Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Período de 03 a 17 de julho de 2020
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Variação Linguística
Laboratório: Aprendizagem de Língua Portuguesa
Carga horária: 5h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
TEMPO
ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h30min
Gírias e expressões do dicionário
alagoanês
Música e Literatura no Contexto Junino
ATIVIDADE
INICIAL (aquecimento):
TEMPO ESTIMADO
PARA REALIZAÇÃO: 30 min
O que é
variação linguística?
É o modo pelo qual a língua se diferencia dentro do seu próprio sistema.
Esta diferença pode ser histórica, geográfica ou sociocultural. Vemos que a
língua não é única, que o sistema linguístico abriga diversos ângulos na
realização linguística.
ATIVIDADE
PRINCIPAL:
TEMPO
ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h30min
A língua e os vícios de linguagem mostram muito sobre as
características de um povo, e ainda que o alagoano não goste muito de admitir,
o sotaque e as gírias são predominantes na região. Divertido e até mesmo
curioso para alguns, o dialeto do dicionário alagoanês reúne uma série de
expressões que só quem é da terrinha sabe.
Gírias e expressões do dicionário
alagoanês
Abestaiado – bobo,
tolo;
Abusado – impaciente,
irritado;
Amostrada – metida;
Aperreio – agonia,
pressa, desespero;
Arenga – discussão
tola;
Avalie – imagine!;
Avia – adiante!
rápido!;
Azogado – pessoa
inquieta;
Bagaceira – estrago
grande;
Bate entope – comida
que não digere;
Bexiguenta – pessoa
difícil de aturar/ruim;
Bigú – carona;
Birilo – grampo
de cabelo;
Brenha/Biboca/Baixa da Égua – lugar
distante ou esquisito;
Broco – atrapalhado;
Brocoió – idiota;
Buchuda – mulher
grávida;
Cabuloso – complicado,
chato;
Catenga – lagartixa;
Caba de pêia – homem
safado;
Cacete – surra;
Chimbra – bola
de gude;
Eita gota! / Eita boba! – expressão
de espanto, surpresa, dor;
Encangado – junto,
colado;
Fastio – sem
fome;
Farrapão – pessoa
que falta constantemente aos compromissos/encontros marcados;
Fulero – coisa
fraca, homem frouxo;
Galega – mulher
loira;
Iapois – Com
certeza (afirmação);
Inhaca – mau
cheiro;
Invocado – pessoa
irritada, com raiva;
Liso – pessoa
sem dinheiro;
Lomba – coisa
engraçada;
Mangar –
rir de alguém;
Macaxeira –
aipim;
Maloqueiro –
vagabundo;
Migué –
mentira;
Morgado –
desanimado;
Mundiça –
ralé, pessoa sem educação, farofeiro;
Muriçoca –
pernilongo;
Muganga –
palhaçada;
Pariceiro – amigo,
colega;
Pantinho – frescura;
Paia/Peba – fraco,
ruim;
Presepada –
algo ridículo, sem noção;
Pirangueiro – mão
de vaca;
Pocar –
estourar, romper ;
Pomba leza –
pessoa desligada;
Rafamé –
Malandro;
Resenha –
coisa engraçada;
Ronxa –
mancha de pancada no corpo;
Rolo –
negócio;
Vôte/Oxe – espanto/surpresa;
Zuada –
barulho.
Exercícios
1 – O que é variação linguística? Pesquise quais os tipos de
variação lingüísticas?
2 – Você desconhece algumas dessas expressões listadas acima?
3 – Que outras expressões utilizadas pelos alagoanos você
acrescentaria a essa lista?
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
TEMPO ESTIMADO
PARA REALIZAÇÃO: 2h
Pesquise outras curiosidades sobre variação linguística. Faça uma lista comparativa de palavras que são utilizadas em outros lugares diferente da forma de falar do lugar em que você mora. Crie um pequeno quadro com algumas expressões.
Fim da atividade
_______________________
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Período de 22 de junho a 03 de julho de 2020
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Música e Literatura no Contexto Junino
Laboratório: Aprendizagem de Língua Portuguesa
Carga horária: 5h
ATIVIDADE
INICIAL (aquecimento):
TEMPO ESTIMADO
PARA REALIZAÇÃO: 30 min
Luiz Gonzaga do Nascimento (1912-1989). Conhecido como o Rei do Baião, foi considerado
uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular
brasileira.
ATIVIDADE
PRINCIPAL:
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h30min
Leia a os versos de Luiz Gonzaga
e responda o que se pede:
Olha Pro Céu
Luiz Gonzaga
Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo
Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo
Foi numa noite igual a esta
Que tu me deste o coração
O céu estava assim em festa
Pois era noite de São João
Que tu me deste o coração
O céu estava assim em festa
Pois era noite de São João
Havia balões no ar
Xote, baião no salão
E no terreiro o teu olhar
Que incendiou meu coração
Xote, baião no salão
E no terreiro o teu olhar
Que incendiou meu coração
Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo
Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo
Composição: José Fernandes / Luiz Gonzaga.
1 – Explique por que o autor deu esse título a canção.
2 – Que convite é feito nesses versos?
3 – Que mensagem a música transmite? Comente.
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
TEMPO ESTIMADO
PARA REALIZAÇÃO: 2h
As festas juninas deste ano estão “diferentes” dos anos anteriores
devido a pandemia de Covid-19. Faça um pequeno comentário explicando quais são
essas diferenças e como você está convivendo com essas mudanças.
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Período de 08 a 19 de junho de 2020
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Gêneros Textuais / Fábulas
Laboratório: Aprendizagem de Língua Portuguesa
Carga horária: 5h
Fábulas
ATIVIDADE
INICIAL (aquecimento):
TEMPO ESTIMADO
PARA REALIZAÇÃO: 30 min
O que é
fábula?
Fábula é uma
composição literária em que os personagens são animais que apresentam
características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias
são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de
caráter instrutivo.
Veja um exemplo de fábula no vídeo abaixo:
ATIVIDADE
PRINCIPAL:
TEMPO ESTIMADO
PARA REALIZAÇÃO: 1h30min
O Rei dos Animais
Saiu o leão a fazer sua pesquisa estatística, para verificar se ainda
era o Rei das Selvas. Os tempos tinham mudado muito, as condições do progresso
alterado a psicologia e os métodos de combate das feras, as relações de
respeito entre os animais já não eram as mesmas, de modo que seria bom indagar.
Não que restasse ao Leão qualquer dúvida quanto à sua realeza. Mas assegurar-se
é uma das constantes do espírito humano, e, por extensão, do espírito animal.
Ouvir da boca dos outros a consagração do nosso valor, saber o sabido, quando
ele nos é favorável, eis um prazer dos deuses. Assim o Leão encontrou o Macaco
e perguntou: “Hei, você aí, macaco - quem é o rei dos animais?” O Macaco,
surpreendido pelo rugir indagatório, deu um salto de pavor e, quando respondeu,
já estava no mais alto galho da mais alta árvore da floresta: “Claro que é
você, Leão, claro que é você!”.
Satisfeito,
o Leão continuou pela floresta e perguntou ao papagaio: “Currupaco, papagaio.
Quem é, segundo seu conceito, o Senhor da Floresta, não é o Leão?” E como aos
papagaios não é dado o dom de improvisar, mas apenas o de repetir, lá repetiu o
papagaio: “Currupaco... não é o Leão? Não é o Leão? Currupaco, não é o Leão?”
Cheio de si, prosseguiu o Leão
pela floresta em busca de novas afirmações de sua personalidade. Encontrou a
coruja e perguntou: “Coruja, não sou eu o maioral da mata?” “Sim, és tu”, disse
a coruja. Mas disse de sábia, não de crente. E lá se foi o Leão,
mais firme no passo, mais alto de cabeça. Encontrou o tigre. “Tigre, - disse em
voz de estentor -eu sou o rei da floreta. Certo?” O tigre rugiu, hesitou,
tentou não responder, mas sentiu o barulho do olhar do Leão fixo em si, e
disse, rugindo contrafeito: “Sim”. E rugiu ainda mais mal humorado e já
arrependido, quando o leão se afastou.
Três quilômetros adiante, numa grande clareira, o Leão encontrou o
elefante. Perguntou: “Elefante, quem manda na floresta, quem é Rei, Imperador,
Presidente da República, dono e senhor de árvores e de seres, dentro da mata?”
O elefante pegou-o pela tromba, deu três voltas com ele pelo ar, atirou-o
contra o tronco de uma árvore e desapareceu floresta adentro. O Leão caiu no
chão, tonto e ensanguentado, levantou-se lambendo uma das patas, e murmurou:
“Que diabo, só porque não sabia a resposta não era preciso ficar tão zangado”.
Moral: “Cada um tira dos acontecimentos a conclusão que bem entende.”
1 - Qual era a verdadeira intenção do Rei da Selva?
2 - O que quer dizer a expressão
“Cheio de si” no terceiro parágrafo?
3 - O que a conclusão da
fábula revela?
4- Use falso ou verdadeiro para as afirmações sobre as fábulas.
( ) É um texto que traz sempre uma lição, conhecida como moral.
( ) As fábulas, normalmente, trabalham com animais que possuem características humanas.
( ) Fábulas são textos escritos em versos e rimas.
( ) Nesse tipo de texto, sempre existe um final triste.
( ) As fábulas são narrativas muito longas e com final feliz.
4- Use falso ou verdadeiro para as afirmações sobre as fábulas.
( ) É um texto que traz sempre uma lição, conhecida como moral.
( ) As fábulas, normalmente, trabalham com animais que possuem características humanas.
( ) Fábulas são textos escritos em versos e rimas.
( ) Nesse tipo de texto, sempre existe um final triste.
( ) As fábulas são narrativas muito longas e com final feliz.
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
TEMPO ESTIMADO
PARA REALIZAÇÃO: 2h
Assista à
fábula a seguir e informe a moral da história:
Fim da atividade
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Gêneros Textuais / Tirinha
Laboratório: Aprendizagem de Língua Portuguesa
Carga horária: 5h
TIRINHAS
As tirinhas são instrumentos fundamentais na escola. Elas possuem características importantes para o desenvolvimento dos estudantes que outros gêneros textuais não possuem. Entenda essa importância.
Atividade preliminar
Assista ao vídeo a seguir para entender como analisar tirinhas
Leia a tirinha abaixo e responda as questões.
a) Qual a finalidade comunicativa do texto (tirinha)?
b) O que gera humor na tirinha lida?
Atividade complementar:
Saiba a diferença entre tirinha / Charge / Cartum
Clique no link abaixo:
Fim da atividade
____________________________________________________________
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Poesia visual
Laboratório: Aprendizagem de Língua Portuguesa
Carga horária: 5h
A poesia visual é um tipo de poesia em que o texto, as imagens e os símbolos são dispostos de tal forma que o elemento visual assume papel preponderante na obra, não dependendo de elementos verbais para ser caracterizado como poesia. As palavras assumem formas diversas.
ATIVIDADE INICIAL
1 - O poema acima mostra uma disposição de palavras formando um guarda-chuva. Coloque as palavras numa arrumação normal de texto pra entender o que ele diz.
ATIVIDADE PRINCIPAL
2 - Observe o vídeo a seguir e responda: Qual o assunto trabalhado pelo poema?
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
3 - Crie um poema visual com alguma forma de sua preferência.
FIM DESTA ATIVIDADE
___________________________________
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Contos da Literatura Brasileira
Laboratório: Aprendizagem de Língua Portuguesa
Carga horária: 5h
Lygia Fagundes da Silva Telles, também conhecida como "a
dama da literatura brasileira" e "a maior escritora brasileira
viva", nasceu em 19 de abril de 1923, é uma escritora brasileira, considerada por acadêmicos, críticos e
leitores uma das mais importantes e notáveis escritoras brasileiras do século
XX e da história da literatura brasileira.
Leia o conto abaixo para responder para começar a
atividade
A Disciplina do Amor
Lygia Fagundes Telles
Foi
na França, durante a segunda grande guerra: um jovem tinha um cachorro que
todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na
esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao
seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de
volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam
faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava a correr todo animado atrás
dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até
o momento em que seu dono apontava lá longe. Mas eu avisei que o tempo era de
guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo?
Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar ansioso naquele único
ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do
dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida
normal de cachorro até voltar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se
tivesse um relógio preso a pata, voltava ao seu posto de espera. O jovem morreu
num bombardeio mas no coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram
prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora ele
disparava para o compromisso assumido, todos os dias. Todos os dias. Com o
passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem
soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares
voltaram-se para outros familiares. Os amigos, para outros amigos. Só o cachorro
já velhíssimo (era jovem quando o dono partiu) continuou a esperá-lo na sua
esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?... Uma
tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.
1 - Você já deve ter criado algum animal de
estimação. Se você cria ou já criou algum cachorro, conte-nos um pouco sobre o
comportamento dele com as pessoas na sua casa.
2 - Após a leitura do conto “A
disciplina do amor”, explique a palavra “disciplina” presente no título. Porque
a autora utilizou essa palavra?
3 - Leia atenciosamente o trecho: “Só o
cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo
na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está
esperando?…Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela
direção.” e responda:
a) Que palavras ou expressões nos
mostram que já havia se passado muito tempo?
b) Por que as pessoas estranhavam a espera incessante do cachorro?
b) Por que as pessoas estranhavam a espera incessante do cachorro?
4 – Converse um pouco com os seus pais
e responda a seguinte questão: na nossa vida diária, observamos o comportamento
de muitos animais em nossa volta e principalmente aqueles que são criados em
nossas casas. O que os seres humanos deveriam aprender com os animais?
Sugestão de leitura: escreva o nome
desse livro na sua agenda. Um dia quando tiver a oportunidade, leia-o.
Cadê as atividades?
ResponderExcluirQuando vai colocar as atividades?
ResponderExcluirCadê as atividades?
ResponderExcluirApartir dessa quinta 23/04. Pois modou a dinâmica das aulas . Um vez por quizena. Os professores estão elaborando
ResponderExcluirBom dia! Estamos aqui para tirar suas dúvidas, qualquer coisa deixe um comentário que te respondemos.
ResponderExcluirProfessora: Raquel Lima
Olá, gostaria de saber como eu entrego a atividade respondida para os professores corrigirem , obrigado. E gostaria de saber onde estão as atividades de ciências, geogragia, historia, inglês, ensino religioso e artes, só vejo português e matemática.
ExcluirBom dia estou com duvida para entender a imagem da poesia Visual
ResponderExcluirMarcelly Beatriz Almeida Santos 6°'C'
Clique sobre a imagem que ela ampliará. Há algumas frases nele. Com calma, tente escrever algumas delas. O intuito da atividade é você perceber que essa forma foi construída com palavras e frases.
ResponderExcluirObrigada
ExcluirProfessor a tarefa q veio recentemente do guarda chuva eu e uma amiga minha não estamos conseguindo enxergar direito e nem responder
ResponderExcluirO diário de bordo pode ser feito a mão ou precisa ser imprimido?
ResponderExcluirO diário de bordo pode ser feito a mão ou precisa ser imprimido?
ResponderExcluirMeninos, bom dia! Continuamos preocupados com a falta de retorno de vocês sobre as atividades! É fundamental que apontem, sinalizem o que está acontecendo. Se estão conseguindo, se têm dificuldade, sem essa noção tudo fica mais difícil. Estaremos, mais uma vez, com vocês à disposição para qualquer esclarecimento sobre as atividades.
ResponderExcluirEu tenho dúvidas de como fazer o diário de bordo
ExcluirGabriel alves gomes 6 ano
Bom dia eapm,quero saber como eu respondo os questionários diretamente pelo pc pois não estou conseguindo.
ExcluirNicolas Marcondes 6c
ResponderExcluirMyriam Mariana
ResponderExcluirBom dia, as atividades da quinzena foram lançadas e novamente estaremos à disposição de vocês para tirar qualquer eventual dúvida. Desejamos que tudo esteja bem, dentro das limitações impostas, e que continuem se cuidando para que possamos em breve retomarmos as nossas atividades de forma presencial.
ResponderExcluirRebeca Mayara 6B
ResponderExcluirDiretor vim aqui falar não dá atividade e sim de um problema q está dando no site das aulas online eu e minha amiga não conseguimos entrar
ResponderExcluir