GEOGRAFIA
Professora: Maria Montenegro
Desenvolvimento Sustentável
O desenvolvimento sustentável é um conceito elaborado para fazer referência ao meio ambiente e à conservação dos recursos naturais.
Entende-se por desenvolvimento sustentável a capacidade de utilizar os recursos e os bens da natureza sem comprometer a disponibilidade desses elementos para as gerações futuras. Isso significa adotar
um padrão de consumo e de aproveitamento das matérias-primas extraídas da natureza de modo a não afetar o futuro da humanidade, aliando desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental.
Exercício
1.(ENEM) No presente, observa-se crescente atenção aos efeitos da atividade humana, em diferentes áreas, sobre o meio ambiente, sendo constante,
nos fóruns internacionais e nas instâncias nacionais, a referência à sustentabilidade como princípio orientador de ações e propostas que deles emanam.
A sustentabilidade explica-se pela
a) incapacidade de se manter uma atividade econômica ao longo do tempo sem causar danos ao meio ambiente.
b) incompatibilidade entre crescimento econômico acelerado e preservação de recursos naturais e de fontes não renováveis de energia.
c) interação de todas as dimensões do bem-estar humano com o crescimento econômico, sem a preocupação com a conservação dos recursos naturais que estivera presente desde a Antiguidade.
d) proteção da biodiversidade em face das ameaças de destruição que sofrem as florestas tropicais devido ao avanço de atividades como a mineração, a monocultura, o tráfico de madeira e de espécies selvagens.
e) necessidade de se satisfazer as demandas atuais colocadas pelo desenvolvimento sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades nos campos econômico, social e ambiental.
A sustentabilidade explica-se pela
a) incapacidade de se manter uma atividade econômica ao longo do tempo sem causar danos ao meio ambiente.
b) incompatibilidade entre crescimento econômico acelerado e preservação de recursos naturais e de fontes não renováveis de energia.
c) interação de todas as dimensões do bem-estar humano com o crescimento econômico, sem a preocupação com a conservação dos recursos naturais que estivera presente desde a Antiguidade.
d) proteção da biodiversidade em face das ameaças de destruição que sofrem as florestas tropicais devido ao avanço de atividades como a mineração, a monocultura, o tráfico de madeira e de espécies selvagens.
e) necessidade de se satisfazer as demandas atuais colocadas pelo desenvolvimento sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades nos campos econômico, social e ambiental.
2.A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
O uso dessa expressão tem a finalidade de:
a) sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento.
b) garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta.
c) sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.
d) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.
e) divulgar a insustentável situação do meio ambiente.
e) divulgar a insustentável situação do meio ambiente.
Quinzena de 22 de junho a 03 de julho 2020
LITERATURA BRASILEIRA
MODERNISMO
PROFESSORES: MOISÉS GUIMARÃES, RAQUEL LIMA E SANDRO BASÍLIO
Principal
movimento literário do século XX, o Modernismo rompeu com a tradição clássica e
deu início à formação de uma identidade genuinamente brasileira na literatura.É inestimável o legado que
o Modernismo deixou para o campo das artes no Brasil. Grande
movimento artístico que eclodiu no final da segunda década do século XX, foi
responsável por profundas transformações nas mais diversas manifestações
artísticas, entre elas, a literatura. Ruptura com o passado, experimentalismo,
transgressão dos cânones literários e a busca por uma literatura que falasse do
Brasil para os brasileiros, longe da cultura europeizante, são elementos que
nortearam o programa modernista.A Semana de Arte Moderna de 1922,
evento realizado em São Paulo, representou um divisor de águas em nossa
cultura.
Características
do Modernismo:
·
Experimentalismo, ou seja, mudança de
gêneros e vocabulário;
·
Ruptura com o passado;
·
Paródia, piada, sarcasmo;
·
Polêmica;
·
Liberdade de expressão;
·
Linguagem coloquial;
·
Assuntos cotidianos;
·
Nacionalismo.
Exercício
Vício
na fala
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.
(Oswald de Andrade)
Sobre
o poema de Oswald de Andrade, julgue as seguintes proposições:
I. O
poema de Oswald de Andrade volta-se contra o preconceito linguístico e nos
chama a atenção para a necessidade de uma espécie de ética linguística pautada
na diferença entre as línguas, nesse caso em uma única língua.
II. O
poema critica a maneira de falar do povo brasileiro, sobretudo das classes
incultas que desconhecem o nível formal da língua.
III.
Para ele, os falantes que dizem “mio”, “mió”, “pió”, “teia”, “teiado”, de certa
forma, constroem um “telhado”, ou seja, criam novas formas de pronúncia que se
sobressaem, em muitos casos, à norma culta.
IV. A
palavra “vício”, encontrada no título do poema, denota certo preconceito
linguístico do autor, que julga a norma culta superior ao coloquialismo
presente na fala das pessoas menos esclarecidas.
a)
Todas estão corretas.
b) I e
III estão corretas.
c) I,
III e IV estão corretas.
d) II
e III estão corretas.
MATEMÁTICA
Professor Marcelo
Assunto da questão: PROBABILIDADE
ENEM 2015 - QUESTÃO 142
Em uma central de atendimento, cem pessoas receberam senhas numeradas de 1 até 100. Uma das senhas é sorteada ao acaso.
Qual a probabilidade de a senha sorteada ser um número de 1 a 20?
a) 1/100
b) 19/100
c) 20/100
d) 21/100
e) 80/100
GEOGRAFIA
Professora: Maria Montenegro
Assunto: A questão da água.
A escassez de água é um problema que afeta todo o mundo. No Brasil, apesar da porcentagem de 12% da água doce do planeta estar concentrada
no nosso país, a crise hídrica é uma preocupação que também atinge os brasileiros.
Durante a Conferência Rio+20, em 2012, as Nações Unidas anunciaram que aproximadamente 783 milhões de pessoas em todo mundo ainda se encontram sem acesso
à água tratada. O problema é mais incidente em países do Oriente Médio e na África.
EXERCÍCIO
1. (Enem) Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de
água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.
Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:
a) desenvolver processos de reutilização da água.
b) explorar leitos de água subterrânea.
c) ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.
d) captar águas pluviais.
e) importar água doce de outros estados.
2.(Enem) Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:
a) reduzida área de solos agricultáveis.
b) ausência de reservas de águas subterrâneas.
c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.
d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.
e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.
Física 3ºano
Professor Antonio
Assunto: Consumo de energia elétrica:
ENEM) Antes de comprar um chuveiro elétrico para instalar em sua residência, um chefe de família levantou os seguintes dados:
- potência do chuveiro = 2400 W
- tempo médio de um banho = 10 min
- n° de banhos por dia = 4
- preço do kWh = R$ 0,20
Com esses dados, chega-se à conclusão de que o custo mensal de energia elétrica para utilização do chuveiro será:
a) R$ 12,10
b) R$ 9,60
c) R$ 8,40
d) R$ 7,2
e) R$ 5,6
4 banhos X 10 min = 40 minutos/dia
Banhos por mês = 40 X 30 = 1200 min = 20 hrs
20 hrs X 2400 W = 48000 Wh, que convertendo para Kwh fica 48 Kwh
Assim, calcula-se o consumo mensal : 48 X 0,20 = 9,60 reais
4 banhos X 10 min = 40 minutos/dia
Banhos por mês = 40 X 30 = 1200 min = 20 hrs
20 hrs X 2400 W = 48000 Wh, que convertendo para Kwh fica 48 Kwh
Assim, calcula-se o consumo mensal : 48 X 0,20 = 9,60 reais
Professor Flávio Florêncio
Educação Física
Questão de Educação Física no ENEM 2017
No esporte-participação ou esporte popular, a manifestação ocorre no princípio do prazer lúdico, que tem como finalidade o bem-estar social dos seus praticantes. Está associado intimamente com o lazer e o tempo livre e ocorre em espaços não comprometidos com o tempo e fora das obrigações da vida diária. Tem como propósitos a descontração, a diversão, o desenvolvimento pessoal e o relacionamento com as pessoas. Pode-se afirmar que o esporte-participação, por ser a dimensão social do esporte mais inter-relacionada com os caminhos democráticos, equilibra o quadro de desigualdades de oportunidades esportivas encontrado na dimensão esporte-performance. Enquanto o esporte-performance só permite sucesso aos talentos ou àqueles que tiveram condições, o esporte-participação favorece o prazer a todos que dele desejarem tomar parte.
GODTSFRIEDT, J. Esporte e sua relação com a sociedade: uma síntese bibliográfica. EFDeportes, n. 142, mar. 2010.
O sentido de esporte-participação construído no texto está fundamentalmente presente
(A) O nos Jogos Olímpicos, uma vez que reúnem diversos países na disputa de diferentes modalidades esportivas.
(B) nas competições de esportes individuais, uma vez que o sucesso de um indivíduo incentiva a participação dos demais.
(C) nos campeonatos oficiais de futebol, regionais e nacionais, por se tratar de uma modalidade esportiva muito popular no país.
(D) nas competições promovidas pelas federações e confederações, cujo objetivo é a formação e a
descoberta de talentos.
(E) nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.
Olha ai. Vamos resolver
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Estarei disponível até as 17h para tirar dúvidas de vocês.
Boa tarde!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Estarei disponível até as 17h para tirar dúvidas de vocês.
Boa tarde! Turma, aqui é o prof Flávio Florêncio, estarei com vocês aqui ate as 17 h para tirar dúvidas.
ResponderExcluirBoa tarde! Turma, ate a próxima aula.
ResponderExcluirBoa tarde! Turma, estou por aqui para tirar duvidas de vocês ate as 17h
ResponderExcluirProfessor Flávio Florêncio.
Boa tarde!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Estarei disponível até as 17h para tirar dúvidas de vocês.
Turma, até a próxima aula.
ResponderExcluirTurma, Até a próxima aula.
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirÉ a professora Maria. Qualquer dúvida é só perguntar.