ROTEIRO DE ESTUDOS QUINZENAL
Professor Antônio José Gomes Toledo
ETAPA:
2º ano – Ensino Médio
|
PERÍODO:
Atividade – 06
até 20 de Julho de 2020
|
LABORATÓRIO: Iniciativas Sociais ou Comunitárias
|
|
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:
Geografia, Ciências,
História e Educação Física.
|
DOCENTES ORIENTADORES:
Antônio, Nadja, Karla, Almir, Otavio e
Diego.
|
TEMA NORTEADOR: Saúde nutricional no Brasil
|
|
HABILIDADES:
Seguindo o roteiro proposto de atividade é esperado que os alunos desempenhassem
habilidades como:
·
Pesquise e responda as perguntas citadas nesse roteiro de
estudo.
|
|
Este Roteiro tem como
objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de
atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as
atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos
momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de
bordo.
|
|
ATIVIDADES: Lembrem que nesse laboratório abordaremos conteúdos
voltados à matemática, química e física.
Para realização da atividade
(06 até 20 de Julho de 2020) vocês precisaram seguir os seguintes passos:
1º
passo:
Em seu diário de bordo (caderno do laboratório de Iniciativas Sociais
ou Comunitárias) responda as perguntas citadas com bastante atenção.
Atividade inicial:
- Educação Alimentar e Nutricional, Obesidade,
Saúde, Escolar, Alimentação Escolar.
A educação alimentar
e nutricional tem por finalidade contribuir para a promoção e a proteção da
saúde, através de uma alimentação adequada e saudável, desempenhando seu
crescimento e desenvolvimento humano conforme as políticas públicas em
alimentação e nutrição, contribuindo de maneira significativa no controle do
avanço da prevalência das doenças crônico-degenerativas.
1º) De acordo com as palavras e o pequeno texto acimas
responde o que você entende por alimentação saudável?
2º) Uma
alimentação saudável é sinônimo de uma vida saudável.
|
|
REGISTRO: Para que possamos acompanhar as atividades realizadas por
vocês nesse momento, é esperado que todos os registros sejam feitos de forma
organizada e separada por laboratório, sempre informando a data da atividade.
Pedimos que junto ao registro da atividade vocês insiram as dúvidas,
dificuldades que tiveram ao longo da construção da atividade.
|
|
AVALIAÇÃO: Diante do cenário que estamos vivendo, decidimos avaliar
vocês durante toda a atividade, da seguinte maneira:
·
Pela pesquisa realizada e registrada no diário de
bordo.
·
Pela listagem e elaboração da linha do tempo,
escrevendo de forma cronológica correta.
·
É esperado que ao fim desses prazos o aluno esteja
com as atividades realizadas, não sendo permitido execução da mesma fora dos
prazos indicados.
|
ETAPA:
2º ano – Ensino Médio
|
PERÍODO:
Atividade – 22 de Junho até 06 de Julho de 2020
|
LABORATÓRIO: Iniciativas Sociais ou Comunitárias
|
|
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:
Geografia, Ciências,
História e Educação Física.
|
DOCENTES ORIENTADORES:
Antônio, Nadja, Karla, Almir, Otavio e
Diego.
|
TEMA NORTEADOR: O MAPA DA VIOLÊNCIA NO BRASIL
|
|
HABILIDADES:
Seguindo o roteiro proposto de atividade é esperado que os alunos desempenhassem
habilidades como:
·
Pesquise e responda as perguntas citadas nesse roteiro de
estudo.
|
|
Este Roteiro tem como
objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de
atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as
atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos
momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de
bordo.
|
|
ATIVIDADES: Lembrem que nesse laboratório abordaremos conteúdos
voltados à matemática, química e física.
Para realização da atividade
(22 de Junho até 06 de Julho de 2020) vocês precisaram seguir os seguintes
passos:
1º
passo:
Em seu diário de bordo (caderno do laboratório de Iniciativas Sociais
ou Comunitárias) responda as perguntas citadas com bastante atenção
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a violência pode ser definida como “o uso intencional da força física ou poder contra si próprio, contra outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade que resulte ou tenha possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação”. Essa triste realidade assola amplamente o Brasil, que é um dos países mais violentos do mundo.
1º) Através desse texto responda:
a) Violência física
b) Violência psicológica
c) Violência sexual.
d) Violência patrimonial.
e) Violência moral.
Atividade Complementar:
Responda:
O que é violência nas
escolas?
Quais são as formas
de violência na escola?
O que podemos fazer
para acabar com a violência na escola?
|
|
REGISTRO: Para que possamos acompanhar as atividades realizadas por
vocês nesse momento, é esperado que todos os registros sejam feitos de forma
organizada e separada por laboratório, sempre informando a data da atividade.
Pedimos que junto ao registro da atividade vocês insiram as dúvidas,
dificuldades que tiveram ao longo da construção da atividade.
|
|
AVALIAÇÃO: Diante do cenário que estamos vivendo, decidimos avaliar
vocês durante toda a atividade, da seguinte maneira:
·
Pela pesquisa realizada e registrada no diário de bordo.
·
Pela listagem e elaboração da linha do tempo,
escrevendo de forma cronológica correta.
·
É esperado que ao fim desses prazos o aluno esteja
com as atividades realizadas, não sendo permitido execução da mesma fora dos
prazos indicados.
|
ETAPA:
2º ano – Ensino Médio
|
PERÍODO:
Atividade – 08 de Junho até 22 de Junho de 2020
|
LABORATÓRIO: Iniciativas Sociais ou Comunitárias
|
|
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:
Geografia, Ciências,
História e Educação Física.
|
DOCENTES ORIENTADORES:
Antônio, Nadja, Karla, Almir, Otavio e
Diego.
|
TEMA NORTEADOR: A
PERSISTÊNCIA DO RACISMO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
|
|
HABILIDADES:
Seguindo o roteiro proposto de atividade é esperado que os alunos desempenhassem
habilidades como:
·
Pesquise e responda as perguntas citadas nesse roteiro de
estudo.
|
|
Este Roteiro tem como
objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de
atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as
atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos
momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de
bordo.
|
|
ATIVIDADES: Lembrem que nesse laboratório abordaremos conteúdos
voltados à matemática, química e física.
Para realização da atividade
(08 de Maio até 22 de Junho de 2020) vocês precisaram seguir os seguintes
passos:
1º
passo:
Em seu diário de bordo (caderno do laboratório de Iniciativas Sociais
ou Comunitárias) responda as perguntas citadas com bastante atenção
1º) Pesquisando os tipos de racismo que ainda ocorre em nossa sociedade e responda as seguintes perguntas:A) O que você entende por preconceito e discriminação racial ou crime de ódio racial?B) Racismo e preconceito?C) Racismo na escola?
2º)
Assista
o vídeo abaixo, intitulado “Racismo
quebrando tabu :
https://www.youtube.com/watch?v=dU-hqu7aqj4
A localidade que você convive ainda tem pensamentos racistas?
Atividade Complementar:
A tirinha é uma sequência
de quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos valores sociais. Pode-se
dizer que são como as histórias em quadrinhos, porém bem mais
curtas. Observe as tirinhas abaixo que abordam o Racismo sem querer:
Explique com suas palavras o que você compreender ao observar as
tirinhas?
|
|
REGISTRO: Para que possamos acompanhar as atividades realizadas por
vocês nesse momento, é esperado que todos os registros sejam feitos de forma
organizada e separada por laboratório, sempre informando a data da atividade.
Pedimos que junto ao registro da atividade vocês insiram as dúvidas,
dificuldades que tiveram ao longo da construção da atividade.
|
|
AVALIAÇÃO: Diante do cenário que estamos vivendo, decidimos avaliar
vocês durante toda a atividade, da seguinte maneira:
·
Pela pesquisa realizada e registrada no diário de
bordo.
·
Pela listagem e elaboração da linha do tempo,
escrevendo de forma cronológica correta.
·
É esperado que ao fim desses prazos o aluno esteja
com as atividades realizadas, não sendo permitido execução da mesma fora dos
prazos indicados.
|
ETAPA:
2º ano – Ensino Médio
|
PERÍODO:
Atividade – 25
de Maio até 08 de Junho de 2020
|
LABORATÓRIO: Iniciativas Sociais ou Comunitárias
|
|
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:
Geografia, Ciências,
História e Educação Física.
|
DOCENTES ORIENTADORES:
Antônio, Nadja, Karla, Almir, Otavio e
Diego.
|
TEMA NORTEADOR: Convivendo com as diferenças.
|
|
HABILIDADES:
Seguindo o roteiro proposto de atividade é esperado que os alunos desempenhassem
habilidades como:
·
Pesquise e responda as perguntas citadas nesse roteiro de
estudo.
|
|
Este Roteiro tem como
objetivo orientar os seus estudos individuais, durante esse período de
atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as
atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos
momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de
bordo.
|
|
ATIVIDADES: Lembrem que nesse laboratório abordaremos conteúdos
voltados à Geografia, Ciências,
História e Educação Física.
Para realização da atividade
(25 de Maio até 08 de Junho de 2020) vocês precisaram seguir os seguintes
passos:
1º
passo:
Em seu diário de bordo (caderno do laboratório de Iniciativas Sociais
ou Comunitárias) responda as perguntas citadas com bastante atenção.
Leia com atenção: Existem algumas "regras de
convivência" que ouvimos desde criança e crescemos convivendo com elas.
Nossos pais nos ensinam que devemos respeitar o próximo porque isso é o
correto, que não devemos julgar ninguém, que precisamos ser tolerantes, etc.
Até que alguma coisa aconteça e nos faça criticar, julgar e tomar atitudes
contraditórias.
Nessa geração atual, a forma de encarar o mundo é um pouco
diferente, mais amena, suave, mas mesmo assim ainda vemos cenas de
intolerância religiosa, sexual ou étnica.
Responda:
1º) Inclusão social: Por que devemos aprender a conviver com as diferenças?2º) Por que é tão difícil aceitar as diferenças do outro? |
|
REGISTRO: Para que possamos acompanhar as atividades realizadas por
vocês nesse momento, é esperado que todos os registros sejam feitos de forma
organizada e separada por laboratório, sempre informando a data da atividade.
Pedimos que junto ao registro da atividade vocês insiram as dúvidas,
dificuldades que tiveram ao longo da construção da atividade.
|
|
AVALIAÇÃO: Diante do cenário que estamos vivendo, decidimos avaliar
vocês durante toda a atividade, da seguinte maneira:
É esperado que ao fim desses prazos o aluno esteja com as atividades realizadas, não sendo permitido execução da mesma fora dos prazos indicados. |
ROTEIRO DE ESTUDO
Etapa: Ensino Médio Período:
11/05 a 25/05/2020
Componentes curriculares: Geografia, Ciências
, História e Educação Física.
Tema Norteador: Desenvolvimento
Econômico e Social
Laboratório: Iniciativas
Sociais ou Comunitárias
Carga Horária: 3h
Caro
estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os
seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais.
Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote
suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça
todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
Atividade:
Analisando
as figuras abaixo diante da
situação atual do país relacionada ao desenvolvimento econômico e social no Brasil.
Elabore uma dissertação de no mínimo 10 linhas explicando o ocorrido no bairro
que você mora através das figuras.
Roteiro de Estudo
Etapa: Ensino Médio Período:
27/04 a 08/05/2020
Componentes curriculares: Geografia,Ciências, História e Educação Física
.
Tema Norteador: Democracia
Laboratório: Iniciativas Sociais e Comunitárias
Carga Horária: 3h
Caro estudante,
Este Roteiro tem como objetivo
orientar os seus estudos individuais, durante esse período de atividades não
presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades
propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor nos momentos programados.
Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADE!!!!!!!!
O que vocês acham que significa democracia?
O que vocês já ouviram falar sobre democracia?
Quando podemos dizer que um país é democrático?
O Brasil é um país democrático?
Vocês já ouviram falar em cidadania, “ser cidadão”, qual seria a ligação da democracia com a cidadania?
boa tarde para os alunos desse laboratório
ResponderExcluirProfessor Antonio responsável por essa turma....qualquer duvida é só perguntar.
ResponderExcluirBoa tarde queridos! Aqui é professora Karla , estou por aqui hoje para trabalhar junto com vocês no Laboratório de iniciativas sociais , tirar dúvidas e ajudar a vocês nas atividades.Qualquer dúvida Estou por aqui!!!
ResponderExcluirComo assim etapa do ensino fundamental??
ResponderExcluirOlá, Thays Soares.
ExcluirFoi erro de digitação. Essa etapa é Ensino Médio.
Será corrigido. Obrigada pela observação.
Olá queridos alunos!
ResponderExcluirAqui é a professora Nadja, passando para disponibilizar-me a esclarecer qualquer dúvida que venham ter sobre as atividades neste laboratório.
Meu horário com vocês é toda quarta-feira, das 09 às 11 horas. Abraços a todos!
Bom dia gente! Aqui é professora karla, estarei aqui todas as terças até as 11hrs para interagirmos , tirar dúvidas sobre as atividades.Espero que estejam todos bem!!
ResponderExcluirBom dia queridos alunos!!
ResponderExcluirEstamos aqui para tirar suas dúvidas. Podem registrá-las nos comentários, que faremos questão de atendê-los em breve.
Lembrem-se de anotar as respostas completas no caderno (Diário de Bordo). Quando as aulas voltarem, iremos recebê-los. Abraços!
Profa. Nadja.
Boa tarde queridos!
ResponderExcluirEstarei aqui até 17 hrs para tirar as dúvidas de vocês, Respondam as questões em seu diário de bordo para ao retorno das aulas fazer os registros.
Boa tarde queridos ! Estou a disposição para tirar dúvidas sobre as atividades.
ResponderExcluirBoa tarde karla, sobre o diário de bordo, cada laboratório tem que ter o seu ou preenche quizenalmente 1 diário para todos os laborátorio?
ResponderExcluirPode mi explicar porfavor?
Obrigado!
Como assim "Lembrem que nesse laboratório abordaremos conteúdos voltados à matemática, química e física"? Os componentes curriculares são: geografia, ciências (que o ensino médio não tem), história e educação física.
ResponderExcluirComo que fica? Em que matéria anotamos a atividade?