FOCA NO ENEM
Estudante, no fim do Ensino Médio há a necessidade de se preparar para fazer uma boa prova no ENEM. A fim de contemplar os objetivos do projeto Foca no ENEM, além das exercícios propostos aqui, visite também outros espaços voltados para o ENEM, como Biblioteca e News neste blog.
LÍNGUA PORTUGUESA
Relembre as conjunções no vídeo abaixo:
EXERCÍCIOS
TEXTO 1
1
- As propagandas são elaboradas com recursos textuais diversificados que trazem
uma boa construção do texto. A sensação prometida pelo produto anunciado na
publicidade acima é mostrada através
A)de um animal mergulhando
B)de uma probabilidade de refrescância
C)das cores suaves
D)de um recurso comparativo
E)de uma bebida levemente gaseificada
2 - As conjunções expressam valores semânticos diversos, servem
como mecanismos linguísticos para os enunciados mesmo quando estão ocultos. É possível
observar noção de condição na frase:
a) Levarei comida para que você possa alimentar-se durante
a viagem.
b) Tenho estudado menos do que
deveria.
c) Não tendo clientes, você
poderá ir embora mais cedo.
d) Embora não conhecesse
ninguém na cidade, logo se enturmou.
TEXTO 2
3 - A
tirinha é um gênero textual que aborda diversos assuntos, inclusive humor. O recurso de humor é expresso na tirinha acima
iniciando com um conectivo de valor
A)causal
B)consecutivo
C)temporal
D)comparativo
E)proporcional
Química
O
benzopireno é um hidrocarboneto policíclico aromático produzido em combustões
incompletas, além de ser um potente agente cancerígeno. É um hidrocarboneto
aromático, ou seja, faz parte de um grupo de compostos que possui pelo menos um
anel benzênico ou núcleo aromático. Essa substância é
liberada na combustão da hulha e do tabaco, sendo encontrado no alcatrão da
fumaça do cigarro. A
exposição ao benzopireno é associada ao aumento de casos de câncer. Observe a
fórmula estrutural dessa substância:
Com base na fórmula estrutural, o número de
carbonos, hidrogênios e a fórmula molecular desse composto, respectivamente,
são:
a) 12,12,C12H12
b)12,20 , C12H20
c) 20, 12, C20H12
d) 20,20, C20H12
e)12,20, C20H20
Resposta
da 2ª Atividade de Química
De
acordo com o quadro de nomenclaturas (Formar o nome) dos hidrocarbonetos temos:
PREFIXO + INFIXO + SUFIXO
|
Apenas
pelo prefixo (inicio da palavra) você consegue identificar o número de
carbonos.Vamos lá!!
(Obs.:
O que está em vermelho é o prefixo)
Etano
= 2 carbonos
PROPano
= 3 carbonos
HEXano
= 6 carbonos
BUTano
= 4 carbonos
PENTano
= 5 carbonos
OCTano
= 8 carbonos
Resposta da questão: letra e
História
Dentre os movimentos populares que surgiram durante a República Velha, alguns tiveram caráter religioso, destacando-se o messianismo. Qual das alternativas abaixo apresenta corretamente movimentos deste tipo?
- Revolta do Contestado e Revolta da Vacina.
- Revolta do Contestado e Revolta da Chibata.
- Guerra de Canudos e Revolta da Chibata.
- Guerra de Canudos e Revolta do Contestado
- Revolta da Vacina e Revolta da Chibata.
MATEMÁTICA
Caros estudantes, em virtude da Pandemia de Covid-19, nossa preparação para o Enem 2020 acontece por meio do Blog da Escola e também, agora, por aulas remotas. Diante disso, segue uma lista de exercícios que será discutida em nossa futura aula online. Enquanto ela (aula) não chega, peço-lhes que tentem resolver as questões da lista, uma vez que abordam alguns conteúdos cobrados no Enem.
Clique na imagem abaixo e faça o dowload da lista de exercícios.
Clique na imagem abaixo e faça o dowload da lista de exercícios.
ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
Professora Adriana
3° ano D
Assistam o vídeo abaixo de revisão do Simple Present
1. Leiam o texto a seguir.
Mary is a nice woman. She is a nurse and works in a big hospital. She works at night on weekends. Mary has two young children and they are very intelligent. Their names are "Jack" and "Julie". Jack is nine years old and Julie is eleven years old. Jack likes soccer and Julie loves movies. Jack wants to be a soccer player and Julie wants to be a movie star.
Mary likes to be with her children when she isn't working - they play board games together. Mary's family is very happy, especially when Jake, Mary's husband, is at home with them. Jake usually travels a lot and visits different places - he is a truck driver.
·
Board games: jogos de tabuleiro
A. What does Mary do?
_
B. Where does she work?
_
C. Is Mary married or single?
_
D. How many children does she have?
_
3. Traduzam as sentenças a seguir para o português.
A. Mary likes to be with her children when she isn't working.
_
B. They play board games together.
_
C. He is a truck driver.
_
D. Jack wants to be a soccer player and Julie wants to be a movie star.
GEOGRAFIA
Geografia das relações internacionais
Nação é o termo utilizado para se referir a um grupo de pessoas que compartilha de uma mesma origem étnica, de um mesmo idioma e de costumes. Território é o espaço geográfico apropriado e delimitado por relações de soberania e poder. Estado é um conjunto de instituições públicas que administra um território, procurando atender os anseios e interesses de uma população. Estado-nação é um território delimitado, organizado politicamente e ocupado por uma nação.
O Neoliberalismo é uma doutrina socioeconômica que retoma os antigos ideais do liberalismo clássico ao preconizar a mínima intervenção do Estado na economia, através de sua retirada do mercado, que, em tese, autorregular-se-ia e regularia também a ordem econômica. Sua implantação pelos governos de vários países iniciou-se na década de 1970.
As principais características do neoliberalismo são:
Estímulo à entrada de empresas multinacionais;
Contra o protecionismo econômico;
Privatização de empresas do Estado;
Livre circulação de capitais estrangeiros.
Exercícios
1 . A partir de 1989, a América Latina incorpora o neoliberalismo. Este modelo, contestado por diferentes grupos e movimentos sociais, caracterizou-se, neste continente, por: a) atenuar as diferenças sociais e a dependência em relação ao capital internacional, ofertando o pleno emprego.
b) estimular o desenvolvimento do campo social e político e implementar uma sociedade mais justa e igualitária.
c) diminuir o poder da iniciativa privada transnacional, mediante a intervenção do Estado a favor da burguesia nacional.
d) ter uma base econômica formada por empresas públicas que regularam a oferta e a demanda, assim como o mercado de trabalho.
e) instaurar um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendeu a diminuição da ingerência do Estado na economia.
2.O conceito de nação, por levar em conta aspectos considerados subjetivos, como identidade e sensação de pertencimento, possui uma variedade de análises, com enfoques e características distintas. A respeito da concepção de nação, assinale a alternativa incorreta:
a) Nem sempre uma nação equivale a um Estado ou a um país ou, até mesmo, a um território, podendo haver, então, muitas nações sem território e sem uma soberania territorial constituído.
b) Dentro do território espanhol existem várias nações, como a nação basca, catalã, etc.
c) Um exemplo conhecido de nação sem território definido são os curdos, que habitam vários países ao longo do Oriente Médio.
d) As nações que não possuem território soberano delimitado, como os curdos e os bascos, não almejam o reconhecimento de territórios. Historicamente foram construindo uma trajetória de identificação e pertencimento ao Estado que os acolheu.
e) O conceito de nação foi utilizado muitas vezes como estratégia ideológica de manipulação de uma população. Exemplo disso é a tentativa de construção do nacionalismo, em que governos tentam criar entre os seus habitantes um sentimento nacional, ou seja, a ideia de que aquele país equivale a uma nação geral.
Educação Física
Questão ENEM 2019 - Movimento corporal
Esporte e cultura: análise acerca da esportivização de práticas corporais nos jogos indígenas
Nos Jogos dos Povos Indígenas, observa-se que as práticas corporais realizadas envolvem elementos tradicionais (como as pinturas e adornos corporais) e modernos (como a regulamentação, a fiscalização e a padronização). O arco e flecha e a lança, por exemplo, são instrumentos tradicionalmente utilizados para a caça e a defesa da comunidade na aldeia. Na ocasião do evento, esses artefatos foram produzidos pela própria etnia, porém sua estruturação como “modalidade esportiva” promoveu uma semelhança entre as técnicas apresentadas, com o sentido único da competição.
ALMEIDA, A. J.M; SUASSUNA, D. M. F. A. Pensar a prática, n 1. Jan-abri 2010 (adaptado)
A relação entre os elementos tradicionais e modernos nos Jogos dos Povos Indígenas desencadeou a:
a) Padronização de pinturas e adornos corporais.
b) Sobreposição de elementos tradicionais sobre os modernos.
c) Individuação das técnicas apresentadas em diferentes modalidades.
d) Legitimação das práticas corporais indígenas como modalidade esportiva.
e) Preservação dos significados próprios das práticas corporais em cada cultura.
Biologia
Prof. João Pedro França
Olá, Pessoal! Esta semana estou enviando uma trilha de estudo que antecederá a minha próxima aula.
1- Ler o breve texto sobre Sistema Endócrino e suas funções. Disponível em: Sistema Endócrino
Durante a leitura anote em seu caderno:
- Principais funções;
- Órgãos que formam o sistema endócrino;
- O que são hormônios e quais os tipos.
2- Ler o texto que aborda as principais doenças relacionadas ao sistema endócrino. Disponível em: Doenças do Sistema Endócrino
Durante a leitura anote em seu caderno:
- Na sua opinião, quais doenças acometem mais a população de Maceió? E a população do Brasil?
Anotem as dúvidas e sugestões para a nossa aula online. Bons Estudos!
Física
Professor : Antonio
ENEM ( Assunto do 2º ano - Dilatação Térmica)
ENEM ( Assunto do 2º ano - Dilatação Térmica)
Resolução
Durante a semana temos: V0=7.20000=140000 L
Então, para uma dilatação volumetria temos:
ΔV=V0.γ.ΔT
ΔV=140000.1.10-3.(35-5)
ΔV=4200 L
O lucro que o posto ganhar com essa ação é de
R: 4200.1,60 = R$6720,00.
Resposta letra D
Então, para uma dilatação volumetria temos:
ΔV=V0.γ.ΔT
ΔV=140000.1.10-3.(35-5)
ΔV=4200 L
O lucro que o posto ganhar com essa ação é de
R: 4200.1,60 = R$6720,00.
Resposta letra D
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa Tarde meus queridos!!! Aqui é professora karla (química) hoje é meu dia de estar aqui trabalhando com vocês tirando dúvidas, meu horário é até as 17hrs.
ResponderExcluirAlunos do 3°D, estarei disponível no horário escolhido pela escola para tirar possíveis dúvidas. Desejo uma boa atividade.
ResponderExcluirAlunos, bom dia!
ResponderExcluirÉ a professora Maria de geografia. Estarei disponível até às 11h para tirar dúvidas de vocês. Na próxima semana, postarei o gabarito do exercício.
Bom dia! Estamos aqui para tirar suas dúvidas, qualquer coisa deixe um comentário que te respondemos.
ResponderExcluirProfessora: Raquel Lima
Boa tarde! estou a disposição para tirar dúvidas da nossas atividades ate as 18h
ResponderExcluirBoa noite! turma, até a próxima sexta, sempre no mesmo horário de 15 h as 17 h.
ResponderExcluirBoa tarde ! Aqui è Professora karla a disposição de vocês para tirar dúvidas, estarei aqui até as 17hrs.
ResponderExcluirAlunos, bom dia!
ResponderExcluirÉ a professora Maria de Geografia. Vocês conseguiram responder o exercício? Qualquer dúvida estarei aqui até as 11h para ajudá-los.
Professor Flávio- Educação Física
ResponderExcluirBoa tarde! Alunos, estarei aqui para tirar duvidas ate as 17:30h
Boa tarde!!! turma, ate a próxima sexta.
ResponderExcluirBoa noite!Turma, professor Flávio
ResponderExcluirEducação Física
Gabarito letra D