8º ANO/CLUBE DO LIVRO





COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
PERÍODO : 15 DIAS ( DE 06/07 ATÉ 19/07/2020)
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): BRUNA, EDLENE, MOISÉS, NELSON, RAQUEL E SANDRO
TEMA NORTEADOR : CINEMA E LITERATURA
/ CARGA HORÁRIA: 5 h
TURMA: 8 º ANO
LABORATÓRIO : CLUBE DO LIVRO
ROTEIRO DE ESTUDO
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS- REAENP

 

CARO ESTUDANTE,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno ( diário de bordo).

ATIVIDADE INICIAL

Assista ao vídeo sobre a resenha do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, fique atento às informações sobre a história e comece a entrar no mundo literário através dos personagens do romance. A resenha tem a intenção de estimular a leitura, não revelando tudo sobre a história, mas apenas dar informações relevantes que aumentam a sua curiosidade. Vamos então assistir para tirar as suas próprias conclusões.
LINK DA RESENHA DE SÃO BERNARDO: https://www.youtube.com/watch?v=thy6HdnXezM



ATIVIDADE PRINCIPAL
ARMAZÉM DE TEXTO: SÃO BERNARDO - GRACILIANO RAMOS - (FRAGMENTO ...

Agora leia um comentário sobre o romance e algumas explicações sobre os principais personagens da história, para tentar se apropriar das informações, com a finalidade de aumentar o seu conhecimento sobre o romance e, ao mesmo tempo, preparar-se para responder às questões propostas na atividade complementar.
          Esta obra é um romance, clássico da literatura brasileira, produzida por Graciliano ramos, escritor alagoano. o livro trata da história de Paulo Honório, um homem simples do interior alagoano, que enfrenta várias dificuldades na vida, mas que não mede esforços para alcançar os seus objetivos. consegue crescer financeiramente, através de várias falcatruas, e de guia de cego passa a ser um grande latifundiário, dono da fazenda chamada São Bernardo, que dá nome ao romance.

          Porém, mesmo sendo um vencedor nas conquista materiais, muito rico, ele sentia a necessidade de se casar, principalmente para ter um herdeiro, alguém que administraria toda a riqueza por ele conquistada. É exatamente essa ideia que faz com que ele se aproxime da professora Madalena, sem se dar conta de que se apaixonaria por ela, acabando com a sua paz, pois o homem prático, materialista, autoritário, não sabia lidar com as coisas do coração, e o ciúmes doentio provoca o seu fim.
São Bernardo

São Bernardo


São bernardo especial

ATIVIDADE COMPLEMENTAR


Depois de explorar todos os elementos motivadores sobre o romance, você irá responder à atividade proposta que consta de cinco questões, sendo quatro objetivas, ou seja, encontrará apenas uma alternativa correta entre as opções, copiar no caderno essa resposta correta e a justificativa para a resposta e, finalmente a quinta que é para você pesquisar sobre o que acontece na história do romance e fazer uma síntese desse final, lembrando que tem que ser com suas palavras.


Questões

1. Com base em todas as informações obtidas sobre o romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, pode-se afirmar que o título do livro se dá

A. pela ligação entre o personagem principal e o santo com esse nome.
B. por ser o nome da fazenda que Paulo Honório conquista e passa a morar.
C. pelo fato de São Bernardo ser o padroeiro da cidade onde mora Paulo Honório.
D. por ser uma homenagem ao cego que ajudava o personagem na infância.
E. por conta das principais cenas da história se passar num templo religioso.

2. Depois de assistir ao vídeo sobre a resenha de São Bernardo, é possível formar uma opinião sobre o personagem principal do romance, Paulo Honório, sendo assim, o personagem narrador era

A. um capitalista de coração mole que resolvia os problemas com sentimentalismo.
B. homem muito culto e refinado que sempre teve boa vida e soube usar o dinheiro.
C. um ser ambicioso e prático que não mede esforços para alcançar os seus objetivos.
D. uma pessoa muito justa e amável que conquistou tudo por conta do seu jeito único.
E. um sujeito muito estudado e bastante ético, agindo sempre pelo lado correto.

TRECHO 1 DO ROMANCE SÃO BERNARDO, DE GRACILIANO RAMOS
“Começo declarando que me chamo Paulo Honório, peso oitenta quilos e completo cinquenta anos pelo São Pedro. A idade, o peso, as sobrancelhas cerradas e grisalhas, este rosto vermelho e cabeludo têm rendido muita consideração Quando me faltavam estas qualidades, a consideração era menor.
Para falar com franqueza, o número de anos assim positivo e a data de São Pedro são convencionais: adoto-os porque estão no livro de assentamentos de batizados da freguesia. Possuo a certidão, que menciona padrinhos, mas não menciona pai nem mãe. Provavelmente eles tinham motivos para não desejarem ser conhecidos. Não posso, portanto, festejar com exatidão o meu aniversário.”

3.  No trecho do romance São Bernardo acima, é possível perceber facilmente que o narrador e também personagem principal do livro tem uma certa mágoa principalmente por

A. não ter os nomes dos pais na certidão de batizado.
B. não saber, ao certo, a sua data de nascimento.
C. não poder contar com a consideração das pessoas.
D. não poder festejar o seu aniversário na data certa.
E. não ter conhecido nem os seus padrinhos.

TRECHO 2 DO ROMANCE SÃO BERNARDO, DE GRACILIANO RAMOS
“ Lembro-me de um cego que me puxava as orelhas e da velha Margarida, que vendia doces. O cego desapareceu. A velha Margarida mora aqui em S. Bernardo, numa casinha limpa, e ninguém a incomoda. Custa-me dez mil-réis por semana, quantia suficiente para compensar o bocado que me deu. Tem um século, e qualquer dia destes compro-lhe mortalha e mando enterrá-la perto do altar-mor da capela.”

4. As palavras dessa passagem do romance São Bernardo são capazes de revelar que

A. Paulo Honório era um sujeito muito sentimental, demonstrando toda a gratidão por dona Margarida.
B. O personagem narrador era muito sensível e a gratidão era uma das suas maiores virtudes.
C. Paulo Honório reclamava do dinheiro gasto com a dona Margarida e queria que ela morresse logo.
D. O protagonista do romance amava a velha e sabia revelar os seus sentimentos por ela.
E. Paulo Honório não consegue mostrar sentimentos, confundindo-os com valores financeiros.


5. Faça uma pesquisa e descubra o que acontece no fim do romance “São Bernardo”. será que ele consegue o herdeiro desejado? Ele se casa com Madalena? Com suas palavras faça um breve resumo desse fim.











COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
PERÍODO : 15 DIAS ( DE 22/06 ATÉ 03/07/2020)
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): BRUNA, EDLENE, MOISÉS, NELSON, RAQUEL E SANDRO
TEMA NORTEADOR : MÚSICA E LITERATURA
/ CARGA HORÁRIA: 5 h
TURMA: 8 º ANO
LABORATÓRIO : CLUBE DO LIVRO
ROTEIRO DE ESTUDO
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS- REAENP

 

CARO ESTUDANTE,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno ( diário de bordo).

ATIVIDADE INICIAL

Legião Urbana foi uma banda de rock brasileira que revolucionou a música nacional com suas letras críticas, poéticas e inspiradoras. Sempre apresentou uma preocupação com a qualidade do conteúdo de suas produções e, por isso, se tornou a melhor banda de rock do país.

 Assista ao clipe oficial da música Eduardo e Mônica, da Banda Legião Urbana, acompanhando com a letra que também se encontra abaixo e analise o seu conteúdo, para compreender, ter o prazer de ouvir e curtir uma música de qualidade , também refletir sobre o problema discutido e , finalmente, preparar-se para a atividade principal.



ATIVIDADE PRINCIPAL


Use a letra para acompanhar e entender a história, tente analisar o conteúdo e compreender a proposta, pois existe nela uma reflexão sobre alguns preconceitos e das inconstâncias das coisas da vida. É importante perceber que existe na produção uma tentativa de expressar a vida, a realidade. Leia, assista e tire as suas próprias conclusões, para depois responder à atividade e mostrar que conseguiu alcançar o objetivo proposto. Nas questões de 1 à 5, você deverá responder encontrando apenas uma alternativa correta e ,na 6, terá que responder de forma subjetiva, ou seja, usar as suas palavras e ideias para provar que você compreendeu o conteúdo da letra estudada.




Eduardo e Mônica
                                    Legião Urbana

EDUARDO E MÔNICA VERSÃO 2013 - YouTube


Quem um dia irá dizer
Que existe razão
Nas coisas feitas pelo coração?
E quem irá dizer
Que não existe razão?
Eduardo abriu os olhos, mas não quis se levantar
Ficou deitado e viu que horas eram
Enquanto Mônica tomava um conhaque
No outro canto da cidade, como eles disseram
Eduardo e Mônica um dia se encontraram sem querer
E conversaram muito mesmo pra tentar se conhecer
Um carinha do cursinho do Eduardo que disse
"Tem uma festa legal, e a gente quer se divertir"
Festa estranha, com gente esquisita
"Eu não 'to legal, não aguento mais birita"
E a Mônica riu, e quis saber um pouco mais
Sobre o boyzinho que tentava impressionar
E o Eduardo, meio tonto, só pensava em ir pra casa
"É quase duas, eu vou me ferrar"
Eduardo e Mônica trocaram telefone
Depois telefonaram e decidiram se encontrar
O Eduardo sugeriu uma lanchonete
Mas a Mônica queria ver o filme do Godard
Se encontraram então no parque da cidade
A Mônica de moto e o Eduardo de camelo
O Eduardo achou estranho, e melhor não comentar
Mas a menina tinha tinta no cabelo
Eduardo e Mônica era nada parecidos
Ela era de Leão e ele tinha dezesseis
Ela fazia Medicina e falava alemão
E ele ainda nas aulinhas de inglês
Ela gostava do Bandeira e do Bauhaus
De Van Gogh e dos Mutantes, de Caetano e de Rimbaud
E o Eduardo gostava de novela
E jogava futebol de botão com seu avô

Ela falava coisas sobre o Planalto Central
Também magia e meditação
E o Eduardo ainda tava no esquema "escola, cinema
Clube, televisão"
E mesmo com tudo diferente, veio mesmo, de repente
Uma vontade de se ver
E os dois se encontravam todo dia
E a vontade crescia, como tinha de ser
Eduardo e Mônica fizeram natação, fotografia
Teatro, artesanato, e foram viajar
A Mônica explicava pro Eduardo
Coisas sobre o céu, a terra, a água e o ar
Ele aprendeu a beber, deixou o cabelo crescer
E decidiu trabalhar
E ela se formou no mesmo mês
Que ele passou no vestibular
E os dois comemoraram juntos
E também brigaram juntos, muitas vezes depois
E todo mundo diz que ele completa ela
E vice-versa, que nem feijão com arroz
Construíram uma casa há uns dois anos atrás
Mais ou menos quando os gêmeos vieram
Batalharam grana, seguraram legal
A barra mais pesada que tiveram
Eduardo e Mônica voltaram pra Brasília
E a nossa amizade dá saudade no verão
Só que nessas férias, não vão viajar
Porque o filhinho do Eduardo 'tá de recuperação
Ah! Ahaan!
E quem um dia irá dizer
Que existe razão
Nas coisas feitas pelo coração?
E quem irá dizer
Que não existe razão!
Compositor Renato Junior Manfredini
https://www.google.com/search?q=letra+da+m%C3%BAsica+eduado+e+monica&oq=letra+da+&aqs=chrome.0.69i59l2j69i57j0l5.5942> acesso em 20 de junho de 2020.


QUESTÕES


1. No sentido geral, a letra da música “Eduardo e Mônica” conta uma história
A. de um garoto que não gosta de estudar.

B. de Mônica que é uma mulher muito bem sucedida.
C. de várias pessoas que batalham para alcançarem os objetivos.
D. de um casal que apresentava características muito diferentes.
E. de um grupo de amigos estudantes que se conheceram na faculdade.

2. O fragmento do texto que melhor representa a inocência de Eduardo é
A. Eduardo abriu os olhos mas não quis se levantar.

B. - É quase duas, eu vou me ferrar.
C. E conversaram muito mesmo pra tentar se conhecer.

D. Foi um carinha do cursinho do Eduardo que disse.

E. - Tem uma festa legal e a gente quer se divertir.


3. O verso que mostra a principal diferença entre Eduardo e Mônica é

A. A Mônica de moto e o Eduardo de camelo.
B. Eduardo e Mônica eram nada parecidos ,ela era de Leão e ele tinha dezesseis.
C. Ela gostava do Bandeira e do Bauhaus e o Eduardo gostava de novela.
D. Eduardo e Mônica fizeram natação, fotografia teatro e artesanato e foram viajar.

E. E ela se formou no mesmo mês em que ele passou no vestibular.


 4. a letra da música cita a expressão “a barra mais pesada que tiveram”. nela o eu-poético se refere

A. ao casamento dos dois.
B. ao nascimento dos gêmeos.
C. à forma irresponsável de Eduardo.
D. ao retorno do casal para Brasília.
E. ao fato do filho de Eduardo estar de recuperação.

5. A letra da música começa e termina com duas perguntas, fazendo uma reflexão sobre o relacionamento. Analise as afirmativas sobre ela e encontre a única alternativa correta entre as opções abaixo.

I – Segundo a letra, não podemos determinar as vontades do coração.
II – As perguntas que iniciam e terminam a música sevem para dizer que não existem regras para as questões ligadas aos sentimentos.
III – Aprendemos , com a letra, que é possível fazer escolhas racionais no amor.
IV – A união entre os personagens da letra se deu por conta de serem muito parecidos.

A. Apenas I e II estão corretas.
B. Somente I e III estão corretas.
C. Apenas I e IV estão corretas.
D. Somente II e III estão corretas.
E. Apenas III e IV estão corretas.

6.  Claro que a proposta da letra é nos levar a uma reflexão sobre os nossos preconceitos. Você concorda com o eu-poético quando afirma que é impossível fazer qualquer tipo de previsão quando o assunto em questão está relacionado ao coração? Explique.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR


A letra trata de alguns personagens e instituições importantes para a cultura mundial, aproveite o espaço e conheça um pouco mais sobre eles para ampliar o seu repertório e também a sua visão sobre a riqueza da letra da música que estudamos.

I – JEAN-LUC GODARD
Recluso há anos, Jean-Luc Godard faz live de quase duas horas no ...


 JEAN-LUC GODARD É UM CINEASTA FRANCO-SUIÇO RECONHECIDO POR UM CINEMA VANGUARDISTA E POLÊMICO, QUE TOMOU COMO TEMAS E ASSUMIU COMO FORMA, DE MANEIRA ÁGIL, ORIGINAL E QUASE SEMPRE PROVOCADORA, OS DILEMAS E PERPLEXIDADES DO SÉCULO XX.

II – STAATLICHES BAUHAUS

Bauhaus: um guia sobre a história e os principais personagens da ... 

A STAATLICHES BAUHAUS , comumente conhecida como Bauhaus, foi uma escola de artes vanguardista na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo.

III – JEAN- NICOLAS ARTHUR RIMBAUD

5 livros de Arthur Rimbaud, o poeta meteórico da literatura ...


JEAN-NICOLAS ARTHUR RIMBAUD foi um poeta francês. Produziu suas obras mais famosas quando ainda era adolescente , sendo descrito por Paul James, à época, como “um jovem Shakespeare”. Como parte do movimento decadente , Rimbaud influenciou a literatura , a música e a arte modernas.












COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
PERÍODO : 15 DIAS ( DE 08/06 ATÉ 19/06/2020)
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): BRUNA, EDLENE, MOISÉS, NELSON, RAQUEL E SANDRO
TEMA NORTEADOR : OBRAS DE ESCRITORES NEGROS
/ CARGA HORÁRIA: 5 h
TURMA: 8 º ANO
LABORATÓRIO : CLUBE DO LIVRO


MARIA DA CONCEIÇÃO EVARISTO DE BRITO NASCEU EM BELO HORIZONTE, EM 1946. DE ORIGEM HUMILDE, MIGROU PARA O RIO DE JANEIRO NA DÉCADA DE 1970. GRADUADA EM LETRAS PELA UFRJ, TRABALHOU COMO PROFESSORA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CAPITAL FLUMINENSE. É MESTRE EM LITERATURA BRASILEIRA PELA PUC DO RIO DE JANEIRO, COM A DISSERTAÇÃO LITERATURA NEGRA: UMA POÉTICA DE NOSSA AFRO-BRASILIDADE (1996), E DOUTORA EM LITERATURA COMPARADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, COM A TESE POEMAS MALUNGOS, CÂNTICOS IRMÃOS (2011), NA QUAL ESTUDA AS OBRAS POÉTICAS DOS AFRO-BRASILEIROS NEI LOPES E EDIMILSON DE ALMEIDA PEREIRA EM CONFRONTO COM A DO ANGOLANO AGOSTINHO NETO.
PARTICIPANTE ATIVA DOS MOVIMENTOS DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA EM NOSSO PAÍS, ESTREOU NA LITERATURA EM 1990, QUANDO PASSOU A PUBLICAR SEUS CONTOS E POEMAS NA SÉRIE CADERNOS NEGROS. ESCRITORA VERSÁTIL, CULTIVA A POESIA, A FICÇÃO E O ENSAIO. DESDE ENTÃO, SEUS TEXTOS VÊM ANGARIANDO CADA VEZ MAIS LEITORES. A ESCRITORA PARTICIPA DE PUBLICAÇÕES NA ALEMANHA, INGLATERRA E ESTADOS UNIDOS. SEUS CONTOS VÊM SENDO ESTUDADOS EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E DO EXTERIOR, TENDO, INCLUSIVE, SIDO OBJETO DA TESE DE DOUTORADO DE MARIA APARECIDA ANDRADE SALGUEIRO, PUBLICADA EM LIVRO EM 2004, QUE FAZ UM ESTUDO COMPARATIVO DA AUTORA COM A AMERICANA ALICE WALKER. EM 2003, PUBLICOU O ROMANCE PONCIÁ VICÊNCIO, PELA EDITORA MAZZA, DE BELO HORIZONTE.
http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/188-conceicao-evaristo >acesso em 06 de junho de 2020.





VOZES-MULHERES

A VOZ DE MINHA BISAVÓ
ECOOU CRIANÇA
NOS PORÕES DO NAVIO.
ECOOU LAMENTOS
DE UMA INFÂNCIA PERDIDA.
A VOZ DE MINHA AVÓ
ECOOU OBEDIÊNCIA
AOS BRANCOS-DONOS DE TUDO.
A VOZ DE MINHA MÃE
ECOOU BAIXINHO REVOLTA
NO FUNDO DAS COZINHAS ALHEIAS
DEBAIXO DAS TROUXAS
ROUPAGENS SUJAS DOS BRANCOS
PELO CAMINHO EMPOEIRADO
RUMO À FAVELA.
A MINHA VOZ AINDA
ECOA VERSOS PERPLEXOS
COM RIMAS DE SANGUE
E
FOME.
A VOZ DE MINHA FILHA
RECOLHE TODAS AS NOSSAS VOZES
RECOLHE EM SI
AS VOZES MUDAS CALADAS
ENGASGADAS NAS GARGANTAS.
A VOZ DE MINHA FILHA
RECOLHE EM SI
A FALA E O ATO.
O ONTEM – O HOJE – O AGORA.
NA VOZ DE MINHA FILHA
SE FARÁ OUVIR A RESSONÂNCIA
O ECO DA VIDA-LIBERDADE
.

– CONCEIÇÃO EVARISTO, NO LIVRO “POEMAS DA RECORDAÇÃO E OUTROS MOVIMENTOS”. BELO HORIZONTE: NANDYALA, 2008.


QUESTÕES

1. NO RESUMO SOBRE A VIDA DE CONCEIÇÃO EVARISTO, O QUE MAIS CHAMA  ATENÇÃO ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADO

A. AO FATO DE PUBLICAR AS SUAS OBRAS APENAS DEPOIS DO 40 ANOS.
B. À IDEIA DE SER UMA MULHER CONTEMPORÂNEA E MUITO OTIMISTA.
C. AO DESTAQUE QUE GANHOU NA LITERATURA, APESAR DA ORIGEM COMPLICADA.
D. AO GRANDE NÚMERO DE OBRAS PUBLICADAS NA ÁREA DA LITERATURA.
E. AO ORGULHO QUE A ESCRITORA TEM DE SUA FORMAÇÃO INTELECTUAL.

2. O FATOR QUE DEVE TER TORNADO O CAMINHO DE CONCEIÇÃO EVARISTO AINDA MAIS DIFÍCIL SE DEVE AO FATO DE

A. VIVERMOS NUM PAÍS ONDE A LITERATURA NÃO É VISTA COM BONS OLHOS.
B. TER ESTUDADO NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO.
C. SER MULHER, NEGRA E DE ORIGEM DE UMA FAMÍLIA DE POBRE.
D. CONSEGUIR SE FORMAR E PUBLICAR OS LIVROS MUITO TARDE.
E. MUDAR-SE DE BELO HORIZONTE PARA O RIO DE JANEIRO .

3. NO POEMA VOZES- MULHERES DE CONCEIÇÃO EVARISTO, O ASSUNTO PRINCIPAL DEFENDIDO É

A. A FALTA DE OPORTUNIDADE PARA OS NEGROS, REPRESENTADOS PELAS GERAÇÕES DE MULHERES .
B. O PRECONCEITO CONTRA AS PESSOAS QUE TEM ORIGEM POBRE DAS FAVELAS BRASILEIRAS.
C. A FALTA DE OPORTUNIDADE PARA ESTUDAR QUE MUITOS BRASILEIROS POBRES ENFRENTAM.
D. O DISTANCIAMENTO DA FORMAÇÃO INTELECTUAL ENTRE BRANCOS E NEGROS EM NOSSO PAÍS.
E. O ORGULHO DE SER DE ORIGEM HUMILDE, REPRESENTADO NOS VERSOS DO POEMA.

4. ANALISE AS AFIRMATIVAS ABAIXO SOBRE A CONCEIÇÃO EVARISTA E ENCONTRE A ÚNICA ALTERNATIVA  CORRETA ENTRE AS OPÇÕES.

I- ELA TEVE A SORTE DE VIR DE UMA FAMÍLIA BEM SUCEDIDA QUE A DEU OPORTUNIDADE DE ESTUDAR.
II- APESAR DE ESCREVER HÁ MUITO TEMPO, SÓ TEVE O PRIMEIRO LIVRO PUBLICADO EM 1990.
III- ELA É UMA EXCEÇÃO EM NOSSO PAÍS, POIS NÃO É COMUM UMA MULHER, NEGRA, DE ORIGEM POBRE, SER RECONHECIDA NA ÁREA DA LITERATURA.
IV- APESAR DE TODO O SOFRIMENTO, ELA NÃO USA ESSE SOFRIMENTO EM SUAS OBRAS LITERÁRIAS.

A. APENAS I E II ESTÃO CORRETAS.
B. SOMENTE I E III ESTÃO CORRETAS.
C. APENAS I E IV ESTÃO CORRETAS
D. SOMENTE II E IV ESTÃO CORRETAS.

E. APENAS II E III ESTÃO CORRETAS.

5. ANALISANDO O POEMA VOZES- MULHERES, MARQUE A IMAGEM QUE MAIS SE IDENTIFICA COM O SEU TEMA, JUSTIFICANDO A SUA RESPOSTA.
A. 
B.Frases que ainda ouvimos por aí #16 – “Ela é uma negra bonita” 
C.Pin de Teerose 64 em colorful em 2020 | Frases para cacheadas ...
D.


E.O lugar da luta contra as opressões em uma organização marxista ...


6. VOCÊ ACHA NORMAL QUE AS OPORTUNIDADES SEJAM COLOCADAS DE FORMAS DIFERENTES PARA AS PESSOAS EM NOSSO PAÍS? SERÁ QUE O CAMINHO PERCORRIDO PELA AUTORA QUE ESTUDAMOS, CONCEIÇÃO EVARISTO, SERIA O MESMO SE ELA FOSSE BRANCA E RICA? EXPLIQUE? 










COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
PERÍODO : 15 DIAS ( DE 25/05 ATÉ 05/06/2020)
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): BRUNA, EDLENE, MOISÉS, NELSON, RAQUEL E SANDRO
TEMA NORTEADOR : ROMANCE DA LITERATURA BRASILEIRA
/ CARGA HORÁRIA: 5 h
TURMA: 8 º ANO
LABORATÓRIO : CLUBE DO LIVRO

ROTEIRO DE ESTUDO
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS- REAENP

Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno.

ATIVIDADE INICIAL

          VOCÊ DEVE ASSISTIR ATENTAMENTE AO VÍDEO, QUE TRAZ INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A VIDA DE MACHADO DE ASSIS, MOSTRANDO A SUA TRAJETÓRIA, DA SUA VIDA SOFRIDA E PARTE FUNDAMENTAL DE SEU CRESCIMENTO PROFISSIONAL, PARA COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA SUA OBRA PARA A NOSSA LITERATURA. ESSE SERÁ UM ESTÍMULO PARA VOCÊ CONHECER MAIS PROFUNDAMENTE A OBRA DESSE GÊNIO. NÃO MENOS IMPORTANTE É SABER O QUE É UM ROMANCE, COMO GÊNERO LITERÁRIO, COMO TIPO DE TEXTO.

VÍDEO SOBRE A VIDA DO AUTOR 




VÍDEO EXPLICATIVO SOBRE O GÊNERO ROMANCE 


ATIVIDADE PRINCIPAL I
DEPOIS DE ENTENDER MELHOR QUEM FOI MACHADO DE ASSIS, VOCÊ DEVE ASSISTIR A UM OUTRO VÍDEO SOBRE O ROMANCE “DOM CASMURRO”, OBJETO DE ESTUDO NESTE MATERIAL, COM A FINALIDADE DE CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO ROMANCE E SEUS CONFLITOS, POIS NO VÍDEO HÁ UMA EXPLICAÇÃO RESUMIDA SOBRE ELA, PARA QUE VOCÊ COMECE A ENTENDER E MERGULHAR NESSE MUNDO MARAVILHO QUE A LITERATURA NOS OFERECE.


VÍDEO SOBRE A OBRA DOM CASMURRO




ATIVIDADE PRINCIPAL II
AGORA VOCÊ LERÁ, EM SEGUIDA, UM TRECHO ( O PRIMEIRO CAPÍTULO DO ROMANCE) CHAMADO “DO TÍTULO”, QUE TEM COMO FINALIDADE FAZER O LEITOR COMPREENDER O NOME DO ROMANCE E O SENTIDO QUE A PALAVRA “CASMURRO” GANHA NA OBRA . NESSE TECHO, BENTINHO FALA  COMO DECIDIU SOBRE O TÍTULO DO ROMANCE E COMO GANHOU O APELIDO DE DOM CASMURRO;


Do Título
 Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei no trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu. Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos pode ser que não fossem inteiramente maus. Sucedeu, porém, que, como eu estava cansado, fechei os olhos três ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso. – Continue, disse eu acordando. – Já acabei, murmurou ele. – São muito bonitos. Vi-lhe fazer um gesto para tirá-los outra vez do bolso, mas não passou do gesto; estava amuado. No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou alcunhando-me Dom Casmurro. Os vizinhos, que não gostam dos meus hábitos reclusos e calados, deram curso à alcunha, que afinal pegou. Nem por isso me zanguei. Contei a anedota aos amigos da cidade, e eles, por graça, chamam-me assim, alguns em bilhetes: “Dom Casmurro, domingo vou jantar com você.” – “Vou para Petrópolis, Dom Casmurro; a casa é a mesma da Renânia; vê se deixas essa caverna do Engenho Novo, e vai lá passar uns quinze dias comigo.” – “Meu caro Dom Casmurro, não cuide que o dispenso do teatro amanhã; venha e dormirá aqui na cidade; dou-lhe camarote, dou-lhe chá, dou-lhe cama; só não lhe dou moça.” Não consultes dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo. Tudo por estar cochilando! Também não achei melhor título para a minha narração; se não tiver outro daqui até o fim do livro, vai este mesmo. O meu poeta do trem ficará sabendo que não lhe guardo rancor. E com pequeno esforço, sendo o título seu, poderá cuidar que a obra é sua. Há livros que apenas terão isso dos seus autores; alguns nem tanto. 



ATIVIDADE PRINCIPAL III



FINALMENTE, TERÁ O PRAZER DE LER TAMBÉM UM OUTRO CAPÍTULO CHAMADO “OLHOS DE RESSACA”, QUE REPRESENTA UMA CARACTERÍSTICA DADA, PELO NARRADOR À CAPITU, ELE DIZIA QUE ELA TINHA “OLHOS DE RESSACA- DE CIGANA, OBLÍQUA E DISSIMULADA”.  NESTE PONTO DA NARRAÇÃO ELE LEVA A UMA ANÁLISE DE UM MOMENTO IMPORTANTE DO ROMANCE, POIS É O INSTANTE QUE ESCOBAR MORRE E CAPITU OBSERVA O CADÁVER, CLARO QUE É FUNDAMENTAL COMPREENDER QUE A VOZ DO NARRADOR É DE BENTINHO, O SUPOSTO TRAÍDO DA HISTÓRIA. 



OLHOS DE RESSACA
Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...
As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la; mas o cadáver parece que a retinha também. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto, nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã.

Fonte: ASSIS, J. Maria Machado de. Obra Completa. V.1. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997. p. 927.


ATIVIDADE COMPLEMENTAR

CHEGAMOS AO MOMENTO EM QUE VOCÊ PROVARÁ QUE APRENDEU SOBRE O ROMANCE DOM CASMURRO E RESPONDERÁ AS QUESTÕES REFERENTES AO TEMA.
obs.: ESPERAMOS TER DESPERTADO EM VOCÊ A CURIOSIDADE DE LER O ROMANCE DOM CASMURRO E FAZER AS SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES. SERÁ QUE HOUVE A TRAIÇÃO? EZEQUIEL ERA REALMENTE FILHO DE BENTINHO? POR QUE BENTINHO RESOLVE ESCREVER A HISTÓRIA?

BONS ESTUDOS!!!
BOA LEITURA!!!



QUESTÕES

1. DE ACORDO COM O QUE VOCÊ ESTUDOU SOBRE O GÊNERO, COMO TIPO DE TEXTO, O ROMANCE É RECONHECIDO POR

A. SER UMA OBRA LITERÁRIA FICCIONAL, COM PERSONAGEM, NARRADOR, TEMPO, ESPAÇO E NÃO OBRIGATORIAMENTE FALAR EM AMOR.
B. APRESENTAR UM TEXTO CURTO, EM LINGUAGEM SIMPLES E PRINCIPALMENTE FALAR SOBRE PAIXÃO.
C. TER UMA ESTRUTURA EM VERSO, FALAR SOBRE ALGO QUE REALMENTE ACONTECEU E TER UM NARRADOR.
D. CONTAR UMA HISTÓRIA DE AMOR, EM PROSA, SER LONGO E TER NO MÍNIMO UNS TRINTA PERSONAGENS.
E. FALAR EXCLUSIVAMENTE DE AMOR, TER UM NARRADOR, SER LONGO, ESPAÇO, TEMPO E UM CONFLITO.


2. NO VÍDEO QUE TRATA DA VIDA DE MACHADO DE ASSIS, A INFORMAÇÃO QUE TORNA A SUA HISTÓRIA AINDA INTERESSANTE É

A. O SOFRIMENTO PELO FATO DE SER UM MULATO.
B. CONSEGUIR SUPERAR DIVERSAS DIFICULDADES PESSOAIS.
C. SER O MENINO MAIS INTELIGENTE DA SUA FAMÍLIA.
D. PUBLICAR O SEU PRIMEIRO POEMA AOS 16 ANOS .
E. TER SIDO CRIADO EXCLUSIVAMENTE POR SUA MADRASTA.

3. NO CAPÍTULO I , DO TÍTULO, O PERSONAGEM NARRADOR, BENTO DE ALBUQUERQUE SANTIAGO, TAMBÉM CONHECIDO COMO BENTINHO, REFERE-SE À ESCOLHA DO TÍTULO DOM CASMURRO , QUE ESTÁ LIGADO

A. AO FATO DE TER SE TORNADO UM VELHO INTRANSIGENTE .
B. À FORMA COMO O SEU MELHOR AMIGO ESCOBAR O CHAMAVA.
C. AO GRANDE AMOR QUE ELE TINHA POR SUA AMIGA CAPITU.
D. A UM COCHILO DURANTE A LEITURA DE UM VERSO, POR UM CONHECIDO, NO TREM.
E. À ANTIPATIA QUE TODOS OS OUTROS PERSONAGENS SENTIAM POR ELE.


4. NO TRECHO “O meu poeta do trem ficará sabendo que não lhe guardo rancor. E com pequeno esforço, sendo o título seu, poderá cuidar que a obra é sua. Há livros que apenas terão isso dos seus autores; alguns nem tanto.” , FICA CLARO QUE BENTINHO

A. FICOU MAGOADO COM O HOMEM QUE O APELIDOU.
B. ACHA O POETA UMA PESSOA MUITO INSIGNIFICANTE.
C. QUERIA PEDIR DESCULPAS AO POETA, ATRAVÉS DO TÍTULO.
D. PRETENDIA ESQUECER A MÁGOA QUE TINHA DO HOMEM.
E. QUER REVELAR QUE O NARRADOR DO ROMANCE É O POETA.

5. O CAPÍTULO “OLHOS DE RESSACA” , PRESENTE ACIMA, TRATA DA MORTE DO ESCOBAR, MELHOR AMIGO DO NARRADOR BENTINHO. NELE, BENTINHO ANALISA O COMPORTAMENTO DA SUA MULHER, CAPITU, DIANTE DO CADÁVER DO AMIGO, SENDO POSSÍVEL PERCEBER

A. A GRANDE AMIZADE ENTRE A CAPITU E A MULHER DE ESCOBAR.
B. O IMENSO DESPREZO QUE TINHA PELO AMIGO TRAIDOR.
C. A DOR TRANSPARENTE QUE O NARRADOR CARREGA PELA MORTE DO AMIGO.
D. A ADMIRAÇÃO E AMOR  QUE ELE TRAZIA PELA ESPOSA CAPITU.
E. A INDIGNAÇÃO DE BENTINHO DIANTE DO COMPORTAMENTO DA ESPOSA.

6. PESQUISE MAIS SOBRE O ROMANCE E TENTE RESPONDER SE HOUVE OU NÃO A TRAIÇÃO ENTRE BENTINHO E CAPITU?  JUSTIFIQUE  A SUA RESPOSTA, COM BASE NA PESQUISA E NA LEITURA FEITA DURANTE O NOSSO ESTUDO.









COMPONENTE CURRUCULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
PERÍODO : 15 DIAS ( DE 25/05 ATÉ 05/06/2020)
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): BRUNA, EDLENE, MOISÉS, NELSON, RAQUEL E SANDRO
TEMA NORTEADOR : ROMANCE DA LITERATURA BRASILEIRA
/ CARGA HORÁRIA: 5h
TURMA: 8º ANO
LABORATÓRIO : CLUBE DO LIVRO

ROTEIRO DE ESTUDO
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS- REAENP

Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno.


ATIVIDADE INICIAL

          VOCÊ DEVE ASSISTIR ATENTAMENTE AO VÍDEO, QUE TRAZ INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A VIDA DE MACHADO DE ASSIS, MOSTRANDO A SUA TRAJETÓRIA, DA SUA VIDA SOFRIDA E PARTE FUNDAMENTAL DE SEU CRESCIMENTO PROFISSIONAL, PARA COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA SUA OBRA PARA A NOSSA LITERATURA. ESSE SERÁ UM ESTÍMULO PARA VOCÊ CONHECER MAIS PROFUNDAMENTE A OBRA DESSE GÊNIO. NÃO MENOS IMPORTANTE É SABER O QUE É UM ROMANCE, COMO GÊNERO LITERÁRIO, COMO TIPO DE TEXTO.

LINK 1: VÍDEO SOBRE A VIDA DO AUTOR - https://www.youtube.com/watch?v=ycGtRZrs3Y0
LINK 2: EXPLICAÇÃO SOBRE ROMANCE - https://www.youtube.com/watch?v=cNsyDe1pOls


ATIVIDADE PRINCIPAL I
DEPOIS DE ENTENDER MELHOR QUEM FOI MACHADO DE ASSIS, VOCÊ DEVE ASSISTIR A UM OUTRO VÍDEO SOBRE O ROMANCE “DOM CASMURRO”, OBJETO DE ESTUDO NESTE MATERIAL, COM A FINALIDADE DE CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO ROMANCE E SEUS CONFLITOS, POIS NO VÍDEO HÁ UMA EXPLICAÇÃO RESUMIDA SOBRE ELA, PARA QUE VOCÊ COMECE A ENTENDER E MERGULHAR NESSE MUNDO MARAVILHO QUE A LITERATURA NOS OFERECE.

LINK 3 : DO VÍDEO SOBRE A OBRA - https://www.youtube.com/watch?v=aEh6_p7IKkc






ATIVIDADE PRINCIPAL II
AGORA VOCÊ LERÁ, EM SEGUIDA, UM TRECHO ( O PRIMEIRO CAPÍTULO DO ROMANCE) CHAMADO “DO TÍTULO”, QUE TEM COMO FINALIDADE FAZER O LEITOR COMPREENDER O NOME DO ROMANCE E O SENTIDO QUE A PALAVRA “CASMURRO” GANHA NA OBRA . NESSE TECHO, BENTINHO FALA  COMO DECIDIU SOBRE O TÍTULO DO ROMANCE E COMO GANHOU O APELIDO DE DOM CASMURRO;

CAPÍTULO I
Do Título
 Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei no trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu. Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos pode ser que não fossem inteiramente maus. Sucedeu, porém, que, como eu estava cansado, fechei os olhos três ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso. – Continue, disse eu acordando. – Já acabei, murmurou ele. – São muito bonitos. Vi-lhe fazer um gesto para tirá-los outra vez do bolso, mas não passou do gesto; estava amuado. No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou alcunhando-me Dom Casmurro. Os vizinhos, que não gostam dos meus hábitos reclusos e calados, deram curso à alcunha, que afinal pegou. Nem por isso me zanguei. Contei a anedota aos amigos da cidade, e eles, por graça, chamam-me assim, alguns em bilhetes: “Dom Casmurro, domingo vou jantar com você.” – “Vou para Petrópolis, Dom Casmurro; a casa é a mesma da Renânia; vê se deixas essa caverna do Engenho Novo, e vai lá passar uns quinze dias comigo.” – “Meu caro Dom Casmurro, não cuide que o dispenso do teatro amanhã; venha e dormirá aqui na cidade; dou-lhe camarote, dou-lhe chá, dou-lhe cama; só não lhe dou moça.” Não consultes dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo. Tudo por estar cochilando! Também não achei melhor título para a minha narração; se não tiver outro daqui até o fim do livro, vai este mesmo. O meu poeta do trem ficará sabendo que não lhe guardo rancor. E com pequeno esforço, sendo o título seu, poderá cuidar que a obra é sua. Há livros que apenas terão isso dos seus autores; alguns nem tanto.


ATIVIDADE PRINCIPAL III

FINALMENTE, TERÁ O PRAZER DE LER TAMBÉM UM OUTRO CAPÍTULO CHAMADO “OLHOS DE RESSACA”, QUE REPRESENTA UMA CARACTERÍSTICA DADA, PELO NARRADOR À CAPITU, ELE DIZIA QUE ELA TINHA “OLHOS DE RESSACA- DE CIGANA, OBLÍQUA E DISSIMULADA”.  NESTE PONTO DA NARRAÇÃO ELE LEVA A UMA ANÁLISE DE UM MOMENTO IMPORTANTE DO ROMANCE, POIS É O INSTANTE QUE ESCOBAR MORRE E CAPITU OBSERVA O CADÁVER, CLARO QUE É FUNDAMENTAL COMPREENDER QUE A VOZ DO NARRADOR É DE BENTINHO, O SUPOSTO TRAÍDO DA HISTÓRIA.






OLHOS DE RESSACA
Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...
As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la; mas o cadáver parece que a retinha também. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto, nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã.

Fonte: ASSIS, J. Maria Machado de. Obra Completa. V.1. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997. p. 927.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/713856 > acesso em 23 de maio de 2020.


ATIVIDADE COMPLEMENTAR

1.    VOCÊ DEVERÁ DESCOBRIR, ATRAVÉS DE UMA PESQUISA O QUE É UMA XILOGRAVURA;
2.    ASSISTIR AO VÍDEO COM A ORIENTAÇÃO DE COMO FAZER UMA XILOGRAVURA E BUSCAR OUTRAS FORMAS POSSÍVEIS DE FAZER;
3.    RESPONDER AS ATIVIDADES PROPOSTAS EM SEU DIÁRIO DE BORDO, SEM SE ESQUECER DE COLOCAR A DATA E MANTÊ-LO BEM ORGANIZADO!

LINK DO VÍDEO SOBRE XILOGRAVURAS: https://www.youtube.com/watch?v=gehVfWDCHRY








QUESTÕES

1.     DE ACORDO COM O QUE VOCÊ ESTUDOU SOBRE O GÊNERO, COMO TIPO DE TEXTO, O ROMANCE É RECONHECIDO POR

A.   SER UMA OBRA LITERÁRIA FICCIONAL, COM PERSONAGEM, NARRADOR, TEMPO, ESPAÇO E NÃO OBRIGATORIAMENTE FALAR EM AMOR.
B.   APRESENTAR UM TEXTO CURTO, EM LINGUAGEM SIMPLES E PRINCIPALMENTE FALAR SOBRE PAIXÃO.
C.   TER UMA ESTRUTURA EM VERSO, FALAR SOBRE ALGO QUE REALMENTE ACONTECEU E TER UM NARRADOR.
D.   CONTAR UMA HISTÓRIA DE AMOR, EM PROSA, SER LONGO E TER NO MÍNIMO UNS TRINTA PERSONAGENS.
E.   FALAR EXCLUSIVAMENTE DE AMOR, TER UM NARRADOR, SER LONGO, ESPAÇO, TEMPO E UM CONFLITO.


2.     NO VÍDEO QUE TRATA DA VIDA DE MACHADO DE ASSIS, A INFORMAÇÃO QUE TORNA A SUA HISTÓRIA AINDA INTERESSANTE É

A.   O SOFRIMENTO PELO FATO DE SER UM MULATO.
B.   CONSEGUIR SUPERAR DIVERSAS DIFICULDADES PESSOAIS.
C.   SER O MENINO MAIS INTELIGENTE DA SUA FAMÍLIA.
D.   PUBLICAR O SEU PRIMEIRO POEMA AOS 16 ANOS .
E.   TER SIDO CRIADO EXCLUSIVAMENTE POR SUA MADRASTA.

3.     NO CAPÍTULO I , DO TÍTULO, O PERSONAGEM NARRADOR, BENTO DE ALBUQUERQUE SANTIAGO, TAMBÉM CONHECIDO COMO BENTINHO, REFERE-SE À ESCOLHA DO TÍTULO DOM CASMURRO , QUE ESTÁ LIGADO

A.   AO FATO DE TER SE TORNADO UM VELHO INTRANSIGENTE .
B.   À FORMA COMO O SEU MELHOR AMIGO ESCOBAR O CHAMAVA.
C.   AO GRANDE AMOR QUE ELE TINHA POR SUA AMIGA CAPITU.
D.   A UM COCHILO DURANTE A LEITURA DE UM VERSO, POR UM CONHECIDO, NO TREM.
E.   À ANTIPATIA QUE TODOS OS OUTROS PERSONAGENS SENTIAM POR ELE.


4.     NO TRECHO “O meu poeta do trem ficará sabendo que não lhe guardo rancor. E com pequeno esforço, sendo o título seu, poderá cuidar que a obra é sua. Há livros que apenas terão isso dos seus autores; alguns nem tanto.” , FICA CLARO QUE BENTINHO

A.   FICOU MAGOADO COM O HOMEM QUE O APELIDOU.
B.   ACHA O POETA UMA PESSOA MUITO INSIGNIFICANTE.
C.   QUERIA PEDIR DESCULPAS AO POETA, ATRAVÉS DO TÍTULO.
D.   PRETENDIA ESQUECER A MÁGOA QUE TINHA DO HOMEM.
E.   QUER REVELAR QUE O NARRADOR DO ROMANCE É O POETA.

5.     O CAPÍTULO “OLHOS DE RESSACA” , PRESENTE ACIMA, TRATA DA MORTE DO ESCOBAR, MELHOR AMIGO DO NARRADOR BENTINHO. NELE, BENTINHO ANALISA O COMPORTAMENTO DA SUA MULHER, CAPITU, DIANTE DO CADÁVER DO AMIGO, SENDO POSSÍVEL PERCEBER

A.   A GRANDE AMIZADE ENTRE A CAPITU E A MULHER DE ESCOBAR.
B.   O IMENSO DESPREZO QUE TINHA PELO AMIGO TRAIDOR.
C.   A DOR TRANSPARENTE QUE O NARRADOR CARREGA PELA MORTE DO AMIGO.
D.   A ADMIRAÇÃO E AMOR  QUE ELE TRAZIA PELA ESPOSA CAPITU.
E.   A INDIGNAÇÃO DE BENTINHO DIANTE DO COMPORTAMENTO DA ESPOSA.

6.     PESQUISE MAIS SOBRE O RAMANCE E TENTE RESPONDER SE HOUVE OU NÃO A TRAIÇÃO ENTRE BENTINHO E CAPITU?  JUSTIFIQUE  A SUA RESPOSTA, COM BASE NA PESQUISA E NA LEITURA FEITA DURANTE O NOSSO ESTUDO.

obs.: ESPERAMOS TER DESPERTADO EM VOCÊ A CURIOSIDADE DE LER O ROMANCE DOM CASMURRO E FAZER AS SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES. SERÁ QUE HOUVE A TRAIÇÃO? EZEQUIEL ERA REALMENTE FILHO DE BENTINHO? POR QUE BENTINHO RESOLVE ESCREVER A HISTÓRIA?
BONS ESTUDOS!!!
BOA LEITURA!!!






COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
PERÍODO : 15 DIAS ( DE 11/05 ATÉ 22/05/2020)
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): BRUNA, EDLENE, MOISÉS, NELSON, RAQUEL E SANDRO
TEMA NORTEADOR : LITERATURA DE CORDEL          / CARGA HORÁRIA: 5 h
LABORATÓRIO : CLUBE DO LIVRO

ROTEIRO DE ESTUDO
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS- REAENP

Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
                                                           
                                                             ATIVIDADE INICIAL

          VOCÊ DEVE ASSISTIR ATENTAMENTE AO VÍDEO, ONDE O AUTOR JOÃO GOMES DE SÁ EXPLICA O QUE É UM CORDEL, DETALHANDO AS SUAS CARACTERÍSTICAS E DANDO UM EXEMPLO DO GÊNERO. ESSA ETAPA DA ATIVIDADE É FUNDAMENTAL PARA QUE VOCÊ COMPREENDA O TIPO DE TEXTO QUE IREMOS TRABALHAR AGORA.





ATIVIDADE PRINCIPAL

    1.     DEPOIS DE ENTENDER MELHOR O QUE É UM CORDEL, VAMOS LER SOBRE A BIOGRAFIA DO AUTOR JOÃO GOMES DE SÁ, PARA DESCOBRIR A SUA IMPORTÂNCIA PARA A LITERATURA ALAGOANA;
      2.     VOCÊ LERÁ TAMBÉM UM BREVE COMENTÁRIO DE COMO O CORDEL SURGIU;
     3.     E, FINALMENTE, TERÁ O PRAZER DE LER O CORDEL “A CHEGADA DE MICHAEL JACKSON NO PORTÃO CELESTIAL”, DO NOSSO QUERIDO AUTOR, JOÃO GOMES DE SÁ.


Escritor João Gomes de Sá fala sobre o cordel - YouTube

>acesso em 08 de maio de 2020.
        
      João Gomes de Sá é escritor cordelista, xilógrafo e produtor cultural. Nasceu em Água Branca/AL e mora em São Paulo. É formado em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e em Pedagogia pela UNIFAC – Botucatu/SP. Autor de livros e vários folhetos de cordel. Palestrante e Oficineiro de literatura de cordel e cultura popular. É criador da Companhia do Cordel. João Gomes é alagoano de Água Branca, foi aluno da Ufal, do curso de Letras, mas mora em São Paulo há 35 anos.  “Partindo do pressuposto de que nem todo artista é professor, mas todo professor é artista, faço a fusão entre as artes de ser educador, escritor e poeta cordelista. É a partir dessa versatilidade que desenvolvo vários trabalhos nas escolas públicas, particulares, faculdades, universidades e centro de cultura. Ministro palestras e oficinas, participo de seminários, encontros e feiras sobre manifestações de cultura espontâneas, principalmente o Cordel Brasileiro”, contou.


  
https://br.pinterest.com/pin/584482857863983345/> acesso em 08 de maio de 2020.
  

A Chegada de Michael Jackson no Portão Celestial

[Michael+Jackson.jpg]
Autores: João Gomes de Sá e Klévisson Viana

Poeta tem sinal verde
Pra voar com liberdade
Andar no tempo, sonhar,
Falar da realidade,
Fazer o leitor sorrir,
Contar ‘causo’, divertir
Chorar ou sentir saudade.

De sábado para domingo,
Eu fui dormir sossegado:
Sonhei que estava voando
Em um maquinismo alado,
Tudo que vi registrei
E ao despertar encontrei
Pena e papel do meu lado.

Eu sonhei que o rei do pop,
Logo após bater as botas,
Foi direto para o céu,
Fazendo muitas marmotas,
Cantando muito agitado
Feliz, tinha se livrado
De dívida, banco e agiotas.

Acordei bastante eufórico,
Sentei na rede e então
Pensei em Deus, respirei,
Fiz uma meditação:
Limpei a mente confusa
Foi quando eu vi minha musa
Me trazendo a inspiração.

Um pássaro veio cantando,
Logo ao surgir da aurora,
Cada detalhe do sonho
Eu recordei sem demora,
E como bom menestrel
Peguei a pena e o papel
E escrevi na mesma hora:

Michael Jackson lá no céu
Chegou bastante apressado,
Dizendo para São Pedro:
- Estou demais atrasado
Eu quero até me esconder
Porque não pude fazer
O que tinha programado!

Tinha uma agenda de shows
Com lotação esgotada,
Para pagar uma dívida
Há muito tempo atrasada,
Mas eu confesso, não sei,
Porque logo me livrei
Daquela vida agitada!

Eu queria dançar mais
Sabe o senhor, não empaco,
Gostava de requebrar,
Pois eu sou bom nesse taco
Dançando eu faço munganga,
Às vezes visto uma tanga
Para prender o meu saco!




ATIVIDADE COMPLEMENTAR

   1. VOCÊ DEVERÁ DESCOBRIR, ATRAVÉS DE UMA PESQUISA O QUE É UMA XILOGRAVURA;
        2. A.SSISTIR AO VÍDEO COM A ORIENTAÇÃO DE COMO FAZER UMA XILOGRAVURA E BUSCAR OUTRAS FORMAS POSSÍVEIS DE FAZER;
    3. RESPONDER AS ATIVIDADES PROPOSTAS EM SEU DIÁRIO DE BORDO, SEM SE ESQUECER DE COLOCAR A DATA E MANTÊ-LO BEM ORGANIZADO!




LINK DO VÍDEO SOBRE XILOGRAVURAS: https://www.youtube.com/watch?v=gehVfWDCHRY


QUESTÕES
   1.  CONFORME A  EXPLICAÇÃO DO AUTOR SOBRE O QUE É UM CORDEL NO VÍDEO EXPOSTO ACIMA,  PODE-SE DIZER QUE
     A.     É AQUELE QUE CONTA UMA HISTÓRIA EM PROSA.
     B.     MISTURA A RIMA, O VERSO, A MUSICALIDADE E A MÉTRICA.
     C.     FAZ USO APENAS DE FIGURAS PARA ATRAIR O LEITOR.
     D.    USA OS VERSOR COMO NO POEMA, MAS SEM SE PREOCUPAR COM A RIMA.
     E. O SEU OBJETIVO MAIOR É A NARRAÇÃO, SEM PREOCUPAÇÃO COM A FORMA.

    2.  “Partindo do pressuposto de que nem todo artista é professor, mas todo professor é artista, faço a fusão entre as artes de ser educador, escritor e poeta cordelista.” CONSIDERANDO O TRECHO “NEM TODO ARTISTA É PROFESSOR, MAS TODO PROFESSOR É ARTISTA...”, DIGA O QUE QUERIA DIZER O AUTOR COM ESSA AFIRMAÇÃO?

      3.     SEGUNDO A HISTÓRIA O NOME LITERATURA DE CORDEL ESTÁ LIGADO

A.     ÀS CANTORIAS DOS REPENTISTAS NORDESTINOS.
B.     À POESIA ORAL DOS TROVADORES DO SÉCULO XVI.
C.     À CULTURA DO REPENTE E DA EMBOLADA.
D.    À PRÁTICA DE COLOCAR OS FOLHETOS PENDURADOS NUMA CORDA.
E.     AO FATO DE SER EXPOSTO EM FEIRAS E PRAÇAS .

     4.    SOBRE O QUE FALA O CORDEL , A Chegada de Michael Jackson no Portão Celestial, RESPONDA:
     A.  QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO QUE PROVAM QUE ELE É UM CORDEL?
   B. POR QUAL RAZÃO MICHAEL JACKSON NÃO ESTAVA TRISTE POR TER MORRIDO?
      C.  FAÇA UM RESUMO DA HISTÓRIA, DIZENDO O QUE VOCÊ ACHOU DO ESTILO DO TEXTO.

     5.   NO LINK: https://www.youtube.com/watch?v=gehVfWDCHRY, VOCÊ ENCONTRARÁ UMA FORMA DIFERENTE DE FAZER UMA XILOGRAVURA. ASSISTA AO VÍDEO, TENTE ELABORAR UM DESENHO QUE TENHA LIGAÇÃO AO TEMA “LUGAR ONDE MORO” E ESCREVA ALGUNS VERSOS DE UM CORDEL SOBRE ESSE TEMA, FAÇA OBEDECENDO O NÚMERO DE VERSOS (SETE) DE CADA ESTROFE E TAMBÉM SE PREEOCUPE COM A RIMA.



Roteiro de Estudo
REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – REAENP

Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema norteador: Literatura Alagoana
Laboratório: Clube do Livro
Carga horária: 4h

Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
Literatura Alagoana

Lêdo Ivo nasceu no dia 18 de fevereiro de 1924 e faleceu em 2012, foi um poeta, romancista, contista, cronista, ensaísta e jornalista brasileiro. Fez jornalismo e tradução, seu primeiro livro foi As Imaginações. Da sua vasta obra, destacam-se títulos como Ninho de CobrasA Noite MisteriosaAs Alianças, Ode ao CrepúsculoA Ética da Aventura ou Confissões de um Poeta. Era membro da Academia Brasileira de Letras, eleito em 13 de novembro de 1986 para a cadeira 10.


Leia o poema abaixo para começar a atividade
Respiração
(Lêdo Ivo)
Não minto nem digo a verdade
Sou como o vento que sopra
e a chuva que cai.
Sou a luz que ao anoitecer
devolve claridade.


Sou como as escadarias
que aparecem nos sonhos:
um clarão entre degraus,
uma sombra entre dois passos,
uma nuvem esbraseada.

Sou como a erva que cresce
e o frio que une os corpos.
Não falo nem silencio.
Desperto para sonhar.
Não respondo nem interrogo.


Exercícios

1 – Para começarmos, vamos refletir: você conhece alguns autores alagoanos?

O vídeo a seguir é para você conhecer quem foi Ledo Ivo. Assista-o!


2 – Em entrevista, Ledo Ivo diz que “a vida está acima da arte”. Analisando o poema “Respiração”, o poeta se apresenta pessimista ou otimista com a vida? Justifique sua resposta com elementos do texto.


3 – Por que o autor preferiu o título “respiração” o que essa palavra significa dentro do contexto do poema?



4 – O poeta utiliza várias comparações e metáforas no texto, como por exemplo: “eu sou o vento que sopra”. Utilize o mesmo recurso de comparação ou metáfora feito pelo autor e crie uma quadrinha (poema de quatro versos). Nesse pequeno poema, você mostrará como você se define e se percebe junto com as pessoas que você gosta. Você pode começar com a mesma estrutura: "Eu sou como..." Se preferir, você pode criar um poema com mais versos.




5 – Leia outros poemas de autoria de Ledo Ivo clicando no link abaixo: 














16 comentários:

  1. Apartir dessa quinta 23/04. Pois modou a dinâmica das aulas . Um vez por quizena. Os professores estão elaborando

    ResponderExcluir
  2. Grazielly Victoria 8°A

    ResponderExcluir
  3. Grazielly Victoria 8°A

    ResponderExcluir
  4. Grazielly Victoria 8°A

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, este silêncio me deixa em dúvida se vocês conseguiram responder as questões. Teremos encontros durante a semana para tirarmos dúvidas, é importante que vocês se coloquem e expressem as dificuldades e dúvidas, se existirem. Estou à disposição!

    ResponderExcluir
  6. BOM DIA, meninos e meninas, ainda estamos aqui para auxiliá-los em suas dúvidas, é fundamental que vocês organizem os cadernos conforme foi orientado, dividindo por laboratórios, respondam as atividades, colocando as datas de cada uma e acompanhando as orientações para não acumular essas atividades. A partir desta semana vocês terão o suporte de professores todos os dias da semana, é só procurar acompanhar e fazer uso deste recurso. Pode mandar as dúvidas que faremos questão de atendê-los. Na próxima semana, já serão postadas novas atividades, por isso, é legal não deixar nada pendente.

    ResponderExcluir
  7. Meninos, bom dia! Continuamos preocupados com a falta de retorno de vocês sobre as atividades! É fundamental que apontem, sinalizem o que está acontecendo. Se estão conseguindo, se têm dificuldade, sem essa noção tudo fica mais difícil. Estaremos, mais uma vez, com vocês à disposição para qualquer esclarecimento sobre as atividades.

    ResponderExcluir
  8. Maria Gabriela de Andrade Santos 8a

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, as atividades da quinzena foram lançadas e novamente estaremos à disposição de vocês para tirar qualquer eventual dúvida. Desejamos que tudo esteja bem, dentro das limitações impostas, e que continuem se cuidando para que possamos em breve retomarmos as nossas atividades de forma presencial.

    ResponderExcluir