6º ANO/CLUBE DO LIVRO

Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
03/07/2020 A 17/07/2020

Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Cinema e Literatura
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h

Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.



CINEMA E LITERATURA
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 30min 
João Cabral de Melo Neto (1920-1999) foi poeta, escritor e diplomata brasileiro. Conhecido como “poeta engenheiro”, ele fez parte da terceira geração modernista no Brasil, conhecida como Geração de 45.

Nesse momento, os escritores estavam mais preocupados com a palavra e a forma, sem deixar de lado a sensibilidade poética. De maneira racional e equilibrada, João Cabral se destacou por seu rigor estético.



ATIVIDADE PRINCIPAL:
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h30min
Assista ao vídeo a seguir para responder as questões:
1 – Qual a história que se passa em Morte e Vida Severina?
2 – No trecho: “O meu nome é Severino, como não tenho outro de pia. Como há muitos Severinos, que é santo de romaria, deram então de me chamar Severino de Maria.” Por que o autor afirma que há muitos Severinos? Qual é a relação que esse nome tem com o lugar?
3 – A palavra “severina” nesse contexto tem que sentido?

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 2h
Pesquise um pouco mais sobre a vida e obra de João Cabral de Melo Neto

Fim da atividade
______________


Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
22/06/2020 A 03/07/2020

Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Música e Literatura
Laboratório: Clube do Livro

Carga horária: 4h

Música e Literatura
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 30 min  
Vinicius de Moraes, nascido Marcus Vinicius de Moraes (1913-1980), foi um poetadramaturgojornalistadiplomatacantor e compositor brasileiro.
ATIVIDADE PRINCIPAL:
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h30min
Leia o poema abaixo e responda o que se pede:
A Casa
Era uma casa, muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entral nela não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque pinico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero
Era uma casa, muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entral nela não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque pinico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero
Vinicius de Moraes
1 – Por que o autor considera a casa muito engraçada?
2 – Quais as características da casa que mais chamam a atenção nos versos do poema?
3 – Qual o significado da palavra “esmero”? 
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 2h
Você conhece outras canções de Vinicius de Moraes? Informe-nos.
Assista ao vídeo a seguir e relembre a canção mais famosa de Vinicius de Moraes e Tom Jobim.

___________

Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
08/06/2020 A 19/06/2020

Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Escritores Negros
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h
Lima Barreto

Afonso Henriques de Lima Barreto, mais conhecido como Lima Barreto (Rio de Janeiro13 de maio de 1881 — Rio de Janeiro, 1 de novembro de 1922) foi um jornalista e escritor brasileiro, que publicou romances, sátiras, contos, crônicas e uma vasta obra em periódicos, principalmente em revistas populares ilustradas e periódicos anarquistas do início do século XX. 


Triste Fim de Policarpo Quaresma é um romance do pré-modernismo brasileiro e considerado por alguns o principal representante desse movimento. Escrito por Lima Barreto, foi levado a público pela primeira vez em folhetins, publicados, entre agosto e outubro de 1911


Exercícios 
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 30 min     
Entenda o livro assistindo ao vídeos abaixo:
ATIVIDADE PRINCIPAL:

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h30min
Leia o trecho abaixo retirado do livro:
 “Se Deus enxergasse pobre
Não me deixaria assim:
Dava no coração dela
Um lugarzinho pra mim.
O amor que tenho por ela
Já não cabe no meu peito;
Sai-me pelos olhos afora
Voa às nuvens direito.”
 

Interpretando a passagem abaixo a quem ele provavelmente está se referindo?

Ainda em relação ao texto acima, a quem o autor está se referindo quando diz: "Sai-me pelos olhos afora, voa às nuvens direito.”?


ATIVIDADES COMPLEMENTARES

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 2h
Conheça um pouco mais da obra Triste Fim de Policarpo Quaresma



____________________________________




Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
25/05/2020 A 05/06/2020

Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Clássicos da Literatura Nacional
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h
Clássicos da Literatura Nacional
Macunaíma 
(Mario de Andrade)
Macunaíma, o herói sem nenhum caráter é um livro publicado em 1928 pelo polímata brasileiro Mário de Andrade, considerado a sua obra-prima. Escrito em pouco tempo mas fruto de pesquisas anteriores que o autor fazia sobre as origens e as especificidades da cultura e do povo brasileiro, narra a história do herói índio Macunaíma desde seu nascimento na selva até sua morte e transfiguração, uma trajetória movimentada e aventuresca em que é ajudado por seus irmãos e outros personagens, em busca de uma pedra mágica, o muiraquitã, que havia recebido de seu grande amor, Ci, a Mãe do Mato, mas que fora perdida e acabara em posse de Piaimã, um gigante comedor de gente que vivia como abastado burguês em São Paulo.

ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):   
Conheça uma adaptação em vídeo do obra Macunaíma
    ATIVIDADE PRINCIPAL:

1 - Quem é Macunaíma?

2 - Leia o trecho da "Carta para icamiabas", de Macunaíma, de Mário de Andrade para responder a pergunta.
"As donas de São Paulo, sobre serem mui formosas e sábias, não se contentam com os dons e excelência que a Natura lhes concedeu; assaz se preocupam elas de si mesmas (...). Assim é que chamaram mestras da velha Europa, e sobretudo de França, e com elas aprenderam a passarem o tempo de maneira bem diversa da vossa. Ora se alimpam, e gastam horas nesse delicado mester, orar encantam os convívios teatrais da sociedade, ora não fazem coisa alguma; e nesses trabalhos passam elas o dia tão entretecidas e afanosas que, em chegando a noute, mal lhes sobra vagar pra brincarem e presto se entregam nos braços de Orfeu, como se diz."

O que esse trecho do livro diz sobre as mulheres paulistanas?

ATIVIDADE COMPLEMENTAR:
Conheça um pouco mais sobre o poeta Mario de Andrade, clique no link abaixo:

FIM DESTA ATIVIDADE
_____________________________________________________________________________










Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
11/05/2020 A 25/05/2020

Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Literatura de Cordel
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h


LITERATURA DE CORDEL

Maria José de Oliveira
Nome artístico: Mariquinha. Morava no bairro do Vergel do Lago, faleceu em 2019. Um drama particular, fez com que Mariquinha expressasse a sua dor nas rimas e nas estrofes do cordel. O sonho de ser enfermeira levou a cordelista a ingressar, em 1979, quando tinha 19 anos, em uma escola de Técnica em Enfermagem, em Maceió. Porém, o que seria a realização de um sonho resultou no começo de outra longa paixão. Por sofrer de epilepsia, ela foi impedida de continuar o curso e resolveu escrever sua primeira literatura, “A memória de uma ex-estudante”. Daí por diante, foram muitas rimas e estrofes escritas e, atualmente, a poetisa reúne uma coleção de 41 cordéis e 190 poesias.
Conheça a história de Mariquinha. Assista ao vídeo

Atividade
Assista ao vídeo explicativo a seguir, ele informa como será feito o exercício dessa quinzena.

Atividade complementar: assistir a uma reportagem sobre xilogravura e cordel clicando no link abaixo:
FIM DESTA ATIVIDADE
________________________________________


Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Literatura Alagoana
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h

Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.

Uma viagem pelo mundo do menino impossível


Jorge de Lima é um dos mais ecléticos artistas brasileiros. Foi poeta, romancista, biógrafo, ensaísta, tradutor, pintor, médico e político. Nascido em União dos Palmares, em 1893, transitou por diversos estilos literários, entre eles, o parnasiano, o modernismo e na pintura, com o surrealismo. Parte marcante de sua temática poética é dedicada à religião, mas também às questões sociais do Nordeste e às raízes africanas da cultura brasileira. Suas obras mais conhecidas são o romance “Calunga” (1935), Poemas Negros (1937) e A Invenção de Orfeu (1952), sem esquecer de mencionar o poema “Essa Negra Fulô”. O poeta começou a rabiscar seus primeiros versos aos seis anos, na casa onde nasceu. Aos treze, compôs o soneto O Acendedor de Lampiões, seu primeiro sucesso como poeta. Faleceu no Rio de Janeiro em 1953, aos 58 anos de idade.

Trechos biográficos retirados do link:

“O mundo do menino impossível” é um dos poemas mais conhecidos do autor. O poema conta a história de um menino muito criativo que gostava de inventar seus próprios brinquedos.

Quer ouvi-lo antes de realizar a leitura? Assista o vídeo abaixo em que o poema é recitado por Chico de Assis:



E então, o que você achou do vídeo? Você gostou de ouvir o poema? E os desenhos, combinaram com ele?

Agora vamos realizar a leitura:

(Ilustração do artista Bruno Cleriston em homenagem ao mundo do menino impossível)

O Mundo do Menino Impossível
(Jorge de Lima)

        Fim da tarde, boquinha da noite
        com as primeiras estrelas
        e os derradeiros sinos.

        Entre as estrelas e lá detrás da igreja,
        surge a lua cheia
        para chorar com os poetas.

        E vão dormir as duas coisas novas desse mundo:
                                 o sol e os meninos

        Mas ainda vela
        o menino impossível
                     aí do lado
        enquanto todas as crianças mansas
                                      dormem
                           acalentadas
                       por Mãe-negra Noite.
        O menino impossível
                que destruiu
        os brinquedos perfeitos
                que os vovós lhe deram:

                        o urso de Nürnberg,
                o velho barbado jugoeslavo,
                        as poupées de Paris aux
                               cheveux crêpes,
                        o carrinho português
                feito de folha de Flandres,
                a caixa de música checo-eslovaca,
                o polichinelo italiano
                                 made in England,
                 o trem de ferro de U. S. A.
                 e o macaco brasileiro
                                 de Buenos Aires
                 moviendo la cola y la cabeza.

                 o menino impossível
                 que destruiu até
                 os soldados de chumbo de Moscou
           e furou os olhos de um Papá Noel,
                  brinca com sabugos de milho,
                                  caixas vazias,
                                   tacos de pau,
                  pedrinhas brancas do rio ...

                  "Faz de conta que os sabugos
                                são bois..."
                   "Faz de conta..."
                   "Faz de conta..."
                             E os sabugos de milho
                    mugem como bois de verdade...

                    e os tacos que deveriam ser
                    soldadinhos de chumbo são
                    cangaceiros de chapéus de couro...

                     E as pedrinhas balem!
                     Coitadinhas das ovelhas mansas
                                      longe das mães
                     presas nos currais de papelão!

É boquinha da noite
no mundo que o menino impossível
povoou sozinho!

                              A mamãe cochila.
                              O papai cabeceia.
                              O relógio badala.

                        E vem descendo
                              uma noite encantada

                              da lâmpada que expira
                                    lentamente
                              na parede da sala...

                        o menino pousa a testa
                        e sonha dentro da noite quieta
                                  da lâmpada apagada
                        com o mundo maravilhoso
                        que ele tirou do nada ...

Chô! Chô! Pavão!
Sai de cima do telhado
Deixa o menino dormir
                     Seu soninho sossegado!
  

1. Após a leitura, vamos conversar sobre o poema:

a) O que você achou do poema? Já havia lido algo de Jorge de Lima antes?
b) Você gostou do menino impossível? Consegue se imaginar sendo amiga ou amigo dele? Por que?

2. No poema, observamos que o menino destrói vários brinquedos importados, como “o carrinho português feito de folhas de Flandres” e os “soldados de chumbo de Moscou”.

a) Você já ouviu falar em algum desses lugares de onde esses brinquedos vieram? Quais?
b) Com que tipo de brinquedos o menino gostava de brincar? Por que você acha que ele preferia esses brinquedos?

3. Releia o título do poema e reflita:

a) Por que você acha que ele se chama “O mundo do menino impossível”? Você acha que o mundo que o menino criou é realmente impossível?

4. Observe essa parte do poema:

                 “brinca com sabugos de milho,
                                  caixas vazias,
                                   tacos de pau,
                  pedrinhas brancas do rio ...

                  "Faz de conta que os sabugos
                                são bois..."
                   "Faz de conta..."
                   "Faz de conta..."
                             E os sabugos de milho
                    mugem como bois de verdade...

                    e os tacos que deveriam ser
                    soldadinhos de chumbo são
                    cangaceiros de chapéus de couro...”

Você também gosta de inventar coisas novas? E “fazer de conta” que uma coisa é outra?

Agora é sua vez!

Baseado no texto, faça um desenho de um objeto criado a partir de outros objetos descartados (como um sabugo de milho, uma caixa de papelão). Pode ser inspirado no poema ou pode ser inventado por você. Mãos à obra!


Você pode ler outros poemas de Jorge de Lima na seguinte página:


Boa leitura!

3 comentários:

  1. Apartir dessa quinta 23/04. Pois modou a dinâmica das aulas . Um vez por quizena. Os professores estão elaborando

    ResponderExcluir
  2. Olá, pessoal! Estou aguardando os comentários de vocês! Interajam para que possamos saber se vocês estão visualizando e realizando as atividades. Podem fazer perguntas, comentários sobre o texto, sobre o autor. Caso tenham assistido o vídeo e explorado outros links, comentem o que acharam! Participem!

    Estou à disposição para responder às dúvidas.

    Lembrem-se de anotar as respostas completas no caderno. Quando as aulas voltarem, iremos avaliá-los. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Mas essas serão apagadas...!? Começei ontem a responder porque não sabia que tinha no blog.

    ResponderExcluir