7º ANO/LAB. MATEMÁTICA



                                             ROTEIRO DE ESTUDO


Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: CONSUMISMO
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
A atividade é referente: 22/06 à 06/07/2020

Caro estudante,
Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.         


1.Terminada sua viagem, que se iniciou em Goiânia e findou em São Paulo, Joelmir percebeu que havia gasto exatamente 95 litros de gasolina para percorrer os 950 km que separam essas duas cidades. Qual é o consumo médio do carro de Joelmir?
a) 110 km/h
b) 100 km/h
c) 9,0 km/h
d) 10,0 km/h
e) 9,5 km/h

2.Um atleta, participando de uma prova de triatlo, percorreu 120 km da seguinte maneira: 1/10 em corrida, 7/10 de bicicleta e o restante a nado. Esse atleta, para completar a prova, teve de nadar:

a) 18 km.
b) 20 km.
c) 24 km.
d) 26 km.

3. Em uma empresa, existem três opções para as cores do uniforme. 15 funcionários escolheram o uniforme azul, 1/5 escolheu a cor rosa e ½ preferiu a cor verde. Calcule o total de funcionários da empresa.


4.    Luiz partiu de sua cidade em uma viagem de 345 km. Sabendo que o consumo médio de combustível do carro de Luiz é de 12,5 km/l e que o litro de gasolina na época de sua viagem custava R$ 3,79, quanto Luiz gastará com gasolina?
a) R$ 16,99
b) R$ 100,00
c) R$ 104,60
d) R$ 34,50
e) R$ 345,00


5. Giovanni acaba de adquirir um carro novo em um programa de vendas em que a montadora propõe o seguinte: “Se esse carro não chegar a 16,5 km com um litro de gasolina na estrada, o comprador leva de brinde 3 meses de tanque cheio grátis”. Giovanni encheu o tanque de seu carro, no qual cabiam 55 litros de gasolina, e realizou alguns testes. Quantos quilômetros, no mínimo, Giovanni deve andar com seu carro novo para não ganhar os três meses grátis de tanque cheio?
a) 907,5 km
b) 900 km
c) 807,5 km
d) 910,5 km
e) 899,5 km

6.  A figura mostra duas barras idênticas de chocolate que foram divididas, cada uma delas, em partes iguais. A área destacada representa a quantidade de chocolate consumido por uma pessoa.
A quantidade total de chocolate consumido, indicado na figura, pode ser representada por um número racional na forma fracionária ou na forma decimal. Quais são esses números?
a) 15 ou 1,875.
    8
b) 7 ou 1,75.
    4
c) 13 ou 1,625.
    8
d) 11 ou 1,375.
    8
e) 9 ou 1,125.
    8

7. Qual é a distância máxima que um carro alcança com R$ 20,00 de gasolina sabendo que o litro de gasolina custa R$ 3,79 e que esse carro tem um consumo médio de 10,9 km/l?
a) 20 km
b) 30 km
c) 45,55 km
d) 57,55 km
e) 67,55 km


                                                                       BONS ESTUDOS!!




___________________________________________X_______________________________________



                                                                    ROTEIRO DE ESTUDO


Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: USANDO A REALIDADE NA MATEMÁTICA
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
A atividade é referente: 08/06 à 22/06/2020

Caro estudante,
Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.



1. Oito estudantes se encontram e cada um cumprimenta o outro com um aperto de mão. Quantos apertos de mão se trocaram?
a)  28
b)  32
c)  30
d)  26
e)  34

2. Se estivessem na sala de aula 5 alunos mais, a metade deles seria 20 alunos. Quantos estão lá realmente?

a)  34
b)  32
c)  37
d)  35
e)  38

3.Perguntado pela idade, Pedro responde: "Daqui a 30 anos, terei três vezes a idade de agora." Qual a idade de Pedro?

a)  12 anos
b)  15 anos
c)  13 anos
d)  14 anos
e)  18 anos

4.




5.

6.



7.


8.





                                                                      BONS ESTUDOS

________________________________________x_____________________________________


Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: Desafios para Educação a Distância no Brasil
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
A atividade é referente: 25/05 à 08/06/2020

Caro estudante,
Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.




ATIVIDADE INICIAL                                
Com base no texto, responda:
1) Qual a importância da matemática para resolver a pandemia?


2) Qual a sua opinião sobre o ensino a distância da matemática? 


3) Fora o auxílio do Professor, você tem alguma ajuda para resolver as atividades?

Faça a leitura do texto e responda:

4) Quais medidas de prevenção foram adotadas, e como está funcionando o ensino nas Escolas? Você concorda com esse método?

5) Quais os desafios do ensino a distância, para você?

6) Pesquise o número de Escolas que adotaram o Ensino a distância no Brasil. 



7) Com base no mapa abaixo, responda:

A) Quais Estados optaram pelo Ensino a distância?


B) Quais Estados não adotaram o Ensino a distância?







_________________________x___________________________


ROTEIRO DE ESTUDO




Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: O uso da Lógica para o Ensino de Matemática
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
referente: 11/05 à 25/05/2020


Caro estudante,

Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):                              
1. Uma pessoa nasceu no século XIX e morreu no século XX, vivendo um total de 64 anos. Se o número formado pelos dois últimos algarismos do ano de seu nascimento é igual ao dobro do número formado pelos dois últimos algarismos do ano de sua morte, então no ano de 1900 essa pessoa tinha:
A) 24 anos
B) 26 anos
C) 28 anos
D) 30 anos 
2. No ano de 2009, o dia 1º de março foi um domingo. A respeito, assinale a única afirmativa verdadeira:
A) O dia 19/03/2009 foi uma quarta-feira
B) Houve 4 terças-feiras
C) Houve 5 sábados em março de 2009
D) O último dia de março de 2009 foi sábado
E) A última terça-feira de março de 2009 foi dia 31


3. Considere a seguinte sequência de palavra: Tqe, Cesário, balaio, guaiamu, x. Desse modo, x pode ser substituído pela seguinte palavra:
A) Uruguaio
B) Capixaba
C) Tocantinense
D) Piauiense
E) Baiano         


4. Jogar baralho é uma atividade que estimula o raciocínio. Um jogo tradicional é a Paciência, que utiliza 52 cartas. Inicialmente são formadas sete colunas com as cartas. A primeira coluna tem uma carta, a segunda tem duas cartas, a terceira tem três cartas, a quarta tem quatro cartas, e assim sucessivamente até a sétima coluna, a qual tem sete cartas, e o que sobra forma o monte, que são as cartas não utilizadas nas colunas. A quantidade de cartas que forma o monte é:

a) 21

b) 24

c) 26

d) 28

e) 31




_________________________x___________________________


ROTEIRO DE ESTUDO




Componente Curricular: Matemática

Tema Norteador: O uso da estatística na COVID-19

Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática

Carga horária: 5H semanais



Caro estudante,

Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):                              
- Leitura para entendimento dos conceitos obtidos no tema.
TEXTO 1
GRAFICOS DA COVID-19 (MUNDIAL E BRASIL)

1. Após a leitura do texto e de abrir os gráficos vamos a atividade proposta. Lembrando que é importante que você, ALUNO, deve fazer pesquisas adicionais que ajudem a facilitar seu desempenho nas atividades.
a-     Existem casos confirmados/suspeitos de COVID-19 no seu bairro? Se sim, quantos?
b-     Observando o gráfico, responda, quais são os Países mais afetados e os que menos foram afetados pelo COVID-19?
c-     Elabore um gráfico com o número de Óbitos da Itália.
2. 
3. Faça uma pesquisa com seus parentes, sobre a forma de prevenção utilizada por eles, para não se contagiar com COVID-19 (faça com no máximo 4 pessoas). Em seguida faça as perguntas abaixo:

·        - Vocês acreditam que o COVID-19 é perigoso? As respostas devem ser SIM ou NÃO

·        - Vocês acham importante a prevenção na rua? SIM ou NÃO

       
      4.Agora você deve criar um gráfico de barras ou setor circular simples que expresse essa pesquisa. E faça um pequeno texto explicando os gráficos e falando da importância da prevenção.

      
     5.Veja este vídeo
e responda:
- Como o vírus do COVID-19 se espalhou pelo mundo?
- Em sua opinião, a doença está crescendo rápido?
- olhando para gráfico diga qual a importância da estatística? A estatística facilita o entendimento da doença? 




BONS ESTUDOS!

3

26 comentários:

  1. Apartir dessa quinta 23/04. Pois modou a dinâmica das aulas . Um vez por quizena. Os professores estão elaborando

    ResponderExcluir
  2. Caríssimos estudantes, bom dia! Aqui quem escreve é o Professor Jeam. Estou aqui para tirar as possíveis dúvidas de vocês pela manhã até às 12h e pela tarde de 13h às 17h.

    ResponderExcluir
  3. Ytala Eduarda Guimarães santana 7ano E

    ResponderExcluir
  4. BOA TARDE! OI PESSOAL, AQUI É A PROFESSORA PAULA. ESTAREI DISPONÍVEL DE 13H ATÉ 15H PARA POSSÍVEIS DÚVIDAS E FAZER ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DAS ATIVIDADES.

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde Pessoal. Estarei Disponível durante essa tarde para tirar suas duvidas. Bons Estudos.

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde Pessoal. Estarei Disponível durante essa tarde para tirar suas duvidas. Bons Estudos.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia caríssimos estudantes! Aqui quem escreve e o professor Jeam de matemática. Estarei mais uma vez com vocês hoje para tirar as suas dúvidas pela manhã até as 12h30 e a tarde das 13h às 18h.

    ResponderExcluir
  8. Eu não entendi a 3° questão da 2°quinzena

    ResponderExcluir
  9. Bom dia. Estarei disponível para tirar dúvidas até às 11 horas. Aguardo vocês!

    ResponderExcluir
  10. Caríssimos estudantes, bom dia! Aqui quem escreve é o Professor Jeam. Estou aqui para tirar as possíveis dúvidas de vocês pela manhã até às 12h e pela tarde de 13h às 17h.

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. bom dia! Você vai pesquisar na internet e fazer um gráfico de barras, mas provavelmente este gráfico pode estar pronto na internet para você reproduzi-lo e observar o período do seu crescimento e decaimento. BONS ESTUDOS!

      Excluir
  12. Caríssimos estudantes, bom dia! Aqui quem escreve é o Professor Jeam. Estou aqui para tirar as possíveis dúvidas de vocês pela manhã até às 12h e pela tarde de 13h às 17h. Desculpem a demora.

    ResponderExcluir
  13. Leticia stephany soares honorato 7-
    D

    ResponderExcluir
  14. ESA ESCOLA E UMA PORCARIA NAO TO COM SEGUINDO ASESA U SAITE

    ResponderExcluir