3ºANO/5ª QUINZENA

Língua Portuguesa / 3º ANO Ensino Médio / Preparatório para o ENEM
REDAÇÃO
Professores: Raquel Lima, Moisés Guimarães e Sandro Basílio


EXERCÍCIO SOBRE INTRODUÇÃO DO TEXTO 
DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

Nesta atividade você ira escrever a introdução (1º parágrafo) a respeito do tema sugerido. Você deve apresentar seu parágrafo ao professor.


Tema: 
A MOBILIDADE URBANA EM QUESTÃO NO BRASIL

Textos motivadores:


Dicas para a introdução:

Inicie seu texto sobre o tema escolhendo um dos tópicos: DEFINIÇÃO, ALUSÃO HISTÓRICA, CITAÇÃO, COMPARAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO, QUESTIONAMENTO

depois disso aplique o operador argumentativo e escreva a sua TESE.

Tudo isso em  único parágrafo, ou seja, esse exercício é para elaboração da introdução.

_____________________________________



Física - Prof. Antonio
Assunto : 3° ano (Resistores e as Leis de Ohm)

ENEM 2018) Alguns peixes, como o poraquê, a enguia-elétrica da Amazônia, podem produzir uma corrente elétrica quando se encontram em perigo. Um poraquê de 1 metro de comprimento, em perigo, produz uma corrente em torno de 2 ampères e uma voltagem de 600 volts.

O quadro apresenta a potência aproximada de equipamentos elétricos.




O equipamento elétrico que tem potência similar àquela produzida por esse peixe em perigo é o(a)

a) exaustor. 
b) computador. 
c) aspirador de pó.
d) churrasqueira elétrica.
e) secadora de roupas.

Resposta:
Aplicando diretamente a equação da potência P = Ui, resulta P = 600.2=1200W, que equivale à potência consumida pela churrasqueira elétrica.


                                                 GEOGRAFIA
PROFESSORA: MARIA MONTENEGRO
SÉRIE: 3º A,B,C.
ASSUNTO: MUDANÇAS CLIMÁTICAS (2º ANO).


Mudanças climáticas são alterações provocadas nos padrões climáticos a longo prazo com base nas alternâncias meteorológicas, ou seja, nas condições do tempo observadas por um período. Elas podem ser causadas por processos naturais e também pela ação do homem. Acompanhe o quadro a seguir:






Causas naturais
Causas antrópicas
Incidência solar: A radiação solar que chega até a superfície pode variar, podendo ser mais elevada ou reduzida em alguns períodos.

Queima de combustíveis fósseis, o que emite à atmosfera gases de efeito estufa.

Órbita da Terra: O planeta sofre variação em sua órbita segundo os movimentos que realiza, o que faz ele receber mais ou menos radiação solar.
Aumento do desmatamento, ou seja, da retirada da cobertura vegetal.
EL Niño e La Niña: Esses fenômenos causam alterações na temperatura média das águas do Pacífico, modificando as condições climáticas das áreas em que atuam.
Emissão de gases poluentes à atmosfera por indústrias e automóveis.
Atividade vulcânica: Os vulcões podem apresentar períodos de maior atividade. Em situações de elevadas ocorrências de erupções vulcânicas, ocorre o sistema de resfriamento climático da Terra.
Poluição do solo e dos recursos hídricos, o que altera o equilíbrio ambiental.


Com a crescente emissão de gases poluentes para a atmosfera, o efeito estufa se intensificou provocando o aumento da temperatura média da atmosfera terrestre, que se chama Aquecimento Global.






                                                EXERCÍCIOS:

1.(Enem 2006) Com base em projeções realizadas por especialistas, prevê-se, para o fim do século XXI, aumento de temperatura média no planeta entre 1,4 ºC e 5,8 ºC. Como consequência desse aquecimento, possivelmente o clima será mais quente e mais úmido, bem como ocorrerão mais enchentes em algumas áreas e secas crônicas em outras. O aquecimento também provocará o desaparecimento de algumas geleiras, o que acarretará o aumento do nível dos oceanos e a inundação de certas áreas litorâneas.
As mudanças climáticas previstas para o fim do século XXI

a) provocarão a redução das taxas de evaporação e de condensação do ciclo da água.
b) poderão interferir nos processos do ciclo da água que envolvem mudanças de estado físico.
c) promoverão o aumento da disponibilidade de alimento das espécies marinhas.
d) induzirão o aumento dos mananciais, o que solucionará os problemas de falta de água no planeta.
e) causarão o aumento do volume de todos os cursos de água, o que minimizará os efeitos da poluição aquática. 

2.As mudanças climáticas estão ocorrendo e já é possível notar algumas modificações que provavelmente relacionam-se com a ação do homem. Assim sendo, são necessárias ações urgentes para que nosso impacto no meio ambiente seja reduzido. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma forma de deter o avanço das mudanças climáticas.


a) Realizar técnicas na agricultura que evitam a emissão de carbono.
b) Criar programas de reflorestamento, principalmente em áreas urbanas.
c) Aumentar o uso de combustíveis fósseis.
d) Realizar frequentemente a regulagem dos carros.                                                              e) Realizar consumo consciente.





MATEMÁTICA
Professor Marcelo
Assunto: Medidas de Tendência Central

Observe a figura abaixo e responda a Questão 1.




QUESTÃO 1 (Enem 2019) Os alunos de uma turma escolar foram divididos em dois grupos. Um grupo jogaria basquete, enquanto o outro jogaria futebol. Sabe-se que o grupo de basquete é formado pelos alunos mais altos da classe e tem uma pessoa a mais do que o grupo de futebol. A tabela seguinte apresenta informações sobre as alturas dos alunos da turma.

Os alunos P, J, F e M medem, respectivamente, 1,65 m, 1,66 m, 1,67 m e 1,68 m, e as suas alturas não são iguais a de nenhum outro colega da sala.
Segundo essas informações, argumenta-se que os alunos P, J, F e M jogaram, respectivamente,
a) basquete, basquete, basquete, basquete. b) futebol, basquete, basquete, basquete. c) futebol, futebol, basquete, basquete. d) futebol, futebol, futebol, basquete. e) futebol, futebol, futebol, futebol.


Professor Flávio Florêncio
Educação Física

Questão - 19 caderno azul Enem 2017

A ascensão social por meio do esporte mexe com o imaginário das pessoas, pois em poucos anos um adolescente pode se tornar milionário caso tenha um bom desempenho esportivo. Muitos meninos de famílias pobres jogam com o objetivo de conseguir dinheiro para oferecer uma boa qualidade de vida à família. Isso aproximou mais ainda o futebol das camadas mais pobres da sociedade, tornando-o cada vez mais popular.
Acontece que esses jovens sonham com fama e dinheiro, enxergando no futebol o único caminho possível para o sucesso. No entanto, eles não sabem da grande dificuldade que existe no início dessa jornada em que a minoria alcança a carreira profissional. Esses garotos abandonam a escola pela ilusão de vencer no futebol, à qual a maioria sucumbe.
O caminho até o profissionalismo acontece por meio de um longo processo seletivo que os jovens têm de percorrer. Caso não seja selecionado, esse atleta poderá ter que abandonar a carreira involuntariamente por falta de uma equipe que o acolha. Alguns podem acabar em subempregos, à margem da sociedade, ou até mesmo em vícios decorrentes desse fracasso e dessa desilusão. Isso acontece porque no auge da sua formação escolar e na condição juvenil de desenvolvimento, eles não se preparam e não são devidamente orientados para buscar alternativas de experiências mais amplas de ocupação fora e além do futebol.
BALZANO, O. N.; MORAIS, J. S. A formação do jogador de futebol e sua relação com a escola. EFDeportes, n. 172, set. 2012 (adaptado}. 



Ao abordar o fato de, no Brasil, muitos jovens depositarem suas esperanças de futuro no futebol, o texto critica o(a):
(A) despreparo dos jogadores de futebol para ajudarem suas famílias a superar a miséria.
(B) garantia de ascensão social dos jovens pela carreira de jogador de futebol.
(C) falta de investimento dos clubes para que os atletas possam atuar profissionalmente e viver do futebol.
(D) investimento reduzido dos atletas profissionais em sua formação escolar, gerando frustração e desilusão profissional no esporte.
(E) despreocupação dos sujeitos com uma formação paralela à esportiva, para habilitá-los a atuar em outros setores da vida.

8 comentários:

  1. Boa tarde pessoal. Estarei disponível para tirar dúvidas das 15 às 17h.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    É a professora Maria. Estarei disponível até as 11h para tirar dúvidas sobre o exercício.

    ResponderExcluir
  3. Professor Flávio Florêncio - Educação Física
    Boa tarde!Turma, estarei por aqui ate as 17h para esclarecer duvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!
    É a professora Maria. Estarei disponível até as 17h para tirar dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Turma, ate a próxima sexta.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde! Turma, aqui é o prof Flávio Florêncio, estarei disponível de 15h as 17h para esclarecer duvidas de vocês...

    ResponderExcluir