3º ANO/2ª QUINZENA

Língua Portuguesa / 3º ANO Ensino Médio / Preparatório para o ENEM
REDAÇÃO
Professores: Raquel Lima, Moisés Guimarães e Sandro Basílio


Texto 1
Liberdade Religiosa - A Proteção da Fé

Quando falamos em uma sociedade mais justa e igualitária, quando falamos em democracia, não temos como ignorar o livre exercício de crença de cada cidadão. A intolerância religiosa não é algo que atinge apenas uma religião, isso é fato. Em nossa caminhada de muitos anos na luta pela liberdade de crença e o fim dos preconceitos, percebemos nitidamente que a informação e algo fundamental para assegurarmos que os direitos estabelecidos em nossa Constituição sejam respeitados na prática.

Hédio Silva Júnior / rRicardo Barreira
Disponível em: https://www.ceert.org.br/publicacoes/direito/24/liberdade-religiosa--a-protecao-da-fe?gclid=EAIaIQobChMInduf-sL66AIVioeRCh18Gww1EAAYASAAEgLNL_D_BwE

Clique para ampliar a imagem

Texto 2
Texto 3

Proposta de Redação

A partir da leitura dos textos motivadores e do conhecimento construído ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da Língua portuguesa sobre o tema: O respeito à diversidade religiosa no Brasil. Apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Está em dúvida sobre o modelo de redação do ENEM?
Clique abaixo para visualizar um ótimo esquema para o seu texto

GEOGRAFIA

Professora: Maria Montenegro
Série: 3ºANO / Turmas: A,B,C,D

ONU



       A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional criada no pós-guerra e que tem como principal objetivo garantir a paz no mundo. Com sede em Nova Iorque, atualmente, a ONU conta com 193 Estados membros.

        Apesar de seu principal objetivo ser manter a paz, a ONU também passou a apoiar e desenvolver uma ampla agenda, que contempla a promoção dos direitos humanos e do desenvolvimento social e econômico, a proteção do meio ambiente e a promoção de ajuda humanitária em casos de desastres ambientais e conflitos armados.
     Apesar de seu compromisso de garantir a paz no mundo, a organização é acusada de agir tendenciosamente e ser utilizada para a defesa dos interesses políticos dos membros permanentes do   conselho de segurança.

     O caso da Guerra da Síria é emblemático da forma como a organização é ineficiente na defesa da paz. Apesar do país estar em guerra desde 2011, a ONU não tem interferido no conflito por causa do impasse que existe no conselho de segurança entre Rússia e Estados Unidos sobre que medidas devem ser tomadas na região em conflito. Como ambos países têm direito a veto no conselho de segurança, até o momento nenhuma medida para interferir no conflito foi tomada pela ONU.


                                                           EXERCÍCIO



                      Rússia e China rejeitam ameaça de guerra contra Irã

A Rússia e a China manifestam sua inquietude com relação aos comentários do chanceler francês, Bernard Kouchner, sobre a possibilidade de uma guerra contra o Irã. Kouchner acusou a imprensa de “manipular” suas declarações. “Não quero que usem isso para dizer que sou um militarista”, disso o chanceler, dias antes de os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – França, China, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos – se reunirem para discutir possíveis novas sanções contra o Irã por causa de seu programa nuclear.

(Adaptado de www.estadao.com.br, 18/09/2007).

O Conselho de Segurança da ONU pode aprovar deliberações obrigatórias para todos os países-membros, inclusive a de intervenção militar, como ilustra a reportagem. Ele é composto por quinze membros, sendo dez rotativos e cinco permanentes com poder de veto.

A principal explicação para essa desigualdade de poder entre os países que compõem o Conselho está ligada às características da:

a) geopolítica mundial na época da criação do organismo

b) parceria militar entre as nações com cadeira cativa no órgão

c) convergência diplomática dos países com capacidade atômica

d) influência política das transnacionais no período da globalização

CORREÇÃO DO EXERCÍCIO DA 1ª QUINZENA: 1.A; 2º E

                  
HISTÓRIA
       Primeira República:dominação e resistência

Coronelismo:

O esquema politico-eleitoral por meio do qual as oligarquias exerceram sua dominação durante a Primeira República foi arquitetado no governo de Campos Sales ( 1898-1902) e funcionava da seguinte maneira: os chefes políticos locais, na época chamados de Coronéis, coagiam os eleitores a voltarem nos candidatos indicados por eles.
Por vezes, os coronéis usavam da intimidação, mas geralmente, conseguiam o voto do eleitor por meio da troca de favores. Esse volto imposto pelo coronel é chamado de voto de cabresto

Politica dos governadores:

As mesmas práticas( troca de favores e corrupção eleitoral) que uniam os coronéis as oligarquias estaduais eram usadas para ligar estas ao presidente da República. As oligarquias estaduais ajudavam a eleger deputados e senadores favoráveis ao presidente. Este por sua vez, retribuía i favor liberando verbas, benefícios, e dando apoio politico a elas. Esse esquema politico que ligava os governos estaduais ao presidente da República recebeu o nome de politica dos governadores para garantir o sucesso dessa politica o presidente Campos salés aumentou  também o controle sobre a Comissão de Verificação de Poderes, órgão responsável pela diplomação dos candidatos eleitos. Se o deputado eleito fosse fiel ao governo, era diplomado se fosse da oposição era impedido de tomar posse.

Politica do café com leite:

Foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal durante a República Velha para que os presidentes da República fossem escolhidos entre os políticos de São Paulo e Minas Gerais. Portanto, ora o presidente seria paulista, ora mineiro.

Convênio de Taubaté:

Interessados em garantir a renda da cafeicultura e valorizar o preço do café brasileiro, os presidentes dos estados de São paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro- os tres maiores produtores- reuniram-se em taubaté (1906), pelo qual os governos desses estados comprometiam-se comprar a armazenar todas as sacas excedentes, mediante empréstimos obtido no exterior.

                                                                 Exercícios

1- Comparar as eleições na República Velha com as de hoje.

(ENEM) “Completamente analfabeto, ou quase, sem assistência médica, não lendo jornais, nem revistas, nas quais se limita a ver as figuras, o trabalhador rural, a não ser em casos esporádicos, tem o patrão na conta de benfeitor. No plano político, ele luta com o “coronel” e pelo “coronel”. Aí estão os votos de cabresto, que resultam, em grande parte, da nossa organização econômica rural.”
(LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Ômega, 1976 (adaptado))
O coronelismo, fenômeno político da Primeira República (1889-1930), tinha como uma de suas principais características o controle do voto, o que limitava, portanto, o exercício da cidadania. Nesse período, esta prática estava vinculada a uma estrutura social:

a) igualitária, com um nível satisfatório de distribuição da renda.
b) estagnada, com uma relativa harmonia entre as classes.
c) tradicional, com a manutenção da escravidão nos engenhos como forma produtiva típica.
d) ditatorial, perturbada por um constante clima de opressão mantido pelo exército e polícia.
e) agrária, marcada pela concentração da terra e do poder político local e regional.
( ENEM)
Até que ponto, a partir de posturas e interesses diversos, as oligarquias paulista e mineira dominaram a cena política nacional na Primeira República? A união de ambas foi um traço fundamental, mas que não conta toda a história do período. A união foi feita com a preponderância de uma ou de outra das duas frações. Com o tempo, surgiram as discussões e um grande desacerto final. (FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: EdUSP, 2004 [adaptado]).
A imagem de um bem-sucedido acordo café com leite entre São Paulo e Minas, um acordo de alternância de presidência entre os dois estados, não passa de uma idealização de um processo muito mais caótico e cheio de conflitos. Profundas divergências políticas colocavam-nos em confronto por causa de diferentes graus de envolvimento no comércio exterior. (TOPIK, S. A presença do estado na economia política do Brasil de 1889 a 1930. Rio de Janeiro: Record, 1989 [adaptado]).
Para a caracterização do processo político durante a Primeira República, utiliza-se com frequência a expressão Política do Café com Leite. No entanto, os textos apresentam a seguinte ressalva sobre a sua utilização:
a) A riqueza gerada pelo café dava à oligarquia paulista a prerrogativa de indicar os candidatos à presidência, sem necessidade de alianças.
b) As divisões políticas internas de cada estado da federação invalidavam o uso do conceito de aliança entre estados para esse período.
c) As disputas políticas do período contradiziam a suposta estabilidade da aliança entre mineiros e paulistas.
d) A centralização do poder no executivo federal impedia a formação de uma aliança duradoura entre as oligarquias.
e) A diversificação da produção e a preocupação com o mercado interno unificavam os interesses das oligarquias.

https://youtu.be/pDMAfc1ya1M  assistam a esse vídeo o mundo Pós- Pandemia e as relações pessoais   

Biologia
Prof. João Pedro França
Olá, pessoal!!! Para esta semana gravei um vídeo mostrando a resolução de cada questão da lista, além de apresentar super dicas de como resolvê-las. Bons estudos!





Química 
Professora: Karla Honório 
Hidrocarbonetos
São compostos formados exclusivamente por carbono(C) e Hidrogênio(H).
Podem ser classificados em: alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, ciclanos, aromáticos. 

Nomenclatura    Prefixo ( número de carbonos) + infixo ( tipo de ligação entre carbonos )+ sufixo ( Terminação: O).

  
Ex.:              

                   
 Met+an+o = metano
                                          prefixo: met (1Carbono)
                                                                Infixo: an ( apenas ligações simples)
                                        Sufixo: O ( terminação)

Questão 3°Ano
 A OGX energia, braço de exploração de petróleo no Maranhão do grupo EBX, do empresário Eike Batista, descobriu uma reserva gigante de gás natural, uma mistura de hidrocarbonetos leves, constituído principalmente por etano, propano, hexano, butano, pentano, octano, dentre outros, na cidade de Capinzal do Norte, localizada a 260 km de São Luís. As reservas, segundo a OGX, têm de 10 trilhões a 15 trilhões de pés cúbicos de gás, o equivalente a 15 milhões de metros cúbicos por dia – metade do que a Bolívia manda ao Brasil diariamente. Fonte: Disponível em: Acesso em: 01 jul. 2013. (adaptado)
A nomenclatura desses hidrocarbonetos leves, constituintes do gás natural é baseada, dentre alguns critérios, na quantidade de carbonos presentes no composto. Os números corretos de carbonos nos seis primeiros compostos citados no texto são respectivamente:
a) 2, 5, 6, 3, 4, 8.

b) 2, 4, 4, 3, 5, 5.

c) 2, 4, 8, 5, 5, 6.

d) 2, 3, 5, 5, 4, 4.

e) 2, 3, 6, 4, 5, 8.


MATEMÁTICA
Professor Marcelo

     A lista de exercício a seguir, deve ser resolvida por todos os alunos de todas as turmas de terceiros anos. Clique na imagem para baixar.



 

 

Física
Professor : Antonio

ENEM ( Assunto do 1º ano - FUNDAMENTOS DA CINEMÁTICA)

Uma empresa de transportes precisa efetuar a entrega de uma encomenda o mais breve possível. Para tanto, a equipe de logística analisa o trajeto desde a empresa até o local da entrega. Ela verifica que o trajeto apresenta dois trechos de distâncias diferentes e velocidades máximas permitidas diferentes. No primeiro trecho, a velocidade máxima permitida é de 80 km/h e a distância a ser percorrida é de 80 km. No segundo trecho, cujo comprimento vale 60 km, a velocidade máxima permitida é 120 km/h.
Supondo que as condições de trânsito sejam favoráveis para que o veículo da empresa ande continuamente na velocidade máxima permitida, qual será o tempo necessário, em horas, para a realização da entrega?


a.(   )0,7

b.(   )1,4
c.(   )1,5
.
d.(   )2,0
e.(   )3.0

Resposta  para quem tentou fazer....


1º trecho:
Vm=80 Km/h
Δs= 80 Km

Δt=Δs/Vm
Δt=80/80
Δt₁= 1h

2º trecho:

Vm= 120 Km/h
Δs= 60 Km

Δt=Δs/Vm
Δt=60/120
Δt₂=0,5 h
Tempo total= Δt₁+Δt₂= 1+0,5= 1,5 h  ----->alt. "C"



ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA 

PROFESSORA ADRIANA
TURMA- 3° ano D
                                                                                                                                                                                                                                     
1-    Translate the text below and answer the question.
(Traduza o texto abaixo e responda a questão)


(ENEM)
Ebony and ivory
Ebony and ivory live together in perfect harmony
Side by side on my piano keyboard, oh Lord, why don't we?
We all know that people are the same wherever we go
There is good and bad in ev'ryone,
We learn to live, we learn to give
Each other what we need to survive, together alive

McCARTNEY, P. Disponível em: <www.paulmccartney.com>. Acesso em: 30 maio 2016.

Em diferentes épocas e lugares, compositores têm utilizado seu espaço de produção musical para expressar e problematizar perspectivas de mundo. Paul McCartney, na letra dessa canção, defende

a)    o aprendizado compartilhado.
b)    a necessidade de donativos.
c)    as manifestações culturais.
d)    o bem em relação ao mal.

e)    o respeito étnico. 
OBS: A tradução do texto e a resposta da questão deverão ser feitas no caderno.
BOA ATIVIDADE

Educação Física 
Professor Flávio Florêncio

Veja agora  questão de Educação Física no ENEM de 2018

Tanto os Jogos Olímpicos quanto os Paralímpicos são mais que uma corrida por recordes, medalhas e busca da excelência. Por trás deles está a filosofia do barão Pierre de Coubertin, fundador do Movimento Olímpico. Como educador, ele viu nos Jogos a oportunidade para que os povos desenvolvessem valores, que poderiam ser aplicados não somente ao esporte, mas à educação e à sociedade. Existem atualmente sete valores associados aos Jogos. Os valores olímpicos são: a amizade, a excelência e o respeito, enquanto os valores paralímpicos são: a determinação, a coragem, a igualdade e a inspiração.
MIRAGAYA, A. Valores para toda a vida.
No contexto das aulas de Educação Física escolar, os valores olímpicos e paralímpicos podem ser identificados quando o colega:
a) a procura entender o próximo, assumindo atitudes positivas como simpatia, empatia, honestidade, compaixão, confiança e solidariedade, o que caracteriza o valor da igualdade.
b) faz com que todos possam ser iguais e receber o mesmo tratamento, assegurando imparcialidade, oportunidades e tratamentos iguais para todos, o que caracteriza o valor da amizade.
c) dá o melhor de si na vivência das diversas atividades relacionadas ao esporte ou aos jogos, participando e progredindo de acordo com seus objetivos, o que caracteriza o valor da coragem.
d) ο manifesta a habilidade de enfrentar a dor, o sofrimento, o medo, a incerteza e a intimidação nas atividades, agindo corretamente contra a vergonha, a desonra e o desânimo, o que caracteriza o valor da determinação.
e) inclui em suas ações o fair play (jogo limpo), a honestidade, o sentimento positivo de consideração por outra pessoa, o conhecimento dos seus limites, a valorização de sua própria saúde e o combate ao doping, o que caracteriza o valor do respeito.




17 comentários:

  1. Bem-vindos! O 3º ano não possui as páginas de laboratório. Todas as atividades estão voltadas para o ENEM e concentradas em páginas por quinzena. Importante a participação de todos nesses momentos difíceis. Bons estudos!

    ResponderExcluir
  2. Coleguinhas, aqui que escreve é o prof. Sandro Basílio. Tentem desenvolver o texto de vcs conforme o esquema apresentado no final da parte de Redação. No ENEM o seu texto precisa estar mais ou menos naquele perfil. com calma reflitam sobre aquela estrutura. Acredito em vcs!

    ResponderExcluir
  3. Há duas possibilidades: envie para o e-mail novoblogapm@gmail.com e direcione-a ao professor da sua turma. Outra forma é vc escrever e aguardar o retorno para conversar pessoalmente com o professor.

    ResponderExcluir
  4. Olá, estudantes!!! Estou disponível até às 17:00 para discutirmos alguma questão, tirar as dúvidas ou aceitar sugestões.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde genteee!!! Aqui é a professora Karla também estarei disponível até as 17:00 para discutir a respeito das questões e tirar dúvidas.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde pessoal.....Professor de Física ( Antonio ) qualquer duvidas estamos a disposição...

    ResponderExcluir
  7. ATENÇÃO ALUNOS DOS 3º ANOS VESPERTINO, VCS PARTICIPAM DE GRUPOS DE WHATSAPP DA SUA TURMA DA ESCOLA? PRECISAMOS DO NÚMERO DE TELEFONE DOS ADMINISTRADORES DESSES GRUPOS. INFORMEM AO ARTICULADOR LUCIUS EM PARTICULAR. AMPLIAREMOS AS PLATAFORMAS E ATRAVÉS DO WHATSAPP INFORMAREMOS COMO SERÃO AS PRÓXIMAS AULAS PARA OS 3º ANOS, AS AULAS FUNCIONARÃO AQUI NO BLOG E TAMBÉM POR VIDEOCONFERÊNCIA.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde! alunos, a partir deste horário estarei com vocês ate as 17h para esclarecer todas dúvidas relacionada as nossas atividades...

    ResponderExcluir
  9. Professor Flávio (Educação Física)

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde!
    É a professora Maria Montenegro. Todas as sextas-feiras, das 15h às 17h, estarei tirando dúvidas de vocês a respeito das atividades propostas.
    GABARITO DO EXERCÍCIO
    1.A

    ResponderExcluir
  11. Pessoal,conforme o combinado saindo agora, ate a próxima semana, sempre no mesmo horário de 15 h as 17 h para tirar duvidas...

    ResponderExcluir
  12. Boa Tarde meus queridos!!!Hoje é meu dia de estar aqui trabalhando com vocês tirando dúvidas, meu horário é até as 17hrs.

    ResponderExcluir
  13. Gabarito Educação Física
    letra - E

    ResponderExcluir