9º ANO/LAB. INICIATIVAS SOCIAIS

ROTEIRO DE ESTUDO – 06/07/2020 a 20/07/2020
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componentes curriculares: Geografia,  Ciências , História e Educação Física.
Tema Norteador: SAÚDE NUTRICIONAL NO BRASIL
Laboratório: Iniciativas Sociais ou Comunitárias
Carga Horária: 3h
Atividade inicial:
  •  Você conhece a cantora Rita Lee? Sabe o seu estado de nascimento?
  •  Assista o clip da cantora Rita Lee, cantando a música “  SAÚDE “.
  
Atividade Principal:
Após assistir o Clip acima, descreva sua interpretação, sobre os seguintes versos :

1.       “ Me cansei de escutar opiniões ” .
  
2.       “ Eu sei que agora eu vou é cuidar mais de mim “ . 

Leia o texto abaixo e responda as questões a seguir .                                                                                          
  
Nunca se falou tanto em alimentação saudável. Ainda assim, nossa população segue ganhando peso, apresentando déficit de micronutrientes e sofrendo com doenças crônicas. Para virar o jogo e colocar a dieta a nosso favor, é preciso investir nas medidas abaixo:
1. Aumentar o consumo de vegetais
Frutas, verduras e legumes são um poço de virtudes nutricionais. Reúnem vitaminas, minerais, fitoquímicos e fibras. Um combo que está em falta por aqui.
2. Elevar a ingestão de água
Tem uma porção de gente recorrendo a sucos, refris e afins para se hidratar. Mas esse papel é da água mineral. Sem ela, o corpo sofre. Adultos deveriam tomar de 1,5 a 2 litros por dia.
3. Incrementar a luta contra a obesidade
Segundo o Ministério da Saúde, o número de obesos em nosso país cresceu 60% nos últimos dez anos. E o peso extra está associado a um monte de doenças sérias.
4. Diminuir o uso de sal
Enquanto a indicação é consumir, no máximo, 5 gramas do tempero por dia, o brasileiro passa do dobro disso. Resultado: a pressão decola e, muitas vezes, nem dá sintoma.
5. Frear o exagero no açúcar
Esse é outro ingrediente que, desde a infância, aparece demais na dieta — até porque altas doses estão em itens industrializados. O perigo é que ele patrocina a obesidade.
6. Melhorar os rótulos dos produtos
Grande parte das pessoas não sabe que exagera em sal, açúcar e gorduras simplesmente porque não compreende direito as informações da embalagem.
7. Contestar radicalismos
A exclusão desnecessária de certas substâncias, como glúten e lactose, pode ser prejudicial. Sem falar que os efeitos das dietas da moda dificilmente se sustentam.
8. Dar destaque aos alimentos regionais
Eles deixam a dieta mais diversificada e nutritiva. Sem falar que os pratos típicos estimulam a memória afetiva. E comer com prazer é fundamental para comer direito.
9. Evitar o desperdício de comida
Cascas, talos, sementes e folhas costumam parar no lixo. Ocorre que essas partes são ricas em nutrição, e rendem receitas saborosas. É hora de aprender a usá-las.
10. Combater a desnutrição hospitalar
Eis um problema que atinge muita gente que está ou esteve no hospital. E cobra medidas urgentes, inclusive porque torna a recuperação mais rápida.

QUESTÕES :


  1. O que é um poço de virtudes nutricionais


  1. Sementes e folhas devem ir para o lixo  ?      

  2. Antes de começar a aula de educação física, Anita comeu uma banana, e guardou a casca. Porque ?

    (   ) Cascas servem também como nutrição
    (   ) Para jogar no lixo
    (   ) Pra da para um cachorro
    (   ) Nenhuma das respostas


    COMENTÁRIOS :
_______________________________

Roteiro de Estudo

Etapa: Ensino Fundamental          Período: 22/06  a 06/07/2020
Componentes curriculares: Geografia, Ciências , História e Educação Física.
Tema Norteador: O mapa da violência no Brasil
Laboratório: Iniciativas Sociais e Comunitárias
Carga Horária: 3h
ATIVIDADE INICIAL:

Violencia e Injustiça 
O rap que eu faço eu faço é de coração
Ta ligado tipo assim é estilo campeão
Eu faço rap desse jeito e não adianta discussão
E o bonde da atitude r.a.p provocando explosão!
Explosão de rimas que sai da minha mente sem explicação
Que passo da caneta pro papel e tenho orgulho desse dom
Minhas rimas são verdadeiras não apenas ilusão
Procuro sempre evoluir juntamente com os irmãos
Fazendo música pra toda essa nossas população
Desse país maravilhoso que eu amo de paixão
Que se afunda cada vez mais pela má administração
Desses políticos de merda totalmente sem noção
Que só pensam neles mesmo e dane-se a população
Violência e injustiça hoje e normal vê na televisão
Eu não saio de casa sem antes fazer a minha oração
Governantes fazem promessas mais é puro blablabla
A população morrendo e o governo só pensando em lucrar
Faço rap improvisado no meu dia a dia
No microfone eu represento a família
Eu agradeço a Deus por esse dom todos os dias
Ai parceiro ta ligado nesse movimento!
Atitude rap fazendo versos no momento
Com a rapaziada agora eu to aí improvisando
To seguro e com os irmãos eu sigo caminhando
Eu to cagando e andando pra quem ta me criticando
Em homenagem aos manos que tão aí na pista eu to improvisando
Improvisando com atitude e humildade
Tem vagabundo que vive totalmente fora da realidade
Mais se liga maluco ninguém nessa merda é dono da verdade
Eu já disse isso e repito com a maior  tranqüilidade!
Eu to com a consciência limpa e longe de toda essa falsidade
Mantendo sempre o procede e a minha dignidade
Procurando sempre selecionar corretamente as minhas amizades
Com o skate no pé e o fone no ouvido de role pela cidade
Eu peço a Deus que olhe por essa nossa sociedade
Violência e injustiça hoje e normal vê na televisão
Eu não saio de casa sem antes fazer a minha oração
Governantes fazem promessas mais é puro blablabla
A população morrendo e o governo só pensando em lucrar
Eu só sou mais um tentando mudar o mundo
Tem tanta gente se matando por alguns trocados imundos
E ainda existem políticos chamando agente de vagabundos
Vejo várias pessoas vivendo como se fossem animais
De baixo de pontes ou viadutos e pedindo nos sinais
Vários não agüentam e acabam escolhendo caminho errado
O caminho do crime e acabam preso ou baleados
A policia matando adolescentes estudantes
Ainda falam que é bandido ou traficante
Situação essa totalmente deprimente e humilhante
Vários menores entrando pro tráfico de drogas
Onde estão as autoridades e políticos nessas horas?
A cidade ta totalmente dominada pela criminalidade
E quem acaba pagando o preço e a nossa sociedade
Violência e injustiça hoje e normal vê na televisão
Eu não saio de casa sem antes fazer a minha oração
Governantes fazem promessas mais é puro  blablabla
A população morrendo e o governo só pensando em lucra
Essa e a mensagem que eu deixo pra todos os brasileiros
Tenham sempre fé em deus e nunca desistam de seus sonhos!
E noix!
  • Para começar, Você conhece o  ” ATITUDE RAP “ ?
  • Leia, ouça a música, ou veja o clipe da música “ Violência e Injustiça “:

    Comente sobre os seguintes versos :
  1. Minhas rimas são verdadeiras não apenas ilusão
  2. Governantes fazem promessa mais é puro blablabla.    
ATIVIDADE PRINCIPAL:
Leia o texto abaixo, e responda as questões seguintes .
Violência no Brasil
A violência no Brasil é um fenômeno comportamental de agressividade complexo , que envolve as bases históricas do País e que atinge todas as camadas da sociedade.                                                                                                                                                                                           A posse de armas de fogo, é fator determinante para a ocorrência da maior parte da violência registrada no País.                                                                   De acordo com a OMS ( Organização Mundial da Saúde  ), 123 pessoas morrem vítimas de homicídios por armas de fogo todos os dias no Brasil.                                                                                                                                                                                                                                                       O estudo específico sobre as mortes violentas causadas pelo uso de arma de fogo, apontaram que o Brasil mata 207 vezes mais que Alemanha, Áustria, Dinamarca e Polônia.                                                                                                                                                                                                                     Para a OMS, o Brasil vive uma epidemia de violência, que tal como um problema de saúde pública, é um obstáculo para o crescimento econômico.                                                                                                                                                                                                Feminicídio - O termo feminicídio,  foi reconhecido no Brasil a partir de março de 2015, como o mais adequado para especificar as mortes violentas de mulheres . As mortes violentas de mulheres são caracterizadas como o resultado da exposição à violência doméstica. Para esses casos, a Lei Maria da Penha enquadra criminosos com penas específicas, para condenar a violência de gênero.                                                                                                                                                                                                                            Estupro -   O Brasil registra 50 mil estupros por ano, conforme o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. As vítimas são de todas as idades e de ambos os sexos. A maior parte, porém, é do sexo  feminino .                                                                                                         Racismo - A intolerância racial é apontada como motivadora do aumento da violência, principalmente, contra os negros no Brasil.                                                                                                                                                                                                                                     Violência Policial - A polícia brasileira é apontada como uma das mais violentas do mundo, conforme dados da ONU (Organização das Nações Unidas). Somente no Estado de São Paulo são registradas ao menos mil mortes por ano cometidas pela Polícia Militar.                                                                                                                                                                                                                                             Violência Contra Homossexuais - Segundo a Ong “ Grupo Gay da Bahia “. A maior parte das vítimas é do sexo masculino, correspondendo a 52% dos assassinatos.                                                                                                                                                                            Abuso Infantil - Todos os anos, mais 91 mil crianças e adolescentes têm seus direitos violados no Brasil. A estimativa é da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A negligência é o crime mais registrado.                                                           Violência no Trânsito - Os acidentes de trânsito também são considerados pela OMS uma forma de violência,  e  são elevados à categoria de epidemia. Isso ocorre porque a maioria dos acidentes é evitável, causada por abuso de álcool na estrada e desrespeito às regras de circulação de trânsito.                                                                                                                                                                                                  O Brasil registra, em média, 42 mil mortes por acidentes de trânsito todos os anos, segundo o Ministério da Saúde.                                            A epidemia de acidentes de trânsito gera em torno de R$ 230 milhões de gastos com o SUS .                                                                                                                                                 O prejuízo econômico ocorre porque a maioria das vítimas é formada por homens jovens em plena capacidade produtiva. Quando não morrem, ficam temporariamente ou permanentemente incapacitados e passam a depender da Previdência Social  .                     Violência no Campo - As disputas pela posse de terras são um dos fatores que mais matam no Brasil. A maioria das vítimas é  indígena .                                                                                                                                                                                                         Narcotráfico - O Brasil é o principal corredor de passagem de drogas para a América do Norte e Europa  Central . 
Principais Causas da Violência no Brasil .
  • Corrupção
  • Clientelismo político
  • Desigualdades sociais
  • Baixo investimento em educação e saúde
  • Desemprego
    Texto extraído da Geografia do Brasil.  Todamateria.com.br/violência-no-brasil
    Questões :
  1. Quais os tipos de violência que você conhece?
  2. Neste momento da pandemia do Covid – 19, cite 02 casos diferentes de violência onde você mora:
  3. No intervalo  da escola, Marina pegou de surpresa no braço do Kevin, e deu-lhe uma queda de Judô . Ao levantar Kevin gritou “ Tá louca sua nega abestada “ .
Que tipos de violências você viu nesse acontecimento ?
(   ) Violência física
(   ) Uma agressão racista
(   ) Violências física e racista

(   ) Todas estão corretas.
________________________

Roteiro de Estudo

Etapa: Ensino Fundamental          Período: 08/06 a 22/06/2020
Componentes curriculares: Geografia, Ciências , História e Educação Física.
Tema Norteador: A persistência do racismo na sociedade brasileira .
Laboratório: Iniciativas Sociais e Comunitárias
Carga Horária: 3h
  ATIVIDADE INICIAL:
  •  Para começarmos : Você conhece o cantor Gabriel O PENSADOR, e seu estado de origem ?
  • Assista o clip do cantor GABRIEL O PENSADOR, cantando a música “  RACISMO É BURRICE “ .

  • Interprete e responda, sobre os seguintes versos :
    A)  “ Racismo, preconceito e discriminação em geral
É uma burrice coletiva sem explicação ” 

B)      “  Não se importe com a origem ou a cor do seu semelhante
O quê que importa se ele é nordestino e você não? “ .  
                                                                                                                                   

 ATIVIDADE PRINCIPAL: 

   
  2 -  Leia com  atenção, o texto abaixo, e em seguida respondas as questões
PERSISTÊNCIA DO RACISMO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Racismo é a crença em que uma raça, etnia ou certas características físicas, sejam superiores a outras.   É importante esclarecer que o racismo acontece    dentro de   um  contexto    histórico específico. Assim, nem todo insulto - embora seja sempre uma atitude condenável - será considerado racista.                                                                                                                                                                   O racismo deve ser combatido diariamente, primeiro em atitude individuais e depois, de forma social.                                                                                                                                                         O mais importante é reconhecer que vivemos numa sociedade racista,   e  isto  é  muito fácil de comprovar respondendo a estas perguntas.                                                                                                                                                      * O Brasil tem quase 50% da população que se declara negra: No Congresso  Nacional,   temos 50% dos parlamentares negros?                                                                                                                                                       * Existem 50% de médicos negros em hospitais?                                                                                                                   Assim, seria interessante uma autoavaliação começando pelo nosso vocabulário. Deveríamos tirar da nossa linguagem expressões como, "preto de alma branca", "moreninha do cabelo Bombril   " , e tantas outras.                                                                                                                           Convém lembrar que a prática do racismo, no Brasil, é considerado um crime inafiançável, com pena de até   3  anos de prisão .                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      O Brasil, apesar de seu destaque nas relações internacionais, apresenta   problemáticas   arcaicas, que impedem o cumprimento efetivo dos direitos previsto na Constituição Federal.                                                                                                                                                        O racismo, que tem    raízes amargas da colonização, persiste, causando sofrimento  a comunidade negra, em virtude da negligência das autoridades,     bem como a falta de diálogo sobre a questão.  A princípio, vale salientar que o racismo está  enraizado   na cultura brasileira, desde o início da formação da nação.                                                                                                                                                     É  notório,  a persistência do descaso do governo, visto que, inúmeros são os casos de racismo sem punição dos criminosos. Sendo assim, a maior efetividade do cumprimento das leis, implica na garantia de uma vida mais digna à comunidade,  que representa 54% da população do país, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).  Aliado   a  isso,  a  falta  de  diálogo   nas instituições familiares e escolares,  propicia  a  propagação   da   ideologia  de segregação. A  falta de  debates  é  persistente no  Brasil,  consequentemente, há  a  formação de indivíduos inconscientes para com  a importância da existência do próximo.  Dessa forma , é de suma relevância   o  desenvolvimento   da educação, como  ferramenta  para o combate ao racismo.                                                                                                                                                 Conclui-se   portanto, que a questão deve ser combatida, a fim de promover uma    vida     digna  a  todos  os cidadãos .                                                                                                           Conforme   Gabriel , O  Pensador  “ Na mudança do presente, a gente molda o futuro ” .                                                                                
 Extração dos textos : Racismo Juliana Bezerra ( Profa. De História)
A PERSISTÊNCIA DO RACISMO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Raiane – MG.

QUESTÓES :
  1.  O que é  Racismo ?

  1.  Durante esse início de ano de 2020 , cite 02 ( dois ) acontecimentos, que você acha que foi um ato de racismo, na escola ou no bairro em que você mora .

3. numa quadra de esportes, João reuniu 10 (dez) colegas para jogar futsal. João após escolher seus 04 (quatro) colegas de equipe, sugeriu que os demais colegas indicasse 01 (um ) para disputa do Ímpar / par, para escolher quem começaria o jogo. Como ninguém se  apresentou Benedito, chamado pelos colegas de Biu Neguinho, se escalou para disputa . Cleverson disse que não aceitava por que Negro dava azar .

Este acontecimento foi :

(   ) Uma disputa de liderança
(   ) Quem era mais inteligente
(   ) Um ato de racismo
(   ) Nenhuma das respostas

  • Comentários:
____________________________

ROTEIRO DE ESTUDO – 11/05/2020 a 25/05/2020
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP
Componentes curriculares: Geografia,  Ciências , História e Educação Física.
Tema Norteador: Impactos Econômicos e Sociais trazidos pela Pandemia no território que o aluno vive.
Laboratório: Iniciativas Sociais ou Comunitárias
Carga Horária: 3h
Atividade inicial:
  •   Para começarmos: Você conhece o cantor Djavan, e sabe o seu estado de nascimento?
  •  Assista o clip do cantor Djavan, cantando a música “  ESQUINAS “.





Atividade Principal:
Após assistir o Clip acima, descreva sua interpretação, sobre os seguintes versos :

1.       “ Sabe lá, o que é não ter e ter que ter pra da´,  sabe  lá ” .


2.       “ Sabe lá, o que é morrer de sede em frente ao mar, sabe lá “ .  

Leia o texto abaixo e responda as questões a seguir:
Brasil é o país mais desigual do continente,  mais desigual do mundo. Uma desigualdade que cruzou democracias e ditaduras, expansões e recessões econômicas, mas que encontrou seu ápice quando o desenvolvimento econômico foi substituído, como norte do país, pela estabilização financeira. Nunca tantos foram destituídos de tantos direitos ,  a começar pelo mais universal e básico dos direitos:   o do emprego formal.
     No entanto, não bastava manter o desenvolvimento como referência, para que fosse acompanhado de progresso social. Tivemos décadas em que houve acoplamento entre desenvolvimento econômico e extensão dos direitos sociais – como reação à crise de 1930 -, quando nos transformamos de país agrícola em país industrial, de país agrário em país urbano, de economia  primário exportadora a país industrializado, com um grande mercado interno de consumo de massas.
                Que desenvolvimento  é  Econômico   e  Social .   Editorial de Economia da cartamaior.com.br

1.       O que é  emprego formal ?
2.        Com a pandemia do “ Covit-19 “ , cite 02 ( dois ) acontecimentos, que mudaram os fatores econômicos, no dia a dia das pessoas no bairro do Vergel do Lago .

Atividade Complementar:
 1. Ao chegar na aula de educação física, o professor falou aos alunos que só fariam aula, quem estivesse de tênis. 
Mateus falou para o professor, “que seu tênis tinha rasgado e os seus pais estavam sem dinheiro para comprar outro par de  tênis.”
Este problema é :
(   ) Econômico e Social;
(   ) De ordem familiar;
(   ) Problema do professor.

Comente sua resposta:

___________________________________________________________________________

ROTEIRO DE ESTUDO

Etapa: Ensino Fundamental          Período: 27/04 a 08/05/2020
Componentes curriculares: Geografia,  Ciências , História e Educação Física.
Tema Norteador: Democracia
Laboratório: Iniciativas Sociais ou Comunitárias
Carga Horária: 3h
Estudantes,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante o período de atividades não presenciais. Procure fazer com responsabilidade e empenho as atividades apresentadas, e anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça suas anotações no seu caderno e diário de bordo.
Atividade inicial:
Analise a charge abaixo:
                       Você já deve ter compartilhado sua internet e/ou aparelho celular com alguém. Conte-nos, através de poucas linhas, sobre essa experiência, seu comportamento e o das pessoas que você compartilhou.

Atividade principal:
                 DEMOCRACIA – É a maneira de se comportar de um povo, onde se reconhece e se respeita os direitos e deveres de cada  um .
A democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo.”  – Abraham Lincoln (1809 – 1865), presidente dos Estados Unidos
1 - De acordo com os conceitos de democracia, acima citados, quais seriam os tipos e formas de desse sistema de governo que existem?
2 – A falta de acesso a internet por parte de alguns moradores de áreas periféricas e as  condições precárias de habitação, são exemplos que a democracia no nosso estado precisa ser repensada e ampliada? Comente sua resposta:
3 – Elabore um título para a charge acima, baseado nos conceitos de democracia
 Atividade Complementar:
1 – Imagine-se com seus amigos de turma, na quadra da Escola, praticando um ato democrático na aula de educação física.
Elabore um desenho ou uma charge, retratando essa situação, podendo ser através de um jogo,  de um esporte ou  brincadeira.

14 comentários:

  1. Boa tarde queridos! Aqui é professora Karla de ciências , estou por aqui hoje para trabalhar junto com vocês no Laboratório de iniciativas sociais , tirar dúvidas e ajudar a vocês nas atividades.Estou por aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Misericórdia,è para escrever esse texto do atitude rap?

      Excluir
    2. Não somos escravos de vocês!!!!!

      Excluir
  2. Olá queridos alunos!
    Aqui é a professora Nadja, passando para disponibilizar-me a esclarecer qualquer dúvida que venham ter sobre as atividades neste laboratório.
    Meu horário com vocês é toda quarta-feira, das 09 às 11 horas. Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  3. Essas atividades são para o 9°d tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi, Samara.
      As atividades aqui propostas são direcionadas a todos os alunos do 9 ano da nossa Escola.
      Responda-as em seu Diário de Bordo e, em nosso retorno às aulas presenciais você entregará aos professores.
      Bom estudo!

      Excluir
  4. bom dia a todos!!! Apesar desse momento crítico da pandemia, com diversas restrições de locomoção, a EDUCAÇÃO não para, nós estamos juntos com vocês nessa luta. Vamos lá guerreiros!!! JUNTOS SOMOS MAIS FORTES... (Professor Diego)

    ResponderExcluir
  5. Bom dia gente! Aqui é professora karla, estarei aqui todas as terças até as 11hrs para interagirmos , tirar dúvidas sobre as atividades.Espero que estejam todos bem!!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia queridos alunos!!
    Estamos aqui para tirar suas dúvidas. Podem registrá-las nos comentários, que faremos questão de atendê-los em breve.
    Lembrem-se de anotar as respostas completas no caderno (Diário de Bordo). Quando as aulas voltarem, iremos recebê-los. Abraços!
    Profa. Nadja.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde queridos!
    Estarei aqui até 17 hrs para tirar as dúvidas de vocês, Respondam as questões em seu diário de bordo para ao retorno das aulas fazer os registros.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde queridos ! Estou a disposição para tirar dúvidas sobre as atividades.

    ResponderExcluir
  9. E pra copiar aquele texto grandão?

    ResponderExcluir
  10. E pra copiar o texto "atitude rap"?

    ResponderExcluir