6º ANO/LAB. LÍNGUA PORTUGUESA

Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Período de 03  a 17 de julho de 2020

Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Variação Linguística
Laboratório: Aprendizagem de Língua Portuguesa
Carga horária: 5h


Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.

ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 30 min  

O que é variação linguística?

É o modo pelo qual a língua se diferencia dentro do seu próprio sistema. Esta diferença pode ser histórica, geográfica ou sociocultural. Vemos que a língua não é única, que o sistema linguístico abriga diversos ângulos na realização linguística.

ATIVIDADE PRINCIPAL:

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h30min


A língua e os vícios de linguagem mostram muito sobre as características de um povo, e ainda que o alagoano não goste muito de admitir, o sotaque e as gírias são predominantes na região. Divertido e até mesmo curioso para alguns, o dialeto do dicionário alagoanês reúne uma série de expressões que só quem é da terrinha sabe. 


Gírias e expressões do dicionário alagoanês

Abestaiado – bobo, tolo;
Abusado – impaciente, irritado;
Amostrada – metida;
Aperreio – agonia, pressa, desespero;
Arenga – discussão tola;
Avalie – imagine!;
Avia – adiante! rápido!;
Azogado – pessoa inquieta;
Bagaceira – estrago grande;
Bate entope – comida que não digere;
Bexiguenta – pessoa difícil de aturar/ruim;
Bigú – carona;
Birilo – grampo de cabelo;
Brenha/Biboca/Baixa da Égua – lugar distante ou esquisito;
Broco – atrapalhado;
Brocoió – idiota;
Buchuda – mulher grávida;
Cabuloso – complicado, chato;
Catenga – lagartixa;
Caba de pêia – homem safado;
Cacete – surra;
Chimbra – bola de gude; 
Eita gota! / Eita boba! – expressão de espanto, surpresa, dor;
Encangado – junto, colado;
Fastio – sem fome;
Farrapão – pessoa que falta constantemente aos compromissos/encontros marcados;
Fulero – coisa fraca, homem frouxo;
Galega – mulher loira;
Iapois – Com certeza (afirmação);
Inhaca – mau cheiro;
Invocado – pessoa irritada, com raiva;
Liso – pessoa sem dinheiro;
Lomba – coisa engraçada;
Mangar – rir de alguém;
Macaxeira – aipim;
Maloqueiro – vagabundo;
Migué – mentira;
Morgado – desanimado;
Mundiça – ralé, pessoa sem educação, farofeiro; 
Muriçoca – pernilongo;
Muganga – palhaçada; 
Pariceiro – amigo, colega;
Pantinho – frescura; 
Paia/Peba – fraco, ruim;
Presepada – algo ridículo, sem noção;
Pirangueiro – mão de vaca;
Pocar – estourar, romper ;
Pomba leza – pessoa desligada;
Rafamé – Malandro;
Resenha – coisa engraçada; 
Ronxa – mancha de pancada no corpo;
Rolo – negócio;
Vôte/Oxe – espanto/surpresa;
Zuada – barulho. 

Exercícios
1 – O que é variação linguística? Pesquise quais os tipos de variação lingüísticas?
2 – Você desconhece algumas dessas expressões listadas acima?
3 – Que outras expressões utilizadas pelos alagoanos você acrescentaria a essa lista?

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 2h

Pesquise outras curiosidades sobre variação linguística. Faça uma lista comparativa de palavras que são utilizadas em outros lugares diferente da forma de falar do lugar em que você mora. Crie um pequeno quadro com algumas expressões. 
Fim da atividade
_______________________


Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Período de 22 de junho a 03 de julho de 2020

Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Música e Literatura no Contexto Junino
Laboratório: Aprendizagem de Língua Portuguesa

Carga horária: 5h

Música e Literatura no Contexto Junino
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 30 min

Luiz Gonzaga do Nascimento (1912-1989). Conhecido como o Rei do Baião, foi considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira.                        
ATIVIDADE PRINCIPAL:

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h30min

Leia a os versos de Luiz Gonzaga e responda o que se pede:

Olha Pro Céu

Luiz Gonzaga

Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo
Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo
Foi numa noite igual a esta
Que tu me deste o coração
O céu estava assim em festa
Pois era noite de São João
Havia balões no ar
Xote, baião no salão
E no terreiro o teu olhar
Que incendiou meu coração
Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo
Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo

Composição: José Fernandes / Luiz Gonzaga.
1 – Explique por que o autor deu esse título a canção.
2 – Que convite é feito nesses versos?
3 – Que mensagem a música transmite? Comente.


ATIVIDADES COMPLEMENTARES
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 2h
As festas juninas deste ano estão “diferentes” dos anos anteriores devido a pandemia de Covid-19. Faça um pequeno comentário explicando quais são essas diferenças e como você está convivendo com essas mudanças.


____________________


Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Período de 08 a 19 de junho de 2020

Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Gêneros Textuais / Fábulas
Laboratório: Aprendizagem de Língua Portuguesa
Carga horária: 5h

Fábulas
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 30 min                              
O que é fábula?

Fábula é uma composição literária em que os personagens são animais que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo.
Veja um exemplo de fábula no vídeo abaixo:
ATIVIDADE PRINCIPAL:
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h30min



O Rei dos Animais

            Saiu o leão a fazer sua pesquisa estatística, para verificar se ainda era o Rei das Selvas. Os tempos tinham mudado muito, as condições do progresso alterado a psicologia e os métodos de combate das feras, as relações de respeito entre os animais já não eram as mesmas, de modo que seria bom indagar. Não que restasse ao Leão qualquer dúvida quanto à sua realeza. Mas assegurar-se é uma das constantes do espírito humano, e, por extensão, do espírito animal. Ouvir da boca dos outros a consagração do nosso valor, saber o sabido, quando ele nos é favorável, eis um prazer dos deuses. Assim o Leão encontrou o Macaco e perguntou: “Hei, você aí, macaco - quem é o rei dos animais?” O Macaco, surpreendido pelo rugir indagatório, deu um salto de pavor e, quando respondeu, já estava no mais alto galho da mais alta árvore da floresta: “Claro que é você, Leão, claro que é você!”.

          Satisfeito, o Leão continuou pela floresta e perguntou ao papagaio: “Currupaco, papagaio. Quem é, segundo seu conceito, o Senhor da Floresta, não é o Leão?” E como aos papagaios não é dado o dom de improvisar, mas apenas o de repetir, lá repetiu o papagaio: “Currupaco... não é o Leão? Não é o Leão? Currupaco, não é o Leão?”
           Cheio de si, prosseguiu o Leão pela floresta em busca de novas afirmações de sua personalidade. Encontrou a coruja e perguntou: “Coruja, não sou eu o maioral da mata?” “Sim, és tu”, disse a coruja. Mas disse de sábia, não de crente. E lá se foi o Leão, mais firme no passo, mais alto de cabeça. Encontrou o tigre. “Tigre, - disse em voz de estentor -eu sou o rei da floreta. Certo?” O tigre rugiu, hesitou, tentou não responder, mas sentiu o barulho do olhar do Leão fixo em si, e disse, rugindo contrafeito: “Sim”. E rugiu ainda mais mal humorado e já arrependido, quando o leão se afastou.
            Três quilômetros adiante, numa grande clareira, o Leão encontrou o elefante. Perguntou: “Elefante, quem manda na floresta, quem é Rei, Imperador, Presidente da República, dono e senhor de árvores e de seres, dentro da mata?” O elefante pegou-o pela tromba, deu três voltas com ele pelo ar, atirou-o contra o tronco de uma árvore e desapareceu floresta adentro. O Leão caiu no chão, tonto e ensanguentado, levantou-se lambendo uma das patas, e murmurou: “Que diabo, só porque não sabia a resposta não era preciso ficar tão zangado”.

Moral: “Cada um tira dos acontecimentos a conclusão que bem entende.”



1 - Qual era a verdadeira intenção do Rei da Selva?
2 - O que quer dizer a expressão “Cheio de si” no terceiro parágrafo?
3 - O que a conclusão da fábula revela?

4- Use falso ou verdadeiro para as afirmações sobre as fábulas.

(    ) É um texto que traz sempre uma lição, conhecida como moral.
(    ) As fábulas, normalmente, trabalham com animais que possuem características humanas.
(    ) Fábulas são textos escritos em versos e rimas.
(    ) Nesse tipo de texto, sempre existe um final triste.
(    ) As fábulas são narrativas muito longas e com final feliz.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 2h

Assista à fábula a seguir e informe a moral da história:

Fim da atividade

__________________________


Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Gêneros Textuais / Tirinha
Laboratório: Aprendizagem de Língua Portuguesa
Carga horária: 5h

TIRINHAS

As tirinhas são instrumentos fundamentais na escola. Elas possuem características importantes para o desenvolvimento dos estudantes que outros gêneros textuais não possuem. Entenda essa importância.


Atividade preliminar
Assista ao vídeo a seguir para entender como analisar tirinhas

Atividade principal
Leia a tirinha abaixo e responda as questões.
a)  Qual a finalidade comunicativa do texto (tirinha)?

b) O que gera humor na tirinha lida?

Atividade complementar: 
Saiba a diferença entre tirinha / Charge / Cartum
Clique no link abaixo:

Fim da atividade
____________________________________________________________




Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Poesia visual
Laboratório: Aprendizagem de Língua Portuguesa
Carga horária: 5h

Poesia Visual
A poesia visual é um tipo de poesia em que o texto, as imagens e os símbolos são dispostos de tal forma que o elemento visual assume papel preponderante na obra, não dependendo de elementos verbais para ser caracterizado como poesia. As palavras assumem formas diversas.
ATIVIDADE INICIAL
1 - O poema acima mostra uma disposição de palavras formando um guarda-chuva. Coloque as palavras numa arrumação normal de texto pra entender o que ele diz.


ATIVIDADE PRINCIPAL
   2 - Observe o vídeo a seguir e responda: Qual o assunto trabalhado pelo poema?

ATIVIDADE COMPLEMENTAR
   3 - Crie um poema visual com alguma forma de sua preferência.

FIM DESTA ATIVIDADE
___________________________________



Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Contos da Literatura Brasileira
Laboratório: Aprendizagem de Língua Portuguesa
Carga horária: 5h

Contos da Literatura Brasileira

Lygia Fagundes da Silva Telles, também conhecida como "a dama da literatura brasileira" e "a maior escritora brasileira viva", nasceu em 19 de abril de 1923, é uma escritora brasileira, considerada por acadêmicos, críticos e leitores uma das mais importantes e notáveis escritoras brasileiras do século XX e da história da literatura brasileira.

Leia o conto abaixo para responder para começar a atividade
A Disciplina do Amor

Lygia Fagundes Telles



Foi na França, durante a segunda grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe. Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar ansioso naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro até voltar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso a pata, voltava ao seu posto de espera. O jovem morreu num bombardeio mas no coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias. Todos os dias. Com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos, para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o dono partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?... Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.
 Exercícios
 1 - Você já deve ter criado algum animal de estimação. Se você cria ou já criou algum cachorro, conte-nos um pouco sobre o comportamento dele com as pessoas na sua casa.

2 - Após a leitura do conto “A disciplina do amor”, explique a palavra “disciplina” presente no título. Porque a autora utilizou essa palavra?

3 - Leia atenciosamente o trecho: “Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?…Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.” e responda:
a) Que palavras ou expressões nos mostram que já havia se passado muito tempo?
b)  Por que as pessoas estranhavam a espera incessante do cachorro?

4 – Converse um pouco com os seus pais e responda a seguinte questão: na nossa vida diária, observamos o comportamento de muitos animais em nossa volta e principalmente aqueles que são criados em nossas casas. O que os seres humanos deveriam aprender com os animais?

Sugestão de leitura: escreva o nome desse livro na sua agenda. Um dia quando tiver a oportunidade, leia-o.


20 comentários:

  1. Apartir dessa quinta 23/04. Pois modou a dinâmica das aulas . Um vez por quizena. Os professores estão elaborando

    ResponderExcluir
  2. Raquel de Lima Santos15 de maio de 2020 às 06:11

    Bom dia! Estamos aqui para tirar suas dúvidas, qualquer coisa deixe um comentário que te respondemos.

    Professora: Raquel Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, gostaria de saber como eu entrego a atividade respondida para os professores corrigirem , obrigado. E gostaria de saber onde estão as atividades de ciências, geogragia, historia, inglês, ensino religioso e artes, só vejo português e matemática.

      Excluir
  3. Bom dia estou com duvida para entender a imagem da poesia Visual
    Marcelly Beatriz Almeida Santos 6°'C'

    ResponderExcluir
  4. Clique sobre a imagem que ela ampliará. Há algumas frases nele. Com calma, tente escrever algumas delas. O intuito da atividade é você perceber que essa forma foi construída com palavras e frases.

    ResponderExcluir
  5. Professor a tarefa q veio recentemente do guarda chuva eu e uma amiga minha não estamos conseguindo enxergar direito e nem responder

    ResponderExcluir
  6. O diário de bordo pode ser feito a mão ou precisa ser imprimido?

    ResponderExcluir
  7. O diário de bordo pode ser feito a mão ou precisa ser imprimido?

    ResponderExcluir
  8. Meninos, bom dia! Continuamos preocupados com a falta de retorno de vocês sobre as atividades! É fundamental que apontem, sinalizem o que está acontecendo. Se estão conseguindo, se têm dificuldade, sem essa noção tudo fica mais difícil. Estaremos, mais uma vez, com vocês à disposição para qualquer esclarecimento sobre as atividades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho dúvidas de como fazer o diário de bordo
      Gabriel alves gomes 6 ano

      Excluir
    2. Bom dia eapm,quero saber como eu respondo os questionários diretamente pelo pc pois não estou conseguindo.

      Excluir
  9. Bom dia, as atividades da quinzena foram lançadas e novamente estaremos à disposição de vocês para tirar qualquer eventual dúvida. Desejamos que tudo esteja bem, dentro das limitações impostas, e que continuem se cuidando para que possamos em breve retomarmos as nossas atividades de forma presencial.

    ResponderExcluir
  10. Diretor vim aqui falar não dá atividade e sim de um problema q está dando no site das aulas online eu e minha amiga não conseguimos entrar

    ResponderExcluir