6º ANO/LAB. MATEMÁTICA


                                                ROTEIRO DE ESTUDO


Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: CONSUMISMO
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
A atividade é referente: 22/06 à 06/07/2020

Caro estudante,
Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.



                                                              CONSUMISMO 


      

1)     Leia com atenção o texto I:
O que é Consumismo?
As definições oficiais associam a palavra consumismo ao ato de comprar, ressaltando a especialidade da ausência de necessidade por parte do comprador em grande parte das negociações. Isso quer dizer basicamente que a palavra consumismo, em suma, significa o ato de comprar muitas coisas que, em sua maioria, não são necessárias.
Qual é a diferença entre Consumo e Consumismo?
No consumo, o ato de comprar está diretamente relacionado à necessidade ou à sobrevivência. Já quando se trata de consumismo, essa relação está rompida, ou seja, a pessoa não precisa daquilo que está adquirindo. O consumismo está vinculado ao gasto em produtos sem utilidade imediata, supérfluos. Esse hábito vem sendo discutido por muitos autores em suas origens e dimensões. Alguns estudiosos apontam a importância da publicidade na construção da obsessão pelo ato de comprar. Outros autores destacam a vinculação histórica da possibilidade de compra à vida boa, riqueza, saúde. Isso quer dizer que ao longo dos anos, pessoas que tinham maior poder de compra eram consideradas melhores que pessoas com menor poder de compra.
Consumismo é doença?
Quando o ato de comprar está vinculado diretamente à ansiedade e à satisfação, podemos dizer que se trata de uma compulsão. Em alguns casos, isso pode representar grandes perdas em termos de relacionamento interpessoal e qualidade de vida. Para que seja considerado doentio, o consumismo precisa representar uma parcela significativa da vida e dos pensamentos da pessoa, de forma que sua saúde emocional, psicológica ou mesmo social e financeira estejam abaladas. Nesses casos, a cisão entre necessidade e motivação da compra é completa, ou seja, a pessoa definitivamente não precisa e, muitas vezes, nem se dá conta do que está comprando.


1)     De acordo com o texto acima, responda:
a)     O que é consumismo?
b)    Consumismo é igual a consumo? Qual a diferença?
             c) Você conhece alguém consumista? Se sim, explique



2)     Você se considera um consumidor consciente ou consumista? Por quê?


                                                                Texto II

Conheça os 12 princípios do consumo consciente


Além de consciente a respeito do que você consume, é preciso ser responsável e sustentável. Isso significa escolher o que consumir a partir de uma avaliação do impacto gerado na sociedade e no meio ambiente. Saber de onde vem os produtos, como foram produzidos e o destino dado aos resíduos (lixo) são algumas atitudes que cada um de nós pode tomar. Consumo é diferente de consumismo. Não compre por comprar. Reflita antes de adquirir um produto.





3)    Desenvolva em seu caderno uma lista de compras que você acha que seja para o consumo de uma pessoa em casa e não consumismo por parte desta pessoa.



4)  Compartilhe com sua família o que é consumismo e consumo. Fazendo com eles seus familiares façam consumo consciente, tanto com relação aos bens materiais (som, telefone, TV ...) como também com relação as demais tipos de consumo.

OBS: Ah, e quero que faça todos os registros de como foi essa conversa com os familiares no caderno, ok??


Bons estudos!!



_______________________________________x_______________________________________


                                                        ROTEIRO DE ESTUDO



Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: USANDO A REALIDADE NA MATEMÁTICA
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
A atividade é referente: 08/06 à 22/06/2020

Caro estudante,
Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
                                                         


1. Leia este titulo abaixo do link: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/matematica/matematica-no-cotidiano(3. MATEMÁTICA APLICADA NO DIA A DIA)

2. Faça um texto explicando a importância da matemática no seu dia a dia, falando como você e sua família faz uso da matemática sem perceber.

3.  Para você, a matemática é importando para o mundo? Por quê?

4. É de grande importância o registro das atividades, uma vez que esse registro ajuda no desenvolvimento intelectual e humano do aluno.

5. Observe o mapa a seguir
 Reflita sonbre esse texto: http://geniodamatematica.com.br/importancia-da-matematica-nosso-dia-dia/

6.você gosta de matemática? Explique.
- Você acha que a matemática está contida em tudo?

7. FICA PARA LEITURA: https://www.infoescola.com/matematica/usando-a-matematica-no-cotidiano/_____________________________________________x______________________________________________






                                                                 ROTEIRO DE ESTUDO



Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: Desafios para Educação a Distância no Brasil
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
A atividade é referente: 25/05 à 08/06/2020

Caro estudante,
Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.




ATIVIDADE INICIAL:                              
- Leitura para entendimento dos conceitos obtidos no tema.
1. PESQUISE E REGISTRE EM SEU CADERNO O QUE É A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA


Após pesquisar, responda com suas palavras:
a) O que é o Ensino a distância?
b) Como está sendo para você aprender a distância?
 c) O que você está achando de aprender a distância ?
d) Dê sua opinião no que pode ou não ser melhorado para você aprender melhor!

2. -  Você tem ajuda de alguém durante as atividades?
 - Você tira dúvidas no blog?

OBS: aquele espaço abaixo das atividades servem para você tirar dúvidas, caso tenha alguma.

3. Observe a Imagem a seguir:

4. Responda

A) Quais Estados optaram pelo Ensino a distância?

B) Quais Estados não adotaram o Ensino a distância?



5. faça a leitura de:
diga:
 - Qual sua opinião em relação ao aprender a distância ?


_____________________________x____________________________________


ROTEIRO DE ESTUDO


Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: O uso da Lógica no Ensino de Matemática
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
A atividade é referente: 11/05 à 25/05/2020

Caro estudante,
Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.




ATIVIDADE INICIAL:


 Leitura para entendimento dos conceitos obtidos no tema.

PESQUISE E RESUMA EM SEU CADERNO O QUE É LÓGICA MATEMÁTICA E UM POUCO DE SUA HISTÓRIA

segunda parte da atividade:
Para iniciar a atividade você deve ter em sua posse uma caixa de fósforos. OBS: Não risquem os fósforos, ou podem usar os fósforos usados

2. Remova 2 Palitos e deixe a figura com 2 quadrados.
3. Mova 2 palitos para formar apenas 4 quadrados

4. Observe as figuras abaixo, formadas por palitos, e complete a tabela que segue
escreva o que você percebeu sobre a questão 4. 

 5.  Neste momento é de extrema relevância que você escreva:
- o que achou da atividade?
-ela colocou você para pensar muito?
-você acha que existe relação da atividade com o que você pesquisou?


6. Faça grupos de 3 à 5 colegas e discutam sobre a ideia de lógica. Em seguida, crie 3 questões que envolvam a lógica matemática que vocês pesquisaram. 

(testando os conhecimentos)
1.     Simão levantou-se faz uma hora e meia. Daqui a três horas e meia irá tomar o trem para a cidade de sua avó. Quanto tempo antes da partida do trem ele se levantou?
a)     2h  b)4h  c)4h e meia  d) 3h e meia e)5h

2.     Um criador de galinhas tem caixas para armazenar 6 ovos e caixas para armazenar 12 ovos. Qual é o menor número de caixas que ele precisa para armazenar 66 ovos?
a)     5   b)6  c)9  d)11  e) 13

3.     No número 3498, qual número ocupa a ordem das unidades de milhar?
a)   3  b)4  c)8  d)9  e)Nenhum

4.     Qual é a decomposição do número 4975?
a)     4000+900+70+5
b)    5000+700+90+4
c)     4000+700+90+5
d)    400+900+50+7

e)     8000+600+80+5
Por fim, Compartilhe as atividades feitas com seus colegas e comparem suas respostas. E na dúvida, o professor estará a disposição no blog. Deixa tua dúvida que responderemos.

_____________________________x____________________________________


ROTEIRO DE ESTUDO


Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: O uso da estatística na COVID-19
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
A atividade é referente: 27/04 à 10/05/2020

Caro estudante,
Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


ATIVIDADE INICIAL :                              

- Leitura para entendimento dos conceitos obtidos no tema.

TEXTO 1


GRAFICOS DA COVID-19 (MUNDIAL E BRASIL)

  1. Após a leitura do texto e de abrir os gráficos vamos a atividade proposta. Lembrando que é importante que você, ALUNO, deve fazer pesquisas adicionais que ajudem a facilitar seu desempenho nas atividades.

a-     O que você entendeu do texto 1?
b-     Qual a relação do texto 1 com os gráficos da covid-19?
c-     Pesquise e desenhe em seu caderno o gráfico que representa o número de recuperados no Brasil.

2. Observe a imagem e responda:
a -   Na sua opinião ele está crescendo ou decrescendo?
b -     Você concorda com a simulação desse gráfico?
c -     Porque?

3. Faça uma pesquisa dentro da sua família perguntando a importância de se prevenir nesse momento de COVID-19 (faça com no máximo 10 pessoas). Pergunte-os:


- vocês acreditam na doença? As respostas devem ser SIM ou NÃO

- Vocês acham importante o uso de Máscaras na rua? SIM ou NÃO


      4. Agora você deve criar um gráfico de barras ou setor circular simples que expresse essa pesquisa. E faça um pequeno texto explicando os gráficos e falando da importância da prevenção.


     5.Veja este vídeo:
e responda:
- quando a doença surgiu no Brasil (data)?
- Em sua opinião, a doença está crescendo rápido?
- olhando para gráfico diga qual a importância da estatística? A estatística facilita o entendimento da doença? 

24 comentários:

  1. Apartir dessa quinta 23/04. Pois modou a dinâmica das aulas . Um vez por quizena. Os professores estão elaborando

    ResponderExcluir
  2. Eu queria uma ajuda na tarefa tem como

    ResponderExcluir
  3. Caríssimos estudantes, bom dia! Aqui quem escreve é o Professor Jeam. Estou aqui para tirar as possíveis dúvidas de vocês pela manhã até às 12h e pela tarde de 13h às 17h.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. BOA TARDE! OI PESSOAL, AQUI É A PROFESSORA PAULA. ESTAREI DISPONÍVEL DE 13H ATÉ 15H PARA POSSÍVEIS DÚVIDAS E FAZER ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DAS ATIVIDADES.

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde Pessoal. Estarei Disponível durante essa tarde para tirar suas duvidas. Bons Estudos.

    ResponderExcluir
  7. Como vai ser pra fazer grupo de 3 a 5 colegas se estamos em quarentena😅❓

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. whats deve resolver, caso contrário nada impede que façam individualmente.

      Excluir
  8. Boa Tarde Pessoal. Estarei Disponível durante essa tarde para tirar suas duvidas. Bons Estudos.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia caríssimos estudantes! Aqui quem escreve e o professor Jeam de matemática. Estarei mais uma vez com vocês hoje para tirar as suas dúvidas pela manhã até as 12h30 e a tarde das 13h às 18h.

    ResponderExcluir
  10. desculpa a hora mais assim , o primeiro que é remova apenas 2 palitos é para escrever?

    ResponderExcluir
  11. Bom dia , professor esse mapa diz que não temos "aulas não presencial".!?

    ResponderExcluir
  12. Bom dia. Estarei disponível para tirar dúvidas até às 11 horas. Aguardo vocês!

    ResponderExcluir
  13. Caríssimos estudantes, bom dia! Aqui quem escreve é o Professor Jeam. Estou aqui para tirar as possíveis dúvidas de vocês pela manhã até às 12h e pela tarde de 13h às 17h.

    ResponderExcluir
  14. Caríssimos estudantes, bom dia! Aqui quem escreve é o Professor Jeam. Estou aqui para tirar as possíveis dúvidas de vocês pela manhã até às 12h e pela tarde de 13h às 17h. Desculpem a demora.

    ResponderExcluir
  15. Oi professor às questões que não é pra responder só pra refletir posso colocar um ok como resposta ? Pra saber que li o texto ou vi o vídeo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite, se possível, escreve o que vc entendeu dele. poucas linhas. abraço e bons estudos.

      Excluir