve esclarecerei.
Abraços,
Profª Nadja.
Boa noite!!No roteiro tem as disciplinas envolvidas nessa atividade, pode colocar em qualquer uma delas .
ResponderExcluirBoa tarde queridos! Aqui é professora Karla de ciências , estou por aqui hoje para trabalhar junto com vocês no Laboratório de iniciativas sociais , tirar dúvidas e ajudar a vocês nas atividades.Estou por aqui !!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá queridos alunos!
ResponderExcluirAqui é a professora Nadja, passando para disponibilizar-me a esclarecer qualquer dúvida que venham ter sobre as atividades neste laboratório.
Meu horário com vocês é toda quarta-feira, das 09 às 11 horas. Abraços a todos!
Ytala Eduarda Guimarães santana 7ano E
ResponderExcluirOi, Ytala Eduarda.
ExcluirAqui é Profa. Nadja, alguma dúvida sobre as questões propostas em nosso laboratório? Deixe-a registrada aqui, que responderemos.
Ah, não esqueça de respondê-las em seu Diário de Bordo.
Saudades.
Bom dia gente! Aqui é professora karla, estarei aqui todas as terças até as 11hrs para interagirmos , tirar dúvidas sobre as atividades.Espero que estejam todos bem!!
ResponderExcluirAlana Vitória 7°c
ResponderExcluirOi, Alana Vitória.
ExcluirAqui é Profa. Nadja, alguma dúvida sobre as questões propostas em nosso laboratório? Deixe-a registrada aqui, que responderemos.
Ah, não esqueça de respondê-las em seu Diário de Bordo.
Saudades.
Bom dia queridos alunos!!
ResponderExcluirEstamos aqui para tirar suas dúvidas. Podem registrá-las nos comentários, que faremos questão de atendê-los em breve.
Lembrem-se de anotar as respostas completas no caderno (Diário de Bordo). Quando as aulas voltarem, iremos recebê-los. Abraços!
Profa. Nadja.
Boa tarde queridos!
ResponderExcluirEstarei aqui até 17 hrs para tirar as dúvidas de vocês, Respondam as questões em seu diário de bordo para ao retorno das aulas fazer os registros.
alicekauane 7 d
ResponderExcluirJúlia vitória 7 C
ResponderExcluirBoa noite professor gostaria de saber como eu faço o grafico de corfimado na italia
ResponderExcluirOi, Alice.. Boa tarde!
ExcluirAs atividades propostas aqui neste laboratório para o 7º ano, não foi solicitado a elaboração de gráficos. Acho que vc está trocando as atividades e os laboratórios. Dar uma olhada no laboratório de matemática, por favor.
Ah, tem atividades novas sendo publicadas para a próxima quinzena.
Bons estudos!
Nadja.
Boa tarde queridos ! Estou a disposição para tirar dúvidas sobre as atividades.
ResponderExcluirjonas guilherme 7A
ResponderExcluir