9º ANO/CLUBE DO LIVRO

Roteiro de Estudo

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Cinema e Literatura.
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h
Data: De 06 a 20 de julho de 2020.


Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.





1- Leia o trecho abaixo em que Elrond, o senhor dos Elfos, apresenta Frodo ao conselheiro


que irá decidir o que deverá ser feito com o UM Anel.




a) Que característica de Frodo são destacadas por Elrond?


2-Lei uma definição de herói.

[…] indivíduo notabilizado por seus feitos guerreiros, sua coragem, tenacidade, abnegação,

magnanimidade, etc.

HOUAISS, Antônio ; VILLAR, Mauro de Salles.

Dicionário Hauaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. (Fragmento).


a) O que, no texto, permite identificar Frodo como o herói da história de o Senhor dos

Anéis? Explique.


3- No caderno, copie a passagem do texto em que fica evidente que as ações de Frodo

engrandecem todos os hobbits.


4- Os heróis são “predestinados” a cumprir uma determinada missão. Também essa

característica pode ser identificada em Frodo? Justifique sua resposta com um trecho

do texto.


5- Explique que outra característica do herói pode ser identificada nestas palavras de

Elrond:


[…] o fardo é pesado. Tão pesado que ninguém poderia impô-lo a outra pessoa.

Não o imponho a vocês. Mas se a toma livremente, direi que sua escolha foi acertada; [...]”



Bons Estudos!!!







Roteiro de Estudo

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Música e Literatura.
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h
Data: De 22 de junho a 06 de agosto 2020.


Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.



Milton Nascimento(Rio de Janeiro,26 de outubro de 1942) é um cantor, compositor

multi-instrumentista brasileiro, reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e 

talentosos músicos da Música Popular Brasileira.[1] Carioca de nascimento, mas mineiro 

de coração, tornou-se conhecido nacionalmente, quando a canção "Travessia", composta 

por ele e Fernando Brant, ocupou a segunda posição no Festival Internacional da Canção

de 1967.



Travessia




Quando você foi embora fez-se noite em meu viver

Forte eu sou, mas não tem jeito
Hoje eu tenho que chorar
Minha casa não é minha e nem é meu este lugar
Estou só e não resisto, muito tenho pra falar


Solto a voz nas estradas, já não quero parar

Meu caminho é de pedra, como posso sonhar
Sonho feito de brisa, vento vem terminar
Vou fechar o meu pranto, vou querer me matar


Vou seguindo pela vida me esquecendo de você

Eu não quero mais a morte, tenho muito o que viver
Vou querer amar de novo e se não der não vou sofrer
Já não sonho, hoje faço com meu braço o meu viver





QUESTÕES:

1-
a) Qual é o tema principal dessa canção?

b) Você conhece outras músicas escritas por Milton nascimento? Quais? Sabe cantá-las?

Elas lhe trazem alguma recordação?

c) Por que o autor deu o título de “Travessia” à canção? Você acha que ele é adequado ao

Conteúdo da canção? Por quê?

d) No verso “minha casa não é minha”, qual é a relação entre a casa e o restante da letra da 

canção?

2- Você já viveu a perda de um grande amor? Como foi? Sua reação foi semelhante à que o

autor descreve nessa letra de canção? Comente.

3-
a) Vimos que as letras de canção podem fazer uso de rimas. Encontre dois exemplos de 

rimas na canção “ Travessia”.

b) em “Travessia”, encontramos palavras ou expressões com sentidos opostos. O autor utiliza 

esse recurso para mostra que sentimento?

c) Os versos “Sonho feito de brisa / vento vem termina” são exemplos de linguagem que

Sentido: Denotativo ou conotativo? Por que?


4-
a) Nesses versos, o que significa as palavras brisa e vento?

b) Escreva um pouco sobre você de acordo com as perguntas abaixo:

Quando você costuma ouvir música? Que estilo você prefere? Qual e o tema que você mais 

gosta de ver retratado nas questões? 



Assunto:

Letra de canção

O texto “Travessia” pertence ao gênero letra de canção. As canções estão presentes em 

muitas situações do nosso cotidiano. Alguns prefere ouvi-las no rádio, outros as ouvem na 

internet ou no celular. Elas desempenham um papel importante em festas e celebrações, 

filmes, novelas, propagandas etc.

Características da letra de canção

As letras de canção tem uma forma muito peculiar. Elas se parecem com poemas, pois são 

escritas em versos e podem apresentar rimas. A letra de canção é um texto escrito para ser 

cantado. Quando uma canção esta pronta e a escutamos ou cantamos, temos um texto que se 

compõe de duas linguagens: a verbal (da letra) e a musical (da melodia).

Os textos das letras de canção costumam ser curtos. Eles permitem muita liberdade de 

criação: Fazem uso da linguagem figurada de rimas. Podem não obedecer a certas normas 

da língua, em beneficio da sonoridade e do ritmo.

As letras de canção e suas melodias podem trazer à tona os sentimentos de quem as ouve, 

pois tratam dos mais variados temas: amor, protesto, tristeza, amizade, entre vários outros.

As canções são veiculadas em rádio, televisão, internet, em shows ao vivo etc. Como se 

compõe de duas linguagens, mesmos cantados em línguas estrageiras, elas tocam nossas 

emoções por causa de suas melodias.

Como os poemas, as letras de canção são textos que se constroem com bastante criatividade, 

com se o outor pudesse brinca com as palavras e seus sonhos. É essa liberdade criativa que 

nos desperta a emoção. Para isso, os compositores utilizam muitos recursos. Um deles é a 

rima, ou seja, a repetição de sons iguais ou parecidos.



Sentido conotativo e sentido denotativo

Outros recursos são a escolha das palavras e o jogo com os significados que elas têm.

Observe este exemplo: “Onde eu possa plantar meus amigos”. É possível plantar os amigos, 

como se fossem uma árvore? Não. Mas entendemos que o compositor esta dizendo que 

gostaria de ter sempre os amigos por perto. Quando explora esse recurso, ele está fazendo 

uso do sentido figurado ou sentido conotativo das palavras.

Observe agora diferença entre plantar uma árvore e plantar meus amigos. As duas expressões 

apresentam formas muito parecidas, mas seus sentidos são bem diferente. Quando lemos ou 

ouvimos a primeira, sabemos que se trata de introduzir de fato a muda na terra, para que ela 

cresça. Esse exemplo explora o sentido denotativo ou sentido literal da palavra plantar.


Bons Estudos!!!







Roteiro de Estudo

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Escritores Negros da Literatura Brasileira.
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h
Data: De 08 de junho a 22 de junho de 2020.


Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.



       Cruz e souza ( 1861-1898 )

João da Cruz e Sousa, também conhecido como Dante Negro ou Cisne Negro, era filho de 

escravos libertos, mas foi educado pela família do seu ex-senhor, Guilherme Xavier de 

Sousa, de quem adotou o nome Sousa. Aprendeu latim, francês e grego, além de 

matemática e ciências naturais. Em vida, publicou os livros: “Broquéis” (1893); “Missal” 

(1893) e “Tropos e Fantasias” (1885). Postumamente, foram lançados “Evocações” (1898); “

Faróis” (1900); “Últimos Sonetos” (1905), entre outros.






Acrobata da Dor


Gargalha, ri, num riso de tormenta,

como um palhaço, que desengonçado,
nervoso, ri, num riso absurdo, inflado
de uma ironia e de uma dor violenta.



Da gargalhada atroz, sanguinolenta,
agita os guizos, e convulsionado
salta, gavroche, salta clown, varado
pelo estertor dessa agonia lenta ...



Pedem-se bis e um bis não se despreza!
Vamos! retesa os músculos, retesa
nessas macabras piruetas d'aço...



E embora caias sobre o chão, fremente,
afogado em teu sangue estuoso e quente,
ri! Coração, tristíssimo palhaço.



Anote: Gavroche: Travesso.
             Clown : Palhaço.
             Estertor: Respiração ruidosa.
             Estuoso: Que jorra com força.




1- Em cada um dos tercetos há uma forma verbal no modo imperativo. Quais são

essas formas verbais? O que elas sugerem no poema?


2- Para metaforizar a dor humana, o poeta parte da imagem do palhaço. Explique

como essa opção fez do poema um grande paradoxo.


3- Que recursos o poeta usa para quebrar a imagem-padrão do palhaço?


4- O que você achou sobre o poema? Explique.



Bons estudos!!!






Roteiro de Estudo

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador:Clássicos da Literatura Nacional
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h
Data: De 25 de maio a 08 de junho.

Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.









1- O capítulo lido confirma a posição do crítico? Justifique.

2- Que efeito expressivo tem esse registro para a construção do texto?

3- Inocência foi o romance mais importante do regionalismo romântico?

4- O que o romance inocência revelou ao leitor da corte?


Bons estudos!!! 




Roteiro de Estudo

REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Literatura de Cordel
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h
Data: De 11 á 25 de Maio.

Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


Literatura de Cordel é uma manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira, mais precisamente do interior nordestino.Os locais onde ela tem grande destaque são os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Pará, Rio Grande do Norte e Ceará.No Brasil, a literatura de Cordel adquiriu força no século XIX, sobretudo, entre 1930 e 1960.O termo “Cordel” é de herança portuguesa. Essa manifestação artística foi introduzida por eles no país em fins do século XVIII.
Em sua origem, muito poetas vendiam seus trabalhos nas feiras das cidades. Todavia, com o passar do tempo e o advento do rádio e da televisão, sua popularidade foi decaindo.

Esse tipo de manifestação tem como principais caraterísticas a oralidade e a presença de elementos da cultura brasileira. Sua principal função social é de informar, ao mesmo tempo que diverte os leitores. Oposta à literatura tradicional (impressa nos livros), a literatura de cordel é uma tradição literária regional.



O cantor e poeta Pedro Soares, o "Pedão"  famoso artista cultural da pacata cidade de Santa Luzia do Norte, entrou no embalo das comemorações alusivas ao bicentenário de Alagoas, lançando mais uma obra literária, bem ao estilo de Cordel... 



ALAGOAS 200 ANOS DE EMANCIPAÇÃO


I
MINHA QUERIDA ALAGOAS
MINHA TERRA MEU TORRÃO
EM 16 DE SETEMBRO
DE DOIS MIL E DEZESSETE
COMPLETA 200 ANOS
DE SUA EMANCIPAÇÃO
II
EM 16 DE SETEMBRO
ANO  MIL OITOCENTOS E DEZESSETE
FOI PUBLICADO O ALVARÁ
PARA ALEGRIA DA GENTE
ALAGOAS ENTÃO PASSAVA
A CAPITANIA INDEPENDENTE
III
ALAGOAS SE EMANCIPAVA
ERA O QUE TODOS QUERIAM
A PARTIR DAQUELA DATA
NOVA VIDA EXISTIA
POIS JAMAIS DE PERNAMBUCO
SERIAMOS CAPITANIA
IV
PASSAMOS POR MAUS MOMENTOS
ANTES DA EMANCIPAÇÃO
SOFREMOS MUITOS TORMENTOS
DIFÍCIL  SITUAÇÃO
INCLUSIVE FOMOS VÍTIMAS
DE UMA GRANDE INVASÃO
V
AINDA NO SÉCULO DEZESSETE
ALAGOAS JÁ CRESCIA
PENEDO, PORTO CALVO E A HOJE MARECHAL DEODORO
JÁ ERAM SIM FREGUESIAS
COM PRODUÇÃO DE AÇÚCAR
ENGENHOS LÁ EXISTIAM
VI
ISTO CHAMAVA ATENÇÃO
POR MUITO ESTARMOS CRESCENDO
ERA UMA GRANDE PROEZA
MAS EM MIL SEISCENTOS E TRINTA
SOFREMOS UM GRANDE ABALO
COM A INVASÃO HOLANDESA
VII
FORAM MUITOS PREJUÍZOS
FICAMOS PREJUDICADOS
POVOADOS IGREJAS E ENGENHOS
FORAM TODOS QUEIMADOS
MAS ANTES DESSE INCÊNDIO
FORAM TAMBÉM SAQUEADOS
VIII
OS PORTUGUESES NO ENTANTO
LUTARAM EM NOSSO FAVOR
REAGIRAM A INVASÃO
EM DEFESA DE ALAGOAS
MOSTRANDO AOS HOLANDESES
QUE NÃO ESTÁVAMOS À TOA
IX
MESMO JÁ DESMEMBRADO
SÓ EM 22 DE JANEIRO DE 1819
DOM JOÃO SEXTO NOMEOU
SEBASTIÃO FRANCISCO DE MELO E PÓVOA
ASSUMIA O COMANDO
ERA NOSSO GOVERNADOR
X
ALAGOAS TEM HISTÓRIA
QUE NOS FAZ BEM NÃO FAZ MAL
EM 17 DE AGOSTO DE 1831
SURGE ÍRIS ALAGOENSE
PARA O ORGULHO DA GENTE
NOSSO PRIMEIRO JORNAL
XI
TERRA DE FILHOS ILUSTRES
É UMA HONRA PRA GENTE
NÃO É À TOA QUE ALAGOAS
PRESENTEOU O BRASIL
COM UM PRESENTE INESQUESIVÉL
SEU PRIMEIRO PRESIDENTE
XII
NOSSO ESTADO DE ALAGOAS
TEM MUITO QUE MOSTRAR
SOMOS RICOS EM CULTURA
FALO ISSO E NÃO ME ENGANO
SITO AQUI UM GRANDE ESCRITOR
NOSSO GRACILIANO RAMOS
XIII
NÃO PODEMOS ESQUECER
OUTRO ASTRO DA CULTURA
QUE BEM NOS REPRESENTOU
ELE FOI JOFRE SOARES
NA TV E NO TEATRO
INESQUECÍVEL ATOR
XIV
NA MÚSICA TAMBÉM BRILHAMOS
ENCANTAMOS COM O SOM
ENTRE TANTOS MÚSICOS E CANTORES
TEMOS NOSSO MAIOR ÍDOLO
QUE BRILHA NO MUNDO INTEIRO
SEU NOME É DJAVAN
XV
SOMOS UMA TERRA TURÍSTICA
COM MUITO A SE MOSTRAR
NOSSO MAR É BEM AZUL
ALAGOAS TEM A ORLA
CONSIDERADA A MAIS LINDA
DE TODA AMÉRICA DO SUL
XVI
ESSA É MINHA ALAGOAS
TERRA DE MUITO ENCANTO
QUE AMO DE CORAÇÃO
QUEM NASCE EM ALAGOAS
VIVE CHEIO DE ORGULHO
COM CARINHO E EMOÇÃO
XVII
O BRASIL TODO CONHECE
QUE NOSSO ESTADO É DE MAIS
CAUSAMOS ATÉ INVEJA
POR SER ESSA NOSSA TERRA
CONHECIDA EM TODO MUNDO
A TERRA DOS MARECHAIS
XVIII
QUEM VISITA ALAGOAS
SEMPRE IRÁ VOLTAR
NOSSO POVO É HOSPITALEIRO
ESTARÁ SEMPRE SOLÍCITO
PARA AOS VISITANTES
BEM RECEPCIONAR
XIX
NOSSA HISTÓRIA É BELA
TEM MUITO PARA SE VER
LEIA A NOSSA HISTÓRIA
VALE A PENA CONHECER
ESSE É UM CONVITE
QUE EU FAÇO A VOCÊ
XX
AO POVO ALAGOANO
FAÇO UMA CONVOCAÇÃO
VALORIZEM NOSSA TERRA
É NOSSA OBRIGAÇÃO
TERRA IGUAL ALAGOAS
OUTRA NÃO EXISTE NÃO.

FIM.
AUTOR: PEDRO SOARES DOS SANTOS

(POETA PEDÃO)



QUESTÕES


1. a) O cordel acima fala sobre um fato histórico. Que fato é este?

b) Qual é o sentimento que o autor demonstra através deste cordel? Exemplifique.

2.a) O cordel retrata como aconteceu a emancipação politica de alagoas. Cite o que 
você achou mais interessante e por que. 

b) Existe outro acontecimento histórico dentro do cordel. Que fato é este? Explique.

3- Identifique combinação das rimas nos versos das estrofes e escreva a que você achou mais interessante. Justifique.

4- Escolha um tema e faça uma produção de cordel. 


Bons estudos!!!













Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Literatura Alagoana
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h

Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


ARRIETE VILELA

Poeta e contista, nasceu em Marechal Deodoro, Alagoas, em 1949, é professora de Literatura da Universidade Federal de Alagoas. Já recebeu numerosos prêmios, tendo sido distinguida como mérito cultural da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro com a obra Lãs ao vento.

Meninos de Rua

Os meninos de rua
Parecem pardais urbanos:
em ligeiros vôos
acham-se em toda parte,
aproveitam restos de toda sorte.

Tropical
é algazarra de suas vozes,
quando se ajuntam;

seus gestos e jeitos,
de uma graça desavisada,
assustam e comovem.

Atentíssimo dever ser
o anjo da guarda dos meninos de rua,
esses tantos pardais urbanos.

Questões:


1. Com que a autora compara os meninos de rua ?


2. Explique esta comparação.


3. A autora afirma que a realidade de vida dos meninos de rua assustam e comovem. Por quê você
acha que eles se encontram nesta situação de rua ?


4. Escreva quem seriam os responsáveis por essa situação de rua e como deveriam evitar essa

realidade.  

12 comentários:

  1. Bom dia, queridos alunos! Edilene. Já estou disponível para ajudá-los na atividade.

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA, meninos e meninas, ainda estamos aqui para auxiliá-los em suas dúvidas, é fundamental que vocês organizem os cadernos conforme foi orientado, dividindo por laboratórios, respondam as atividades, colocando as datas de cada uma e acompanhando as orientações para não acumular essas atividades. A partir desta semana vocês terão o suporte de professores todos os dias da semana, é só procurar acompanhar e fazer uso deste recurso. Pode mandar as dúvidas que faremos questão de atendê-los. Na próxima semana, já serão postadas novas atividades, por isso, é legal não deixar nada pendente.

    ResponderExcluir
  3. Alunos,bom dia! Professora Edilene aqui disponível para tira suas dúvidas.

    ResponderExcluir
  4. Meninos, bom dia! Continuamos preocupados com a falta de retorno de vocês sobre as atividades! É fundamental que apontem, sinalizem o que está acontecendo. Se estão conseguindo, se têm dificuldade, sem essa noção tudo fica mais difícil. Estaremos, mais uma vez, com vocês à disposição para qualquer esclarecimento sobre as atividades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor não estou comentando , pós tem coisas que não consigo entender e as vezes fico com vergonha de falar !

      Excluir
  5. Alunos,bom dia! Professora Edilene aqui disponível para tira suas dúvidas.

    ResponderExcluir
  6. Queridos alunos, bom dia! Professora Edilene aqui disponível para tira suas dúvidas!

    ResponderExcluir
  7. Alunos, bom dia! Seguimos aqui para tirar suas dúvidas sobre os exercícios. Bons estudos! Professora Edilene.

    ResponderExcluir
  8. Alunos, bom dia! Professora Edilene aqui disponível para duvidas sobre as atividades.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, as atividades da quinzena foram lançadas e novamente estaremos à disposição de vocês para tirar qualquer eventual dúvida. Desejamos que tudo esteja bem, dentro das limitações impostas, e que continuem se cuidando para que possamos em breve retomarmos as nossas atividades de forma presencial.

    ResponderExcluir
  10. Alunos bom dia! Alguma dúvidas sobre as atividades? Professora Edilene.

    ResponderExcluir