ROTEIRO DE ESTUDO
Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: CONSUMISMO
CONSUMISMO
Texto II
_______________________________________x_______________________________________
ROTEIRO DE ESTUDO
Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: USANDO A REALIDADE NA MATEMÁTICA
Tema Norteador: CONSUMISMO
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
A atividade é referente: 22/06 à 06/07/2020
A atividade é referente: 22/06 à 06/07/2020
Caro estudante,
Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.CONSUMISMO
1) Leia com atenção o texto I:
O que é Consumismo?
As definições oficiais associam a palavra consumismo ao ato de
comprar, ressaltando a especialidade da ausência de necessidade por parte do
comprador em grande parte das negociações. Isso quer dizer basicamente que a
palavra consumismo, em suma, significa o ato de comprar muitas coisas que, em
sua maioria, não são necessárias.
Qual é a diferença entre
Consumo e Consumismo?
No consumo, o ato de comprar está diretamente relacionado à
necessidade ou à sobrevivência. Já quando se trata de consumismo, essa relação
está rompida, ou seja, a pessoa não precisa daquilo que está adquirindo. O
consumismo está vinculado ao gasto em produtos sem utilidade imediata,
supérfluos. Esse hábito vem sendo discutido por muitos autores em suas origens
e dimensões. Alguns estudiosos apontam a importância da publicidade na
construção da obsessão pelo ato de comprar. Outros autores destacam a vinculação
histórica da possibilidade de compra à vida boa, riqueza, saúde. Isso quer
dizer que ao longo dos anos, pessoas que tinham maior poder de compra eram
consideradas melhores que pessoas com menor poder de compra.
Consumismo é doença?
Quando o ato de comprar está vinculado diretamente à ansiedade e à
satisfação, podemos dizer que se trata de uma compulsão. Em alguns casos, isso
pode representar grandes perdas em termos de relacionamento interpessoal e
qualidade de vida. Para que seja considerado doentio, o consumismo precisa
representar uma parcela significativa da vida e dos pensamentos da pessoa, de
forma que sua saúde emocional, psicológica ou mesmo social e financeira estejam
abaladas. Nesses casos, a cisão entre necessidade e motivação da compra é
completa, ou seja, a pessoa definitivamente não precisa e, muitas vezes, nem se
dá conta do que está comprando.
1)
De
acordo com o texto acima, responda:
a)
O
que é consumismo?
b)
Consumismo
é igual a consumo? Qual a diferença?
c) Você conhece alguém consumista? Se sim, explique
2) Você
se considera um consumidor consciente ou consumista? Por quê?
Texto II
Conheça os 12 princípios
do consumo consciente
Além de consciente a respeito do que você consume, é preciso
ser responsável e sustentável. Isso significa escolher o que consumir a partir
de uma avaliação do impacto gerado na sociedade e no meio ambiente. Saber de
onde vem os produtos, como foram produzidos e o destino dado aos resíduos
(lixo) são algumas atitudes que cada um de nós pode tomar. Consumo é diferente
de consumismo. Não compre por comprar. Reflita antes de adquirir um produto.
3) Desenvolva em seu caderno uma lista
de compras que você acha que seja para o consumo de uma pessoa em casa e não
consumismo por parte desta pessoa.
4) Compartilhe com sua família o que é
consumismo e consumo. Fazendo com eles seus familiares façam consumo
consciente, tanto com relação aos bens materiais (som, telefone, TV ...) como
também com relação as demais tipos de consumo.
OBS: Ah, e quero que faça todos os registros de como foi essa
conversa com os familiares no caderno, ok??
Bons estudos!!
_______________________________________x_______________________________________
ROTEIRO DE ESTUDO
Tema Norteador: USANDO A REALIDADE NA MATEMÁTICA
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
A atividade é referente: 08/06 à 22/06/2020
A atividade é referente: 08/06 à 22/06/2020
Caro estudante,
Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
1. Leia este titulo abaixo do link: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/matematica/matematica-no-cotidiano(3. MATEMÁTICA APLICADA NO DIA A DIA)
2. Faça um
texto explicando a importância da matemática no seu dia a dia, falando como
você e sua família faz uso da matemática sem perceber.
3. Para você, a matemática é importando para o
mundo? Por quê?
4. É de grande importância o registro das atividades, uma vez que esse registro ajuda no desenvolvimento intelectual e humano do aluno.
5. Observe o mapa
a seguir
Reflita sonbre esse texto: http://geniodamatematica.com.br/importancia-da-matematica-nosso-dia-dia/
6.você gosta
de matemática? Explique.
- Você acha
que a matemática está contida em tudo?
7. FICA PARA LEITURA: https://www.infoescola.com/matematica/usando-a-matematica-no-cotidiano/_____________________________________________x______________________________________________
Tema Norteador: Desafios para Educação a Distância no Brasil
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
A atividade é referente: 25/05 à 08/06/2020
A atividade é referente: 25/05 à 08/06/2020
Caro estudante,
Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADE
INICIAL:
-
Leitura para entendimento dos conceitos obtidos no tema.
1. PESQUISE
E REGISTRE EM SEU CADERNO O QUE É A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Após pesquisar, responda com suas palavras:
a) O que
é o Ensino a distância?
b) Como
está sendo para você aprender a distância?
c) O que você está achando de aprender a
distância ?
d) Dê sua opinião no que pode ou não ser
melhorado para você aprender melhor!
2. - Você tem ajuda de alguém durante as
atividades?
- Você tira dúvidas no blog?
OBS:
aquele espaço abaixo das atividades servem para você tirar dúvidas, caso tenha
alguma.
3. Observe a Imagem a seguir:
4. Responda
A) Quais
Estados optaram pelo Ensino a distância?
B) Quais
Estados não adotaram o Ensino a distância?
5. faça a leitura de:
diga:
- Qual sua opinião em relação ao aprender a
distância ?
ROTEIRO DE ESTUDO
Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: O uso da Lógica no Ensino de Matemática
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
A atividade é referente: 11/05 à 25/05/2020
A atividade é referente: 11/05 à 25/05/2020
Caro estudante,
Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADE INICIAL:
ATIVIDADE INICIAL:
Leitura para entendimento dos conceitos
obtidos no tema.
PESQUISE E RESUMA EM SEU CADERNO O
QUE É LÓGICA MATEMÁTICA E UM POUCO DE SUA HISTÓRIA
segunda parte da atividade:
Para iniciar a
atividade você deve ter em sua posse uma caixa de fósforos. OBS: Não risquem os
fósforos, ou podem usar os fósforos usados
2.
Remova 2 Palitos e deixe a figura com 2 quadrados.
3. Mova
2 palitos para formar apenas 4 quadrados
4. Observe
as figuras abaixo, formadas por palitos, e complete a tabela que segue
escreva o que você
percebeu sobre a questão 4.
5. Neste momento é de extrema relevância que
você escreva:
- o que
achou da atividade?
-ela
colocou você para pensar muito?
-você
acha que existe relação da atividade com o que você pesquisou?
6. Faça grupos
de 3 à 5 colegas e discutam sobre a ideia de lógica. Em seguida,
crie 3 questões que envolvam a lógica matemática que vocês pesquisaram.
(testando os conhecimentos)
1.
Simão levantou-se faz uma hora e meia. Daqui
a três horas e meia irá tomar o trem para a cidade de sua avó. Quanto tempo
antes da partida do trem ele se levantou?
a)
2h
b)4h c)4h e meia d) 3h e meia e)5h
2.
Um criador de galinhas tem caixas para
armazenar 6 ovos e caixas para armazenar 12 ovos. Qual é o menor número de
caixas que ele precisa para armazenar 66 ovos?
a)
5
b)6 c)9 d)11 e) 13
3.
No número 3498, qual número ocupa a ordem das
unidades de milhar?
a)
3
b)4 c)8 d)9
e)Nenhum
4.
Qual é a decomposição do número 4975?
a)
4000+900+70+5
b)
5000+700+90+4
c)
4000+700+90+5
d)
400+900+50+7
e)
8000+600+80+5
Por fim, Compartilhe as atividades feitas com seus
colegas e comparem suas respostas. E na dúvida, o professor estará a disposição
no blog. Deixa tua dúvida que responderemos.
ROTEIRO DE ESTUDO
Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: O uso da estatística na COVID-19
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
A atividade é referente: 27/04 à 10/05/2020
Caro estudante,
Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADE
INICIAL :
-
Leitura para entendimento dos conceitos obtidos no tema.
TEXTO 1
GRAFICOS DA COVID-19 (MUNDIAL E
BRASIL)
- Após a leitura do texto e de abrir os gráficos vamos a atividade proposta. Lembrando que é importante que você, ALUNO, deve fazer pesquisas adicionais que ajudem a facilitar seu desempenho nas atividades.
a-
O
que você entendeu do texto 1?
b-
Qual
a relação do texto 1 com os gráficos da covid-19?
c-
Pesquise
e desenhe em seu caderno o gráfico que representa o número de recuperados no
Brasil.
2. Observe a imagem e responda:
a - Na
sua opinião ele está crescendo ou decrescendo?
b -
Você
concorda com a simulação desse gráfico?
c -
Porque?
3. Faça uma
pesquisa dentro da sua família perguntando a importância de se prevenir nesse
momento de COVID-19 (faça com no máximo 10 pessoas). Pergunte-os:
- vocês
acreditam na doença? As respostas devem ser SIM ou NÃO
- Vocês
acham importante o uso de Máscaras na rua? SIM ou NÃO
4. Agora você deve criar
um gráfico de barras ou setor circular simples que expresse essa pesquisa. E
faça um pequeno texto explicando os gráficos e falando da importância da
prevenção.
5.Veja
este vídeo:
e responda:
- quando a doença surgiu no Brasil (data)?
- Em sua opinião, a doença está crescendo rápido?
- olhando para gráfico diga qual a importância da
estatística? A estatística facilita o entendimento da doença?
Apartir dessa quinta 23/04. Pois modou a dinâmica das aulas . Um vez por quizena. Os professores estão elaborando
ResponderExcluirEu queria uma ajuda na tarefa tem como
ResponderExcluirtem sim, é só falar qual a dúvida.
ExcluirCaríssimos estudantes, bom dia! Aqui quem escreve é o Professor Jeam. Estou aqui para tirar as possíveis dúvidas de vocês pela manhã até às 12h e pela tarde de 13h às 17h.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBOA TARDE! OI PESSOAL, AQUI É A PROFESSORA PAULA. ESTAREI DISPONÍVEL DE 13H ATÉ 15H PARA POSSÍVEIS DÚVIDAS E FAZER ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DAS ATIVIDADES.
ResponderExcluirBoa Tarde Pessoal. Estarei Disponível durante essa tarde para tirar suas duvidas. Bons Estudos.
ResponderExcluirComo vai ser pra fazer grupo de 3 a 5 colegas se estamos em quarentena😅❓
ResponderExcluirwhats deve resolver, caso contrário nada impede que façam individualmente.
ExcluirBoa Tarde Pessoal. Estarei Disponível durante essa tarde para tirar suas duvidas. Bons Estudos.
ResponderExcluirBom dia caríssimos estudantes! Aqui quem escreve e o professor Jeam de matemática. Estarei mais uma vez com vocês hoje para tirar as suas dúvidas pela manhã até as 12h30 e a tarde das 13h às 18h.
ResponderExcluirMaria clara de Lima Oliveira 6b
ResponderExcluirdesculpa a hora mais assim , o primeiro que é remova apenas 2 palitos é para escrever?
ResponderExcluiré interessante que você registre toda a atividade.
ExcluirNicolas Marcondes 6c
ResponderExcluirBom dia , professor esse mapa diz que não temos "aulas não presencial".!?
ResponderExcluirAlice kauane da silva santos 6ano d
ResponderExcluirBom dia. Estarei disponível para tirar dúvidas até às 11 horas. Aguardo vocês!
ResponderExcluirNicollas Marcondes 6c
ResponderExcluirCaríssimos estudantes, bom dia! Aqui quem escreve é o Professor Jeam. Estou aqui para tirar as possíveis dúvidas de vocês pela manhã até às 12h e pela tarde de 13h às 17h.
ResponderExcluirCaríssimos estudantes, bom dia! Aqui quem escreve é o Professor Jeam. Estou aqui para tirar as possíveis dúvidas de vocês pela manhã até às 12h e pela tarde de 13h às 17h. Desculpem a demora.
ResponderExcluirOi professor às questões que não é pra responder só pra refletir posso colocar um ok como resposta ? Pra saber que li o texto ou vi o vídeo?
ResponderExcluirboa noite, se possível, escreve o que vc entendeu dele. poucas linhas. abraço e bons estudos.
ExcluirMyriam Mariana 6B
ResponderExcluir