2º ANO/LÍNGUA PORTUGUESA
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Variações Linguísticas
Laboratório: Língua Portuguesa
Carga horária: 5h
Período: De 06 a 20 de Julho
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
TEMA NORTEADOR: Variações Linguísticas.
1.ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Conceituar Variações Linguística com o
aluno, levando- o a compreenderque a língua é a nossa expressão básica, e por
isso ela muda de acordo com a cultura , a religião, a época, entre outros
fatores.
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Abordagem da linguagem verbal e não verbal através do
cartum em destaque, que faz menção a uma linguagem típica de uma determinada
região. .
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Proposta de uma atividade de análise, explorando os
cartuns, e os diversos tipos de linguagens que compõe a nossa língua.
4.ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: Espera-se que o aluno responda as atividades, interaja no blog e faça o registro das atividades em seu caderno, uma vez que será solicitado a apresentação desse registro como forma de acompanhamento da proposta.
VARIAÇÕES
LINGUÍSTICAS
As variações linguísticas reúnem
as variantes da língua que foram criadas pelos homens e são reinventadas a cada
dia.
Dessas
reinvenções surgem as variações que envolvem diversos aspectos históricos,
sociais, culturais, geográficos, entre outros.
No
Brasil, é possível encontrar muitas variações linguísticas, por exemplo, na
linguagem regional.
EXERCÍCIO
DE FIXAÇÃO
01.
Observe a imagem abaixo e responda as questões propostas:
a)Que variedade
linguística o personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem
culta ou coloquial?
b)Observando bem a
imagem, diga pelo menos dois motivos que contribuem para que o personagem fale
dessa forma?
02.Esse jeito como o personagem falou dá para o
ouvinte/leitor compreender? Por quê?
03.Essa linguagem usada por
ele é considerada “correta” ou “errada”? Por quê?
04. Tendo em vista que “as gírias”
compõem o quadro de variantes linguísticas ligadas ao aspecto sociocultural,
analise os excertos a seguir, indicando o significado de cada termo destacado
de acordo com o contexto:
a – Possivelmente não iremos à festa. Lá, todos os convidados são patricinhas e mauricinhos!
b - Nossa! Como meu pai é careta!
Não permitiu que eu assistisse àquele filme.
c – Os namoros resultantes da modernidade baseiam-se somente no ficar.
d – E aí mano? Estás a fim de encontrar com uma mina
hoje? A parada vai bombar!
e – Aquela aula de matemática foi péssima,
não saquei nada
daquilo que o professor falou.
05. Examine o cartum.
O efeito de humor presente no cartum decorre, principalmente, da:
a) semelhança entre a língua de origem e a local.
b) falha de comunicação causada pelo uso do aparelho eletrônico.
c) falta de habilidade da personagem em operar o localizador geográfico.
d) discrepância entre situar-se geograficamente e dominar o idioma local.
e) incerteza sobre o nome do ponto turístico onde as personagens se encontram.
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Música e Literatura no Contexto Junino
Laboratório: Língua Portuguesa
Carga horária: 5h
Período: De 22 de Junho a 06 de Julho
Caro estudante,
Este
roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este
período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e
empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o
professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e
diário de bordo.
TEMA
NORTEADOR: Música e
Literatura no Contexto Junino.
1.ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Instruir o aluno a conhecer a obra de
Fernando Pessoa através do poema: Noite
de São João para além do muro do meu quintal.
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Abordagem do poema, faz menção a cultura da época, a
regionalidade e a crença da população. Ele retrata a noite de São João vista de
outra maneira.
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Proposta de uma atividade de análise, explorando
os textos motivadores, onde se espera que o aluno confirme a absorção do
conhecimento sobre o tema e reflita sobre a exclusão social, sobre a forma
desumana que alguns são tratados em nosso país e também perceba que
a Literatura tem esse papel de provocar o debate sobre os problemas universais,
com isso despertar a sua consciência critica.
4.ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: Espera-se que o aluno responda as
atividades, interaja no blog e faça o registro das atividades em seu caderno,
uma vez que será solicitado a apresentação desse registro como forma de
acompanhamento da proposta.
4.ATIVIDADE DE
AVALIAÇÃO / REGISTRO: Espera-se que o aluno responda as atividades, interaja no
blog e faça o registro das atividades em seu caderno, uma vez que será
solicitado a apresentação desse registro como forma de acompanhamento da
proposta.
VARIAÇÕES
LINGUÍSTICAS
As variações linguísticas reúnem
as variantes da língua que foram criadas pelos homens e são reinventadas a cada
dia.
Dessas
reinvenções surgem as variações que envolvem diversos aspectos históricos,
sociais, culturais, geográficos, entre outros.
No
Brasil, é possível encontrar muitas variações linguísticas, por exemplo, na
linguagem regional.
EXERCÍCIO
DE FIXAÇÃO
01.
Observe a imagem abaixo e responda as questões propostas:
a)Que variedade
linguística o personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem
culta ou coloquial?
b)Observando bem a
imagem, diga pelo menos dois motivos que contribuem para que o personagem fale
dessa forma?
02.Esse jeito como o personagem falou dá para o
ouvinte/leitor compreender? Por quê?
03.Essa linguagem usada por
ele é considerada “correta” ou “errada”? Por quê?
04. Tendo em vista que “as gírias”
compõem o quadro de variantes linguísticas ligadas ao aspecto sociocultural,
analise os excertos a seguir, indicando o significado de cada termo destacado
de acordo com o contexto:
a – Possivelmente não iremos à festa. Lá, todos os convidados são patricinhas e mauricinhos!
b - Nossa! Como meu pai é careta! Não permitiu que eu assistisse àquele filme.
c – Os namoros resultantes da modernidade baseiam-se somente no ficar.
d – E aí mano? Estás a fim de encontrar com uma mina hoje? A parada vai bombar!
e – Aquela aula de matemática foi péssima, não saquei nada daquilo que o professor falou.
05. Examine o cartum.
O efeito de humor presente no cartum decorre, principalmente, da:
a) semelhança entre a língua de origem e a local.
b) falha de comunicação causada pelo uso do aparelho eletrônico.
c) falta de habilidade da personagem em operar o localizador geográfico.
d) discrepância entre situar-se geograficamente e dominar o idioma local.
e) incerteza sobre o nome do ponto turístico onde as personagens se encontram.
TEMA NORTEADOR: Música e Literatura no Contexto Junino.
1.ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Instruir o aluno a conhecer a obra de Fernando Pessoa através do poema: Noite de São João para além do muro do meu quintal.
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Abordagem do poema, faz menção a cultura da época, a regionalidade e a crença da população. Ele retrata a noite de São João vista de outra maneira.
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Proposta de uma atividade de análise, explorando os textos motivadores, onde se espera que o aluno confirme a absorção do conhecimento sobre o tema e reflita sobre a exclusão social, sobre a forma desumana que alguns são tratados em nosso país e também perceba que a Literatura tem esse papel de provocar o debate sobre os problemas universais, com isso despertar a sua consciência critica.
4.ATIVIDADE DE
AVALIAÇÃO / REGISTRO: Espera-se que o aluno responda as atividades, interaja no
blog e faça o registro das atividades em seu caderno, uma vez que será
solicitado a apresentação desse registro como forma de acompanhamento da
proposta.
BIOGRAFIA
DE FERNANDO PESSOA
Fernando Pessoa
(1888-1935) foi um dos mais importantes poetas em língua portuguesa, a figura
central do Modernismo português.
Fernando Pessoa nasceu
em Lisboa, Portugal, no dia 13 de junho de 1888. Aos seis anos de idade foi com
a família para a África do Sul, onde cursou o primário e o segundo grau.
Iniciou a Universidade de Capetown, mas regressou a Lisboa em 1905 e
matriculou-se no curso de Filosofia na Faculdade de Letras, porém não concluiu
o curso.
Só aos vinte anos,
Fernando Pessoa escreveu poesias e prosas em português, tendo escrito de 1902 a
1908 somente em inglês. Em 1912, estreou como crítico literário na revista
“Águia”. A partir de 1915, liderou o grupo mentor da revista “Orpheu”, que teve
uma vida curta, mas enquanto durou, Fernando Pessoa publicou poemas que
escandalizaram a sociedade conservadora da época. Os poemas “Ode Triunfal” e
“Opiário”, escritos por seu heterônimo “Álvaro de Campos”, provocaram reações
violentas levando os “orfistas” a serem apontados, nas ruas, como “loucos” e
“insanos”.
Durante sua vida, como
poeta, Fernando Pessoa era conhecido por criar múltiplas personalidades - os
heterônimos, cada um com sua vida própria, entre eles: Alberto Caeiro, Ricardo
Reis e Álvaro de Campos - o seu mais importante personagem - poeta revoltado e
inconformado com o universo que vê.
Mestre da poesia, Fernando
Pessoa mostrou muito pouco de seu talento em vida. Foi na época em que
colaborou com a revista “Presença” (1927), que sustentava a liberdade de
expressão e apregoava a emoção estética como o real objetivo do Movimento
Modernista. Além das representações poéticas dos heterônimos, há os poemas de
Fernando Pessoa, ele mesmo, como “O Nada que é Tudo”, ou ainda, os versos da
“Autopsicografia” que enunciam o mistério da criação poética que ele próprio
sentiu.
Das quatro obras que
Fernando Pessoa publicou em vida, três são em inglês: “Antinous”, “35 Sonnets”
e “Inscriptions”. Na obra “Mensagem” (1934), o poeta faz uma réplica de Os
Lusíadas a partir de uma perspectiva nacionalista mística. Atuando como um
verdadeiro sebastianista, prega a volta do rei D. Sebastião – morto na África
em 1578 – para restaurar Portugal e o Quinto Império.
Fernando Pessoa faleceu
em Lisboa, Portugal, no dia 30 de novembro de 1935, com apenas 47 anos.
·
Leia o poema com atenção e responda as
questões propostas:
Noite de São João para além do muro do meu quintal
Do lado de
cá, eu sem noite de São João.
Porque há São João onde o festejam.
Para mim há uma sombra de luz de fogueiras na noite,
Um ruído de gargalhadas, os baques dos saltos.
E um grito casual de quem não sabe que eu existo.
Porque há São João onde o festejam.
Para mim há uma sombra de luz de fogueiras na noite,
Um ruído de gargalhadas, os baques dos saltos.
E um grito casual de quem não sabe que eu existo.
(Em
12-4-1919, Poemas Inconjuntos. Poemas de Alberto Caeiro. Fernando
Pessoa, 1946 )
01- Faça
uma interpretação do poema acima? Qual o heterônimo usado por Fernando Pessoa
para assinar o poema?
02- Por
que o poeta diz no primeiro verso do poema que para ele não tem São João?
03-
Qual a relação da animação
criada por Felipe Aristimuño e o poema de Fernando Pessoa: Noite de São João para
além do muro do meu quintal ?
04-
Estamos
vivenciando um momento muito difícil nos últimos dias, relacionado à Pandemia
do Corona Vírus, dessa forma a maior prevenção contra o vírus é o isolamento
social e por conta disso nossos festejos juninos serão diferente esse ano.
Mediante a isso, você acha que esse poema pode retratar a nossa realidade
atual? Justifique sua resposta:
05- Pesquise
a origem das festas juninas no nosso país, costumes, danças, músicas, comidas
típicas e etc. Registre tudo em seu caderno.
FELIZ SÃO JOÃO!
2º ANO/LAB. LÍNGUA PORTUGUESA
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Gêneros Textuais/Charge
Laboratório: Língua Portuguesa
Carga horária: 5h
Período: De 08 a 19 de Junho
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
TEMA NORTEADOR: GÊNEROS TEXTUAIS- CHARGE.
1.ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Apresentar o aluno sobre a importância de entendermos e interpretarmos os diversos tipos de gêneros textuais, entre eles a " Charge ".
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Abordagem do gênero textual: Charge.Nessa atividade faremos a interpretação de alguns tipos de charges, de acordo com a visão do autor e do leitor.
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Proposta de uma atividade de análise, explorando os textos motivadores, onde se espera que o aluno confirme a absorção do conhecimento sobre o tema e entenda um pouco mais sobre os gêneros textuais.
TEMA NORTEADOR: GÊNEROS TEXTUAIS- CHARGE.
1.ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Apresentar o aluno sobre a importância de entendermos e interpretarmos os diversos tipos de gêneros textuais, entre eles a " Charge ".
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Abordagem do gênero textual: Charge.Nessa atividade faremos a interpretação de alguns tipos de charges, de acordo com a visão do autor e do leitor.
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Proposta de uma atividade de análise, explorando os textos motivadores, onde se espera que o aluno confirme a absorção do conhecimento sobre o tema e entenda um pouco mais sobre os gêneros textuais.
4.ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: Espera-se que o aluno responda as atividades, interaja no blog e faça o registro das atividades em seu caderno, uma vez que será solicitado a apresentação desse registro como forma de acompanhamento da proposta.
|
Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidos. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco.
Por meio da charge, o leitor tem a capacidade de compreender a dinâmica de acontecimentos ocorridos em todo o mundo. O chargista, como é chamado o profissional que desenha charges, precisa estar inteiramente familiarizado com os assuntos jornalísticos para conseguir retratar e transmitir a mensagem em um único quadro de elementos gráficos.
As charges podem ser encontradas em revistas, sites e jornais impressos. Veja que as charges não são apenas ilustrações que refletem a opinião de quem desenha, são tipos de enunciados que podem ser objeto de uma rica análise linguística.
1. Leia o texto do gênero charge e observe atentamente o que nos diz as imagens e a linguagem escrita utilizada nele; depois responda as questões propostas.
- Na charge acima, o artista satiriza:
a) O corte irregular das árvores do planeta.
b) A irracionalidade da relação entre os hábitos de consumo e a devastação do meio ambiente.
c) O uso do dinheiro para cuidados com a saúde e alimentação.
d) A poluição do meio ambiente causada pelas ações do homem.
2. De que forma o autor expressa sua crítica em linguagem não verbal?
a) Com as árvores cortadas.
b) Com a poluição do ar.
c) Com a reflexão dos pássaros.
d) Com as árvores cortadas, o caminhão carregado de troncos e as nuvens cinzentas.
3. Que detalhe da CHARGE expressa ironia?
4. Após analisar as charges disponibilizadas para essa atividade, responda as questões propostas; depois explique que relação há entre a primeira e a segunda charge dessa atividade.
As charges podem fazer uma crítica social, cultural ou política. Disponível em: http://tv-video-edc.blogspot.com
- A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque:
a) Questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento.
b) Considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais.
c) Enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
d) Descreve com precisão as sociedades humanas no mundo globalizado.
e) Concebe a rede de computadores como espaço mais eficaz para a construção de relações sociais.
- A charge em análise tem como objetivo Principal:
a) Fazer uma crítica social a partir de uma cena humorística.
b) Promover uma reflexão sobre o uso exagerado de tecnologias pelas crianças.
c) Retratar a dura realidade dos pedintes nas grandes metrópoles brasileiras.
d) Provocar uma reflexão sobre a péssima distribuição de renda no Brasil.
e) Fazer uma crítica sobre a alta taxa de natalidade nas camadas mais carentes da população.
2º ANO/LÍNGUA PORTUGUESA
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Gêneros Textuais
Laboratório: Língua Portuguesa/ Anedota
Carga horária: 5h
Data: De 25 de Maio á 08 de Junho.
Caro estudante,
Este
roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período
de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho
as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos
momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
TEMA NORTEADOR: GÊNEROS TEXTUAIS - ANEDOTA.
1.ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Apresentar o aluno sobre a importância de entendermos e interpretarmos os diversos tipos de gêneros textuais, através da exposição de uma síntese biográfica explicando o que é um gênero textual e suas classificações,dessa forma, abordaremos o gênero textual:”Anedota”.
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Abordagem da Anedota: “No Capricho” , essa atividade busca a compreensão dos alunos sobre o uso da linguagem verbal e não-verbal, relembrando assim o conteúdo anteriormente estudado em sala de aula .
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Proposta de uma atividade de análise, explorando os textos motivadores, onde se espera que o aluno confirme a absorção do conhecimento sobre o tema e saiba diferenciar um gênero textual de outro.
TEMA NORTEADOR: GÊNEROS TEXTUAIS - ANEDOTA.
1.ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Apresentar o aluno sobre a importância de entendermos e interpretarmos os diversos tipos de gêneros textuais, através da exposição de uma síntese biográfica explicando o que é um gênero textual e suas classificações,dessa forma, abordaremos o gênero textual:”Anedota”.
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Abordagem da Anedota: “No Capricho” , essa atividade busca a compreensão dos alunos sobre o uso da linguagem verbal e não-verbal, relembrando assim o conteúdo anteriormente estudado em sala de aula .
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Proposta de uma atividade de análise, explorando os textos motivadores, onde se espera que o aluno confirme a absorção do conhecimento sobre o tema e saiba diferenciar um gênero textual de outro.
4.ATIVIDADE DE
AVALIAÇÃO / REGISTRO: Espera-se que o aluno responda as atividades, interaja
no blog e faça o registro das atividades em seu caderno, uma vez que será
solicitado a apresentação desse registro como forma de acompanhamento da
proposta.
GÊNEROS TEXTUAIS
Gêneros textuais são textos que exercem uma função social
específica, ou seja, ocorrem em situações cotidianas de comunicação e
apresentam uma intenção comunicativa bem definida.
Os diferentes
gêneros textuais se adequam ao uso que se faz deles. Adequam-se,
principalmente, ao objetivo do texto, ao emissor e ao receptor da mensagem e
ao contexto em que se realiza.
Exemplos de gêneros textuais
|
Gênero Textual Anedota
A Anedota
ou Piada é um gênero textual humorístico que tem o intuito
de levar ao riso.
São textos populares que vão sendo contados em ambientes
informais, e que normalmente não possuem um autor.
Trata-se de um texto narrativo simples em que geralmente há
presença de enredo, personagens, tempo, espaço.
Características das Anedotas
As principais características das anedotas ou piadas são:
·
Narração relativamente curta;
·
Enredo simples;
·
Textos populares;
·
Serve para descontrair;
·
Autoria desconhecida;
·
Ambiente informal;
·
Linguagem simples e coloquial;
·
Humor e ambiguidade;
·
Sarcasmo e ironia;
·
Presença de discurso direto;
·
Situações cotidianas.
Tipos de Anedotas
Há diversos tipos de anedotas sendo que muitas delas utilizam
personagens caricaturados, por exemplo, a famosa piada de português, piada de
loiras, piada de sogra, dentre outras. Em todos esses exemplos, esses
personagens são destituídos de inteligência.
Além disso, elas podem utilizar um linguajar mais rude, com palavras de
baixo calão, por exemplo, as chamadas “piadas sujas”.
Esse tipo de gênero textual também pode ser ofensivo e utilizar temas preconceituosos
e racistas, por exemplo: preferência sexual, preconceito racial, social,
cultural, linguístico, religioso, dentre outros.
Leia com atenção a Anedota
abaixo:
No capricho
O Adãozinho, meu cumpade, enquanto esperava
pelo delegado, olhava para um quadro, a pintura de uma senhora. Ao entrar a
autoridade e percebendo que o cabôco admirava tal figura, perguntou: “Que tal?
Gosta desse quadro?” E o Adãozinho, com toda a sinceridade que Deus dá ao
cabôco da roça: “Mas pelo amor de Deus, hein, dotô! Que muié feia! Parece fiote
de cruis-credo, parente do deus-me-livre, mais horríver que briga de cego no
escuro.” Ao que o delegado não teve como deixar de confessar, um pouco
secamente: “É a minha mãe.” E o cabôco, em cima da bucha, não perde a linha:
“Mais dotô, inté que é uma feiura caprichada.”
BOLDRIN, R. Almanaque Brasil de Cultura Popular. São
Paulo: Andreato Comunicação e Cultura, n o 62, 2004 (adaptado).
01. Por suas características formais, por sua função e
uso, a que gênero o texto pertence?
02. De acordo com o que estudamos anteriormente,
qual o tipo de linguagem empregada nesse texto?
03. Qual a graça desse texto? Você gostou?
Mudaria alguma coisa?
04. Transforme a Anedota em uma tirinha.
05. Pesquise ou produza e escreva dois exemplos
de Anedotas:
VAMOS RIR UM POUCO!
2º ANO/LÍNGUA PORTUGUESA
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Poemas Visuais
Laboratório: Língua Portuguesa
Carga horária: 5h
Data: De 11 á 25 de Maio.
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. TEMA NORTEADOR: POEMAS VISUAIS.
1.ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Situar o aluno sobre a importância de entendermos e interpretarmos uma poesia visual, através da exposição de uma síntese biográfica explicando o que é um poema visual e suas diversas formas de ser desenvolvido,dessa forma, abordaremos o poema “ Xícara” de Fábio Sexugi.
1.ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Situar o aluno sobre a importância de entendermos e interpretarmos uma poesia visual, através da exposição de uma síntese biográfica explicando o que é um poema visual e suas diversas formas de ser desenvolvido,dessa forma, abordaremos o poema “ Xícara” de Fábio Sexugi.
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Abordagem do poema visual: “ Xícara”, essa atividade busca a compreensão dos alunos sobre o uso da linguagem verbal e não-verbal, relembrando asssim o conteúdo anteriormente estudado em sala de aula .
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Proposta de uma atividade de análise, explorando os textos motivadores, onde se espera que o aluno confirme a absorção do conhecimento sobre o tema e reflita sobre a exclusão social, sobre a forma desumana que alguns são tratados em nosso país e também perceba que a Literatura tem esse papel de provocar o debate sobre os problemas universais, com isso despertar a sua consciência crítica e motivá-lo a conhecer melhor os poemas visuais.
4.ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: Espera-se que o aluno responda as atividades, interaja no blog e faça o registro das atividades em seu caderno, uma vez que será solicitado a apresentação desse registro como forma de acompanhamento da proposta.
POEMAS VISUAIS
Um dos principais intuitos da poesia é a expressão de sentimentos, independente da forma de apresentação. O que são poemas visuais? A poesia visual, como o próprio nome nos indica, é aquela onde os recursos visuais são abundantemente explorados, embora eles não excluam outras possibilidades literárias, sejam elas sonoras ou verbais, por exemplo. Mas de modo geral, a sua característica predominante é o uso dos elementos, como o próprio nome diz, visuais. Ou seja, tudo aquilo que dá ideia de movimento e dinamicidade.
Fábio Alexandro Sexugi
É mestre em Sociedade e Desenvolvimento pela Unespar, com graduação em Letras pela Fecilcam e especialização lato sensu em Educação Especial LIBRAS e em Língua Portuguesa e Literaturas. É professor da educação básica da rede municipal de Peabiru /PR, onde atuou como secretário municipal de Educação entre 2013 e 2015. Com experiência no ensino da língua italiana, leciona no Centro de Línguas da Unespar. Desde 2008, é professor colaborador de Língua Latina pelo Colegiado de Letras da Unespar. Poeta premiado no Brasil, em Portugal, no Uruguai e na Itália, ocupa desde 2014 a cadeira № 7 da Academia Mourãoense de Letras e possui poemas concretos publicados em diversos livros didáticos. Membro do Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder, tem pesquisado sobre a eleitoralização da Renovação Carismática Católica (RCC), por meio da atuação do Ministério Fé e Política (MFP) no Paraná.
De forma bem simples, pequena e breve, exatamente como um cafezinho, o Poema Xícara de Fábio Sexugi, desperta uma leitura charmosa e delicada através da extrema simplicidade e criatividade na estrutura poética encontrada nesse conjunto organizado de palavras.
Esse poema conquistou, em 2008, o primeiro lugar no Concurso Nacional de Poesia Caleidoscópio, concorrendo com quase 200 outras poesias.
Confira por que ele é tão gostoso como um cafezinho:
Leia com atenção o Poema abaixo:
01. Observando a imagem e o conteúdo do texto, o que podemos entender? E você, particularmente gosta de café? Justifique sua resposta:
02. Trata-se de um texto verbal, não-verbal ou de linguagem mista
( verbal e não-verbal)?
03. A qual gênero textual ele pertence?
04. Literatura é arte de escrever o belo, dessa forma use sua criatividade e produza uma poesia visual:
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Contos da Literatura Brasileira
Laboratório: Aprendizagem de Língua Portuguesa
Carga horária: 5h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Analise atentamente os
elementos motivadores antes de tentar responder as questão, assista ao vídeo
sobre a construção da figura de Millôr Fernandes na Literatura Brasileira, leia
o conto “Um dia de cão” e siga este roteiro de estudo para cumprir as suas
responsabilidades dentro do prazo estabelecido.
ATIVIDADE PRINCIPAL: Veja a relação entre os elementos
motivadores, analise o conto proposto, aproveite a observação feita sobre o
gênero textual em questão, releia o conto e procure acompanhar e se envolver na
história, retirando dela as relações comuns com a sua vida, fazendo uma
reflexão sobre a sua forma de agir e
pensar, busque, na leitura, uma possibilidade de melhorar o seu corintiano,
pois a construção literária é baseada em experiência.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Explore os textos motivadores,
confirme a absorção do conhecimento sobre o tema, através da elaboração do
exercício. Não tente responder as questões antes de se apropriar das
informações contidas neste roteiro e também na atividade. Todas as questões
estão direcionadas à análise do conto e às informações contidas no vídeo, bem
como no repertório pessoal, em sua bagagem de conhecimento. Tire todas as suas
dúvidas durante os encontros no blog para o seu laboratório.
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: Espera-se que o aluno
responda as atividades, interaja no blog e faça o registro das atividades em
seu caderno, uma vez que será solicitado a apresentação desse registro como
forma de acompanhamento da proposta.
CONTOS DA
LITERATURA BRASILEIRA
UM DIA
DE CÃO
Millôr Fernandes
Chegou em casa pelas últimas. Não aguentava mais. Jogou a pasta no chão da sala, jogou-se ele próprio em cima do sofá sem nem tirar o paletó e, quando o filho entrou vindo da rua, estranhando ele ali, desolado, na semiescuridão da sala, perguntou, assustado: “Que é que foi, papai, o senhor tem alguma coisa?”. Ele, pela primeira vez na vida desabafou, atirou tudo que tinha dentro de si em cima do garoto de oito anos, de olhos arregalados: “Ah, meu filho, coitado de teu pai: foi um dia terrível! Eu e a tua mãe, você sabe, ela te telefonou, logo de manhã assinamos o desquite. Eu esperava que o juiz mandasse dar a ela 6.000 por mês mas ele decretou 12.000 e eu ainda tive que pagar, na hora, todas as despesas do advogado, meu e dela: 83.000,73 cruzeiros. Assinei ali mesmo uns cheques pré-datados que ambos os advogados aceitaram.
“Ao sair, batido, descobri, na rua, que meu carro tinha sido rebocado. Quando consegui localizar o carro na inspetoria, os desgraçados tinham, ao rebocá-lo, amassado toda a frente e quebrado a caixa de mudança. Mas disseram que é assim mesmo, que isso às vezes acontece. Paguei multa, reboque, seguro obrigatório atrasado, fiz novo exame de vista – de agora em diante vou ter de guiar com óculos – e deixei o carro na oficina, pra consertar.
“Quando cheguei ao escritório soube que vão mesmo desapropriar o prédio por causa do metrô, tendo que me mudar em quinze dias. Minha secretária, grávida de seis meses, que só estava esperando essa decisão, demitiu-se na mesma hora.
“Do laboratório, o médico telefonou e disse que tenho que tomar muito cuidado com a minha pressão porque, com minha diabete e um princípio de anemia, qualquer coisa no coração pode ser fatal. Liguei pro meu corretor pra vender umas ações a fim de pagar todas as despesas do dia, mas ele me disse, aborrecido, que a corretora tinha sofrido uma intervenção devido a inúmeras irregularidades, inclusive desfalques. Eu então resolvi não trabalhar mais – na verdade não tinha trabalhado nada – e vir para casa, mas não consegui nem um táxi porque começou a chover torrencialmente.
“Vim a pé da cidade até aqui, embaixo da maior chuva, mas, quando cheguei aí na esquina, lembrei-me de que tinha esquecido as chaves no escritório. Aí eu não aguentei e comecei a chorar em plena rua. Ah, meu filho, foi o dia mais terrível da minha vida!”
O menino, tristíssimo, perguntou apenas: “Mas, papai, quando é assim, por que é que o senhor não muda de canal?”
MORAL DA HISTÓRIA: A SALVAÇÃO ESTÁ NA TECNOLOGIA.
http://www.tirodeletra.com.br/conto/MillorFernandes-vidadecao.htm acesso em 23 de abril
de 2020.
QUESTÕES
Para compreender melhor a proposta
apresentada, assista ao vídeo, leia o texto e descubra um pouco mais sobre o
autor do conto “Um dia de cão”.
Aproveito também para dizer que a característica do conto é de poucos personagens;
ambiente ou cenário limitado ; acontece em espaço de tempo curto e, normalmente,
apresenta um final inesperado.
1.Quais foram as características
apresentadas no vídeo, sobre Millôr Fernandes,
que mais chamaram a sua atenção? Qual o sentido da frase do autor “A
felicidade está na vida cotidiana e, quanto antes se percebe isso, menos se
espera e mais se aproveita”? Você concorda com essa ideia? Explique.
2. Considerando as orientações
sobre os elementos que caracterizam o conto como gênero literário, identifique,
no texto lido, esses elementos e verifique se realmente o texto “Um dia de cão”
se encaixa nessas qualidades.
a. Existem poucos personagens?
Quais são?
b. O espaço onde acontece a
história é limitado? Em que local os fatos se desenrolam?
c. Toda a narração demora a
acontecer? Quanto tempo estimado poderia levar para acontecer desde a chegado
do pai até a fala do filho?
d. O fim do conto já era previsto
por você, ou aconteceu algo diferente do normal?
3. A construção do texto tenta nos
levar ao nível máximo de estresse, envolvendo o leitor na história narrada, de
tal forma, que parecemos viver toda a angústia do personagem, cada parágrafo
representa uma situação comum, que poderia ter acontecido com qualquer um de
nós. Dentre os problemas vividos pelo personagem pai, qual você considera o
pior? Por quê?
4. No fim do conto, depois de ouvir
todas as lamentações do pai, o menino aponta uma solução para a questão. Que
solução foi essa? Existe coerência nela? Houve maldade na pergunta do garoto?
Apenas respostas??
ResponderExcluirThays, como serão muitas atividades, é importante que você copie também as perguntas, pois facilitará na correção. Colocar a data e separar por laboratório são atitudes que ajudarão nessa organização.
ExcluirSim. Coloque as referências do laboratório e respostas em seu caderno. Há orientações (vídeo) na página principal. Monte também o seu diário de bordo.
ResponderExcluirO vídeo não quer abrir 😐
ResponderExcluirVerifique sua conexão com a internet. Os vídeos estão funcionando.
ExcluirGabriella Beatriz- 2b
ResponderExcluirLuis Miguel 2°D
ResponderExcluirMikael Vanderson
ResponderExcluir2°A
BOM DIA, meninos e meninas, ainda estamos aqui para auxiliá-los em suas dúvidas, é fundamental que vocês organizem os cadernos conforme foi orientado, dividindo por laboratórios, respondam as atividades, colocando as datas de cada uma e acompanhando as orientações para não acumular essas atividades. A partir desta semana vocês terão o suporte de professores todos os dias da semana, é só procurar acompanhar e fazer uso deste recurso. Pode mandar as dúvidas que faremos questão de atendê-los. Na próxima semana, já serão postadas novas atividades, por isso, é legal não deixar nada pendente.
ResponderExcluirBoa tarde. Quando novas atividades serão publicadas?
ResponderExcluirMateus gabriel 2D
ResponderExcluirBom dia! Estamos aqui para tirar suas dúvidas, qualquer coisa deixe um comentário que te respondemos.
ResponderExcluirProfessora: Raquel Lima
Não entendi,e não sei a resposta da 4° questão da 2° atividade.
ExcluirE O Nosso Dinheiro?
ResponderExcluirÉ mesmo cade ?
Excluirandressa de oliveira 2A
ResponderExcluirOlá. Gostaria de saber quais são os termos destacados (questão quatro). A questão inteira está em roxo. Dá para ter uma ideia de quais são as gírias, mas e se não forem as que estou pensando?
ResponderExcluir