2º ANO/LAB. MATEMÁTICA


                                                                   ROTEIRO DE ESTUDO


Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: CONSUMISMO
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
A atividade é referente: 22/06 à 06/07/2020

Caro estudante,
Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.                                 





1. O que é consumo?


Atualmente, o consumo está mais relacionado ao seu sentido econômico: o ato de comprar levando em consideração as nossas necessidades.Ele remete aos tempos em que as pessoas começaram a se organizar em cidades, quando faziam trocas comerciais para conseguirem abrigo, comida, água, roupas e outros suprimentos dos quais realmente precisavam.


O consumo simplesmente faz parte da nossa sociedade.  2. Após a leitura das informações abaixo, vamos a atividade proposta. Lembrando que é importante que você, ALUNO, deve fazer pesquisas adicionais que ajudem a facilitar seu desempenho nas atividades.


O que é consumismo?


O consumismo é o hábito de adquirir produtos e serviços sem precisar deles. É a compra pelo desejo, e não pela necessidade.


Geralmente, é marcado pelas compras por impulso e estimuladas pela ansiedade. Em casos mais graves, pode vir a se tornar uma compulsão.


Além disso, o consumismo está ligado à noção de que comprar mais vai trazer sensações de felicidade e prazer momentâneo.


É também resultado da influência de propagandas abusivas, que insistem em relacionar o consumo à felicidade e, muitas vezes, criam uma imposição de necessidades, mostrando como certos produtos ou serviços são capazes de tornar a vida das pessoas melhor.


O maior problema surge quando o consumismo fica tão intenso que evolui para um comportamento compulsivo.



3. Responda com atenção: a)    Qual é a diferença entre consumo e consumismo?
       b) Qual a relação entre consumismo e a matemática ​?       c) Como reduzir o consumismo?


4. Antes de qualquer gasto, faça estas perguntas para si mesmo.


  a)     Tenho condições financeiras de comprar esse bem?
b)    eu realmente preciso desse produto/serviço?
c)     tenho outra compra com prioridade maior que esta?
d)    posso esperar para realizar essa compra ou ela realmente tem necessidade imediata?
e)     existe um produto com a mesma função, mas que seja mais durável?
f)     a empresa da qual estou comprando e o fabricante têm boas práticas no mercado?
g)    quais serão os impactos da minha compra para mim, para a minha família, para a sociedade e para o meio ambiente?
h)     a promoção vale a pena ou há outras lojas que vendem a um preço ainda mais barato?




                                                                                BONS ESTUDOS!!







_______________________________________________________X_______________________________________________



                                                                         ROTEIRO DE ESTUDO



Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: Desafios para Educação a Distância no Brasil
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
A atividade é referente: 25/05 à 08/06/2020

Caro estudante,
Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.





ATIVIDADE INICIAL:                              
1. Leitura para entendimento dos conceitos obtidos no tema.

GRÁFICO REPRESENTANDO OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO.



2.Após a leitura do texto e de abrir o gráfico vamos a atividade proposta. Lembrando que é importante que você, ALUNO, deve fazer pesquisas adicionais que ajudem a facilitar seu desempenho nas atividades.
1-     O que você entendeu do texto ?
2-     Qual a relação do texto  com o gráfico ?

3-     Pesquise e desenhe em seu caderno um gráfico que represente os obstáculos existentes na educação a distância.


3. com base na imagem a  seguir responda:


Observe o gráfico do total de vagas no modelo presencial e a distância.
1-     Qual a diferença de crescimento entre a educação presencial dos anos de 2015 e 2016, de acordo com o gráfico?
2-     Qual o tipo de gráfico que foi utilizado na pesquisa?

3-     Explique as causas do crescimento do modelo presencial para a distância.

4. Faça uma pesquisa dentro da sua família perguntando a importância de se estudar, seja presencial ou a distância. (faça com no máximo 10 pessoas). Pergunte-os:

-Vocês acreditam que a Educação ajuda na renda familiar? As respostas devem ser SIM ou NÃO

- Vocês acham importante estudar a distância? SIM ou NÃO


5.  Agora você deve criar um gráfico de barras ou setor circular simples que expresse essa pesquisa. E faça um pequeno texto explicando os gráficos e falando da importância da Educação.


6. Veja este vídeo

 Responda:
- De acordo com o vídeo, qual a importância de se estudar a distância?
- Cite as dicas mais importantes para se estudar a distância, de acordo com o vídeo?
- Faça um resumo sobre o vídeo.

__________________________x_________________________

ROTEIRO DE ESTUDO





Componente Curricular: Matemática
Tema Norteador: O uso da Lógica Para o Ensino de Matemática
Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática
Carga horária: 5H semanais
Referente: 11/05 à 25/05/2020


Caro estudante,

Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.



ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):                              

- A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ( OBMEP) é um projeto nacional realizado anualmente desde o ano de 2005, dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras. Com isso, iremos realizar questões relacionas a lógica matemática.
Após a leitura das dicas abaixo, vamos a atividade proposta. Lembrando que é importante que você, ALUNO, deve fazer pesquisas adicionais que ajudem a facilitar seu desempenho nas atividades.
Dicas de Raciocínio Lógico para concursos

.           DICAS DE ESTUDO PARA RACIOCÍNIO LÓGICO.

    1 - Analise. A primeira orientação é analisar cuidadosamente os conteúdos de Raciocínio Lógico que aparecem nos editais. ...
   2 - Método. ...
   3 - Treino. ...
    4 - Atenção ao enunciado. ...
   5 - Conteúdo. ...
 6 - Reconhecer padrões. ...
   7 - Comando da questão.

Atividade


1)Em um aniversário, todo menino conhece 4 meninas, e cada menina não conhece 5 meninos. Qual é o número mínimo de meninas e meninos nesse aniversário?

                      A) 4  B) 8  C) 18   D) 20 E) 100


2) Quatro cartões, cada um deles com um número inteiro positivo, são tais que toda vez que somamos os números de três deles obtemos um número igual ou maior do que 24. Considere as seguintes afirmações:

 I) Todos os números são iguais ou maiores do que 8.
 II) Existem dois números cuja soma é igual ou maior do que 16.
 III) Existem dois números cujo produto é igual ou maior do que 64.


3) Em uma lanchonete, um pão de queijo, dois cachorros quentes e um suco de laranja custam juntos R$ 31,00; já três pães de queijo, três cachorros-quentes e dois sucos de laranja custam juntos R$ 59,00. Qual é a diferença entre os preços de um cachorro-quente e de um pão de queijo?

A) R$ 1,00
B) R$ 1,50
C) R$ 2,00
D) R$ 2,50

E) R$ 3,00


Agora você deve ler , interpretar e responder as questões abaixo.
     1)    Os estudantes de uma escola foram divididos em equipes de 8 meninas e 5 meninos cada uma. Se nessa escola há 60 meninas a mais do que meninos, qual é o número total de estudantes?

A) 130
B) 260
C) 390
D) 520
E) 650

2. As 6 cadeiras de uma fila são numeradas de 1 a 6 e devem ser ocupadas uma de cada vez de modo que, sempre que possível, é escolhida uma cadeira sem vizinhas ocupadas. Por exemplo, é válida a ordem de ocupação 1 6 3 2 4 5, em que a primeira pessoa ocupa a cadeira 1, a segunda, a cadeira 6, a terceira, a cadeira 3, a quarta, a cadeira 2, a quinta, a cadeira 4 e a última, a cadeira 5. Já a ordem 1 5 2 3 6 4 não é válida, pois a terceira pessoa sentou-se ao lado da primeira quando poderia ter se sentado em uma cadeira sem vizinhas ocupadas. Quantas ordens de ocupação válidas existem?


A) 72
B) 108
C) 144
D) 192

E) 216


Faça um breve comentário a respeito da realização das questões da OBMEP  .Abordando os seguintes aspectos:
  •     Interpretação;
  •     Entendimento;
  •     Nível de dificuldade;
  •     Solução.




FIM

__________________________x_________________________


ROTEIRO DE ESTUDO





Componente Curricular: Matemática

Tema Norteador: O uso da estatística na COVID-19

Laboratório: Laboratório de Aprendizagem de Matemática

Carga horária: 5H semanais



Caro estudante,

Este Roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não presenciais. procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


1. Leitura para entendimento dos conceitos obtidos no tema.
TEXTO 1
GRAFICOS DA COVID-19 (MUNDIAL E BRASIL)

2. Após a leitura do texto e de abrir os gráficos vamos a atividade proposta. Lembrando que é importante que você, ALUNO, deve fazer pesquisas adicionais que ajudem a facilitar seu desempenho nas atividades.
a-     O que você entendeu do texto 1?
b-     Qual a relação do texto 1 com os gráficos da covid-19?
c-     Pesquise e desenhe em seu caderno o gráfico que representa o número de recuperados no Brasil.

3. Observe o gráfico a seguir:
Fonte: G1-globo
Responda o que se pede.
a-Qual a diferença de crescimento entre a máxima e a mínima dos casos da covid 19, de acordo com o gráfico?
b- Qual o tipo de gráfico que foi utilizado na pesquisa?
c-Explique as causas do crescimento de casos da covid 19.

4. Faça uma pesquisa dentro da sua família perguntando a importância de se prevenir nesse momento de COVID-19 (faça com no máximo 10 pessoas). Pergunte-os:


-Vocês acreditam na doença? As respostas devem ser SIM ou NÃO

- Vocês acham importante o uso de Máscaras na rua? SIM ou NÃO


5. Agora você deve criar um gráfico de barras ou setor circular simples que expresse essa pesquisa. E faça um pequeno texto explicando os gráficos e falando da importância da prevenção.


6.  Veja este vídeo
e responda:
- Quando a doença surgiu no Brasil (data)?
- Em sua opinião, a doença está crescendo rápido?
- Olhando para o  gráfico diga qual a importância da estatística? A estatística facilita o entendimento da doença?


BONS ESTUDOS!

18 comentários:

  1. Caríssimos estudantes, bom dia! Aqui quem escreve é o Professor Jeam. Estou aqui para tirar as possíveis dúvidas de vocês pela manhã até às 12h e pela tarde de 13h às 17h.

    ResponderExcluir
  2. A modalidade que devemos colocar no diário de bordo é "ensino médio"?

    ResponderExcluir
  3. BOA TARDE! OI PESSOAL, AQUI É A PROFESSORA PAULA. ESTAREI DISPONÍVEL DE 13H ATÉ 15H PARA POSSÍVEIS DÚVIDAS E FAZER ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DAS ATIVIDADES.

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde Pessoal. Estarei Disponível durante essa tarde para tirar suas duvidas. Bons Estudos.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia caríssimos estudantes! Aqui quem escreve e o professor Jeam de matemática. Estarei mais uma vez com vocês hoje para tirar as suas dúvidas pela manhã até as 12h30 e a tarde das 13h às 18h.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Estarei disponível para tirar dúvidas até às 11 horas. Aguardo vocês!

    ResponderExcluir
  7. Caríssimos estudantes, bom dia! Aqui quem escreve é o Professor Jeam. Estou aqui para tirar as possíveis dúvidas de vocês pela manhã até às 12h e pela tarde de 13h às 17h.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite. O link do texto da atividade inicial (quinzena de 25/05 à 08/06) direciona o Google para a área de pesquisa dos "Desafios Para a Educação a Distância no Brasil". Quando, segundo as questões 1 e 2, deveria direcionar para um texto específico. Com isso, não dá para para responder duas alternativas da segunda questão. Afinal, não sabemos a que texto a atividade se refere.

    ResponderExcluir
  9. AGENOR ALEJANDRO
    2°"A"

    1. Assista ao vídeo abaixo e faça um comentário no blog sobre a importância da matemática na sua vida cotidiana.


    BOM!
    tenho muita dificuldade em matemática,porém tenho consciência que a matemática é de suma importância em meu cotidiano,pois sem ela teria dificuldade em fazer o essencial que faço todos os dias,por exemplo,somar,subtrair,multiplicar e dividir unidades,medir coisas ,saber horário,etc.
    Enfim,na minha opinião,sem a matemática o nosso dia a dia seria díficil.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. AGENOR ALEJANDRO
    2°"A"

    No Brasil, o número de sapato está relacionado com o tamanho do pé, em centímetros, e é dado pela seguinte fórmula:

    Onde N é o número do sapato e p é o tamanho do pé, em centímetros.
    Com base nas informações, meça o tamanho do seu pé, aplique a fórmula e verifique se o resultado corresponde a numeração do seu sapato. Comente esse resultado no blog.
    *********************************
    -N°DO MEU SAPATO= 42
    -TAM.DO MEU PÉ= 28CM

    N=5P+28÷4➡
    N=5.28+28÷4➡
    N=140+28÷4➡
    N=168÷4➡
    N= *42*
    *********************************
    -Meu resultado correspondeu com o n° do meu sapato.


    ResponderExcluir
  15. Aluna: Letícia Elaine. Turma: 2° A.
    Exercícios do período de 08/06 à 22/06.
    1. Assista o vídeo abaixo e faça um comentário no blog sobre a importância da matemática na sua vida cotidiana.
    R= A matemática é extremamente importante na minha vida. Afinal, é através dela que calculo a medida de diversas coisas diariamente.
    Os números presentes na matemática são tão importantes que Pitágoras de Samos, filósofo pré-socrático, acreditava na ideia de que os números eram a arché (princípio de todas as coisas).
    2. Com base nas informações, meça o tamanho do seu pé, aplique a fórmula e verifique se o resultado corresponde a numeração do seu sapato.
    R= Conforme a aplicação da fórmula, o resultado que obtive foi 33.5, mas o número do meu calçado varia de 35 para 36.

    ResponderExcluir
  16. E as atividades dessa quinzena????

    ResponderExcluir