Roteiro de Estudo – 1º série Médio
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
ESCOLA ESTADUAL PROFª. AURELINA PALMEIRA DE MELO
Componente curricular: Língua Portuguesa
Professores Orientadores: Edilene, Raquel, Sandro, Nelson e Moisés
Tema norteador: Variação Linguística no Brasil.
Laboratório: Língua Portuguesa
Carga horária: 5h
Período: 06/07 a 13/07
Caríssimo(a) aluno(a),
Este roteiro tem como objetivo orientar os
seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais.
Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas,
anotando suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados.
Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Nestas semanas
trabalharemos o tema norteador: Variação
Linguística no Brasil.
1.
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Ao ler os textos
abaixo, você vai constatar que se trata de um caso de variação REGIONAL. Identifique
a localização de cada assaltante, registrando no seu caderno.
Tipos de assaltantes
A— Ei, bichim… Isso é um assalto… Arriba os
braços e num se bula nem faça muganga… Arrebola o dinheiro no mato e não faça
pantim se não enfio a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora! Perdão,
meu Padim Ciço, mas é que eu to com uma fome da moléstia…
B — Ô
sô, prestenção… Isso é um assarto, uai… Levanta os braço e fica quetim quesse
trem na minha mão tá cheio de bala… Mió passá logo os trocado que eu num tô bão
hoje. Vai andando, uai! Tá esperando o quê, uai?
C— Ô, guri, ficas atento… Bah, isso é um
assalto… Levantas os braços e te aquietas, tchê! Não tentes nada e cuidado que
esse facão corta uma barbaridade, tchê. Passa as pilas pra cá! E te manda a La
cria, senão o quarenta e quatro fala.
D — Seguinte, bicho… Tu te deu mal. Isso é um assalto. Passa a grana e levanto os braços, rapá… Não fica de bobeira que eu tiro bem pra… Vai andando e, se olhar pra trás, vira presunto…
E — Ô, meu rei… (longa pausa) Isso é um assalto… (longa pausa) Levanta os braços, mas não se avexe não… (longa pausa) Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado… Vai passando a grana, bem devagarinho… (longa pausa) Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado… Não esquenta, meu irmãozinho! (longa pausa) Vou deixar teus documentos na encruzilhada…
F — Orra, meu… Isso é um assalto, meu… Alevanta os braços, meu… Passa a grana logo, meu… Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta para comprar o ingresso do jogo do Corinthians, meu… Pô, se manda, meu…
(Autor desconhecido )
D — Seguinte, bicho… Tu te deu mal. Isso é um assalto. Passa a grana e levanto os braços, rapá… Não fica de bobeira que eu tiro bem pra… Vai andando e, se olhar pra trás, vira presunto…
E — Ô, meu rei… (longa pausa) Isso é um assalto… (longa pausa) Levanta os braços, mas não se avexe não… (longa pausa) Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado… Vai passando a grana, bem devagarinho… (longa pausa) Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado… Não esquenta, meu irmãozinho! (longa pausa) Vou deixar teus documentos na encruzilhada…
F — Orra, meu… Isso é um assalto, meu… Alevanta os braços, meu… Passa a grana logo, meu… Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta para comprar o ingresso do jogo do Corinthians, meu… Pô, se manda, meu…
(Autor desconhecido )
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Leia o
texto e responda aos questionamentos abaixo.
O texto a seguir é um trecho de um poema escrito pelo maranhense Catullo
da Paixão Cearense (1863-1946). Poeta,
músico e cantor popular, Catullo representou de forma expressiva toda a riqueza
da cultura sertaneja.
Apois
sim: se o seu doutô
nhô
môço e seu capitão,
nhá
dôna e seu coroné
e
mais o patrão
quizé
a minha históra iscutá,
não
faço questã..
.
E, inté, posso agora cumeçá.
Digo a mecê, dende já,
que
eu levei a vida intêra
pulos sertão, a viajá.
Os
sertão lá do Ceará, de Pernambuco e Bahia,
Paraíba
e Maranhão, cunhêço,
cumo
cunhêço os dêdo aqui destas mão.
Mas porém sou naturá d’outras terra,
meu patrão. N’um rancho todo cercado
d’um roçadão de mandióca,
d’um
grande mandiocá,
eu
naci im trinta e nove, na serra de Ibitipóca,
que é lá prás Mina Gerá
1)
Nesse poema, o eu lírico emprega palavras e expressões que levam o leitor a
construir a sua imagem. Com base nesta constatação, como você imagina que seja
o eu lírico desse poema?
2)
O trecho do poema está organizado em dois blocos, chamados de estrofes. Cada
uma das linhas de uma estrofe recebe o nome de verso. Leia novamente o poema em
voz alta e observe que, no final de alguns versos há palavras que apresentam
semelhanças de sons, isto é, que rimam entre si. Essas palavras dão ritmo e
sonoridade ao poema. Identifique na primeira estrofe quais são as rimas.
3) No poema, o eu lírico se propõe a contar
sua história para o leitor. Qual história está sendo narrada?
4) Transcreva do poema exemplos de variedade
regional.
5) A linguagem empregada no poema é típica de
algumas regiões do Brasil. Quais?
3.ATIVIDADES
COMPLEMENTARES- Pesquise 20 vocábulos (palavras) características do lugar onde
você mora e registre-as no seu caderno.
EXEMPLOS: abestaiado
(bobo, tolo), bigú(carona) etc.
4.ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO
/ REGISTRO: Espera-se
que o aluno acesse aos vídeos, responda as atividades, interaja no blog e faça
o registro das atividades em seu caderno, uma vez que será solicitado a
apresentação desse registro como forma de acompanhamento da proposta.
BONS ESTUDOS!! BOAS
PRODUÇÕES!!
Roteiro de Estudo – 1º série Médio
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Música e Literatura no contexto junino
Laboratório: Língua Portuguesa
Carga horária: 5h
Período: 22/06 a 06/07
Caríssimo(a) aluno(a),
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais,
durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com
responsabilidade e empenho as atividades propostas, anotando suas
dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça
todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Nestas semanas
trabalharemos o tema norteador: Música e Literatura no contexto junino
com: São João na roça de Luiz Gonzaga.
1.
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Acesse o LINK abaixo e assista ao
vídeo sobre um resumo da História de Luiz Gonzaga e observe atentamente o
que se fala sobre:
https://www.youtube.com/watch?v=37e3yi1IbIs
a) Quais os ritmos que Luiz Gonzaga tocava em suas músicas?
b) Que temas eram retratados nos versos da música ASA BRANCA?
2.ATIVIDADE
PRINCIPAL: Leia as estrofes da música “São João na Roça “ de Luiz
Gonzaga e responda aos questionamentos propostos. Aproveite também e
acesse ao LINK abaixo para comtemplar a obra desse grande autor.
https://www.youtube.com/watch?v=H3RDBalEIKw
São João Na Roça
Luiz Gonzaga
A fogueira tá queimando
Em homenagem a São João
O forró já começou
Vamos gente, rapapé nesse salão
A fogueira tá queimando
Em homenagem a São João
O forró já começou
Vamos gente, rapapé nesse salão
Dança Joaquim com Zabé
Luiz com Yaiá
Dança Janjão com Raque
E eu com Sinhá
Traz a cachaça Mané!
Que eu quero ver
Quero ver paia avoar
Dança Joaquim com Zabé
Luiz com Yaiá
Dança Janjão com Raque
E eu com Sinhá
Traz a cachaça Mané!
Que eu quero ver
Quero ver paia avoar
A fogueira tá queimando
Em homenagem a São João
O forró já começou
Vamos gente, rapapé nesse salão
A fogueira tá queimando
Em homenagem a São João
O forró já começou
Vamos gente, rapapé nesse salão
Dança Joaquim com Zabé
Luiz com Yaiá
Dança Janjão com Raque
E eu com Sinhá
Traz a cachaça Mané!
Que eu quero ver
Quero ver paia avoar
Dança Joaquim com Zabé
Luiz com Yaiá
Dança Janjão com Raque
E eu com Sinhá
Traz a cachaça Mané!
Que eu quero ver
Quero ver paia avoar
A fogueira tá queimando
Em homenagem a São João
O forró já começou
Vamos gente, rapapé nesse salão
A fogueira tá queimando
Em homenagem a São João
O forró já começou
Vamos gente, rapapé nesse salão
a) Identifique no texto todas as palavras que se referem ao contexto junino e registre no seu caderno.
b)
Ao ler o texto e ouvir a música você consegue observar que há muitos
traços de VARIAÇÃO
LINGUÍSTICA. Identifique-a mostrando isso em algumas
estrofes.
c) Quando o autor cita nomes de casais
no texto, faz referência a um tipo característico de dança das festas
juninas. Escreva o nome dessa dança, explicando algumas características
apresentadas por ela nos salões.
d) Na primeira
estrofe o autor retrata uma simbologia usada na antiguidade. Cite-a e
pesquise o que ela significava para o povo da época.
3.ATIVIDADES
COMPLEMENTARES- Pesquise a LETRA da música ASA BRANCA de Luiz Gonzaga e
registre no seu caderno 03 estrofes que retratem os temas encontrados
no item B da primeira questão.:
4.ATIVIDADE
DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: Espera-se que o aluno acesse aos vídeos,
responda as atividades, interaja no blog e faça o registro das
atividades em seu caderno, uma vez que será solicitado a apresentação
BONS ESTUDOS!! BOAS
PRODUÇÕES!!
Roteiro de Estudo – 1ª série Médio
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS –
REAENP
ESCOLA ESTADUAL PROFª.
AURELINA PALMEIRA DE MELO
Componente curricular:
Língua Portuguesa
Tema norteador: GÊNEROS TEXTUIAIS – A ANEDOTA
Laboratório: Língua
Portuguesa
Carga horária: 5h
Período: 08/06 a 22/06
Caríssimo(a) aluno(a),
Este roteiro tem como objetivo orientar os
seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais.
Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas,
anotando suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados.
Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Nestas semanas
trabalharemos o tema norteador: GÊNEROS
TEXTUAIS – A ANEDOTA.
A Anedota ou Piada é um gênero
textual humorístico que tem o intuito de levar ao riso.
São textos populares que vão sendo contados em
ambientes informais, e que normalmente não possuem um autor.
Trata-se de um texto narrativo simples em que
geralmente há presença de enredo, personagens, tempo, espaço.
Características das
Anedotas
As principais características das anedotas ou piadas são:
Narração
relativamente curta;
Enredo
simples;
Textos
populares;
Serve
para descontrair;
Autoria
desconhecida;
Ambiente
informal;
Linguagem
simples e coloquial;
Humor
e ambiguidade;
Sarcasmo
e ironia;
Presença
de discurso direto;
Situações
cotidianas.
Tipos de Anedotas
Há diversos tipos de anedotas sendo que muitas delas utilizam
personagens caricaturados, por exemplo, a famosa piada de português, piada de
loiras, piada de sogra, dentre outras. Em todos esses exemplos, esses
personagens são destituídos de inteligência.
Além disso, elas podem utilizar um linguajar mais
rude, com palavras de baixo calão, por exemplo, as chamadas “piadas sujas”.
Esse tipo de gênero textual também pode ser
ofensivo e utilizar temas preconceituosos e racistas, por exemplo: preferência
sexual, preconceito racial, social, cultural, linguístico, religioso, dentre
outros.
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):
Apresentar o aluno sobre a importância de entendermos e interpretarmos os
diversos tipos de gêneros textuais, através da exposição de uma síntese biográfica
explicando o que é um gênero textual e suas classificações,dessa forma,
abordaremos o gênero textual:”Anedota”.
2.ATIVIDADE PRINCIPAL:
Abordagem da Anedota: “No Capricho”, essa atividade busca a compreensão dos
alunos sobre o uso da linguagem verbal e não-verbal, relembrando assim o
conteúdo anteriormente estudado em sala de aula. .
Leia com atenção a Anedota abaixo:
No capricho
O Adãozinho, meu cumpade, enquanto esperava pelo
delegado, olhava para um quadro, a pintura de uma senhora. Ao entrar a
autoridade e percebendo que o cabôco admirava tal figura, perguntou: “Que tal?
Gosta desse quadro?” E o Adãozinho, com toda a sinceridade que Deus dá ao cabôco
da roça: “Mas pelo amor de Deus, hein, dotô! Que muié feia! Parece fiote de
cruis-credo, parente do deus-me-livre, mais horríver que briga de cego no
escuro.” Ao que o delegado não teve como deixar de confessar, um pouco
secamente: “É a minha mãe.” E o cabôco, em cima da bucha, não perde a linha:
“Mais dotô, inté que é uma feiura caprichada.”
BOLDRIN, R. Almanaque Brasil de Cultura Popular.
São Paulo: Andreato Comunicação e Cultura, n o 62, 2004 (adaptado).
Agora responda:
01.
Por suas características formais, por sua função e uso, a que gênero o
texto pertence?
02.
De
acordo com o que estudamos anteriormente, qual o tipo de linguagem empregada
nesse texto?
03.
Qual
a graça desse texto? Você gostou? Mudaria alguma coisa?
04.
Transforme
a Anedota em uma tirinha.
05. Pesquise ou produza e escreva
dois exemplos de Anedotas:
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Proposta de uma atividade para se divertir um pouco. Acesse o LINK abaixo e curta a ANEDOTA. Boa diversão!!
4.ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO /
REGISTRO: Espera-se que o aluno responda as atividades,
interaja no blog e faça o registro das atividades em seu caderno, uma vez que
será solicitado a apresentação desse registro como forma de acompanhamento da
proposta.
BONS ESTUDOS E BOAS
PRODUÇÕES!!
|
Roteiro de Estudo – 1º série Médio
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Gêneros Textuais
Laboratório: Língua Portuguesa
Carga horária: 5h
Período: 25/05 a 01/06
Caríssimo(a) aluno(a),
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais,
durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com
responsabilidade e empenho as atividades propostas, anotando suas
dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça
todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Nestas semanas
trabalharemos o tema norteador: Gêneros textuais- CHARGE.
Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por
meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais
personagens envolvidos. A palavra é de origem francesa e significa
carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para
torná-lo burlesco.
Por meio da charge, o leitor tem a capacidade
de compreender a dinâmica de acontecimentos ocorridos em todo o mundo. O
chargista, como é chamado o profissional que desenha charges, precisa
estar inteiramente familiarizado com os assuntos jornalísticos para
conseguir retratar e transmitir a mensagem em um único quadro de
elementos gráficos.
As charges podem ser encontradas em
revistas, sites e jornais impressos. Veja que as charges não são apenas
ilustrações que refletem a opinião de quem desenha, são tipos de
enunciados que podem ser objeto de uma rica análise linguística.
1. ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Leia o texto do gênero charge e observe atentamente o que nos diz as imagens e a linguagem escrita utilizada nele; depois responda as questões propostas.
1 - Na charge acima, o artista satiriza:
a) O corte irregular das árvores do planeta.
b) A irracionalidade da
relação entre os hábitos de consumo e a devastação do meio ambiente.
c)
O uso do dinheiro para cuidados com a saúde e alimentação.
d) A
poluição do meio ambiente causada pelas ações do homem.
1. 2 –
De que forma o autor expressa sua crítica em linguagem não verbal?
a)
Com as árvores cortadas.
b) Com a poluição do ar.
c) Com a reflexão
dos pássaros.
d) Com as árvores cortadas, o caminhão carregado de
troncos e as nuvens cinzentas.
3-Que detalhe da CHARGE expressa ironia?
2.ATIVIDADE
PRINCIPAL: Após analisar as charges disponibilizadas para essa
atividade, responda as questões propostas; depois explique que relação
há entre a primeira e a segunda charge dessa atividade.
As charges podem fazer uma crítica social, cultural ou política. Disponível em: http://tv-video-edc.blogspot.com
I- A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque
a) Questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento.
b) Considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais.
c) Enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
d) Descreve com precisão as sociedades humanas no mundo globalizado.
e) Concebe a rede de computadores como espaço mais eficaz para a construção de relações sociais.
II- A charge em análise tem como objetivo Principal:
a)Fazer uma crítica social a partir de uma cena humorística.
b)Promover uma reflexão sobre o uso exagerado de tecnologias pelas crianças.
c)Retratar a dura realidade dos pedintes nas grandes metrópoles brasileiras.
d)Provocar uma reflexão sobre a péssima distribuição de renda no Brasil.
e)Fazer uma crítica sobre a alta taxa de natalidade nas camadas mais carentes da população.
3.ATIVIDADES
COMPLEMENTARES: Vocês também podem acessar vídeos com Charges que
exibem críticas aos mais variados assuntos. Acessem o LINK:
https://www.youtube.com/watch?v=zAYn6AEDqsQ assistam ao vídeo de uma
charge de Maurício Ricardo e indique qual crítica foi gerada por ele.
4.ATIVIDADE
DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: Espera-se que o aluno responda as atividades,
interaja no blog e faça o registro das atividades em seu caderno, uma
vez que será solicitado a apresentação desse registro como forma de acompanhamento da proposta.
BONS ESTUDOS!! BOAS PRODUÇÕES!!
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
11/05/2020 A 25/05/2020
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Poesia Visual
Laboratório: Aprendizagem de Língua Portuguesa
Carga horária: 5h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
POESIA VISUAL
A poesia visual é um tipo de poesia em que – abolindo-se
certas distinções entre os gêneros textuais e outras formas de arte – o texto,
as imagens e os símbolos são dispostos de tal forma que o elemento visual assume papel preponderante
na obra, não dependendo de elementos verbais para ser caracterizado como poesia. Veja o vídeo abaixo:
ATIVIDADE
1 - Levando em consideração a estrutura simples dessa poesia visual, qual a
relação entre as duas palavras presentes no poema concreto de Augusto Campos?
Explique suas relações e semelhanças.
2 - Use a sua imaginação e tente criar uma poesia visual. Há vários tipos.
Também chamado de poema concreto representam formas através de palavras. Você
poderá ver alguns exemplos no Google, através de imagens, mas lembre-se: você
deverá criar o seu poema concreto, nada de cópias.
FIM DESTA ATIVIDADE
_________________________________
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Contos da Literatura Brasileira
Laboratório: Aprendizagem de Língua Portuguesa
Carga horária: 5h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
Moacyr Jaime Scliar (1937-2011), foi um escritor brasileiro. Formado em medicina, trabalhou como médico especialista em saúde
pública e professor
universitário. Sua prolífica obra consiste de contos, romances, ensaios e literatura infantojuvenil. Também ficou conhecido por suas crônicas nos principais jornais do país.
Você conhece a expressão "zapear"? Leia o conto abaixo
TEXTO: ZAP
(MOACYR SCLIAR)
Não faz muito que temos esta nova TV
com controle remoto, mas devo dizer que se trata agora de um instrumento sem o
qual eu não saberia viver. Passo os dias sentado na velha poltrona, mudando de
um canal para outro – uma tarefa que antes exigia certa movimentação, mas
que agora ficou muito fácil. Estou num canal, não gosto – zap, mudo para outro.
Não gosto de novo – zap, mudo de novo. Eu gostaria de ganhar em dólar num mês o
número de vezes que você troca de canal em uma hora, diz minha mãe.
Trata-se de uma pretensão fantasiosa, mas pelo menos indica disposição para
o humor, admirável nessa mulher.
Sofre,
minha mãe. Sempre sofreu: infância carente, pai cruel, etc. mas o seu
sofrimento aumentou muito quando meu pai a deixou. Já faz tempo; foi logo
depois que nasci, e estou agora com treze anos. Uma idade em que se vê
muita televisão, e em que se muda de canal constantemente, ainda que minha mãe
ache isso um absurdo. Da tela, uma moça sorridente pergunta se o caro
telespectador já conhece certo novo sabão em pó. Não conheço nem quero
conhecer, de modo que – zap – mudo de canal. “Não me abandone, Mariana, não me
abandone!” Abandono, sim. Não tenho o menor remorso, em se tratando de novelas:
zap, e agora é um desenho, que eu já vi duzentas vezes, e – zap – um homem
falando. Um homem, abraçado à guitarra elétrica, fala a uma
entrevistadora. É um roqueiro. Aliás, é o que está dizendo, que é um
roqueiro, que sempre foi e sempre será um roqueiro. Tal veemência se justifica,
porque ele não parece um roqueiro. É meio velho, tem cabelos grisalhos, rugas,
falta-lhe um dente. É o meu pai.
É sobre mim que fala. Você tem um filho, não tem? Pergunta a apresentadora, e
ele, meio constrangido – situação pouco admissível para um roqueiro de verdade
-, diz que sim, que tem um filho, só que não o vê há muito tempo. Hesita um
pouco e acrescenta: você sabe, eu tinha de fazer uma opção, era a família ou o
rock. A entrevistadora, porém, insiste (é chata, ela): mas o seu filho gosta de
rock? Que você saiba, seu filho gosta de rock?
Ele se mexe na cadeira; o microfone, preso à desbotada camisa, roça-lhe o
peito, produzindo um desagradável e bem audível rascar. Sua angústia é compreensível; aí está, num
programa local e de baixíssima audiência – e ainda tem de passar pelo vexame de
uma pergunta que o embaraça e à qual não sabe responder. E então ele me olha.
Vocês dirão que não, que é para a câmera que ele olha; aparentemente é isso,
aparentemente ele está olhando para a câmera, como lhe disseram para fazer; mas
na realidade é a mim que ele olha, sabe que em algum lugar, diante de uma tevê,
estou a fitar seu rosto atormentado, as lágrimas me correndo pelo rosto; e no
meu olhar ele procura resposta à pergunta da apresentadora: você gosta de rock?
Você gosta de mim? Você me perdoa? – mas aí comete um erro, um engano mortal:
insensivelmente, automaticamente, seus dedos começam a dedilhar as cordas da
guitarra, é o vício do velho roqueiro, do qual ele não pode se livrar nunca,
nunca. Seu rosto se ilumina – refletores que se acendem? – e ele vai dizer que
sim, que seu filho ama o rock tanto quanto ele, mas nesse momento – zap –
aciono o controle remoto e ele some. Em seu lugar, uma bela e sorridente jovem
que está – à exceção do pequeno relógio que usa no pulso – nua, completamente
nua.
Questões
1 - O que significa o
termo zap, que dá título à história? Corresponde àquilo que você imaginou antes
de ler o texto?
2 - Na história, o
narrador vai mudando de canal até que algo surpreendente acontece. Esse é o
ponto em que há uma mudança no curso da narrativa. Que fato é esse?
3 - O texto retrata uma situação que pode ocorrer em algumas famílias. Que
situação é essa? Qual é a sua opinião sobre esse assunto?
4 - Qual(ais) o(s) tema(s) que podemos retirar da leitura da crônica acima? Justifique sua
resposta produzindo um pequeno parágrafo.
4 - No bairro de sua residência, você conhece histórias parecidas com a relatada no texto lido? Conte-nos.
Conheça um pouco mais sobre Moacir Scliar, clique abaixo:
É preciso fazer novas matérias para cada laboratório? Expliquem
ResponderExcluirEmilly dominique de Amorim santos 1°d
ResponderExcluirA sua série possui 7 laboratórios, são 7 páginas de atividades. Você precisa responder essas atividades da sua série entrando nas páginas. Responda no caderno. Para organizar o que você está aprendendo a sugestão é o diário de bordo, nele você irá mostrar como está organizando os seus estudos na quarentena.
ResponderExcluirAna Beatriz Cavalcante 1°E
ResponderExcluirCarla adriely Cordeiro maragy Alves 1°E
ResponderExcluirTARCIANE BARROS DOS SANTOS 1 B
ResponderExcluirBOM DIA, meninos e meninas, ainda estamos aqui para auxiliá-los em suas dúvidas, é fundamental que vocês organizem os cadernos conforme foi orientado, dividindo por laboratórios, respondam as atividades, colocando as datas de cada uma e acompanhando as orientações para não acumular essas atividades. A partir desta semana vocês terão o suporte de professores todos os dias da semana, é só procurar acompanhar e fazer uso deste recurso. Pode mandar as dúvidas que faremos questão de atendê-los. Na próxima semana, já serão postadas novas atividades, por isso, é legal não deixar nada pendente.
ResponderExcluirNayara 1° A
ResponderExcluirPedro Lucas Da Silva1°A
ResponderExcluirEvany Priscila Caetano da Silva 1°B
ResponderExcluirGeovanna Patrícia P da Silva 1°B
ResponderExcluirBom dia! Estamos aqui para tirar suas dúvidas, qualquer coisa deixe um comentário que te respondemos.
ResponderExcluirProfessora: Raquel Lima
Emanoel José Cardoso Dos Santos 1°C
ResponderExcluirVocês colocaram 2 questões: 4
ResponderExcluirNayara da Silva 1a
ResponderExcluirLourdes Mirelly de lima Bernardo 1°C
ResponderExcluirJENNIFFER BEATRIZ DA SILVA fontes 1'D
ResponderExcluirsamara iracy teles da silva 1'A
ResponderExcluirBoa tarde!! Estamos trabalhando nesta quinzena com o gênero CHARGE. Façam as atividades propostas e postem por aqui suas dúvidas. Grande abraço. Prof. Moisés Guimarães
ResponderExcluirVamos lá!! não percam esta oportunidade de atualizar suas atividades. Lembrem-se de que elas serão necessárias para a organização de suas frequências e futuras pontuações. PARTICIPEM !!
ResponderExcluirCarla adrielly Cordeiro maragy Alves 1E
ResponderExcluirRaniely dos Santos Nunes 1° D
ResponderExcluirMaria clara Duarte Santos de Mello 1anoD
ResponderExcluirNathalia Maria Duarte santos de melo 1ano C
ResponderExcluirIslane poliana da silva souza 1C
ResponderExcluirCarla adrielly Cordeiro maragy Alves 1E
ResponderExcluirNão consegui compreender a atividade inicial do dia 08/06.
ResponderExcluirNathalia Maria Duarte santos de melo 1C
ResponderExcluirE preciso colocar apenas resposta, ou perguntas e resposta no caderno?
ResponderExcluirApenas as respostas no seu caderno ou diário de bordo
ResponderExcluirA ATIVIDADE INICIAL do dia 08/06 é apenas para que você leia os textos sobre o tema proposto, obtenha esse conhecimento e depois avance para fazer as outras questões. BONS ESTUDOS!!
ResponderExcluirCaros alunos, vejam que são questões simples sobre o gênero textual ANEDOTA ou PIADA. Explorem todo o material de LEITURA e façam as questões propostas. Qualquer dúvida, postem neste espaço. BOAS PRODUÇÕES!
ResponderExcluirNão esqueçam que todas as quartas e sextas-feiras estaremos aqui para tirar as possíveis dúvidas. Vamos lá, PARTICIPEM!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirContinuem lendo todo o material postado, façam as questões propostas, escrevendo suas respostas no seu caderno, colocando sempre a data da atividade. Participem!!
ResponderExcluirBoa tarde, caros alunos!! Espero que vocês consigam fazer a atividade proposta para esta quinzena. Qualquer dúvida, estou à disposição de vocês. BONS ESTUDOS!!
ResponderExcluirNa próxima semana estaremos por aqui para os possíveis esclarecimentos. Bom final de semana!!
ResponderExcluirKeylla Gezllyane Santos de Araújo 1C
ResponderExcluirÍtala teles 1°C
ResponderExcluirBrenda Lins Tenorio 1D
ResponderExcluirRaniely dos Santos Nunes 1°D
ResponderExcluirMaria Clara Duarte Santos de Mello 1D
ResponderExcluirLarissa Fernanda Tobias Pereira 1D
ResponderExcluirDaniel Kardec 1°A
ResponderExcluirAna Beatriz 1°A
ResponderExcluirNathalia Maria Duarte santos de melo
ResponderExcluirNathalia Maria Duarte santos de melo 1c
ResponderExcluirNathalia Maria Duarte santos de melo 1c
ResponderExcluirNathalia Maria Duarte santos de melo 1°C
ResponderExcluir