9º ANO/LAB. COMUNICAÇÃO

6º ROTEIRO DE ESTUDO – 06/07/2020 a 20/07/2020

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS - REAENP

Componente curricular: Religião, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Língua Inglesa


Professores: ROSEANE, NAILTON, SANDRA, FLÁVIA, ADRIANA, IB, JORDANA.
Tema NorteadorTODOS OS NOSSOS VALORES: ÉTICOS E MORAIS
Laboratório: Comunicação
Carga horária total: 3 horas




Atividade inicial:  


Acesse o link e assista o Vídeo.


Agora leia o texto e responda a atividade.
Qual a importância da amizade para a vida de uma pessoa?
Já parou para pensar quais são os seus verdadeiros amigos? Para muitas pessoas, a resposta para essa questão é quase como uma pegadinha. Antes de esquentar a cabeça pensando em quem é amigo e em quem não é, reflita sobre as suas experiências de vida e se lembre de quem esteve ao seu lado honestamente. Nada melhor do que o tempo para definir quanto são e quem são os verdadeiros amigos. E é justamente isso que muitas pessoas dizem, os verdadeiros são poucos e os demais são apenas colegas de profissão, estudo e diversão.

- Pense em um(a) amigo(a) e descreva sua história com essa pessoa desde o início. ( quando começou essa amizade, histórias engraçadas, momentos de tristeza , etc.)
Atividade principal:  

Responda de acordo com o vídeo.
• Que assunto o vídeo trata?
• Segundo o vídeo, o que é amizade?
• Qual a importância dos amigos?
• O que é ser um amigo?
• A amizade pode acabar? Por quê?


Atividade complementar:




1)   Traduza as frases que falam de amizade para o português.
Pesquise 2 frases em inglês que falem de amizade.

_________________________________

5º ROTEIRO DE ESTUDO – 22/06/2020 a 06/07/2020

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS - REAENP

Componente curricular: Religião, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Língua Inglesa
Professores: ROSEANE, NAILTON, SANDRA, FLÁVIA, ADRIANA, IB, JORDANA.
Tema Norteador: FESTA EM CASA: CURTINDO O ARRAIÁ
Laboratório: Comunicação
Carga horária total: 3 horas


Atividade inicial:

Junho chegou, só que, desta vez, sem fogueira, quadrilhas nas ruas e comidas típicas. Com o avanço da covid-19 no país, muitos brasileiros têm levado as tradicionais comemorações juninas, como quermesses, para dentro de casa, ou se programam para eventos on-line.

Acesse o link e assista o Vídeo.




Faça um breve resumo de como a Festa Junina começou

Atividade principal:
Festas populares do mês de junho
O vídeo mostra elementos característicos das festas juninas e sua história. Com essas informações responda.

1.   Descreva os elementos característicos da Festa Junina presentes nas imagens.



 Pesquise e responda.
2. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira relacionando a Festa Junina e suas características regionais.

(1) Região Nordeste             (    ) Incorporou-se o pastel e o cachorro-quente ao cardápio da Festa Junina.
(2) Região Sul                      (    ) As festas juninas são influenciadas pelo país vizinho Paraguai.
(3) Região Centro-Oeste      (    ) Dançam também na quadrilha o “Vanerão”.
(4) Região Sudeste               (    )  A Festa Junina é ofuscada por um festival folclórico.
(5) Região Norte                   (    )  O forró é o grande destaque das festas juninas.

3.Qual o sentido da fogueira durante a Festa Junina?

Atividade complementar:

Tradicionalmente, o mês de junho é de muita festividade em todo o Brasil com as festas juninas que acontecem em todos os cantos do país. Igrejas, praças, escolas e forródromos são alguns palcos dessa celebração folclórica.  Assim como em outros locais, a festa junina na escola é comemorada também com danças, músicas, comidas, brincadeiras, decorações e trajes típicos.

Como não podemos comemorar na escola, vamos reinventar essa comemoração de uma forma bem simples. Com material reciclado( resto de tecido, plástico, garrafa, etc.) construa um objeto que retrate o período junino, use sua imaginação. Tire uma foto e poste em suas redes sociais marcando um professor do Laboratório de Comunicação.



_______________________



4º ROTEIRO DE ESTUDO – 08/06/2020 a 22/06/2020

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS - REAENP

Componente curricular: Religião, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Língua Inglesa
Professores: ROSEANE, NAILTON, SANDRA, FLÁVIA, ADRIANA, IB, JORDANA.
Tema Norteador: É HORA DE GRITAR: SOMOS TODOS HUMANOS
Laboratório: Comunicação
Carga horária total: 3 horas



Atividade inicial:                               
É apenas uma das formas de Racismo.  
  
Intolerância religiosa é crime de ódio e fere a dignidade.


O sincretismo entre brancos, índios e negros formou a Umbanda
.


Pesquise e responda no caderno: O QUE É SINCRETISMO?

Atividade principal:

      MAIS UMA AGRESSÃO POR INTOLERÂNCIA RELIGIOSA: TUDO A VER COM O NOSSO HISTÓRICO RACISTA E ESCRAVOCRATA.
  
 

 Uma senhora de 65 anos, Maria da Conceição Cerqueira da Silva, foi agredida com pedras na última sexta-feira em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Leiam o revoltante relato da reportagem do G1:
Migrante nordestina, Maria estabeleceu moradia em Nova Iguaçu há quatro décadas. Candomblecista, passou a sofrer constantes ataques verbais por parte da vizinhança, segundo afirmou a filha dela, a vendedora Eliane Nascimento da Silva, de 42 anos.
A vendedora contou que também recebe ofensas por conta de sua religião. Ao contrário da mãe, ela é umbandista, prática também de matriz africana.
“Eu engulo calada [as ofensas]. A minha mãe não, ela enfrenta. Ela tem sangue nordestino, é uma idosa, semianalfabeta, e acaba revidando as agressões verbais. Só que o que fizeram com ela dessa vez foi uma covardia”, ressaltou.

Segundo Eliane, nesta sexta a mãe passava pela rua quando ouviu uma vizinha, que reiteradamente lhe dirige ofensas, dizer “lá vem essa velha macumbeira. Hoje eu acabo com ela”. Maria foi tirar satisfações e a vizinha pegou uma pedra no chão e arremessou contra a idosa.
“Ela [a vizinha] estava com a filha pequena no colo. A menina começou a chorar porque não entendeu o motivo da mãe fazer aquilo. Minha mãe chegou em casa esvaindo em sangue e o meu pai, um senhor de 72 anos, ficou desesperado sem saber o que fazer”, contou.

Amor e fé: fotografia que combate a intolerância contra religiões de matriz africana.

Com seus registros, o fotógrafo Roger Cipó busca desconstruir o racismo contra o candomblé e umbanda

 

Religião dos brasileiros

·         Católica: 50%
·         Evangélica: 31%
·         Não tem religião: 10%
·         Espírita: 3%
·         Umbanda, candomblé ou outras religiões afro-brasileiras: 2%
·         Outra: 2%
·         Ateu: 1%
·         Judaica: 0,3%  
·          
o    1. Em qual dessas você se encontra?
o    2. Faça um levantamento em sua família e com amigos qual a religião de cada um deles.
o    3.Você já sofreu algum preconceito religioso? Ou cometeu algum?

Atividade complementar:



  1.Vamos fazer uma reflexão sobre o racismo nas diversas 
áreas da vida. Procure frases racistas e escreva no caderno.  



Carga horária: 3h
Atividade de avaliação: Atividades escritas no DIÁRIO DE BORDO



_________________________


3º ROTEIRO DE ESTUDO – 25/05/2020 A 08/06/2020

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS - REAENP

Componente curricular: Religião, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Língua Inglesa

Professores: ROSEANE, NAILTON, SANDRA, FLÁVIA, ADRIANA, IB, JORDANA.

Tema Norteador: SER RESILIENTE: NÃO MEDIMOS DISTÂNCIA
Laboratório: Comunicação

Carga horária: 3 horas



Atividade inicial:


A imagem abaixo mostra o que é resiliência, agora faça uma pesquisa através de diversas fontes ( internet, documentários, filmes, revistas, jornais, relatos de pessoas, etc)  atuais ou passadas que possamos constatar que a RESILIÊNCIA EXISTE E É PRATICADA, no MURAL VIRTUAL poste imagens que lembre a RESILIÊNCIA e comente fazendo uma relação da imagem que você escolheu.

Poste no mural acessando o link:


Atividade principal:


Viktor Frankl, autor do livro Em busca de sentido, narra a sua experiência como sobrevivente de um campo de concentração. Para ele, o principal elemento que permite a um ser humano buscar significado é eleger um propósito e criar metas concretas para si mesmo que vão além do sofrimento momentâneo. Assim você pode sair do momento de dor e criar um lugar onde você pode habitar apesar dos problema.



1 - Leia o texto e  fale com suas palavras o qual é a mensagem trazida pelo autor.
2 - A imagem acima nos fala de zona de conforto.O que você entende por zona de conforto?
3- Ainda baseado no texto, o que você faz pra superar seus problemas?
4- Segundo o autor do texto, o homem precisa buscar sentido pra sua vida elegendo um propósito e criando metas.Você faz isso ? Explique com suas palavras.


Atividade complementar:

Observe a imagem acima e escreva cinco atitudes que você acha importantes para desenvolver a resiliência.

Carga horária: 3h
Atividade de avaliação: Atividades escritas no DIÁRIO DE BORDO
___________________________


2º ROTEIRO DE ESTUDO – 11/05/2020 A 22/05/2020



REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS - REAENP




Componente curricular: Religião, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Língua Inglesa


Professores: ROSEANE, NAILTON, SANDRA, FLÁVIA, ADRIANA, IB, JORDANA.

Tema Norteador: FAZENDO MINHA PARTE: O LUGAR DE SI E DO OUTRO.

Laboratório: Comunicação

Carga horária total: 3 hora


Atividade inicial:


Faça uma rápida pesquisa sobre UM APLICATIVOQUE POSSA AJUDAR AS PESSOAS A SE DISTRAIREM NESSA QUARENTENA e poste essa dica no mural virtual
CLICANDO AQUI NESSE LINK VOCÊ IRÁ DIRETO PARA O MURAL VIRTUAL:
Faça a sua postagem seguindo o guia da página que tem o título “POSTE”

Atividade principal:


Assista o vídeo abaixo e responda no caderno:

1.  Sobre o que se trata o vídeo?
____________________________________
2.  Quais os tipos de coisas que ele cita que as pessoas podem ter acesso pela internet?
_____________________________________
3.  Qual aplicativo você usa para reduzir ansiedade?
______________________________________
4.  Na sua opinião o vídeo foi feito pensando NO OUTRO, ou seja, nas pessoas? Justifique sua resposta:
________________________________________
5.  Qual é a maior preocupação do site que fez o vídeo?
________________________________________
6.  Faça um planejamento, por escrito, da criação de um aplicativo para ajudar as pessoas a passar esse tempo de isolamento bem.
Lembre de:
·       Dar um nome para seu aplicativo;
·       Descrever as funções que ele teria;
·       Dizer o objetivo do aplicativo;
·       Falar sobre o público que seu aplicativo ajudaria.


Atividade complementar:

Para aprimorar os conhecimentos que tal um JOGO ONLINE?!
 No seu celular ou no computador digite no Google ou CLIQUE NO LINK:
VOCÊ PODE JOGAR QUANTAS VEZES QUISER, SE DIVIRTA E APRENDA!


Carga horária: 3h
Atividade de avaliação: Atividades escritas no DIÁRIO DE BORDO
______________________________________________________________________________________________



1º ROTEIRO DE ESTUDO - 27/04/2020 A 08/05/2020

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS - REAENP

Componente curricular: Religião, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Língua Inglesa
Tema Norteador: A IMPORTÂNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DURANTE A PANDEMIA
Laboratório: Comunicação

Atividade inicial:


Vamos realizar um MURAL VIRTUAL INTEGRADO. Para isso acesse o link: https://padlet.com/jordanaprofessoradeingles/solidariedade

Lá você verá exemplos de postagens dos professores, faça a sua
seguindo o guia da página que tem o título INSTRUÇÕES.


Atividade principal:




RESPONDAS AS QUESTÕES:

1.De acordo com a imagem apresentada aqui, fale com suas 
palavras a relação que ela tem com a solidariedade nos tempos de 
Covid 19:
2.Qual será o meio de comunicação utilizado para o pedido de ajuda? 

Atividade complementar:

Pense e escreva aqui uma proposta de campanha solidária:

Atenção Pense:
Qual público alvo que a sua campanha será solidária?
Qual objetivo da sua campanha?
Estabeleça  a forma como ela acontecerá.
Crie uma logo marca para sua campanha
Como você irá divulga-la?

AGORA RESPONDA:

De que forma os meios de comunicação poderão ajudar na divulgação da sua campanha?



Carga horária: 3h
Atividade de avaliação: Atividades escritas no DIÁRIO DE BORDO

35 comentários:

  1. Bom dia, sou a professora Adriana de inglês. Estarei disponível para responder qualquer dúvida até às 11:00hs. É muito importante que todos respondam as questões em seu diário de bordo. Apenas registrar perguntas e respostas.

    ResponderExcluir
  2. Olá galera. Sou a Teacher Jordana, da tarde, e estou passando para dizer que estarei tirando as dúvidas de vcs.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!!!
    Espero que você e toda sua família estejam bem. Estou à disposição para tirar suas dúvidas até as 11h de hoje, a realização de todas as atividades é muito importante.
    Estou ansiosa aguardando por vocês!!(I’m waiting for you).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite professora Flávia.
      A senhora poderia me informa se é para tirar foto do caderno e enviar para a senhora?

      Excluir
    2. Boa noite,Samara!
      Que bom que está fazendo as atividades,não esqueça seu diário de bordo(sua organização dos estudos). As atividades devem ser feitas no seu caderno, não precisa tirar foto ou enviar para mim, quando retornarmos você vai me mostrar. Espero que você esteja bem. Um grande beijo, até logo!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, meus queridos alunos! Eu, Roseane Cláudia, professora de Ensino Religioso estou aqui hoje até às 11 h de hoje
    para conversar com vocês e tirar suas dúvidas.Estou com saudade de todos!Estou à disposição de vocês, sejam, ben vindos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora não entendi o
      DIÁRIO DE BORDO

      Excluir
    2. Bom dia! Diário de Bordo é o seu caderno.

      Excluir
  6. Bom dia!!
    Que saudades! Como vocês estão? Espero que bem! Estou aqui mais uma terça, até as 11h para tirar suas dúvidas. Estão gostando das atividades? É muito importante responder todas as questões. Vamos lá! Espero por vocês!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá meus queridos, qualquer dúvida deixem aqui e eu, Roseane, tentarei tirar.Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  8. Bom diaaaa!!!
    Mais uma terça com vocês! Estão bem? Estão se cuidando? Espero que sim. Vou ficar esperando por vocês, para tirar suas dúvidas até 11h.(I'm waiting for you).

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, alunos!
    Eu, Roseane Cláudia, professora de Ensino Religioso,estou aqui para mais um dia com vocês.Estarei aqui até às 11 horas.
    Sejam bem vindos!

    ResponderExcluir
  10. Oi pessoal, estou passando para dizer que estarei online aqui tirando as dúvidas de vocês na terça à tarde. Postem aqui seus questionamentos.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia meus anjinhos, saudades!! Gostaríamos de saber como andam as realizações das atividades? Não esqueçam de registrar tudo no caderno viu, bjs.

    ResponderExcluir
  12. Good Morning!!!
    Bom dia mocinhos! Estão bem? Estão se cuidando? Espero que sim. Temos tarefas novas, é muito importante que todas sejam realizadas. Vou ficar aqui até as 11h desta terça para tirar suas dúvidas.(I'm waiting for you).

    ResponderExcluir
  13. Bom dia queridos alunos! Hoje mais uma vez,eu, Roseane Cláudia, professora de Ensino Religioso, estarei aqui com vocês para tirar suas dúvidas até às 11h.

    ResponderExcluir
  14. Olá pessoal. Estou passando para lembrá-los que em caso de dúvidas é só postar aqui que nós professores estamos sempre olhando e podemos te ajudar.

    ResponderExcluir
  15. Good Morning!!!
    Estão todos bem? Se cuidem tá? Vou ficar esperando por vocês, para tirar suas dúvidas até 11h desta terça.
    I'm Waiting for you

    ResponderExcluir
  16. Bom dia alunos queridos! Eu Roseane Cláudia, professora de Ensino Religioso, estou aqui em mais um plantão para tirar as dúvidas com vocês.Me atrasei hoje porque estava sem internet, voltou agora. Estarei com vocês até às 11:31 por causa do atraso.

    ResponderExcluir
  17. Good Morning!
    How are you? I hope you are well!!! Como vocês estão? Espero que bem. Temos novas atividades que foram feitas com muito carinho para vocês. Vou ficar aqui para tirar suas dúvidas até 11h. I'm waiting for you!

    ResponderExcluir
  18. Bom dia alunos queridos! Sou a Professora Roseane Cláudia, de Ensino Religioso e estarei com vocês hoje até às 12:51h.

    ResponderExcluir
  19. Me atrasei porque minha internet estava com problema.

    ResponderExcluir
  20. Good Morning!
    Estão se cuidando? Espero que sim. Estou aqui mais uma terça até 11h para tirar suas dúvida. I'm waiting for you!

    ResponderExcluir
  21. Olá meus queridos,sou a professora Roseane Cláudia, de Ensino Religioso e estou aqui de novo para interagir com vocês! Tirem suas dúvidas...

    ResponderExcluir
  22. Nosso horário acabou, até a próxima! Se cuidem!

    ResponderExcluir
  23. Good Morning!
    Estão todos bem? Se cuidem tá? Vou ficar esperando por vocês, para tirar suas dúvidas até 11h desta terça. I'm waiting for you!

    ResponderExcluir
  24. Olá meus queridos alunos, eu Roseane Cláudia, professora de Ensino Religioso, estou aqui para interagir com vocês até às 11 h.

    ResponderExcluir
  25. Meus queridos, nosso tempo aqui está acabando por hoje.Até a próxima!Um abraço em todos!

    ResponderExcluir
  26. Good Morning!!!
    Estão todos bem? Espero que sim!! Mais uma terça com vocês até 11h, para tirar suas dúvidas. I'm waiting for you!!

    ResponderExcluir
  27. Bom dia amadinhos, sou a professora Roseane Cláudia de Ensino Religioso e estarei aqui com vocês até às 11:00 h para tirar dúvidas.

    ResponderExcluir
  28. Meus queridos até a próxima.Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  29. Quais os instagrans dos professores de comunicação?

    ResponderExcluir