2º ANO/LAB. LÚDICO


Roteiro de Estudo (2 ANO)
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.  
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Arte do Cinema
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h



1º ATIVIDADE INICIAL


2º ATIVIDADE PRINCIPAL

Faça uma pesquisa e encontre:
a) 3 filmes com temática indígenas ou filmes onde o diretor seja um indígena
b) 5 filmes com a direção é feita por mulheres.
c) 5 filmes biográficos

Responda:
d) Qual filme mais se aproxima da sua realidade atual?
e) Qual o seu estilo de filme preferido? Ação, biográfico, documentário, comedia, terror, drama, romance, suspense.
f) Como o cinema está lhe ajudando a minimizar os impactos psicológicosprovocados neste momento de pandemia?


3. ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Assisti ao filme: Parteiras e fazer um pequeno resumo do que entendeu.
(abaixo da foto do filme, clique na palavra ASSISTIR, escrita em tom azul claro)


















Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia. 
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Covid-19
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h

Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


1) ATIVIDADE DE AQUECIMENTO:




Depois de assistir ao vídeo, responda: Qual a mensagem principal do vídeo?





2) ATIVIDADE PRINCIPAL: Encontre no caça palavras os nomes de alguns países  atingidos pela pandemia do Covid-19.



3) ATIVIDADE COMPLEMENTAR: Imagine que você é um reporte e precisa fazer um panorama da real situação desses dois países (China e USA) para que o povo brasileiro possa estar bem informado. Crie um texto com o máximo de informações importantes que você considera pertinente todos saberem.  




Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia. 
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: A importância da solidariedade em tempos de pandemia na comunidade escolar
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h

Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.



1 Atividade de Aquecimento – Assista ao vídeo sobre "Solidariedade" Projeto MandaVer realizado no bairro do Vergel.



Nome do vídeo no youtube: PAUTA ESPECIAL - ONG Mandaver


2 Atividade principal – Fazer um pequeno ato de solidariedade em casa, gravar essa ação e enviar o PEQUENO vídeo para ser postado no blog da escola. Encaminhar o vídeo para professora Joelma. Quando seu vídeo estiver pronto faça um comentário pedindo o número da professora que ela deixará no comentário.



3 Atividade Complementar : Responda.
A)  Cite quais ações solidárias já aconteceram no seu bairro ou ainda acontecem.

    B) Você já participou de um ato solidário em seu bairro? Se sim, fale um pouco como foi a ação e quais sentimentos foram despertados em você a partir dessa benfeitoria.


     C) Em sua opinião, é importante a existência de iniciativas sociais nos bairros? Justifique sua resposta.


     Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia. 
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema:  O impacto psicológico em tempo de quarentena 
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h

Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
   
  
1    1 -  atividade de aquecimento -  Ouça a música de  Raul seixas e buscando compreender sua letra.



      Qual a mensagem da música? Qual a sua interpretação sobre o que ela diz? 

  

2   2 - atividade principal: Crie uma parodia da música que você ouviu do Raul Seixas usando o tema da atividade geral “saúde mental”


   

3   3 atividade complementar - Pense bem e responda:
    
   A) Neste isolamento social, pense sobre o que você vem sentindo e tente reconhecer as emoções que você está experimentando nessa época. Você observa diferença em seus sentimentos antes da pandemia e agora durante a pandemia?
   
   B) Quais sugestões prioritárias e de fácil ação para os que estão em casa e já se sentem solitários e desmotivados?
    
    C) Como podemos proteger nossa saúde mental durante a quarentena?


Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia. 
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Arte e Ed. Física durante a pandemia 
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h

Caro estudante,



Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


1. ATIVIDADE INICIAL
Leia a frase e reflita sobre ela.
Não é curioso que das duas disciplinas curriculares menos valorizadas e com menos horas letivas – a Arte e a Educação Física – sejam agora a melhor forma de manter certo equilíbrio e melhor saúde física e mental nesses dias tão difíceis de quarentena.

2. ATIVIDADE PRINCIPAL


Desafio artístico da quarentena: Veja a reportagem através deste link para compreender a atividade. Depois escolha uma obra de arte, fale um pouco sobre ela e faça uma releitura da arte escolhida. Mãos a obra! Outras pessoas de casa também podem participar.





3     ATIVIDADE COMPLEMENTAR

    Na sua opinião:
    A) Qual a importância da Arte e da Educação Física para as nossas vidas? 

    B) Quais os benefícios que proporcionam?


 C) Cite o que você está fazendo ou observando as pessoas fazerem que estejam relacionados à Arte e a Atividade Física durante a quarentena.



Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Arte, Ciências, Ed Física, Geografia.  
Tema norteador: Atividades Lúdicas artísticas
Subtema: Festejos Juninos: cultura nordestina
Laboratório: Atividades Lúdicas
Carga horária: 5h

Caro estudante,


Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
   
  1. ATIVIDADE INICIAL


     

        Mesmo que você diga que não conhece Luiz Gonzaga, provavelmente já deve ter ouvido alguma de suas músicas. O famoso Rei do Baião tem uma coleção de canções marcantes na vida dos brasileiros. Além disso, ele exerceu grande influência na valorização da cultura nordestina em todo o país.

Por esses motivos, é essencial conhecer sua história, tanto musical, quanto pessoal. Por isso, vamos te contar quem foi Luiz Gonzaga e como ele conseguiu levar o baião, o xote e o xaxado para os quatro cantos do Brasil. Acompanhe!

  2. ATIVIDADE PRINCIPAL
    Dê continuidade às letras das músicas de Luiz Gonzaga e diga qual o nome das mesmas.
“   Lá no meu sertão pros cabloco lê
    Têm que ____________________
    O jota é ji, ___________________
    O ésse é si, ___________________
    Tem nome ____________________
    Nome da música _________________________
“  Entonce eu disse, adeus Rosinha
    Guarda contigo ____________________
    Hoje longe _______________________
    Numa ___________________________
    Espero a chuva ____________________
    Pra mim _________________________
    Nome da Música ___________________
“  Quando eu vim do sertão
    Seu moço, _________________________
    A malota __________________________
    E o cadeado ________________________
    Só trazia a __________________________
    Viajando num _______________________
    Nome da música ____________________________
“  Porém se a gente vive a sonhar
    Com alguém __________________________
    Saudade,_____________________________
    Eu tiro _______________________________
    Que vivo _____________________________
    Nome da música ____________________________
“  Minha vida é andar por este país
    Pra ver se ____________________________
    Guardando ___________________________
    Das terras ____________________________ 
    Andando ____________________________
    E dos amigos _________________________
    Nome da música _____________________________



       3 .    ATIVIDADE COMPLEMENTAR  

      Realize uma pesquisa da biografia do Luiz Gonzaga e escreva em seu caderno.

21 comentários:

  1. Maria Montenegro.
    Boa tarde!
    É a professora Maria. Todas as sextas-feiras, no horário das 15h às 17h, estarei tirando dúvidas de vocês sobre as atividades propostas.

    ResponderExcluir
  2. Na próxima semana, haverá a postagem de novas atividades. É importante a participação de todos.

    ResponderExcluir
  3. Professora Elane de Educação Física, estará todas as segundas no horário de 13:00 às 15:00 para auxiliar em alguma dúvida das atividades do Laboratório Lúdico.

    ResponderExcluir
  4. Alunos, bom dia!
    É a professora Maria de geografia. Vocês têm alguma dúvida sobre as atividades propostas desta semana?

    ResponderExcluir
  5. olá pessoal! que estão achando das atividades? Sou a professora Elane de Educação Física, estou aqui para ajudar em alguma dúvida.

    ResponderExcluir
  6. Alunos, bom dia!
    É a professora Maria de geografia. Vocês conseguiram responder as atividades do Laboratório Lúdico? É importante que vocês tentem responder as atividades propostas. Qualquer dúvida estarei aqui para ajudá-los.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!
    É a professora Maria. Estarei aqui até às 11h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  8. É a professora Maria. Estarei aqui até as 17h para tirar dúvidas de vocês sobre as atividades do Laboratório Lúdico.

    ResponderExcluir
  9. A senhora quebra nós, joelma esse video ai, sou tímido 😒

    ResponderExcluir
  10. Vença a timidez e faça o vídeo.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde!
    É a professora Maria. Estarei disponível até as 17h para tirar dúvidas sobre o Laboratório Lúdico.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia!
    É a professora Maria. Estarei disponível até as 11h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde!
    É a professora Maria. Estarei disponível até as 17h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!
    É a professora Maria. Vocês conseguiram responder as atividades do Laboratório Lúdico? Qualquer dúvida é só perguntar.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde!
    É a professora Maria. Estarei disponível até as 17h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  16. Olá pessoal! Estou por aqui, qualquer dúvida é só perguntar. ( Elane / Educação Física )

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde!
    É a professora Maria. Estarei disponível até as 17h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde!
    É a professora Maria. Estarei disponível até as 17h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde!
    É a professora Maria. Qualquer dúvida sobre o Laboratório Lúdico é só perguntar.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde!
    É a professora Maria. Qualquer dúvida é só perguntar.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia!
    É a professora Maria. Vocês conseguiram responder as atividades propostas?

    ResponderExcluir