Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Período de 03 a 17 de julho de 2020
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Variação Linguística
Laboratório: Aprendizagem de Língua Portuguesa
Carga horária: 5h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Período de 03 a 17 de julho de 2020
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):
TEMPO ESTIMADO
PARA REALIZAÇÃO: 30 min
O que é variação linguística?
O que é variação linguística?
É o modo pelo qual a língua se diferencia dentro do seu próprio sistema.
Esta diferença pode ser histórica, geográfica ou sociocultural. Vemos que a
língua não é única, que o sistema linguístico abriga diversos ângulos na
realização linguística. Assista ao vídeo a seguir e responda as questões.
Você acha que Chico Bento apresenta uma linguagem diferente da
sua? Por que?
Por que Chico Bento afirma que a professora o ensinou tudo
errado?
Que expressões utilizadas por Chico Bento você não costuma
usar?
ATIVIDADE
PRINCIPAL:
TEMPO
ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h30min
A língua e os vícios de linguagem mostram muito sobre as
características de um povo, e ainda que o alagoano não goste muito de admitir,
o sotaque e as gírias são predominantes na região. Divertido e até mesmo
curioso para alguns, o dialeto do dicionário alagoanês reúne uma série de
expressões que só quem é da terrinha sabe.
Gírias e expressões do dicionário
alagoanês
Abestaiado – bobo,
tolo;
Abusado – impaciente,
irritado;
Amostrada – metida;
Aperreio – agonia,
pressa, desespero;
Arenga – discussão
tola;
Avalie – imagine!;
Avia – adiante!
rápido!;
Azogado – pessoa
inquieta;
Bagaceira – estrago
grande;
Bate entope – comida
que não digere;
Bexiguenta – pessoa
difícil de aturar/ruim;
Bigú – carona;
Birilo – grampo
de cabelo;
Brenha/Biboca/Baixa da Égua – lugar
distante ou esquisito;
Broco – atrapalhado;
Brocoió – idiota;
Buchuda – mulher
grávida;
Cabuloso – complicado,
chato;
Catenga – lagartixa;
Caba de pêia – homem
safado;
Cacete – surra;
Chimbra – bola
de gude;
Eita gota! / Eita boba! – expressão
de espanto, surpresa, dor;
Encangado – junto,
colado;
Fastio – sem
fome;
Farrapão – pessoa
que falta constantemente aos compromissos/encontros marcados;
Fulero – coisa
fraca, homem frouxo;
Galega – mulher
loira;
Iapois – Com
certeza (afirmação);
Inhaca – mau
cheiro;
Invocado – pessoa
irritada, com raiva;
Liso – pessoa
sem dinheiro;
Lomba – coisa
engraçada;
Mangar –
rir de alguém;
Macaxeira –
aipim;
Maloqueiro –
vagabundo;
Migué –
mentira;
Morgado –
desanimado;
Mundiça –
ralé, pessoa sem educação, farofeiro;
Muriçoca –
pernilongo;
Muganga –
palhaçada;
Pariceiro – amigo,
colega;
Pantinho – frescura;
Paia/Peba – fraco,
ruim;
Presepada –
algo ridículo, sem noção;
Pirangueiro – mão
de vaca;
Pocar –
estourar, romper ;
Pomba leza –
pessoa desligada;
Rafamé –
Malandro;
Resenha –
coisa engraçada;
Ronxa –
mancha de pancada no corpo;
Rolo –
negócio;
Vôte/Oxe – espanto/surpresa;
Zuada –
barulho.
Exercícios
1 – O que é variação linguística? Pesquise quais os tipos de
variação linguísticas?
2 – Você desconhece algumas dessas expressões listadas acima?
3 – Que outras expressões utilizadas pelos alagoanos você
acrescentaria a essa lista?
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
TEMPO ESTIMADO
PARA REALIZAÇÃO: 2h
Quais expressões utilizadas no vídeo você utiliza?
Você conhece outros pares de palavras que significam a mesma
coisa em regiões diferentes?
FIM DA ATIVIDADE
______________________
Roteiro de Estudo – 7º ANO
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Professores orientadores: Edilene, Moisés, Nelson, Raquel e Sandro.
Tema norteador: Música e Literatura no contexto junino.
Laboratório: Língua Portuguesa
Carga horária: 5h
Período: 22/06 a 06/07
1.
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):Acesse o LINK abaixo
para que você possa conhecer um pouco sobre a vida e obra de LUIZ GONZAGA. Depois
responda as seguintes questões:
A)
Quando e onde Luiz Gonzaga nasceu?
B)
Cite os nomes dos pais de Luiz
Gonzaga.
C)
Em que cidade ele começou a obter
sucesso?
D)
Que ritmos ele tocava nas suas
músicas?
E)
Que música retratava o sofrimento, os
problemas e a saudade na vida do povo
nordestino?
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Acesse
o link abaixo e ouça a música “Fogueira de São João”; depois leia o texto e
responda as questões propostas.
Fogueira de São João
Luiz
Gonzaga
Na fogueira de São João
Eu quero brincar
Quero soltar meu balão
E foguinhos queimar
Seu Januário
Venha ser o meu parceiro
Não esqueça da sanfona
Para animar o terreiro
Traga a famia
Que nós tem muito prazer
De dançar com suas fia
'Té o dia amanhecer.
a)O
texto é composto de várias palavras que se referem ao contexto junino. Cite-as.
b)De
quantas estrofes e quantos versos esse texto é composto?
c)Na última estrofe, observe que o autor usa uma
linguagem característica e marcante. Em quais lugares podemos encontrar essa
linguagem? Pesquise o nome dessa linguagem que faz parte de um tipo de variação
linguística de nosso país e registre no seu caderno.
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Pesquise
a letra da música de Luiz Gonzaga encontrada na resposta da LETRA “E” da primeira questão, escolha 02
estrofes que falem dos problemas do povo nordestino e registre no seu
caderno.
4.ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO
/ REGISTRO: Espera-se
que o aluno responda as atividades, interaja no blog e faça o registro das
atividades em seu caderno, uma vez que será solicitado a apresentação desse
registro como forma de acompanhamento da proposta.
BONS ESTUDOS!! BOAS
PRODUÇÕES!!
7º ANO/LAB. LÍNGUA PORTUGUESA
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Gêneros Textuais / Tirinha
Laboratório: Aprendizagem de Língua Portuguesa
Carga horária: 5h
Período: De 08 a 19 de Junho
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
TEMA NORTEADOR: GÊNEROS TEXTUAIS - TIRINHA
1.ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Instruir o aluno sobre a importância de estudarmos os diversos tipos de gêneros textuais, e especificamente nessa atividade abordar o gênero: Tirinha.
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Abordagem da Tirinha Turma da Mônica, na qual mostra através das falas das personagens a importância da reciclagem do lixo.
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Proposta de uma atividade de análise, explorando as tirinhas em quadrinhos e fazendo a interpretação da mesma.
TEMA NORTEADOR: GÊNEROS TEXTUAIS - TIRINHA
1.ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): Instruir o aluno sobre a importância de estudarmos os diversos tipos de gêneros textuais, e especificamente nessa atividade abordar o gênero: Tirinha.
2.ATIVIDADE PRINCIPAL: Abordagem da Tirinha Turma da Mônica, na qual mostra através das falas das personagens a importância da reciclagem do lixo.
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Proposta de uma atividade de análise, explorando as tirinhas em quadrinhos e fazendo a interpretação da mesma.
4.ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: Espera-se que o aluno responda as atividades, interaja no blog e faça o registro das atividades em seu caderno, uma vez que será solicitado a apresentação desse registro como forma de acompanhamento da proposta.
|
TIRINHAS
As tirinhas são instrumentos fundamentais na escola. Elas possuem características importantes para o desenvolvimento dos estudantes que outros gêneros textuais não possuem. Entenda essa importância.
Atividade Preliminar
Assista ao vídeo a seguir para entender como analisar tirinhas:
Leia a tirinha abaixo e responda as questões.
01- Qual a finalidade comunicativa do texto (tirinha)?
02- O que gera humor na tirinha lida?
03- A tirinha acima trata de um tema muito importante, qual seria esse tema?
04- Agora chegou a sua vez, produza a sua própria tirinha. Não esqueça de registrar em seu caderno.
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
|
PERÍODO : 15 DIAS ( DE 25/05 ATÉ 05/06/2020)
|
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): EDLENE, MOISÉS, NELSON, RAQUEL E
SANDRO
|
TURMA: 7 º ANO
|
TEMA NORTEADOR : GÊNEROS TEXTUAIS ( FÁBULAS) / CARGA HORÁRIA: 5 h
|
LABORATÓRIO : DE LÍNGUA PORTUGUESA
|
Caríssimo(a) aluno(a),
Este roteiro tem como objetivo orientar os
seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais.
Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas,
anotando suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados.
Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Nestas semanas
trabalharemos o tema norteador: GÊNEROS TEXTUAIS.
“O
rei da selva”
Saiu o leão a fazer sua pesquisa
estatística, para verificar se ainda era o Rei das Selvas. Os tempos tinham
mudado muito, as condições do progresso alterado a psicologia e os métodos de
combate das feras, as relações de respeito entre os animais já não eram as
mesmas, de modo que seria bom indagar. Não que restasse ao Leão qualquer dúvida
quanto à sua realeza. Mas assegurar-se é uma das constantes do espírito humano,
e, por extensão, do espírito animal. Ouvir da boca dos outros a consagração do
nosso valor, saber o sabido, quando ele nos é favorável, eis um prazer dos
deuses. Assim o Leão encontrou o Macaco e perguntou: "Hei, você aí, macaco
– quem é o rei dos animais?" O Macaco, surpreendido pelo rugir
indagatório, deu um salto de pavor e, quando respondeu, já estava no mais alto
galho da mais alta árvore da floresta: "Claro que é você, Leão, claro que
é você!".
Satisfeito, o Leão continuou pela floresta e perguntou ao
papagaio: "Currupaco, papagaio. Quem é, segundo seu conceito, o Senhor da
Floresta, não é o Leão?" E como aos papagaios não é dado o dom de
improvisar, mas apenas o de repetir, lá repetiu o papagaio: "Currupaco...
não é o Leão? Não é o Leão? Currupaco, não é o Leão?".
Cheio de si, prosseguiu o Leão pela floresta em busca de novas
afirmações de sua personalidade. Encontrou a coruja e perguntou: "Coruja,
não sou eu o maioral da mata?" "Sim, és tu", disse a coruja. Mas
disse de sábia, não de crente. E lá se foi o Leão, mais firme no passo, mais
alto de cabeça. Encontrou o tigre. "Tigre, – disse em voz de estentor -eu
sou o rei da floresta. Certo?" O tigre rugiu, hesitou, tentou não
responder, mas sentiu o barulho do olhar do Leão fixo em si, e disse, rugindo
contrafeito: "Sim". E rugiu ainda mais mal humorado e já arrependido,
quando o leão se afastou.
Três quilômetros adiante, numa grande clareira, o Leão encontrou
o elefante. Perguntou: "Elefante, quem manda na floresta, quem é Rei,
Imperador, Presidente da República, dono e senhor de árvores e de seres, dentro
da mata?" O elefante pegou-o pela tromba, deu três voltas com ele pelo ar,
atirou-o contra o tronco de uma árvore e desapareceu floresta adentro. O Leão
caiu no chão, tonto e ensanguentado, levantou-se lambendo uma das patas, e
murmurou: "Que diabo, só porque não sabia a resposta não era preciso ficar
tão zangado".
Moral: "Cada um tira dos acontecimentos a conclusão que bem
entende."
QUESTÕES
1. Nas fábulas, é comum encontrarmos um pensamento que
resume a ideia principal do texto, ou seja, a conclusão a que se pode chegar
sobre aquilo que foi escrito, também conhecido como a moral da história. A
moral do texto acima, CADA UM TIRA DOS ACONTECIMENTOS A CONCLUSÃO QUE BEM
ENTENDE, está ligada
A. à situação vivida com o elefante, pois o leão não queria
admitir a derrota.
B. à vaidade do leão em ter a necessidade de ouvir elogios
de outros animais.
C. ao fato do macaco ter concordado com o leão por estar
com medo.
D. à conversa com o tigre que ficou contrariado em
concordar com o leão .
E. à desconfiança da resposta da coruja que concordou com
ele por sabedoria.
2.
De acordo com o que foi discutido na fábula, a verdadeira intensão do leão era
A.
provar que era mais forte do que o elefante.
B.
pedir um conselho a esperta coruja.
C.
testar a coragem do seu inimigo tigre.
D.
debochar do medroso macaco.
E.
ouvir dos outros que ele era o melhor.
3. Diante do comportamento do leão em relação aos outros
animais, o eu- narrador faz uma crítica ao homem .Que crítica é essa? Copie o trecho em que existe a comparação
entre o comportamento do leão e o dos homens.
4. Qual foi o ensinamento que podemos tirar da história?
5. Explique, com suas palavras, o significado da moral da
fábula lida acima.
Roteiro de Estudo – 7º ano
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Poemas Visuais
Laboratório: Língua Portuguesa
Carga horária: 5h
Caríssimo(a) aluno(a),
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anotando suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Nestas semanas trabalharemos o tema norteador: POEMAS VISUAIS.
Segundo o autor Hugo Pontes, o
poema visual caracteriza-se por valorizar a imagem como entidade universal. Para
ele, a palavra é um complemento muito bem explorado e colocado, compondo um
todo harmônico capaz de permitir ao expectador, uma infinidade de leituras, de
acordo com o nível do seu conhecimento, experiência, cultura e escolaridade. A
poesia visual transmite uma mensagem não só através da linguagem verbal, mas
também utilizando recursos diferentes, como a construção de imagens, para
chamar a atenção do leitor. Percebemos também, que através desse tipo de
poesia, é possível ter variados pontos de vista sobre uma mesma obra.
1.ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): É preciso que o aluno conheça e entenda o que é um poema visual através da exposição dos conceitos abordados no texto inicial. Lembrando que o exemplo apresentado contribui para isso também. Esse tipo de texto traz uma nova visão de produção textual, que o aluno perceberá no próprio formato e no ato de uma leitura atenciosa, fazendo também uma reflexão do tema abordado.
2.ATIVIDADE PRINCIPAL:
Após uma leitura atenciosa, observe que nesse poema o autor faz uma denúncia.
Especifique qual é essa denúncia e comente sobre isso. (mínimo 05 linhas)
3.ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Proposta
de uma atividade de análise e interpretação textual, explorando o poema. Com
isso, espera-se que o aluno confirme sua absorção do conhecimento sobre o tema
e responda aos questionamentos estabelecidos para essa atividade.
4.ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO /
REGISTRO: Espera-se que
o aluno responda as atividades, interaja no blog e faça o registro das
atividades em seu caderno, uma vez que será solicitado a apresentação desse
registro como forma de acompanhamento da proposta.
Leia o poema e responda ao que se pede:
Pássaro em Vertical
Cantava
o pássaro e voava
cantava
para lá
voava
para cá
voava
o pássaro e cantava
de
repente
um
tiro
seco
penas
fofas
leves
plumas
mole
espuma
e um
risco
surdo
n
o
r
t
e
-
s
u
l
Autor: Libério Neves
1º) Após
a leitura desse texto, marque a alternativa na qual remete ao título do poema:
a)
ao final da história que foi expresso graficamente.
b)
ao cenário em que a história se desenvolve.
c)
ao momento em que a história do pássaro foi gerada.
d)
ao personagem da história.
2º)
A palavra vertical presente no título pode ser associada:
a)
ao voo do pássaro.
b)
ao tiro dado no pássaro.
c)
ao canto do pássaro.
d) à
queda do pássaro
3º )
Observe que no poema há um desenho e uma sonoridade na sentença “norte-sul”. O que eles representam?
a)
as leves plumas.
b) a
morte do pássaro.
c) a
mole espuma.
d) o
caçador de pássaros.
4º)
Neste poema, as repetições das palavras “cantava”
e “voava” lembram respectivamente:
a) a
vida do pássaro com seus filhotes.
b) a
vida do pássaro na gaiola.
c) o
sonho de fuga do pássaro.
d) o
movimento do pássaro no céu.
5º)
No poema, veja que a rotina do pássaro é interrompida.
Identifique a causa desse fato; depois reproduza a parte do poema visual que
justifica isso.
Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL
DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Contos da Literatura Brasileira
Laboratório: Aprendizagem de Língua Portuguesa
Carga horária: 5h
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar
os seus estudos individuais, durante este período de atividades não
presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades
propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos
programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
Contos da Literatura Brasileira
Rubem
Braga (1913-1990) foi um escritor lembrado como um dos melhores cronistas
brasileiros. Era irmão do poeta e jornalista Newton Braga. Dirigiu a
página de crônicas policiais no Diário de Pernambuco. Nesta cidade, fundou o periódico Folha do Povo. Em 1936,
lançou seu primeiro livro de crônicas, O Conde e o Passarinho, e fundou em São Paulo a revista Problemas, além de outras.
Você já ficou encantado ao conhecer o significado de alguma
palavra, de alguma coisa que você não sabia, de algo que você era curioso pra
saber, de algo muito simples? Pense nisso!
Leia o conto a seguir para responder a atividade:
A Outra Noite
Outro dia fui a São
Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como
aqui. Quando vinha para casa de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até
Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar
lindo, de Lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de
cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.
Depois
que o meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou um sinal fechado para
voltar-se para mim:
–
O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas, tem mesmo
luar lá em cima?
Confirmei:
sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra - pura,
perfeita e linda.
– Mas, que coisa. . .
Ele
chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois
continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava
em outra coisa.
– Ora, sim senhor. . .
E,
quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um "boa noite" e um
"muito obrigado ao senhor" tão sinceros, tão veementes, como se eu
lhe tivesse feito um presente de rei.
Questões
1 - A crônica se caracteriza por usar um acontecimento simples, do cotidiano, para servir como centro da produção do texto. Que acontecimento comum faz parte da história? O que tornou esse acontecimento comum em algo inexequível para o personagem principal?
2 - E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um 'boa noite' e um 'muito obrigado ao senhor' tão sinceros, tão veementes, como se eu lhe tivesse feito um presente de rei." O trecho do texto destacado fala sobre um presente que o personagem deu ao motorista. Que presente foi esse?
Vocabulário:
Inexequível - que não pode ser executado, realizado ou cumprido; irrealizável.
Para complementar, vamos conhecer um pouco mais sobre Rubem Braga?
Assista ao vídeo a seguir:
Tá certo
ResponderExcluirBOM DIA, meninos e meninas, ainda estamos aqui para auxiliá-los em suas dúvidas, é fundamental que vocês organizem os cadernos conforme foi orientado, dividindo por laboratórios, respondam as atividades, colocando as datas de cada uma e acompanhando as orientações para não acumular essas atividades. A partir desta semana, vocês terão o suporte de professores todos os dias da semana, é só procurar acompanhar e fazer uso deste recurso. Pode mandar as dúvidas que faremos questão de atendê-los. Na próxima semana, já serão postadas novas atividades, por isso, é legal não deixar nada pendente.
ResponderExcluirYtala Eduarda Guimarães santana 7Ano E
ResponderExcluirBoa tarde, caros alunos!! Observem que temos novas atividades para serem realizadas até a próxima semana. Participem!! Não esqueçam de registrar as respostas no seu caderno (diário de bordo) para que possamos avaliar, posteriormente. Qualquer dúvida, estou por aqui. Bons estudos e boas produções!! Prof. Moisés Guimarães
ResponderExcluirVejam que estamos trabalhando com Poemas Visuais. Leiam tudo com bastante atenção,respondam a atividade PRINCIPAL; depois respondam aos questionamentos propostos na outra atividade. Participem!! Estou à disposição de vocês.
ResponderExcluirAlunos(as)!! Espero que consigam fazer as atividades propostas aqui. Registrem suas dúvidas ou necessidades em relação a nossa atividade. Na sexta-feira (15/05), retornarei para verificar as possíveis dúvidas. Bons estudos!! Abraço. Prof. Moisés Guimarães
ResponderExcluirDanielly Vitória 7°E
ResponderExcluirBom dia! Estamos aqui para tirar suas dúvidas, qualquer coisa deixe um comentário que te respondemos.
ResponderExcluirProfessora: Raquel Lima
Alana Vitória 7°c
ResponderExcluirCarla Pereira 7°c
ResponderExcluirAlicekauane 7d
ResponderExcluirClebson pedro 7c
ResponderExcluirAdélia Luiza dos Santos Paes de Lima 7A
ResponderExcluirJúlia Vitória 7•C
ResponderExcluirAnna karoliny felix da silva 7°A
ResponderExcluirSarah Alves da Silva Marques 7°e
ResponderExcluirSarah Alves da Silva Marques 7°e
ResponderExcluirYanca Ellen Veríssimo Da Silva 7°E
ResponderExcluirFabio do Nascimento Oliveira 7°C
ResponderExcluiré necessário colocar o nome?
ResponderExcluirIves da Silva Vasconcelos 7ºA
ResponderExcluirmaria eduarda ferreira campos 7anoE
ResponderExcluirjonas guilherme 7A
ResponderExcluireu nao entendi foi nada kkkk nao me chamem de burro kkkkk (mesmo eu sendo sksksksksksksk) nss senhora skskkskskskskk [pq vcs estao lendo isso em kkkkk sai daqui]
ResponderExcluir