6º ROTEIRO DE ESTUDO – 06/07/2020 a 20/07/2020
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS - REAENP
Componente curricular: Religião, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Língua Inglesa
Professores: ROSEANE, NAILTON, SANDRA, FLÁVIA, ADRIANA, IB, JORDANA.
Tema Norteador: TODOS OS NOSSOS VALORES: ÉTICOS E MORAIS
Laboratório: Comunicação
Carga horária total: 3 horas
Atividade inicial: Tema Norteador: TODOS OS NOSSOS VALORES: ÉTICOS E MORAIS
Laboratório: Comunicação
Carga horária total: 3 horas
Acesse
o link e assista o Vídeo.
Agora
leia o texto e responda a atividade.
Qual
a importância da amizade para a vida de uma pessoa?
Já parou para pensar quais são os seus verdadeiros amigos? Para
muitas pessoas, a resposta para essa questão é quase como uma pegadinha. Antes
de esquentar a cabeça pensando em quem é amigo e em quem não é, reflita sobre
as suas experiências de vida e se lembre de quem esteve ao seu lado
honestamente. Nada melhor do que o tempo para definir quanto são e quem são os
verdadeiros amigos. E é justamente isso que muitas pessoas dizem, os
verdadeiros são poucos e os demais são apenas colegas de profissão, estudo e
diversão.
-
Pense em um(a) amigo(a) e descreva sua história com essa pessoa desde o início.
( quando começou essa amizade, histórias engraçadas, momentos de tristeza ,
etc.)
Responda de acordo com o vídeo.
• Que assunto o vídeo trata?
• Segundo o vídeo, o que é amizade?
• Qual a importância dos amigos?
• O que é ser um amigo?
• A amizade pode acabar? Por quê?
• Segundo o vídeo, o que é amizade?
• Qual a importância dos amigos?
• O que é ser um amigo?
• A amizade pode acabar? Por quê?
Atividade complementar:
1)
Traduza as frases que
falam de amizade para o português.
Pesquise 2 frases em inglês que falem de amizade.
_________________________________
5º ROTEIRO DE ESTUDO – 22/06/2020 a 06/07/2020
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS - REAENP
Componente curricular: Religião, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Língua Inglesa
Professores: ROSEANE, NAILTON, SANDRA, FLÁVIA, ADRIANA, IB, JORDANA.
Tema Norteador: FESTA EM CASA: CURTINDO O ARRAIÁ
Laboratório: Comunicação
Carga horária total: 3 horas
Tema Norteador: FESTA EM CASA: CURTINDO O ARRAIÁ
Laboratório: Comunicação
Carga horária total: 3 horas
Atividade inicial:
Atividade principal:
Atividade complementar:
Junho chegou, só que,
desta vez, sem fogueira, quadrilhas nas ruas e comidas típicas. Com o avanço da
covid-19 no país, muitos brasileiros têm levado as tradicionais comemorações
juninas, como quermesses, para dentro de casa, ou se programam para eventos
on-line.
Acesse
o link e assista o Vídeo.
Faça um breve resumo de
como a Festa Junina começou
Atividade principal:
Festas populares do mês de junho
O vídeo mostra elementos característicos das festas
juninas e sua história. Com essas informações responda.
1.
Descreva os elementos característicos da
Festa Junina presentes nas imagens.
Pesquise e
responda.
2. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira
relacionando a Festa Junina e suas características regionais.
(1) Região Nordeste ( ) Incorporou-se o pastel e o
cachorro-quente ao cardápio da Festa Junina.
(2) Região Sul (
) As festas juninas são influenciadas pelo país vizinho Paraguai.
(3) Região Centro-Oeste (
) Dançam também na quadrilha o “Vanerão”.
(4) Região Sudeste ( ) A
Festa Junina é ofuscada por um festival folclórico.
(5) Região Norte ( ) O
forró é o grande destaque das festas juninas.
3.Qual o sentido da fogueira durante a Festa Junina?
Atividade complementar:
Tradicionalmente, o mês de junho
é de muita festividade em todo o Brasil com as festas juninas que acontecem em
todos os cantos do país. Igrejas, praças, escolas e forródromos são alguns
palcos dessa celebração folclórica. Assim como em outros locais, a festa
junina na escola é comemorada também com danças, músicas, comidas,
brincadeiras, decorações e trajes típicos.
Como não podemos comemorar na escola, vamos reinventar
essa comemoração de uma forma bem simples. Com material reciclado( resto de
tecido, plástico, garrafa, etc.) construa um objeto que retrate o período
junino, use sua imaginação. Tire uma foto e poste em suas redes sociais
marcando um professor do Laboratório de Comunicação.
_______________________
4º ROTEIRO DE ESTUDO – 08/06/2020 a 22/06/2020
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS - REAENP
Componente curricular: Religião, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Língua Inglesa
Professores: ROSEANE, NAILTON, SANDRA, FLÁVIA, ADRIANA, IB, JORDANA.
Tema Norteador: É HORA DE GRITAR: SOMOS TODOS HUMANOS
Laboratório: Comunicação
Carga horária total: 3 horas
Tema Norteador: É HORA DE GRITAR: SOMOS TODOS HUMANOS
Laboratório: Comunicação
Carga horária total: 3 horas
Atividade inicial:
Atividade principal:
MAIS UMA AGRESSÃO POR INTOLERÂNCIA RELIGIOSA: TUDO A VER COM O
NOSSO HISTÓRICO RACISTA E ESCRAVOCRATA.
Uma senhora de 65 anos, Maria da Conceição Cerqueira da Silva,
foi agredida com pedras na última sexta-feira em Nova Iguaçu, no Rio de
Janeiro. Leiam o revoltante relato da reportagem do G1:
Migrante nordestina, Maria estabeleceu moradia em Nova Iguaçu há
quatro décadas. Candomblecista, passou a sofrer constantes ataques verbais por
parte da vizinhança, segundo afirmou a filha dela, a vendedora Eliane
Nascimento da Silva, de 42 anos.
A vendedora contou que também recebe ofensas por conta de sua religião. Ao
contrário da mãe, ela é umbandista, prática também de matriz africana.
“Eu engulo calada [as ofensas]. A minha mãe não, ela enfrenta. Ela tem sangue
nordestino, é uma idosa, semianalfabeta, e acaba revidando as agressões
verbais. Só que o que fizeram com ela dessa vez foi uma covardia”, ressaltou.
Segundo Eliane, nesta sexta a mãe passava pela rua quando ouviu uma vizinha,
que reiteradamente lhe dirige ofensas, dizer “lá vem essa velha macumbeira.
Hoje eu acabo com ela”. Maria foi tirar satisfações e a vizinha pegou uma pedra
no chão e arremessou contra a idosa.
“Ela [a vizinha] estava com a filha pequena no colo. A menina começou a chorar porque não entendeu o motivo da mãe fazer aquilo. Minha mãe chegou em casa esvaindo em sangue e o meu pai, um senhor de 72 anos, ficou desesperado sem saber o que fazer”, contou.
“Ela [a vizinha] estava com a filha pequena no colo. A menina começou a chorar porque não entendeu o motivo da mãe fazer aquilo. Minha mãe chegou em casa esvaindo em sangue e o meu pai, um senhor de 72 anos, ficou desesperado sem saber o que fazer”, contou.
Amor e fé: fotografia que combate a intolerância contra religiões de matriz africana.
Com
seus registros, o fotógrafo Roger Cipó busca desconstruir o racismo contra o
candomblé e umbanda
Religião
dos brasileiros
·
Católica: 50%
·
Evangélica: 31%
·
Não tem religião: 10%
·
Espírita: 3%
·
Umbanda, candomblé ou outras religiões afro-brasileiras: 2%
·
Outra: 2%
·
Ateu: 1%
·
Judaica: 0,3%
·
o
1. Em qual dessas você se
encontra?
o
2. Faça um levantamento em sua
família e com amigos qual a religião de cada um deles.
o
3.Você já sofreu algum
preconceito religioso? Ou cometeu algum?
Atividade complementar:
1.Vamos fazer uma
reflexão sobre o racismo nas diversas
áreas da vida. Procure frases racistas e escreva no caderno.
áreas da vida. Procure frases racistas e escreva no caderno.
Carga horária: 3h
Atividade de avaliação: Atividades escritas no DIÁRIO DE BORDO
_________________________
3º ROTEIRO DE ESTUDO – 25/05/2020 A 08/06/2020
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS - REAENP
Componente curricular: Religião, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Língua Inglesa
Professores: ROSEANE, NAILTON, SANDRA, FLÁVIA, ADRIANA, IB, JORDANA.
Tema Norteador: SER RESILIENTE: NÃO MEDIMOS DISTÂNCIA
Laboratório: Comunicação
Carga horária: 3 horas
Atividade inicial:
A imagem abaixo mostra o que é resiliência, agora faça uma pesquisa através de diversas fontes ( internet, documentários, filmes, revistas, jornais, relatos de pessoas, etc) atuais ou passadas que possamos constatar que a RESILIÊNCIA EXISTE E É PRATICADA, no MURAL VIRTUAL poste imagens que lembre a RESILIÊNCIA e comente fazendo uma relação da imagem que você escolheu.
Poste no mural acessando o link:
Atividade principal:
Viktor Frankl, autor do livro Em busca de sentido, narra a sua experiência como sobrevivente de um campo de concentração. Para ele, o principal elemento que permite a um ser humano buscar significado é eleger um propósito e criar metas concretas para si mesmo que vão além do sofrimento momentâneo. Assim você pode sair do momento de dor e criar um lugar onde você pode habitar apesar dos problema.
1 - Leia o texto e fale com suas palavras o qual é a mensagem trazida pelo autor.
2 - A imagem acima nos fala de zona de conforto.O que você entende por zona de conforto?
3- Ainda baseado no texto, o que você faz pra superar seus problemas?
4- Segundo o autor do texto, o homem precisa buscar sentido pra sua vida elegendo um propósito e criando metas.Você faz isso ? Explique com suas palavras.
Atividade complementar:
Observe a imagem acima e escreva cinco atitudes que você acha importantes para desenvolver a resiliência.
Carga horária: 3h
Atividade de avaliação: Atividades escritas no DIÁRIO DE BORDO
Atividade de avaliação: Atividades escritas no DIÁRIO DE BORDO
___________________________
2º ROTEIRO DE ESTUDO – 11/05/2020 A
22/05/2020
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES
ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS - REAENP
Componente curricular: Religião, Sociologia, Filosofia, Educação Física e
Língua Inglesa
Professores: ROSEANE, NAILTON,
SANDRA, FLÁVIA, ADRIANA, IB, JORDANA.
Tema Norteador: FAZENDO MINHA PARTE: O LUGAR DE SI E DO OUTRO.
Laboratório: Comunicação
Carga horária total: 3 hora
Atividade inicial:
Faça uma rápida pesquisa sobre UM APLICATIVOQUE
POSSA AJUDAR AS PESSOAS A SE DISTRAIREM NESSA QUARENTENA e poste essa dica no
mural virtual
CLICANDO AQUI NESSE LINK VOCÊ IRÁ DIRETO PARA O
MURAL VIRTUAL:
Faça a sua postagem seguindo o guia da página que tem o título “POSTE”
Atividade principal:
Assista o vídeo abaixo e responda no caderno:
1. Sobre
o que se trata o vídeo?
____________________________________
2. Quais
os tipos de coisas que ele cita que as pessoas podem ter acesso pela internet?
_____________________________________
3. Qual
aplicativo você usa para reduzir ansiedade?
______________________________________
4. Na sua
opinião o vídeo foi feito pensando NO OUTRO, ou seja, nas pessoas? Justifique
sua resposta:
________________________________________
5. Qual é
a maior preocupação do site que fez o vídeo?
________________________________________
6. Faça
um planejamento, por escrito, da criação de um aplicativo para ajudar as
pessoas a passar esse tempo de isolamento bem.
Lembre
de:
· Dar um
nome para seu aplicativo;
· Descrever
as funções que ele teria;
· Dizer
o objetivo do aplicativo;
· Falar
sobre o público que seu aplicativo ajudaria.
Atividade complementar:
Para aprimorar os conhecimentos que tal um JOGO ONLINE?!
VOCÊ PODE JOGAR QUANTAS VEZES QUISER, SE DIVIRTA E APRENDA!
Carga horária: 3h
Atividade de avaliação: Atividades escritas no DIÁRIO DE BORDO
Atividade de avaliação: Atividades escritas no DIÁRIO DE BORDO
______________________________________________________________________________________________
1º ROTEIRO DE ESTUDO - 27/04/2020 A 08/05/2020
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS - REAENP
Componente curricular: Religião, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Língua Inglesa
Tema Norteador: A IMPORTÂNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DURANTE A PANDEMIA
Laboratório: Comunicação
Atividade inicial:
Vamos
realizar um MURAL VIRTUAL INTEGRADO. Para isso acesse o link: https://padlet.com/jordanaprofessoradeingles/solidariedade
Lá você verá
exemplos de postagens dos professores, faça a sua
seguindo o guia da página que
tem o título INSTRUÇÕES.
RESPONDAS AS
QUESTÕES:
1.De acordo
com a imagem apresentada aqui, fale com suas
palavras a relação que ela tem com
a solidariedade nos tempos de
Covid 19:
2.Qual será
o meio de comunicação utilizado para o pedido de ajuda?
Pense e
escreva aqui uma proposta de campanha solidária:
Atenção
Pense:
Qual público
alvo que a sua campanha será solidária?
Qual
objetivo da sua campanha?
Estabeleça a forma como ela acontecerá.
Crie uma
logo marca para sua campanha
Como você
irá divulga-la?
AGORA
RESPONDA:
De que forma
os meios de comunicação poderão ajudar na divulgação da sua campanha?
Carga horária: 3h
Atividade de avaliação: Atividades escritas no DIÁRIO DE BORDO
Bom dia, sou a professora Adriana de inglês. Estarei disponível para responder qualquer dúvida até às 11:00hs. É muito importante que todos respondam as questões em seu diário de bordo. Apenas registrar perguntas e respostas.
ResponderExcluirOlá galera. Sou a Teacher Jordana, da tarde, e estou passando para dizer que estarei tirando as dúvidas de vcs.
ResponderExcluirBom dia!!!
ResponderExcluirEspero que você e toda sua família estejam bem. Estou à disposição para tirar suas dúvidas até as 11h de hoje, a realização de todas as atividades é muito importante.
Estou ansiosa aguardando por vocês!!(I’m waiting for you).
Boa noite professora Flávia.
ExcluirA senhora poderia me informa se é para tirar foto do caderno e enviar para a senhora?
Boa noite,Samara!
ExcluirQue bom que está fazendo as atividades,não esqueça seu diário de bordo(sua organização dos estudos). As atividades devem ser feitas no seu caderno, não precisa tirar foto ou enviar para mim, quando retornarmos você vai me mostrar. Espero que você esteja bem. Um grande beijo, até logo!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSe sim por onde eu mando?
ExcluirBom dia, meus queridos alunos! Eu, Roseane Cláudia, professora de Ensino Religioso estou aqui hoje até às 11 h de hoje
ResponderExcluirpara conversar com vocês e tirar suas dúvidas.Estou com saudade de todos!Estou à disposição de vocês, sejam, ben vindos!
Professora não entendi o
ExcluirDIÁRIO DE BORDO
Bom dia! Diário de Bordo é o seu caderno.
Excluir*Bem vindos!
ResponderExcluirBom dia!!
ResponderExcluirQue saudades! Como vocês estão? Espero que bem! Estou aqui mais uma terça, até as 11h para tirar suas dúvidas. Estão gostando das atividades? É muito importante responder todas as questões. Vamos lá! Espero por vocês!!!
Olá meus queridos, qualquer dúvida deixem aqui e eu, Roseane, tentarei tirar.Um forte abraço!
ResponderExcluirBom diaaaa!!!
ResponderExcluirMais uma terça com vocês! Estão bem? Estão se cuidando? Espero que sim. Vou ficar esperando por vocês, para tirar suas dúvidas até 11h.(I'm waiting for you).
Bom dia, alunos!
ResponderExcluirEu, Roseane Cláudia, professora de Ensino Religioso,estou aqui para mais um dia com vocês.Estarei aqui até às 11 horas.
Sejam bem vindos!
Oi pessoal, estou passando para dizer que estarei online aqui tirando as dúvidas de vocês na terça à tarde. Postem aqui seus questionamentos.
ResponderExcluirBom dia meus anjinhos, saudades!! Gostaríamos de saber como andam as realizações das atividades? Não esqueçam de registrar tudo no caderno viu, bjs.
ResponderExcluirGood Morning!!!
ResponderExcluirBom dia mocinhos! Estão bem? Estão se cuidando? Espero que sim. Temos tarefas novas, é muito importante que todas sejam realizadas. Vou ficar aqui até as 11h desta terça para tirar suas dúvidas.(I'm waiting for you).
Bom dia queridos alunos! Hoje mais uma vez,eu, Roseane Cláudia, professora de Ensino Religioso, estarei aqui com vocês para tirar suas dúvidas até às 11h.
ResponderExcluirOlá pessoal. Estou passando para lembrá-los que em caso de dúvidas é só postar aqui que nós professores estamos sempre olhando e podemos te ajudar.
ResponderExcluirGood Morning!!!
ResponderExcluirEstão todos bem? Se cuidem tá? Vou ficar esperando por vocês, para tirar suas dúvidas até 11h desta terça.
I'm Waiting for you
Bom dia alunos queridos! Eu Roseane Cláudia, professora de Ensino Religioso, estou aqui em mais um plantão para tirar as dúvidas com vocês.Me atrasei hoje porque estava sem internet, voltou agora. Estarei com vocês até às 11:31 por causa do atraso.
ResponderExcluirGood Morning!
ResponderExcluirHow are you? I hope you are well!!! Como vocês estão? Espero que bem. Temos novas atividades que foram feitas com muito carinho para vocês. Vou ficar aqui para tirar suas dúvidas até 11h. I'm waiting for you!
Bom dia alunos queridos! Sou a Professora Roseane Cláudia, de Ensino Religioso e estarei com vocês hoje até às 12:51h.
ResponderExcluirMe atrasei porque minha internet estava com problema.
ResponderExcluirGood Morning!
ResponderExcluirEstão se cuidando? Espero que sim. Estou aqui mais uma terça até 11h para tirar suas dúvida. I'm waiting for you!
Olá meus queridos,sou a professora Roseane Cláudia, de Ensino Religioso e estou aqui de novo para interagir com vocês! Tirem suas dúvidas...
ResponderExcluirNosso horário acabou, até a próxima! Se cuidem!
ResponderExcluirGood Morning!
ResponderExcluirEstão todos bem? Se cuidem tá? Vou ficar esperando por vocês, para tirar suas dúvidas até 11h desta terça. I'm waiting for you!
Olá meus queridos alunos, eu Roseane Cláudia, professora de Ensino Religioso, estou aqui para interagir com vocês até às 11 h.
ResponderExcluirMeus queridos, nosso tempo aqui está acabando por hoje.Até a próxima!Um abraço em todos!
ResponderExcluirGood Morning!!!
ResponderExcluirEstão todos bem? Espero que sim!! Mais uma terça com vocês até 11h, para tirar suas dúvidas. I'm waiting for you!!
Bom dia amadinhos, sou a professora Roseane Cláudia de Ensino Religioso e estarei aqui com vocês até às 11:00 h para tirar dúvidas.
ResponderExcluirMeus queridos até a próxima.Fiquem com Deus!
ResponderExcluirQuais os instagrans dos professores de comunicação?
ResponderExcluir