7º ANO/LAB. IDEIAS INOVADORAS


Regime Especial de Atividades Escolares não Presenciais – REAENP
ROTEIRO DE ESTUDOS

ETAPA: 7º  Ano - Ensino Fundamental
PERÍODO: de 20 a 30 de abril
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:
Física, Química, Biologia, História, Ed. Física e Geografia.
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES):
Jonathas, João Pedro, Jeferson, Ives, Sebastião, Flávio e Vânia.
TEMA NORTEADOR: Economia Criativa
LABORATÓRIO: Laboratório de desenvolvimento de ideias inovadoras

Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 2h
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):         
Assistir ao vídeo:


 TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: _15min._______
ATIVIDADE PRINCIPAL:
A partir do vídeo assistido responda os seguintes questionamentos:
1 - O que é Economia Criativa?
2 - Qual a importância da Economia Criativa para o Brasil?
3 - De que maneira a Economia Criativa pode ajudar a sua comunidade?

 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __1h_____
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Assistir ao vídeo:
TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: ___15min.____
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO:
Registre todas as fases do desenvolvimento das atividades em seu caderno.

TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __30min._______

ATIVIDADES DA SEGUNDA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 2h
ATIVIDADE INICIAL

- Durante a pandemia de covid-19, as atividades econômicas estão suspensas, ou limitadas, em vários lugares, causando dificuldades para muitos trabalhadores que dependem do salário para sustentar suas famílias. De que forma a economia criativa poderia ajudar a encontrar formas de ganhar a vida? Responda em eu caderno.

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: ___30min._____
ATIVIDADE PRINCIPAL:
- Crie uma ideia para um vídeo ou uma arte para informar a população do seu bairro sobre a importância de ficar em casa e  da higienização correta dos ambientes e do corpo. Você também pode registrar ideias de serviços criativos para gerar emprego em tempos de covid-19, como por exemplo: fabricação de máscaras, entregas de produtos, vendas on-line, etc.

 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __45min_____
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
- Se você fosse colocar em prática as ideias pensadas na questão anterior, como você faria? Quais seriam os desafios?

TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: ___30min.____
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO:
Registre todas as fases do desenvolvimento do projeto em seu caderno
TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: _15min.________


ROTEIRO DE ESTUDOS
PERÍODO: de 11 a 22/05
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:
Física, Química, Biologia, História, Geografia e Ed. Física.

DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES):
Jonathas, João Pedro, Jeferson, Ives, Sebastião, Flávio, Vânia.


TEMA NORTEADOR: O uso de tecnologia no enfrentamento do covid-19.


Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 2h


ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):         
- Ler o seguinte texto:

 TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: _20min.


ATIVIDADE PRINCIPAL:
- Após a leitura do texto, faça um resumo das principais tecnologias ou estratégias apresentadas e sobre como elas podem ajudar no combate ao covid-19.

 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __50min._____

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Você observou alguma tecnologia ou estratégia ser utilizada no seu bairro ou comunidade no combate ao covid-19? Quais?

TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: ___40min.____

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO:
Registre todas as fases da atividade em seu caderno

TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __10min._______



ATIVIDADES DA SEGUNDA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 2h

ATIVIDADE INICIAL

- Pense em pelo menos três formas de usar a tecnologia para combater o covid-19 e registre em seu caderno.

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: ___30min._____


ATIVIDADE PRINCIPAL:
Se você pudesse criar um plano para colocar em prática as ideias que teve na questão anterior, como você o faria?

 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __1:00_____

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
- Assista aos vídeos:


TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: ___20min.____

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO:
Registre todas as fases da atividade em seu caderno.
TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: _10min.________

ROTEIRO DE ESTUDOS III
PERÍODO: de 25 a 06/06
ETAPA: 7º Ano
PERÍODO: de 25/05 a 05/06
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:
Física, Química, Biologia, História, Geografia e Ed. Física.
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES):
Jonathas, João Pedro, Jeferson, Ives, Sebastião, Flávio, Vânia.
TEMA NORTEADOR: Saúde e qualidade de vida.
LABORATÓRIO: Laboratório de desenvolvimento de ideias inovadoras

Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 3h
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):         
- Leia o texto do site abaixo:

 TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: _30min._______
ATIVIDADE PRINCIPAL:
Responda os seguintes questionamentos:

1-    De acordo com o texto, o que é saúde?
2-    Qual a relação entre saúde e qualidade de vida?
3-    Quais as práticas que podem melhorar a saúde e a qualidade de vida?

 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __1:30_____
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
- Assista ao seguinte vídeo:


TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: ___30min.____
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO:
Registre todas as fases do desenvolvimento do projeto em seu caderno

TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __30min._______

ATIVIDADES DA SEGUNDA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 2h
ATIVIDADE INICIAL

- Como você acha que a pandemia de covid-19 está afetando a saúde e qualidade de vida das pessoas que têm que ficar em casa? 

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: ___25min._____
ATIVIDADE PRINCIPAL:
- Crie um guia para as pessoas manterem a saúde e a qualidade de vida dentro de casa: ele pode conter exercícios, dicas de alimentação, etc.
 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __1:00min_____
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
- Leia o texto do site abaixo:

TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: ___25min.____
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO:
Registre todas as fases do desenvolvimento do projeto em seu caderno.
TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: _10min.________

ROTEIRO DE ESTUDOS 
Período de: 22/06 a 03/07  



ETAPA: 7º Ano
PERÍODO: de 22/06 a 03/07
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:
Física, Química, Biologia, História, Geografia e Ed. Física.
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES):
Jonathas, João Pedro, Jeferson, Ives, Sebastião, Flávio, Vânia.
TEMA NORTEADOR: Ideias Inovadoras no Enfrentamento do Racismo
LABORATÓRIO: Laboratório de desenvolvimento de ideias inovadoras

Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 3h
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):         
- Leia o texto do site abaixo:

 TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: __50 min.____
ATIVIDADE PRINCIPAL:
Responda os seguintes questionamentos:

1-    O que é racismo?
2-    Quais as causas e origens do racismo?
3-    Como é o racismo no Brasil?

 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __1:30_____
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
- Assista ao seguinte vídeo:

TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: ___10min.____
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO:
Registre todas as fases do desenvolvimento do projeto em seu caderno

TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __30min._______

ATIVIDADES DA SEGUNDA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 2h
ATIVIDADE INICIAL

- Pesquise sobre casos de racismo em sua região e escreva em seu caderno. Você pode conversar com pessoas próximas (familiares, vizinhos, amigos, etc.) ou procurar notícias na internet. 

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: ___50min._____
ATIVIDADE PRINCIPAL:
- Crie um plano para uma campanha de combate ao racismo usando as redes sociais. Imagine como você faria para ensinar as pessoas que é errado ter preconceito e que as pessoas devem ser tratadas com respeito e igualdade.
 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __50min_____
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
- Leia o texto do site abaixo:
TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: ___10min.____
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO:
Registre todas as fases do desenvolvimento do projeto em seu caderno.
TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: _10min.________

42 comentários:

  1. Apartir dessa quinta 23/04. Pois modou a dinâmica das aulas . Um vez por quizena. Os professores estão elaborando

    ResponderExcluir
  2. Boa noite esse dever de cada materias e so pra essa semana e

    ResponderExcluir
  3. Boa noite esse dever de cada materias e so pra essa semana e

    ResponderExcluir
  4. Boa noite esse dever de cada materias e so pra essa semana e

    ResponderExcluir
  5. Essas atividade, em que matéria tem que escrever?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você que escolhe, todas as atividades são de várias matérias

      Excluir
  6. Bom dia, caros alunos, aqui quem fala é o professor Ives. Estarei on-line hoje das 09:00 às 11:00 para tirar as dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  7. Até mais, meus caros. À tarde outro professor estará aqui para tirar suas dúvidas.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Alunos sou o professor Sebastião vou ficar On-line hoje com vcs das 9:00 Ás 11:00 para tirar duvidas de vocês

    ResponderExcluir
  9. Até a próxima aula On-line presados alunos

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde! turma, estarei a disposição para esclarecer todas duvidas até as 18h
    Professor Flávio Florêncio.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite! turma, esterei aqui para tirar todas duvidas relacionada as nossas atividades na próxima quarta-feira no horário combinado.
    de 9 h as 11 h

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, caros alunos, aqui quem fala é o professor Ives. Estarei on-line hoje das 09:00 às 11:00 para tirar as dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  13. Ytala Eduarda Guimarães santana 7ano E

    ResponderExcluir
  14. bom dia qd vcs alunos vamos tirar duvidas?

    ResponderExcluir
  15. Olá, gostaria de saber como vai ficar as questões das notas bimestrais. E quando retornará as aulas na escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, as avaliações por enquanto estão sendo qualitativas. Quanto ao retorno das aulas, não é possível afirmar no momento. O decreto atual do governador que suspende as aulas tem validade até o final desse mês, mas poderá ser renovado devido ao grande número de casos de COVID-19 no Estado.

      Excluir
  16. Bom dia! Turma, estou a disposição para tirar dúvidas até as 12:30
    professor Flávio (Educação Física).

    ResponderExcluir
  17. Pessoal, ate a próxima quarta-feira.

    ResponderExcluir
  18. Olá, pessoal!!! Estou disponível para tirar suas dúvidas!

    ResponderExcluir
  19. bom dia alunos vamos tirar duvidas das atividade nesse laboratório

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, caros alunos, aqui quem fala é o professor Ives. Estarei on-line hoje das 09:00 às 11:00 para tirar as dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  21. Passando hj para tirar duvidas da atividade dessa semana

    ResponderExcluir
  22. Bom dia, caros alunos, aqui quem fala é o professor Ives. Estarei on-line hoje das 09:00 às 11:00 para tirar as dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde! Pessoal, aqui é o prof Flávio - Educação Física. Estarei com vocês para tirar duvidas ate as 17h30min.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde! ate a próxima quarta-feira pessoal...

    ResponderExcluir
  25. Bom dia, caros alunos, aqui quem fala é o professor Ives. Estarei on-line hoje das 09:00 às 11:00 para tirar as dúvidas de vocês.

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde! Turma, aqui é o prof Flávio Florêncio, estarei disponível de 15h as 17h para esclarecer duvidas de vocês...

    ResponderExcluir
  27. nao entendi foi nada kkkk sou mas burro que o proprio burro

    ResponderExcluir
  28. Bom dia! Turma, aqui é o prof Flávio Florêncio, estarei disponível até as 11h30min para esclarecer duvidas de vocês...

    ResponderExcluir