8º ANO/LAB. MATEMÁTICA



ROTEIRO DE ESTUDO

QUINZENA 6
Componente Curricular: Matemática

Tema Norteador: CONSUMISMO

Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática

Carga horária: 5H semanais


Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):                              
-  A seguir, o link de duas reportagens do Infoescola (TEXTO 1) e do Brasil Escola (TEXTO 2) serão a base de estudo da nossa primeira semana da Sexta quinzena. A atividade inicial consiste na leitura dos textos.
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1H.

ATIVIDADE PRINCIPAL:
Caros estudante, a seguir, de acordo com a leitura realizada na atividade inicial, responda as questões a seguir:
1 – No seu entender, o que é CONSUMISMO?
2 – Na sua opinião, a sociedade atual é pouco, média ou bastante consumista?
   TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 1H
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  Caros estudantes, de acordo com o texto 2 ( link abaixo) você deverá resolver as questões a seguir:
1 – Em seu modo de ver, mas baseado no texto 2, CONSUMISMO se trata de uma doença?
2 – Qual a diferença entre CONSUMISMO e CONSUMO.
Nesta tarefa, todos os estudantes devem fazer seus registros em seu diário de bordo.
TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 2H

____________________________________


QUINZENA 5
Componente Curricular: Matemática


Tema Norteador: A Matemática no Cotidiano

Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática

Carga horária: 5H semanais




Caro estudante,



Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):                              
-  A seguir, o link de uma reportagem sobre a Matemática no Cotidiano exibida no Jornal Nacional, da TV Globo. Essa atividade inicial consiste apenas em assistir ao vídeo e posteriormente, responder a questão 1.
QUESTÃO 1: O que você acha da Matemática no seu cotidiano?
ATIVIDADE PRINCIPAL:
Caros estudante, a seguir, clique no TEXTO 2, faça a leitura do texto e também escute a entrevista que está em áudio, para resolver as questões posteriores.
Resolva as questões abaixo:
1 – Cite três situações que você enxerga a matemática no seu dia-a-dia.
2 - Qual a parte apresentada na entrevista você achou mais legal a aplicação da matemática no cotidiano?
3 - Você acredita que na previsão do tempo, existe a presença da matemática?
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  Os estudantes de todas as turmas de 8º anos devem realizar um resumo de no mínimo 7 linhas a respeito do que entenderam da entrevista em áudio do TEXTO 2.
Nesta tarefa, todos os estudantes devem fazer seus registros em seu diário de bordo.

  ATIVIDADES DA SEGUNDA SEMANA
ATIVIDADE INICIAL

Na segunda semana faremos uso do texto 2 usado com inferência na primeira semana.


Responda as questões a seguir:

1 - Na entrevista, no “minuto 7” se fala do uso da matemática em estudos de epidemia viral. Você acredita que na nossa atual situação, diante da Pandemia de Corona Vírus, a matemática está presente nos estudos realizados por Governos, OMS e pesquisadores em todo o mundo?

2 – Você acredita que a matemática está presente na robótica educacional?

A atividade principal consiste em uma produção de texto, onde mostre em quais momentos de sua vida cotidiana, no dia-a-dia, tipo feiras, mercados, shoppings ou qualquer outra forma de comércio, a Matemática está presente.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR
1 – Qual a importância da matemática no seu cotidiano?

Todas as suas atividades e pesquisas devem ser registradas em seu caderno e diário de bordo, assim como as dificuldades encontradas.
Dúvidas a respeito do tema proposto, assim como das atividades, as mesmas devem ser expostas no Blog da escola para que sejam sanadas o mais rápido possível.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


QUINZENA 4

Componente Curricular: Matemática


Tema Norteador: Desafios para a Educação a Distância no Brasil



Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática

Carga horária: 5H semanais




Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.

ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):                              
- Caro estudante, a atividade inicial dar-se-á pela leitura dos textos encontrado nos sites abaixo. Peço-lhes que leiam com bastante atenção.

ATIVIDADE PRINCIPAL
    Após fazer a leitura dos textos 1 e 2, você deverá responder as questões a seguir.
1-     O que você entendeu após a leitura dos dois textos?
2-     É perceptível alguma relação entre os textos? Se sim, qual?
3-     No texto 2, fica evidenciado o crescimento da modalidade EAD. No seu modo de ver, a modalidade EAD apresenta mais vantagens ou desvantagens?
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  Os estudantes de todas as turmas de 8º anos devem realizar um resumo do Texto 2.

Na segunda semana faremos uso do texto apresentado a seguir.


Nesta primeira atividade, você, estudante, deve ler o texto e destacar uma vantagem e um desafio que você entende como mais pertinente.
ATIVIDADE PRINCIPAL
 Agora, você deve fazer a leitura do texto abaixo e resolver as questões posteriores.
1-    De acordo com o texto, você acredita que o estudante ao fazer uso do ambiente virtual, o mesmo pode procrastinar e assim adquirir um rendimento abaixo do esperado?
2-    Ainda de acordo com o texto, você acredita que uma boa organização do tempo leva o estudante da modalidade EAD a possuir um bom rendimento? Desenvolva sua resposta não fazendo apenas uso do SIM ou do NÃO.
3-    O fato de estudante e professor não estarem em contato em aula presencial, faz do estudante um agente muito mais protagonista e detentor de seu próprio tempo e organização diante dessa modalidade de ensino?

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
A atividade complementar consistirá em escrever um texto, onde o estudante explicitará como está sendo estudar de modo EAD (á distância) nesse momento de pandemia que assola o mundo todo. O texto deverá possuir no mínimo 7 linhas, e o mesmo deverá ser registrado em seu diário de bordo. 
Todas as suas atividades e pesquisas devem ser registradas em seu caderno e diário de bordo, assim como as dificuldades encontradas.
Dúvidas a respeito do tema proposto, assim como das atividades, as mesmas devem ser expostas no Blog da escola para que sejam sanadas o mais rápido possível.

Bons estudos!
Fiquem em casa!
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Caros alunos, aqui iniciaremos mais uma quinzena de estudos.
Teremos como tema norteador: O USO DA LÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA


ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):                              
- Abaixo segue o link de dados e textos para que os estudantes tenham o norte diante do tema desenvolvido e que os mesmos possam adentrar um pouco da lógica para o ensino da matemática. Posteriormente, os estudantes devem resolver as questões pertinentes ao tema.
OBSERVAÇÃO: AQUI O ESTUDANTE DEVE INICIALMENTE LER O TEXTO E RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR.
1-     O que você entendeu do texto escrito no DESENVOLVIMENTO?
2-     Diante do texto acima, o que você entende sobre Inteligência linguística?
3-     Inteligência musical é um dos pontos apresentados no texto. Na sua concepção, você acredita que tem alguma coisa no seu meio social referente a esse pensamento?
4- Fazer um resumo do um resumo de no mínimo 7 linhas a respeito do texto 1, referente a Jean Piaget.

 Na segunda semana faremos uso do texto norteador usado com inferência na primeira semana.
1- O estudante deve ler a frase de John Dewey e dizer o que entende com suas próprias palavras.
A atividade principal nessa segunda semana consiste em uma leitura do texto encontrado no link a seguir:
Agora, o estudante deve fazer um resumo do texto apresentado no link acima.

Qualquer dúvida, o estudante deve expor nos comentários.
Bons estudos!

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Componente Curricular: Matemática

Tema Norteador: O uso da estatística na COVID-19

Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática

Carga horária: 5H semanais



Caro estudante,

Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


1. Abaixo segue os links de dados e textos para que os estudantes tenham o norte diante do tema desenvolvido e que os mesmos possam adentrar no conteúdo da Estatística. Posteriormente, os estudantes devem resolver as questões pertinentes ao tema.
TEXTO 1
TEXTO 2
Caro estudante, após fazer a leitura dos textos 1 e 2, você deverá responder as questões postas a seguir. Caso haja necessidade de buscar mais informações, fiquem a vontade para tal.
a-     Diante da leitura do texto, o que você compreende sobre a Covid-19?
b-     Qual relação você enxerga entre os textos?
c-     Como os médicos escolhem os pacientes que devem fazer uso dos respiradores?
d-     Como você entendeu o funcionamento de um respirador pulmonar?


2. Os estudantes de todas as turmas de 8º anos devem realizar pesquisa sobre a Covid-19 no âmbito da saúde no Estado de Alagoas, trazendo números e gráficos que mostre os casos confirmados e óbitos.
Segue o link da Secretaria de Saúde de Alagoas: http://www.saude.al.gov.br/
Todos os estudantes devem fazer seus registros em seu diário de bordo. 

3. Agora faremos uso ainda do texto norteador usado com inferência na primeira semana.

OBSERVAÇÃO: Uma vez que os casos de Covid-19 sofrem aumento todos os dias, faça um gráfico que corresponda aos casos confirmados até o dia que você realizou essa tarefa.



SUGESTÃO: Para realizar essa tarefa, você também pode usar régua e compasso (caso tenha). 

4. Nesta atividade, focaremos na Covid-19 em nosso estado, Alagoas, para responder algumas questões importantíssimas a respeito do tema.
SUGESTÃO: Use o site oficial da Secretaria de Saúde de Alagoas – SESAU: http://www.saude.al.gov.br/coronavirus/
A partir do texto encontrado no link acima, resolva as questões abaixo:
a- Quais os sintomas da Covid-19?
b- Cite apenas três formas de transmissão da Covid-19.
c- Como se previne a Covid-19?
d- Qual o nome do laboratório de referência para tratamento de Covid-19 em Alagoas?

5. Faça uma síntese (resumo) do que você entendeu através da leitura do texto apresentado no link do texto 1.
TEXTO 1
OBSERVAÇÃO: Use suas próprias palavras para realizar o resumo.

38 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi pessoal, bom dia! Aqui é o professor Marcelo. Estarei disponível até às 11:00 h para tirar possíveis dúvidas e fazer esclarecimentos a respeito das atividades!

    ResponderExcluir
  3. Caríssimos estudantes, bom dia! Aqui quem escreve é o Professor Jeam. Estou aqui para tirar as possíveis dúvidas de vocês pela manhã até às 12h e pela tarde de 13h às 17h.

    ResponderExcluir
  4. BOA TARDE! OI PESSOAL, AQUI É A PROFESSORA PAULA. ESTAREI DISPONÍVEL DE 13H ATÉ 15H PARA POSSÍVEIS DÚVIDAS E FAZER ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DAS ATIVIDADES.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, caros alunos!
    Aqui é o professor Marcelo,estarei disponível para sanar suas dúvidas a respeito de nosso laboratório de matemática, das 9h às 11h.
    Aguardo vocês!!

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde Pessoal. Estarei Disponível durante essa tarde para tirar suas duvidas. Bons Estudos.

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde Pessoal. Estarei Disponível durante essa tarde para tirar suas duvidas. Bons Estudos.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia caríssimos estudantes! Aqui quem escreve e o professor Jeam de matemática. Estarei mais uma vez com vocês hoje para tirar as suas dúvidas pela manhã até as 12h30 e a tarde das 13h às 18h.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia. Estarei disponível para tirar dúvidas até às 11 horas. Aguardo vocês!

    ResponderExcluir
  10. Caríssimos estudantes, bom dia! Aqui quem escreve é o Professor Jeam. Estou aqui para tirar as possíveis dúvidas de vocês pela manhã até às 12h e pela tarde de 13h às 17h.

    ResponderExcluir
  11. Caríssimos estudantes, bom dia! Aqui quem escreve é o Professor Jeam. Estou aqui para tirar as possíveis dúvidas de vocês pela manhã até às 12h e pela tarde de 13h às 17h. Desculpem a demora.

    ResponderExcluir
  12. professor marcelo sou vinicius do oitavo A estou com duvidas nas questoes chamadas texto1 e texto2 nao sei como responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinícius, Tudo bem?
      Veja só, os textos 1 e 2 serão usados como base para responder as questões.

      Siga o seguinte critério:

      PRIMEIRO: na ATIVIDADE INICIAL, você deve clicar nos links que estão em vermelho; um de cada vez, e fazer a leitura dos mesmos. OBS: ESSA ATIVIDADE É APENAS LEITURA.

      SEGUNDO: ATIVIDADE PRINCIPAL - depois das leituras dos textos 1 e 2, você deve responder as questões abaixo:
      1 – No seu entender, o que é CONSUMISMO?
      2 – Na sua opinião, a sociedade atual é pouco, média ou bastante consumista?

      TERCEIRO: ATIVIDADE COMPLEMENTAR - nessa atividade, você deve ler novamente o TEXTO 2 e então responder as questões abaixo.
      1 – Em seu modo de ver, mas baseado no texto 2, CONSUMISMO se trata de uma doença?
      2 – Qual a diferença entre CONSUMISMO e CONSUMO?

      Espero ter ajudado. Bons estudos, Vinícius! Até breve!

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. O Link da questão 5 para fazer o resumo não está apareçendo oque eu faço

    ResponderExcluir