Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
03/07/2020 A 17/07/2020
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Cinema e Literatura
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
Música e Literatura
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Interpretando a passagem abaixo a quem ele provavelmente está se referindo?
Ainda em relação ao texto acima, a quem o autor está se referindo quando diz: "Sai-me pelos olhos afora, voa às nuvens direito.”?
Clássicos da Literatura Nacional
CINEMA E LITERATURA
ATIVIDADE
INICIAL (aquecimento):
TEMPO ESTIMADO
PARA REALIZAÇÃO: 30min
João Cabral de Melo Neto (1920-1999) foi
poeta, escritor e diplomata brasileiro. Conhecido como “poeta engenheiro”, ele
fez parte da terceira geração modernista no Brasil, conhecida como Geração
de 45.
Nesse
momento, os escritores estavam mais preocupados com a palavra e a forma, sem
deixar de lado a sensibilidade poética. De maneira racional e equilibrada, João
Cabral se destacou por seu rigor estético.
ATIVIDADE
PRINCIPAL:
TEMPO ESTIMADO
PARA REALIZAÇÃO: 1h30min
Assista ao vídeo a seguir para responder as questões:
1 – Qual a
história que se passa em Morte e Vida Severina?
2 – No trecho: “O meu
nome é Severino, como não tenho outro de pia. Como há
muitos Severinos, que é santo de romaria, deram então de me chamar Severino de Maria.” Por que o autor afirma que há muitos
Severinos? Qual é a relação que esse nome tem com o lugar?
3 – A palavra “severina”
nesse contexto tem que sentido?
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
TEMPO ESTIMADO
PARA REALIZAÇÃO: 2h
Pesquise um pouco mais sobre a vida e obra de João Cabral de
Melo Neto
Fim da atividade
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Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
22/06/2020 A 03/07/2020
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Música e Literatura
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h
Música e Literatura
ATIVIDADE
INICIAL (aquecimento):
TEMPO ESTIMADO
PARA REALIZAÇÃO: 30 min
Vinicius de Moraes, nascido Marcus Vinicius de Moraes (1913-1980),
foi um poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor brasileiro.
ATIVIDADE
PRINCIPAL:
TEMPO ESTIMADO
PARA REALIZAÇÃO: 1h30min
Leia o poema
abaixo e responda o que se pede:
A Casa
Era uma casa, muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entral nela não
Porque na casa não tinha chão
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entral nela não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque pinico não tinha ali
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque pinico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero
Na rua dos bobos, número zero
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero
Era uma casa, muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entral nela não
Porque na casa não tinha chão
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entral nela não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque pinico não tinha ali
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque pinico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero
Na rua dos bobos, número zero
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero
Vinicius de
Moraes
1 – Por que o
autor considera a casa muito engraçada?
2 – Quais as características
da casa que mais chamam a atenção nos versos do poema?
3 – Qual o
significado da palavra “esmero”?
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
TEMPO ESTIMADO
PARA REALIZAÇÃO: 2h
Você conhece
outras canções de Vinicius de Moraes? Informe-nos.
Assista ao
vídeo a seguir e relembre a canção mais famosa de Vinicius de Moraes e Tom
Jobim.
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
08/06/2020 A 19/06/2020
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Escritores Negros
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h
Lima Barreto
Afonso Henriques de Lima Barreto, mais conhecido
como Lima Barreto (Rio de Janeiro, 13
de maio de 1881 — Rio de Janeiro, 1 de novembro de 1922)
foi um jornalista e escritor brasileiro,
que publicou romances, sátiras, contos, crônicas e uma vasta obra em
periódicos, principalmente em revistas populares ilustradas e periódicos
anarquistas do início do século XX.
Triste Fim de Policarpo Quaresma é um romance do pré-modernismo brasileiro
e considerado por alguns o principal representante desse movimento. Escrito por Lima
Barreto, foi levado a público pela primeira vez em folhetins, publicados, entre
agosto e outubro de 1911
Exercícios
ATIVIDADE
INICIAL (aquecimento):
TEMPO ESTIMADO
PARA REALIZAÇÃO: 30 min
Entenda o livro assistindo ao vídeos abaixo:
ATIVIDADE
PRINCIPAL:
TEMPO ESTIMADO
PARA REALIZAÇÃO: 1h30min
Leia o trecho abaixo retirado do livro:
“Se
Deus enxergasse pobre
Não me deixaria assim:
Dava no coração dela
Um lugarzinho pra mim.
O amor que tenho por ela
Já não cabe no meu peito;
Sai-me pelos olhos afora
Voa às nuvens direito.”
Não me deixaria assim:
Dava no coração dela
Um lugarzinho pra mim.
O amor que tenho por ela
Já não cabe no meu peito;
Sai-me pelos olhos afora
Voa às nuvens direito.”
Ainda em relação ao texto acima, a quem o autor está se referindo quando diz: "Sai-me pelos olhos afora, voa às nuvens direito.”?
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
TEMPO ESTIMADO
PARA REALIZAÇÃO: 2h
Conheça um pouco mais da obra Triste Fim de Policarpo Quaresma
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Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
25/05/2020 A 05/06/2020
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Clássicos da Literatura Nacional
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h
Macunaíma
(Mario de Andrade)
Macunaíma, o herói sem nenhum
caráter é um livro
publicado em 1928 pelo polímata brasileiro Mário de Andrade, considerado a sua obra-prima. Escrito em pouco tempo mas
fruto de pesquisas anteriores que o autor fazia sobre as origens e as
especificidades da cultura e do povo brasileiro, narra a história do herói
índio Macunaíma desde seu nascimento na selva até sua morte e transfiguração,
uma trajetória movimentada e aventuresca em que é ajudado por seus irmãos e
outros personagens, em busca de uma pedra mágica, o muiraquitã, que havia recebido de seu grande amor, Ci, a Mãe do Mato,
mas que fora perdida e acabara em posse de Piaimã, um gigante comedor de gente
que vivia como abastado burguês em São Paulo.
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):
Conheça uma adaptação em vídeo do obra Macunaíma
ATIVIDADE PRINCIPAL:
1 - Quem é Macunaíma?
2 - Leia o trecho da "Carta para
icamiabas", de Macunaíma, de Mário de Andrade para responder
a pergunta.
"As donas de São Paulo, sobre
serem mui formosas e sábias, não se contentam com os dons e excelência que a
Natura lhes concedeu; assaz se preocupam elas de si mesmas (...). Assim é que
chamaram mestras da velha Europa, e sobretudo de França, e com elas aprenderam
a passarem o tempo de maneira bem diversa da vossa. Ora se alimpam, e gastam
horas nesse delicado mester, orar encantam os convívios teatrais da sociedade,
ora não fazem coisa alguma; e nesses trabalhos passam elas o dia tão
entretecidas e afanosas que, em chegando a noute, mal lhes sobra vagar pra
brincarem e presto se entregam nos braços de Orfeu, como se diz."
O que esse trecho do livro diz sobre as mulheres paulistanas?
ATIVIDADE COMPLEMENTAR:
Conheça um pouco mais sobre o poeta Mario de Andrade, clique no link abaixo:
FIM DESTA ATIVIDADE
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Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
11/05/2020 A 25/05/2020
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Literatura de Cordel
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h
LITERATURA DE CORDEL
Maria José de Oliveira
Nome artístico:
Mariquinha. Morava no bairro do Vergel do
Lago, faleceu em 2019. Um drama particular, fez com que Mariquinha expressasse
a sua dor nas rimas e nas estrofes do cordel. O sonho de ser enfermeira levou a
cordelista a ingressar, em 1979, quando tinha 19 anos, em uma escola de Técnica
em Enfermagem, em Maceió. Porém, o que seria a realização de um sonho resultou
no começo de outra longa paixão. Por sofrer de epilepsia, ela foi impedida de
continuar o curso e resolveu escrever sua primeira literatura, “A memória de
uma ex-estudante”. Daí por diante, foram muitas rimas e estrofes escritas e,
atualmente, a poetisa reúne uma coleção de 41 cordéis e 190 poesias.
Conheça a história de Mariquinha. Assista ao vídeo
Atividade
Assista ao vídeo explicativo a seguir, ele informa como será feito o exercício dessa quinzena.
Atividade complementar: assistir a uma reportagem sobre xilogravura e cordel clicando no link abaixo:
FIM DESTA ATIVIDADE
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Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Literatura Alagoana
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
Uma viagem pelo mundo do menino impossível
Jorge de Lima é um dos mais ecléticos artistas
brasileiros. Foi poeta, romancista, biógrafo, ensaísta, tradutor, pintor,
médico e político. Nascido em União dos Palmares, em 1893, transitou por
diversos estilos literários, entre eles, o parnasiano, o modernismo e na
pintura, com o surrealismo. Parte marcante de sua temática poética é dedicada à
religião, mas também às questões sociais do Nordeste e às raízes africanas da
cultura brasileira. Suas obras mais conhecidas são o romance “Calunga” (1935),
Poemas Negros (1937) e A Invenção de Orfeu (1952), sem esquecer de mencionar o
poema “Essa Negra Fulô”. O poeta começou a rabiscar seus primeiros versos aos
seis anos, na casa onde nasceu. Aos treze, compôs o soneto O Acendedor de
Lampiões, seu primeiro sucesso como poeta. Faleceu no Rio de Janeiro em 1953,
aos 58 anos de idade.
Trechos
biográficos retirados do link:
“O
mundo do menino impossível” é um dos poemas mais conhecidos do autor. O poema
conta a história de um menino muito criativo que gostava de inventar seus próprios
brinquedos.
Quer ouvi-lo antes de realizar a leitura? Assista
o vídeo abaixo em que o poema é recitado por Chico de Assis:
E então, o que você achou do vídeo? Você
gostou de ouvir o poema? E os desenhos, combinaram com ele?
Agora vamos realizar a leitura:
(Ilustração do
artista Bruno Cleriston em homenagem ao mundo do menino impossível)
O
Mundo do Menino Impossível
(Jorge de Lima)
Fim da tarde, boquinha da noite
com as primeiras estrelas
e os derradeiros sinos.
Entre as estrelas e lá detrás da igreja,
surge a lua cheia
para chorar com os poetas.
E vão dormir as duas coisas novas desse mundo:
o sol e os
meninos
Mas ainda vela
o menino impossível
aí do lado
enquanto todas as crianças mansas
dormem
acalentadas
por Mãe-negra Noite.
O menino impossível
que destruiu
os brinquedos perfeitos
que os vovós lhe deram:
o urso de Nürnberg,
o velho barbado jugoeslavo,
as poupées de Paris aux
cheveux crêpes,
o carrinho português
feito de folha de Flandres,
a caixa de música
checo-eslovaca,
o polichinelo italiano
made in
England,
o trem de ferro de U. S. A.
e o macaco brasileiro
de Buenos
Aires
moviendo la cola y la cabeza.
o menino impossível
que destruiu até
os soldados de chumbo de
Moscou
e furou os olhos de um Papá Noel,
brinca com sabugos de milho,
caixas
vazias,
tacos de
pau,
pedrinhas brancas do rio ...
"Faz de conta que os
sabugos
são
bois..."
"Faz de conta..."
"Faz de conta..."
E os sabugos de
milho
mugem como bois de
verdade...
e os tacos que deveriam ser
soldadinhos de chumbo são
cangaceiros de chapéus de
couro...
E as pedrinhas balem!
Coitadinhas das ovelhas
mansas
longe das
mães
presas nos currais de
papelão!
É boquinha da noite
no mundo que o menino impossível
povoou sozinho!
A mamãe cochila.
O papai cabeceia.
O relógio badala.
E vem descendo
uma noite
encantada
da lâmpada que
expira
lentamente
na parede da
sala...
o menino pousa a testa
e sonha dentro da
noite quieta
da lâmpada
apagada
com o mundo maravilhoso
que ele tirou do nada
...
Chô! Chô! Pavão!
Sai de cima do telhado
Deixa o menino dormir
Seu soninho sossegado!
1. Após a leitura, vamos conversar sobre o poema:
a) O que você achou do poema? Já havia lido
algo de Jorge de Lima antes?
b) Você gostou do menino impossível? Consegue
se imaginar sendo amiga ou amigo dele? Por que?
2. No
poema, observamos que o menino destrói vários brinquedos importados, como “o
carrinho português feito de folhas de Flandres” e os “soldados de chumbo de
Moscou”.
a) Você já ouviu falar em algum desses
lugares de onde esses brinquedos vieram? Quais?
b) Com que tipo de brinquedos o menino
gostava de brincar? Por que você acha que ele preferia esses brinquedos?
3. Releia
o título do poema e reflita:
a) Por que você acha que ele se chama “O
mundo do menino impossível”? Você acha que o mundo que o menino criou é
realmente impossível?
4. Observe essa parte do poema:
“brinca com sabugos de milho,
caixas
vazias,
tacos de
pau,
pedrinhas brancas do rio ...
"Faz de conta que os
sabugos
são
bois..."
"Faz de conta..."
"Faz de conta..."
E os sabugos de
milho
mugem como bois de
verdade...
e os tacos que deveriam ser
soldadinhos de chumbo são
cangaceiros de chapéus de
couro...”
Você também gosta de inventar coisas novas?
E “fazer de conta” que uma coisa é outra?
Agora
é sua vez!
Baseado no texto, faça um desenho de um objeto
criado a partir de outros objetos descartados (como um sabugo de milho, uma
caixa de papelão). Pode ser inspirado no poema ou pode ser inventado por você.
Mãos à obra!
Você pode ler outros poemas de Jorge de
Lima na seguinte página:
Boa leitura!
Apartir dessa quinta 23/04. Pois modou a dinâmica das aulas . Um vez por quizena. Os professores estão elaborando
ResponderExcluirOlá, pessoal! Estou aguardando os comentários de vocês! Interajam para que possamos saber se vocês estão visualizando e realizando as atividades. Podem fazer perguntas, comentários sobre o texto, sobre o autor. Caso tenham assistido o vídeo e explorado outros links, comentem o que acharam! Participem!
ResponderExcluirEstou à disposição para responder às dúvidas.
Lembrem-se de anotar as respostas completas no caderno. Quando as aulas voltarem, iremos avaliá-los. Abraços!
Mas essas serão apagadas...!? Começei ontem a responder porque não sabia que tinha no blog.
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