2º ANO/CLUBE DO LIVRO
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Cinema e Literatura
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 5h
Período: De 06 a 20 de Julho
Caro estudante,
Este
roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este
período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e
empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor,
nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de
bordo.
TEMA NORTEADOR: Cinema e Literatura.
1.ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Mostrar aos alunos que cinema também é Literatura e que grandes peças de teatros, filmes e novelas foram baseados nas obras de grandes autores da Literatura Brasileira.
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Abordagem do filme: “ O Auto da Compadecida” filme baseado na obra de Ariano Suassuna, que retrata muito o povo nordestino e faz menção da literatura de cordel, do gênero comédia e traços do barroco católico brasileiro. A obra mistura cultura popular e tradição religiosa.
TEMA NORTEADOR: Cinema e Literatura.
1.ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Mostrar aos alunos que cinema também é Literatura e que grandes peças de teatros, filmes e novelas foram baseados nas obras de grandes autores da Literatura Brasileira.
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Abordagem do filme: “ O Auto da Compadecida” filme baseado na obra de Ariano Suassuna, que retrata muito o povo nordestino e faz menção da literatura de cordel, do gênero comédia e traços do barroco católico brasileiro. A obra mistura cultura popular e tradição religiosa.
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Proposta de uma atividade de análise, explorando os textos motivadores, onde se espera que o aluno confirme a absorção do conhecimento sobre o tema e reflita sobre o filme num contexto literário e também perceba que a Literatura tem esse papel de provocar o debate sobre os problemas universais, com isso despertar a sua consciência crítica e motivá-lo a conhecer melhor as obras que se tornaram grandes filmes e até os dias de hoje estão no cinema.
4.ATIVIDADE DE
AVALIAÇÃO / REGISTRO: Espera-se que o aluno responda as atividades, interaja
no blog e faça o registro das atividades em seu caderno, uma vez que será
solicitado a apresentação desse registro como forma de acompanhamento da
proposta.
BIOGRAFIA
DE ARIANO SUASSUNA
Ariano Suassuna foi escritor e dramaturgo brasileiro,
autor do Auto da
Compadecida, considerada sua obra prima que foi adaptada para o
cinema e televisão.
Além de escritor renomado e um dos maiores do
Brasil, Ariano foi professor e idealizador do Movimento Armorial que valorizou
as artes populares.
Nesse movimento, os artistas tinham o intuito
de criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste.
Suassuna foi ocupante da cadeira nº 32 na
Academia Brasileira de Letras (eleito em 1989). Também foi membro da Academia
Pernambucana de Letras (a partir de 1993) e da Academia Paraibana de Letras
(eleito em 2000).
Ariano Vilar Suassuna nasceu
em 16 de junho de 1927, na cidade de João Pessoa, Paraíba.
Ariano Suassuna faleceu em 23 de julho de 2014, no Recife, Pernambuco, vítima
de uma parada cardíaca.
Isso ocorreu depois de ter sido internado com
um AVC (acidente vascular cerebral). O escritor paraibano tinha 87 anos.
Suassuna escreveu ensaios, romances, dramaturgias e
poemas. A maior parte de sua obra está relacionada com os elementos
nordestinos.
Assim, Suassuna explora a fala regional e parte do
folclore brasileiro. O escritor possui uma vasta obra das quais merecem
destaque:
·
Uma Mulher Vestida de Sol (1947)
·
Cantam as Harpas de Sião ou O Desertor de Princesa
(1948)
·
Os Homens de Barro (1949)
·
Auto de João da Cruz (1950)
·
Torturas de um Coração (1951)
·
O Castigo da Soberba (1953)
·
O Rico Avarento (1954)
·
Auto da Compadecida (1955)
·
O Casamento Suspeitoso (1957) ...
FILME: O AUTO DA COMPADECIDA
Direção: Guel Arraes
SINOPSE E DETALHES
As
aventuras dos nordestinos João Grilo (Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre
e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam
pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do
pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece
com a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro). Adaptação da obra de
Ariano Suassuna.
01 – Quem é o protagonista do filme?
02- Marque abaixo a opção que contém
as características do protagonista:
a) Calculista,
interesseiro, falso.
b) Esperto,
engenhoso, mentiroso.
c) Vaidoso,
esperto, falso.
d) Falso,
trabalhador, interesseiro.
e) Nenhuma
das alternativas anteriores.
03– De que
personagem você mais gostou? Qual a parte do filme que mais atraiu a sua
atenção?Justifique sua resposta:
04-
– Em que cidade se passa toda a
história?
a) Glória
do Goitá.
b) Cabaceiros.
c) Taperoá.
d) Jaboatão
dos Guararapes.
e) Crato.
05-
No julgamento, dois personagens são absolvidos por
serem considerados vítimas da seca que castiga a região. Quais são eles?
a) O
padeiro e sua mulher.
b) Chicó
e João Grilo.
c) O
Padre e o Bispo.
d) Severino
e o cangaceiro.
e) Manuel
e Encourado.
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2º ANO/CLUBE DO LIVRO
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Música e Literatura
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 5h
Período: De 22 de Junho a 06 de Julho
Caro estudante,
Este
roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este
período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e
empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o
professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e
diário de bordo.
TEMA NORTEADOR:Música e Literatura.
1.ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Explicar o aluno que música também é literatura, e nessa atividade iremos abordar um dos grandes nomes da música popular brasileira: Vinicius de Moraes com o poema Eu sei que vou te amar.
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Abordagem do poema: Eu sei que vou te amar, Faz menção ao amor incondicional do eu lírico por sua amada, ele retrata sua fidelidade a amada mesmo em meio as adversidades da vida.
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Proposta de uma atividade de análise, explorando os textos motivadores, onde se espera que o aluno confirme a absorção do conhecimento sobre o tema e reflita sobre música num contexto literário e também perceba que a Literatura tem esse papel de provocar o debate sobre os problemas universais, com isso despertar a sua consciência crítica e motivá-lo a conhecer melhor os poemas que se tornaram grandes e famosas canções.
TEMA NORTEADOR:Música e Literatura.
1.ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Explicar o aluno que música também é literatura, e nessa atividade iremos abordar um dos grandes nomes da música popular brasileira: Vinicius de Moraes com o poema Eu sei que vou te amar.
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Abordagem do poema: Eu sei que vou te amar, Faz menção ao amor incondicional do eu lírico por sua amada, ele retrata sua fidelidade a amada mesmo em meio as adversidades da vida.
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Proposta de uma atividade de análise, explorando os textos motivadores, onde se espera que o aluno confirme a absorção do conhecimento sobre o tema e reflita sobre música num contexto literário e também perceba que a Literatura tem esse papel de provocar o debate sobre os problemas universais, com isso despertar a sua consciência crítica e motivá-lo a conhecer melhor os poemas que se tornaram grandes e famosas canções.
4.ATIVIDADE DE
AVALIAÇÃO / REGISTRO: Espera-se que o aluno responda as atividades, interaja
no blog e faça o registro das atividades em seu caderno, uma vez que será
solicitado a apresentação desse registro como forma de acompanhamento da
proposta.
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Biografia de Vinicius de Moraes
Vinicius
de Moraes (1913-1980) foi um poeta e compositor brasileiro. "Garota de
Ipanema", feita em parceria com Antônio Carlos Jobim, é um hino da música
popular brasileira.
Além
de ter sido um dos mais famosos compositores da música popular brasileira e um
dos fundadores, nos anos 50, do movimento musical Bossa Nova, foi também
importante poeta da Segunda Fase do Modernismo. Foi também dramaturgo e diplomata.
Marcus
Vinicius Melo Morais, conhecido como Vinicius de Moraes, nasceu no Rio de
Janeiro, no dia 19 de outubro de 1913. Filho do funcionário público e poeta
Clodoaldo Pereira da Silva e da pianista Lídia Cruz desde cedo já mostrava
interesse por poesia.
Ingressou
no colégio jesuíta Santo Inácio onde fez os estudos secundários.
Entrou para o coral da igreja onde desenvolveu suas habilidades musicais.
Em 1928 começou a fazer as primeiras composições musicais.
Conheça também os principais poemas de
Vinicius de Moraes:
·
A uma mulher (1933)
·
Soneto de separação (1938)
·
Ternura (1938)
·
Pátria minha (1949)
·
A felicidade
·
Soneto de amor total (1951)
·
A rosa de Hiroshima (1954)
·
Receita de mulher (1959)
·
Poema dos olhos da amada (1959)
·
O verbo no infinito (1962)
·
A arca de Noé (1970)
Veja ainda os principais livros de poesia de
Vinicius de Moraes:
·
Forma e exegese (1935)
·
Ariana, a mulher (1936)
·
Cinco elegias (1943)
·
Poemas, sonetos e baladas (1946)
·
Antologia poética (1954)
·
Livro de sonetos (1957)
·
A arca de Noé (1970
Eu
sei que vou te amar
Eu
sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente
Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente
Eu sei que vou te amar
E
cada verso meu será pra te dizer
Que eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida
Que eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida
Eu
sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar,
Mas cada volta tua há de apagar
O que essa ausência tua me causou
A cada ausência tua eu vou chorar,
Mas cada volta tua há de apagar
O que essa ausência tua me causou
Eu
sei que vou sofrer
A eterna desventura de viver a espera
De viver ao lado teu
Por toda a minha vida.
A eterna desventura de viver a espera
De viver ao lado teu
Por toda a minha vida.
Os
versos de Eu sei que vou te amar são
categóricos: o eu-lírico afirma que até o final da sua vida estará apaixonado
pela amada. Ele descreve a relação como uma constância em meio as
instabilidades da vida e garante que, até os seus últimos dias, irá ser fiel e
declarará o seu amor.
Nos
momentos de tristeza o sujeito também sugere que irá sofrer quando a amada
estiver ausente, sublinhando que contará com a presença dela dentro de si ainda
que ela não possa estar junto fisicamente. A composição é digna de um
apaixonado, que oferece entrega total e absoluta, disponibilidade para a
relação a dois e devoção sem fim à amada.
Eu
sei que vou te amar virou música através de uma parceria realizada com Tom
Jobim:
·
Após a leitura do poema: Eu sei que vou te
amar de Vinicius de Moraes, responda as questões propostas:
0 1- Do que se trata essa linda canção?
0 2- Quando é feita um estudo de texto como esse é
necessário pensar na questão cultural que está inserido o autor para entender
detalhes da obra? Esse processo é percebido neste texto de Vinicius? Por
exemplo, o amor exagerado, nos dias atuais também existe amor desse jeito?
1 3- O que torna essa composição sofisticada e ao mesmo tempo popular?
0' 4- Apesar de todo romantismo na letra, por que o
eu lírico sofre a cada despedida?
5- O eu lírico dessa canção é correspondido no
amor? Justifique a sua resposta com versos do poema.
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Obras de Escritores Negros
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 5h
Período: De 08 a 19 de Junho de 2020
Período: De 08 a 19 de Junho de 2020
Caro estudante,
Este
roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este
período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e
empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o
professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e
diário de bordo.
TEMA NORTEADOR: OBRAS DE ESCRITORES NEGROS.
1.ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Instruir o aluno sobre a importância de estudarmos poemas e obras de autores Negros, através da exposição de uma síntese biográfica do autor: José Craveirinha e de um de seus famosos poemas: Reza, Maria.
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Abordagem do poema “ Reza, Maria, o qual trata um pouco do sofrimento do povo Moçambicano e do preconceito e descaso que sofrem até os dias atuais.
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Proposta de uma atividade de análise, explorando os textos motivadores, onde se espera que o aluno confirme a absorção do conhecimento sobre o tema e reflita sobre a exclusão social, sobre a forma desumana que alguns são tratados em nosso país e também perceba que a Literatura tem esse papel de provocar o debate sobre os problemas universais, com isso despertar a sua consciência crítica e motivá-lo a conhecer melhor a literatura de cordel.
TEMA NORTEADOR: OBRAS DE ESCRITORES NEGROS.
1.ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Instruir o aluno sobre a importância de estudarmos poemas e obras de autores Negros, através da exposição de uma síntese biográfica do autor: José Craveirinha e de um de seus famosos poemas: Reza, Maria.
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Abordagem do poema “ Reza, Maria, o qual trata um pouco do sofrimento do povo Moçambicano e do preconceito e descaso que sofrem até os dias atuais.
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Proposta de uma atividade de análise, explorando os textos motivadores, onde se espera que o aluno confirme a absorção do conhecimento sobre o tema e reflita sobre a exclusão social, sobre a forma desumana que alguns são tratados em nosso país e também perceba que a Literatura tem esse papel de provocar o debate sobre os problemas universais, com isso despertar a sua consciência crítica e motivá-lo a conhecer melhor a literatura de cordel.
4.ATIVIDADE DE
AVALIAÇÃO / REGISTRO: Espera-se que o aluno responda as atividades, interaja
no blog e faça o registro das atividades em seu caderno, uma vez que será
solicitado a apresentação desse registro como forma de acompanhamento da
proposta.
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BIOGRAFIA
DE JOSÉ CRAVEIRINHA
Nasceu em Maputo,
Moçambique, em 28/05/1922. Jornalista e poeta. Tornou-se o primeiro autor
africano a receber o Prêmio Camões. Como jornalista, trabalhou Na Imprensa
Nacional e colaborou nos periódicos moçambicanos: O Brado Africano, Caliban,
Notícias da Tarde, Voz de Moçambique, Notícias da Beira, Diário de Moçambique e
Voz Africana. Ficou preso durante 5 anos (1965-1969) e devido a problemas
políticos, utilizou diversos pseudônimos: Mario Vieira, J. Cravo, Jesuino Cravo
e Abilio Cossa. Após a independência de Moçambique, foi membro da
FRELIMO-Frente de Libertação de Moçambique e presidiu a Associação Africana.
Além do Prêmio Camões, recebeu o Prêmio Alexandre Dáskalos, o Prêmio
Nacional, na Italia e o Prêmio Lótus, da Associação Afro-Asiática de
Escritores. Foi o primeiro presidente Associação dos Escritores
Moçambicanos, ente 1983 1987. Quando faleceu em 2003, foi instituido o Prêmio
José Craveirinha de Literatura. Principais obras: Xibugo (1964), Cântico
a um Dio de Catrane, (1966), Karingana Ua Karingana,
(1974), Cela 1 (1980) e Maria (1988).
Leia com atenção o poema
abaixo:
Reza,
Maria
Suam no
trabalho as curvadas bestas
e não são bestas
são homens, Maria!Corre-se a pontapés os cães na fome dos ossos
e não são cães
são seres humanos, Maria!
Feras matam velhos, mulheres e crianças
e não são feras, são homens
e os velhos, as mulheres e as crianças
são os nossos pais
nossas irmãs e nossos filhos, Maria!
Crias morrem á míngua de pão
vermes na rua estendem a mão a caridade
e nem crias nem vermes são
mas aleijados meninos sem casa, Maria!
Do ódio e da guerra dos homens
das mães e das filhas violadas
das crianças mortas de anemia
e de todos os que apodrecem nos calabouços
cresce no mundo o girassol da esperança
Ah! Maria
põe as mãos e reza.
Pelos homens todos
e negros de toda a parte
põe as mãos
e reza, Maria!
(José
Craveirinha)
01-Através
da análise do poema é possível trabalhar a forma de exploração dos
colonizadores, a violência imposta, os massacres à população local, o descaso
das organizações internacionais com a África e a degradação do ser humano com
tal situação. Quais outros aspectos você analisou que o poeta quis retratar?
02- Mediante a
leitura do poema, quem você acha que é a “ Maria “ que ele cita?
03- Quais figuras de Linguagens estão presentes neste
poema. Destaque-as:
04- A religião
em si, é algo muito marcante na vida de todas as pessoas. Sabemos, porém, que
existe muito preconceito com relação aos variados tipos de religiões. De que
forma poderíamos diminuir esse tipo de preconceito? Quais os tipos de religiões
trazidas pelos Negros para o nosso país?
05- Moçambique
é um país do continente Africano, terra Natal do nosso autor” José Craveirinha
“. Pesquise um pouco mais de sua história, destacando sua população, religião,
costumes e economia. Registre tudo em seu caderno.
Assista os vídeos abaixo para conhecer melhor o povo de Moçambique.
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Clássicos da Literatura Brasileira
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 5h
Data: De 25 de Maio á 08 de Junho.
Caro estudante,
Este
roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período
de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho
as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos
momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
TEMA NORTEADOR: CLÁSSICOS DA LITERATURA BRASILEIRA.
1.ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Apresentar o aluno sobre a importância de entendermos e interpretarmos os Clássicos da Literatura Brasileira, através da exposição de uma síntese biográfica explicando a obra de Aluísio de Azevedo “ O Cortiço “ e explorando um pouco da biografia do autor.
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Abordagem do Romance: “ O Cortiço”, essa atividade busca a compreensão dos alunos sobre as Características dos movimentos literários, relembrando asssim o conteúdo anteriormente estudado em sala de aula .
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Proposta de uma atividade de análise, explorando os textos motivadores, onde se espera que o aluno confirme a absorção do conhecimento sobre o tema e reflita sobre a exclusão social, sobre a forma desumana que alguns são tratados em nosso país e também perceba que a Literatura tem esse papel de provocar o debate sobre os problemas universais, com isso despertar a sua consciência crítica e motivá-lo a conhecer melhor os poemas visuais.
TEMA NORTEADOR: CLÁSSICOS DA LITERATURA BRASILEIRA.
1.ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Apresentar o aluno sobre a importância de entendermos e interpretarmos os Clássicos da Literatura Brasileira, através da exposição de uma síntese biográfica explicando a obra de Aluísio de Azevedo “ O Cortiço “ e explorando um pouco da biografia do autor.
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Abordagem do Romance: “ O Cortiço”, essa atividade busca a compreensão dos alunos sobre as Características dos movimentos literários, relembrando asssim o conteúdo anteriormente estudado em sala de aula .
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Proposta de uma atividade de análise, explorando os textos motivadores, onde se espera que o aluno confirme a absorção do conhecimento sobre o tema e reflita sobre a exclusão social, sobre a forma desumana que alguns são tratados em nosso país e também perceba que a Literatura tem esse papel de provocar o debate sobre os problemas universais, com isso despertar a sua consciência crítica e motivá-lo a conhecer melhor os poemas visuais.
4.ATIVIDADE DE
AVALIAÇÃO / REGISTRO: Espera-se que o aluno responda as atividades, interaja
no blog e faça o registro das atividades em seu caderno, uma vez que será
solicitado a apresentação desse registro como forma de acompanhamento da
proposta.
|
O
CORTIÇO
O Cortiço é um romance naturalista do brasileiro Aluísio Azevedo publicado em 1890 que denuncia a exploração
e as péssimas condições de vida dos moradores das estalagens ou dos cortiços
cariocas do final do século XIX.
A obra
descreve a ascensão social do comerciante português João Romão, dono de uma
venda, uma pedreira e um cortiço,
próximo ao sobrado de um patrício endinheirado,
o comendador Miranda.
A rivalidade entre os dois aumenta à medida que cresce o número de casinhas do
cortiço, alugadas, na sua maioria, pelos empregados da pedreira, que também
fazem compras na venda de João Romão, que, desse modo passa a enriquecer
rapidamente. Com a intenção obsessiva de tornar-se rico, João Romão economiza
cada moeda e explora quem quer que seja sempre que tem oportunidade, como o faz
com a escrava fugida
chamada Bertoleza que o auxilia no trabalho duro e para quem ele forjou
um documento de alforria.
O sonho de João Romão é adquirir prestígio social, como seu
patrício Miranda. Este, à medida que o vendeiro vai enriquecendo, passa a
considerar a possibilidade de oferecer-lhe a mão de sua filha, Zulmira; assim
um amigo em comum, Botelho, se faz de intermediário das negociações e tudo fica
arranjado. João Romão fica noivo de Zulmira, alcançando assim um patamar mais
alto na escala social. O único inconveniente é a escrava
Bertoleza, que não aceita ser descartada, para qual João Romão arma um plano:
denuncia Bertoleza como escrava fugida a seu verdadeiro dono que vai com a
polícia prendê-la. João Romão faz de conta que não sabe de nada e a entrega.
Bertoleza percebe que Romão, sem coragem de mandá-la embora ou de matá-Ia,
preparou essa armadilha para devolvê-la ao cativeiro, desesperada, ela se mata.
A narração
desses fatos da vida de João Romão entrelaça-se com a narração de vários
episódios dos moradores do cortiço, cuja luta pela
sobrevivência é dura e cruel. O caso de Jerônimo é exemplar da
visão naturalista de Azevedo, Jerônimo é um operário português
contratado por João Romão para trabalhar na pedreira, é sério e honesto, casado
com Piedade, também portuguesa. Eles têm uma filha criança e vivem bem como
família. Mas no cortiço, Jerônimo começa a sofrer influência daquele ambiente desregrado
então apaixona-se pela mulata Rita Baiana, por ela, mata um rival e abandona a
família.
Acompanhando
a evolução social de João Romão, o cortiço também se desenvolve, principalmente
depois de um grande incêndio, quando passa por reformas e transforma-se na
"Avenida São Romão", com melhor aparência e uma população mais
ordeira. A população mais baixa e miserável se transfere para outro cortiço, o
"Cabeça de Gato", mantendo-se assim a engrenagem do sistema social em
que predomina a lei do mais forte.
ALUÍSIO
AZEVEDO
Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo foi um
romancista, contista, cronista, diplomata, caricaturista e jornalista
brasileiro; além de desenhista e pintor.
Nascimento: 14 de abril de
1857, São Luís, Maranhão
Falecimento: 21 de janeiro de
1913, La Plata, Argentina
LEIA COM ATENÇÃO O FRAGMENTO DO TEXTO ABAIXO:
O CORTIÇO (Aluísio de Azevedo)
Estalagem de São
Romão. Alugam-se casinhas e tinas para lavadeiras.” As casinhas eram alugadas
por mês e as tinas por dia; tudo pago adiantado. O preço de cada tina, metendo
a água, quinhentos réis; sabão à parte. As moradoras do cortiço tinham
preferência e não pagavam nada para lavar. (...)
E aquilo se foi constituindo numa grande lavanderia, agitada e barulhenta, com as suas cercas de varas, as suas hortaliças verdejantes e os seus jardinzinhos de três e quatro palmos, que apareciam como manchas alegres por entre a negrura das limosas tinas transbordantes e o revérbero das claras barracas de algodão cru, armadas sobre os lustrosos bancos de lavar. E os gotejantes jiraus, cobertos de roupa molhada, cintilavam ao sol, que nem lagos de metal branco.
E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, e multiplicar-se como larvas no esterco.
E aquilo se foi constituindo numa grande lavanderia, agitada e barulhenta, com as suas cercas de varas, as suas hortaliças verdejantes e os seus jardinzinhos de três e quatro palmos, que apareciam como manchas alegres por entre a negrura das limosas tinas transbordantes e o revérbero das claras barracas de algodão cru, armadas sobre os lustrosos bancos de lavar. E os gotejantes jiraus, cobertos de roupa molhada, cintilavam ao sol, que nem lagos de metal branco.
E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, e multiplicar-se como larvas no esterco.
(O Cortiço.
São Paulo, Ática, 1997)
01. De acordo com a leitura do Fragmento acima, entendemos que trata-se de
um Romance Urbano ou rural? Justifique sua resposta:
02. Quais as principais características do Romance “ O Cortiço “?
03. Em
qual cidade a história se passa?
04. Nos dias atuais podemos observar lugares como
o que o autor retrata? No bairro onde você mora existe locais assim? Como são
chamados? Você acha que é parecido com as características do Cortiço?
05. Imagine como seria esse cortiço nos dias de
hoje e crie um pequeno texto , destacando personagens e dando vida ao lugar. Se
você quiser também pode ilustrá-lo.
Assista ao filme:
2º ANO/CLUBE DO LIVRO
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Literatura de Cordel
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 5h
Data: De 11 á 25 de Maio.
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
TEMA NORTEADOR: LITERATURA DE CORDEL.
1.ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Situar o aluno quanto a relevância de Jorge Calheiros e sua obra para a Literatura Alagoana, através da exposição de uma síntese biográfica e de um cordel seu, chamado: O Encontro de Tancredo com São Pedro lá no céu.
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Abordagem do Cordel “ O ECONTRO DE TANCREDO COM SÃO PEDRO “ Faz Menção a política da época, a regionalidade e a crença da população. Ele retrata a luta do presidente que na época era Tancredo Neves.
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Proposta de uma atividade de análise, explorando os textos motivadores, onde se espera que o aluno confirme a absorção do conhecimento sobre o tema e reflita sobre a exclusão social, sobre a forma desumana que alguns são tratados em nosso país e também perceba que a Literatura tem esse papel de provocar o debate sobre os problemas universais, com isso despertar a sua consciência crítica e motivá-lo a conhecer melhor a literatura de cordel.
4.ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: Espera-se que o aluno responda as atividades, interaja no blog e faça o registro das atividades em seu caderno, uma vez que será solicitado a apresentação desse registro como forma de acompanhamento da proposta.
LITERATURA DE CORDEL
A literatura de cordel é entendida como uma poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura. Esta chegou ao Brasil no século XVIII, através dos portugueses e, aos poucos, foi se tornando cada vez mais popular. Vendidos em pequenas lojas de mercados populares, o cordel ganhou esse nome, pois eram expostos ao povo amarrados em cordões. Os cordéis ou folhetos fazem grande sucesso em Estados como Pernambuco, Ceará, Alagoas, Paraíba e Bahia. Este sucesso ocorre em função, além, do preço baixo, do tom humorístico de muitos deles e também por retratarem fatos da vida cotidiana da cidade ou da região. Como por exemplo: festas, política, secas, disputas, brigas, milagres, vida dos cangaceiros, atos de heroísmo, milagres, morte de personalidades etc. Os folhetos, também, podem contar um fato isolado, como por exemplo: um boato (contado de forma divertida). Muitos revelam a realidade desesperadora, o exagero, os mitos, as lendas. Os folhetos eram facilmente vendidos, pois custava pouco e, como eram escritos, na maioria das vezes, por pessoas de pouca instrução trazia uma linguagem popular, acessível. Seus versos eram recitados e, em algumas vezes, acompanhados pelo violão. Muitas vezes se tornavam mais populares e superiores do que os jornais.
Jorge Calheiros (08/08/1939)
Nasceu na cidade de Pilar, em Alagoas, no dia 08 de agosto de 1939. Ainda garoto, por volta dos 10 anos, ajudava o seu pai e os três irmãos a catar madeira no meio da mata para fazer carvão, depois vendido no comércio de Pilar. Foi nesta época em que teve o primeiro contato com a literatura de cordel, ao redor de uma fogueira, à noite, onde os meninos se reuniam para assistir, fascinados, contações de histórias.
Com familiaridade crescente com a literatura oral, era natural que Jorge acabasse tendo vontade de desenvolver sua própria produção poética. No entanto, a urgência de ter seu ganha-pão o obrigou a abdicar do seu talento. Aos 11 anos, trabalhou, com carteira assinada, na construção do Edifício Brêda e, aos 12, foi empregado de uma fábrica de tecidos em Fernão Velho. Em busca de melhores condições de vida, o mestre cordelista tornou-se um “andarilho”. Trabalhou em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Mesmo que tivesse exercido ofícios que o afastavam da sua derradeira paixão, Jorge nunca deixou de produzir os seus folhetos de cordel.
Pelo conjunto do seu trabalho e pelo papel que desempenha na preservação da cultura oral nordestina, através dos seus cordéis, Jorge Calheiros foi agraciado em 2011 pelo Registro de Patrimônio Vivo de Alagoas (RPV/AL).
Leia com atenção o Cordel abaixo:
O ENCONTRO DE TANCREDO COM SÃO PEDRO LÁ NO CÉU
Ou musa santa divina
Me cubra com vosso véu
Pra mim escrever um livro
Que servirá de troféu
O encontro de Tancredo
Com São Pedro lá no céu.
Tancredo Neve lutou
Para o Brasil ir a frente
Ganhou de Paulo Maluf
Pra ser nosso presidente
Com ele o povo esperava
Um Brasil bem diferente.
Na véspera de assumir
O Tancredo adoeceu
Foi internado as pressas
Médico nem um jeito deu
Sofreu oito operações
Não houve jeito morreu.
Tancredo subiu ao céu.
Voando com mais de mil
Ficou muito admirado
Em ver o céu Cor de anil
São Pedro lhe elogiou
Por ter deixado o Brasil.
São Pedro disse Tancredo
O céu todo está contente
Porque o senhor agora
Pertence ao país da gente
Você aqui ta melhor
Do que lá ser presidente (...)
01. Qual a relação da xilogravura com o Cordel acima citado? O que você acha que o autor quis transmitir para os leitores?
02. O Cordel lido dá uma pista dos assuntos tratados nessa literatura. Dê exemplos de pelo menos dois:
03. As rimas são recursos sonoros utilizados para dar ritmo e sonoridade ao texto. Localize a combinação das rimas nos versos da 1ª e 2º estrofe.
04. Pesquise temas da atualidade e crie seu próprio cordel, não esqueça de fazer também a xilogravura baseada no tema que você escolheu. Bom trabalho!
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Literatura Alagoana
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 5h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
TEMA NORTEADOR: ESCRITORES ALAGOANOS
1.ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Situar o aluno quanto a relevância de Graciliano Ramos e sua obra para a Literatura Brasileira, através da exposição de uma síntese biográfica, de uma pintura de Candido Portinari (Vidas Secas) e de um fragmento do romance de mesmo nome. A imagem e os textos estabelecem uma relação de complementação para levar o aluno conhecer um pouco mais do autor e, em particular, de uma de suas principais obras.
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Abordagem de um trecho do romance “Vidas Secas” que retrata o sofrimento do sertão nordestino, através dos personagens e suas angústias. Pretende-se com isso que o aluno enxergue a intenção do autor de evidenciar a diversidade social, a exclusão e a falta de perspectiva. O diálogo entre o recorte do romance, a imagem e a síntese biográfica tem como objetivo preparar o aluno para responder as questões propostas e, principalmente, enriquecer o seu conhecimento sobre um dos principais escritores brasileiros.
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Proposta de uma atividade de análise, explorando os textos motivadores, onde se espera que o aluno confirme a absorção do conhecimento sobre o tema e reflita sobre a exclusão social, sobre a forma desumana que alguns são tratados em nosso país e também perceba que a Literatura tem esse papel de provocar o debate sobre os problemas universais, com isso despertar a sua consciência crítica e motivá-lo a conhecer melhor o romance em questão.
TEMA NORTEADOR: ESCRITORES ALAGOANOS
1.ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Situar o aluno quanto a relevância de Graciliano Ramos e sua obra para a Literatura Brasileira, através da exposição de uma síntese biográfica, de uma pintura de Candido Portinari (Vidas Secas) e de um fragmento do romance de mesmo nome. A imagem e os textos estabelecem uma relação de complementação para levar o aluno conhecer um pouco mais do autor e, em particular, de uma de suas principais obras.
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Abordagem de um trecho do romance “Vidas Secas” que retrata o sofrimento do sertão nordestino, através dos personagens e suas angústias. Pretende-se com isso que o aluno enxergue a intenção do autor de evidenciar a diversidade social, a exclusão e a falta de perspectiva. O diálogo entre o recorte do romance, a imagem e a síntese biográfica tem como objetivo preparar o aluno para responder as questões propostas e, principalmente, enriquecer o seu conhecimento sobre um dos principais escritores brasileiros.
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Proposta de uma atividade de análise, explorando os textos motivadores, onde se espera que o aluno confirme a absorção do conhecimento sobre o tema e reflita sobre a exclusão social, sobre a forma desumana que alguns são tratados em nosso país e também perceba que a Literatura tem esse papel de provocar o debate sobre os problemas universais, com isso despertar a sua consciência crítica e motivá-lo a conhecer melhor o romance em questão.
4.ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: Espera-se que o aluno
responda as atividades, interaja no blog e faça o registro das atividades em
seu caderno, uma vez que será solicitado a apresentação desse registro como
forma de acompanhamento da proposta.
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LITERATURA ALAGOANA
Graciliano Ramos (1892-1953) foi um escritor brasileiro. O romance
"Vidas Secas" foi sua obra de maior destaque. É considerado o melhor
ficcionista do Modernismo e o prosador mais importante da Segunda Fase do
Modernismo. Nasceu na cidade de Quebrângulo, Alagoas, no dia 27 de outubro de
1892. Filho de Sebastião Ramos de Oliveira e Maria Amélia Ferro Ramos era o
primogênito de quinze filhos, de uma família de classe média do Sertão
nordestino.
Retirantes de Candido
Portinari
Vidas
Secas
Leia com atenção um trecho do Livro de Graciliano Ramos, Vidas Secas.
Agora Fabiano
era vaqueiro, e ninguém o tiraria dali. Aparecera como um bicho, entocara-se
como um bicho, mas criara raízes, estava plantado. Olhou os quipás, os
mandacarus e os xique-xiques. Era mais forte que tudo isso, era como as
catingueiras e as baraúnas. Ele, sinhá Vitória,os dois filhos e a cachorra Baleia
estavam agarrados à terra.
(...)Entristeceu.
Considerar-se plantado em terra alheia! Engano. A sina dele era correr mundo, andar para cima e para baixo, à toa, como judeu errante. Um vagabundo empurrado pela seca." [...]
(...)Entristeceu.
Considerar-se plantado em terra alheia! Engano. A sina dele era correr mundo, andar para cima e para baixo, à toa, como judeu errante. Um vagabundo empurrado pela seca." [...]
01.
“Vidas Secas”, romance publicado em
1938, retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada
a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca. Entre os dois parágrafos transcritos ocorre contraste: Fabiano
revela-se ingênuo por acreditar que dominava seu futuro ou eufórico e
desiludido? Confirme sua resposta com fragmentos do texto.
02. O que a expressão: “.estava
plantado”., do primeiro parágrafo, revela sobre o vaqueiro?
03. Observe que no
texto são utilizadas algumas palavras do cotidiano da época, ou seja,
Graciliano fazia muito uso da regionalidade. Destaque quatro palavras, das quais não saiba o
significado e transcreva abaixo com o seu devido sentido:
04. Pesquise um pouco
mais da obra “ Vidas Secas” de Graciliano Ramos e faça um pequeno relato do que
você entendeu, analisando o perfil de cada personagem, o contexto social em que
vivem, entre outros fatores. Sugestão: Assistir ao filme: Vidas Secas.
05.
Candido Portinari retratou o romance
“Vidas Secas” através do quadro acima, mostrando a realidade da época. De acordo com o que você leu faça uma ilustração
mostrando um pouco da vida dos personagens.
Filme: Vidas Secas 1963
Meninos, bom dia! É fundamental que vocês coloquem as dúvidas, ou façam algum comentário sobre as questões, para que possamos avaliar o andamento das atividades. Teremos encontros semanais para tentar ajudá-los, espero que vocês utilizem esse momentos da melhor forma possível, estaremos aqui à disposição.
ResponderExcluirBoa tarde, todas as atividades iram ficar gravadas aqui, ou iram sumir com um tempo?, pq eu estava sem celular e perdi atividades
ResponderExcluirBoa Tarde!
ExcluirTodas as atividades ficaram aqui, não se preocupe.
Pode responder com tranquilidade.
Um abraço
Professora: Raquel Lima
A Amazon disponibilizou "O Cortiço" de graça. Dá pra "comprar (por R$0,0) e ler de graça pelo Kindle (também da Amazon).
ResponderExcluirhttps://www.amazon.com.br/dp/B07LFL9NHV/ref=cm_sw_r_cp_awdb_t1_O3s1EbRXB67RN
ExcluirRaquel a senhora adora passar tanta atividade
ExcluirEu gosto muito mesmo, só o conhecimento pode transformar o homem. Saudades de vocês e das nossas aulas. Mas em breve voltaremos com fé em Deus.
ExcluirProfessora: Raquel Lima