ROTEIRO DE ESTUDO
Caro estudante,
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Caro estudante,
QUINZENA 6
Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: CONSUMISMO
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
____________________________________
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADE
INICIAL (aquecimento):
- A seguir, o link de duas reportagens do
Infoescola (TEXTO 1) e do Brasil Escola (TEXTO 2) serão a base de estudo da
nossa primeira semana da Sexta quinzena. A atividade inicial consiste na
leitura dos textos.
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1H.
ATIVIDADE
PRINCIPAL:
Caros estudante, a seguir, de acordo com a leitura realizada
na atividade inicial, responda as questões a seguir:
1 – No seu entender, o que é CONSUMISMO?
2 – Na sua opinião, a sociedade atual é pouco, média ou
bastante consumista?
TEMPO
ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 1H
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
Caros estudantes, de acordo com o texto 2 (
link abaixo) você deverá resolver as questões a seguir:
1 – Em seu modo de ver, mas baseado no texto 2,
CONSUMISMO se trata de uma doença?
2 – Qual a diferença entre CONSUMISMO e CONSUMO.
Nesta tarefa, todos os estudantes devem fazer seus
registros em seu diário de bordo.
TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 2H____________________________________
QUINZENA 5
Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: A Matemática no Cotidiano
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADE
INICIAL (aquecimento):
- A seguir, o link de uma reportagem sobre a
Matemática no Cotidiano exibida no Jornal Nacional, da TV Globo. Essa atividade
inicial consiste apenas em assistir ao vídeo e posteriormente, responder a
questão 1.
QUESTÃO 1: O que você acha da Matemática no seu
cotidiano?
ATIVIDADE
PRINCIPAL:
Caros estudante, a seguir, clique no TEXTO 2, faça a leitura
do texto e também escute a entrevista que está em áudio, para resolver as
questões posteriores.
Resolva as questões abaixo:
1 – Cite três situações que você
enxerga a matemática no seu dia-a-dia.
2 - Qual a parte apresentada na
entrevista você achou mais legal a aplicação da matemática no cotidiano?
3 - Você acredita que na previsão do
tempo, existe a presença da matemática?
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
Os estudantes de todas as turmas de 8º anos
devem realizar um resumo de no mínimo 7 linhas a respeito do que entenderam da
entrevista em áudio do TEXTO 2.
Nesta tarefa, todos os estudantes devem fazer seus
registros em seu diário de bordo.
ATIVIDADES DA SEGUNDA SEMANA
ATIVIDADE
INICIAL
Na segunda
semana faremos uso do texto 2 usado com inferência na primeira semana.
Responda as questões a seguir:
1 - Na entrevista, no “minuto 7” se fala do uso da
matemática em estudos de epidemia viral. Você acredita que na nossa atual
situação, diante da Pandemia de Corona Vírus, a matemática está presente nos estudos
realizados por Governos, OMS e pesquisadores em todo o mundo?
2 – Você acredita que a matemática está presente na robótica
educacional?
A atividade principal
consiste em uma produção de texto, onde mostre em quais momentos de sua vida
cotidiana, no dia-a-dia, tipo feiras, mercados, shoppings ou qualquer outra
forma de comércio, a Matemática está presente.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
1 – Qual
a importância da matemática no seu cotidiano?
Todas
as suas atividades e pesquisas devem ser registradas em seu caderno e diário de
bordo, assim como as dificuldades encontradas.
Dúvidas
a respeito do tema proposto, assim como das atividades, as mesmas devem ser
expostas no Blog da escola para que sejam sanadas o mais rápido possível.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUINZENA 4
Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: Desafios para a Educação a Distância no Brasil
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus
estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais.
Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote
suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e
diário de bordo.
ATIVIDADE
INICIAL (aquecimento):
- Caro
estudante, a atividade inicial dar-se-á pela leitura dos textos encontrado nos
sites abaixo. Peço-lhes que leiam com bastante atenção.
ATIVIDADE
PRINCIPAL
Após fazer a
leitura dos textos 1 e 2, você deverá responder as questões a seguir.
1-
O
que você entendeu após a leitura dos dois textos?
2-
É
perceptível alguma relação entre os textos? Se sim, qual?
3-
No
texto 2, fica evidenciado o crescimento da modalidade EAD. No seu modo de ver,
a modalidade EAD apresenta mais vantagens ou desvantagens?
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
Os estudantes de todas as turmas de 8º anos
devem realizar um resumo do Texto 2.
Na segunda
semana faremos uso do texto apresentado a seguir.
Nesta primeira atividade, você, estudante, deve ler o texto
e destacar uma vantagem e um desafio que você entende como mais pertinente.
ATIVIDADE
PRINCIPAL
Agora, você deve fazer
a leitura do texto abaixo e resolver as questões posteriores.
1-
De acordo com o texto, você acredita que o estudante ao
fazer uso do ambiente virtual, o mesmo pode procrastinar e assim adquirir um
rendimento abaixo do esperado?
2-
Ainda de acordo com o texto, você acredita que uma boa
organização do tempo leva o estudante da modalidade EAD a possuir um bom
rendimento? Desenvolva sua resposta não fazendo apenas uso do SIM ou do NÃO.
3-
O fato de estudante e professor não estarem em contato
em aula presencial, faz do estudante um agente muito mais protagonista e
detentor de seu próprio tempo e organização diante dessa modalidade de ensino?
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
A
atividade complementar consistirá em escrever um texto, onde o estudante
explicitará como está sendo estudar de modo EAD (á distância) nesse momento de
pandemia que assola o mundo todo. O texto deverá possuir no mínimo 7 linhas, e
o mesmo deverá ser registrado em seu diário de bordo.
Todas
as suas atividades e pesquisas devem ser registradas em seu caderno e diário de
bordo, assim como as dificuldades encontradas.
Dúvidas
a respeito do tema proposto, assim como das atividades, as mesmas devem ser
expostas no Blog da escola para que sejam sanadas o mais rápido possível.
Bons
estudos!
Fiquem
em casa!
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Caros alunos, aqui iniciaremos mais uma quinzena de estudos.
Teremos como tema norteador: O USO DA LÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):
- Abaixo segue o link de dados e textos para que os estudantes tenham o norte diante do tema desenvolvido e que os mesmos possam adentrar um pouco da lógica para o ensino da matemática. Posteriormente, os estudantes devem resolver as questões pertinentes ao tema.
OBSERVAÇÃO: AQUI O ESTUDANTE DEVE INICIALMENTE LER O TEXTO E RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR.
1- O que você entendeu do texto escrito no DESENVOLVIMENTO?
2- Diante do texto acima, o que você entende sobre Inteligência linguística?
3- Inteligência musical é um dos pontos apresentados no texto. Na sua concepção, você acredita que tem alguma coisa no seu meio social referente a esse pensamento?
4- Fazer um resumo do um resumo de no mínimo 7 linhas a respeito do texto 1, referente a Jean Piaget.
Na segunda semana faremos uso do texto norteador usado com inferência na primeira semana.
1- O estudante deve ler a frase de John Dewey e dizer o que entende com suas próprias palavras.
A atividade principal nessa segunda semana consiste em uma leitura do texto encontrado no link a seguir:
Agora, o estudante deve fazer um resumo do texto apresentado no link acima.
Qualquer dúvida, o estudante deve expor nos comentários.
Bons estudos!
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: O uso da estatística na COVID-19
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
Caro estudante,
Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
1. Abaixo
segue os links de dados e textos para que os estudantes tenham o norte diante
do tema desenvolvido e que os mesmos possam adentrar no conteúdo da
Estatística. Posteriormente, os estudantes devem resolver as questões
pertinentes ao tema.
TEXTO 1
TEXTO 2
Caro estudante, após fazer a leitura dos textos 1 e 2, você
deverá responder as questões postas a seguir. Caso haja necessidade de buscar
mais informações, fiquem a vontade para tal.
a-
Diante
da leitura do texto, o que você compreende sobre a Covid-19?
b-
Qual
relação você enxerga entre os textos?
c-
Como
os médicos escolhem os pacientes que devem fazer uso dos respiradores?
d-
Como
você entendeu o funcionamento de um respirador pulmonar?
2. Os
estudantes de todas as turmas de 8º anos devem realizar pesquisa sobre a
Covid-19 no âmbito da saúde no Estado de Alagoas, trazendo números e gráficos
que mostre os casos confirmados e óbitos.
Segue o
link da Secretaria de Saúde de Alagoas: http://www.saude.al.gov.br/
Todos os estudantes devem fazer seus
registros em seu diário de bordo.
3. Agora faremos uso ainda do texto norteador usado com inferência na primeira
semana.
OBSERVAÇÃO:
Uma vez que os casos de Covid-19 sofrem aumento todos os dias, faça um gráfico
que corresponda aos casos confirmados até o dia que você realizou essa tarefa.
Segue o
link: https://covid.saude.gov.br/
4. Nesta atividade, focaremos na Covid-19 em nosso estado,
Alagoas, para responder algumas questões importantíssimas a respeito do tema.
SUGESTÃO: Use o site oficial da Secretaria de Saúde de
Alagoas – SESAU: http://www.saude.al.gov.br/coronavirus/
A
partir do texto encontrado no link acima, resolva as questões abaixo:
a-
Quais os sintomas da Covid-19?
b- Cite
apenas três formas de transmissão da Covid-19.
c- Como
se previne a Covid-19?
d- Qual
o nome do laboratório de referência para tratamento de Covid-19 em Alagoas?
5. Faça uma síntese (resumo) do que você entendeu
através da leitura do texto apresentado no link do texto 1.
TEXTO 1
OBSERVAÇÃO:
Use suas próprias palavras para realizar o resumo.
Quezia Costa 8b
ResponderExcluirArthur Gustavo da Silva anjos
Excluir8b
Andriele vitoria 8°b
ResponderExcluir8b
ResponderExcluirEmilly vitoria.8ano.B
ResponderExcluirDiogo junio da Silva 8d
ResponderExcluirDara Jammily Hipolito Viana
ResponderExcluir(8°D)
aloizio paes de lima neto 8A
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMickael de Lima dos Santos (8°D)
ResponderExcluirOi pessoal, bom dia! Aqui é o professor Marcelo. Estarei disponível até às 11:00 h para tirar possíveis dúvidas e fazer esclarecimentos a respeito das atividades!
ResponderExcluirCaríssimos estudantes, bom dia! Aqui quem escreve é o Professor Jeam. Estou aqui para tirar as possíveis dúvidas de vocês pela manhã até às 12h e pela tarde de 13h às 17h.
ResponderExcluirAna Luiza 8°B
ResponderExcluirBTS É UMA MERDA
ExcluirBOA TARDE! OI PESSOAL, AQUI É A PROFESSORA PAULA. ESTAREI DISPONÍVEL DE 13H ATÉ 15H PARA POSSÍVEIS DÚVIDAS E FAZER ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DAS ATIVIDADES.
ResponderExcluirBom dia, caros alunos!
ResponderExcluirAqui é o professor Marcelo,estarei disponível para sanar suas dúvidas a respeito de nosso laboratório de matemática, das 9h às 11h.
Aguardo vocês!!
Dara Jammily Hipolito Viana (8°D)
ResponderExcluir8,c
ResponderExcluirBoa Tarde Pessoal. Estarei Disponível durante essa tarde para tirar suas duvidas. Bons Estudos.
ResponderExcluirDiogo junio da Silva 8d
ResponderExcluir8,c pfv pode mim forma o horário da atividade
ExcluirBoa Tarde Pessoal. Estarei Disponível durante essa tarde para tirar suas duvidas. Bons Estudos.
ResponderExcluirBom dia caríssimos estudantes! Aqui quem escreve e o professor Jeam de matemática. Estarei mais uma vez com vocês hoje para tirar as suas dúvidas pela manhã até as 12h30 e a tarde das 13h às 18h.
ResponderExcluirAntonio Pedro M.T de Lima 8A
ResponderExcluirBom dia. Estarei disponível para tirar dúvidas até às 11 horas. Aguardo vocês!
ResponderExcluirDIOGO junio da Silva 8D
ResponderExcluirCaríssimos estudantes, bom dia! Aqui quem escreve é o Professor Jeam. Estou aqui para tirar as possíveis dúvidas de vocês pela manhã até às 12h e pela tarde de 13h às 17h.
ResponderExcluirQuézia costa 8b
ResponderExcluirCaríssimos estudantes, bom dia! Aqui quem escreve é o Professor Jeam. Estou aqui para tirar as possíveis dúvidas de vocês pela manhã até às 12h e pela tarde de 13h às 17h. Desculpem a demora.
ResponderExcluirprofessor marcelo sou vinicius do oitavo A estou com duvidas nas questoes chamadas texto1 e texto2 nao sei como responder
ResponderExcluirOlá Vinícius, Tudo bem?
ExcluirVeja só, os textos 1 e 2 serão usados como base para responder as questões.
Siga o seguinte critério:
PRIMEIRO: na ATIVIDADE INICIAL, você deve clicar nos links que estão em vermelho; um de cada vez, e fazer a leitura dos mesmos. OBS: ESSA ATIVIDADE É APENAS LEITURA.
SEGUNDO: ATIVIDADE PRINCIPAL - depois das leituras dos textos 1 e 2, você deve responder as questões abaixo:
1 – No seu entender, o que é CONSUMISMO?
2 – Na sua opinião, a sociedade atual é pouco, média ou bastante consumista?
TERCEIRO: ATIVIDADE COMPLEMENTAR - nessa atividade, você deve ler novamente o TEXTO 2 e então responder as questões abaixo.
1 – Em seu modo de ver, mas baseado no texto 2, CONSUMISMO se trata de uma doença?
2 – Qual a diferença entre CONSUMISMO e CONSUMO?
Espero ter ajudado. Bons estudos, Vinícius! Até breve!
Eduardo José 8B
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO Link da questão 5 para fazer o resumo não está apareçendo oque eu faço
ResponderExcluirThayna dos Santos MALTA 8 ano c
ResponderExcluirjose whithney 8a
ResponderExcluirTodas as tarefas realizadas
ResponderExcluirQual e saite verdadeiro e este
ResponderExcluir